ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Filha procura por pai de 45 anos que desapareceu ao sair para visitar parentes

Senado inicia votação de PEC das Drogas nesta terça-feira (16)

Sede da Academia de Letras da Bahia é arrombada e prejuízo ultrapassa R$ 8 mil em roubos

Defasagem no preço da gasolina no Brasil subiu 19% devido a conflito no Oriente Médio

Brumado: Artesãos reclamam de baixo público em Mercado de Artes, mesmo após reinauguração

CDL informa sobre vaga para auxiliar de sala em Brumado

Brumado: PM realiza abordagens no fim de semana visando o combate as drogas e armas

Brumado: Advogados negam 'crime de homicídio' à lavrador preso na última semana

Recursos 'esquecidos' nos bancos por brasileiros somam R$ 7,79 bilhões

Motorista é preso ao levar 6,5 kg de cocaína em carro; flagrante ocorreu em Vitória da Conquista

Na Bahia, 17 campi do Instituto Federal da Bahia estão em greve

Testosterona x Libido Feminino: Como anda?

Região sudoeste da Bahia concentra 65% dos óbitos de todo estado

Clínica Santa Clara: Campanha Abril Verde para prevenção e segurança do trabalho

Brasil registrou mais de 80 mil novos casos de tuberculose em 2023

Pitbull ataca e mata dono epilético que passou mal em quintal de casa

Brasil lidera ranking de casos de dengue entre os países das Américas com 83% de registros

Homem acusado de abusar sexualmente da própria filha é preso no interior da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Homens são detidos com simulacros de pistola em Brumado



BUSCA PELO ARQUIVO "08/2018"

Brasil registra mais de 26 mil assassinatos em apenas seis meses

Foto: Conteúdo l 97News

Nos seis primeiros meses de 2018, ao menos 26.126 pessoas foram assassinadas no Brasil. Este índice, contabilizado pelo G1, pode ser ainda maior, uma vez que os estados do Paraná, Maranhão e Tocantins não divulgaram todos os números. Em todo o ano de 2017, foram contabilizados 59.103 homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, segundo levantamento feito pelo G1. O ‘Monitor da Violência’, criado pelo site em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, contabiliza homicídios dolosos, latrocínios (roubo seguido de morte) e lesões corporais seguidas de morte, chamados de crimes violentos letais e intencionais. A média foi de 4.350 casos por mês, sendo a taxa de mortes violentas de 12,5 por cada 100 mil habitantes. 



INSS corta 533 mil benefícios por falta de prova de vida

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) cortou o pagamento do benefício de 533 mil pessoas que não compareceram às agências neste ano para fazer a prova de vida. A procedimento deve ser feito obrigatoriamente todos os anos para todos que recebem os benefícios em conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético. Segundo o INSS, esse número representa apenas 1,5% do total de beneficiários. São 34,7 milhões de pessoas, ao todo. O prazo para fazer a prova de vida se encerrou no fim de fevereiro. A prova de vida podia ser feira diretamente no banco em que o beneficiário recebe o pagamento, mediante apresentação de documento de identificação com foto. O Maranhão foi o Estado com maior taxa de benefícios cortados por falta de comprovação de vida: 1,91%. Em seguida, aparecem o Ceará (1,85%) e Rio Grande do Norte (1,84%).



Brumado: Incêndio destrói vegetação ao lado do aeroporto; chamas quase atingiram aeronaves

O incêndio avançou rapidamente e quase atingiu o hangar onde ficam as aeronaves. O bom trabalho dos brigadistas impediu o prejuízo (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A forte estiagem provoca o clima árido, que, por sua vez, deixa a vegetação muito seca e, com isso, a combustão fica facilitada. Esse talvez tenha sido os motivos que geraram um incêndio que quase atingiu um dos hangares do Aeroporto particular Sócrates Mariani Bittencourt que pertence a RHI Magnesita, em Brumado. De acordo com informações colhidas pela equipe do 97NEWS, por volta do meio dia desta segunda-feira (27), o fogo começou na parte externa do aeroporto, e, em apenas uma hora, as chamas invadiram a parte interna, chegando muito próximo a dois aviões de pequeno porte que estavam no local. A brigada de incêndio da própria empresa foi acionada e os funcionários conseguiram controlar o fogo após uns 50 minutos. Informações ainda deram conta que o incêndio pode ser sido causado por uma butuca de cigarro jogada da janela de um veículo.

A vegetação seca acabou facilitando a propagação das chamas (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Os brigadistas estimam que 12 mil litros de água foram utilizados no combate às chamas, que foi efetuado por 2 funcionários da empresa. Não conseguimos contato com a empresa em Brumado, mas de acordo com informações, a empresa RHI Magnesita vai abrir um processo interno para tentar descobrir as causas do incêndio. Com este acontecimento, abre-se mais uma vez a discussão para que uma brigada de incêndio do Corpo de Bombeiros venha ser implantada com urgência em Brumado. Vale ressaltar que o presidente da Câmara de Vereadores, Léo Vasconcelos, juntamente com o prefeito Eduardo Vasconcelos, tiveram uma reunião recente no Comando Geral do Corpo de Bombeiros da Bahia, com major Valdir Ferreira Júnior, que agendou uma visita a Brumado para conhecer as condições do município e também escolher o local para abrigar as futuras instalações de brigada. Então, a previsão é que, no máximo em 2019, mais essa demanda do município venha a ser atendida.

 



Brumado realizou 1º Fórum Comunitário Selo Unicef 2017/2020

Foto: Divulgação

Com o objetivo discutir os direitos da criança e do adolescente, melhorando sua qualidade de vida e os índices das políticas públicas, o município de Brumado através Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (COMDICA), da Comissão Interssetorial das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Cidadania e Educação e de Saúde, realizou no último dia 23 de agosto, na Universidade Aberta do Brasil (UAB), o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF município aprovado Edição 2017-2020. Após o credenciamento dos participantes, a comissão organizadora realizou uma breve explanação sobre a metodologia a ser aplicada, em seguida foi apresentado um relatório detalhado contendo o diagnóstico completo sobre o trabalho desenvolvido pelas equipes no município no tocante à pontuação avaliativa do Selo UNICEF. Também foi discutido e elaborado o Plano Municipal de Ação para Proteção das Crianças e Adolescentes voltados para elevação dos indicadores sociais. As ações buscam garantir a igualdade de oportunidades no acesso aos direitos, para que cada criança se desenvolva protegida da violência, brinque, apreenda e viva com plenitude a sua infância e adolescência. O Selo UNICEF é um instrumento para que o Brasil cumpra as metas do Pacto pela Infância e Adolescência visando garantir os direitos, as politicas públicas conforme a constituição Federal e o Estatuto da Criança e Adolescente, assim reduzir as disparidades regionais e apoiar o Brasil no alcance dos Objetivos dos Milênios. 

Foto: Divulgação

De acordo com a articuladora do Selo UNICEF em Brumado, Denise Alves, reforçou sobre a necessidade do cumprimento por parte do  município, através das secretarias referenciadas e do TRE. “Receber o Selo significa que nós conseguimos melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes do nosso município. Temos a convicção de que ainda há muito trabalho a ser feito, mas não mediremos esforços para alcançar nossos objetivos”, declarou Denise. A Secretária de Desenvolvimento Social, Maria Nicéia Silva, ratificou sobre a importância das ações e do Apoio Técnico do Selo em Salvador, não somente pelo reconhecimento do Fundo das Nações Unidas para a Infância, mas, sobretudo, pelos impactos significativos na  vida de crianças e adolescentes do nosso município. “O reconhecimento do UNICEF é uma motivação, mas o maior incentivo é realizar atividades e criar condições para que a criança e o adolescente possam se desenvolver de forma saudável, evitando que eles sejam explorados tanto no aspecto do trabalho infantil quanto em outras situações de risco”, declarou a secretária. O Unicef monitora e avalia o desempenho dos municípios nas áreas de educação, saúde, proteção e participação social. Os municípios são agrupados de acordo com seus indicadores econômicos e sociais e avaliados no âmbito do seu estado. Os avanços de cada município são comparados ao desempenho da média de seu grupo. Aqueles que alcançam os melhores resultados são certificados com o Selo UNICEF. 



Eleições 2018: Enquetes em redes sociais não têm valor científico e não valem como pesquisa

Foto: Conteúdo l 97NEWS

A propagação de resultados de enquetes feitas em redes sociais, mesmo que realizadas com uso de ferramentas de plataformas como o Facebook, contribui para a desinformação. Essas consultas não têm rigor científico e não substituem as pesquisas eleitorais registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Um exemplo recente foi compartilhado pela página do Facebook Mais Saúde Menos Corruptos, que publicou um infográfico apontando o candidato Jair Bolsonaro (PSL) com mais de 86,57% das intenções de voto, seguido pelo petista Luiz Inácio Lula da Silva (8,21%), pelo tucano Geraldo Alckmin (2,99%), pelo pedetista Ciro Gomes (1,49%) e pela candidatada da Rede, Marina Silva (0,75%). A fonte é uma página no Facebook, que saiu do ar nesta segunda (27), chamada de Instituto de Pesquisa Oficial do Face. Para chegar aos resultados apontados na publicação em questão, Montenegro utilizou uma metodologia sem qualquer base científica ou amostragem. Já os institutos de pesquisa fazem a chamada estratificação da amostra de eleitores. Ou seja, selecionam um grupo de pessoas que representa o eleitorado por sexo, faixa etária, escolaridade, renda e região em que mora. A montagem da amostra da pesquisa é feita com dados oficiais do IBGE e do TSE. Segundo o TSE, a divulgação de pesquisa fraudulenta constitui crime, punível com detenção de seis meses a um ano e multa no valor de R$ 53.205,00 a R$ 106.410,00.

 



Eleições 2018: Justiça demonstra que será implacável contra postagens de ofensa pessoal entre candidatos e correligionários no Whatsapp

(Imagem Ilustrativa)

Com o início da campanha eleitoral de 2018, ficou claro que as redes sociais, em especial o aplicativo de mensagens Whatsapp, será um dos “terrenos” mais explorados pelos candidatos, não só pelo dinamismo e propagação do mesmo, mas também porque, ainda, muitos pensam que a referida plataforma é uma espécie de “terra sem lei”, onde tudo pode. Só que a realidade é bem diferente do que esse pensamento, tanto que a Justiça, tanto a Eleitoral como a Cível, já dão demonstrações de que serão implacáveis contra os candidatos, ou seus correligionários, que utilizarem de artifícios como a ofensa pessoal, injúria e calúnias, essas últimas que se enquadrariam nas cada vez mais combatidas Fake News. Em Brumado, uma representação ajuizada pelo candidato à reeleição, Vitor Bonfim contra o vice-prefeito de Brumado, Édio Pereira, já sinalizou nesse sentido. O pedido de concessão liminar de medida de urgência, sob o fundamento da prática de propaganda eleitoral negativa extemporânea que teve como relatora a juíza Carmem Lúcia Santos Pinheiro, apontou que, além da questão eleitoral, que existiu ofensa pessoal e ridicularização do representante, sendo que o representado teve sob si a determinação de retirar imediatamente as postagens ofensivas, bem como ficar impedido de efetuar novas veiculações da mensagem impugnada. Segundo informações colhidas junto a assessores do candidato Vitor Bonfim, após a decisão eleitoral, será dada entrada uma representação na Vara Crime e Cível, pedindo ressarcimento de danos morais ao vice-prefeito Édio Pereira, que já declarou estar totalmente arrependido do fato. Então fica aqui o alerta para os candidatos, correligionários, cabos eleitorais e simpatizantes para pensar uma dezena de vezes antes de postarem mensagens ofensivas nos grupos de Whatsapp, porque a possibilidade de uma punição por parte da justiça é bem factível. Confira a referida representação (Clique). 



Diretora da Uneb fala sobre o impasse do Curso de Pedagogia; ‘quem vai sair perdendo é Brumado’, afirma

A diretora do Campus XX da Uneb em Brumado afirma que assim que receber a carta precatória o Curso de Pedagogia será suspenso (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Brumado continua com a sua saga em buscar de todas as formas a ampliação da oferta de cursos universitários, que é uma das principais demandas educacionais do município. Diante deste desafio, um episódio que tem como protagonista o Campus XX da Uneb acaba chamando novamente a atenção para essa carência que não vem tendo o “feedback” esperado por parte dos governantes. O impasse em questão está sendo gerado por uma ação popular movida pela advogada Magda David, que é também graduada em Letras, que teve a anuência do Juiz da Vara da Fazenda de Caetité, Eduardo Brito, o qual sentenciou a reitoria e a diretoria da Uneb a suspender imediatamente o Curso de Pedagogia que foi implantado recentemente pela referida universidade.

Com a mudança da sede, que trouxe a ampliação das salas de aula, o Curso de Pedagogia se tornou viável segundo a direção da entidade (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Visando novas informações sobre a situação que pode tirar de Brumado um curso universitário importante, que tem atualmente 40 alunos, sendo 36 da cidade, o 97NEWS falou com a diretora do Campus XX,  Jaciara de Oliveira Sant’Anna Santos, que segundo informações de órgãos de imprensa locais, teria sido intimada para suspender o curso imediatamente, sob pena de multa e até de prisão. Mostrando serenidade, a diretora iniciou a sua argumentação explicando que “primeiramente fomos surpreendidas pela notícia da suspensão do curso de pedagogia no último dia 15 de agosto, diante disso, fomos para Salvador, onde mantivemos várias reuniões com a Reitoria e com o Projur, mas, pelo fato de não terem sido acionados até aquele momento, se decidiu pela continuidade do curso, que está sendo mantido até o momento”. Ela continuou narrando que “posso afirmar que assim que recebermos a carta precatória iremos suspender imediatamente o curso em questão, pois temos a total consciência de que decisão judicial não se questiona e sim se acata, mas, iremos tomar as medidas cabíveis no intuito de reverter a situação, pois sabemos da grande importância deste curso para Brumado” e emendou dizendo que “ainda existe uma carência enorme de professores com graduação em pedagogia, então, caso o curso seja mesmo suspenso, quem sofrerá é a educação, não só de Brumado, mas a da microrregião, pois vários desses futuros pedagogos iriam trabalhar em outros municípios”.

Documentos mostrados pela diretora apontam que existiu um referendo antes da implantação do referido curso (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Questionada sob os critérios que levaram à implantação da referida disciplina, ela respondeu que “quando se abriu a possibilidade de se implantar um novo curso na Uneb há anos atrás e, com a mudança da sede em 2016, houve viabilidade para tal, então, como tinha sido realizada uma enquete,  tendo o curso de direito (que já tinha sido instituído) ficado em primeiro lugar e, em segundo, o curso de pedagogia, não tivemos dúvida em fazer logo a implantação. Então existe sim uma consulta pública que irá provar que, em momento algum, existiu uma decisão arbitrária de nossa parte. Somente atendemos o desejo da classe estudantil, além do que a decisão foi efetivada de forma interdepartamental com a Uneb de Guanambi, ou seja, todos os trâmites legais foram observados, é por isso que estamos atônitos com essa decisão, que, como já citei, irá trazer prejuízos para o setor educacional local, que ainda é muito carente de novos cursos”.  Por fim ela garantiu que “eu não atendi a decisão judicial porque, nem a reitoria e nem a direção do campus XX recebeu a carta precatória, assim que recebermos iremos cumprir a decisão, que isso fique bem claro”.



TRF-4 julgará multa de R$ 2 bilhões contra o WhatsApp

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) deve decidir nos próximos dias se mantém, ou suspende, uma multa de R$ 2 bilhões contra o WhatsApp. As informações foram divulgadas pela colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo. Segundo a colunista, ela foi aplicada por um juiz de Umuarama (PR) que determinou que o WhatsApp fornecesse as conversas dos integrantes de uma organização investigada por tráfico. O aplicativo disse que era impossível, porque elas estavam criptografadas. O desembargador Leandro Paulsen entendeu que a multa era descabida e que, para atender à ordem, o aplicativo teria que se redesenhar inteiramente. O próprio WhatsApp providenciou um laudo afirmando que é impossível descriptografar os diálogos. Outro desembargador, Victor Laus, sugeriu que o processo voltasse a Umuarama para que a Polícia Federal apresentasse seu próprio laudo sobre a criptografia. Na semana passada, um outro caso do WhatsApp foi analisado pela mesma turma do TRF-4, a multa, de R$ 6 milhões, foi aplicada por um juiz de Uruguaiana.



Caetité: Alunos de escola pública criam o primeiro robô cadeirante do mundo

Foto: Willian Silva l Sudoeste Bahia

Alunos do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep), em Caetité, criaram algo inovador e ao mesmo tempo instigante no campo da tecnologia. Ele criaram o primeiro robô cadeirante do mundo, inclusive já reconhecido por órgãos internacionais ligados à tecnologia. De acordo com o blog Sudoeste Bahia, O robô mexe a “boca”, move os braços, consegue agarrar coisas. Tudo isso numa estrutura com cerda de 1m e 60c. O coordenador do projeto, professor Emílio Souza, diz que o robô surgiu de uma ideia atrelada a acessibilidade. Quatro alunos se revezaram na construção, que é totalmente sustentável. Um deles, o João Victor, de 16 anos, conta que na construção do robô foi ultilizado materiais reciclados como canos de esgoto, rodas de bicicleta, peças de impressora e fios. O arduíno (peça central que envia os comando para o robô) compraram na internet. Os alunos cantaram que mesmo com boa parte do material reciclado, os eles gastaram cerca de R$ 3mil na construção do robô. "Estamos tentando conseguir patrocinadores para que possamos melhorar o projeto. Este é o primeiro robô cadeirante do mundo. Precisamos levar isso adiante", comentaram. 



Bahia: Mulher tem gravidez natural de quadrigêmeos: 'Benção'

Foto: Reprodução l TV Bahia

Uma mulher de 36 anos, descobriu que está esperando por quadrigêmeos, caso raro na Bahia. A baiana Polyanna Dourado, que mora em Irecê na Chapada Diamantina engravidou de forma natural e está no terceiro mês de gestação. Segundo o G1, ela já é mãe de uma menina de dois anos. A surpresa veio na primeira ultrasom em junho. Após 15 dias, ao realizar um segundo exame, descobriu que tratava-se de uma gravidez de quadrigêmeos. Segundo os médicos, a previsão é de que Polyanna dê à luz em janeiro. Até lá, ela, que está desempregada, e o marido, que trabalha como pequeno agricultor, esperam que tudo dê certo. Para a gravidez, Polyanna seguiu orientação médica e tomou um remédio para induzir a ovulação. Especialistas, entretanto, dizem que casos de gravidez de quadrigêmeos são raros. A cada mil gestantes, apenas uma consegue engravidar de gêmeos. 



Morre aos 81 anos Rafael Pereira, liderança histórica da Comunidade de Umburanas; ele era pai do ex-vereador Romar

Rafael Pereira deixa um grande legado de lutas pelo desenvolvimento da Comunidade de Umburanas (Fotocomposição: 97NEWS)

Considerado um dos moradores mais queridos do meio rural de Brumado, Rafael Pereira (81), pai do ex-vereador Romar Pereira, sempre foi um dos maiores representantes da Comunidade de Umburanas. Carismático, amigo e com forte influência política, “Rafa”, como era carinhosamente conhecido, acabou falecendo por volta das 20h desta segunda-feira (27) no Hospital São Vicente em Vitória da Conquista. Ele tinha passado por um procedimento de implante de ponte de safena, mas seu quadro clínico se agravou e ele não resistiu. O velório será realizando nesta terça-feira (28) na comunidade de Umburanas, onde ele construiu a sua brilhante história.  O corpo será sepultado no cemitério do mesmo local. Ele deixa esposa e três filhos. 



Aracatu: Colisão de alto impacto no final da tarde desta segunda-feira (27); uma das vítimas foi internada na UTI de Brumado

O estado do veículo comprova a gravidade da colisão (Foto: Whatsapp 97NEWS)

Uma colisão de alto impacto ocorreu por volta das 17h40m da tarde desta segunda-feira (27) na altura do KM 40 da BA-262, sentido Brumado a Aracatu. O trecho em questão já registrou vários acidentes, inclusive com vítimas fatais. Segundo as primeiras informações, dois veículos, um caminhão Hyunday HR que pertence a uma empresa terceirizada que presta serviço no Hospital Municipal de Brumado e outro veículo, um Peugeot 307, que acabaram se chocando frontalmente. Não se sabe ainda os motivos do acidente, mas, ao que tudo indica, um dos motoristas deve ter perdido o controle do veículo na curva ocasionando o acidente. 

O Peugeot 307 ficou totalmente destruído (Foto: Whatsapp 97NEWS)

Ainda segundo as informações, no Peugeot estavam 4 brumadenses voltando para Brumado; um casal que mora no Bairro São Félix e outros dois passageiros, sendo que um homem, que estava no banco da frente, acabou se ferindo com maior gravidade, sendo, depois internado na UTI do HMPMN, os outros passam bem e tiveram apenas pequenas escoriações, além do susto, já que o estado do veículo fala por si só. Outro fator que comprovaria a gravidade do acidente foi que 3 equipes do SAMU prestaram os primeiros socorros às vítimas e a posterior remoção para o Hospital de Brumado. 

Familiares e amigos das vítimas buscaram informações na entrada do PS do HMPMN (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Não se sabe o real estado de saúde da vítima, mas ele está sendo observado pelas equipes da UTI do HMPMN. Vários familiares se aglomeraram na frente da Pronto Socorro do hospital buscando saber mais informações, mas até o momento seriam somente essas. A qualquer momento novas informações.



Aluno de 15 anos faz estudo sobre gênero e sexualidade: 'É enorme o preconceito na comunidade escolar'

Aluno de 15 anos apresentou estudo sobre gênero e sexualidade (Foto: Arquivo pessoal )

Estudante do 1° ano do ensino médio, Fabrício Pupo Antunes tem 15 anos e é aluno especial na disciplina de Antropologia no mestrado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Ele começou a perceber que entre os colegas havia dificuldade de identificar gêneros e discutir sexualidade, então, resolveu desenvolver um estudo com base no livro "A Garota Dinamarquesa" de David Ebershoff. "Começou por conta de experiências no âmbito escolar, e depois de ver o preconceito com que a questão de gênero é tratada nas escolas", conta. Fabrício explica que o objetivo do projeto é dissociar sexo e orientação. Para ter embasamento, ele estudou o livro que deu origem ao projeto, além de documentários, filmes e outras obras.Foi participando de uma feira científica em Campo Grande que o jovem foi convidado para apresentar o projeto na 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada no fim de julho, na Universidade Federal de Alagoas, em Maceió (AL). Na ocasião, ele apresentou o estudo para o Ministério da Saúde e ganhou menção honrosa. Agora, a ideia é que o trabalho chegue até as escolas por meio da literatura: "O objetivo do trabalho é estudar e diferenciar. Com a conclusão do projeto, entendi que o livro 'A Garota Dinamarquesa' pode ser usado para estudo de gênero e orientação. A dificuldade existe, os dados mostram isso, é difícil entender que existem essas diferenças de gênero. É enorme o preconceito na comunidade escolar, mas os alunos são muito abertos a essa discussão", explica. Para Fabrício, uma das experiências mais importante com o projeto foi a conversa com o autor do livro, David Ebershoff: "Enviei um e-mail falando do projeto, mas não esperava resposta. Ele respondeu e começamos a conversar, ficamos amigos. Nós o convidamos para vir para o Brasil na próxima Reunião Anual SBPC que acontece em 2019 em Campo Grande, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Será emocionante se ele vier mesmo!", finaliza.



Caminhada 'Quebrando o Silêncio' mobiliza várias pessoas em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A caminhada da campanha 'Quebrando o Silêncio' aconteceu neste sábado (25), em Brumado e mobilizou cerca de 300 pessoas. O evento foi organizado pela igreja Adventistas do Sétimo Dia com o objetivo de conscientizar as pessoas em relação ao número de suicídios. O objetivo da campanha é promover a vida. Os organizadores do evento contam que todo ano ocorre essa caminhada na quarta semana do mês de agosto, mas os trabalhos desenvolvidos continuam o ano inteiro. A ideia é unir todos em uma forma de chamar atenção da sociedade para um problema que está ao redor das pessoas, “algumas pessoas falam que isso não faz parte da realidade delas e por conta disto não se envolvem na causa, mas a realidade é que tem tudo haver, pois família é a base de uma sociedade é porto seguro de ser humano e se não defendermos ela consequentemente sofrerá”, explica. No ano passado, os adventistas foram às ruas para alertar sobre o índice de violência contra a juventude, em razão do elevado número de homicídios envolvendo adolescentes. Este ano, a igreja decidiu apoiar a um movimento do Ministério da Saúde, que visa reduzir os números de suicídios no país. Para o participante Aparecido, "a caminhada é muito importante para mostrar a comunidade a necessidade de se mobilizar e não se omitir ou fingir que nada está acontecendo nada ao seu redor e que quebre o silêncio em relação ao assunto suicídio".

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Papa Francisco diz que pais não devem ignorar ou condenar filhos homossexuais

Foto: Reprodução

O Papa Francisco declarou neste domingo (26) que pais não devem condenar filhos homossexuais ou ignorar sua orientação sexual. De acordo com a AFP, ele pediu que exista compreensão e conversa na família. "Não condene. Dialogue. Entenda. Dê espaço para a criança para que ela possa se expressar", afirmou o Papa uma entrevista coletiva no avião que o levou de volta a Roma após uma viagem à Irlanda. No entanto, o pontífice afirmou que pode ser necessário procurar ajuda psiquiátrica se uma criança começar a exibir traços "preocupantes". "Quando é observado a partir da infância, há muito que pode ser feito por meio da psiquiatria, para ver como são as coisas", comentou. Ainda segundo a AFP, a declaração foi criticada por associações LGBT francesas. As entidades interpretaram que o Papa considera a homossexualidade como uma doença.



Ministério da Saúde lança serviço de combate a fake news pelo WhatsApp

Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde lançou um serviço de combate a notícias falsas por meio do WhatsApp. Qualquer cidadão pode adicionar no celular o número (61) 99289-4640 para verificar a confiabilidade de informações. O canal de comunicação exclusivamente para verificar com os profissionais de saúde nas áreas técnicas da Pasta se um texto ou imagem que circula nas redes sociais é verdadeiro ou falso. "No caso da saúde, é muito mais grave, porque a notícia falsa mata. Então, o novo canal do Ministério da Saúde chega para servir como uma nova e poderosa camada de segurança na informação sobre saúde pública, com a vantagem de ter sido criada especificamente para o WhatsApp, que é o principal veículo de transmissão das notícias falsas", comentou o diretor de Comunicação Social do Ministério da Saúde, Ugo Braga. O projeto “Saúde Sem Fake News” é organizado pela equipe multimídia. A partir dos recebimentos das mensagens, o conteúdo será apurado junto às áreas técnicas do órgão e devolvido ao cidadão com um carimbo que informa se é Fake News ou não.



Agora é lei: morador de rua deve ser atendido pelo SUS

Falta de comprovante de residência não pode impedir atendimento, prevê projeto | Rovena Rosa/Agência Brasi

A partir desta segunda-feira (27), está assegurado por lei o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) de famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade ou risco social, mesmo que eles não apresentem comprovante de residência. A Lei 13.714, de 2018, que proíbe expressamente a recusa de atendimento pelo SUS nesses casos, foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira. O texto original do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 112/2014 obrigava a criação de uma identidade visual para o Sistema Único de Assistência Social (Suas), que sirva para identificar todos os locais que prestam esse serviço à população. A identidade visual seria nos moldes do SUS, com um símbolo próprio que identifique as unidades públicas estatais, as organizações de assistência social, os serviços, programas, projetos e benefícios vinculados ao SUAS. Porém, o senador Eunício Oliveira (MDB-CE) apresentou uma emenda para determinar o atendimento a moradores de rua, geralmente assistidos por instituições filantrópicas. O texto garante a essa camada da população “a atenção integral à saúde, inclusive com dispensação de medicamentos e produtos de interesse para a saúde”.



Como a psicologia pode te ajudar a emagrecer?

Foto: Divulgação

Você tem apresentado dificuldades para emagrecer? Sabia que um (a) Psicólogo (a) pode te ajudar no processo de Emagrecimento? Emagrecer se baseia em três pilares principais: reeducação alimentar, atividade física e sim, equilíbrio psicológico. O primeiro lugar que você precisa emagrecer é a mente. É necessário eliminar os gatilhos que te fazem comer pela emoção, tomar consciência dos seus padrões de comportamento, revisar e entender qual é relação do seu estado emocional com a comida e o por quê você vem se sabotamos tanto. Para emagrecer, o tratamento básico consiste na mudança de hábitos alimentares e de atividade física, ou seja, comer menos e gastar mais energia. Isso você sabe. A grande maioria das pessoas SABE O QUE FAZER, MAS NÃO CONSEGUE. Por alguma razão que desconhecem, sabotam a própria dieta. É nesse ponto importante que  entra a Psicologia. Para mudar de peso você tem que mudar de pensamento, comportamento, sua relação com a comida e o seu de vida. E onde está o comando disso? No cérebro! São várias as necessidades no nosso corpo como o sono, sede, fome, mas quem determina quando e como saciá-las é o cérebro. Exemplificando, o corpo necessita de alimentos, mas quem escolhe quais alimentos irá ingerir é o cérebro. Se você está acima do peso, a causa pode ser  então da sua atual programação mental e não há dieta que irá fazer você manter o novo peso, se você não modificar na sua mente a sua relação com a comida . Um Psicólogo é então, peça fundamental para te ajudar nesse processo. O Centro Médico São Gabriel tem a sua disposição a Psicóloga Caroline Reis CRP 03/10100 que atua com comportamento alimentar e Emagrecimento.



Moradores da rua José Bonifácio no bairro Novo Brumado comemoram chegada do calçamento após 7 anos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os moradores da Rua José Bonifácio, no Bairro Novo Brumado, receberam a pavimentação de cerca de 800 metros de calçamento e calçadas. Após uma espera incansável, moradores da via, finalmente comemoraram a chegada do calçamento. A comunidade recebeu no início do mês as máquinas que foram usadas para os trabalhos de pavimentação da localidade. A ação foi mais uma realizada através do setor de infraestrutura municipal. O empreendimento já começou a melhorar a vida dos moradores que residem no local, que há 7 anos lutaram por este benefício. Na última sexta-feira (24), após o término da obra, o 97NEWS esteve na via e ouviu os moradores que disseram estar contentes com a realização dos serviços, mas também cobraram outras reivindicações que objetivam viabilizar a melhoria em diversos setores do bairro. O comerciante Aldo Coqueiro avaliou a chegada da pavimentação como responsável por outros benefícios dentre eles a mobilidade urbana, facilitando a circulação de veículos e pedestres. "Foram sete anos de cobrança e muita poeira, estávamos abandonados aqui. Mas graças a Deus, tudo em ano eleitoral anda né! A obra enfim veio. O calçamento ou asfalto sempre proporciona benefícios que vão além das melhorias do aspecto urbanístico, pode trazer saldos positivos também para a saúde pública, a mobilidade urbana e a autoestima dos moradores", disse o empresário ao 97NEWS.



‘A crise no abastecimento no meio rural de Brumado vem sendo gerada pelos constantes problemas operacionais da Embasa’, afirma secretário municipal

O secretário municipal Charles Granger afirmou que uma reunião urgente será realizada com a direção local da Embasa para encontrar saídas para a crise hídrica no meio rural (Foto: 97NEWS)

Seguindo a recente tendência pluviométrica, o município de Brumado vem recebendo um volume de chuvas muito aquém do esperado, o que, inevitavelmente gerou o agravamento da crise hídrica no meio rural, tanto que em algumas localidades os moradores já estão vivendo um severo racionamento. Diante de um possível colapso no abastecimento, que, segundo os últimos acontecimentos, é cada vez mais iminente, ouvimos o secretário municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Charles Granger, o qual, logo de início fez questão de dizer que “a crise de abastecimento no meio rural, que está cada vez mais preocupante, vem sendo gerada pelos sucessivos problemas operacionais da Embasa, que vem impedindo que muitos caminhões pipas possam fazer a distribuição nas comunidades. São recorrentes defeitos na adutora, queima de motores e outras situações do gênero, que somados ao baixo volume pluviométrico deste ano potencializa e, muito, a possibilidade do desabastecimento. A tábua de salvação ainda é a operação do exército”. Ele citou um dado que poucos conhecem e que traz um novo elemento para esse impasse da distribuição dos carros pipas ao expressar que “quem pensa que a Embasa fornece a água par ao meio rural de graça está enganado, pois o município dispõe de R$ 20 mil todos os meses para pagar o custo deste fornecimento”. Questionado sobre quais as medidas serão tomadas, Granger respondeu que “vamos ter uma reunião com a direção local da Embasa nesta segunda-feira para discutir e apontar saídas para essa crise que é realmente grave. Acredito na sensibilidade da empresa para encontrar soluções para que as comunidades rurais que estão desassistidas possam ter, com urgência, os seus reservatórios cheios”.