ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória



BUSCA PELO ARQUIVO "03/2024"

Eleições 2024: Alessandro Lôbo é o nome mais cotado para ser o vice de Guilherme Bonfim em Brumado

Foto: Divulgação

Nos bastidores da política brumadense, alguns nomes vão surgindo para a chapa de vice-prefeito nas Eleições de 2024. Para a pré-candidatura de Guilherme Bonfim, o nome mais cotado da semana foi o do médico Alessandro Lôbo e Silva, que atualmente é Presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB). O ex-presidente da Câmara de Brumado está sendo sondado para encabeçar a chapa do pré-candidato a prefeito Guilherme Bonfim (PT). O médico Alessandro Lôbo tem sido visto em diversos eventos ao lado de Guilherme. Bonfim vai lançar oficialmente a sua pré-candidatura à prefeitura de Brumado nos próximos dias. O evento deve contar com a participação do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), do senador Jaques Wagner (PT) e diversas lideranças políticas.



Estudante de medicina é preso por fazer provas do Enem no lugar de duas pessoas

Foto: Divulgação

Um estudante de medicina foi preso pela Polícia Federal suspeito de fraudar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ao fazer as provas em nome de pelo menos dois candidatos. A prisão ocorreu no início da tarde desta sexta-feira (29), em Belém (PA), e faz parte da operação Passe Livre, deflagrada dia 16 de fevereiro deste ano, em Marabá, sudeste do Pará. André Rodrigues Ataíde, de 23 anos, estava na casa de parentes quando foi surpreendido pelos agentes federais. Os policiais foram para cumprir o mandado de prisão preventiva por falsidade ideológica e uso de documento falso, além de estelionato com causa de aumento de pena. A defesa do investigado informou que vai recorrer da prisão. Ainda de acordo com informações da PF, as provas foram feitas em 2022 para um parente e em 2023 para um amigo. Ele teria falsificado a assinatura e nos dois casos, os candidatos foram aprovados em universidades.



Democracia é melhor forma de governo para 71% dos brasileiros

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (23) aponta que 71% dos brasileiros consideram a democracia como a melhor forma possível de governo. Para 18%, tanto faz se o Brasil vive sob um regime assim ou não, enquanto 7% acreditam que a ditadura é melhor. Segundo o instituto, embora esteja em um dos níveis mais altos das últimas três décadas, o índice de preferência pela democracia sofre uma queda desde o pico de 79%, em outubro de 2022, mês da eleição em que Jair Bolsonaro (PL) perdeu para Lula (PT). O Datafolha ouviu 2.002 eleitores em 147 cidades brasileiras. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou menos. No novo levantamento, 18% dos entrevistados se disseram muito satisfeitos com o funcionamento da democracia no Brasil, ante 53% um pouco satisfeitos, 27% nada satisfeitos e 2% que não sabem. Em fevereiro de 2014, eram 9% os que afirmavam estar muito satisfeitos, 59% os que responderam estar um pouco satisfeitos e 28% que estavam insatisfeitos. Em dezembro de 2023, o apoio à democracia registrou um declínio de 79% (em outubro de 2022) para 74%.



Sobe para 23 o número de mortes por dengue na Bahia

Foto: Reprodução

O número de mortes causadas pela dengue na Bahia chegou a 23, de acordo com dados confirmados, neste sábado (30), pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Até o momento, o estado já notificou 92.903 casos prováveis de dengue. De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Sesab, 285 municípios estão em estado de epidemia, entre eles a capital baiana. Outras 45 cidades estão em risco e 12 em estado de alerta. As mortes pela doença no estado foram registradas em 13 municípios: Jacaraci (4); Piripá (3); Vitória da Conquista (5); Santo Antônio de Jesus (2); Barra do Choça (1); Feira de Santana (1); Ibiassucê (1); Irecê (1); Santo Estevão (1); Campo Formoso (1); Caetité (1) Juazeiro (1) e Carinhanha (1).



Homem é morto a tiros em condomínio residencial em Vitória da Conquista

Foto: Reprodução

Um homem foi morto a tiros na tarde de sábado (30) em Vitória da Conquista. A vítima, que não teve o nome revelado pela Polícia Militar, foi atingida pelas balas no bairro de Zabelê, no Residencial Pau Brasil. A 78ª Companhia Independente de Polícia Militar esteve no local para registrar a ocorrência e encontrou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que tentava prestar socorro ao rapaz. O Departamento de Polícia Técnica foi acionado para a remoção do corpo ao Instituto Médico Legal.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os dados de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868 (77) 99956 -6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Mineradora anuncia demissão de 70% dos funcionários de terceirizada na Bahia

Foto: Reprodução

A companhia britânica de mineração, Atlantic Nickel, anunciou, na quarta-feira (28), que deve encerrar o contrato de 70% dos funcionários de uma empresa terceirizada em abril. Os funcionários em questão, atuam na sede da mineradora em Itagibá, no sudoeste baiano. Em nota, a mineradora informou que o motivo das demissões é a queda no valor do niquel, produto minerado na região, porém ressaltou que a produção não será reduzida. “O enxugamento do quadro é justamente para que não haja maiores impactos na continuidade das operações”, diz um trecho do texto. Segundo informações, apenas 30% do contingente de funcionários poderá ser absorvido. Atualmente, a mineradora tem a maior mina de extração de níquel a céu aberto do Brasil. O sindicato de trabalhadores associados a Atlantic Nickel ainda não se manifestou sobre o caso.



Diabético: Saiba como escolher seu ovo de Páscoa

Foto: Divulgação

É chegada a Páscoa, e com ela o desejo de comer os deliciosos ovos de chocolate. Diabéticos, sobretudo crianças (para quem o apelo midiático é maior), NÃO precisam se privar de participar desse “rito de comemoração” que, antes do afago no paladar, deriva de ovos antigamente não comestíveis, que simbolizavam Renascimento, dada a ressurreição do Cristo. Isto dito, vamos direto ao assunto, para que você reflita sobre a melhor opção:

- Os ovos de Páscoa DIET não contém ADIÇÃO de açúcar, o que não significa que não contenham carboidratos naturais dos ingredientes. Portanto são zero ADIÇÃO de açúcar na verdade, o que não os isenta do aumento da glicose no sangue, embora menor que nos tradicionais 

- Os ovos Diet, para que tenham sabor mais agradável (palatável) são em geral ricos em GORDURA saturada, o que pode aumentar inclusive o seu valor calórico. Isso o torna uma má opção para diabéticos acima do peso, por exemplo. Além disso, a gordura pode mascarar o índice glicêmico, uma vez que apenas retarda a absorção dos carboidratos naturais fatalmente presentes (em vez da glicemia no sangue subir logo, como nos ovos tradicionais, ela sobre cerca de 4-5h depois, de forma rápida em picos)

- Ovos Diet costumam ter grandes quantidades de adoçante, que podem levar a meteorismo (excesso de gases) e efeito laxativo, este último impactando na indesejável variação glicêmica, levando da Hiper à Hipoglicemia

- Os ovos de Páscoa “normais” do tipo chocolate BRANCO são a PIOR escolha dentre todos, pois não derivam do cacau em pó, mas da manteiga de cacau combinada com leite e manteiga (uma combinação explosiva de gordura saturada)

A melhor opção, tanto para diabéticos quanto para não-diabéticos é, sem dúvida, o ovo de chocolate amargo ou meio amargo, contendo pelo menos 55% cacau. Estes aliam menos índice glicêmico com menor teor de gordura. Além disso, são ricos em flavonoides (propriedades antioxidantes e efeito benéfico sobre a pressão arterial) Desafio: são menos saborosos, o que os torna pouco palatáveis para alguns indivíduos. Por fim, os ovos de chocolate tradicional NÃO são proibidos para diabéticos, mas é preciso avaliar e comparar os rótulos quanto ao teor de cacau, por exemplo. A ANVISA determina mínimo de 25% na composição, embora alguns tenham menos que 5%! Enfim, resumo da ópera: olho atento aos rótulos; cuidado com a armadilha de alguns chocolates Diet (chequem os rótulos e comparem); evite ao máximo o chocolate branco, prefira entre todos o chocolate amargo e, se a sua vontade é realmente de um chocolate tradicional, opte por uma porção pequena de até 25g como sobremesa após uma refeição rica em fibras (verduras e legumes), a quais diminuem a velocidade de absorção do açúcar. Outra opção é comer a porção de ovo tradicional acompanhada de morango, banana ou uvas, que também são fontes de fibras. E o mais importante: a melhor opção é sempre aquela personalizada para cada indivíduo, o que pode ser orientado por um bom NUTRICIONISTA que lhe conheça e acompanhe. 

Por: Nathale Prates - Médica Endocrinologista (CRM-BA 19.759 RQE 11857). Agendamento de consultas pelo WhatsApp (71) 99209-7355.



Brumado: Gari é perfurada com agulha de seringa durante coleta de lixo no Bairro Malhada Branca

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Um gari ficou ferido durante a coleta de lixo no bairro Malhada Branca, em Brumado, Sudoeste baiano. Segundo Leonardo, ele fazia a coleta na noite desta quinta-feira (28) na Rua Sabino Lourenço de Carvalho, quando ao pegar o saco na cesta da residência para colocar dentro do caminhão, ele se acidentou com uma agulha de seringa. 

Foto: Reprodução l Rede Social

Leonardo foi conduzido para o Hospital Municipal de Brumado, para receber os cuidados necessários. Colocar agulhas com seringas e itens perfurantes em garrafas pet ou em caixas apropriadas para jogar este tipo de material são orientações a serem seguidas.



Vereadora Maria Silvia 'Lilia' discute demandas dos produtores rurais de Guanambi em reunião com Deputado Vitor Bonfim

Foto: Divulgação

A vereadora Maria Silvia (Lilia) de Guanambi avançou em sua agenda política ao se reunir, no último mês, com o Deputado Vitor Bonfim em Salvador. O encontro, que ocorreu no gabinete do Deputado, foi marcado por discussões produtivas sobre as demandas das associações dos produtores rurais da região. Durante a reunião, foram abordados diversos temas relacionados ao desenvolvimento rural, infraestrutura, acesso a recursos e apoio técnico para os agricultores locais. A vereadora expressou sua gratidão pelo apoio incansável do Deputado Vitor Bonfim em prol do crescimento e fortalecimento de Guanambi. "Avançando na nossa agenda em Salvador! Esteve no último mês em uma produtiva reunião com o Deputado Vitor Bonfim em seu gabinete, discutindo as demandas das associações dos produtores rurais de Guanambi. Agradeço ao Deputado Vitor Bonfim pelo apoio incansável em prol do desenvolvimento de nossa região. Juntos, estamos trabalhando para impulsionar o crescimento e fortalecer Guanambi", destacou a vereadora Maria Silvia (Lilia).



Homem de 36 anos morre e outro fica ferido após carro capotar entre Tanhaçu e Brumado

Foto: Reprodução l Rede Social

Um homem morreu após o carro em que estava capotar, nesta sexta-feira (29), na BR-030. O acidente ocorreu no km 417 da rodovia, entre os municípios de Brumado e Tanhaçu, no distrito de Sussuarana, região sudoeste. A vítima foi identificada como Gilvanei, de 36 anos. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ele era o passageiro do veículo. A suspeita da corporação é de que o motorista tenha perdido o controle da direção, provocando o capotamento. Gilvanei morreu no local e seu corpo foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado. O condutor foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para um hospital de Tanhaçu. Não há informações sobre o estado de saúde dele. Uma imagem registrada no local mostra como a parte frontal do carro foi destruída pelo impacto do acidente.



Homem é encontrado morto em sua residência no bairro Dr. Juracy em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97News

Um homem de 53 anos, identificado como Osório Santa Bárbara, foi encontrado morto na quarta-feira (27), dentro de sua residência, na rua Aluísio Castro, no bairro Dr. Juracy, em Brumado. Segundo informou o 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) ao site 97News, ele foi encontrado sem sinais vitais em sua cama. Uma guarnição da Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto) isolou o local até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Não havia sinais de violência. O corpo de Osório foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para ser necropsiado.



Brumado: Homem é preso após invadir a casa da ex-mulher com uma faca

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na noite de terça-feira (26), o indivíduo teria invadido a casa da ex-mulher fazendo ameaças de morte com uma faca no Bairro Cidade das Esmeraldas, em Brumado. Um homem, cuja identidade não foi revelada, foi preso pelo 24º Batalhão de Polícia Militar por denúncia de violência doméstica. Ele foi detido e apresentado na Delegacia Territorial de Brumado, onde permanece preso. O mesmo possui histórico de violência, lesão corporal e ameaça.



Ovo de Páscoa está 10% mais caro em Brumado mas vendas disparam na cidade

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os chocolates são os itens que mais pesam no encarecimento dos produtos nesta Páscoa. Segundo levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), os tradicionais ovos de Páscoa ficaram 10,33% mais caros este ano. Ainda assim, ocupam os itens que mais vendem na Páscoa. Além dos preços ao consumidor apurados, os ovos de Páscoa ficaram até 18% mais caros para fornecedores, perdendo lugar para chocolates menores e mais baratos. Para lidar com a alta e continuar atraindo clientes, alguns estabelecimentos vêm adotando estratégias para adaptar seus negócios e conseguir ampliar as vendas no feriado mesmo com a os preços maiores. Jailda Alves é funcionária de um supermercado de Brumado. De acordo com ela, a estratégia usada no estabelecimento foi adicionar mimos aos chocolates. "Temos bastante variedades, mas nosso diferencial são os acessórios que vão juntos aos ovos de Páscoa. Além disso, temos uma variedade nos preços que vão desde R$29,90 a R$180", afirmou. Quem também tem gerado atrativos aos clientes são os ovos caseiros. Muitos empreendedores apostam nos sabores e embalagens. "Tivemos uma alta considerável no chocolate, mas nosso cliente não pode sentir esse reajuste, e a nossa solução é o atrativo, com ovos de sabores exóticos e embalagens com um toque mais requintado", destacou Ana Maria, empreendedora do setor.



Bahia deve ter clima chuvoso e temperaturas mais baixas ao longo do mês de abril, aponta Inmet

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O mês de abril deve chegar trazendo um pouco de frio e chuvas para a Bahia. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que há possibilidade de ocorrência de chuva na parte norte e leste da Região Nordeste, que inclui a Bahia, devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), assim como o aquecimento do Atlântico Tropical. Também deve haver chuvas acima ou próximas da média na parte oeste da Região Norte. Já no centro-leste do Pará, Tocantins e em grande parte da Região Nordeste, a previsão indica chuva abaixo da média. Considerando o prognóstico climático do Inmet para abril e seu possível impacto na safra de grãos 2023/2024 para diferentes regiões produtoras, vale ressaltar que o Matopiba (região que engloba áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) vem apresentando níveis de umidade no solo satisfatórios nos últimos meses, favorecendo o desenvolvimento das culturas de primeira e segunda safra.



Três pessoas morrem após acidente entre caminhonete e caminhão em Ibotirama

Foto: Reprodução

Três pessoas morreram na tarde de quinta-feira (28), após batida entre uma caminhonete e um caminhão na BR-242, em trecho de Ibotirama, no oeste da Bahia. Ao G1, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), informou que as vítimas estavam na caminhonete e morreram na hora. Até o momento, as identidades não foram divulgadas. O condutor do veículo sobreviveu, mas foi socorrido em estado grave. Já o caminhão, que transportava cerveja, desceu pelo acostamento. O motorista desse segundo veículo não se feriu.



População enfrenta fila para receber doação de peixes em Maetinga

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Todos os anos, a solidariedade marca a sexta-feira da paixão em Maetinga, Sudoeste baiano. O empresário Gildásio, conhecido pela comunidade como “Daizinha”, distribui peixes para a população. A ação é praticada a dez anos e todos já ficam na quinta-feira, à espera desse gesto. Daizinha proporciona uma sexta-feira santa com dignidade para muitas famílias. Essa nobre iniciativa solidária, também se estende ao período de Natal, e segundo ele, não possui motivações políticas ou de autopromoção. O tamanho da fila mostra que a boa ação tem todo sentido. Uma multidão ocupou a calçada do centro da cidade. Cada família ganhou um pacote com dois peixes. 



Ônibus do TFD da cidade de Morro do Chapéu solta a roda na BR-324 entre Feira de Santana e Salvador

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Um ônibus que faz o transportes de pacientes do Tratamento Fora do Domicílio (TFD) da cidade de Morro do Chapéu, Chapada Diamantina, soltou a roda durante o trecho da rodovia BR-324, entre os municípios de Feira de Santana e Salvador. O fato foi registrado na tarde desta quarta-feira (27), após passarem pelo segundo pedágio. Nenhum passageiro ficou ferido. O incidente ocorreu no retorno da capital baiana para a cidade de Morro do Chapéu. Entre os passageiros estavam crianças, homens, mulheres e idosos. Em nota, a Secretaria de Saúde (SESAU) informou que a manutenção do veículo está em dia e que outro ônibus foi enviado para buscar os pacientes. 



Fisioterapeuta da Clínica Mais Vida explica o que é esporão do calcâneo

Foto: Divulgação

A fisioterapia desempenha um papel importante no tratamento do esporão de calcâneo, uma condição caracterizada pelo crescimento ósseo na parte inferior do osso do calcanhar. O fisioterapeuta da Clínica Mais Vida, Heitor Machado salienta que com frequência, o esporão do calcâneo é um problema ortopédico assintomático. Em geral, o portador não apresenta sinais externos de inflamação (inchaço, vermelhidão e calor). Explica que o diagnóstico leva em conta os dados obtidos no exame clínico e no levantamento da história de vida do paciente. 

Pontua que algumas abordagens fisioterapêuticas comuns podem ser realizadas para lidar com essa condição: - Exercícios de alongamento: Fisioterapeutas podem prescrever exercícios de alongamento específicos para reduzir a tensão nos músculos da panturrilha e da planta do pé, ajudando a aliviar a pressão no esporão de calcâneo. - Fortalecimento Muscular: Fortalecer os músculos ao redor do pé e tornozelo pode melhorar o suporte estrutural e reduzir a carga sobre o calcanhar. - Técnicas de massagem: Massagem terapêutica pode ajudar a aliviar a tensão muscular e melhorar a circulação sanguínea na região do pé e da panturrilha. - Treinamento de Marcha e Postura: A correção de padrões de marcha e postura inadequados pode ser abordada através de exercícios e treinamento específicos. - Instruções para Exercícios Domiciliares: Fornecer ao paciente uma série de exercícios para serem realizados em casa, promovendo a continuidade do tratamento. O especialista destaca que é importante notar que o tratamento fisioterapêutico pode variar de acordo com a gravidade do esporão de calcâneo e as necessidades individuais do paciente. Recomenda-se sempre procurar a orientação de um fisioterapeuta ou profissional de saúde para um plano de tratamento personalizado. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 9.9956-6868 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.

CONTINUE LENDO


Guilherme Bonfim se reúne com governador para discutir investimentos para Brumado

Foto: Divulgação

Pré-candidato a prefeito de Brumado, Guilherme Bonfim se reuniu em audiência com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) nesta quarta-feira (27) na busca por investimentos para a cidade. Na pauta, o andamento de obras e a articulação para garantir mais equipamentos em prol do município. Bonfim destacou a importância de estabelecer um diálogo direto com o governo para viabilização de benefícios para Brumado. “É muito importante para o crescimento da nossa cidade que tenhamos um gestor com trânsito livre na governadoria, secretarias e órgãos estaduais. O resultado desse elo é a chegada de ainda mais investimentos no município”, ressaltou. Durante o encontro, Bonfim também discutiu a chegada de novas iniciativas que possam impulsionar o desenvolvimento local. Guilherme reforçou o compromisso de buscar parcerias e recursos que beneficiem a população brumadense.