ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Mulher de 52 anos é vítima de dengue hemorrágica

Grandes partidas das quartas de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa

Mulher com bebê no colo é empurrada de carro em movimento na Bahia; ex-companheiro é suspeito

Mãe posta nude em grupo de Whatsapp da escola do filho

Adolescente de Brumado morre afogado em lagoa da zona rural de Tanhaçu

Saúde vai integrar dados sobre acidentes, lesões e violência no país

Receita já recebeu mais de 1,86 milhão de declarações do IRPF 2024

Ministério da Agricultura manda recolher dez marcas de azeite

'Dom Brasílio Folia 2024': Léo Santana e Vitor Fernandes são atrações confirmadas para o evento

Aracatu: PM localiza desmanche de motocicletas e prende 5 pessoas

Ação resgata mulheres de falso centro terapêutico de pastores na Bahia

MP denuncia e Justiça mantém prisão de 4 envolvidos em esquema de venda de CNH no interior da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Agência de publicidade assina contratos com CBF que totalizam quase R$ 1,5 bilhão



BUSCA PELO ARQUIVO "01/2018"

Forte chuva atinge Livramento de Nossa Senhora na tarde desta quarta-feira (31); parte de uma residência caiu

A chuva alagou vários pontos da cidade (Foto: Whatsapp l 97NEWS)

Uma chuva torrencial caiu na tarde desta terça-feira (31) em Livramento de Nossa Senhora. Segundo informações passadas a redação do 97NEWS, a região central, foi a mais atingida. Moradores relataram que houve registros de desabamento, mas não teve vítimas ocasionados pela chuva. Segundo o site da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), a estimativa é que tenha chovido 10 milímetros. Até as 17h, quando ainda havia precipitação. De acordo com os meteorologistas, uma frente fria vinda do Oeste do estado se aproxima da região, o que possibilita a ocorrência de mais chuvas ao longo da semana. A forte chuva que atingiu Livramento, no fim da tarde desta de hoje (30), provocou alagamentos em algumas vias da cidade. 

Parte da residência caiu dando um susto nos moradores que na hora estavam dentro da casa (Foto: Whatsapp l 97NEWS)

No centro por exemplo, ruas foram tomadas pela enxurrada, e motoristas tiveram dificuldade em transitar. Em um bairro afastado do centro, parte de uma residência caiu. O SAMU foi acionado, mas ninguém se feriu. Nos últimos dias, a região sudoeste tem enfrentado um forte calor, que contribuíram para a intensidade da chuva que provocou queda de raios e energia elétrica em várias localidades do município. A previsão aponta chuvas em Livramento até o dia 9 de fevereiro, somando 168mm.



Brumado: Moradores do Dr. Juracy apreensivos com as chuvas de fevereiro; ‘as obras da galeria podem ser destruídas’.

As obras foram paralisadas, o que causou apreensão nos moradores (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Paralisadas desde agosto de 2017, as obras de recuperação da galeria de esgoto e também de águas pluviais situada na Rua Manoel Leobino, no Bairro Dr. Juracy, ao lado da UBS Dr. Paulo Vargas, já vinha preocupando os moradores da região, os quais estão convivendo há meses com o esgoto a céu aberto, que provoca mau cheiro, provocando muitos transtornos para as famílias. Mas, agora, a preocupação aumentou ainda mais, já que a previsão aponta para um período de chuvas logo no início do mês de fevereiro. Os moradores, entraram em contato com o 97NEWS e relataram que os atrasos com as obras são provocados por um impasse entre a prefeitura e a Embasa e que até a mobilidade urbana está sendo prejudicada. Com as obras a prefeitura interrompeu a passagem do esgoto que era despejado na galeria pelos moradores, desta forma a lama com dejetos das residências estão acumuladas gerando todos os transtornos aos moradores, além da grande quantidade de lixo que acaba sendo despejado dentro da galeria, o que deixa ainda mais crítica a situação.  Diante do crescente desconforto, uma comissão foi formada no intuito de acionar o Ministério Público Estadual a intervir na problemática, porém como os moradores viram alguns operários retornarem as atividades nesta segunda-feira (29), a comissão decidiu dar mais um prazo a fim para formalizar a ação caso se faça necessário. Em contato com o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, fomos informados que “realmente existe um impasse com a Embasa, já que a adutora que abastece a cidade passa pelo local, mas isso já foi equalizado”. Questionado sobre a previsão sobre o final da obra, ele respondeu que “o problema agora são as máquinas, pois enfrentamos problemas mecânicos com o martelete e o rompedor e não conseguimos outros equipamentos para a substituição” e continuou argumento que “existe uma grande rocha no local e não podemos utilizar explosivos, já que o local é muito habitado, então, diante disso, encontramos uma saída que foi a introdução de uma massa expansiva na rocha e nos próximos 3 dias acreditamos que a rocha irá se romper e, com isso, as obras poderão ser finalizadas”. Sobre a questão da chuva ele declarou que “não há problema, pois seria feito o devido escoamento das águas. As obras não seriam destruídas como estão imaginando”. 

A rocha à flor da terra é agora o grande desafio para que as obras possam ser finalizadas (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Motoristas de carro-pipa fecham via de entrada da ETA e suspendem transporte de água em Rio do Antônio

Foto: Whatsaap l 97NEWS

Motoristas de carro-pipa realizaram um protesto e bloquearam a entrada da Estação de Tratamento (ETA) da Embasa, em Rio do Antônio, na tarde de terça-feira (30). Eles reclamam que estão há quatro meses sem receber o repasse do dinheiro da prestação de serviço a Embasa. Os pipeiros estimam que cerca de 10 mil pessoas das comunidades podem ser prejudicadas com essa paralisação. De acordo com os pipeiros, cerca de 7 caminhões ficaram parados na terça. O ato começou por volta de 7h. Os motoristas alegam que tentaram uma negociação com a Embasa e a Transportes AL, empresa responsável pela contratação, mas não obteve sucesso. Horas depois do início do movimento os pipeiros foram orientados por policiais militares a deixarem o local e liberarem a via. A categoria alega que a situação está insustentável, pois já há um acúmulo de dívidas, com diesel e oficina.

 



Maetinga e Jânio Quadros: Rui autoriza estudo para construção de adutora

(Foto: Divulgação)

Atendendo à solicitação dos prefeitos Edcarlos Oliveira, de Maetinga, e Léo Gambá, de Presidente Jânio Quadros, o governador Rui Costa autorizou ao diretor de Operação do Interior da Embasa, José Ubiratan Matos, do projeto executivo para a construção de adutora a partir da Barragem de Anagé até estes dois municípios da região Sudoeste. A autorização foi dada pelo governador durante visita a Vitória da Conquista, na semana passada, em encontro articulado pelos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), que buscam uma solução para a crise hídrica pela qual passam Maetinga e Jânio Quadros. A construção da adutora é a alternativa mais urgente para atender os dois municípios, que sofrem com a insuficiência dos seus reservatórios municipais, os quais já não conseguem mais abastecer adequadamente as suas populações. Nesta terça-feira (30), os prefeitos Edcarlos e Léo já estiveram na sede da Embasa em Salvador, onde conversaram com a Superintende de Operação da Região Sul, Poliana Carvalho, prestando informações imprescindíveis para a elaboração do projeto executivo.



Lavrador tem braço decepado em máquina trituradora em Malhada de Pedras

Foto: Malhada Online

Um lavrador de 33 anos teve metade do braço direito decepado em um acidente na Fazenda Lagoa dos Patos, zona rural de Malhada de Pedras, na última quinta-feira (25). O acidente aconteceu por volta das 10h quando o homem trabalhava em uma máquina de triturar ração e capim. Uma equipe do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) foi acionada e ajudou a socorrer o funcionário. O lavrador que estava consciente, foi encaminhado para o Centro de Saúde de Malhada, onde após os primeiros procedimentos de emergência foi encaminhado para o Hospital Professor Magalhães Neto em Brumado, onde ele passou por cirurgia. O estado de saúde dele não foi divulgado.

 



Policias civis repudiam portaria da SSP e ameaçam entrar em greve durante o carnaval

A portaria 080/2018 da SSP pretende obrigar a categoria a trabalhar no carnaval de Salvador, sob ameaça de “abertura de processos administrativos” contra os policiais que se recusarem a aderir à escal

A próxima Assembleia dos Policiais Civis ocorrerá nesta quinta-feira (1), das 10 às 12hs, na sede da Associação dos Funcionários Públicos da Bahia (AFPBA), localizada na Carlos Gomes, centro da capital baiana. O delegado-geral da Polícia Civil, Bernadino Brito, baixou a Portaria 080/2018, que, de forma compulsória, obriga a Polícia Civil a aderir às diárias e escalas de plantões, durante a realização do carnaval de Salvador, previsto para acontecer a partir de 8 de fevereiro. O vice-presidente do Sindpoc, Eustácio Lopes, classifica a medida como “autoritária” e “desrespeitosa” ao querer impor à categoria uma condição de trabalho análoga à escravidão. O sindicalista destaca que a diária no valor R$149 é incompatível com as despesas de alimentação, hospedagem e transporte. “Os policiais saem do interior para vir trabalhar na capital e esses valores são totalmente aviltantes. Os servidores acabam dormindo em viaturas e colégios. O governo ao invés de sentar para negociar e corrigir os valores pagos, institui uma Portaria que tem como objetivo ameaçar a categoria. O sindicato irá protocolar Ações Judiciais e vai promover mobilizações políticas em todo o Estado”, denuncia Lopes. O presidente do Sindpoc, Marcos Maurício, garante que o sindicato vai reagir de todas as formas para tentar ” barrar” mas esse golpe do Governo do Estado contra a categoria. “Não vamos ficar de braços cruzados diante de mais um ataque os direitos dos policiais civis da Bahia!”, enfatiza o dirigente sindical. 



Amélia Rodrigues: Brumadense é preso suspeito de integrar quadrilha de roubo de cargas

A carga roubada e o caminhão que fez o transporte foram apreendidos pela Polícia (Foto: PETO - Amélia Rodrigues)

A Polícia Militar de Amélia Rodrigues, região metropolitana de Feira de Santana, prendeu na noite desta terça-feira (30), uma quadrilha composta, a princípio, por quatro indivíduos, os quais são acusados de roubar cargas consideradas de altos valores, principalmente bebidas alcoólicas e alimentos. Segundo a PM, a operação teve início após uma informação passada pela Central de Comunicação Integrada (Cicom) da Secretária de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) de que um caminhão roubado de placa KKA-8170 com licença de Lajedo/PE estava transitando pela BR-324 sentido Feira/Salvador. Policiais do PETO - Pelotão de Emprego Tático e Operacional, conseguiram interceptar o veículo e prender Tiago Tauan Santos Rodrigues, morador do distrito de Humildes. À polícia, o suspeito informou que os seus comparsas estavam a bordo de um veículo Palio roubado de placa PJL 8061 com licença de Ribeiro do Pombal, o qual foi localizado no bairro do Areal, em Amélia Rodrigues, sendo que mais dois integrantes foram encontrados, sendo um deles, o brumadense Rogério da Silva Oliveira e outro Railan de Jesus Rezende. De acordo com a Polícia, Rogério já havia sido preso em Brumado, portando uma pistola Ponto40 e bloqueador de sinal de rastreamento. Já Railan possui diversas passagens por receptação de veículos roubados em Conceição do Jacuípe. Os suspeitos levaram os policiais ao bairro do Jardim Cruzeiro, em Feira de Santana, onde estava localizado o depósito com as cargas roubadas. Também foram encontrados três veículos: um Ecosport, um Fiat Fiorino e uma Ducato. A Polícia ainda informou que o comerciante Wilden Felix Costa era o proprietário do galpão, que posteriormente compareceu à delegacia e assumiu a posse do material roubado. Os suspeitos já foram autuados pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica e porte ilegal de arma de fogo e, junto com os veículos e a carga apreendida, foram levados para a Delegacia de Repreensão a Furtos e Roubos de Carga, em Feira de Santana, onde ficaram à disposição da Justiça. 



Moradores da região de Roça de Baixo clamam por reforma urgente do cemitério

A situação de precariedade do cemitério de Roça de Baixo é patente (Foto: 97NEWS)

A situação de precariedade de vários cemitérios do meio rural que acontece em várias localidades do meio rural de Brumado vem sendo um desafio para o setor de infraestrutura municipal, que, na medida do possível, vem buscando reverter esse quadro. Dentro deste cenário negativo, moradores de Comunidade de Roça de Baixo entraram em contato com a redação do 97NEWS para comunicar que a situação do cemitério da que atende também as localidades de Várzea de Areia, Fazenda Algodão e Várzea do Moço está muito deficitária, com mato tomando conta, muros caindo, ou seja, sem condições de se realizar sepultamentos. Eles informaram que há mais de 5 anos vem solicitando da administração municipal que fossem realizadas obras de recuperação, mas, até o momento, os apelos não foram atendidos. Eles esperam que, desta feita, a sensibilidade fale mais alto e que a recuperação seja feita, já que são cerca de 70 famílias que moram na região e que acabam sendo prejudicadas. Entramos em contato com o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, que, primeiramente comunicou que a responsabilidade dos cemitérios está com a secretária de administração e que um planejamento para a recuperação dos cemitérios do meio rural já está sendo feito, mas que irá estudar a possibilidade de antecipar a recuperação do referido cemitério, o qual inclusive recebeu uma visita recenda da equipe da SEMAD. 



Brumado: Detran oferece vagas de emprego

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Diretoria Geral do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) liberou o edital n° 01/2018 de processo seletivo simplificado destinado a contratação 49 de profissionais temporários de nível superior, em Regime Especial de Direito Administrativo – REDA. Serão contratados Técnicos de nível superior, por salário total de R$ 2.729,78, em cumprimento a jornada de 40 horas semanais. Os profissionais irão atuar em uma das unidades do Detran no Estado; Salvador, Feira de Santana, Camaçari, Vitória da Conquista, Brumado, Alagoinhas, Itabuna e Ilhéus. O processo de seleção constará de avaliação curricular, de caráter eliminatório e classificatório, através das informações prestadas por meio da ficha de inscrição, preenchida através do site selecao.ba.gov.br e dos documentos apresentados conforme edital de convocação a ser publicado. A validade do processo seletivo será de um ano, a contar da data da publicação da sua homologação, podendo, antes de esgotado esse prazo, ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração, por ato expresso do Departamento Estadual de Trânsito – Detran do Estado da Bahia. As inscrições poderão ser efetuadas no período de 6 a 16 de fevereiro de 2018, exclusivamente via internet. Não será cobrado taxa de inscrição.



Brumado: Eleitores que deixaram para fazer o recadastramento biométrico vão ter que enfrentar fila

Um grande número de pessoas deverá procurar o Fórum Eleitoral em Brumado neste último dia do prazo para o recadastramento biométrico (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

No último levantamento feito pelo Cartório da 90ª Zona Eleitoral de Brumado, cerca de 48 mil eleitores brumadenses já realizaram o recadastramento do título eleitoral por meio do novo sistema biométrico.  Em entrevista ao 97NEWS, o chefe o cartório eleitoral, Igor Araújo, informou que houve uma procura significativa neste último mês de cadastramento principalmente aos sábados.  A oferta de atendimento sempre foi maior que a demanda de procura, já nesta reta final do prazo estabelecido a procura mais que dobrou de pouco mais de 250 senhas por dia para 500 senhas diárias. Em dezembro de 2017, segundo dados do próprio TER, ainda existia cerca de 8 mil eleitores que ainda não haviam regularizado seus títulos em Brumado.  Do início do ano de 2018, até a presente data desta entrevista, foram realizados cerca 5 mil recadastramentos, restando agora cerca de 3 mil para concluir a totalidade do município que atualmente conta com 51 eleitores. Porém, como o prazo se encerra hoje (31), o chefe o cartório acredita que não será possível atender a todos, o que deverá fechar o ciclo em cerca de 97% de títulos regularizados, o que é um número altamente positiva e mostra que os eleitores de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras estão bem conscientes nesse sentido. Os inadimplentes terão seus títulos cancelados e poderão ficar privados de benefícios sociais de programas governamentais. Mas, ainda será dada uma oportunidade, pois a Justiça Eleitoral estará estendo um prazo até o final do mês de abril para esse eleitores se regularizarem e possam ficar aptos a votar nas próximas eleições e assegurarem seus benefícios sociais.

O trabalho está sendo intenso neste último dia (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Bahia: Inscrições para concurso da Polícia Civil começam amanhã (1º)

Foto: Divulgação

As inscrições para o concurso público que oferece 1.000 vagas na Polícia Civil da Bahia começam às 10h (horário de Brasília) desta quinta-feira (01) e seguem até 2 de março. Para participar, os candidatos devem acessar o site da Fundação Vunesp. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet. Após efetuar a inscrição, o site gera um boleto que deve ser pago na rede bancária. A inscrição apenas será considerada válida depois do pagamento. A taxa custa R$ 160 para os candidatos que vão disputar uma das vagas para delegado e R$ 140 para quem for concorrer aos cargos de investigador de polícia ou de escrivão. A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) publicou na última sexta-feira (19), no Diário Oficial do Estado (DOE), o Edital Saeb 01/2018 de abertura de inscrições. Das 1.000 vagas, 880 são para investigador, 82 de delegado e 38 para escrivães. Segundo o governo do estado, o impacto econômico das contratações será de R$ 31,4 milhões, em 2018. Em junho de 2017, o Estado realizou concurso da Polícia Militar (PMBA) e Corpo de Bombeiros (CBMBA) com 2.750 vagas (duas mil para a PMBA e 750 para o CBMBA). Ainda em 2017, realizou concurso para oficiais, sendo 60 da PM e 30 para o Corpo de Bombeiros.



Domingo: Projeto `Verão Mix´ da AABB

Foto: Divulgação

Neste domingo, dia 4 tem mais. O melhor da música ao vivo, aulão de dança, sorteios de brindes e muita alegria para você. A programação recheada de lazer e diversão, para todas  as idades segue com a participação do DJ Chickem Liro e show com Som de Barzinho. E ainda, sorteio de brindes e Grupo Swing Dance. E mês de férias na Associação Atlética Banco do Brasil. Por tanto, domingo (4), não esqueça, teremos aulões de dança, som ao vivo e sorteio de brindes para a galera. Lugar perfeito pra passar o domingo com a família não é mesmo! Venha pra AABB! Aqui a diversão é garantida!



Carnaval de Salvador: Policiais usarão câmeras acopladas à farda e drones

Foto: Amanda Oliveira/GOVBA

Policiais que trabalharão para garantir a segurança durante o carnaval de 2018 em Salvador usarão câmera acoplada à farda, a "Body Worn", e drones nos circuitos das festas. Além disso, como nos anos anteriores, portais de segurança serão montados para controlar a entrada de objetos de risco, com detectores de metal, nos locais de realização do evento. Ao todo, serão 42 equipamentos para revistas pessoais. As informações foram anunciadas em coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira (30) pelo governo da Bahia, No total de R$ 70 milhões, R$ 44 milhões  serão aplicados em pessoal, tecnologia e infraestrutura para garantir a segurança da festa. O governador Rui Costa informou que o carnaval contará com mais de 25 mil policiais e bombeiros militares nos sete dias de festa. Em Salvador, além de cuidar da segurança nos circuitos Dodô, Osmar e Batatinha, as polícias Civil, Militar, Técnica e o Corpo de Bombeiros também estarão presentes nos carnavais dos bairros. “Esses R$ 44 milhões são para segurança, envolvendo as áreas da Polícia Militar, polícia civil e bombeiros. Com certeza teremos esse ano mais um carnaval de paz, como foi o ano passado. Ano após ano, estamos aprimorando os requisitos. Se ano passado tivemos portal da segurança, esse ano além dos portais vamos introduzir drones para facilitar mapeamento de todo percurso. Isso vai agilizar a ação da polícia e a ação de intervenção”, disse o governador Rui Costa.



Bahia: Carro com quatro pessoas da mesma família bate em árvore e parte ao meio; mãe e filhos morrem

Foto: Edivaldo Braga/Blogbraga

Uma mulher de 28 anos, e os dois filhos, de 7 e 11 anos, morreram após o carro em que estavam sair da pista e bater em uma árvore, na BR-020, entre as cidades de São Desidério e São Domingos. O acidente aconteceu na tarde desta terça-feira (30). Com o impacto da colisão, o veículo partiu ao meio, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A hipótese inicial é de que o acidente tenha sido provocado por excesso de velocidade. De acordo com a polícia, o motorista que dirigia o carro, de 52 anos, é pai dos dois meninos e marido da vítima de 28 anos. Ele ficou preso às ferragens e foi socorrido para um hospital de Goiás. A PRF informou que o estado de saúde dele é estável. Ainda de acordo com a PRF, a família voltava do litoral da Bahia para a cidade de Planaltina, no Distrito Federal. 



Copa do Brasil: Vitória da Conquista fica no empate com o Boa e é eliminado

Foto: Luciana Flores

Vitória da Conquista mais uma vez amargou uma eliminação de Copa do Brasil. Na noite desta segunda-feira (30) o Bode recebeu o Boa Esporte, no Lomanto Júnior, e precisava apenas de um triunfo simples para avançar à segunda fase. Mas, apesar de ter mostrado evolução em relação aos primeiros jogos no Baianão, o Alviverde não conseguiu furar a forte marcação do time mineiro. O empate sem gols acabou dando a vaga ao Boa, que por ser melhor ranqueado jogava apenas por um empate. Com novo regulamento, a competição agora não possui mais jogos de volta nas duas primeiras fases. Com duelo apenas de ida, o clube melhor posicionado no ranking nacional de clubes joga por um empate para seguir no certame. Agora, o Conquista foca suas atenções na disputa do Baianão 2018, onde também não vive bom momento. Na sétima colocação, com três pontos ganhos, time conquistense volta a campo no próximo domingo (4), diante da Juazeirense, novamente no Lomanto Júnior.



ECAD: ACM Neto se esquiva ao ser questionado sobre polêmicas envolvendo direitos autorais

Foto: Conteúdo l 97News

O prefeito ACM Neto se manifestou sobre as acusações da cantora Marisa Monte e de outros artistas, que acusaram a prefeitura de Salvador de não pagar direitos autorais. O prefeito explicou que essa questão ainda está no aspecto judicial e que, por esse motivo, ele não pode dar resolução no momento. “Essas declarações não condizem com o conjunto de informações que temos na Prefeitura. Existe, de fato, uma diferença entre a prefeitura e o ECAD [Sociedade dos Direitos Autorais] que vem antes da minha gestão. Esse litígio está na Justiça que, portanto, aguarda deliberação do Poder Judiciário. Não está no poder discricionário do prefeito, como tentam sugerir as declarações, de pagar ou não pagar o acordo”, diz. “Existem muitas dúvidas se o montante cobrado é o devido. Não tem como eu chegar simplesmente e pagar R$ 5 milhões ou R$30 milhões ao ECAD. Por isso, a Prefeitura só vai poder agir após não haver dúvidas sobre o montante, ou seja, só vou poder agir depois que ela deixar de ser uma questão judicial”, afirmou Neto. O tema de direitos autorais voltou ao centro da polêmica após uma postagem da cantora Marisa Monte que foi publicado, nesta última segunda-feira (30), na sua conta oficial no Instagram.



Bahia encaixa duas boas jogadas e vence primeira partida na Copa do Nordeste

Foto: Reprodução l Sport TV

Na noite desta terça-feira (30), o Bahia foi à cidade de Teresina, capital do Piauí, encarar a equipe do Altos-PI, no Estádio Albertão. A partida foi válida pela 2ª rodada do grupo C da Copa do Nordeste. Apesar de não ter feito uma boa atuação, o tricolor cresceu no momento certo e conseguiu vencer por 2 a 0, gols de Kayke e Zé Rafael. O primeiro gol saiu aos 16 minutos da segunda etapa. Após escanteio para o time adversário, a bola caiu nos pés do meio-campista Vinicius, que limpou a jogada e fez excelente lançamento em profundidade. A bola encontrou o centroavante Kayke, que carregou e chutou forte, rasteiro, sem chances para o goleiro do Altos-PI. O gol que selou o triunfo veio aos 42 minutos da segunda etapa. Depois de bela jogada pela esquerda, Léo achou Kayke na área, que fez o pivô e rolou para Zé Rafael. O camisa 10 tricolor chutou forte, no canto e aumentou o marcador. Com o triunfo por 2 a 0 e, consequentemente os três pontos, o Bahia se recuperou na competição e assumiu de maneira provisória a primeira colocação no grupo C. O tricolor volta a campo no próximo domingo (4) para enfrentar o Jacobina, às 16h, pelo Campeonato Baiano.



Empresário de Aracatu é sequestrado em Brumado na noite desta terça (30)

Foto: Luciano Santos l 97News

Na noite desta terça-feira (30), um empresário natural da cidade de Aracatu ainda não identificado, foi sequestrado quando saia do seu comércio em Brumado. A família ainda não sabe o seu paradeiro. Os familiares seguiram imediatamente para a Capital do Minério para buscar informações. O último contato registrado pelo empresário antes de desaparecer foi por telefone. Assim que foram informadas do desaparecimento do empresário, as Polícias de Aracatu e Brumado iniciaram as investigações. Nesse momento as corporações da 34ª CIPM e a 20ª Coorpin intensificaram o monitoramento na cidade e nas rodovias que cortam o município de Brumado. Até o momento não há registro sobre o paradeiro do empresário. O 97NEWS acompanha de perto o desfecho desse fato, e a qualquer momento novas informações.



Chico Buarque denuncia ACM Neto por dívida de pagamento de direitos autorais

Chico reclama da falta de pagamento de direitos autorais no Carnaval e Réveillon | Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (30), o cantor e compositor Chico Buarque de Hollanda fez uma postagem em seu Facebook acompanhada de um vídeo, onde consta uma acusação contra a administração do atual prefeito de Salvador, ACM Neto. Na publicação, o artista alega que os direitos autorais dos eventos públicos como o Carnaval e o Réveillon promovidos na cidade não são pagos devidamente pela prefeitura. A publicação teve quase 500 curtidas e o vídeo obteve até então um alcance de 8,8 mil visualizações. Entre os comentários, há internautas aprovando e criticando a atitude do cantor. “É o trabalho dele. O prefeito está usando o trabalho dos outros sem pagar” dizia uma que apoiava Chico. “Gente que loucura, é carnaval deixa o povo se divertir, que direitos autorais meu Deus. Se for assim tem que cobrar de todas as cidades do Brasil, inclusive de mim que canto tuas músicas”, disse um internauta, se opondo a publicação. Na postagem, o compositor diz que “Salvador foi eleita a “cidade da música” pela Unesco e é a capital brasileira que mais promove festas e eventos ao longo do ano”. No entanto, continua Chico, “a Prefeitura da cidade é prejudicial e desrespeitosa com os autores, pois os direitos autorais de eventos públicos, como o Carnaval e o Réveillon, não são pagos devidamente”. O cantor ainda deixa explícito quais são os valores devidos pela prefeitura e ainda disponibiliza links de acesso para que o leitor seja redirecionado a sites com mais informações a respeito do assunto em questão. “Há dois anos, o débito era de cerca de R$ 30 milhões; em 2014, tentou-se que a Prefeitura pagasse R$ 8 milhões, mas a proposta foi recusada pelo prefeito ACM Neto”, detalhou o cantor. Ao final de sua publicação, ele convoca a população afirmando que é preciso enfrentar esse abuso. “A pressão é fundamental para a reversão desse quadro”. A atriz e produtora brasileira Paula Lavigne, em apoio a publicação feita pelo compositor, reproduziu a mensagem em seu Instagram.



Livramento: Animal na pista provoca engavetamento de três veículos na BA-148 próximo a barragem do Paulo

Foto: Livramento Hoje

Um animal na pista provocou por volta das 05h30m da manhã desta segunda-feira (30) um engavetamento de três veículos próximo a barragem do Paulo na BA-148, no município de Livramento de Nossa Senhora. Segundo informações da Polícia, um cavalo atravessou a rodovia e os veículos Toyota Hilux, um caminhão baú e um ônibus da Viação Novo horizonte se chocaram. Os condutores dos veículos, tiveram ferimentos leves e recusaram atendimento. O animal não ficou ferido. Ainda segundo a PM, os motoristas que transitam por esta rodovia deve ter atenção, pois há sempre animais naquela região. Os passageiros da Viação Novo Horizonte foram transferidos para outro ônibus. A polícia militar foi acionada para registro da ocorrência.