ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Familiares cobram de Rui Costa inauguração do presídio de Brumado, prevista para o fim de julho

Brasil: Bolsonaro afirma que extrapolou durante discursos nas manifestações de 7 de Setembro

Azeite da Chapada Diamantina conquista medalha de ouro durante concurso em Paris

Vitória da Conquista: Mulher é presa com maconha, cocaína e lança-perfume em ônibus

Brumado: Avenida Lindolfo Azevedo Brito será duplicação de 1 km e meio e terá ciclovia

Brumado: Busca pela 3ª dose da vacina contra a Covid tem sido satisfatória

Infectologista da Clínica Mais Vida destaca a importância de acompanhamento médico para síndrome pós Covid 19

Com queda de internações, Brumado poderá encerrar atividades da UPA Covid

Brumado: Boletim aponta 49 pessoas em tratamento por conta da Covid-19

Na Semana Nacional de Trânsito, SMTT realiza blitz educativa no centro de Brumado

Moradores registram vazamento de água no centro de Brumado; veja vídeo

Pediatra é assassinado dentro de consultório no oeste da Bahia

Brumado: Dois foragidos da operação 'Apópeira' se entregam à Polícia

Colisão entre ônibus que seguia para Abaíra e veículo de passeio deixa mortos e feridos

Brumado: Um homem foi preso durante operação das Polícias Civil e Militar; dois ainda são procurados

Bahia: Governo nomeia 39 investigadores da Polícia Civil e anuncia convocação de mais 171 professores

Brumado: Casos ativos da Covid-19 continuam em queda no município

Brumado: Com baixa adesão, Prefeitura realiza coleta itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos

Brumado: Homem é preso por tentativa de feminicídio contra a companheira no residencial Brisas II

Brumado: Major PM Leila Silva realiza sua primeira visita institucional à 20ª Coorpin



BUSCA PELO ARQUIVO "08/2021"

Segundo o IBGE, a Bahia é o 2º estado com mais desempregados do país

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A taxa de desemprego na Bahia caiu para 19,7%, no segundo trimestre deste ano, contudo o índice ainda é o segundo mais alto do Brasil. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (31), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC). De acordo com o instituto, a taxa de desocupação mede a proporção de pessoas de 14 anos ou mais de idade que estão desocupadas (não trabalharam, procuraram trabalho e estavam disponíveis para assumir), em relação ao total de pessoas que estão na força de trabalho, seja trabalhando (pessoas ocupadas) ou procurando (desocupadas). Já no 1º trimestre, a taxa de desemprego na Bahia atingiu o recorde de 21,3%, 1,6 ponto percentual a mais que o verificado neste segundo trimestre. Com isso, segundo o IBGE, a Bahia deixou de ter a maior taxa de desocupação do país, mas ficou em 2º lugar, abaixo apenas de Pernambuco (21,6%). A taxa baiana no segundo trimestre foi também a menor para o estado desde o primeiro trimestre de 2020, portanto desde o início da pandemia da Covid-19. O índice registrado na Bahia ficou bem acima da média nacional (14,1%) no 2º trimestre de 2021. A Bahia tem o maior número absoluto de desalentados do país ao longo de toda a série da PNAD Continua, desde 2012. No 2º trimestre de 2021, no Brasil, havia 5,581 milhões de desalentados, contingente que apresentou quedas tanto frente ao 1º trimestre de 2021 (-6,5% ou -388 mil pessoas) quanto frente ao 2º trimestre de 2020 (-1,8% ou -101 mil pessoas).

 



Jumentos estão ameaçados de extinção no Brasil

Foto: Reprodução

Em 2015, a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, recebeu um pedido de um investidor chinês: ele queria importar cerca de 1 milhão de jumentos por ano. O produto principal do jumento é a pele. Fervida, dá origem ao ejiao, um tipo de gelatina usada como medicamento popular pelos chineses, que promete saúde e vitalidade, como tônico antianemia, antifadiga e antioxidante. A demanda do mercado chinês é estimada entre 5 a 10 milhões de peles por ano. Cada animal rende 1,2 quilo de gelatina, vendida a cerca de US$ 800 e US$ 1 mil por quilo. No mundo, o plantel de jumentos era estimado em 44 milhões em 2018. No Brasil, em 400 mil. Uma edição especial do "Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science" trouxe um alerta dos pesquisadores da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP): a espécie está sob ameaça no país. "Se o abate não cessar, vamos ver a extinção dos jumentos no Brasil", afirma o professor Adroaldo Zanella, especialista em bem-estar animal e responsável pela publicação. Segundo dados da FMVZ-USP, o abate de jumentos aumentou mais de 8.000% entre 2015 e 2019, período em que foram mortos 91.645 animais. Entre 2010 e 2014, foram pouco mais de 1.000 abates no país. Em 2018, já havia chegado a 62.622. 

 

Foto: Divulgação l Adab

No auge dos abates, a descoberta de cerca de 800 animais em situação de extremo sofrimento no município de Euclides da Cunha (BA), levou o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal a ingressar com ação civil pública na Justiça Federal, que determinou a suspensão do abate em dezembro de 2018. Dos animais apreendidos, apenas 140 sobreviveram e vivem hoje na fazenda cedida por uma professora da Universidade Federal da Bahia, sob a proteção do Fórum. Em outubro de 2019, o então desembargador do Tribunal Federal da 1ª Região e hoje ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kassio Nunes Marques autorizou a retomada do abate, sob argumento que os frigoríficos geram cerca de 150 empregos diretos e 270 indiretos na Bahia. O pedido de liberação foi feito pela Advocacia-Geral da União (AGU), segundo a qual o país tinha 900 mil jumentos. Dados do Censo Agropecuário do IBGE mostram que o Brasil tinha 376.874 jumentos em 2017, último número disponível. Outros 615.498 eram muares (cruzamento de jumento com égua), que não conseguem se reproduzir. Com a liberação, o Ministério da Agricultura registra 28.936 abates na Bahia entre fevereiro e julho desde ano. Não há dados de 2020. A Agência de Defesa Agropecuária (Adab) estabeleceu no fim de 2020 normas de abate de jumentos, como proibição de abate de animais com menos de 90 quilos e limitação de até 40% do número de fêmeas. Fêmeas no terço final da gestação também não podem ser mortas. Procurada, porém, a Adab informou que não pode fiscalizar os frigoríficos que abatem jumentos, que são sujeitos à inspeção do Serviço de Inspeção Federal (SIF).

 



Psicóloga Paula Machado aborda o tema: Sabemos lidar com as perdas

Foto: Divulgação

O novo cenário mundial, do novo vírus da COVID-19, fez reverberar algo que esteve sempre presente, contudo, um grande tabu: a morte. Entretanto, citarei um ponto mais especifico dessa situação: o luto. E fica a questão do título, se sabemos lidar com as perdas. Talvez, nunca saberemos. A psicóloga Paula Machado observa que as fases do luto são componentes essenciais do processo de aceitação das perdas. É um tanto peculiar como temos consciência da finitude da nossa existência, mas não é costumeiro estar pronto para ela, falar sobre ela... Salienta que as perdas normalmente causam lágrimas, arrependimentos, desespero, e são reações normais, esperadas e necessárias para aliviar a tristeza causada pela morte de alguém querido. Todavia, será que elas seriam mais brandas se houvesse a compreensão e a aceitação da morte? A psicóloga alerta que o processo de luto ainda é um tabu. Ele é um processo que se inicia a partir da perda de uma pessoa querida ou de algo querido (lembrando que luto é uma ruptura, um fim com algo que direcionamos amor/apego). A pessoa enlutada entra em um estado de recolhimento, onde passa por uma trajetória emocional complexa, logo após a perda. Durante esse tempo, é comum que a pessoa enlutada aparente estar sempre triste, tenha crises de choro, se recuse a sair de casa e perca o interesse em atividades que antes amava. Da mesma forma, ela pode alimentar um conjunto de emoções e expressá-las de maneira que nem sempre são racionais, tais como: culpa, frustração, irritabilidade, desânimo, angústia, medo e desespero. Importante saber que as fases do luto não são vividas linearmente, cada indivíduo passa por essa experiência de modo singular. Não há regras para viver o luto. É comum ter negação, normalmente, a reação imediata ao ouvir a notícia da morte de alguém amado é rejeitá-la. A pessoa enlutada não acredita nem quer tentar acreditar na possibilidade de ter perdido um ente querido, então, rejeita a própria realidade. Tem um caráter de protegê-la de uma verdade inconveniente. Paula Machado pontua que o sujeito pode ser acometido por um grande sofrimento, o qual pode se prolongar por semanas ou meses. A pessoa enlutada chora, repensa as suas decisões e experiências de vida, se isola de familiares e amigos, podendo desenvolver um transtorno de depressão profundo e não conseguir chegar ao estágio de aceitação da morte. E é neste momento que a pessoa enlutada compreende a sua nova realidade, constituída pela ausência de quem partiu. Aceitar a perda não significa seguir a vida como se a pessoa amada nunca tivesse existido, não é esquecer os momentos partilhados e nem enterrar lembranças calorosas em um canto da mente. Portanto, aceitar significa conviver pacificamente com a perda. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868.



Receita adia para 30 de setembro prazo de regularização do MEI

Foto: Divulgação

Cerca de 1,8 milhão de microempreendedores individuais (MEI) com tributos e obrigações em atraso referentes a 2016 e a anos anteriores ganharam mais um mês para regularizar a situação. A Receita Federal prorrogou o prazo para 30 de setembro. Caso não quitem os tributos e as obrigações em atraso, ou não parcelados, de 2016 para trás, os MEI serão incluídos na Dívida Ativa da União. A inscrição acarreta cobrança judicial dos débitos e perda de benefícios tributários. Por causa das dificuldades relativas à pandemia, a cobrança não abrangerá os MEI com dívidas recentes. Somente os débitos de cinco anos para trás serão inscritos em dívida ativa. Débitos de quem aderiu a algum parcelamento neste ano também não passarão para a cobrança judicial, mesmo em caso de parcelas em atraso ou de desistência da renegociação. Segundo a Receita Federal, existem 4,3 milhões de microempreendedores inadimplentes, que devem R$ 5,5 bilhões ao governo. Isso equivale a quase um terço dos 12,4 milhões de MEI registrados no país. No entanto, a inscrição na dívida ativa só vale para dívidas não quitadas superiores a R$ 1 mil, somando principal, multa, juros e demais encargos. Atualmente, o 1,8 milhão de MEI nessa situação devem R$ 4,5 bilhões.



Vídeos mostram aglomerações em bares de Brumado durante o final de semana

Foto: Reprodução l Vídeo

O quarto fim de semana de agosto teve aglomerações em diversos locais de Brumado. No bairro Santa Tereza, pessoas sem máscaras de proteção contra a Covid-19 estavam em pé, ao som de música alta no meio da rua, em cenas que lembram as prévias de eventos na cidade. Imagens enviadas ao WhatsApp do site 97NEWS mostram uma multidão de pessoas em um bar do bairro Santa Tereza, na noite de sábado (28). 

Foto: Reprodução

Segundo o último decreto do Governo do Estado, os eventos que podem ter público de até 500 pessoas são: cerimônias de casamento, eventos urbanos e rurais em logradouros públicos ou privados, circos, parques de exposições, solenidades de formatura, passeatas e afins, funcionamento de zoológicos, museus, teatros e afins. Ainda segundo o decreto, permanece suspensa a realização de shows, festas, públicas ou privadas, e afins, independentemente do número de participantes, em todo território do Estado da Bahia.



Bahia se aproxima de 80% da população adulta vacinada contra a Covid com pelo menos uma dose

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Bahia tem 8.507.140 de pessoas vacinadas contra a Covid-19 com a primeira dose, dos quais 3.615.439 receberam também a segunda aplicação, e mais 254.772 vacinados com o imunizante de dose única. Ou seja, há 8.761.912 baianos que receberam, ao menos, a primeira dose de imunizantes contra o coronavírus e, entre estes, 3.870.211 completaram a imunização. Até esta segunda-feira (30), a Bahia já vacinou 79% da população baiana com 18 anos ou mais (estimada em 11.087.169) com, pelo menos, a primeira dose ou com a vacina de dose única e 34,9% está totalmente imunizada. 



Gel Sol disponibiliza vagas de emprego para Eletricista e Auxiliar

Foto: Divulgação

A empresa Gel Sol está disponibilizando vagas para Eletricista e Auxiliar para realizar instalação e manutenção em equipamentos, painéis solares e instalações elétricas. Os interessados devem ligar para 77 98852-1791. 



Vitória da Conquista: Caminhoneiro morre após carreta perder controle e atingir veículo

Foto: Reprodução

O motorista de uma carreta morreu, no último domingo (29),  após o veículo que dirigia bater em um caminhão, no Km 876 da BR-116, trecho  próximo ao povoado de Veredinha, na cidade de Vitória da Conquista. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista da carreta perdeu o controle do veículo e atingiu o caminhão. Conforme a PRF, a vítima ficou presa às ferragens e morreu ainda no local da batida. A carreta transportava uma carga de leite e creme de leite que acabou espalhada na pista. Parte da via preciso ser interdita. Não há detalhes sobre o estado de saúde do condutor do caminhão.



Caetité: Duas pessoas morrem em grave acidente envolvendo quatro veículos na BA-156

Foto: Divulgação l PM

No último domingo (30), um grave acidente envolvendo quatro veículos na rodovia que liga Caetité ao Distrito de Brejinho das Ametistas, tirou a vida de duas pessoas. O acidente aconteceu por volta de 23h quando de acordo com a polícia, após falha mecânica em um Gol, dois veículos, uma motocicleta Dafra e um Renault Duster, pararam para ajudar a sinalizar, momento em que um Siena colidiu com os veículos parados. O condutor do Duster, identificado como Nivaldo Fernandes Rocha, foi socorrido, mas não resistiu. O condutor do Siena, identificado como Ubirajara Santos, foi socorrido em estado grave e a passageira Jussara Santos Souza morreu no local. Os corpos foram removidos ao IML de Guanambi.



Brumado: Dois pacientes seguem internados por conta da Covid-19

Foto: Divulgação

Na segunda-feira, 30 de agosto, o município de Brumado registrou 9.760 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 2 internações, 196 óbitos, 139 pacientes em tratamento e 9.425 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Papa pede aos cristãos que orem e façam jejum pelo Afeganistão

Foto: Reprodução

O Papa Francisco pediu no domingo (29) aos cristãos de todo o mundo que orem e façam jejum pelo Afeganistão. Ele também fez um apelo: que se continue a assistir os necessitados, e rezou para que o diálogo e a solidariedade levem a estabelecer uma convivência pacífica e fraterna, oferecendo esperança para o futuro do país. "Em momentos históricos como este, não podemos permanecer indiferentes. Por isso, dirijo um apelo a intensificar a oração e a praticar o jejum, pedindo ao Senhor misericórdia e perdão", disse o pontífice.



Banco do Brasil e Caixa decidem deixar Federação Brasileira de Bancos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Banco do Brasil e a Caixa Econômica resolveram deixar a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e já avisaram a decisão ao ministro da Economia, Paulo Guedes, e ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. O motivo da saída se deve a um manifesto que a Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) deve publicar na segunda-feira (30), com um pedido de harmonia entre os três Poderes. A Febraban é signatária do documento. O entendimento dos bancos públicos, de acordo com fontes, é que a instituição, que representa o setor no País, é privada e está se posicionando de forma política, o que ambos, controlados pelo governo, discordam. No governo, quem liderou o movimento de ruptura dos bancos públicos com a Febraban foi o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, que mantém grande proximidade com Bolsonaro.



Vestido de 'capeta' prefeito de Jacobina inaugura unidade de saúde no município

Foto: Reprodução l Jacobina Notícias

O prefeito da cidade de Jacobina, Tiago Dias (PCdoB) escolheu um traje peculiar para inaugurar uma unidade de saúde no distrito Caatinga do Moura, naquela cidade. Ele utilizou pintura facial semelhante a utilizada pelo “Cãos”, tradicional grupo popular que participa da micareta local desde 1940. A entrega do equipamento ocorreu na noite da última sexta-feira (27). As caracterizações do prefeito já são conhecidas. Em outra inauguração semelhante, o gestor optou por uma traje de médico. Já na ocasião de sua posse, em janeiro deste ano, ele apareceu montado em um boi e vestido com gibão de couro.



Mãe morre e filha de 7 anos é alvejada por homem que invadiu fazenda em Barra da Estiva

Foto: Reprodução l Rede Social

Uma mulher de 26 anos, identificada como Maísa Pereira Caíres, morreu na noite de sábado (28), após um homem desconhecido invadir sua fazenda e disparar diversos tiros de arma de fogo. O fato aconteceu às 22h30, na zona rural da cidade de Barra da Estiva. A mulher chegou a ser socorrida pela Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos. Segundo a Polícia, além de Maísa, a sua filha, uma criança de 7 anos, também foi atingida por três disparos e está internada no Hospital da cidade. De acordo com a 34ª CIPM, rondas estão sendo realizadas em todo o município, mas, até o momento, o autor do crime não foi identificado. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local. O corpo de Maísa foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado para ser necropsiado.



Pix passará a ter limite de R$ 1 mil no período noturno para evitar golpes e fraudes

Foto: Reprodução l Agência Brasil

Em meio a aumento de relatos de golpes e fraudes que utilizam o Pix, o Banco Central anunciou na sexta-feira (27) algumas mudanças para aprimorar a segurança do meio de pagamento. As medidas devem se tornar efetivas em algumas semanas porque as instituições financeiras precisam se adaptar, de acordo com o BC. Entre as medidas anunciadas, o Pix passará a ter um limite de valor total transacionado de R$ 1 mil no período noturno, entre 20h e 6h para pessoas físicas e Microempreendedores Individuais (MEIs). Essa medida também vale para transferências entre contas do mesmo banco, cartões de débito e liquidação de TEDs. Esse limite será o padrão implementado pelos bancos. Se o cliente desejar um limite maior, ele poderá fazer esse pedido de alteração, explica o diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução do BC, João Manoel Pinho de Mello. O diretor também aponta que o limite não deve prejudicar os usuários porque nesse horário a grande maioria das transações é de valor bem menor ao limite estabelecido. "Ao impor R$ 1 mil, nós protegemos o patrimônio dos usuários, desincentivamos os criminosos e não prejudicamos a usabilidade do Pix para a enorme maioria das pessoas", explicou Pinho de Mello.



Vereador Beto Bonelly solicita mudas de Palmas para agricultores de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O vereador Beto Bonelly (PSB) indicou a prefeitura de Brumado que, através da Secretaria Municipal de Agricultura, venha a distribuir mudas de Palmas para os agricultores, com objetivo de melhorar a alimentação de seu rebanho nas longas estiagem em nossa região. "Sabemos o quanto o homem do campo sofre com as longas estiagens que assolam nosso município, e são muitos criadores que passam dificuldades com água e alimento para seu rebanho. Uma solução para alimentar aos animais seria a palma que é uma alternativa barata para complementar a alimentação destes animais nas longas estiagens" ressalta o parlamentar. A palma pode participar em até 50% da matéria seca da alimentação dos animais, combinada com outro volumoso, como, por exemplo, silagem de sorgo, milho, mileto ou cana como, recomenda especialistas. "Solicitamos a Secretaria de agricultura, a possibilidade de oferecer aos pequenos agricultores este recurso que vai fazer a diferença nas longas estiagens", disse o vereador.



Covid-19: Pesquisa aponta que metade das cidades aplicou 1ª dose em 70% dos adultos

Foto: Divulgação

De acordo com levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), e divulgado na sexta-feira (27), mais da metade dos 2.002 municípios ouvidos pela afirmou ter vacinado com a 1ª dose mais de 70% dos habitantes adultos. De acordo com o levantamento, 294 cidades (14,5%) já imunizaram mais de 90% das pessoas com mais de 18 anos, 896 (44,3%) municípios, de 70% a 90% da população, 590 (29,2%) cidades de 50% a 70% dos moradores adultos e 106 (5,2%) municípios, de 30% a 50%. Conforme divulgou a Agência Brasil, quando considerado o ciclo vacinal completo, nove municípios (0,4%) vacinaram mais de 90% dos adultos com as duas doses, 70 (3,5%) cidades entre 70% e 90% da população e 257 (12,7%) imunizaram entre 50% e 70% dos habitantes. Pouco mais da metade dos municípios entrevistados (50,9%, 1029 cidades) vacinou com as duas doses de 30% a 50% dos adultos e 470 cidades (23,2%) terminaram o ciclo de 10% a 30% do público-alvo. Segundo o estudo, 310 municípios disseram ter ficado sem vacina contra a covid-19, o equivalente a 15,3%. Outros 1.656 (81,9%%) não informaram ter passado pelo desabastecimento de imunizantes, enquanto 56 (2,8%) não responderam à pergunta. Ainda de acordo com a Agência Brasil, o levantamento mostrou que em 629 municípios (31,3%) houve redução do número de casos de covid-19, em 372 (18,4%) não foram registrados novos casos, em 645 (31,9%) os casos se mantiveram estáveis e em 332 (16,4%) ocorreu aumento. Os índices foram semelhantes aos registrados na edição anterior.



Guanambi: Prefeitura afasta servidora acusada de cobrar para marcar exames e consultas

Foto: Divulgação

Uma servidora da prefeitura de Guanambi,  acusada de cobrar para marcar exames e consultas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foi afastada pelo Executivo. Segundo a TV Sudoeste, a mulher, que trabalha na prefeitura há sete anos, é suspeita de receber valores de pessoas encaminhadas para procedimentos feitos em outras cidades, através do programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD). O caso foi descoberto após denúncia de um paciente. A funcionária havia pedido uma quantia para marcar exames em Salvador. Questionada pelo ocorrido, a prefeitura de Guanambi, através da secretaria de saúde local, disse que uma investigação vai apurar a denúncia. O órgão não informou o nome da servidora e disse que mesmo que a investigação não aponte irregularidades por parte da mulher, não será obrigada a manter o contrato da servidora. A funcionária recebia salário de R$1.485 em um contrato firmado sem concurso ou processo seletivo. 



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



João de Deus é preso em Anápolis acusado de estupro de vulnerável

Foto: Divulgação

Acusado de uma série de abusos sexuais contra mulheres durante atendimentos espirituais, João de Deus foi novamente preso nesta quinta-feira (26), em Anápolis, a 55 km de Goiânia. A prisão foi um pedido do Ministério Público. Ele estava cumprindo pena em regime domiciliar. A prisão é relativa à 15ª denúncia apresentada pelo MP contra o réu. Ele nega que tenha cometido os abusos. Ao G1, a defesa do acusado disse que recebeu a notícia da prisão com “espanto” e que “se mostra estarrecida diante da flagrante ilegalidade da nova prisão”. O advogado disse ainda que decisão da comarca de Abadiânia “atropelou conscientemente a outra decisão” que havia concedido prisão domiciliar humanitária para João Teixeira de Faria. A nota disse ainda que vai recorrer da decisão. João de Deus foi levado para a Central de Flagrantes de Anápolis. Ele deve ser encaminhado para o Núcleo de Custódia de Aparecida de Goiânia ainda na quinta-feira. De acordo com o Ministério Público, ao oferecer a última denúncia, foi feito um novo pedido de prisão contra ele pelo fato das vítimas se sentirem inseguras com ele cumprindo pena em regime domiciliar. Ainda de acordo com os promotores, a Justiça aceitou a denúncia, o tornando réu, e decretou a prisão. Ele já esteve detido no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital, entre dezembro de 2018 e março de 2020, mas, por causa da pandemia da Covid-19, foi autorizado a ficar em prisão domiciliar.