ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Grandes partidas das quartas de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa

Mulher com bebê no colo é empurrada de carro em movimento na Bahia; ex-companheiro é suspeito

Mãe posta nude em grupo de Whatsapp da escola do filho

Adolescente de Brumado morre afogado em lagoa da zona rural de Tanhaçu

Saúde vai integrar dados sobre acidentes, lesões e violência no país

Receita já recebeu mais de 1,86 milhão de declarações do IRPF 2024

Ministério da Agricultura manda recolher dez marcas de azeite

'Dom Brasílio Folia 2024': Léo Santana e Vitor Fernandes são atrações confirmadas para o evento

Aracatu: PM localiza desmanche de motocicletas e prende 5 pessoas

Ação resgata mulheres de falso centro terapêutico de pastores na Bahia

MP denuncia e Justiça mantém prisão de 4 envolvidos em esquema de venda de CNH no interior da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Agência de publicidade assina contratos com CBF que totalizam quase R$ 1,5 bilhão

Mulher é presa após incendiar casa de ex-companheiro em Jacobina



BUSCA PELO ARQUIVO "11/2021"

Paramirim: Mulher, criança e bebê de 1 ano morrem em grave acidente na BA-156

Foto: Divulgação l 46ª CIPM

Três pessoas morreram em um grave acidente, na tarde desta terça-feira (30), por volta das 13h40, na BA-156, trecho entre os municípios de Paramirim e Caturama. Segundo a 46ª CIPM, uma criança de 6 anos morreu no local. As outras três vítimas do acidente foram socorridas por uma equipe do Samu 192. No hospital, foram registradas as mortes de uma mulher de 55 anos e um bebê de 1 ano e 6 meses. A motorista do carro está no hospital, estável, com fraturas e ferimentos de acordo com o boletim médico, em quadro estável. A Polícia Militar e a Guarda Municipal preservaram o local até a chegada do Departamento de Polícia Técnica de Brumado (DPT). 



Guanambi: Caminhão carregado com carvão pega fogo

Foto: Reprodução l Rede Social

Um caminhão carregado com carvão pegou fogo na madrugada do último domingo (28), em Guanambi. As informações são da Folha do Vale. O caso ocorreu por volta das 5h, em uma Rua do bairro Beija-Flor. O Corpo de Bombeiros foi acionado e esteve no local. A Brigada Voluntária de Incêndio da Superintendência Municipal de Trânsito (SMtran), esteve no local para dar apoio com caminhão-pipa. Com o fogo, o veículo Mercedes-Benz modelo 1620 ficou totalmente destruído. Não houve ferido. Ainda não há detalhes sobre o que causou o incêndio.



Brumado: Pedreiro de 57 anos cai de andaime e tem os pés quebrados

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A queda de nível ocorreu, na manhã do último dia 22 deste mês, enquanto o trabalhador armava uma laje em uma obra de Brumado. De acordo com o pedreiro, Orlando Rocha de Almeida, 57 anos, ele fraturou os dois pés, foi socorrido e encaminhado ao hospital municipal. Ainda de acordo com o trabalhador, ele caiu de um andaime de aproximadamente 3 metros de altura, enquanto trabalhava na construção. Ele não usava o Equipamento de Proteção Individual (EPI). Como era um trabalho de diárias, ele não estava com a Carteira de Trabalho assinada. Sem a renda mensal, o pedreiro não tem condições de comprar muletas para auxiliá-lo no deslocamento. Contando com ajuda da população, ele pede a doação do acessório e de alimentos. "Sem as muletas não consigo colocar os pés no chão. Também estou sem renda e minha comida está acabando", disse ao site 97NEWS. À espera da cirurgia, ele não sabe por quanto tempo vai ter que ficar imobilizado. "Apenas a minha esposa trabalha, mas não dá pra pagar tudo, tem a despesa da família", afirma. Orlando mora na Rua Santa Madalena, no bairro São Jorge. Doações podem ser feitas pelo telefone 77 99927-8844.

 



Seeb/VCR denuncia projeto de precarização no Santander

Foto: Divulgação

Na manhã desta terça-feira (30), a diretoria do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região promoveu uma mobilização contra as demissões e a nova política de contratação de terceirizados que o banco Santander tem promovido. Nas agências de Conquista, os diretores distribuíram um panfleto alertando a categoria sobre os retrocessos em proporcionados pelo contrato terceirizado e também dialogou com a população a respeito dos impactos negativos dessa política de sucateamento para o atendimento ao público. O movimento sindical tomou conhecimento que na busca por expropriar ainda mais as bancárias e bancários, a direção do Santander tem demitido em massa e ocupado as vagas com contratos precarizados de terceirização. Com isso, as trabalhadoras e trabalhadores que têm sido admitidas/os para cumprir a mesma função exercida pelas bancárias e bancários, não tem direito aos benefícios conquistados pela categoria ao longo e anos de luta, além de um salário inferior. “Essa terceirização que tem sido implementada pelo Santander significa que os clientes que vão até o banco estão sendo atendidos por pessoas que não necessariamente são bancários. São trabalhadores que estão sendo contratados por empresas que estão prestando serviço sem vínculo direto com o Santander. É preciso que a população saiba disso para saber o que cobrar do banco quando não está sendo prestado um serviço de qualidade. Ao invés de melhorar as condições de trabalho, contratar mais bancários, para que dessa forma, a população seja melhor atendida, o banco tem é piorado a situação. É fundamental que os trabalhadores dos bancos tenham os direitos garantidos, uma jornada de trabalho respeitada e uma remuneração digna”, destaca Leonardo Viana, presidente do SEEB/VCR.



Operação apreende 800 quilos de explosivos irregulares na Bahia

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Uma operação da Polícia Civil apreendeu em Novo Horizonte, na Chapada Diamantina, mais de 800 quilos de explosivos na segunda-feira (29). A ação é um desdobramento da operação que localizou meia tonelada de explosivos irregulares – emulsão, cordel detonante e respoletas – no dia 23 deste mês na mesma cidade. Segundo a Polícia Civil, a ação foi feita pelo Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) e pela 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Seabra). Participaram também militares do Exército Brasileiro e Coordenação de Operações Especiais (Coe). “Desta vez conseguimos tirar de circulação mais de 800 quilos de cordel detonante. Vamos rastrear para qual destino esse material seria levado, se fosse para explosão de instituições financeiras, evitamos com essa apreensão diversos ataques”, disse o responsável pela operação o delegado, Thiago Almeida. Ainda segundo a polícia, o material passará por perícia antes de ser destruído.



Teste em urnas com ataques hackers não mostrou risco à eleição

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou na segunda-feira (29) o resultado dos testes de segurança feitos no sistema de urna eletrônica para as eleições de 2022. De acordo com o tribunal, foram encontradas cinco falhas – que deverão ser corrigidas até o dia do pleito, e que não são capazes de influenciar no resultado da eleição. “Nenhum dos ataques conseguiu ser bem sucedido relativamente ao software da urna. [...] Ninguém conseguiu invadir o sistema e oferecer risco para o resultado das eleições”, informou o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso. Os testes foram realizados durante seis dias e envolveram o trabalho de diversos especialistas em tecnologia da informação, que tentaram acessar o sistema das urnas, a fim de identificar possíveis falhas de segurança. Ao todo, 26 investigadoras e investigadores inscritos colocaram em prática 29 planos de ataques ao sistema. Destes, 24 não conseguiram ultrapassar nenhuma barreira de segurança. Previsto inicialmente para terminar na sexta-feira (26), o teste se estendeu até o sábado a pedido do grupo de investigadores da Polícia Federal. Pela primeira vez, a prorrogação foi prevista no edital, totalizando 6 dias de testes.



Após chuvas, moradores da zona rural de Brumado sofrem com lamaçal e estradas ruins

Foto: Reprodução l Vídeo l Leitor 97NEWS

Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. A triste realidade de quem mora na zona rural de Brumado é a mesma há anos. Com a chuva que tem caído nos últimos dias, moradores voltam a enfrentar problemas que já são antigos em comunidades e distritos. Mais uma vez, a população pena com as péssimas condições das estradas, que chegam a ficar intransitáveis por conta dos buracos e do lamaçal. Com o acesso caótico, os carros e os ônibus ficam atolados e tem dificuldade para seguir viagem. Alunos e trabalhadores dependem do transporte público para ir e vir. Um dos moradores registrou a situação na região de Formosa e Arrecife. "É só chover que o episódio se repete", lamentou no vídeo. 

 

Foto: Reprodução l Vídeo l Leitor 97NEWS

O problema afeta também, os alunos da rede municipal. "Tenho postando aqui imagens das dificuldades que nós temos enfrentado nos últimos dias. E não é uma situação nova. Novos podem ser os sucessivos dias de chuva, que acredito já serem consequência da intervenção humana na natureza. Novas são as crianças entre 03 a 15 anos que utilizam o transporte escolar e têm suas vidas postas em risco diante das estradas em péssimas condições", afirma.

 

Foto: Reprodução l Vídeo l Leitor 97NEWS

De acordo coms os moradores, em dias 'normais' as estradas nos oferecem buracos e poeiras. Em dias chuvosos lama e danças dos transportes por conta de trechos que ficam escorregadios. "É triste, lamentável e desumano. Quantas vezes mais eu e outros moradores vão precisar postar essas imagens que são o retrato do descaso com toda uma comunidade que anseia pelo direito de ir e vir com segurança e dignidade? Poder público, olhe por nós", disse ao site 97NEWS a moradora Eliana Reis.



Vitória da Conquista: Polícia prende homem que levava 29 tabletes de maconha em carro

Foto: Divulgação

Policiais militares apreenderam 29 tabletes de maconha na noite deste domingo (28) em Vitória da Conquista. Um homem foi preso na ação. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), agentes da 77ª Companhia Independente da Polícia Militar faziam patrulha no bairro de Vila Elisa, quando abordaram um veículo modelo Celta. O motorista teria fica nervoso, o que fez os PMs desconfiarem de algo. Após vistoria, os policiais encontraram os tabletes de maconha. De acordo com o comandante da unidade, major Vagner Ribeiro, além dos entorpecentes, também foram localizados duas balanças, uma tesoura, uma fita isolante e embalagens para armazenar drogas. O homem e a droga encontrada foram apresentados no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) da cidade. 



Resultado do Enem 2021 deve ser divulgado em fevereiro de 2022

Foto: Divulgação

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os resultados das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem ser divulgados em 11 de fevereiro do ano que vem. A data foi confirmada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização do exame, durante entrevista coletiva. De acordo com o presidente do Inep, Danilo Dupas, o comparecimento neste domingo (28), segundo dia de provas, foi de 70%. Conforme divulgou a Agência Brasil, o presidente do instituto também confirmou que está aberto o prazo para que os estudantes que não compareceram aos locais de prova por problemas logísticos ou por doenças infectocontagiosas,  peçam a reaplicação do exame. O gabarito oficial e os cadernos de questões serão divulgados depois de amanhã (1º) pelo Inep.



Governo aumenta para 5 mil o limite de pessoas em eventos na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Governo da Bahia aumentou de três para cinco mil pessoas o limite máximo de público em eventos no estado. O novo decreto foi publicado nesta terça-feira (30), no Diário Oficial. A medida é válida até 10 de dezembro de 2021, e modifica um outro decreto, publicado no último dia 26. Segundo o governo, a medida vale para cerimônias de casamento, eventos urbanos e rurais, em logradouros públicos ou privados, circos, parques de exposições, solenidades de formatura, feiras, passeatas e afins; parques de diversões, museus e similares, desde que observados os protocolos sanitários. Ainda de acordo com o decreto, os espac?os culturais, como cinemas e teatros, vão funcionar com o devido controle dos fluxos de entrada e sai?da nas depende?ncias dos locais para evitar aglomerac?o?es. O decreto ainda prevê que em todos os casos o acesso do público fica condicionado à comprovação de vacinação, mediante apresentação do documento fornecido no momento da imunização ou do Certificado COVID, obtido por meio do aplicativo "Conect SUS" do Ministério da Saúde.



Casos de Covid tem leve oscilação em Brumado; 6 ativos e 1 internado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na segunda-feira (29), o município de Brumado registrou 9.900 casos confirmados da Covid-19. O Boletim da Secretaria Municipal de Saúde mostra um pequena oscilação nos casos, sendo que na segunda-feira, 6 pacientes encontra-se em tratamento. Conforme a Pasta, um paciente foi internado por conta da doença. Do total de casos até agora, 9.697 já estão recuperados da Covid. Durante o período crítico da doença, Brumado registrou 197 óbitos. 

 

 

Foto: Divulgação


'Brumadinho de açúcar': Buracos em ruas causam prejuízos e acidentes de trânsito

Foto: Leitor l 97NEWS

Os moradores de Brumado, na Região Sudoeste, estão preocupados com a situação das ruas da cidade. É que os buracos estão provocando acidentes. No período de chuva os buracos aumentam e ficam encobertos, o que deixa a situação ainda mais perigosa. Os moradores também relatam prejuízos por conta da rede de esgoto, na qual deixou de receber manutenção por parte do município, com a alegação de que a responsabilidade é da Embasa. Na última sexta-feira (26), um caminhão baú carregado com blocos de cerâmica ficou com a roda enterrada após parte do calçamento ceder em um via do bairro Baraúnas (veja aqui). "Olha ai a vergonha de Brumado, buraco em quase todas as ruas. Quem vai pagar o prejuízo?", disse um comerciante do bairro. Outra situação registrada por populares foi na tarde desta segunda-feira (29) na Avenida Centenário, uma das principais vias de acesso ao centro comercial da cidade. 

 

Foto: Leitor l 97NEWS

Nas imagens recebidas pela Redação do site 97NEWS mostram um veículo HB20 branco com a frente destruída após cair em um buraco da via. Revoltados, comerciantes contam que a situação acaba prejudicando as vendas na região. "Os condutores estão com medo de trafegar nas ruas. Você não sabe se será engolido por um cratera ao passar por uma avenida ou rua, e tudo isso por conta de desleixo da administração e da empresa Embasa", disse. O comerciante Douglas Silva disse que é necessário ter muita cautela para evitar acidentes já que às vezes algumas pessoas não enxergam os buracos. "Tem que ter muito cuidado porque aqui você vem à noite, não sabe do buraco. Quando vê já está em cima e não tem jeito de frear", disse.

 



Brumado: Mais uma terceirizada da Coelba é acusada de atrasar salários de colaboradores

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após ex-colaboradores da LC Empreendimentos, terceirizada da Coelba, realizarem manifestação em frente ao escritório da empresa na última semana, em Brumado (veja aqui). Funcionários de mais uma empresa procurou a Redação do site 97NEWS para denunciar o descaso das terceirizadas aos trabalhadores de Brumado e Região. Na manhã desta segunda-feira (29), os funcionários, que são terceirizados da empresa Endicon, estão há mais de duas semanas sem receberem os salários. Outra reclamação é o ticket alimentação, que não é repassado há cerca de dois meses. "No caso da LC, a Coelba não passou o valor das rescisões. E no caso da Endicon, a gente ainda não se certificou com a Coelba qual o motivo para os atrasos", afirmou Maria Cecília, secretária geral do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil e do Mobiliário da Região do Sudoeste da Bahia (Sintracom-Sudoeste). De acordo com Cecília, várias ligações já foram feitas ao escritório da Endicon, que fica localizado em Belém (Pará), mas não há uma solução. "Já ligamos várias vezes e não há uma solução por parte da empresa, eles não falam", disse. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Conforme os colaboradores da Endicon, o medo é de um calote, já que há rumores de que a empresa estaria deixando o município de Brumado. "Tanto na LC, quanto na Endicon, o risco de um [calote] é grande. Na LC já são dois meses sem receber os valores após baixa na carteira e até hoje não receberam nada. A Coelba diz que a culpa é da LC, e a terceirizada diz que a culpa é da Coelba. Mas os trabalhadores é que ficam no prejuízo", diz. Ainda conforme o Sindicato, a empresa foi notificada e um prazo de dez dias foi estipulado para resolver a situação. "Demos dez dias para que a empresa se manifeste e pague os ex-colaboradores da LC. Se não cumprir dentro desse prazo, ai sim vamos acioná-la na justiça", explicou. Com relação a Endicon, Maria Cecília disse que a empresa não tem cumprido com as obrigações em boa parte do Estado onde ela possui contrato. "A Endicon, onde ela tem contrato na Bahia, ela está com problemas, inclusive teve algumas cidades que ela já foi embora e nem fez a rescisão dos trabalhadores", afirma.

 



Variante Ômicron representa risco global muito alto, alerta OMS

Foto: Divulgação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, nesta segunda-feira (29), que o risco global relacionado à variante Ômicron do coronavírus é "muito alto", dadas as possibilidades de que a cepa escape à proteção das vacinas disponíveis e tenha "vantagens" na transmissibilidade. "Dependendo dessas características, pode haver surtos futuros de Covid-19, que podem ter consequências graves, dependendo de uma série de fatores, incluindo os lugares onde esses picos podem ocorrer", explicou a entidade, em relatório técnico. A OMS ressaltou que a cepa, caracterizada como "variante de preocupação" na sexta-feira, tem até 36 mutações na proteína S ("spike" ou espícula), usada pelo vírus como veículo de ligação com as células humanas. Segundo a Organização, essa característica é "preocupante" porque tem potencial de reduzir a eficácia dos imunizantes. Porém, ainda há incertezas em relação à efetividade das vacinas, o nível de transmissibilidade da variante e a capacidade dela de causar casos graves da Covid-19. A OMS exorta a comunidade internacional a acelerar a campanha de vacinação, especialmente entre os grupos mais vulneráveis, e preparem os sistemas de saúde. "O uso de máscaras, distanciamento físico, ventilação do espaço interno, prevenção de multidão e higiene das mãos continuam fundamentais para reduzir a transmissão do SARS CoV-2, mesmo com o surgimento da variante Ômicron", reitera a OMS.



Prefeito de Brumado anuncia antecipação da 2ª parcela do 13º salário

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Prefeitura Municipal de Brumado anunciou que vai antecipar o pagamento da segunda parcela do 13º Salário do servidor público. De acordo com a administração, o depósito será realizado na próxima terça-feira (30). Antes o pagamento era feito no dia 20 de dezembro, mas a antecipação proporcionará aos servidores antecipar as compras de final de ano, bem como possibilitará o aquecimento do comércio local. 



Campanha 'Natal solidário - Convida 20 Sem Fome' arrecada alimentos para famílias carentes

Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (26), foi lançada em Livramento de Nossa Senhora uma campanha denomindada de de: "Natal Solidário - Convida 20 Sem Fome. Segundo os organizadores, o objetivo é arrecadar alimentos e produtos essenciais para doar às famílias carentes no natal. As doações poderão ser realizadas até o dia 18 de dezembro. Para isso, diversos pontos de coleta estão sendo instalados em mais de 33 comércios parceiros da instituição na cidade. Poderão ser doados alimentos que compõem a cesta básica. O registro de pessoas que recebem doações pode acontecer de duas maneiras: A primeira é quando a própria pessoa procura o ponto fixo da instituição localizada na Rua Miguel Tanajura -- que também servirá como ponto de coleta. No local, um voluntário elenca perguntas que irão traçar o diagnóstico da necessidade, para fins de ser catalogado, mapeado e inserido como propensa necessidade de doação. A segunda é quando agentes comunitários de saúde, voluntários, benfeitores e colaboradores informam a necessidade observada em determinada família ou grupo de pessoas. Um grupo de voluntários visita o local para averiguar as condições humanas e socioeconômicas em que as pessoas apontadas estão vivendo, para que assim, sejam cadastradas a receber doações. O contato direto com a instituição pode ser realizado através da página oficial no instagram @Convida.20 ou nos telefones: (77) 99115-3359 / (11) 99647-4362. 

 



Chuvas deixam 50 pessoas desabrigadas e causam transtornos em Anagé

Foto: Reprodução l Rede Social

A chuva que caiu neste final de semana no município de Anagé, deixou cerca de 50 pessoas desalojadas. Segundo a Defesa Civil do Estado, as precipitações também deixaram vias públicas e imóveis alagados. Também houve queda de árvores e muros. A rede elétrica se danificou e uma torre ficou em risco de desabamento. Famílias ainda tiveram perdas materiais, mas ainda não há uma estimativa dos prejuízos. Segundo o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), há a possibilidade de chuvas nesta segunda-feira (29), com menos precipitações nesta terça-feira (30). A partir da quarta-feira (1°), as chuvas devem voltar até pelo menos a sexta-feira (3). 



Carro é danificado e motorista por pouco não é linchado em Brumado

Foto: Reprodução l Rede Social

Um carro foi danificado a socos e pontapés, na noite do último sábado (27), na Praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura), em Brumado. O condutor que dirigia o veículo -- um Honda City -- foi agredido e por pouco não foi linchado. A confusão aconteceu logo após o jogo entre Plameiras e Flamengo. Após vencer o Rubro Negro por 2x1, o Palmeiras sagrou-se campeão da Copa Libertadores da América. Segundo vídeos compartilhados em redes sociais por pessoas que estavam no local, dezenas de jovens permaneceram na rua após o evento. Os veículos que passavam iam devagar, mas o condutor que dirigia o Honda teria acelerado, chegando a encostar em algumas pessoas, o que teria causado a reação descontrolada do público. Em seguida, o vídeo também mostra torcedores agredindo o homem. O motorista do carro -- que ficou destruído -- não havia sido identificado até o momento desta publicação. A PM conteve a confusão. A Polícia também informou que houve diversas ocorrências envolvendo motocicletas que apresentaram irregularidades. Veja o vídeo:



Brumado: Sem pneus, carro é incendiado no bairro Dr. Juracy

Foto: Leitor l 97NEWS

Um carro que estava estacionado às margens do Rio do Antônio, em Brumado, pegou fogo na madrugada deste domingo (28). O local possui uma vegetação densa e pouco movimento. A Polícia Militar foi acionado para registrar a ocorrência. Ninguém ficou ferido e ainda não há detalhes do que causou o fogo, nem quem seria o dono do carro. O veículo ficou totalmente destruído e sobrou apenas a carcaça. Os moradores informaram que acordaram com a fumaça entrando nas casas. No entanto, as rodas foram retiradas antes do carro pegar fogo. O veículo modelo Fiat Uno possui placas de Brumado. A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar o incêndio. 



Após tentar por 27 vezes, vendedor ambulante passa em concurso da Polícia Militar da Bahia

Foto: Reprodução l TV Subaé

O vendedor de água mineral, Daniel Santos Oliveira, de 27 anos, não conteve a emoção ao saber que foi aprovado no concurso público da Polícia Militar da Bahia. A vitória veio após 27 tentativas e cerca de cinco anos de estudos intensos. Daniel começou a vender água mineral há cerca de sete anos, quando ficou desempregado. O dinheiro conquistado com as seis horas de vendas diárias no semáforo da Avenida Artêmia Pires, no bairro do SIM, era usado para pagar o cursinho preparatório do exame. A rotina puxada de trabalho, cursinho e estudos em casa ainda foi marcada por tentativas frustradas: Daniel chegou a passar em Engenharia Civil, na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), mas a carga horária não deixava tempo livre para o trabalho. "Ou eu cursava engenharia civil e passava fome ou seguia trabalhando e estudando para concurso público. Eu preferi continuar estudando para o concurso público", afirmou. Além disso, o estudante "bateu na trave" da convocação em sete dos 27 concursos prestados durante cinco anos. Além disso, o vendedor até foi aprovado duas vezes em concursos da PM em São Paulo, mas a nomeação não foi consolidada. Apenas em 2019, o jovem foi aprovado no concurso da PM da Bahia, mas ainda foi necessário esperar mais de um ano para de fato comemorar. Há cerca de uma semana, Daniel foi aprovado no teste de aptidão física (TAF) e venceu todas as etapas para a nomeação. Para o estudante, a vitória só seria melhor se pudesse comemorar com a mãe, Alcione Almeida Santos. Aos 42 anos, a mãe de Daniel morreu, um dia depois dele saber que o concurso tinha sido homologado e ele seria chamado.