ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Eleições 2024: PT deve ter candidato próprio na disputa pela prefeitura de Brumado

Brumado: Mulher de 52 anos é vítima de dengue hemorrágica

Grandes partidas das quartas de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa

Mulher com bebê no colo é empurrada de carro em movimento na Bahia; ex-companheiro é suspeito

Mãe posta nude em grupo de Whatsapp da escola do filho

Adolescente de Brumado morre afogado em lagoa da zona rural de Tanhaçu

Saúde vai integrar dados sobre acidentes, lesões e violência no país

Receita já recebeu mais de 1,86 milhão de declarações do IRPF 2024

Ministério da Agricultura manda recolher dez marcas de azeite

'Dom Brasílio Folia 2024': Léo Santana e Vitor Fernandes são atrações confirmadas para o evento

Aracatu: PM localiza desmanche de motocicletas e prende 5 pessoas

Ação resgata mulheres de falso centro terapêutico de pastores na Bahia

MP denuncia e Justiça mantém prisão de 4 envolvidos em esquema de venda de CNH no interior da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado



BUSCA PELO ARQUIVO "06/2014"

Manifestação em prol da permanência do Fórum

Foto divulgação do movimento

Em notícia divulgada aqui no 97news semana passada falamos da provável desativação de algumas comarcas no interior da Bahia inclusive aqui na região sudoeste. Acidade de Boquira localizada há 220 km de Brumado realizou manifestação hoje contra esta ação da justiça baiana.

 

 

 

A manifestação aconteceu pela manha começando em frente a Câmara de Vereadores e seguindo para a BA 156 localizada há três quilômetros do centro da cidade.

 

Os manifestantes indignados com o fechamento do fórum colocaram fogo em madeiras provocando a obstrução da pista para chamar a atenção de quem trafegava no local naquele momento.

 



Irresponsabilidade provoca acidente grave

Foto Iago Santana

A irresponsabilidade na condução de veículos nas rodovias da Bahia tem provocado acidentes espetaculares, revelados milagres e destruído famílias para sempre. Foi o que aconteceu mais uma vez no trecho que liga a cidade de Aracatu a Vila Mariana.

 

Durante uma ultrapassagem um motorista a que dirigia um carro Honda Civic perdeu o controle durante uma curva e bateu na lateral de um caminhão que trafegava em sentido contrário. O impacto foi tão forte que o Honda capotou várias vezes, ficando totalmente destruído.

 

Milagrosamente os ocupantes do carro que provocou segundo informações o acidente, nada sofreram de tão grave. No caminhão morreu um cachorro e o motorista não teve lesões.

 

Se este acontecimento servisse como exemplo para os milhares de condutores que trafegam nesta BR, com certeza dificilmente iria acontecer acidentes deste tipo, lamentavelmente esse não foi o último e pela imprudência dos condutores poderá não ser o último a acontecer com tanta gravidade.



A arma quando resolve acaba atrapalhando

Foto divulgação da Policia Militar

A cidade de Malhada poderia esta lamentando agora mais uma tragédia provocada pelo ódio e o rancor, e graças a Deus e a sorte da vítima isso não se concretizou. No último sábado (28) por causa de desavenças quase uma pessoa seria assassinada dentro de um bar.

 

Domingo de Honorato adentrou em um portando uma pistola 765 procurando o mecânico Miquéias para assassiná-lo. Os dois entraram em luta corporal e Honorato foi desarmado. A arma foi entregue a polícia e o agressor esta sendo procurado pelas autoridades competentes.



Ocorrências das ultimas 48 horas registradas

Foto de uma das ruas onde aconteceram os arrombamentos

No Bairro Malhada Branca duas residências foi arrombada pela porta dos fundos e os ladroes levaram um aspirador de pó, eoutros equipamentos

Bairro Olhos D’água uma moto foi roubada de um folião que estacionou o veiculo e quando retornou o local estava vazio.

Uma mulher foi assaltada na porta de sua casa no Bairro Santa Teresa, levaram dela dinheiro documentos e os óculos.



Discussão em bar termina em morte

Foto Marcos Oliveira

Uma simples discussão poderia ser uma coisa de momento, e após o desfecho da disputa de ideias tudo poderia continuar na normalidade de quando começou o bate-papo. Nem sempre isso acontece, e de uma simples discussão pode até terminar em uma fatalidade. Pode ter sido isso o causador de mais um assassinato em Caetité.

 

Hoje (30) pela manha a capital do urânio baiano registrou mais um crime. Fruto de uma briga em um bar uma pessoa foi assassinada com duas facadas. A vítima foi um homem conhecido como Egídio proprietário do Bar Amaral que na hora da agressão foi socorrido pelo SAMU 192, mas não resistiu aos ferimentos morrendo na Unidade de Pronto Atendimento do município onde aconteceu o desentendimento.



26 ocorrências atendidas no final de semana

Foto Arquivo 97

O final de semana em Brumado foi mais um de muito trabalho para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. 26 ocorrências foram registradas e atendidas pelos integrantes do SAMU nas últimas 48 horas dentro do município, sendo 08 acidentes de carros e motos, 17 casos clínicos e uma agressão.

 

Colisão de moto com moto nas Ruas Euclides da Cunha e na Praça João Romão. Queda de moto próximo a Escola Roberto Santos, acidente de moto na Rua Brasília no Bairro Novo Brumado. Acidente de moto na BR 030, colisão de carro com moto na Avenida João Paulo I, queda de moto no Campo Seco I e queda de moto na Rua da Delegacia no Bairro do Hospital.



Do lixão para o doutorado em medicina

foto R7

Ele tinha tudo para dar errado. Mas decidiu contrariar os paradigmas de um garoto pobre, negro e criado em meio à violência, drogas e alcoolismo. Cícero Pereira Batista tem 33 anos que podem ser triplicados pelas experiências que viveu. Após tirar literalmente do lixo sua esperança de uma vida melhor, hoje comemora a conquista do diploma de médico conquistado graças à obstinação, como ele mesmo define.

 

 

No dia 6 de junho deste ano, o menino Juca se tornou o Dr. Cícero Batista. Na formatura foi ovacionado por professores, colegas e os pais daqueles que costumavam discriminá-lo por ser negro e pobre.

Foi na quadra 20 da QNL, mais conhecida como Chaparral e pelos altos índices de violência, que o então menino Cícero cresceu. Na época ainda era chamado de Juca pelos sete dos 20 irmãos que conseguiram sobreviver à pobreza.

 

Quando tinha apenas três anos, o pai morreu e o futuro que já seria difícil se tornou pior. A mãe de Cícero encontrou no álcool a fuga para as mazelas da periferia que tomaram conta de sua casa. O irmão mais velho passou a traficar e usar drogas. Momentos que marcaram a mente de Juca.

 

 

— Meu pai, antes de morrer, pediu ao meu irmão mais velho que cuidasse de nossa família, mas ele não suportou. Ele se envolveu com as drogas e passou a usá-las dentro de casa. Isso aqui era cheio de gente drogada. Eu via meu irmão cheirando cocaína ao meu lado.

 

Em meio ao caos, Cícero buscou meios para sua própria subsistência. E o foi buscar no lixo o que comer. Entre lágrimas, ele lembra o que precisava fazer para comer e ajudar a irmã mais nova.

 

— Eu tinha que chafurdar no lixo para encontrar comida. E muitas vezes encontrava pedaço de carne podre, iogurte vencido, resto de comida que ninguém queria. Era aquilo que me alimentava. E no meio do lixo surgiu a minha oportunidade de uma vida melhor.

 

No meio aos restos, Cícero encontrava livros e discos de vinis velhos. Os livros passaram a ser o refúgio de tanta desgraça. Os vinis, a trilha de uma trajetória que ele jamais imaginava percorrer.

 

— Eu lia tudo que encontrava pela frente. Eram livros velhos manchados pelo chorume de lixeiras de supermercados, mas era a única coisa que eu tinha. Os vinis eu escutava na casa de um vizinho. Beethoven e Bach foram minhas inspirações.

 

A irmã de Cícero o matriculou na escola pública próxima a sua casa. Só conseguiu chegar ao ensino técnico graças à ajuda de professores e amigos. Decidiu fazer o curso de técnico em enfermagem que passou em segundo lugar na seleção feita pelo Cespe, banca que integra a UnB (Universidade de Brasília).

 

Ao concluir o curso logo veio a primeira vitória. Foi aprovado no concurso da Secretaria de Saúde para técnico em enfermagem e passou a trabalhar no HRT (Hospital Regional de Taguatinga). Mas ainda era pouco para quem estava acostumado com tanta dificuldade. Então ele buscou o que já procurava desde a infância. Passou para o vestibular de medicina em uma faculdade particular de Araguari.

 

Cícero estudava de segunda a sexta-feira e aos fins de semana tirava plantão de 40 horas no HRT. Não tinha outro jeito. Acabava perdendo as aulas da manhã de segunda, mas tinha a ajuda dos professores. O salário que recebia ia todo para o pagamento da mensalidade. Sobrevivia de doação e da própria determinação.

 

Como a rotina estava muito difícil, Cícero decidiu fazer o Enem e tirou nota suficiente para lhe garantir uma bolsa de estudos em uma faculdade particular do DF. Passou a estudar medicina no Gama onde enfrentou o preconceito racial e a rotina de estudos. Mas para quem trazia cicatrizes da infância, ser vítima de preconceito era apenas mais uma etapa a ser vencida.

 

— Eu nunca pensei em desistir. Meus companheiros sempre foram os livros e a música clássica me dava leveza de espírito para seguir em frente. Eu pensava que se Beethoven se tornou um dos grandes compositores da história eu também poderia me tornar um bom médico. E deu certo.

 

No dia 6 de junho deste ano, o menino Juca se tornou o Dr. Cícero Batista. Na formatura foi ovacionado por professores, colegas e os pais daqueles que costumavam discriminá-lo por ser negro e pobre.

 

Hoje faz questão de contar a própria história no lugar onde tudo começou. A casa ainda sem nenhum conforto na QNL 20 é o lugar que abriga a mãe e os livros achados no lixo e nas paradas de ônibus. Os planos agora são outros, mas sempre focados em dias melhores.

 

— Eu quero justificar a confiança que meus professores e meus amigos depositaram em mim. Por isso estou focado em me tornar um bom médico, dar uma vida melhor para minha mãe e depois me especializar em psiquiatria ou pediatria. Mas ainda penso estudar Direito, quem sabe. (r7)

 

CONTINUE LENDO


Não é brasileiro mas forma cidadão na Bahia

Foto google

Instalado em 2000 na periferia de Salvador, o projeto social "Mata Escura Novo Rumo" tem ajudado a formar jovens de famílias de baixo poder aquisitivo. A iniciativa - mantida pelo jogador da seleção da Itália e do Milan Mário Balotelli, desde 2008 - preza pela prática do esporte e do lazer, oferecendo atividades como boxe, capoeira, futebol, futsal, judô, teatro e escotismo. Também oferece cursos profissionalizantes.

 

Moradora do bairro há mais de duas décadas e ex-aluna do projeto, Jaciane Neves, 26 anos, por exemplo, formou-se em contabilidade e já trabalha na área. "Acredito que o projeto me ajudou a entender as questões sociais. Foi lá, aos 12 anos, que me formei cidadã", considera ela, que chegou a dar aula de reforço escolar para crianças do projeto. A irmã de Jaciane, Jucimara Neves, 23 anos, também ingressou no projeto ainda jovem, aos 10 anos, quando Balotelli ainda nem conhecia a Bahia. (imprensa da capital)



Um crime contra a alma e o coração

Foto Marcos Paulo

Agenora Medeiros Vieira que batalhou tanto com a sua família durante anos e anos para construir um lar e ter um aconchego maior ao colocar a cabeça no travesseiro, lamentavelmente foi vítima de bandidos que não tem alma nem coração. Além de arrombarem a casa dela e levar R$ 1.000,00 eles tocaram fogo na casa da mulher. 

 

 

O crime aconteceu no domingo as duas e meia da madruga na Vila Presidente Vargas enquanto a dona Agenora e sua família estavam na zona rural visitando amigos e familiares. Os vizinhos quando perceberam o fogo na casa ainda tentaram evitar o incêndio, mas com o desabamento do teto a ajuda ficou impossibilitada e tudo foi praticamente queimado no interior da residência.

 

 

 

De acordo com a dona da casa o roubo já tinha anunciado já que em dezembro enquanto a família dela estava também na roça, a janela da casa foi forçada por bandidos na tentativa de arrombamento. Este ano jogaram uma pedra em cima da casa possivelmente para saber se tinha alguém dentro da casa e recentemente durante uma festa na Rua da Palha jogaram uma bomba em cima da sua residência e quebraram quatro telhas.



Acidente de moto deixa mulher sem o braço

Foto I.A.

A moto é um dos veículos mais charmosos e elegantes existentes na terra, e se apresenta como uma condução rápida, eficaz e de fácil manuseio, mas quando acontecem acidentes envolvendo esses veículos deixam marcas eternizadas nas pessoas que conseguem sobreviver. Uma dessas marcas ficará para sempre em uma vítima de acidente de moto na região de Itapetinga.

 

O acidente envolvendo o casal José Ricardo Magalhães Santos, de 38 anos, e Maria de Fátima Oliveira Pereira, de 37 aconteceu na noite do ultimo sábado dia 28 de junho, quando eles trafegavam de Itapetinga para Macarani. Ao perder o controle do veiculo eles se chocaram contra a proteção lateral de uma ponte e Fátima acabou tendo o braço amputado na hora do choque. As vitimas não correm risco de morrer, no entanto Fátima ficará com esta marca violenta no corpo para sempre.



Bancos voltam a ser saqueados na região

Foto montagem Cledeilton Santos

Bancos voltam a ser explodidos no sudoeste baiano. A ação dos bandidos aconteceu na pequena cidade de Itaquara localizada há 247km de Brumado. Os arrombadores chegaram à cidade na madrugada de ontem (29) por voltas das duas da madrugada, colocaram dinamite nos caixas eletrônicos dos bancos do Brasil e Bradesco e explodiram tudo. Esta não é a primeira vez que a cidade sofre com a ação de um grupo fortemente armado.



Assessor poderá ser suspenso da Copa

Foto UOL

A FIFA confirmou que está investigando denúncia de ato de violência do assessor da CBF Rodrigo Paiva durante o jogo entre Brasil e Chile, neste sábado, em Belo Horizonte, quando houve confusão entre as duas seleções ao final do primeiro tempo, já no caminho para o vestiário.

 

Segundo a FIFA, o seu Comitê de Disciplina abriu um processo e avalia as acusações de que Paiva teria entrado em conflito com um jogador chileno, no túnel do estádio do Mineirão. Paiva é credenciado pela Fifa e atua como assessor de imprensa da CBF.

 

Após o jogo de sábado, jogadores chilenos acusaram o brasileiro de ter acertado um soco no atacante Mauricio Pinilla. "O que aconteceu foi que o chefe da imprensa de vocês acertou o nosso jogador. A confusão terminou assim", disse Maria José, funcionária do departamento de comunicação da Federação Chilena. Paiva, no sábado, explicou o incidente: "Foi uma confusão generalizada, não foi algo só comigo. Só que o Pinilla veio para cima de mim e eu apenas me defendi. Reagi empurrando ele."



Violência domestica é grande no sul da Bahia

Os municípios baianos já registraram 3.828 casos de violência doméstica e abusos sexuais neste ano. A localidade com maior quantidade de ocorrências é Salvador, com 1.830 notificações. Na segunda colocação, com 211 casos está Barreiras.

 

Na terceira posição parece Bom Jesus da Lapa, com 176, seguido de Feira de Santana, que tem 175 ocorrências. No sul da Bahia, os municípios com maior quantidade de casos de violência doméstica e abusos sexuais são Itabuna e Ilhéus. Juntos, os dois municípios contabilizam 102 notificações.

 

Outros municípios sul baianos que notificaram casos são Barro Preto, Buerarema, Camacã, Gandu, Iguaí, Itororó, Pau Brasil e Una. Em todo o estado ocorreram 63 mortes por violência doméstica, 24 em Salvador.



Foto Cledeilton Santos

O forró do Bairro Olhos D’água está fazendo sucesso neste final de semana. Com a ajuda do poder executivo local o bairro montou uma mega estrutura para receber os visitantes de outros logradouros do município e de outras cidades.

 

 

 

Um dos grandes momentos marcantes da festa que começou na última sexta-feira dia 27 e termina hoje foi a apresentação da Quadrilha Junina do bairro realizador da festa. Com uma grande apresentação e conquistando o público que se encontrava no local, o grupo de dançarinos deu um show à parte.

 

A programação musical do Forró do bairro Olhos D’água terminará hoje com a apresentação dos músicos Ed Rossi, Lázaro Jacarine e Rasta Chinela.

 

Confira as fotos dos dois primeiros dias de folia.



Estão roubando até o estado de direito

Foto Clériston Afonso

Os ladrões agora não estão poupando nem os carros oficiais dos poderes públicos que podem ser facilmente identificados em qualquer lugar.  A EBDA teve o veiculo roubado no ultimo dia 27 durante a madrugada.

 

O carro oficial estava estacionado na Praça J. J. Seabra em Caculé nas  proximidades da casa de um funcionários do órgão do governo do Estado da Bahia. A Policia recuperou o carro na manha de ontem dia 28 quando foi localizado estacionado na BA 617 rodovia que dá acesso a cidade de Condeúba.



Funcionários da Casa tambem cairam no forró

Foto Cledeilton Santos

Durante o São João várias instituições realizam suas comemorações no ritmo do forró. Em Brumado não só as empresas particulares, mas também as públicas promovem seus encontros para afinar a amizade entre funcionários e acender o espírito de parceria para o restante do ano.

 

 

Os funcionários da Câmara de Vereadores de Brumado realizaram mais um ano de confraternização junina. A festa que foi bancada pelos próprios funcionários e patrocinadores aconteceu no Clube do Sindicato no dia 13 de junho. Gente bonita, comida típica, bebidas e som ao vivo deram o tom da festa que contou com a presença da imprensa, políticos e empresários. Para uma das organizadoras Núbia “a festa é já se tornou uma tradição e tem como objetivo principal a confraternização entre colegas de trabalho”.



Feira ganhou mais de 20 milhões

Duas apostas acertaram as seis dezenas da Mega-Sena, levando um prêmio de R$ 21.337.822,84 cada. O sorteio do concurso de número 1612 foi realizado neste sábado (28), em Nova Veneza (SC).

 

O próximo concurso da Mega Sena, que acontece na quarta-feira (2), terá prêmio estimado em R$ 3 milhões. Veja as dezenas: 06 – 13 – 17 – 36 – 42 – 51. As apostas ganhadoras foram feitas em Feira de Santana, na Bahia, e no Rio de Janeiro.



A vida lhe deu uma segunda chance

Às vezes a vida dá uma segunda chance as pessoas para que elas possam corrigir o que esta errado e recomeçar com novos passos uma nova caminhada. Foi o que aconteceu ontem Leonardo S. Rocha, de 19 anos, residente no Bairro Durvalina Andrade em Itambé localizada há 187km de brumado.

 

 

O rapaz estava com amigos na Rua Arnaldo de Oliveira quando um elemento chegou por trás e lhe disparou dois tiros na sua cabeça. Um tiro acertou na testa e outro na altura do ouvido atravessando o crânio e saindo do outro lado. De acordo com o médico que atendeu a vitima no hospital de Itambé Leonardo não corre risco de morrer e deu muita sorte. Leonardo já fez a cirurgia em Vitoriada Conquista e esta em recuperação.

 



Saiu a adversário do Brasil na Copa

Foto imagem yutube

O Brasil terá como adversário das quarta de finais na próxima sexta-feira, na Arena Castelão, em Fortaleza, a boa Seleção da Colômbia. Os comandados do técnico argentino José Pekerman foram soberanos e venceram a Seleção do Uruguai ontem (28) à noite no Maracanã pelo placar de 2 x 0.

 

a Colmbia preicsa vencer o Brasil para pela primeira vez e em toda a sua história atingir as quartas de finais de uma Copa do Mundo e de maneira invicta com 4 jogos e quatro triunfos convincente. Destaque da partida para James Rodríguez, autor de ambos os gols colombianos.



Imagens da comemoração em Brumado

Foto Cledeilton Santos

Confira as imagens que marcaram as comemorações na Praça da Prefeitura, após a classificação sofrida do Brasil hoje.