ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Chuvas abaixo da média na Bahia previstas para junho podem afetar safra de milho, aponta Inmet

Centro Espírita promove feijoada beneficente em Brumado neste domingo (26)

Tudo pronto para o Forró do Sítio Novo 2024 as 17h

PF fecha empresas de segurança que atuavam de forma ilegal em Vitória da Conquista e em mais 16 cidades da Bahia

Prefeitura de Brumado confirma realização de eventos juninos na cidade

Anagé: Policial denunciado pelo MP por estupro de vulnerável é preso no sul baiano

CDL de Brumado solicita instalação de semáforos em vias do centro comercial

Embasa e Bahiagás firmam protocolo de intenção para geração de bioenergia

Policiais de São Paulo poderão parar gravação de nova câmera corporal quando quiserem

Cidade do norte da Bahia registra 88 tremores de terra em um dia

Cem quilos de maconha são apreendidos pela Polícia em Guanambi

Brasil poderá dobrar produção de gás natural em 4 anos

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits



BUSCA PELO ARQUIVO "03/2023"

Pai é preso acusado de cometer maus-tratos contra filho de 4 anos no Sul da Bahia

Foto: Reprodução l Rede Social

Um homem foi preso por suspeita de cometer maus-tratos contra o filho, de quarto anos, em Almadina, no Sul baiano. A prisão ocorreu nesta quinta-feira (30) em uma fazenda na zona rural do município. O acusado foi identificado como Maurino Alves dos Santos, de 25 anos. Conforme a TV Santa Cruz, um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia local pelo Conselho Tutelar de Almadina após a escola onde a criança estuda comunicar a suspeita de maus-tratos. Na ocasião, o garoto apresentava febre e hematomas espalhados pelo corpo. Durante o cumprimento do mandado de prisão, outra criança, de nove anos, foi encontrada no local. Junto com irmão dormia em um colchão sujo, no chão, em um ambiente de insalubridade, segundo informou o Tenente Coronel Robson Farias, comandante da Polícia Militar (PM) de Itabuna. Conforme a Polícia Civil, na casa do acusado foram encontradas duas armas. O fato ocorreu durante a operação Força Total, realizada em todo o estado. A delegada Ana Cristina Bastos, que interrogou o acusado, disse que o homem confessou, afirmando que cometia as agressões após ingerir bebida alcoólica. 



Lens Ótica inaugura nova loja em Brumado com foco no atendimento e entrega rápida

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Inaugurou nesta sexta-feira (31), em Brumado, a nova loja da Lens Ótica, com novidades que vão desde o atendimento humanizado, focado e nas necessidades específicas de cada cliente, a produtos diferenciados voltados para todos os públicos, como lentes com grau e óculos esportivos. Localizada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 375, a loja dispõe de uma grande variedade e opções de diversas marcas de armações para óculos de grau, além de profissionais preparados para dar suporte às diferentes demandas dos clientes. E na semana de inauguração, a Lens Ótica informa que qualquer armação, o cliente só paga R$ 89,90.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A vendedora interna, Daiane Silva explica que a ótica busca oferecer às pessoas, conforto e adaptação para que o cliente saia se sentindo bem consigo mesmo ao escolher os óculos. “O grande diferencial nosso é o atendimento. A gente não entrega os óculos e esquece do cliente. Muito pelo contrário: a nossa preocupação é que a partir do momento que o cliente pegou os óculos, buscamos saber como está a adaptação dele”, diz Silva. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ela ressalta ainda ainda a preocupação com o bem estar do cliente. “Procuramos o ideal para se adequar ao dia a dia, assim como o formato de armação que também influencia, pois tem medidas específicas para que possamos melhorar a visão e a adaptação”, explica. Para isso, a empresa investiu em tecnologia e equipamentos modernos, “Temos o nosso laboratório próprio, o que amplia a nossa oferta de entrega imediata do produto em algumas horas. Nossos equipamentos são de ponta, para não ocorrer erro de tomada de medida [da formação visual de cada pessoa que precisa usar óculos]. Tem muita coisa que é feita por equipamentos, como cálculos na lente, para trazer de volta a qualidade visual”, disse. 

Conheça a nova loja

A Lens Ótica -- Seu jeito de ver -- está localizada na Avenida Antônio Mourão Gumarães, 375, Centro de Brumado. Telefones (77) 99189-7943 / 99126-4106. Saiba mais no nosso Instagram: @lensoticabdo



PM prende homem com drogas em Brumado

Foto: Divulgação

Uma guarnição da CIPE/Sudoeste prendeu, na noite de quinta-feira (30), um indivíduo por suspeita de tráfico de drogas durante abordagens realizadas em Brumado. De acordo com a CIPE, o suspeito foi detido com quatro papelotes contendo uma substância análoga a cocaína, totalizando cerca de 200 gramas, além de um aparelho celular. Após a prisão, o homem foi conduzido a Delegacia local, onde foram adotadas as providências legais cabíveis. Não foi informado a localidade da apreensão.

 

 



Malhada de Pedras: Homem acusado de agredir a esposa é preso com arma de fogo na zona rural

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um homem foi preso em Malhada de Pedras, Sudoeste baiano, acusado de agredir a esposa. Segundo a 34ª CIPM, enquanto faziam rondas na comunidade da Lagoa do Barro, zona rural do município, os militares foram parados por populares que informaram que um homem estaria agredindo sua mulher dentro da residência do casal. De posse das informações, os PMs foram averiguar a situação e se depararam com a mulher que estava com sinais de agressão. Durante a ocorrência, foi descoberto que o homem de 39 anos tinha em sua posse uma espingarda. Diante dos fatos, o acusado foi encaminhado à Delegacia de Brumado. O caso aconteceu na última segunda-feira (27).



Baianos podem ter até 65% de desconto na conta de energia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Mais de 1,2 milhão de baianos têm direito à Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), mas ainda não estão cadastrados junto à Neoenergia Coelba? para receber o desconto, que pode chegar a 65% na conta de luz. De acordo com a concessionária de energia elétrica do estado, para ter direito, a pessoa precisa estar cadastrada nos programas sociais do Governo Federal e estar com o Número de Inscrição Social (NIS) ou Número do Benefício (BPC/LOAS) atualizados. O cadastro pode ser feita por meio do WhatsApp da Neoenergia Coelba (71 3370-6350), site oficial, pelo telefone 116, ou em um dos pontos de atendimento da empresa espalhados por todo o estado. Apenas com a numeração em mãos, o cliente pode solicitar o benefício da TSEE à concessionária. Vale ressaltar que não existe limite de prazo para solicitação. O consumidor pode se cadastrar a qualquer tempo para usufruir do benefício, desde que atenda aos pré-requisitos de classificação, apresente a documentação necessária e a concessão do benefício seja validada. A Coelba destaca ainda a necessidade de manter o cadastro atualizado para continuar recebendo o benefício. 



Paramirim e Brumado disputam prêmio de melhor utilização dos recursos da mineração no Brasil

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Dez municípios da Bahia disputam o “Prêmio Municípios Mineradores”, que reconhece a boa gestão no setor. Em sua 2ª edição, a premiação é uma idealização do Ministério de Minas e Energia, realizado pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração) e pela ONG Agenda Pública. Lista de vencedores será divulgada em 31 de maio durante cerimônia em Brasília. Ao todo, disputam o prêmio 200 municípios brasileiros nos quais há a presença da mineração, sendo as cidades de Andorinha, Barrocas, Brumado, Campo Alegre de Lourdes, Jacobina, Jaguarari, Juazeiro, Maracás, Nordestina e Paramirim no estado da Bahia. São 78 municípios da Região Sudeste, 47 do Centro-Oeste, 32 do Norte, 26 do Nordeste e 17 da Região Sul do país. “O objetivo do prêmio é mapear e reconhecer o bom desempenho da gestão nos municípios com atividades de mineração. Queremos destacar boas práticas na entrega de serviços públicos à população, resultado de uma boa governança pública”, afirma Sergio Andrade, cientista político e diretor-executivo da Agenda Pública. Serão concedidos oito troféus e oito selos de reconhecimento de Qualidade da Governança Pública nas seguintes categorias: saúde, educação, proteção social, infraestrutura, meio ambiente, gestão, finanças públicas e desenvolvimento econômico. Além dos vencedores em cada categoria, o prêmio irá reconhecer também destaques regionais em cada região brasileira. Para serem premiados, os municípios necessitam ter apresentado práticas de gestão pública com bom desempenho ao longo de 2022 em relação ao atendimento das necessidades da população e a transformação da realidade local.



Mais de 90% das mulheres encarceradas na Bahia são negras, aponta Defensoria Pública

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma pesquisa realizada pela Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA) revelou que 92% das mulheres encarceradas no estado são negras. Segundo os dados, divulgados na quarta-feira (29), 81% se autodeclaram pardas e 11% negras. O estudo analisou processos de 286 mulheres que estão nos sete estabelecimentos prisionais femininos que integram o sistema penitenciário da Bahia. Em 75% dos casos as mulheres não recebem qualquer tipo de visita. Os dados evidenciam ainda a realidade econômica das mulheres privadas de liberdade. Antes da prisão, 71% não possuíam qualquer fonte de renda, 20% afirmaram que recebia de R$ 500 a um salário mínimo e os outros 9% recebiam de 1 a 2 salários mínimos. Em relação a idade, a grande maioria nos presídios são jovens de 18 a 29 anos (52% das entrevistadas). Logo em seguida, representando 32% estão mulheres entre 30 e 40 anos. 12% têm idade entre 41 e 50 anos e 4% possuem de 51 a 60 anos. De acordo com a defensoria, apenas uma mulher foi identificada com idade superior a 60 anos. Quanto a educação, 3% não foram alfabetizadas ou estão em processo de alfabetização e 8% são alfabetizadas e apenas 10% possuem o ensino médio completo. A pesquisa foi realizada pela Assessoria de Gabinete para Pesquisas Estratégias da DPE -BA. Os dados foram coletados sem entrevistas ou mediações. As informações são do G1.



Estudante da USP que desviou mais de R$ 900 mil da comissão de formatura vira ré por estelionato

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Após confessar que desviou mais de R$ 900 mil originários da comissão de formatura de estudantes de medicina da Universidade de São Paulo (USP), a aluna Alicia Dudy Muller Veiga se tornou ré por estelionato. Diante da repercussão do caso envolvendo a discente, o Ministério Público denunciou Alicia por oito estelionatos consumados e uma tentativa, denúncias estas que foram aceitas pela Justiça de São Paulo nesta terça-feira (28). Além de admitir que desviou o dinheiro, a estudante confessou que apostou parte do dinheiro em casas lotéricas, pagou parcelas do aluguel do apartamento que residia, alugou um carro e comprou aparelhos eletrônicos para uso pessoal. Apesar das confissões, a defesa de Alicia comunicou que só irá se pronunciar oficialmente a respeito da situação, depois que tiver acesso ao processo.



Após ser demitido pela Globo, Cleber Machado é contratado pela Record

Foto: Reprodução l Redes Sociais

O narrador esportivo Cléber Machado foi contratado pela Record TV, segundo anúncio da emissora em suas redes sociais. O jornalista trabalhou durante 35 anos na Rede Globo, até ser demitido na semana passada. A TV Record já começou a divulgar imagens de Machado no Twitter e Instagram da emissora. O comentarista vai estar na transmissão das finais do Campeonato Paulista que começa neste domingo (2). Em entrevista ao portal Uol, Cléber disse que a justificativa passada pela Globo foi puramente financeira e que não se abateu com a demissão. "Queria sair? Não, queria me aposentar lá, mas estou na boa, tocando a vida, sem crise, sem choro. A vida continua e vamos ver o que se apresenta", afirmou na época.



Bombeiros de Jequié se especializam em Captura e Transporte de Enxames de Abelhas

Foto: Divulgação

Quinze militares do 8º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM/Jequié) concluíram na quarta-feira (29), o Curso de Captura e Transporte de Enxames de Abelhas, instruído pelo Sindicato Rural de Jequié, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O objetivo foi preparar os profissionais para melhor conduzir ocorrências com os bichos. 

Foto: Divulgação

Os militares ampliaram técnicas, conheceram equipamentos utilizados, visitaram apiários - conjunto de colmeias, além da experiência de atender casos na natureza, durante os três dias de aprendizagem. De acordo com o comandante da unidade, coronel Bruno André Faneli Moreira Aguiar, além das atividades práticas, os bombeiros conheceram mais sobre as espécies, características, estrutura social e, principalmente, a importância ecológica.



Anvisa identifica problemas no processo de produção e suspende alimentos da marca Fugini

Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a fabricação, a comercialização, a distribuição e o uso de todos os alimentos produzidos pela empresa Fugini Alimentos na sua fábrica localizada em Monte Alto, no interior do estado de São Paulo. A medida foi publicada na última segunda-feira (27), através de uma resolução. De acordo com a agência federal, a suspensão da comercialização, da distribuição e do uso é válida apenas para os produtos em estoque na empresa. Os principais alimentos fabricados pela empresa são molhos de tomate, conservas vegetais e outros molhos, como maioneses e mostardas. A medida é preventiva e foi adotada após a realização de uma inspeção sanitária conjunta realizada pela Anvisa, pelo Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo e pela Vigilância Sanitária municipal de Monte Alto. Na ação, foram identificadas falhas graves de boas práticas de fabricação relacionadas à higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, controle de pragas e rastreabilidade, entre outras. Essas falhas podem impactar a qualidade e a segurança do produto final. A suspensão da fabricação ficará válida até que a empresa adeque o processo de fabricação de seus produtos às boas práticas de fabricação. 



Capitão Walmari é nomeado para o Centro Integrado de Comunicação (CICOM)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O capitão Valmari Santos Nogueira Júnior foi nomeado como novo comandante do Centro Integrado de Comunicações (Cicom) em Brumado. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), nesta quarta-feira (29), pela Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Walmari substitui o capitão Fellipe Martins Barccellos Santos de Brito. A nomeação foi assinada pelo secretário Marcelo Werner. Júnior já atuava na 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Brumado, onde ocupava o cargo de subcomandante.



Brumado: PM apreende moto com placa de carro

Foto: Divulgação

Durante patrulhamento na cidade de Brumado, policiais militares da 34ª CIPM avistaram uma motocicleta Honda CG 150 Fan ESI, cor vermelha, circulando com a placa policial dobrada, uma prática comum usada para dificultar ou inibir a identificação do veículo. Imediatamente, os policiais deram ordem de parada ao condutor e realizaram consultas no sistema policial, constatando que a placa policial ostentada pertencia a um veículo GM Corsa Hatch, de cor bege, licenciado na cidade de Maceió-AL. O condutor afirmou que estava rodando com a motocicleta há cerca de um ano e que não havia percebido que a emplacadora teria trocado um número da placa por engano. Diante dos fatos, a equipe policial conduziu o veículo e o proprietário à Delegacia local para adoção das medidas cabíveis. 



CIPE Sudoeste conduz mulher à delegacia de Brumado por desacato

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma mulher foi detida por desacato e obstrução ao serviço policial da Polícia Militar, na tarde desta quarta-feira (29). Segundo a PM, uma guarnição da CIPE/Sudoeste, durante a operação "Intensificação", a mulher teria se recusado a obedecer as ordens dos policiais durante a abordagem e proferido ofensas contra a guarnição, configurando o crime de desacato. Além disso, ela teria obstruído o serviço policial ao tentar interferir na ação dos agentes. Conforme a CIPE Sudoeste, ela foi encaminhada a Delegacia local, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. 



BarDega 2 Irmãos inaugura com festa novo espaço em Brumado

Foto: Divulgação

O BarDega 2 Irmãos, que fica na Rua Cassimiro Pinheiro Azevedo, 103, centro de Brumado, será inaugurado nesta sexta-feira (31). Venha desgustar os melhores tira gostos e beber uma das cervejas mais geladas da cidade. Em um ambiente amplo e confortável, o BarDega 2 Irmãos vai proporcionar aos clientes um atendimento de qualidade e os sabores mais diversos de Brumado. Chame a família e os amigos e venham para a nossa inauguração nesta sexta-feira, 31 de março, às 16h.

 



Papa Francisco é hospitalizado em Roma por problemas respiratórios e cardíacos

Foto: Reprodução l Redes Sociais

O jornal italiano Il Corriere della Sera informou que o papa Francisco foi hospitalizado nesta quarta-feira (29) no Hospital Gemelli em Roma devido a problemas respiratórios. Embora o Vaticano tenha divulgado informações oficiais afirmando que a internação estava relacionada a "exames agendados" e a uma possível visita médica de rotina para tratar o problema de cólon que Francisco vem sofrendo há dois anos, fontes do Hospital Gemelli disseram ao Il Corriere della Sera que o papa foi levado de ambulância e teve problemas cardíacos e respiratórios. O pontífice, que tem 86 anos, deve permanecer internado no décimo andar do hospital, onde há uma máquina de gasometria arterial, pelo menos durante a noite.



Neymar finge choro após perder R$ 5,6 milhões em jogo de aposta

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Neymar viralizou nas redes sociais nesta quarta-feira (29) após perder 1 milhão de euros, cerca de 5,6 milhões na cotação atual, em um jogo de pôquer. Em recuperação de sua cirurgia de tornozelo, o jogador perdeu uma aposta, realizada durante uma live e fingiu chorar com a situação, viralizando nas redes sociais. O jogador do Paris Saint-Germain rendeu comentários de internautas, boa parte ironizando o atleta. “Imposto que é bom nada” e “o choro de quem não paga imposto e pode perder 5 milhões como se fosse nada”, foram algumas alfinetadas presentes nos comentários. “Isso beira ao deboche com o povo pobre/miserável do mundo”, criticou outro. Houve quem achasse graça da situação, destacando a reação debochada do jogador. “Mesmo perdendo uma quantia exorbitante ele continua de bom humor e com um sorriso no rosto, nos ensinando que mesmo nos momentos difíceis devemos continuar em frente”, disse.



Estados definem ICMS único de R$ 1,45 por litro e pressionam preço da gasolina

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os governos estaduais chegaram a um acordo para implantar a alíquota única de ICMS sobre a gasolina, que foi criada em lei aprovada no governo Jair Bolsonaro (PL) mas estava sendo discutida no STF (Supremo Tribunal Federal). Em convênio do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), definiram uma alíquota de R$ 1,45 por litro, tanto para a gasolina quanto para o etanol anidro que compõe o combustível vendido nos postos. A nova alíquota passa a vigorar no dia 1º de julho. Será única em todo o país e cobrada em reais por litro -hoje, cada estado cobra um percentual sobre preço de referência definido a cada quinze dias em pesquisas nos postos. Houve acordo também sobre o diesel, que terá a alíquota única definida de R$ 0,95 por litro, que em vigor a partir de 1º de abril. O preço do diesel também será pressionado no início do mês pelo aumento no percentual obrigatório da mistura de biodiesel de 10% para 12%. A decisão acarretará aumento médio de dois centavos por litro, segundo estimativa do Ministério de Minas e Energia.



Brumado: Vereador aciona MPT para garantir direitos dos agentes de endemias e de saúde

Foto: Divulgação

Foi protocolada nesta quarta-feira, (29), representação, assinada pelo vereador Vanderlei Bastos Miranda (PDT), o Boca, contra o Município de Brumado, no Ministério Público do Trabalho (MPT) em Vitória da Conquista. Na denúncia, o parlamentar demonstra que o Município, ao longo dos anos, não garante e até reduziu de forma drástica e violenta os direitos dos agentes comunitários de saúde e agentes de endemias. Segundo a denúncia, o adicional de insalubridade vem sendo pago apenas para os agentes de endemias e tendo como base o salário mínimo e não o da categoria.  De acordo com Boca, os agentes comunitários não estão recebendo o adicional, mesmo exercendo atividade sabidamente insalubre. “Tem também a questão do protetor solar, fardamentos e equipamentos de segurança individual, os EPI’s que são produtos e equipamentos de proteção a segurança e saúde do trabalhador. Nem isso está sendo fornecido pela Secretaria de Saúde como exigem as normas. O fardamento está sucateado. Ainda assim, o secretário de saúde Cláudio Feres fala em ser candidato a prefeito nas próximas eleições”, afirmou. A denúncia também trata dos deslocamentos dos agentes de endemias que fazem trabalho externo e estão se deslocando para fora da sua área para registrar o ponto quatro vezes ao dia. Quando, deveriam registrar o ponto de frequência na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima das suas residências.



Brumado: SESAU registra alta nos casos de doenças respiratórias no município

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Desde o início de março, vários municípios baianos estão registrando alta nos casos de doenças respiratórias como: síndrome gripal, resfriado, bronquite e pneumonia. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Brumado também já vê os números dessas doenças subirem e, diante da situação, faz um alerta a toda a população. Segundo a Pasta, os casos têm sido mais frequentes em crianças, por isso, a orientação é para os pais e responsáveis fiquem de olho nos pequenos e caso eles apresentem um ou mais sintomas gripais, devem ser encaminhados para uma Unidade Básica de Saúde para que lá a criança seja examinada. Conforme a Sesau, em situações mais graves, a pessoa deve ser levada diretamente para a emergência hospitalar. "Vale destacar que, o Lacen está realizando a coleta de amostras que estão sendo enviadas ao Lacen - Salvador, com o objetivo de identificar qual vírus está circulando em nosso município. Como já sabemos que os vírus gripais se proliferam com muita facilidade, recomendamos que todas as pessoas se mantenham hidratadas, se alimentem de forma saudável a fim de aumentar a imunidade, lave as mãos com maior frequência e evite o contato social caso apresente os sintomas gripais. Além disso, é preciso estar com a carteira de vacinação em dia", diz a nota.