ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória



BUSCA PELO ARQUIVO "02/2024"

Bahia registra sétima morte por dengue em 2024

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O número de mortes por dengue neste ano aumentou na Bahia. Um morador de Feira de Santana e um morador de Vitória da Conquista morreram em decorrência da dengue. Os óbitos foram confirmados pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), nesta quinta-feira (28). Com a notificação, a Bahia chegou a marca de 7 mortes por conta da enfermidade em 2024. Ainda não há informações sobre a idade das vítimas e a identidade delas não foi revelada pela Sesab. As outras mortes em decorrência da doença foram registradas em Ibiassucê, Jacaraci (dois), Piripá e Irecê. No último boletim sobre a dengue no estado, a pasta informou que já registrou 16,7 mil casos prováveis de dengue neste ano, até o último dia 24 de fevereiro. O dado representa quase o dobro do registrado em todo ano de 2023. No ano passado, foram notificados 8,4 mil casos prováveis da virose, com 22 mortes.



Clínica Mais Vida alerta para campanha fevereiro laranja - cuidados e combate a leucemia

Foto: Divulgação

A leucemia é um tipo de câncer da medula óssea (fábrica do sangue) em que uma célula doente não permite que o sangue normal da pessoa seja produzido de forma adequada. Acomete principalmente idosos, mas qualquer pessoa está sujeita a adquirir essa enfermidade. A especialista da clínica Mais Vida, Dra. Luanna Nunes explica que como não há exames para prevenir as doenças no sangue, alguns sinais e sintomas chamam atenção para casos de leucemia e quando presentes, apontam a necessidade de procura por atendimento médico. São eles: anemia, cansaço, palidez e mancha roxa. Nesse caso, um simples hemograma pode sinalizar um caso de leucemia e indicar uma consulta com hematologista para exames mais específicos, como mielograma. A hematologista salienta que o mês de fevereiro é utilizado para lembrar a população sobre as doenças no sangue e da importância de ser um doador de medula óssea; o que proporciona a cura de muitos pacientes com leucemia que estão à espera de um doador e cura. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 9.9956-6868 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Acusado de atropelar 2 pessoas após briga de trânsito é encaminhado à presídio de Vitória da Conquista

Foto: Reprodução l Rede Social

O motorista que atropelou duas pessoas após uma discussão de trânsito em Vitória da Conquista, no Sudoeste, foi preso nesta quarta-feira (28). As vítimas seguem hospitalizadas, uma delas em estado grave e entubada no Hospital de Base do município, informou a TV Sudoeste. O fato ocorreu no último sábado (24), no cruzamento entre avenidas da cidade. Câmeras de segurança registraram a ação. O acusado, identificado como Cristiano Dias, foi encaminhado para o Conjunto Penal de Vitória da Conquista após ter o mandado de prisão preventiva cumprido. A Polícia Civil de Vitória da Conquista apura o caso. 



Brumado: Prefeitura abre mais quatro turmas para o Curso de Eletricista e Instalador de Energia Solar

Foto: Divulgação

Devido a grande procura pelas inscrições dos cursos de eletricista instalador e instalador de energia solar, além do  reconhecimento da importância de cursos profissionalizantes para o mercado de trabalho, o Prefeito Eduardo Vasconcelos, juntamente com o Secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Carlos Magno - Maguinho, autorizou a criação de mais 4 turmas dos cursos. Com a autorização destas novas turmas, no total serão 6 grupos.  As turmas serão capazes de atender um número significativo de interessados, contribuindo para a formação de profissionais qualificados e para o desenvolvimento da comunidade local. Maguinho, em sua solicitação ao Prefeito Eduardo, ressaltou a importância desses cursos para a formação e inserção de mais pessoas no mercado de trabalho, destacando que as capacitações em eletricidade e energia solar são essenciais para acompanhar as demandas e avanços tecnológicos da atualidade. A decisão do prefeito Eduardo e do Secretário Maguinho em ampliar a oferta destes cursos, demonstra o compromisso da administração municipal com a qualificação profissional e o desenvolvimento econômico e social de Brumado.



Policial discute com mulher em bar na Bahia e acaba ferido após ser atingido por garrafa

Foto: Reprodução l Rede Social

Um policial militar ficou ferido na cabeça após ter sido atingido por uma garrafa na cabeça na noite desta quarta-feira (28), no Distrito de Travessão, em Camamu (BA). Nas imagens, é possível observar que uma mulher questiona o policial por ele estar supostamente consumindo bebida alcoólica. O militar, com uma arma em punho, se aproxima da mulher e a atinge com um tapa. A mulher revida e arremessa uma garrafa, que acaba ferindo a cabeça do policial. Na sequência, o militar sai do estabelecimento comercial, atira para cima e aparentemente chama um colega de serviço. O vídeo é encerrado na sequência. A mulher que atingiu o PM foi conduzida a Delegacia local.



Policiais do 24º BPM realizam homenagem a aniversariante de Brumado

Foto: Reprodução l Redes Sociais

O sonho de criança sempre desperta o futuro de uma pessoa. Tem aqueles que sonham em ser médico (a), engenheiro (a), advogado (a), juíz (a) e diversas outras profissões. Também tem aqueles que querem ser policiais Civis ou Militares, como é o caso do pequeno Kaleb Levi, que completou 5 anos neste mês. Aos pais, ele pediu um gesto que vale mais do que certos presentes, a presença da Polícia Militar em seu aniversário, e o desejo foi realizado pelos policiais do 24º Batalhão de Polícia Militar de Brumado. Ao site 97NEWS, a mãe, Andreza de Araújo, relatou como foi o encontro. "Ele sempre pula de alegria quando ver uma viatura ou os policiais, sempre grita, 'são meus amigos mãe'. Ai como ele gosta muito a gente encomendou uma viatura de brinquedo e pediu aos policiais que passavam pela rua para entregar, foi muito emocionante", conta a moradora do Bairro Dr. Juracy. Durante a ação, Kaleb pode conhecer a viatura por dentro e ligar a sirene e o giroflex.



Brumado: VIGEP alerta para iminência de epidemia de dengue na cidade

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com o objetivo de conscientizar a população de Brumado sobre a iminência da epidemia de dengue do Tipo 3 na cidade, a Vigilância Epidemiológica está executando um plano de ação de enfrentamento e combate ao mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya. Em entrevista ao site 97NEWS, Fábio Azevedo, coordenador da VIGEP, informou que o município chega a noventa notificações após o período das chuvas de fevereiro. "Nesse momento eu tenho 78 casos suspeitos, dos quais descartados são 2, temos 3 casos positivos para dengue e temos outras vinte notificações que chegaram esta semana", disse. Segundo o coordenador da pasta, a tendência, infelizmente, é que percentual chegue à um nível considerado de alto risco de epidemia de dengue. Um dos fatores apontados para o aumento do número de focos do mosquito na cidade é o acúmulo de água em reservatórios. "A gente precisa entender que os cuidados vem de todos nós, limpando um reservatório de planta, não acumular pneus em área aberta, não acumular vasilhames no quintal, enfim, faça uma varredura em sua casa ou empresa para juntos combatermos os focos", cobrou Fábio. De acordo com Azevedo, a maior parte dos focos está em regiões específicas de Brumado. "A região de Itaquaraí domina as notificações, até o momento são 16, seguido dos bairros Campo da Aviação [antigo bairro das Flores], Malhada Branca e Bairro São Jorge, ambos com 7 casos cada. Além disso, temos 4 notificações no centro. Desses temos dois casos positivos em Lagoa do Mourão e dois na Vila Presidente Vargas", afirmou. Fábio fez um alerta a população sobre a automedicação da população. “A automedicação pode mascarar sintomas, dificultar o diagnóstico e agravar o quadro do paciente. Em casos de dor de cabeça, dor no corpo, deve-se procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa”, frisa. 



Pacientes do TFD de Brumado denunciam descaso após quebra de veículo que seguia para Salvador

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Na noite de terça-feira (27) usuários do programa de saúde de Tratamento Fora do Domicílio (TFD) enfrentaram problemas e ficaram parados no meio do caminho para Salvador, após problemas mecânico no ônibus. Em contato com o site 97NEWS, Eliane Silva Nascimento, 28 anos, uma das tripulantes, informou que o veículo inicialmente apresentou problemas no sistema de ar condicionado e em seguida na parte elétrica. "Uma tubulação do ar condicionado quebrou e começou a vazar água em cima dos pacientes. Em seguida, o ônibus parou porque deu problema na bateria, e nisso, ficamos duas horas esperando na rodovia, numa região escura perto de Santo Estevão", afirmou. Conforme Eliane, o veículo que é utilizado no TFD a cerca de cinco anos, mas não oferece condições de conforto. "Não tem banheiro, a gente tem que ficar pedindo o  motorista pra parar na estrada, é um veículo apertado, muito ruim pra quem já viaja quase nove horas pra cuidar da saúde, que já está bem afetada", disse. Além de Nascimento, sua mãe de 55 anos e a filha de 5 anos. "A minha filha esta fazendo um tratamento na área da oncologia e minha mãe faz tratamento de ouvido. São três viagens por mês nessas condições e a gente pede que as autoridades vejam nossa situação", conta a usuária do TFD. Em casa mais aliviada, Eliane ressalta a preocupação não só com sua família, mas com todos os pacientes que precisam do TFD. “São pessoas que já sofrem com o câncer, com traumas mais graves e saem de suas casas para um tratamento de saúde, não é um passeio, é pra cuidar da saúde”, desabafou.



Operação do MP e PF é deflagrada contra esquema de venda de CNH no oeste baiano

Foto: Divulgação

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) e a Polícia Federal (PF) deflagraram nesta quarta-feira (28), na região oeste da Bahia, a ‘Operação Stop Driver’, contra organização criminosa investigada por operar esquema criminoso de venda de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com emissão fraudulenta do documento para clientes de dentro e fora do estado. Foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e 21 de busca e apreensão nas cidades baianas de Bom Jesus da Lapa, Canarana, Coribe, Correntina, Santa Maria da Vitória e São Félix do Coribe, e em Brasília (DF) e Goiânia (GO), em endereços residenciais e comerciais. Foram presos um agente público da 17ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), em Santa Maria da Vitória, um ex-servidor do órgão e sócios de autoescolas. Eles são investigados por operarem o esquema e de cometerem os crimes de associação criminosa, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, falsificação de documento público, lavagem de capitais e estelionato, cujas penas podem superar 40 anos de prisão, além de perda de todo o patrimônio adquirido com o crime. A Vara Criminal de Santa Maria da Vitória também decretou o afastamento do servidor da 17ª Ciretran e o bloqueio dos bens dos quatro investigados. Os presos foram conduzidos à Delegacia da Polícia Federal de Barreiras. As investigações, iniciadas pelo MP a partir de denúncias anônimas, apontam que o esquema existe desde 2016, ano em que se apurou um “alto” número de habilitações concedidas a residentes distantes de Santa Maria da Vitória, inclusive vindos de outros estados. O esquema consistia na venda de CNH a pessoas que não passaram pela avaliação exigida pelo Departamento de Trânsito (Detran), portanto sem aprovação técnica quanto a conhecimentos práticos e teóricos para se habilitarem como condutores. As investigações continuam a partir do material apreendido (computadores, documentos, celulares), com a finalidade de identificar novos suspeitos da prática delituosa e colher novas informações.
 



Prefeitura de Brumado abre inscrições para sorteio de box no Mercado das Artes

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Prefeitura de Brumado abriu as inscrições para o sorteio de boxes no Mercado das Artes. O espaço passou por uma série de revitalizações e deve ser reinaugurado no dia 08 de março. Os artesãos que desejam participar do sorteio de um dos 24 boxes devem ir até a Secretaria Municipal de Educação com documentos RG ou RNE, foto 3x4 recente, contrato social, certidão negativa de débitos de tributos municipais e comprovante de residência em Brumado. As inscrições ficam abertas até às 18h desta quinta-feira (29).



Bloco da limpeza entra em ação e realiza a higienização das ruas após o carnaval em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após a grande festa do carnaval, que tomou as ruas de Brumado de 23 a 25 de fevereiro, uma equipe do Serviço de Limpeza realizou a operação intensiva. A ação teve como foco principal garantir que quaisquer resquícios de sujeira ou substâncias nocivas fossem completamente eliminados, contribuindo assim para a saúde pública e o bem-estar da comunidade. O "Bloco da Limpeza” pssou por várias ruas do circuito do carnaval com desenfetantes, água e a esfregação foi com vassouras. O trabalho de limpeza e desobstrução das vias já foi concluído garantindo assim, o sucesso do Carnaval 2024.

 



Comissão aprova PEC que autoriza igrejas a pagar menos impostos

Foto: Reprodução

Uma comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (27) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que amplia a imunidade tributária de entidades religiosas e templos. A proposta  prevê inserir na Constituição que os governos federal, estadual e municipal não poderão criar impostos sobre a aquisição de bens e serviços “necessários à formação” do patrimônio, geração e prestação de serviço, manutenção e funcionamento dessas entidades. Na prática, caso a entidade religiosa queira comprar material de construção para a fundação de uma sede, por exemplo, os produtos terão impostos zerados. Com a aprovação pelo colegiado, o texto seguirá para votação em plenário. Por se tratar de emenda à Constituição, a proposta será aprovada se obtiver os votos de, no mínimo, 308 deputados, em dois turnos de votação. Atualmente, a isenção de impostos é permitida apenas sobre patrimônio, renda e serviços relacionados às entidades religiosas.



Ministro do Trabalho adia decisão sobre trabalho aos domingos e feriados

Foto: Reprodução l Agência Brasil

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou nesta terça-feira (27) que o governo decidiu adiar por mais 90 dias a entrada em vigor de uma portaria que restringe o trabalho no comércio aos domingos e feriados. Este é o segundo adiamento, as novas restrições entrariam em vigor em 1º de março de 2024. Com isso, as regras ficam suspensas até junho. Em nota, o ministro Luiz Marinho afirmou: “Nós temos certeza de que as partes chegarão a um texto que contemplará o funcionamento do nosso comércio na sua plenitude, respeitando sempre o direito às negociações, o direito dos empregados e protegendo cada trabalhador”. A decisão de adiar a norma foi tomada em reunião com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, representantes sindicais e das frentes parlamentares do Comércio e Serviços e do Empreendedorismo. Em 14 de novembro o Governo Federal, através do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), publicou a Portaria nº 3.665, determinando que o trabalho aos domingos e feriados deveria ser decidido em convenção de trabalho e respeitar a legislação municipal. Dessa forma, os trabalhadores e patrões deveriam entrar em um acordo para decidir a jornada dos funcionários em datas festivas. Além disso, é debatido a possibilidade de pagamento ou compensação pela atividade fora de dias úteis. 



Brumado: Inscrições para o cadastramento no PAEES estão abertas; saiba como se inscrever

Foto: Divulgação

Estão abertas até o dia 15 de março as inscrições para o cadastramento no Programa de Acesso Estudantil ao Ensino Superior (PAEES). Estudantes do ensino superior que residem em outra cidade cursando uma área que não seja oferecida em Brumado, podem concorrer a uma bolsa. Para se inscrever também é preciso preencher outros requisitos, como: o (a) universitário (a) precisa ter renda familiar de até 3 salários mínimos, ser devidamente matriculado e cursar o ensino superior em uma universidade pública. Neste ano serão oferecidas 29 bolsas de ajuda de custo no valor de R$550,30. Para saber mais acesse o site da Prefeitura (veja aqui).



Brumado registra primeira morte de Covid-19 em 2024; vítima é um paciente de 91 anos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A cidade de Brumado registrou nesta terça-feira (27), a primeira morte por Covid-19, em 2024. Segundo o comunicado do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, o paciente é um idoso de 91 anos, que testou positivo para o coronavírus em 21 de fevereiro. Ele estava recebendo os cuidados médicos em sua residência, mas precisou ser conduzido para a unidade hospitalar na segunda-feira (26), devido a baixa saturação. O paciente evoluiu para o óbito na manhã desta terça-feira. O idoso havia recebido duas doses da vacina e mais um reforço.



Secretário de Administração de Brumado convoca aprovados em concurso público para tomar posse

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Secretário de Administração de Brumado, Carlos Magno (Maguinho), anunciou nesta semana a convocação de diversos candidatos aprovados em concurso público para assumirem seus cargos no município. Entre os convocados, são 23 professores, 25 cuidadores de creche e 1 fiscal de postura em obras. Com a chegada desses profissionais, espera-se maior eficiência e qualidade no atendimento à população, especialmente nas áreas da educação e fiscalização de obras. Maguinho ressaltou a importância desses profissionais para o funcionamento adequado da máquina pública, destacando o compromisso da administração em valorizar o mérito e a capacidade técnica dos servidores. Ele reafirmou o compromisso da gestão em promover concursos públicos transparentes e justos, visando sempre a melhoria dos serviços oferecidos à população. Com a posse dos novos servidores, a expectativa é de um impacto positivo em diversas áreas, incluindo a educação, o cuidado com as crianças nas creches municipais e a fiscalização de obras, contribuindo para o bem-estar e o desenvolvimento de Brumado.



IML de Brumado é contemplado com novo 'rabecão'

Foto: Divulgação

O Governo do Estado anunciou nesta terça-feira (27) a aquisição de novos veículos rabecão para a capital e o interior. A unidade do Instituto Médico Legal (IML) de Brumado foi contemplada com uma viatura para transporte de cadáveres. O pedido havia sido feito pelo pré-candidato a prefeito da cidade, Guilherme Bonfim, no mês de novembro do ano passado, tendo em vista a demanda do setor. “A viatura que estava em Brumado já tinha um tempo de uso grande. Fizemos esse pedido no mês de novembro ao governador e, ontem, recebi a informação do governo que Brumado seria contemplado na primeira etapa”, afirmou Bonfim em entrevista a imprensa local. Ao todo, foram adquiridas 40 novas viaturas. Na região, os IMLs dos municípios de Guanambi e Vitória da Conquista também receberam novos veículos. 



Estado vai contratar empresas para reforma de aeroportos de pequeno porte em Caculé e Carinhanha

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governo do estado anunciou nesta segunda-feira (26) duas licitações para reformar os aeródromos de Caculé e Carinhanha, ambas cidades no Sudoeste baiano. A intenção é recuperar os dois espaços de decolagem e aterrissagem de aviões de pequeno porte. Com as obras no aeródromo de Caculé, outras cidades podem ser beneficiadas, caso de Licínio de Almeida, Jacaraci e Ibiassucê. Pelo de Carinhanha, na divisa com Minas Gerais, o terminal pode atender municípios como Serra do Ramalho, Malhada e Coribe. Em julho do ano passado, em visita a Carinhanha, o governador Jerônimo Rodrigues havia prometido a reforma do terminal.



Faustão passa por transplante de rim em SP

Foto: Reprodução l Renato Pizzutto

O apresentador Fausto Silva, o Faustão, passou por um transplante de rim na segunda-feira (26), no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo.  A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do hospital. De acordo com a nota, Faustão deu entrada no último domingo (25), para se preparar para o transplante. A cirurgia ocorreu sem intercorrências. "O paciente Fausto Silva deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein no dia 25 de fevereiro para preparação para um transplante de rim, em função do agravamento de uma doença renal crônica, após o Einstein ter sido acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo e realizado a avaliação sobre a compatibilidade do órgão doado. A cirurgia aconteceu, sem intercorrências, na manhã de ontem (26). O paciente seguirá em observação para acompanhamento da adaptação do órgão e controle clínico". 



Governo anuncia programa para estabelecer moradias populares em imóveis da União

Foto: Reprodução

O governo anunciou a criação de um programa de moradias populares nos imóveis da União que não estão em uso ou estão subutilizados. O anúncio foi feito no Palácio do Planalto nesta segunda-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou do anúncio. Com o programa intitulado Imóvel da Gente, o governo vai ceder ou fazer permutas de áreas para a construção de moradias populares ou de empreendimentos de uso social, como escolas ou unidades de pronto atendimento. "Nós estamos começando uma coisa nova que tomamos a atitude de fazer desde março de 2023 [...] e agora achamos que está pronto para fazer o lançamento. A partir desse lançamento é que vamos começar a trabalhar na distribuição dos imóveis, sendo que alguns já foram distribuídos ao longo de 2023", disse o presidente. Segundo a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, a ideia é inverter a lógica do plano de privatização dos imóveis, previsto no governo anterior. "Essa foi uma proposta do ministro da Fazenda [Fernando Haddad], que ele inclusive quando foi prefeito fez esse processo e ele concorda com a visão do governo como um todo de que o objetivo dos imóveis não é ser vendido para gerar arrecadação", declarou Esther.