ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Grandes partidas das quartas de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa

Mulher com bebê no colo é empurrada de carro em movimento na Bahia; ex-companheiro é suspeito

Mãe posta nude em grupo de Whatsapp da escola do filho

Adolescente de Brumado morre afogado em lagoa da zona rural de Tanhaçu

Saúde vai integrar dados sobre acidentes, lesões e violência no país

Receita já recebeu mais de 1,86 milhão de declarações do IRPF 2024

Ministério da Agricultura manda recolher dez marcas de azeite

'Dom Brasílio Folia 2024': Léo Santana e Vitor Fernandes são atrações confirmadas para o evento

Aracatu: PM localiza desmanche de motocicletas e prende 5 pessoas

Ação resgata mulheres de falso centro terapêutico de pastores na Bahia

MP denuncia e Justiça mantém prisão de 4 envolvidos em esquema de venda de CNH no interior da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Agência de publicidade assina contratos com CBF que totalizam quase R$ 1,5 bilhão

Mulher é presa após incendiar casa de ex-companheiro em Jacobina



BUSCA PELO ARQUIVO "01/2022"

Serra do Ramalho: Bandidos tentam arrombar caixas eletrônicos do Banco do Brasil

Foto: Divulgação l PM

Na madrugada de deste domingo (30) bandidos tentaram arrombar os caixas eletrônicos do Banco do Brasil, em em Serra do Ramalho. Segundo a Polícia Militar, a Central de Monitoramento da cidade havia informado que dois homens invadiram o interior da agência. Conforme a 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e Companhia Independente de Policiamento Especializado Cerrado (CIPE/Cerrado) estiveram na agência, onde constataram que se tratava de tentativa de arrombamento de caixa eletrônico. Ainda conforme informação da polícia, os criminosos deixaram no interior da agência um maçarico de solda e pé-de-cabra. Eles ainda conseguiram destruir parte do caixa, contudo, há informação que eles não levaram nenhum valor.



Vitória da Conquista: Polícia Civil resgata 14 pessoas mantidas em cárcere privado

Foto: Divulgação

Quatorze internos de uma casa de acolhimento em Vitória da Conquista, que viviam em condições desumanas e eram vítimas de maus tratos, foram resgatados na última sexta-feira (28). O abrigo fica localizado no Distrito Industrial de Conquista, e já estava sendo investigado desde a morte de um idoso, em dezembro do ano passado. "Recebemos uma denúncia relatando o óbito de um interno que deu entrada em uma unidade de saúde, com lesões pelo corpo. Com o apoio de prepostos das Secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde, iniciamos a apuração", explicou o delegado Marcus Vinicius de Morais Oliveira, da 10ª Coorpin. "Apuramos que o idoso teria sido vítima de maus tratos. A maioria dos internos possui problemas mentais e, após o resgate, foram encaminhados para atendimento médico, em seguida, para lares públicos", acrescentou a autoridade policial. O proprietário do abrigo, de 41 anos, vai responder por cárcere privado, maus tratos, exercício irregular da profissão, redução análoga à condição de escravo, por expor a perigo a integridade ou saúde física ou psíquica do idoso e por guarda ilegal de animal silvestre. Um inquérito foi instaurado para apurar a morte do idoso e outras práticas delituosas. A instituição, que funcionava de forma irregular, foi interditada pela Vigilância Sanitária.



'O prazo de permanência da Embasa em Brumado só dura até março'; diz prefeito em live

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Durante sua live nas redes sociais, o prefeito municipal de Brumado, o engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos deu um prazo para a permanência da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). Segndo o gestor, o Município moveu uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para conseguir licitar o serviço de gestão de água e esgoto na cidade e pôr fim à concessão da Embasa. Vasconcelos disse ainda que a prerrogativa de escolher como gerir os serviços é do Município. "Jamais vou assinar um contrato com a Embasa e assumir uma dívida que não é nossa. Vamos lutar na justiça. O prazo dela dura até março. Se até março não houver nenhum acerto com a Embasa, ela terá que deixar o espaço para nós licitarmos essa concessão para qualquer empresa privada que queira fazer", disse. Conforme o prefeito, a Embasa arrecada milhões no município e não realiza investimentos em contrapartida. "Brumado é a galinha dos ovos de ouro da Embasa. Aqui, ela arrecada, arrecada, arrecada e não gasta nada. Não gasta nem 10% do que ela arrecada porque o caro é fazer esgoto e ela nunca fez esgoto", citou.



Ônibus com cantor Devinho Novaes capota e deixa 1 morto e 9 feridos em Alagoas

Foto: Reprodução l Rede Social

O ônibus com a banda do cantor Devinho Novaes saiu da pista e tombou na BR-101, por volta das 4h30min da manhã desta segunda-feira (31). O acidente aconteceu no distrito de Cana Brava nas proximidades da cidade de São Sebastião em Alagoas, local que fica próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal. Devinho e banda estava retornando para Aracajú em Sergipe, após um show na cidade de Capela em Alagoas. Alguns dos componentes da banda sofreram apenas escoriações, inclusive o cantor Devinho Novaes que estava no ônibus e foram socorridos para o Hospital de Emergência do Agreste em Arapiraca. De acordo com o empresário da banda, tanto o cantor Devinho Novaes e a avó do cantor a senhora Lourdes, 68 anos, e outros seis integrantes, estão bem após receberem tratamento médico no HEA, exceto o saxofonista que teve complicações e veio a falecer no hospital. 



Brasil recebe mais 1,8 milhão de vacinas pediátricas da Pfizer

Foto: Reprodução l Myke Sena

Na madrugada desta segunda-feira (31), chegou ao Brasil um lote de 1,8 milhão de doses da vacina pediátrica da Pfizer contra covid-19. O voo UC1507 pousou às 3h07, no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, vindo de Amsterdam. Esse é o 4º lote de entregas de imunizantes destinados a crianças da Pfizer. Segundo o Ministério da Saúde, a pasta já encomendou 20 milhões de doses. A previsão é que todas sejam entregues no primeiro trimestre. Além das unidades de janeiro, 7,3 milhões de doses devem ser entregues em fevereiro e outras 8,4 milhões, em março.



Brumado: Vigep realiza bloqueio epidemiológico no centro da cidade

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde através da vigilância epidemiológica e com o auxílio da Base Regional de Saúde (BRS), esteve na manhã de sexta-feira (28), realizando o bloqueio epidemiológico na rua Deolino de Carvalho, centro de Brumado. Segundo a Pasta, o bloqueio epidemiológico teve como objetivo eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, impedindo a circulação da Dengue, Chikungunya e Zika no município. Conforme a Secretaria de Saúde, para a prevenção da doença é fundamental a participação da comunidade, visto que a melhor forma de evitar essas doenças é combatendo o mosquito, por meio da eliminação dos criadouros nas casas, ambiente de trabalho e áreas públicas. "combate a dengue é um dever de todos nós!"



Covid-19: Brumado tem final de semana de grande procura pela terceira dose de vacina

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O município de Brumado teve no sábado (29) um dia de grande procura pela terceira dose da vacina contra a Covid. A movimento já era grande nos postos nos últimos dias. Somente na sexta-feira (28), a média de doses aplicadas na cidade foi de 300. Também neste sábado, quem tomou a segunda dose há quatro meses pôde tomar a dose de reforço. Em entrevista ao site 97NEWS a coordenadora de vacinas, Fabiana Ferreira disse que no fim do ano passado a procura ainda era tímida, no entanto, no fim de janeiro deste ano, a procura aumentou. "Tem sido bem considerável a procura pela terceira dose agora no fim do mês, mas é preciso mais. Mas o grande problema é a dificuldade na geração da senha, tem muita gente que ainda tem dificuldades", disse. De acordo com a coordenadora, independente de qual laboratório tenha sido a segunda dose, a terceira sempre será da Pfizer. "Tem gente que fica com dúvidas, mas a terceira dose sempre será a Pfizer. Outra coisa, se você estiver com sintomas gripais, não venha tomar a vacina, espere os sintomas passar ao menos trinta dias", afirma. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Fabiana chama a atenção para a segunda dose, na qual muitos estão deixando de tomar, principalmente os adolescentes. "Com o retorno das aulas, as escolas estão exigindo o cartão de vacina com as doses corretas, mas tem muitos adolescentes que não vieram tomar ao menos a segunda dose, e isso é preocupante", alertou Ferreira. Nesta segunda-feira (31), a Secretaria Municipal de Saúde do município voltou a imunizar adolescentes de 12 a 17 anos e adultos com 18 anos ou mais. O local de vacinação é na escola CMEAS. Além disso, também nesta segunda, crianças de 09 a 11 anos vão ser imunizadas na USF Fernando Trindade.



Brumado: Homem é encontrado morto em albergue do bairro do Mercado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um homem foi encontrado morto, por volta de 12h deste domingo (30), em um quarto de um albergue localizado no bairro do Mercado, em Brumado. Jamil Fernandes Souza, 37 anos, era viciado em bebida alcoólica e chegou a ser hospitalizado durante a semana no Hospital Municipal após passar mal. No entanto, ele se recusou a ficar internado e voltou para o albergue. Uma equipe do SAMU 192 chegou a ser acionada, mas Jamil já estava sem vida. A Polícia Militar foi acionada e registrou a ocorrência. O corpo de Fernandes ficou por 12 horas à espera do Departamento de Polícia Técnica (DPT), que assim que chegou, constatou morte natural. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML). Não há informações sobre os familiares de Jamil.

 



Conheça o kit 'Barriga Tanquinho' de Marcelo Esportes

Foto: Divulgação

Não adianta apenas fazer exercícios, é preciso alimentar seu corpo de maneira correta. Uma dieta balanceada e saudável é fundamental para definir o abdômen e fazer o treino trazer resultados. Frutas, legumes e verduras são fáceis de serem digeridos. As fibras também são muito importantes, já que elas melhoram o funcionamento do intestino e ajudam a controlar o índice glicêmico, e isso ajuda a diminuir a gordura que fica alojada na região da barriga. Além disso, o uso do kit "Barriga Tanquinho" facilita ainda mais na hora de perder peso. Composto por: gel redutor de medidas + chá 30 ervas + vitaminas e sais minerais + farinha seca barriga + hibisco. Conheça essas e muitas outras opções em Marcelo Esportes na Av. Dr. Antônio Mourão Guimarães (próximo a Pax Nacional). Whatsapp (77) 99944-9086. Marcelo Esportes, o esporte mais perto de você. Siga o nosso instagran: @marcelosesportes22.



Brumado: Boletim de domingo registra 316 casos ativos de Covid-19

Foto: Divulgação

Os casos ativos de Covid-19 no município de Brumado continuam subindo. Neste domingo (30), o Boletim Epidemiológico registrou 316 316 pacientes em tratamento por conta da doença. Desde o início da pandemia, o município já confirmou 10.503 casos da Covid-19. Entre os diagnósticos: 3 internações, 197 óbitos e 9.990 recuperados. A Bahia atingiu 31.217 casos ativos neste domingo, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). A última vez que o estado registrou um número maior foi no sábado (29), com 31.884 casos ativos. Ainda de acordo com o boletim, nas últimas 24 horas, foram contabilizados 3.987 novos casos conhecidos de Covid-19 no estado e cinco óbitos. Dos 1.359.487 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.300.358 são considerados recuperados e 27.912 morreram. Além disso, 1.727.197 casos foram descartados e 307.812 estão em investigação. Na Bahia, 57.267 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.



Caetité: Jovens escapam ilesos após capotamento de veículo; veja o vídeo

Foto: Reprodução

Um vídeo que circula nas redes sociais viralizou na noite de sábado (29), na região Sudoeste. As imagens mostram um carro capotando em uma avenida da cidade de Caetité, na madrugada. O carro de passeio acaba parando no meio da pista e fica tombado. Segundos depois uma mulher sai do veículo, pelo para-brisa dianteiro, visivelmente atordoada, seguida de um rapaz, que seria namorado dela. Os dois, em estado de choque começam a se abraçar, aliviados por terem escapado de uma possível tragédia. Eles não foram identificados, mas aparentemente não tiveram ferimentos. O acidente ocorreu por volta de 00h24.



Mulher é esfaqueada a caminho do trabalho em Vitória da Conquista

Foto: Manu l 97NEWS

Uma mulher não identificada foi esfaqueada ne última sexta-feira (28), enquanto ia para o trabalho em Vitória da Conquista. A vítima foi atingida no pescoço e nos braços, enquanto passava pela Avenida Rosa Cruz, bairro de Candeias. Segundo informou a Polícia, o autor foi pego e linchado por populares até a chegada da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar. A vítima foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.



Hospital Geral de Conquista não está recebendo pacientes devido à superlotação

Foto: Divulgação

O Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) não está recebendo pacientes diagnosticados ou suspeitos de Covid-19, de acordo com um comunicado divulgado pela direção da unidade. O motivo é a superlotação. Segundo a direção, há pacientes nos corredores e na recepção da emergência. No momento, o hospital está sem pontos de oxigênio disponíveis, sem ventilação mecânica, sem vaga na Sala Vermelha, sem leitos Covid, Isolamento e Sala de Medicação. “Estamos trabalhando no limite da capacidade logística da unidade”, informou a direção do HGVC. O hospital disse ainda que há impossibilidade física e de equipe para o recebimento e manejo adequado de novos pacientes. “Solicitamos o encaminhamento dos pacientes para outras unidades da Rede SUS”, pediram.



Cientistas descobrem planeta com atmosfera similar à Terra

Foto: Ilustrativa

Cientistas descobriram que as camadas da atmosfera do "exoplaneta" [planeta fora do sistema solar] pode ter níveis distintos, assim como a Terra. Na Terra, a atmosfera não é uniforme e cada parte consiste em camadas distintas, com características únicas. Por exemplo, o nível mais baixo que se estende desde o nível do mar além dos picos mais altos das montanhas, se chama troposfera. A que contém a maior parte do vapor de água é a que contém a famosa camada de ozônio que nos protege da nociva radiação ultravioleta do Sol. As primeiras observações foram feitas em 2020 com o telescópio espacial CHEOPS, da Agência Espacial Europeia. As mais recentes investigações utilizaram o espectrógrafo HARPS do Observatório de La Silla, no Chile, e os resultados deste planeta quente, semelhante a Júpiter, podem ajudar os astrônomos a entender as complexidades de muitos outros exoplanetas. O WASP-189b está fora do sistema solar e está localizado a 322 anos-luz da Terra.  Na análise, os cientistas descobriram que o planeta está 20 vezes mais próximo de sua estrela hospedeira do que a Terra está do Sol e tem uma temperatura diurna de 3200 graus Celsius. Exoplanetas são planetas que estão fora do sistema solar. Já se sabe a existência de mais de 4 mil planetas do tipo. Aquipe internacional responsável pela descoberta incluem cientistas das Universidade de Lund, Universidade de Berna,  Universidade de Genebra, e do Centro Nacional de Competência em Pesquisa (NCCR).



Aeroporto de Salvador tem alerta de sequestro ativado por engano

Foto: Reprodução

Um voo da Azul Linhas Aéreas, que partiu do Aeroporto de Campinas (VCP) para o Aeroporto de Salvador, teve o alerta de sequestro acionado por engano durante a noite de sexta-feira (28). O código 7500 é usado em caso situação de sequestro. Por conta disso, a aeronave modelo Embraer 195-E1 matriculada PR-AUN, ficou parada na pista principal que ficou paralisada por 40 minutos, desviando outros voos para uma pista auxiliar e algumas aeronaves também foram obrigadas a ficar orbitando nas proximidades, enquanto aguardavam a liberação da pista para pouso. Em nota, a Azul Linhas Aéreas, informa que, “por uma falha operacional, o código 7500 que indica apropriação ilícita da aeronave foi acionado durante o voo que seguia de Campinas (VCP) para Salvador (SSA) na noite de sexta-feira (28). Após o pouso, o avião foi submetido a um protocolo de segurança da companhia e do Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA), que não identificou riscos para a segurança do voo. A companhia lamenta eventuais aborrecimentos causados a bordo e destaca que ações como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações”.



STF envia à PGR pedido para investigar Queiroga

Foto: Reprodução l Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal enviou à Procuradoria-Geral da República na sexta-feira (29) pedido para investigar o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga por apagão do banco de dados da Covid-19. O pedido, feito pelo ministro Gilmar Mendes é feito com base uma petição impetrada no Supremo por parlamentares do PT, que pediram a responsabilização do ministro da Saúde. A plataforma de dados epidemiológicos da pandemia de coronavírus levou mais de um mês para ser restabelecida após ataque de hackers no final do ano. Dia 10 de janeiro, Gilmar postou uma mensagem em suas redes sociais. “O restabelecimento dos sistemas de atualização dos boletins epidemiológicos deve ser tratado como prioridade. Há semanas os Estados e Municípios enfrentam dificuldades em informar os casos de contaminação e de internação. O #ApagaoNaSaude inviabiliza o enfrentamento da pandemia”, escreveu o ministro Gilmar Mendes.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Tema Livre Podcast desta semana recebeu a influencer digital do mundo country, Thássia Helôianne

Foto: Divulgação

O bate papo desta semana foi sobre a vida na zona rural por intermédio da visão da influenciadora. Thássia que é residente na zona rural do município de Brumado, no Sudoeste da Bahia, de modo descontraído retratou a rotina na "roça" e falou sobre algumas curiosidades. A influencer é bastante atuante e já alcançou a marca de 10 mil seguidores no Instagram. O tema livre Podcast vai ao ar toda às quartas-feiras, sempre ao meio dia. Assista ao vídeo disponível e não se esqueça de inscrever-se no canal do YouTube. #TemaLivrePodcast.



Quatro pacientes estão internados por conta do novo coronavírus em Brumado

Foto: Divulgação

Neste sábado (29), o município de Brumado registru 10.470 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 4 internações, 197 óbitos, 283 pacientes em tratamento e 9.990 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Sistema Bravo é responsável pela informatização da Rede Municipal de Educação de Guanambi

Foto: Reprodução l João Roberto

Criado em 2014 pelas empresas WSouza Sistemas e Lyceu Educacional, o Sistema Integrado Bravo desde 2020 é responsável pela informatização da Rede Municipal de Educação de Guanambi. A matrícula informatizada, bem como todo o controle e acompanhamento acadêmico, é de responsabilidade das empresas, em parceria com a Aqualis, empreendimento de tecnologia conceituado em toda região sudoeste. Segundo a direção da Bravo, em tempos de notícias falsas, é fundamental mostrar à comunidade guanambiense que o sucesso deste trabalho não se deve a aproveitadores que querem colher os frutos do sucesso alheio. “De nossa parte, reiteramos o compromisso de continuarmos firmes na parceria com a Aqualis, servindo à Secretaria Municipal de Educação de Guanambi, bem como às escolas municipais e a toda comunidade guanambiense”, destacou.