ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Grandes partidas das quartas de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa

Mulher com bebê no colo é empurrada de carro em movimento na Bahia; ex-companheiro é suspeito

Mãe posta nude em grupo de Whatsapp da escola do filho

Adolescente de Brumado morre afogado em lagoa da zona rural de Tanhaçu

Saúde vai integrar dados sobre acidentes, lesões e violência no país

Receita já recebeu mais de 1,86 milhão de declarações do IRPF 2024

Ministério da Agricultura manda recolher dez marcas de azeite

'Dom Brasílio Folia 2024': Léo Santana e Vitor Fernandes são atrações confirmadas para o evento

Aracatu: PM localiza desmanche de motocicletas e prende 5 pessoas

Ação resgata mulheres de falso centro terapêutico de pastores na Bahia

MP denuncia e Justiça mantém prisão de 4 envolvidos em esquema de venda de CNH no interior da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Agência de publicidade assina contratos com CBF que totalizam quase R$ 1,5 bilhão

Mulher é presa após incendiar casa de ex-companheiro em Jacobina



BUSCA PELO ARQUIVO "07/2016"

Definida data do julgamento final do impeachment de Dilma

(Foto: Reprodução)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, já acertou com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que terá início dia 29 de agosto e término em 2 de setembro a data do julgamento final da presidente afastada Dilma Rousseff. Com o término previsto para 2 de setembro, se Dilma for definitivamente afastada, Temer pode viajar tranquilo para a reunião do G-20, na China, a partir de 6 de setembro. Pelas regras de um processo de impeachment, Lewandowski é o presidente do processo a partir da segunda fase, ou seja, a partir do momento em que a presidente é afastada. Segundo assessores do STF, o cronograma foi pactuado entre o presidente da Corte e o Senado. A expectativa é que o julgamento dure pelo menos cinco dias, até dia 2 de setembro. O Palácio do Planalto considera fundamental a conclusão do impeachment antes do dia 6 de setembro, quando haverá o encontro do G-20. O presidente interino, Michel Temer, quer viajar tranquilo e já como presidente efetivo. O presidente do STF também tem todo o interesse em concluir o cronograma dentro dos prazos legais, até porque seu mandato à frente da Corte acaba no dia 10 de setembro. Desde o ínício, o único consenso entre aliados de Dilma e os defensores do impeachment é que o processo seja concluído na gestão de Lewandowski. A ministra Cármen Lúcia deve tomar posse como nova presidente do STF no dia 14 de setembro.



Rei da Cacimbinha: Ainda em recuperação após grave acidente, Jhon Falcão tranquiliza fãs

Desastre envolveu a van da banda e um animal na rodovia BR-116, entre os municípios de Serrinha e Araci, deixando 11 pessoas feridas (Foto: Reprodução)

 Ainda em processo de recuperação devido a um grave acidente, John Falcão, líder da Banda Rei da Cacimbinha tranquilizou os fãs na manhã deste sábado (30). “Bom dia gente ! Queria agradecer ah vcs todos pelo carinho e preocupação c a gente ! Graças a Deus estamos bem . Zé da veia e Vitor Mix ainda estão em salvador tiveram Q passar por cirurgia mais nada grave Graças a Deus . Logo estaremos de volta aos palcos se Deus quiser ! Fiquem com Deus.” postou John Falcão no Facebook. O acidente envolveu a van da banda e um animal na BR-116, entre os municípios de Serrinha e Araci, no nordeste da Bahia, deixando 11 pessoas feridas na noite da última quinta-feira (28). (BDM)



Violência: Mais um ônibus da Novo Horizonte que ia para Salvador é atacado por criminosos

(Foto: Whatsapp 97NEWS)

Virou rotina tais ataques aos ônibus que viajam à noite da capital para o interior e vice-versa. Desta vez, após atravessarem uma carreta na pista, os bandidos investiram na direção do ônibus da Viação Novo Horizonte. Só não contavam com a presença de um policial da PETO, que abriu fogo atingindo um dos meliantes, houve troca de tiros, mas, graças à intervenção do PM, os bandidos fugiram pelo matagal. O fato ocorreu essa madrugada, próximo ao município de Nova Itarana.



Justiça determina implantação urgente de 68 novos leitos de UTI em Conquista

(Foto: Blog da Resenha Geral)

Uma decisão da Justiça Federal determinou que os governos Municipal e Estadual iniciem a implantação de 68 novos leitos de UTI em Vitória da Conquista no prazo de 90 dias. A decisão judicial, dessa quinta-feira (28), também exige a transferência de todos os pacientes que se encontram ou venham a se encontrar necessitados de atendimento em UTI para hospitais públicos ou particulares detentores de tais unidades. A Ação Civil Pública proposta pelo MPF junto com a Defensoria Pública, em maio deste ano, a partir de uma iniciativa da Comissão de Direitos Coletivos e Difusos da Subseção da OAB Conquista, pedia a implementação de 144 leitos de UTI adulto, 46 leitos UTI neonatal e 11 leitos de UTI pediátrica na macrorregião sudoeste e no Município de Vitória da Conquista. No entanto, a Justiça Federal apontou para a instalação e o funcionamento de pelo menos 50% da quantidade necessária (50 leitos de UTI adulto, 15 leitos de UTI neonatal e 03 leitos de UTI pediátrica). A investigação que gerou a Ação teve início após o óbito de um paciente que aguardou por 15 dias vaga para a UTI do Hospital de Base do município. O presidente da OAB, Ubirajara Ávila, destacou que a “o pleito se trata de medida de extrema urgência, uma vez que hoje o quadro se mostra caótico, estando a vida de centenas de pessoas em risco na nossa cidade por conta de uma omissão inadmissível do Poder Público”. (Por Mateus Novais)



Polícia Militar realiza operação em toda cidade de Brumado

As drogas apreendidas (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

Numa operação realizada pela 34ª CIPM, envolvendo guarnições de Brumado, Aracatu, Malhada de Pedras e Tanhaçu, tendo a participação de cerca de 21 policiais militares, foram abordados 87 pessoas, 03 veículos 04 rodas, 13 motocicletas e 02 estabelecimentos comerciais (bares).

Numa ronda no bairro São Félix, próximo à barraginha, a guarnição da 34ª CIPM/PETO apreendeu o seguinte material 
1 - 50 tubos de substância similar a cocaina
2 - 49 pedras de substância similar a crack
3 - 51 toucas de substâncias similar a maconha



Sucesso: Programa ‘Empório Sertanejo’ completa 10 anos no ar na Alternativa FM

(Fotomontagem: 97NEWS)

A permanência de um programa musical é bem variável em uma emissora de rádio, tanto que poucos chegam a uma década de sucesso ininterruptamente, já que são necessários muito empenho, qualidade de produção, prestígio dos apresentadores e uma ótima escolha musical. Nesta sexta-feira (29) um programa com essas qualidades está completando o seu aniversário de 10 anos no ar que é o Empório Sertanejo, que vai ao ar todos os sábados e domingos pela Alternativa FM das 06h às 09h, trazendo o melhor da música sertanejo e informações voltadas para o homem do campo. A direção da emissora comemora mais esse sucesso que é mais uma prova da liderança na audiência regional, já que o programa tem milhares de ouvintes assíduos de inúmeros municípios da região. Também são estendidos os parabéns a todos os apresentadores que passaram pelo programa que também são parte fundamental do sucesso alcançado. 

 



Conquista: Realizam novo ato de protesto; eles afirmam estar com salários atrasados há 5 meses

(Foto: Mateus Novais)

Os trabalhadores terceirizados das empresas Contat e Basetec, que prestam serviços nas Escolas Estaduais de Vitória da Conquista, realizaram um novo protesto pelo pagamento de salários atrasados. Segundo o grupo de manifestantes, os pagamentos estão atrasados há cinco meses. Os trabalhadores fizeram uma caminhada até a sede da Defensoria Pública e depois finalizaram o ato no Ministério Público do Trabalho. Durante o percurso, eles chamaram a atenção da comunidade para os problemas vividos pelas famílias dos funcionários que estão sem receber salário. Os terceirizados também afirmaram que as empresas se comprometeram a pagar os salários atrasados até o último dia 15 de julho, mas até agora não houve a quitação desses valores.



Chegada do Grupo Independente estremece bases de Zé Raimundo (PT)

(Foto: Reprodução)

A convenção do pré-candidato José Raimundo Fontes (PT), que seria realizada neste sábado (30), foi adiada. A assessoria do petista não informou o motivo do adiamento, apontando apenas a nova data do evento, dia 5 de agosto. Nos bastidores, comenta-se que a chegada do Grupo Independente [PDT, PRTB, PTC e PHS] desestabilizou a Frente Conquista Popular, formada pelo PT, PSL, PR, PP e PSD. A decisão do nome de Eny Vargens (PDT) como vice de Zé Raimundo teria desagradado o PSD e o PP, que ameaçam deixar aliança. O assunto será debatido numa reunião de emergência ainda nesta sexta (29). 



Lula, Delcídio e mais cinco se tornam réus na Lava Jato

(Foto: Reprodução)

A Justiça Federal aceitou nesta sexta-feira, 29, denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF-DF) contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-senador Delcídio do Amaral, e mais cinco acusados pelo crime de obstrução das investigações da Operação Lava Jato. Com a decisão, Lula e Delcídio passam à condição de réus na ação penal, além do ex-controlador do Banco BTG André Esteves, Diogo Ferreira, ex-chefe de gabinete de Delcídio; o empresário José Carlos Bumlai e o filho dele, Maurício Bumlai, e o advogado Edson Ribeiro. Todos os envolvidos são acusados de tentar impedir o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró de assinar acordo de delação premiada com a força-tarefa de investigadores da Operação Lava Jato. Na semana passada, o MPF reiterou a denúncia contra os acusados, que já haviam sido denunciados ao Supremo Tribunal Federal (STF), pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. No entanto, no dia 24 de junho, o ministro Teori Zavascki remeteu o processo para a Justiça Federal em Brasília, por entender que a suposta tentativa de embaraçar as investigações ocorreu na capital federal. Além disso, com a cassação do mandato de  Delcídio do Amaral, nenhum dos envolvidos permaneceu com foro privilegiado na Corte.



Brumado: Já funcionando em sede própria, 18ª Ciretran deverá ter mais qualidade nos serviços prestados

O fluxo de usuários aumentou, o que atraiu inúmeros ambulantes para a frente do órgão (Fotos Marcos Paulo / 97NEWS)

O histórico recente da 18ª Ciretran mostrou déficit no atendimento e na prestação dos serviços aos milhares de usuários de toda a região, mas, agora, essa realidade negativa deverá ser revertida, pois o órgão já está funcionando, a partir desta terça-feira (26) em sua sede própria no Bairro Santa Tereza, a qual é bem mais organizada e funcional. A reportagem do 97NEWS esteve no local nesta quinta-feira (28) e falou com o novo coordenador Cléber Tadeu Leal Cambuí (foto abaixo), que atestou que as mudanças irão proporcionar mais qualidade, eficiência e comodidade aos usuários. “Agora os serviços serão mais rápidos e eficientes, já que a nova infraestrutura é bem moderna e oferece toda a logística para a realização de um ótimo trabalho”, destacou. A movimentação de pessoas aumentou, pois, muitas pessoas esperaram a mudança de local. Outra situação que chama a atenção é o número de ambulantes que montaram barracas em frente ao órgão, motivados pela grande movimentação de pessoas. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Livramento: Polícia Civil prende mais um receptador e recupera outro veículo

(Fotos: Divulgação Polícia Civil)

Investigadores da Polícia Civil conseguiram prender em flagrante delito, na manhã de hoje, o indivíduo DOUGLAS LUZ MOURA, de 26 anos, o qual desmontava um veículo F-350, de cor vermelha, na localidade conhecida como Curtume, no Perímetro Irrigado, no município de Livramento de Nossa Senhora. O indivíduo foi autuado, na Delegacia de Brumado, pelo Delegado Rafael Araújo, em razão da prática do crime de receptação qualificada. O Inquérito Policial deve ser encaminhado à justiça no prazo de 10 (dez) dias.(Informações / Ascom 20ª Coorpin)



Conquista: Ônibus da banda 'Rei da Cacimbinha' atropela animal e tomba em rodovia

Jon Falcão, vocalista da banda, e os demais integrantes ficaram feridos. O vocalista reclama de fortes dores (Foto: Blog da Gente)

O acidente aconteceu após o ônibus da banda ‘Rei da Cacimbinha’ colidir em um animal na pista. De acordo as informações, ao colidir o veículo, o motorista perdeu o controle da direção do ônibus.Jon Falcão, vocalista da banda, e os demais integrantes ficaram feridos. O vocalista reclama de fortes dores. Os músicos do grupo conquistense seguiam para um show no Rio Grande do Norte. A nossa redação continuará acompanhando o caso para mais informações.



Brumado: Campanha chama a atenção para a exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas da região

Foi realizada a panfletagem na manhã desta sexta-feira (29) (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Uma das problemáticas sociais mais densas e complicadas está começando a ter um enfoque mais intenso, visando combater uma prática que vem aumentando muito em todo o Brasil que é a exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas do país. Mesmo não tendo as estatísticas oficiais, este tipo de conduta criminosa é muito praticada, tendo como catalisador a vulnerabilidade social que se dimensionou ainda mais com a crise financeira que vem assolando a nação. Visando conscientizar os motoristas, principalmente os caminhoneiros, uma empresa que atua em Brumado iniciou nesta sexta-feira (29) a campanha “Na Mão Certa” – Vamos acabar com a exploração sexual de crianças e adolescentes em nossas estradas. Funcionários fizeram panfletagem no Posto Rodoviário Policial, visando dar maior visibilidade à campanha que continuará nos próximos dias. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Brumado: Mais um arrombamento registrado na cidade

O estabelecimento tinha um cão de guarda que não agiu, possivelmente, porque eram pessoas conhecidas (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Os arrombamentos já voltaram a liderar os registros policiais na cidade, o que mostra que esta modalidade criminosa está tendo a preferência no “reino da malandragem”. Desta feita, nesta quarta-feira (27) o novo alvo foi uma empresa que comercializa materiais de construção que fica localizada numa das regiões nobres da cidade, a Av. Otávio Mangabeira. Segundo relatos obtidos pela equipe do 97NEWS, os arrombadores forçaram a janela do escritório e entraram no estabelecimento levando um aparelho de DVD, um carregador de celular, uma sanduicheira, diversas ferramentas e até um balde. Mas não parou por aí, pois além de eles levarem uma quantia de R$ 1,4 mil, foi subtraído na ação delituosa um macaco hidráulico, que vem tendo a preferência nos arrombamentos e furtos de estabelecimentos, pois vem sendo um instrumento muito útil nas tentativas de fugas dos custodiados da carceragem da 20ª Coorpin. Os funcionários do estabelecimento relataram que acharam muito estranho a facilidade como os arrombadores invadiram o local, pois um cão de guarda muito ágil e feroz vem espantando quem se aproxima. Na opinião deles era alguém do convívio do cão, o que reforça a suspeita dos autores serem gente que frequenta o escritório da empresa. A Polícia abriu investigação sobre o ocorrido.  



Veículo foi usado como 'carro-bomba' dentro de garagem, em guerra do tráfico

Veículo explodiu dentro de imóvel na manhã de quarta-feira (27), em Camaçari. Segundo polícia, ataque pode estar ligado à disputa por tráfico de drogas.(Foto: Reprodução G1 Bahia)

O veículo que explodiu na garagem de uma casa em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, no início da manhã de quarta-feira (27), foi usado como um “carro-bomba” por criminosos, segundo a polícia. O objetivo era invadir o imóvel de um suspeito de tráfico de drogas, segundo informações da Polícia Militar. A PM informou que o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foi acionado para verificar a explosão e isolou a área junto com guarnições do 12ª Batalhão de Polícia Militar e da CIPE/Polo. Os agentes identificaram que houve uma explosão dentro do veículo, mas após a varredura no local não foi detectado nenhuma ameaça de outras bombas.



Brumado: Ladrões invadem propriedade rural e furtam vaca e seu bezerro e ainda deixam outro animal ferido

Outra vaca ficou machucada na tentativa dos bandidos a levarem (Foto: Whatsapp 97NEWS)

Há quem afirme que não há limites para a criminalidade em Brumado e, cada vez mais, essa afirmativa, um tanto quanto exagerada, encontra respaldo no solo da realidade, já que alguns delitos vêm mostrar uma ousadia tão grande dos bandidos que se aproveitam do baixo contingente policial e realizam assaltos e furtos que fogem ao lugar comum. Nesta quarta-feira (27), por volta das 11h30ma localidade rural conhecida como Bernardo José foi palco de uma dessas ações, onde elementos desconhecidos invadiram uma propriedade e levaram uma vaca, juntamente com seu bezerro e, provavelmente tentaram levar outra, mas deve ter existido resistência por parte do animal e o feito não foi executado, ficando, inclusive, deixando o animal machucado. Não se sabe se os elementos chegaram com algum veículo para o transporte, mas esta hipótese é mais plausível. A Polícia foi comunicada e foi aberta uma investigação para buscar os autores do furto. 



Receita Federal destrói 2 mil caixas de cigarros contrabandeados

(Foto: Reprodução)

A Receita Federal destruiu, nesta quarta-feira (27), duas mil caixas de cigarros fruto de contrabando. A quantidade do produto se refere às apreensões feitas na região de Vitória da Conquista desde 2013. Os cigarros, que correspondem a 80% dos materiais que são confiscados pela Receita, normalmente são apreendidos ao ser transportados de forma ilegal pela BR 116. A carga sem nota fiscal foi transportado em caminhões baús com apoio da Polícia Militar. A destruição foi realizada no aterro sanitário da cidade, com os equipamentos da Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF), que vieram de São Paulo. Primeiro, o material é triturado e, em seguida, enterrado.



Tragédia em Condeúba: Filho teria matado o pai por causa de briga por cartão do 'Bolsa Família'

O senhor Geraldo dos Santos teria sido atingido por uma facada. Outro filho pegou a faca e golpeou o irmão agressor. Crime chocou Condeúba (Foto: Reprodução)

Um desentendimento familiar terminou com uma tragédia em Condeúba no início da noite dessa terça-feira (26/07), por volta das 19 horas. Segundo informações que foram repassadas à Polícia Militar, a confusão iniciou com o desentendimento por conta de um cartão da Bolsa Família entre o pai e um filho que enfrentava com problemas psiquiátricos. Ainda segundo informações da PM, o pai dos jovens, identificado por Geraldo dos Santos (popularmente Geraldo de Joaquim Moura), foi atingido com uma facada fatal por um dos filhos, identificado por Josimar. Um outro filho de Geral ao ver o pai sendo assassinado tomou a faca e proferiu vários golpes contra o irmão. As vítimas foram socorridas e levadas ao Hospital Municipal Dr José Cardoso dos Apóstolos em Condeúba. Geraldo não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Já Josimar segue internado e em estado grave, aguardando transferência para Vitória da Conquista. O corpo de Geraldo se encontra no hospital e aguarda liberação.(Informações do Folha de Condeúba)



Livramento: Polícia Civil prende receptador e recupera veículos

(Foto: Divulgação Polícia Civil)

Em operação coordenada pelo Delegado João Kléber Bittencourt Trindade, equipes da Polícia Civil cumpriram 03 (três) mandados de busca nos bairros Estocada, Piçarrão e Centro, sendo apreendidos nos citados locais um caminhão Ford F-4000 com chassi e motor adulterados, um caminhão caçamba Mercedes Benz, placa BHB 7278, também com número de motor e chassi com indícios  de adulteração. Foram encontradas ainda peças de um veículo Fiat Strada, uma grande quantidade de placas de veículos, ferramentas e documentos CRLV.  O indivíduo Gilson Miranda Lima, vulgo Gordo Lima, de 39 anos de idade, foi preso novamente pelos Policiais da 20ª COORPIN, horas após ter sido autuado em flagrante por receptação,   na Delegacia de Polícia de Guanambi, no dia 25/07/2016.  O indivíduo foi atuado pelos crimes de Receptação e Adulteração de sinal de veículo Automotor, sendo que a Polícia Civil tem 10 (dez) dias para encaminhar o Inquérito Policial para a Justiça.  Além dos investigadores de Livramento, participaram ainda da citada  operação Policiais Civis de Paramirim, Pres. Jânio Quadros e Rio do Antônio. (Informações da Ascom 20ª Coorpin)

(Foto: Divulgação Polícia Civil)


Castelo Alto do Xangô realizou em Brumado a `Fogueira de Xangô´, evento contou com a participação de várias autoridades

Foto: Divulgação

A casa de Xangô, especialmente iluminada no dia, aguardava o início da festa. As árvores  e a mata do terreiro ficaram lindas com o toque especial das luzes verdes que chamou a atenção de todos da cidade e que por ali na avenida passavam, dirigindo-se para frente da gruta do castelo onde mora xangô – sentando em um pequeno banco. A poucos metros erguia-se majestosamente a fogueira, armada bem cedo e já contendo os axés próprios do orixá do fogo. A um aceno seu, uma filha de Oiá traz o seu Xeré. Pai Dionata de Xangô, com delicadeza, apanha a sineta que, ao ser vibrada, anuncia o início de uma reza. As esteiras são estendidas e sobre elas os iniciados se ajoelham, busto curvado, pousando a cabeça no chão, em direção ao Babalorixá e demais autoridades religiosas do candomblé. Sua voz faz-se ouvir, então, salmodiando cada verso como um lamento, um canto em solo é ouvido e que se repetirá por três vezes. Assim foi celebrada a "Fogueira de Xangô", de origem Yorubá, que seria um deus do fogo, muito conhecido e respeitado por grande poder e por seu caráter vingativo e violento. O evento foi realizado na parte externa do castelo, e outra no barracão, onde se realizam as danças e louvações aos Orixás. E sob o comando do medium vidente, o babalorixá Pai Dionata de Xangô, foram entoados os cânticos que estabeleceram a relação entre os homens e as divindades. O evento teve a participação da Iyalorisa, Tia Valquíria de Oxum, filha de santo de uma tradicional casa de ASE (candomblé) de Salvador terreiro de Oxumarê, e com a presença do babalorixá Pai Sérgio de Oxumarê e demais babalorixás e Yalorixás, Ogãs e Ekedis e a Fanfarra Municipal de Brumado - FAMUB, entre outros simpatizantes e convidados que abrilhantaram a grande festa de Rei Xangô. Ascom-Babalorixá Dionata de Xangô

Foto: Divulgação