ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Eleições 2024: PT deve ter candidato próprio na disputa pela prefeitura de Brumado

Brumado: Mulher de 52 anos é vítima de dengue hemorrágica

Grandes partidas das quartas de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa

Mulher com bebê no colo é empurrada de carro em movimento na Bahia; ex-companheiro é suspeito

Mãe posta nude em grupo de Whatsapp da escola do filho

Adolescente de Brumado morre afogado em lagoa da zona rural de Tanhaçu

Saúde vai integrar dados sobre acidentes, lesões e violência no país

Receita já recebeu mais de 1,86 milhão de declarações do IRPF 2024

Ministério da Agricultura manda recolher dez marcas de azeite

'Dom Brasílio Folia 2024': Léo Santana e Vitor Fernandes são atrações confirmadas para o evento

Aracatu: PM localiza desmanche de motocicletas e prende 5 pessoas

Ação resgata mulheres de falso centro terapêutico de pastores na Bahia

MP denuncia e Justiça mantém prisão de 4 envolvidos em esquema de venda de CNH no interior da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado



BUSCA PELO ARQUIVO "08/2017"

'A escuridão é um convite à bandidagem', protestam moradores da Ápio Cardoso que, preocupados, clamam pela reestruturação da iluminação pública no local

O local em questão tem um grande fluxo noturno de transeuntes, especialmente estudantes (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A expansão da violência em Brumado vem tendo nos assaltos a transeuntes uma das ações mais recorrentes por parte dos bandidos, que, na maioria das vezes, fazem uso de uma motocicleta e em dupla saem para fazer as vítimas na cidade. Um fator que vem corroborando nesse sentido é o déficit na iluminação pública e, nesse sentido, vários moradores da Av. Ápio Cardoso da Paixão procuraram a redação do 97NEWS para relatar uma situação que vem deixando a todos muitos preocupados que é a escuridão que atinge a parte que faz a ligação com o Bairro São José. Segundo o morador Josevaldo de Almeida (53) os refletores queimaram já tem mais de 15 dias e, com isso, o local se tornou um convite aos assaltantes de plantão, inclusive com vários assaltos que ocorreram nesse ínterim. "Já solicitamos do setor de iluminação pública para que novas lâmpadas dos refletores fossem recolocadas, mas, até agora, nada foi feito. Será que alguém importante da sociedade terá que ser vítima dos assaltantes para que eles venham agir?", questionou o morador. Ele ainda relatou que "no trecho próximo ao riacho os riscos dos assaltos são ainda maiores, então, que se resolva o mais rápido possível esse problema". Nossa equipe tentou contato com a secretaria municipal de infraestrutura, mas não tivemos êxito.

 



Brumado: Visando otimizar a mobilidade urbana na cidade, prefeitura quer implantar sistema de Zona Azul

Brumado deverá ter em breve o sistema de zona azul no centro da cidade (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Há cerca de dez anos atrás citar que Brumado tinha a "hora do rush", ou seja, um acúmulo de carros na ruas com congestionamentos e muita inquietação dos motoristas seria uma incongruência, mas, atualmente esse cenário é cada vez mais comum e não em horas específicas, mas sim durante todo o dia na região central da cidade, o que seria comprovado pelo grande número de acidentes e pequenas colisões. Visando virar mais uma página histórica na cidade, a administração municipal irá implantar o sistema de Zona Azul, que será um divisor de águas para esse grande impasse da mobilidade urbana em Brumado. O Projeto de Lei 028/2017, que criará o sistema de estacionamento rotativo na cidade será enviado para apreciação do Legislativo, devendo ser apresentado na sessão da próxima segunda-feira (04) e votado nas sessões posteriores, tendo a possibilidade da apresentação de emendas por parte dos vereadores.

Atualmente estacionar uma motocicleta em Brumado é cada vez mais complicado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Segundo as justificativas apresentadas pelo engenheiro André Cardoso, atual superintendentende da SMTT, a instalação do módulo de estacionamentos rotativos irá desafogar sobremaneira o trânsito na cidade, especialmente na região central, que hoje está cada vez mais caótica nesse sentido. Assim que o projeto for aprovado e a Lei for sancionado pelo Executivo será lançado Edital para se escolher a empresa que dará manutenção ao sistema de Zona Azul, com as devidas marcações do solo. O modelo é muito similar ao de Vitória da Conquista, sendo automatizado, sendo que as previsões em Brumado é que o valor cobrado por duas horas girem em torno dos R$2,00. Atualmente encontrar um lugar para estacionar no centro de Brumado é uma disputa muito grande, sendo que muitos estacionam os veículos pela manhã e só saem no final do expediente. 

A implantação do sistema facilitará a mobilidade urbana na cidade (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Invasões nas margens da Barragem do Rio do Antônio estão colocando em risco a fauna e flora da Caatinga na região

Algumas invasões às margens estão flagrantes (Foto: 97NEWS)

A Barragem do Rio do Antônio, que abastecia Brumado normalmente até o episódio do grande colapso de 98/99, sendo, em seguida, substituída pela atual Barragem de Cristalândia, poderia ter sido transformada em um balneário ou grande área de lazer para a cidade, mas, ao contrário disso ele vem tendo uma destinação, no mínimo preocupante, já que o meio ambiente está ficando cada vez mais ameaçado. A equipe do 97NEWS esteve no local na manhã desta quinta-feira (31), atendendo a solicitação de pescadores e ribeirinhos que defendem a preservação do meio ambiente, os quais relataram denúncias de invasões nos limites da faixa de servidão na margem da Barragem. Segundo os denunciantes, alguns proprietários de chácaras e indústrias estão construindo muros que vão até a margem da barragem, o que já seria uma desobediência às normas impostas. Em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o órgão afirmou que vai realizar um levantamento das denúncias para serem tomadas as providências cabíveis. O ativista ambiental, membro do Modera, Aurino Ferreira, disse que tem conhecimento das invasões e que também já denunciou o caso para a secretaria. Ele ainda disse que essa mesma irregularidade está acontecendo às margens do Rio das Contas, na região da Barragem de Cristalândia que abastece Brumado. A Marinha do Brasil impõe um limite de 40 metros em margens de rios e reservatórios, o qual não pode ser desrespeitado sob pena de crime federal.  Com a construção desenfreada, caso medidas de impacto não sejam tomadas pelos setores competentes, poderemos ter, dentro de alguns anos, além de uma forte degradação ambiental, a extinção de animais e aves silvestres que vivem às margens da barragem e do Rio do Antônio, pois o seu habitat estará devastado.

A Barragem do Rio do Antônio é uma área de uma grande diversidade ecológica abrigando animais e aves da fauna e flora típica da Caatinga (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


WhatsApp: Usuários reclamam de instabilidade no serviço

Foto: Montagem l 97News

O WhatsApp, sistema de mensagens instantâneas popular no Brasil, apresenta instabilidade em diversos lugares do mundo, segundo relatam usuários em redes sociais. De acordo com o site independente Down Detector, usuários nos Estados Unidos, Inglaterra e em parte da Europa reclamam que o aplicativo, que faz parte do império do Facebook, está fora do ar. No Brasil, as primeiras reclamações começaram há cerca de uma hora. Segundo o Down Detector, cerca de 60% dos usuários têm problemas de conexão, enquanto que 32% apontam dificuldades para enviar e receber mensagens. Para 10% dos usuários, o aplicativo sequer realiza login.



Taisan Auto: Acabou de chegar Polo Sedan Confortline 1.6

Foto: Divulgação

Acabou de chegar na Taisan Auto, Polo Sedan Confortline 1.6 2014/2014, com IPVA 2017 pago, único dono. Faça uma visita e consulte as melhores condições de pagamento. Taisan Auto, na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551. Acesse www.taisanauto.com.br e veja mais.



Moradores do Dr. Juracy preocupados com possibilidade de contaminação da água em obras de recuperação da galeria de esgoto

Os moradores estão preocupados, mas o secretário garantiu que não existem riscos de contaminação da água (Fotos: Luciano Santos | 97NEWS)

Após inúmeras e sucessivas cobranças na mídia e também de vereadores, as obras da galeria de drenagem pluvial do Bairro Dr. Juracy já estão em andamento, mas, apesar desse fator positivo, uma nova polêmica é levantada, desta feita pelos moradores, envolvendo, segundo eles, um possível grave risco à saúde da população. Eles alegam que no local escolhido para o desvio da galeria passa uma tubulação de água que interliga a subestação ETA  2 da Embasa que fica às margens no Anel Rodoviário da BR-030, então, caso isso se confirme os riscos de contaminação da água seriam altos. O secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, informou ao 97NEWS que a tubulação será coberta com uma proteção de concreto, o que impedirá qualquer risco de contaminação da água. O secretário ainda relatou que a obra vai demorar mais que o previsto devido no terreno existem uma grande quantidade de rochas à flor da terra, o que está dificultando os serviços. "Vamos fazer uma obra para que não haja desabamentos da laje, pois como todos já sabem, antigas galerias estão desabando devido as péssimas condições da construção", declarou o secretário. 



Brumado: Falta do uso de EPIs por operários da construção civil ainda é comum na cidade; riscos de acidentes é alto

Cenas de operários trabalhando sem o uso dos equipamentos de proteção individual ainda são muito comuns na cidade (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A área da construção civil em Brumado vem tendo um crescimento muito grande nos últimos anos, mas, a segurança dos trabalhadores ainda é deficitária, pois é muito comum se verificar em Brumado muitos empreendimentos imobiliários com operários sem o uso dos cuidados na segurança, os EPIs - Equipamentos de Proteção Individuais, os quais são obrigatórios.  Existem as Normas Regulamentadoras – NR’s –, as quais tratam do conjunto de condições e procedimentos referentes à segurança e medicina do trabalho, também de cumprimento obrigatório às empresas públicas e privadas, entre outros setores, na construção civil. No entanto, como foi citado, a observação da falta dos EPIS e de outros fatores que são essenciais à segurança dos trabalhadores que atuam em diferentes obras. Na manhã desta quinta-feira (31), a equipe de reportagem do 97NEWS fez um novo registro desse tipo, bem no centro da cidade, onde trabalhadores estavam arriscando a vida ao não utilizar os equipamentos de proteção, neste caso, em considerável altura em relação ao solo, como pode ser observado na foto. Fica aqui o alerta para as empresas do ramo de construção civil para observarem as normas e obrigarem aos operários usarem os equipamentos de segurança.

 



Brumado: Conheça a mais conceituada empresa de rastreamento da região

Foto: Divulgação

Rastreia ou monitore os seus veículos com a RotSat, empresa que possui um sistema completo de alta qualidade e tecnologia para gestão e acompanhamento. A RotSat atua há mais de 5 anos com profissionais capacitados em várias cidades da região como, Brumado, Vitória da Conquista, Guanambi, Caetité, Livramento, Caculé, Tanhaçu, Barra da Estiva, Ituaçu, Barreiras, Itaberaba, Feira de Santana, Salvador, Santo Antônio de Jesus e cidades circunvizinhas. Contrate  hoje mesmo o rastreamento de seu veículo. Informações: (77) 3453-1734, (77) 99990-3048, ou pelo e-mail: [email protected]. Conheça o nosso site: www.rotsat.com.br. RotSat, loclaizada na Av. Centenário, nº 1530 A, 1º andar, Bairro Novo Brumado (saída para Caetité).



Mulher furta loja e é detida pela população em Vitória da Conquista

Foto: Gerson Gonzaga

Uma mulher de 37 anos, identificada como "India", foi presa na manhã desta quinta-feira (31, após ter sido contida pela população, depois de ter furtado objetos no interior de uma loja. O crime aconteceu na Avenida Lauro de Freitas, centro comercial de Vitória da Conquista. A Polícia relatou que teria sido acionada para atender a uma ocorrência, na qual as vítimas teriam detido uma mulher que havia praticado furto à loja. Ao chegarem ao local, se depararam com "India" já contida por populares. A proprietária da da loja informou que estava ocupada no balcão, quando a suspeita entrou na loja. Ela também informou que, no momento em que a a suposta ladra estava saindo, foi vista e detida por clientes. Os militares explicaram que a suspeita já possui passagem pela Polícia. Ela foi apresentada na Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep).



Um século: Maior asteroide a cruzar a Terra passará nesta sexta a 7 milhões de km

Foto: NASA/ AFP

Omaior asteroide que se aproximou da Terra em mais de um século passará nesta sexta-feira (31) a uma distância de sete milhões de quilômetros, sem representar nenhum perigo para o nosso planeta, disse a Nasa. Este asteroide, de 4,4 km de diâmetro, chamado Florence, foi descoberto em março de 1981. "É o maior objeto celeste a passar tão perto do nosso planeta dese a descoberta do primeiro asteroide nas proximidades da Terra há mais de um século", afirmou a agência espacial em seu site. "Embora muitos asteroides conhecidos tenham cruzado a Terra a uma distância mais curta do que fará Florence na sexta-feira, 1º de setembro, todos eram menores", assinalou Paul Chodas, responsável do Centro para o Estudo de Objetos Próximos à Terra, dependente da Nasa. Florence não deverá retornar às imediações da Terra até outubro de 2024 e não voltará a passar tão perto de nosso planeta até dentro de 500 anos, afirmou a Nasa. Os cientistas aproveitarão esta passagem para estudar o corpo celeste mais detalhadamente usando poderosos telescópios na Califórnia e em Porto Rico. "As imagens resultantes devem permitir determinar as dimensões exatas do asteroide e também revelar os detalhes de sua superfície com uma precisão de 10 metros", calculou a Nasa. As colisões entre grandes asteroides e a Terra são eventos incomuns. "Aproximadamente a cada 2.000 anos, um meteorito do tamanho de um campo de futebol atinge o planeta, devastando a área de impacto e os arredores", afirmou a agência espacial americana. Sobre os objetos celestes capazes de aniquilar a civilização humana, como o que provocou o fim dos dinossauros há 66 milhões de anos, estes ameaçam a Terra uma vez a cada alguns milhões de anos, acrescentou. Igualmente raro, o meteoro que provocou importantes danos e deixou 1.000 feridos em Chelyabinsk, na Rússia, em fevereiro de 2013, tinha um diâmetro de 15 a 17 metros e uma massa de 7.000 a 10.000 toneladas. Este objeto liberou uma energia estimada de cerca de 30 vezes a potência da bomba de Hiroshima.



Juiz não vê estupro e solta homem que ejaculou em passageira de ônibus

Passageiros impediram que agressor saísse do veículo Foto: Marianna Holanda/Estadão

O ajudante de serviços gerais Diego Ferreira de Novais, de 27 anos, foi libertado pela Justiça nesta quarta-feira, 30, um dia depois de ejacular em uma passageira dentro de um ônibus na Avenida Paulista. O juiz José Eugenio do Amaral Souza Neto afirmou na sentença que não viu possibilidade de enquadrá-lo por estupro por não ter havido “constrangimento, tampouco violência ou grave ameaça” no caso. Novais, que havia sido indiciado por estupro, tem histórico de sucessivos crimes sexuais. A audiência de custódia ocorreu na manhã desta quarta no Fórum Criminal da Barra Funda. “O crime de estupro tem como núcleo típico constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso”, escreveu o juiz. “Entendo que não houve o constrangimento, tampouco violência ou grave ameaça, pois a vítima estava sentada em um banco do ônibus, quando foi surpreendida pela ejaculação.” Para o juiz, ainda assim, o “ato praticado pelo indiciado é bastante grave, já que se masturbou e ejaculou em um ônibus cheio, em cima de uma passageira, que ficou, logicamente, bastante nervosa e traumatizada”. O magistrado também destaca que Novais tem “histórico desse tipo de comportamento”. Segundo o juiz, ele necessita de “tratamento psiquiátrico e psicológico para evitar a reiteração de condutas como esta, que violam gravemente a dignidade sexual das mulheres, mas, que, penalmente, configuram apenas contravenção penal”.



Governo da Bahia recebe 300 tornozeleiras eletrônicas; uma será para Geddel

As tornozeleiras já foram recebidas e Geddel deverá ser um dos primeiros a receber (Fotos: Reprodução)

De acordo com o secretário estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte, a Bahia recebeu um lote de 300 tornozeleiras eletrônicas para serem utilizadas em presos sob medidas cautelares. Além disso, Duarte afirmou que profissionais já foram treinados para manusear o equipamento e que para as tornozeleiras possam ser utilizadas ainda é necessário a publicação de uma resolução que defina o uso delas. Conforme o secretário, uma outra licitação está em andamento para adquirir 3,6 mil tornozeleiras, 3,2 mil masculinas e 400 femininas. Recentemente, a falta da tornozeleira eletrônica no Estado fez com que o ex-ministro Geddel Vieira Lima, contrariando decisão judicial, começasse a cumprir pena de prisão em regime domiciliar, em julho último, sem o equipamento.



Brumado: Mais um homicídio começa a ser desvendado pela Polícia Civil

(Foto: Divulgação Polícia Civil)

Investigadores da Polícia Civil (20° COORPIN), prenderam no Bairro Brisas III, em Brumado, Caio César dos Reis Bitencourt (21), conhecido como "Ferrugem", que é um dos suspeitos de participar do homicídio do jovem Marcos Antônio Araújo Santos (Berruginha), de 26 anos, fato ocorrido no dia 21 de agosto, na Rua Miguel Araújo Moura, Bairro Dr. Juracy. A decretação da prisão temporária fora solicitada pelo Delegado Samuel Bruno Paz e decretada pelo Juiz Genivaldo Alves Guimarães. Conforme investigações da Polícia Civil, Caio fora apontado como o autor dos disparos que atingiram Marcos. As investigações seguem e o inquérito deve ser concluído e encaminhado para a Justiça nos próximos dias



Cumprindo mais uma etapada de sua agenda de trabalho, Elias Piau vai a Conquista e visita REUSB e Embasa

O vereador Elias Piau em visita aos estudantes que moram na REUSB em Conquista (Foto: Assessoria Parlamentar)

Dando continuidade à sua intensa agenda de trabalho, o vereador Elias Piau (PV) esteve novamente em Vitória da Conquista nessa quarta-feira (30) realizando dois importantes encontros. O primeiro foi na REUSB - Residência dos Estudantes Universitários e Secundaristas de Brumado, onde, ele foi se inteirar dos desdobramentos que envolveram os alunos na polêmica sobre a recente possíbilidade do fechamento da residência por parte da Prefeitura Municipal de Brumado, que é a atual responsável pelo aluguel que será pago até dezembro de 2017. Em sua conversa os alunos expressaram os avanços que foram obtidos, mas não esconderam a sua preocupação sobre os critérios adotados para o novo programa de auxílio estudantil (PAEES), pois alguns deles podem não preencher o perfil exigido. Segundo Piau "os estudantes reconheceram que o projeto pode trazer benefícios sim, mas tem que ser melhor esclarecido, pois alguns pontos ainda não foram bem interpretados. Outro ponto é que o aluguel será pago somente até dezembro, o que já está causando apreensão, pois, caso alguns deles não sejam contemplados com o novo projeto terão que encontrar um novo local para residir e, como será por conta própria, alguns, por fatta de recusos correm o sério risco de terem que interromper os seus estudos universitários, o que nos deixa preocupado. Então diante disso vamos buscar informações mais precisas sobre o projeto". O vereador esteve também no ponto de apoio regional da Embasa,, já que o escritório foi transferido para Caetité, mas, ainda têm alguns alguns setores trabalhando. Ele explicou que "ainda existem alguns processos sendo resolvidos em Conquista, sendo que alguns deles foram solicitações nossa para Brumado, então, estive lá para saber o andamento dos mesmos, pois estamos sempre acompanhando e cobrando para que eles sejam efetivados o mais rápido possível". 

O vereador Elias Piau em sua visita a um dos pontos de apoio regional da Embasa (Foto: Assessoria Parlamentar)


Vereador Léo Vasconcelos apresenta projetos de concessão de títulos de cidadãos brumadenses

Presidente do Legislativo de Brumado, vereador Léo Vasconcelos (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Na sessão da última segunda-feira, 28 o vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Léo Vasconcelos apresentou dois Projetos de Resolução visando a concessão de títulos de cidadão brumadense ao Sr. Lourival Almeida Trindade e ao comunicador Daniel Machado Simurro. Em sua justificativa o parlamentar destacou que os títulos visam o reconhecimento por trabalhos prestados à comunidade brumadense, dando a esses cidadãos a congratulação através da cidadania brumadense. Daniel Machado Simurro reside em Brumado há vinte anos, sendo natural da cidade de São Paulo, hoje é editor e redator de vários veículos de comunicação na microrregião, com destaque a sua atuação na área jornalística. Teve seu nome lançado na imprensa brumadense através de um programa de rádio na Alternativa FM. Sua maior característica são seus textos polêmicos. Sempre despertando a discussão sobre o assunto tratado.   Léo explica que “Classificamos a expansão da mídia como parte do desenvolvimento de nossa cidade e Daniel está entre as pessoas que deram esse pontapé inicial nessa expansão. Por isso, o nosso reconhecimento e congratulações” Outro projeto de autoria do vereador é destinado ao desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia, Dr. Lourival Almeida Trindade. Com extenso currículo, o ilustre homenageado exerceu a advocacia por vários anos, com militância expressiva na Comarca de Brumado, onde sempre foi enaltecido por sua conduta ética e moral irretocável, além do diferenciado conhecimento jurídico e cultural – destacados em toda Bahia, foi Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Baiana, 2001/2003, tendo decisivo e atuante papel de conciliação e fortalecimento da Subseção da OAB-Brumado. Em 2008 foi empossado como Desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia, pela cota da OAB-BA, estando em pleno exercício da função. Em 2014 o TJ-BA o escolheu para compor o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, sendo de imediato alçado a Presidente, com mandato de 2014 a 2016. Sertanejo, conhecedor de nossa terra e nossa gente, tem sido um defensor de nossa região, destacando a luta encampada pela comunidade brumadense para uma melhor prestação jurisdicional, em busca da elevação da Comarca de Brumado e, de imediato, da instalação da 2ª. Vara Cível – criada desde 2008, alinhando-se a esses justos propósitos. Sendo assim, em reconhecimento aos inestimáveis serviços prestados ao nosso município de Brumado, ao estado da Bahia e, sobretudo ao Brasil, propõe-se conceder esta grandiosa honraria para o conceituado cidadão Desembargador Lourival Almeida Trindade.



IBGE: Brumado tem 69.677 habitantes; veja as novas estimativas de todas as cidades da Bahia

Foto: Conteúdo l 97NEWS

O Brasil tem 207.660.929 habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta quarta-feira (30) no Diário Oficial da União. A data de referência para o levantamento é 1º de julho. Brumado cresceu apenas 0,29%, sendo a população atual de 69.677 habitantes. Já em 2016 Brumado tinha 69.473 habitantes. O IBGE analisou as estimativas das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros. Segundo o orgão, o Brasil cresceu apenas 0,77% entre 2016 e 2017, taxa menor do que 2015 e 2016, que foi de 0,80%. Confira os números dos 417 municípios da Bahia.

 



Brumado Sunset: Conceituados promoters se unem e irão realizar o maior evento do verão de Brumado e região

Foto: Divulgação

A união faz a força, isso é um ditado incontestável, mas quando a união é composta pela credibilidade, alegria e pela dedicação, ela fica ainda mais sólida. Essa foi a fundamentação para a celebração de uma parceria inédita na área do entretenimento regional, sendo formada por 3 conceituados promoters, Beto Bonelly, Gilson Porto e Ney Trindade, que estão se unindo para fazer história mais uma vez em Brumado e região. Desta feita o planejamento já foi estabelecido e um grande evento já foi acertado que será o "Brumado Sunset" um mega show que terá grandes nomes da música nacional e oferecerá uma estrutura gigantesca e uma logística nunca vista em eventos do gênero na região. O nome "Sunset", que traduzido para o português significa pôr do sol e foi escolhido de forma criteriosa, já que a festa acontecerá no auge do verão, tendo o seu início exatemente no momento em que o astro-rei estará se pondo na Serra das Éguas, dando um tom cósmico ao evento. A data já está acertada, dia 23 de dezembro e o cenário será o Parque de Exposições Gilson Brito em Brumado. O "trio de ouro da alegria" como já foi batizado, os quais representam a Só Legal, Ney Eventos & Empreendimentos e Beto Bonelly Produções, já está elaborando o grande plano de mídia e as atrações deverão ser divulgadas em breve. Então preparem as tuas emoções, pois verão ficará marcado pelo alto astral de um evento que entrará para a história do entretenimento regional.



Angiologista na Clínica Master com Dr. Thiago Marques Coelho

Foto: Divulgação

Angiologia é a especialidade médica que se ocupa do tratamento clínico das doenças que acometem vasos sanguíneos (artérias e veias) e vasos linfáticos como varizes, feridas crônicas, má circulação, dores crônicas nas pernas, trombose, alterações dos vasos sanguíneos em decorrência da diabetes, dentre outras. A angiologia encarrega-se do diagnóstico e tratamento clínico das doenças vasculares. O tratamento consiste em ações para promoção, prevenção, recuperação da saúde através de alterações dos hábitos de vida, medicamentos e exercícios físicos usualmente. Somente na CLÍNICA MASTER você encontra o renomado angiologista Dr. Thiago Marques Coelho. A CLÍNICA MASTER fica situada na rua Donizete Alves Lima, 225, Bairro Nobre (em frente à Dimak Malhas). Na CLÍNICA MASTER, você também encontra ultrassonografia, doppler, eletrocardiograma, eletroencefalograma, audiometria, RX digital, laboratório de análises clínicas, punção de mama e tireóide por agulha fina, teste do olhinho, espirometria, procedimentos ortopédicos, procedimentos estéticos (aplicação de botox, peeling), preventivo ginecológico, colposcopia, escleroterapia convencional e com espuma (tratamento de varizes) e muito mais para cuidar bem de sua saúde! Agende já a sua consulta! (77) 3441-5396, (77) 99991-5396 e (77) 99126-1903. CLÍNICA MASTER, PRAZER EM CUIDAR DE VOCÊ!



Moradores da Lagoa do Arroz reclamam do defícit na área de infraestrutura

O ponto de ônibus da Lagoa do Arroz virou objeto de revolta dos moradores (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

As reclamações referentes ao setor de infraestrutura continuam intensas, desta feita são os moradores da Lagoa do Arroz, que fica no início da BA-148 saída para Livramento, que já é considerada praticamente zona urbana. Em contato com a redação do 97NEWS, eles protestaram e levantaram um clamor para que, pelo menos, alguns problemas estruturais da comunidade sejam rapidamente solucionados. O frentista Edmilson Ramalho (38) relatou que "a situação da escada que faz a ligação com a rodovia está cada diz pior, tem anos que está assim. O ponto de ônibus é vergonhoso, pois não tem cobertura e os alunos e os moradores ficam expostos ao sol e chuva. Os políticos vieram aqui antes das eleições e prometerem solucionar, mas até agora nada, só ficou na promessa". Já o aposentado Luis Francisco do Carmo (70) subiu o tom e disparou que "tem anos que essa situação nos abate, isso é uma vergonha para nós da Lagoa do Arroz, espero que antes que eu parta desta terra esses problemas sejam solucionados". Eles alegam que têm ido ao setor de infraestrutura municipal e que é feito o compromisso de resolver os problemas, mas até o momento, segundo eles, nenhuma equipe foi ao local nem para avaliar a situação. A equipe do 97NEWS esteve lá na manhã desta quarta-feira (30) e constatou a veracidade das reclamações. Veja as fotos:

A situação da escada é outro ponto que vem revoltando os moradores (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Núcleo de Oncologia da Bahia cria calculadora virtual que mostra o que fumante compraria se poupasse dinheiro que gasta em cigarros

Foto: Reprodução

O Núcleo de Oncologia em parceria com Oncoclínicas da Bahia, criaram uma calculadora virtual, para conscientização de fumantes, e o que ele poderia comprar, caso poupasse o dinheiro que gasta com cigarros diariamente. Para fazer o teste gratuitamente basta acessar o site "Se eu parar de fumar", o serviço foi lançado nesta terça-feira (29) para o Dia Nacional de Combate ao Fumo. No endereço eletrônico é possível receber informações sobre os benefícios do abandono do vício e realizar o cálculo, o resultado é rápido. Se uma pessoa for fumante há dez anos e consumir dois maços por dia, por exemplo, é possível comprar um carro de luxo com o dinheiro que é gasto em cigarros. Estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que a Bahia alcançou o menor percentual de tabagistas entre os estados brasileiras, com uma incidência de 5,2% da população acima de 18 anos com a prática.

 

Se você é fumante há dez anos e consumir dois maços por dia, é possível comprar um carro de luxo com o dinheiro que é gasto em cigarros.

De acordo com o Núcleo de Oncologia da Bahia (NOB), é possível encontrar mais de 4.700 substâncias tóxicas na fumaça do cigarro. Destas, 43 são cancerígenas. Fumantes e quem convive com eles, os chamados fumantes passivos, estão sujeitos aos efeitos tóxicos do cigarro. Segundo a OMS, a cada ano mais de 5 milhões de pessoas morrem em todo mundo em consequência do consumo de cigarro. No brasil, 200 mil morrem por ano, atribuídos ao hábito de fumar. Cerca de cinquenta doenças estão associadas ao tabagismo, como o câncer (de lábio, língua, laringe, esôfago, pulmão, bexiga, mama e outros), o infarto agudo do miocárdio, o enfisema pulmonar e a bronquite crônica, avc ou derrame cerebral, a hipertensão e a impotência sexual. Os estudos apontam que é preciso 15 anos para que os ex-fumantes passem a ter os mesmo riscos de desenvolver doenças daquelas pessoas que nunca fumaram.