ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Eleições 2024: PT deve ter candidato próprio na disputa pela prefeitura de Brumado

Brumado: Mulher de 52 anos é vítima de dengue hemorrágica

Grandes partidas das quartas de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa

Mulher com bebê no colo é empurrada de carro em movimento na Bahia; ex-companheiro é suspeito

Mãe posta nude em grupo de Whatsapp da escola do filho

Adolescente de Brumado morre afogado em lagoa da zona rural de Tanhaçu

Saúde vai integrar dados sobre acidentes, lesões e violência no país

Receita já recebeu mais de 1,86 milhão de declarações do IRPF 2024

Ministério da Agricultura manda recolher dez marcas de azeite

'Dom Brasílio Folia 2024': Léo Santana e Vitor Fernandes são atrações confirmadas para o evento

Aracatu: PM localiza desmanche de motocicletas e prende 5 pessoas

Ação resgata mulheres de falso centro terapêutico de pastores na Bahia

MP denuncia e Justiça mantém prisão de 4 envolvidos em esquema de venda de CNH no interior da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado



BUSCA PELO ARQUIVO "09/2019"

TP Publicidade homenageia os destaques do ano em Brumado

Foto: Huan Nunes l 97NEWS

Na noite do último sábado (28), o salão de eventos do Clube Social de Brumado recepcionou representantes dos diversos segmentos do comércio e personalidades da cidade, que foram homenageados com o prêmio Destaques de 2019, promovido pela TP Publicidades. A promoter Iracy Nascimento realizou a festa em grande estilo, com mais dinâmica e organização, o que agradou os presentes. O cantor Bruno Caires, também homenageado na noite, garantiu a animação da festa, que contou ainda com a apresentação do músico Amarílio Lima e o cantor, Nemésio Sales. Há 24 anos promovendo os destaques do ano na cidade e região, a TP Publicidade é referência de confiança e credibilidade. (Veja Fotos).



Brumado: Defensoria Pública Estadual lança cartilha de instrução sobre abordagem policial

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Defensoria Pública do Estado (DPE) da Bahia realizou o lançamento em Brumado, da cartilha “O que você precisa saber sobre abordagem policial”. O evento ocorreu no dia 17 de setembro na escola municipal Idalina Azevedo Lobo e teve a participação de alunos, pais dos estudantes e diversas pessoas da comunidade. A cartilha foi apresentada à população brumadense de maneira direta e acessível, mostrando a variedade de temas presentes na publicação, como: identificação policial, revista pessoal, uso de algemas, busca domiciliar, realização de exame de corpo delito, devolução de pertences, abuso de autoridade, audiência de custódia, denúncia à violência arbitrária, entre outros assuntos. No evento, o defensor público Ewerton Santos Freitas, lembrou que o acesso à Justiça integral e gratuita às pessoas vulneráveis também é feita por meio de eventos como o lançamento da cartilha na cidade, no qual o conhecimento jurídico é compartilhado, promovendo a educação em direitos para as pessoas da comunidade. Já a coordenadora de Direitos Humanos da DPE, Lívia Almeida, explicou em sua abordagem sobre a estreia relação entre o racismo e os excessos em abordagens policiais. A DPE também ressaltou a importância das vítimas de violência policial não se isolarem e buscarem espaços para compartilharem suas experiências, na reivindicação de seus direitos. 



Intermunicipal: Jogador da seleção de Campo Formoso morre ao passar mal em campo

Foto: Reprodução

No último domingo (29), um jogador de 22 anos morreu quando disputava a segunda fese do Intermunicipal. Rodrigo Itiúba, que jogava pela seleção de Campo Formoso faleceu após sofrer um mal súbito durante a partida contra Piritiba, na casa do adversário. Segundo a imprensa baiana, Rodrigo acabou caindo no campo assim que iniciou o segundo tempo do jogo. Ele foi socorrido pela equipe médica do estádio e levado de ambulância para o hospital municipal, mas não resistiu e acabou falecendo. Em nota, a Federação Bahiana de Futebol (FBF), disse que após o atendimento do jogador, a partida seguiu normalmente e terminou no empate sem gols. A notícia da morte de Rodrigo só chegou depois do encerramento do jogo.



Guanambi: Inema combate desmatamento e produção de carvão

Foto: Divulgação l Inema

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realizou entre os dias 23 e 27 de setembro a Operação Terra de Fogo: Fase 1, com apoio da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental de Porto Seguro e da Polícia Militar, nos municípios de Guanambi, Palmas de Monte Alto e Sebastião Laranjeiras. Segundo o Inema, o objetivo da operação foi combater desmatamento, queimada e carvoarias ilegais e também o transporte e comércio ilegal de madeira, lenha e carvão vegetal. Durante a operação, 103 fornos de carvão foram destruídos. No total, 250 hectares de área foi desmatada nos três municípios fiscalizados.



Brumado: Moradores e comerciantes reclamam do direito de 'ir e vir' com bloqueio de rua no bairro das Flores

Foto: Leitor l 97NEWS

Moradores e comerciantes da Rua Visconde de Ouro Preto, no bairro das Flores, em Brumado, registraram o momento em que uma construção particular impediu o direito de ir e vir deles na manhã do último sábado (28). Segundo eles, a rotina e o trabalho foram prejudicados com a obstrução da via. Veículos de carga foram impedidos de passar na via no final de semana. Conforme a prefeitura, a maioria das obras são realizadas no fim de semana, o que dificulta a identificação dos donos dos imóveis e possível responsabilização pelo ato. Ainda segundo os moradores, a obra não tinha autorização da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e do setor de infraestrutura para bloquear a rua. De acordo com os moradores, como a rua fica totalmente bloqueada, o direito de ir vir deles fica prejudicado. “É quase indescritível a falta de respeito, não deixaram ao menos uma parte da via desobstruída para podermos passar. Somos reféns da desordem”, conta uma moradora. Outro morador relatou a Redação a sua insatisfação. "Sou morador, e tenho que dar a volta enorme pra chegar até minha casa que fica bem próxima a essa construção", lamenta. É comum nos depararmos com situações de fechamento das vias públicas no município. Segundo as normas, o planejamento, projeto, regulamentação e operação do trânsito nas vias urbanas são de responsabilidade dos órgãos e entidades de trânsito municipais, nos termos dos artigos 21, inciso II e 24, inciso II, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Portanto, havendo a necessidade de bloqueios e desvios do trânsito, pode o órgão responsável realizar o fechamento da via pública, levando-se em consideração, além das circunstâncias específicas de cada caso, a finalidade de preservação do interesse público. Importante esclarecer àqueles que se socorrem do direito de ir e vir para questionar as limitações impostas pelo órgão público que o artigo 5º, inciso XV, da Constituição Federal (CF/88) estabelece que "é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens", ou seja, o texto constitucional admite restrições, nos termos da lei. Mas em contra partida, o artigo 209 do CTB estabelece, como infração de trânsito de natureza grave, sujeita à penalidade de multa, a transposição, sem autorização, de bloqueio viário, com ou sem sinalização ou dispositivos auxiliares.



Ibiassucê: Grave acidente envolvendo motocicleta e picape, deixa duas vítimas fatais

Foto: 97NEWS

Na noite do último domingo (29), um grave acidente deixou duas pessoas mortas na BA-617, trecho entre o município de Ibiassucê e o distrito de Pancadão. De acordo informações, os jovens Túlio Fonseca, de 23 anos e Cézar Novais, seguiam pela rodovia em uma motocicleta NXR Falcon, de cor vermelha, quando em um trecho da rodovia houve a colisão frontal com uma picape Strada. Com o impacto, César veio a óbito no local do acidente, já Túlio foi levado para o Hospital Municipal de Ibiassucê mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Ainda conforme informações, o condutor do carro fugiu do local. Revoltados com a morte dos jovens, populares incendiaram o veículo. Segundo apurou o site 97NEWS, o dono do carro havia participado de um evento de som automotivo em Brumado durante o domingo. Os corpos das vítimas foram levados ao Instituto Médico Legal (IML). As causas do acidente são apuradas pela Polícia.

O veículo foi incendiado por populares - Foto: 97NEWS


Brumado: Idoso é encontrado morto na porta de casa no Bairro São Jorge

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na manhã do último sábado (28), um idoso foi encontrado morto na porta de sua residência, na Rua Pedro Esmeraldo Serra, no Bairro São Jorge, em Brumado. Segundo informou a Polícia Militar ao 97NEWS, Onias Rodrigues Vieira, foi encontrado sem os sinais vitais. A PM acionou o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para realizar o levantamento cadavérico.  O corpo de Onias foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), em Brumado, para ser necropsiado. A causa da morte será confirmada após o resultado do laudo em até 30 dias.



Brumado e mais 139 municípios da Bahia tem estado de emergência decretado por causa da seca

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

No último sábado (28), foi publicada no Diário Oficial do Estado pelo governador Rui Costa que 140 municípios se enquadram em situação de emergência por causa da estiagem. Segundo o governo, a medida vale por 180 dias. Entre as cidades em situação crítica por causa da seca estão Brumado, Caetité, Boquira, Botuporã, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Érico Cardoso, Ibiassucê, Ituaçu, Jussiape, Lagoa Real, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Malhada de Pedras, Paramirim, Rio do Antônio, Rio do Pires e entre outras. Conforme o decreto, a ocorrência de longa estiagem nos municípios listados foi indicada em relatórios recentes da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec). Nesses locais, a seca tem provocado graves prejuízos às atividades produtivas, principalmente à agricultura e à pecuária, pois a falta do abastecimento tem gerado o exaurimento de grande parte dos mananciais que fornecem água potável às comunidades rurais, distritos e cidades. Com o decreto, o Estado deve adotar ações emergenciais para minimizar a situação nos locais afetados.



BR-030: Carreta carregada de combustível pega fogo no distrito de Ibitira

Foto: 97NEWS

No último sábado (28), uma carreta carregada de combustível pegou fogo no distrito de Ibitira, em Rio do Antônio. Segundo as primeiras informações, o incêndio teria sido provocado com o aquecimento das lonas de freio do veículo, que atingiu inicialmente os pneus e posteriormente a carga. O motorista da carreta conseguiu sair a tempo. Inicialmente uma equipe de brigadistas da RHI Magnesita foi acionada até o local para combater as chamas. O Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista chegou minutos depois extinguiu as chamas. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) foi acionada e controlou o trânsito na rodovia. A BR-030 ficou interditada por cerca de quatro horas. Segundo os moradores, algumas casas do distrito ficaram danificadas com as chamas.

Foto: 97NEWS


Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Decretada prisão de homem que matou ex-companheira no bairro Esconso em Brumado

Foto: Divulgação l Polícia Civil

A prisão temporária do caminhoneiro Deuslírio Alves, de 43 anos, acusado de matar a ex-mulher, Viviane Ariane dos Reis Santos, de 33 anos, em Brumado, foi decretada pela Justiça nesta sexta-feira (27), após pedido do delegado Leonardo Souza Soares. O crime aconteceu na madrugada de terça-feira (24), na casa onde a vítima estava morando com uma filha de 9 anos, localizada no bairro Esconso. “Ele efetuou disparo de arma de fogo contra a mulher e ligou para a mãe da vítima, para avisar que havia cometido o crime. De imediato, solicitamos a sua prisão e ele já é considerado foragido da Justiça”, disse o delegado. Ele fugiu depois e desde então é procurado. A 20ª Coorpin também divulgou uma foto do suspeito e solicita que quem tiver informações de onde encontrar o caminhoneiro entre em contato com a polícia pelos números (71) 3235-0000 e 181 para quem está no interior baiano.



Morte precoce de jovem estudante em grave acidente provoca forte comoção em Brumado

Foto: Divulgação

É com pesar que a comunidade brumadense vem se solidarizar com a família da servidora municipal Célia Prates que, devido à uma fatalidade, acabou perdendo o seu filho Thiago Prates Leite, de 21 anos de idade. Ele que era estudante de engenharia, acabou falecendo de forma muito precoce em um acidente ocorrido na tarde desta sexta-feira (27) na Av. Centenário. Ficam aqui os sentimentos da equipe do 97NEWS à família enlutada pela perda prematura deste jovem que tinha um futuro brilhante pela frente.

 



Grave acidente deixa uma vítima fatal e três feridos em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Por volta das 14h desta sexta-feira (27), um grave acidente de trânsito foi registrado no fim da Avenida Centenário, envolvendo três veículos, deixando uma vítima fatal e quatro feridos, próximo ao Terminal Rodoviário, em Brumado. Segundo apurou o 97NEWS no local do acidente, o condutor de um JAC J3 preto, trafegava sentido a cidade, quando próximo a Rodoviária, acabou se perdendo, batendo em uma motocicleta, rodando na pista, e em seguida atingindo em cheio um caminhão Mercedes Bens que estava estacionado no acostamento. O condutor do veículo sedan identificado como Thiago Prates Leite, de 21 anos, acabou entrando em óbito no local do acidente. No veículo estavam mais três vítimas que tiveram ferimentos graves.  Já o motociclista identificado como Ariosvaldo Pereira Nunes teve apenas arranhões pelo corpo. Segundo os amigos, os quatro retornavam da faculdade na cidade de Guanambi para passar o final de semana com os familiares. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Três unidades do SAMU 192 participaram do resgate às vítimas. Elas foram encaminhadas ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Não há informações sobre o estado de saúde deles. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para apurar as causas do acidente. Imagens de monitoramento dos estabelecimentos comerciais do local vão ajudar a Polícia Civil nas investigações. O Instituto Médico Legal (IML) está no local para remover o corpo da vítima fatal. O trânsito ficou congestionado na rodovia, e agentes da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) chegou ao local cinquenta minutos depois. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Morre aos 80 anos, ex-vereador de Brumado, 'Manoel Borges'

Foto: Divulgação

Morreu no início da manhã desta sexta-feira (27), o ex-vereador de Brumado, Manoel Alves Pereira, o “Manoel Borges". Ele tinha 80 anos e foi vítima de um infarto. Manoel estava internado no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Borges foi vereador entre os anos de 2001 a 2004 pelo PMDB. O corpo será velado na comunidade de Marquinhos e o sepultamento ocorrerá às 18h no Cemitério do Ubiraçaba. Manoel Borges deixa esposa, filhos e netos. Nascido em dia 28 de março de 1939, Manoel era muito querido pelos moradores da região do Distrito de Ubiraçaba. A Câmara Municipal de Brumado emitiu Nota de Pesar e lamentou a morte do ex-vereador. "Ficam aqui os sentimentos do Poder Legislativo a todos os amigos e familiares".



Brumado: 'Parquinho construído pelos moradores do Apertado do Morro 2 não será destruído', diz engenheiro

Foto: Reprodução l Whatsapp

A pré-campanha política, seja ela de situação ou de oposição tem começado muito forte em Brumado, algumas informações são postadas de preferência nas redes sociais, por ter uma resposta muita rápida junto à sociedade. Mas o que muitos não sabem, é que algumas dessas informações são carregadas de "Fake News", o que deve ser observado por quem compartilha, sendo o autor ou até mesmo quem compartilha a informação sem checar, é que eles podem responder na justiça pelo ato cometido. Na tarde de quinta-feira (26), fotos e vídeos foram bombardeadas nas redes sociais, na qual dizia que o poder público estaria destruindo um parquinho construído com materiais recicláveis pelos próprios moradores do bairro Apertado do Morro 2, local que inclusive foi "mote" de matérias do 97NEWS. Junto com as fotos, circulavam informações na qual também diziam que a administração municipal, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, estaria “destruindo” a Praça Infantil. Buscando entender a real situação da informação, a reportagem apurou que na realidade, a obra faz parte do pacote municipal, no qual uma via de acesso, ligará o centro da cidade, passando pelos bairros, Apertado do Morro 2, Urbis 2, Loteamento Bom Jesus, Loteamento irmã Dulce, à BR-030, na altura da Fábrica de Cimento, formando um anel viário que irá dar mais fluidez ao trânsito de veículos pesados. 

Foto: Reprodução

Em nota, o engenheiro responsável pela obra, André Luís Cardoso, esclareceu que empresa na qual está fazendo o serviço de terraplenagem margeando a ferrovia, e passando por vários bairros, inclusive atingindo parte do parque do referido bairro, conversou com dois moradores da localidade, e informou sobre as obras. "Conversei com o sr. Paulino e dona Maria, que são os responsáveis pela comunidade. Informei à eles o que aconteceria lá e, os mesmos, juntamente com mais pessoas da comunidade ajudaram junto com a máquina a retirar os pneus, e uma parte de uma escorregadeira, todos os outros equipamentos estão no local", disse na nota. Ainda segundo o engenheiro, "foi acordado juntamente com os moradores que iremos aterrar a área lateral ao parquinho existente para colocar esses pneus retirados. Nada foi realizado da forma que estão colocando. Infelizmente tem pessoas mal intencionadas que propagam este tipo de situação", finaliza a nota.



Brumado: Presidente do Sindsemb diz que 'pelo terceiro ano consecutivo, prefeitura nega reajuste salarial'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em mais um ano sem evolução, a Prefeitura de Brumado e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindsemb) não chegaram a uma proposta final para reposição salarial dos servidores públicos municipais. Para o presidente do Sindsemb, Jerry Adriano, o desfecho das negociações ao longo desses anos não causou estranheza. Em entrevista ao 97NEWS, Adriano, disse que o prazo se esgotou e o órgão acionará a justiça. “As negociações começaram no mês de abril e foram até maio. O secretário alega que a prefeitura não tem condições de dar o repasse”, relata. De acordo com os cálculos feitos pelo Sindsemb, o repasse aos 384 servidores públicos municipais seria de R$ 108 mil, o que está dentro das possibilidades da administração, tendo em vista as inúmeras nomeações publicadas no Diário Oficial que incham a folha de pagamento. O presidente do Sindsemb informou ainda que já encaminhou ofício à prefeitura solicitando a reabertura das negociações salariais, mas o documento não foi respondido. Segundo Jerry, o próximo passo é acionar a justiça a fim de garantir a reposição da perda salarial da categoria. “O último reajuste foi em 2017, que é equivalente a 2016. Acompanhamos a apresentação do orçamento para 2020 e, mais uma vez, os servidores ficaram de fora”, colocou Adriano. Em contra partida, a prefeitura alega que os limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, impede qualquer reajuste, o que poderia desequilibrar o orçamento do município. 



Justiça Estadual realiza leilão eletrônico de terrenos em Brumado

Foto: Reprodução

A Justiça Estadual realiza leilão eletrônico até o dia 02 de outubro, em Brumado. Estão sendo leiloados, dois lotes: No lote 1, um terreno comercial com 10.091m², na Ra Aurélio Gama, no bairro Rodoviário e uma área na Fazenda Lagoa das Baraúnas. O lote está avaliado em R$ 300 mil. O lance mínimo é de R$ 210 mil. Já o segundo lote, um terreno com 300m², localizado na Rua Alta Leite Oliveira, no bairro Santa Tereza. Esse lote está avaliado em R$ 190 mil com lance mínimo de R$ 133 mil. Interessados podem obter informações mais detalhadas pelo site (aqui) ou pelo 0800-707-9272. Os lances encerram no dia 02/10 as 11h.



Homem é esfaqueado após marcar encontro com ex-namorada na cidade de Livramento de Nossa Senhora

Foto: 97NEWS

Na manhã de quinta-feira (26), um homem de 34 anos foi esfaqueado após marcar encontro com a ex-namorada. Segundo a Polícia, Marcos Silva de Jesus, sofreu uma tentativa de homicídio quando tentava falar com a ex na Avenida Manoel Araújo Sobrinho, no Bairro Tomba, em Livramento de Nossa Senhora. Conforme as investigações, não gostando de tal atitude, o atual namorado da mulher que também estava na residência saiu em luta corporal com a vítima que sofreu golpes de faca no pescoço e na região do tórax. Após o crime o suspeito fugiu. A Polícia Militar foi acionada e Marcos foi encaminhado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para uma unidade de saúde. Não há informações sobre seu estado de saúde. A mulher foi conduzida a Delegacia de Livramento, onde prestou depoimentos. A Polícia Civil investiga o caso. 



Cipe Central prende homens por tráfico de drogas no município de Tanhaçu

Foto: Divulgação l SSP/BA

Na última terça-feira (24), três homens foram presos por policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Central, no município de Tanhaçu, a 73 km de Brumado. Segundo a Polícia Militar, com o trio, foram apreendidos 575 gramas de maconha, oito trouxinhas de cocaína, uma balança, e sacos vazios. Denúncias anônimas levaram os policiais até a Rua Possidônio Santana, onde estavam os acusados. Conforme a PM, Caio de Jesus de Macedo, de 21 anos, Mateus Silva Pires, de 21, e João Santos Freire, de 49 estavam tentando instalar pontos de tráfico de drogas no centro da cidade. Ainda segundo a PM, os três foram autuados em flagrante por tráfico de drogas. Eles foram levados, junto com o material, para a Delegacia de Brumado e estão a disposição da justiça.



Brumado: Homem é encontrado morto no acostamento da BR-030; polícia suspeita de atropelamento

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Polícia Militar foi acionada por motoristas via CICOM na manhã desta quinta-feira (26), por volta das 09h55, informando que havia um corpo caído no acostamento da BR-030, na altura do km 350 da ponte sobre o Riacho da Tábua, próximo ao aeroporto Sócrates Mariani Bittencourt, em Brumado. Segundo informou a Polícia ao 97NEWS, uma guarnição da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) foi acionada e se deslocou até a localidade. Já no local, a PRE constatou que um homem, possivelmente um andarilho estava sem os sinais vitais e com ferimentos pelo corpo. Como se tratava de uma possível cena de atropelamento, a PRE acionou o Departamento de Polícia Técnica (DPT) que realizou a perícia no local e, em seguida, encaminhou o corpo da vítima para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A identidade da vítima não foi revelada, mas a Polícia informou que o homem tem idade média de 50 anos, altura de 1,60 e cor parda. Nossa equipe se deslocou até o local do possível acidente e encontrou bastante sangue no solo. Segundo as primeiras informações, o homem andava pela rodovia quando foi atropelado por um veículo que não parou para prestar socorro. Porém, só a perícia oficial deve apontar as possíveis circunstâncias e responsabilidades pelo acidente. Um laudo será entregue para Polícia Civil, que investiga o caso.