ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Grandes partidas das quartas de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa

Mulher com bebê no colo é empurrada de carro em movimento na Bahia; ex-companheiro é suspeito

Mãe posta nude em grupo de Whatsapp da escola do filho

Adolescente de Brumado morre afogado em lagoa da zona rural de Tanhaçu

Saúde vai integrar dados sobre acidentes, lesões e violência no país

Receita já recebeu mais de 1,86 milhão de declarações do IRPF 2024

Ministério da Agricultura manda recolher dez marcas de azeite

'Dom Brasílio Folia 2024': Léo Santana e Vitor Fernandes são atrações confirmadas para o evento

Aracatu: PM localiza desmanche de motocicletas e prende 5 pessoas

Ação resgata mulheres de falso centro terapêutico de pastores na Bahia

MP denuncia e Justiça mantém prisão de 4 envolvidos em esquema de venda de CNH no interior da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Agência de publicidade assina contratos com CBF que totalizam quase R$ 1,5 bilhão

Mulher é presa após incendiar casa de ex-companheiro em Jacobina



BUSCA PELO ARQUIVO "11/2019"

Brumado: Superintendência de Trânsito multa motoristas infratores na Área Azul

Motocicleta é notificada por está estacionada dentro da faixa de pedestre - Foto: Manu Nunes l 97NEWS

A partir desta sexta-feira (29), a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Brumado deu início a uma operação que multa infratores que não utilizam de maneira correta o sistema de estacionamento rotativo, a Área Azul. Desde a manhã de hoje, os agentes de trânsito começaram a punir motoristas que não obedeciam as normas do estacionamento rotativo e emitiram a infração de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O estacionamento rotativo funciona, em algumas áreas das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8 às 13 horas, aos sábados. É pago e permite a utilização de uma vaga por até quatro horas ao dia. Após o período, o motorista é obrigado a retirar o veículo da vaga. Também é permitido aos usuários, uma tolerância de 15 minutos antes de a cobrança ser realizada. Os motoristas devem observar bem a sinalização para que não sejam surpreendidos. Em alguns casos, os condutores estacionam em local proibido para fugir da Área Azul, situação esta que será tratada pela SMTT como infração de trânsito. Com a ação que começou hoje, a Superintendência de Trânsito espera que diminuam as infrações, principalmente por motociclistas, que estacionam em cima de calçadas, dentro da faixa de pedestres, demarcações de árvores e garagens de residências. Equipados com smartphones, os monitores da Área Azul acionam o agente em tempo real e comunicam a infração. Constatado o estacionamento irregular, o agente de trânsito aplica as medidas cabíveis. Com a operação desta sexta-feira, diversos veículos foram autuados.



Brumado: Radialista Beto Mendes se recupera bem e continua internado no hospital municipal

Foto: André Bonfim l 97NEWS

Na última quarta-feira (27), o radialista brumadense Beto Mendes, de 50 anos foi internado no Hospital Professor Magalhães Neto após sofre dois infartos. Segundo Mendes, com fortes dores no peito, à princípio ele pensou que seria uma infecção no pulmão, mas após passar por exames, foi contatado que o locutor estava infartado. "Pensei que fosse morrer, foi muito forte, mas não suspeitava que seria infarto", disse a reportagem na manhã de quinta-feira (28). Nesta sexta-feira (29), a reportagem do 97NEWS visitou o radialista na unidade hospitalar e falou com Beto. Ainda abalado com a enfermidade, o locutor da Alternativa FM tranquilizou os ouvintes e disse que aguarda os resultados dos exames. "Em primeiro lugar eu gostaria de agradecer a todos os ouvintes da radio pelas mensagens de carinho, as ligações, eu não esperava receber tanto carinho assim. Eu estou sendo medicado, fui bem atendido pela equipe médica que são maravilhosos, o hospital tem uma estrutura muito boa para atender este tipo de caso, como o meu que agora sou cardíaco e nem sabia, enfim, já fiz vários exames como eletrocardiograma, ecocardiograma e estou esperando o resultado. Ai só o cardiologista vai dizer se no meu caso vai ser preciso realizar o processo de cateterismo. Mas tudo indica que sim", afirmou Beto Mendes. Ele ainda relatou que a equipe informou que o seu caso é sério, e requer bastante cuidado. "Os profissionais me disseram que é muito sério a minha situação, mas estou aguardando os exames para saber se vou ou não realizar o cateterismo", esclareceu. O locutor disse ainda que se sente muito feliz com o carinho dos brumadenses e agradeceu o apoio dado pelos colegas de emissora. "Agradeço a todos, meus colegas de rádio, ouvintes, fãs e a todos aqui do hospital, em breve esterei de volta aos microfones", declarou  radialista. Representando os amigos de emissora, o radialista André Bonfim visitou o colega, e disse que Mendes se recupera bem.



Governador do estado anuncia autorização de construção da Policlínica de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Durante evento de inauguração da Policlínica Regional de Saúde no município de Simões Filho, nesta sexta-feira (29), o governador Rui Costa (PT) anunciou a autorização da construção da Policlínica de Brumado. Segundo o governador, o Estado se responsabiliza pela construção e aquisição dos equipamentos da Policlínica, além de financiar até 40% da manutenção, enquanto os municípios consorciados rateiam os 60% restantes. O consórcio de saúde da região da Serra Geral, que tem como a sede o município de Brumado, é composto por 12 municípios, entre eles: Aracatu, Barra da estiva, Brumado, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Guajeru, Ibicoara, Ituaçu, Jussiape, Malhada de Pedras, Rio de Contas e Tanhaçu. 

 



Brumado: Bombeiro civil explica como apagar chama de botijão de gás com vazamento

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Algumas pessoas acreditam que os botijões de gás instalados em residências podem explodir, o que, de acordo com especialistas, é praticamente impossível de acontecer. Na verdade, o que acontece é a vazão do gás do interior do botijão pressurizado, o que pode estar associada à propagação de um incêndio já em andamento ou ao início de um incêndio estrutural com o gás incandescente em vazão do botijão. Na manhã da última quinta-feira (28), um restaurante foi incendiado em virtude de um acidente com botijão de gás. A cozinheira Lenir disse ao 97NEWS que o incêndio começou quando ela realizava o procedimento de troca do vasilhame vazio por outro cheio. “Tenho dois fogões, um eu fui trocar o gás e o outro deixei ligado, aí foi na hora que pegou fogo no botijão que eu estava trocando. Tava vazando e pegou fogo”, relatou. Pensando em prevenir este tipo de situação o 97NEWS falou com o bombeiro civil, George Dias para orientar a população, como evitar esse tipo de sinistro com botijão de gás. Segundo ele, a primeira medida é na compra do produto. "O primeiro combate vem na própria prevenção. Na compra do produto, veja se ele tem fissuras, amaçados ou rompimento de lacres no vasilhame, se constatado, realizar a troca junto ao fornecedor", informa o bombeiro. Ainda segundo Dias, existem algumas dicas que podem evitar maiores danos. "Se for possível, feche a válvula de segurança para cessar a vazão do gás". Outra dica segundo ele é, "caso a válvula não esteja mais no botijão, remova o botijão do lugar fechado com cuidado e atenção para não direcionar as chamas para alguém ou para objetos inflamáveis como cortinas, paredes e outros móveis. Posicione-o numa área aberta e espere a completa vazão e queima do gás", alerta. De acordo com o bombeiro civil, se não for possível remover o botijão, a chama também pode ser apagada por abafamento. "Uma toalha molhada pode ser posicionada sobre a chama. O ar vai continuar vazando, mas a toalha vai cessar a oferta de oxigênio e a chama vai cessar", destaca George que ainda completa dizendo que jamais jogue água no fogo. "O contato da água com o fogo, pode expandir ainda mais essa chama no ambiente e aumentar o incêndio. "As partículas de água em contato com o fogo vai expandir a chama, aumentando as chances de se espalhar pelo ambiente, causando ainda mais estragos", afirma o bombeiro. Ele ainda orienta a população para que procure ambientes abertos para instalar o botijão de gás e sempre ficar de olho na data de validade da mangueira e da válvula de segurança. "Instale o botijão em um ambiente aberto, evite locais fechado. Veja também a data de validade da mangueira e do registro de segurança, tomando esses cuidados, as chances de um acidente é mínima", esclareceu ao site.



Black Friday movimenta comércio do Centro de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Black Friday também está movimentando o Centro de Brumado, atraindo clientes para as lojas físicas. Na Avenida Antônio Mourão Guimarães o fluxo já é intenso nas calçadas. Os consumidores ainda estão com poucas sacolas e pesquisando os melhores preços. As lojas estão com as vitrines adesivadas com os descontos oferecidos e as que mais atraem clientes são as de eletroeletrônicos e vestuário. Os produtos mais encontrados na lista dos consumidores são celulares, eletroeletrônicos, roupas e calçados. Neiva Andrade, de 21, conta que já comprou colchas de cama e calçados e ainda pretende levar roupas e celular. "Juntei dinheiro para aproveitar a data e vou gastar o quanto puder, tanto em dinheiro quanto no cartão", complementa ela. Lojas da Rua Coronel Tibério Meira estão com um alto fluxo de pessoas, com destaque para as lojas de confecções. O Lojas Americanas é uma das mais movimentadas. Grandes filas de clientes nos caixas já se formaram. No final da manhã, o movimento se torna mais intenso e as lojas ficam lotadas.

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Brumado: Prefeito exalta aumento no número de vagas de emprego com carteira assinada em 2019

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na última semana, foi divulgado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), os dados que mostram o número de vagas com carteira assinada em todos os municípios do Brasil. Na região Sudoeste, a cidade de Brumado se destacou com a quantidade de trabalhadores que foram admitidos no ano de 2019. De acordo com o Caged, o município gerou cerca 3.992 novas vagas. Alguns setores se destacaram pelo número de trabalhadores que foram contratados, como por exemplo a área de Serviços que contratou cerca de 1.355 colaboradores em 2019. O segundo setor que mais contratou foi a Construção Civil, com 1.165 contratados. Os dados mostram que o município foi de encontro com cidades da região que tiveram um saldo negativo no número de contratações como é o caso da cidade de Guanambi, que no mês de outubro registou 277 demissões com o encerramento das obras da Ferrovia Oeste Leste (FIOL). Em entrevista ao 97NEWS, o prefeito Eduardo Vasconcelos atribuiu o crescimento aos novos empreendedores de Brumado. "Nós temos empreendedores visionários em Brumado, e isso tem contribuído para este crescimento. Porque não cabe ao município dar emprego, cabe a nós fomentar o empreendedor que faz o emprego acontecer", disse o prefeito. Vasconcelos frisou ainda que para o próximo ano, Brumado tem características de mais crescimento, com a vinda de setores da educação e outros segmentos. "Teremos em 2020 novos empreendimentos no município, como é o caso da educação e de outras promessas que vem por ai. Então com essa projeção, Brumado pode crescer ainda mais no número de ofertas de emprego, e assim, fomentar o mercado de um modo geral", disse esperançoso Vasconcelos.



Brumado: 34ª CIPM forma mais uma turma de crianças e adolescentes no Proerd

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Crianças e adolescentes de Brumado receberam a formação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar. A segunda cerimônia do ano ocorreu na noite de quinta-feira (28) com 150 alunos formados. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores. Na Bahia já foram formados cerca de 700 mil “proerdianos”, como são chamados os participantes do programa. A implantação do Proerd no município ocorreu em 2016 e já capacitou mais de mil crianças e adolescentes. Os alunos formados nesta segunda turma são estudantes de escolas da rede municipal e particular. Após a formatura, a missão dos “proerdianos” é disseminar os valores e os conhecimentos assimilados, tornando-se multiplicadores das informações na escola, na família e nos demais ambientes. Em Brumado, as aulas do programa são de responsabilidade da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (34ª CIPM) com apoio da prefeitura. Em entrevista ao 97NEWS, o Major Mario Cabral destacou o apoio da prefeitura junto ao projeto. "O Proerd sem o apoio do poder público ele não tem andamento, então eu vejo com grande satisfação e para o próximo ano possamos continuar e, inclusive expandindo ainda mais para outras escolas", esclareceu o Major. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Segundo ele, o programa, além de aproximar a PM na comunidade, realiza o trabalho de conscientização contra as drogas. "Isso aqui é multiplicador. Hoje nós temos crianças aqui que no futuro serão políticos, policiais, médicos, advogados, enfim, eles levam na lembrança o que aprenderam nessa fase da adolescência", diz. Também presente na cerimônia, o prefeito Eduardo Vasconcelos ressaltou os benefícios do Proerd, que com baixo custo, forma cidadãos com ética e disciplina. "Esse combate a droga da forma como eles abordam, ainda mais pelos custo zero, é muito gratificante para a educação do nosso município. Aqui nós temos cerca de 150 crianças nessa turma, que se cada uma leva o que aprendeu para a família e amigos, dissemina informações que vão mudar a vida desses jovens, então eu parabenizo a polícia militar e a equipe da 34ª CIPM", comenta o prefeito. Na manhã desta sexta-feira (29), uma nova turma do Proerd será formada, desta vez, no município de Rio do Antônio.



Termina nesta sexta-feira o prazo para pagamento da 1ª parcela do 13º salário

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Termina nesta sexta-feira (29) o prazo para que as empresas paguem aos seus funcionários o adiantamento da primeira parcela do 13º salário. O prazo estabelecido em lei é até o dia 30 de novembro, mas como cai em um sábado, o empregador deve antecipar o pagamento para o último dia útil do mês. A segunda parcela, por sua vez, precisa ser depositada na conta dos trabalhadores até o dia 20 de dezembro. A primeira parte representa metade do salário que o funcionário ganha. O pagamento do 13º salário é feito com base no salário de dezembro, exceto no caso de empregados que recebem salários variáveis, por meio de comissões ou porcentagens. Cabe ao empregador a decisão de pagar em uma ou duas parcelas. No caso de ser apenas em uma única vez, o pagamento deve ser feito até o dia 29. Caso o empregador não respeite o prazo do pagamento, será autuado por um auditor-fiscal do Ministério do Trabalho no momento em que houver fiscalização, o que gerará uma multa de R$ 170,25 por empregado. Quem não receber a primeira parcela até a data limite deve procurar as Superintendências do Trabalho para fazer a reclamação. Outra opção é buscar orientação no sindicato de cada categoria. 



Polícia procura advogado acusado de mandar matar servidor em Condeúba

Foto: Divulgação l Polícia Civil

A Polícia Civil está procurando o advogado acusado de ordenar o assassinato de Roberto Moreira, em 2017, que apurava desvio de dinheiro e a venda ilegal de imóveis públicos municipais em Condeúba. O suspeito foi identificado como Diolino Telles Filho. Mandados de busca e apreensão em imóveis relacionados ao advogado foram cumpridos por equipes da Delegacia Territorial (DT) de Condeúba. As investigações revelaram que o suspeito encomentou a morte da vítima, que que presidia uma auditoria contábil na prefeitura da cidade.



Brumado: Vereadores aprovam aumento salarial e número de parlamentares de 13 para 15 em 2021

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Por maioria dos votos, a Câmara de Brumado aprovou projeto de lei (nº 039/2019) que aumenta o salário dos parlamentares em 2021. A votação foi realizada na noite da última segunda-feira (25) e contou com 8 votos favoráveis e quatro contra. O projeto foi apresentado pela Mesa Diretora, sob a presidência do vereador Leonardo Vasconcelos (PDT). Caso seja sancionado, o aumento entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2021 e também prevê alteração, já a partir de 2021 o número de cadeiras na Câmara Municipal, passando de 13 para 15 vereadores. A principal justificativa é que, "o aumento é citado em municípios de 51 a 100 mil habitantes e o valor do subsídio dos vereadores deve ser de no máximo 40% dos salários dos deputados estaduais, que segundo também informa o referido projeto hoje é de R$ 25.322,25", diz trecho da justificativa do projeto. Os votos contrários foram dos vereadores Santinho (PTC), Zé Ribeiro (PT), Lek Cabeleireiro (PV) e Elias Piau (PV). “Fixa o subsidio dos vereadores do município de Brumado para a legislatura que se inicia em 2021 e dá outras providências”, diz outra parte do texto. Ficou fixado o valor de R$ 10.128,90, representando aproximadamente 26,6% de aumento em relação ao atual salário, que é de R$ 8.000,00. A medida vai de encontro com o anúncio do governo federal que prevê para 2020 um salário mínimo de R$ 1.031,00. Os parlamentares que votaram a favor do aumento salarial foram eles: Lia Teixeira (PDT), Ilka Abreu (PR), Glaudson Dias (PDT), Zé Carlos de Jonas (PT), Luiz Carlos, o Palito (PSD), Wanderlei, o Nem (PDT) e Rey de Domingão (PSB). Com o aumento dos salários para os próximos parlamentares na gestão 2021/2024, serão gastos dos cofres público, quase R$ 9 milhões nos quatro anos de mandatos.



Conquista: Escola municipal tem energia cortada por falta de pagamento

Foto: Reprodução l Blog do Anderson

Uma escola da rede municipal de Vitória da Conquista, a 130 km de Brumado, teve o fornecimento de energia cortada. Segundo o Blog do Anderson, o corte de energia ocorreu na Escola Anísio Teixeira nesta quinta-feira (28). Pessoas ouvidas pelo blog disseram que a escola está com dois meses de pagamentos atrasados. Ainda não há informações da prefeitura e da Coelba sobre a interrupção da energia na unidade escolar, que fica no bairro Jatobá.



Brumado: Botijão de gás pega fogo e destrói restaurante no centro; veja o vídeo

Foto: Reprodução l Vídeo

Na manhã desta quinta-feira (28), a dona de um restaurante localizado na Rua Arthur Revenster, Centro de Brumado, passou por um grande sufoco, após o botijão de gás do estabelecimento comercial pegar fogo. Segundo a proprietária Lenir Aguiar, o incêndio começou quando ela realizava o procedimento de troca do vasilhame vazio por outro cheio. “Tenho dois fogões, um eu fui trocar o gás e o outro deixei ligado, aí foi na hora que pegou fogo no botijão que eu estava trocando. Tava vazando e pegou fogo”, contou ao 97NEWS. O restaurante de distribuição de marmitas ficou parcialmente destruído. Ela ainda conta que o susto foi grande. "Nunca passou pela minha cabeça que isso iria acontecer. O erro foi meu", lamenta.  Ainda segundo a cozinheira, no momento do acidente, além dela, a sua mãe também estava no restaurante, mas não se feriram. “Só ficamos muito nervosas, mas não nos ferimos. Tem seis meses que estava trabalhando aqui, mas não sei como vou fazer com os prejuízos”, disse. Nas imagens registradas por moradores é possível ver que vizinhos tentam apagar a chama, mas de maneira errada. O botijão foi arrastado para rua e acabou atingido a frente do estabelecimento. As imagens ainda mostram que a chama quase atingiu uma motocicleta estacionada na rua. Só depois de algumas horas, com o esvaziamento do GLP, o botijão apagou.



'Natal Premiado' é na Locar Rápido! Ligou, participou, ganhou!

Foto: Divulgação

Depois da promoção "Ligou Locar Rápido, Ganhou Prêmios em Dinheiro", a sua mototáxi preferida realiza mais uma campanha sensacional. "Natal Premiado Locar Rápido". serão três  sorteios por mês para você ter mais chances de ganhar. É isso mesmo, todo dia 10, 20 e 30 de cada mês, os brumadenses poderão levar para casa R$ 200 em dinheiro. A cada corrida, exija o cupom e concorra aos prêmios. E o primeiro sorteio será no dia 10 de dezembro. Locar Rápido, funcionando de segunda a sábado das 06h às 21h e no domingo das 07h às 15h, ligue 3441-3589 / 3441-9090 / 9.9955-3589 ou 9.9999-2434. Locar Rápido, há 20 anos transportando passageiros com responsabilidade, segurança, rapidez e, corridas a partir de R$ 3,00.



Psicoterapeuta Cognitivo-comportamental da Clínica Mais Vida fala sobre 'bullying' e suas consequências

Foto: Divulgação

A palavra "bully" em inglês significa valentão, assim, bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou um grupo com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo incapaz de se defender. Assim sendo, o termo bullying descreve uma forma de ofensa ou agressão de uma pessoa ou um grupo sobre alguém mais fraco ou mais vulnerável. A psicoterapeuta Camilla Alvarenga salienta que as consequências do bullying podem ser prejudiciais para o desenvolvimento adequado das atividades em sala de aula e para a construção de um processo de aprendizado eficiente. Somado a isto, existe um fator agravante em que nem sempre o professor consegue ter a percepção que o bullying acontece. Sendo assim, fica difícil tomar alguma atitude sobre o assunto. O aluno que sofre bullying pode começar a sinalizar algumas mudanças em seu comportamento, como: perda de interesse pelo âmbito escolar associado à recusa em ir para escola, alegar algum sintoma físico como enjoo ou dor de barriga, apresentar o comportamento de isolamento social, baixa-estima, dificuldade no aprendizado e em concentrar-se nos conteúdos expostos. Segundo Ballone GJ O comportamento do bullying é uma forma de assédio ou intimidação com forte componente de humilhação. Ele pode ser de dois tipos; direto e indireto. O tipo direto, próprio da agressão masculina, se faz diretamente sobre o agente agredido, sem intermediários, e deve ter as seguintes características:

1. O comportamento é maldoso, agressivo e negativo com objetivo de produzir dolo;
2. Esse tipo de comportamento é repetitivo;
3. Esse tipo de comportamento ocorre em desequilíbrio de poder, com vantagem do agente agressor em comparação ao agente agredido.

O assédio intimidativo não envolve obrigatoriamente um ato criminoso ou uma violência física. Isso aumentaria as chances de coibição, proibição e punição. Muitas vezes o sofrimento é ocasionado dissimuladamente por meio de abuso psicológico ou verbal. No entanto, as cicatrizes emocionais são tão ou mais duráveis que aquelas produzidas por agressões físicas. Uma atitude assertiva para lidar com o problema é que o educador tenha a percepção e converse com alguns membros da turma para compreender o que está acontecendo e desenvolver atividades educativas para prevenir novas ocorrências de bullying. O causador da agressão também precisa ser punido para compreender a gravidade da situação. A prática do bullying pode acarretar em sérios problemas emocionais na vida do indivíduo que sofre a violência, por esse motivo, é importante buscar acompanhamento psicoterápico, caso precise de ajuda procure um profissional adequado. Agende sua consulta! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77)  3441-4500 / (77) 9.9989-6868.

 



Brumado: Município se adéqua para aderir à lei de 'Liberdade Econômica'

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Em vigor desde o dia 20 de setembro deste ano, a lei (nº 13.864) da Liberdade Econômica trás novas regras que tentam reduzir a burocracia nas atividades econômicas e foram sancionadas pelo presidente Jair Bolsonaro. Com as mudanças, o governo espera que facilitem e deem mais segurança jurídica aos negócios e estimulem a criação de empregos. A lei libera os horários de funcionamento dos estabelecimentos, inclusive em feriados, “sem que para isso esteja sujeita a cobranças ou encargos adicionais”, tendo apenas algumas restrições, como normas de proteção ao meio ambiente (repressão à poluição sonora, inclusive), regulamento condominial e legislação trabalhista. Em Brumado, a lei será implantada e o secretário municipal de administração, João Nolasco, explicou que a prefeitura já se adequou ao novo sistema do Governo Federal. “Estamos também com uma consultoria em parceria com o Sebrae para implantação do alvará eletrônico. Já estamos marcando um evento para o dia 5 de dezembro, quando convidaremos todos os contadores da cidade e da região vizinha para falar sobre essa lei e esclarecer dúvidas”, informou. Um decreto com todas as adequações para implantação da lei no município será publicado no Diário Oficial do Município até sexta-feira (29). Segundo Nolasco, a lei beneficiará os pequenos empreendedores e aqueles que querem montar o seu negócio. Entre as mudanças, a prefeitura passará a disponibilizar o alvará através da internet. “Com a implantação do alvará eletrônico, o documento será liberado em, no máximo, 72 horas”, destacou. 



Brumado: Radialista Beto Mendes sofre infarto e é internado no Hospital PMN

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O radialista Beto Mendes, de 50 anos, foi internado no Hospital Professor Magalhães Neto no fim da tarde de quarta-feira (27) após sofrer dois infartos. Em entrevista ao 97NEWS, o locutor das manhãs que apresenta o programa "Expresso 97" na Alternativa FM contou que desde a última segunda-feira (25), sentia dores no peito, mas achava que seria uma inflamação no pulmão. "Cheguei na emissora pela manhã para fazer o programa e ainda comentei com o diretor que não estava bem, ele até me orientou a buscar atendimento médico, mas eu continuei com a programação", conta Mendes. Ainda segundo o radialista, na madrugada de terça-feira (26), não conseguiu dormir com muitas dores no peito. "Pensei que fosse morrer, foi muito forte, mas não suspeitava que seria infarto", disse a reportagem. Ainda pela manhã, ele com a ajuda de um amigo, foi à cidade de Vitória da Conquista para uma consulta com sua médica. "Chegando lá, logo ela me examinou e constatou que eu estava infartado. Em seguida, ela me encaminhou de volta para Brumado, onde passei por diversos exames, estou tomando a medicação e, em breve serei transferido novamente para Vitória da Conquista para passar por um processo de cateterismo", disse o locutor. Beto Mendes ainda aproveita a oportunidade para tranquilizar os fãs. "Estou sendo medicado no hospital, vou passar pelo procedimento em Conquista e logo logo estarei de volta aos microfones da Alternativa FM. Agradeço a todos os meus fãs pela preocupação, mas tudo vai dar certo com fé em Deus", tranquiliza Beto Mendes.



Brumado: Município não é contemplado com verba federal para aquisição de equipamentos odontológicos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A cidade de Brumado ficou de fora da lista, que contemplam 101 municípios da região, com o repasse de R$ 5 milhões, no qual prevê a aquisição de equipamentos odontológicos para os municípios que implantaram Equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família. O repasse foi publicado no Diário Oficial da União, na última segunda-feira (25). Municípios da região como: Aracatu, Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio, Caetité, Cacule e Guanambi vão receber parte do valor disponibilizado pelo Ministério da Saúde. A medida visa incentivar a reorganização da atenção à saúde bucal, ampliar o acesso da população às ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal, e melhorar os índices epidemiológicos em saúde bucal.



Brumado teve um saldo positivo em relação ao número de vagas de emprego em 2019

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O ano de 2019, ainda não terminou, mas os dez primeiros meses apontam um saldo positivo em relação à empregos com carteira assinada em Brumado. O resultado foi melhor desde 2015, quando aconteceram as demissões nas obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL). Os dados foram divulgados na semana passada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Para se ter uma ideia, o setor de Serviços foi o que mais contratou, foram 1.355 novas vagas, um crescimento de 61,84%. Atualmente, Brumado vive uma expansão na Construção Civil, sendo a segunda área que mais empregou brumadenses ao longo dos 10 meses. Foram cerca de 1.165 contratações com carteira assinada, contra 862 demissões. A terceira área que mais contratou em 2019, foi o Comércio. Cerca de 837 novos funcionários, mas também foi o que mais demitiu este ano, foram cerca de 786 demissões. Outros cargos ajudaram elevar o saldo de empregos na Capital do Minério, é o caso dos setores de Indústria de Transformação (+383 vagas), e Serviços Industriais (+144 vagas). Por ser uma cidade que predomina a exploração mineral, o saldo negativo foi neste setor, que contratou apenas 87 trabalhadores e demitiu cerca de 130, o que representa um saldo negativo de 59,91% no setor. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ainda neste mês de novembro, a Vix Logística, terceirizada da RHI Magnesita anunciou férias coletiva de 15 dias para o quadro de funcionários entre dezembro deste ano à Janeiro de 2020, informação confirmada pelo próprio presidente do Sindmineradores, Édio Pereira em entrevista a imprensa local. Mesmo assim, nos dez primeiros meses de 2019, o saldo de empregos em Brumado continua positivo apesar das demissões na mineração. No total, foram abertas  3.992 novas vagas de emprego, contra 3.040 demissões, o que trás um saldo de 952 vagas até o fim do ano. Números melhores do que em 2018, que contratou cerca de 4.195 trabalhadores, mas demitiu 3.686, o que teve um saldo de 509 vagas de janeiro a dezembro do ano passado. Ainda em 2019, em todo o Brasil, foram abertas 70.852 vagas de emprego formal. Para 2020, a expectativa é que, com a injeção de novos recursos do Governo Federal, várias novas contratações com carteira assinada aconteça em todo o país.



TJ-BA marca novas eleições após afastamento de magistrados em ação contra venda de sentenças para grilagem de terras

Foto: Divulgação

Após o afastamento de magistrados em ação contra venda de sentenças para grilagem de terras no estado, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) divulgou na quarta-feira (27) novas eleições para a Mesa Diretora do órgão para o dia 4 de dezembro. Segundo o G1, dois desembargadores que estão afastados das atividades desde a Operação Faroeste tiveram as candidaturas homologadas. São eles: José Olegário Monção Caldas e Maria da Graça Osório Pimentel Leal. De acordo com o TJ-BA, o órgão aguarda o posicionamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para saber se os Desembargadores afastados, que são candidatos, poderão concorrer. De acordo com o TJ-BA, até o momento, a lista dos candidatos permanece a mesma homologada na sessão plenária do dia 13 de novembro, publicada no Diário da Justiça Eletrônico de 14 de novembro de 2019. Para cada cargo será eleito o desembargador que obtiver a maioria absoluta dos votos, realizando-se nova votação entre os dois mais votados, se nenhum alcançar os votos exigidos; para os cargos de Corregedores, caso haja empate, será considerado eleito o desembargador mais antigo na carreira. Segundo o regimento interno, a eleição será realizada em escrutínio secreto, para cada um dos cargos, observada esta ordem: Presidente, Vice-presidentes e Corregedores. Todos serão eleitos por dois anos, vedada a reeleição.



Brumado: Grupo musical 'Ungambikkula' se apresenta para crianças da rede municipal de ensino

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Na última semana, alunos da rede municipal de ensino receberam a visita do Grupo Musical Ungambikkula, que tem como ficção o comportamento de uma tribo do futuro. Refazendo seu Rastro, o grupo extrai a beleza arquetípica e os valores primordiais da humanidade, alinhando-os dramaticamente de forma atemporal. Como se a sacralidade fizesse parte do cotidiano e como se passado e futuro não fizessem muita diferença. Com isso, a reflexão sobre os valores da humanidade, do meio ambiente, do entendimento entre os povos é assimilada pela plateia. O espetáculo aconteceu no auditório da Escola Nice Públio e só foi possível graças à uma parceria com a RHI Magnesita e o Grupo KOMEDI. Alunos do CMEAS e o CAIC, fizeram parte da plateia e, na oportunidade, também fizeram apresentações culturais.