ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Detentos fazem greve de fome no Conjunto Penal de Brumado

Eleições 2024: Advogado Jorge Malaquias Filho lança pré-candidatura a Vereador em Brumado

Eleições 2024: PT deve ter candidato próprio na disputa pela prefeitura de Brumado

Brumado: Mulher de 52 anos é vítima de dengue hemorrágica

Grandes partidas das quartas de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa

Mulher com bebê no colo é empurrada de carro em movimento na Bahia; ex-companheiro é suspeito

Mãe posta nude em grupo de Whatsapp da escola do filho

Adolescente de Brumado morre afogado em lagoa da zona rural de Tanhaçu

Saúde vai integrar dados sobre acidentes, lesões e violência no país

Receita já recebeu mais de 1,86 milhão de declarações do IRPF 2024

Ministério da Agricultura manda recolher dez marcas de azeite

'Dom Brasílio Folia 2024': Léo Santana e Vitor Fernandes são atrações confirmadas para o evento

Aracatu: PM localiza desmanche de motocicletas e prende 5 pessoas

Ação resgata mulheres de falso centro terapêutico de pastores na Bahia

MP denuncia e Justiça mantém prisão de 4 envolvidos em esquema de venda de CNH no interior da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado



BUSCA PELO ARQUIVO "01/2021"

Diarista é espancada até a morte após tentar salvar patroa de agressões do marido

Foto: Divulgação

Uma diarista foi morta espancada após tentar salvar a patroa que era agredida pelo marido, em Aparecida de Goiânia, região metropolitana de Goiás. O crime aconteceu no início do mês de janeiro, mas só agora foi divulgado. O suspeito, que não teve o nome revelado, foi preso na última quarta-feira (27). Denise Alves Fernandes, de 54 anos, fazia faxina quando testemunhou o suspeito agredindo a companheira e tentou fazer com que ele parasse com a violência. “Ele então iniciou diversas agressões, entre socos e chutes, contra a diarista. Ela foi atingida na região da face e teve múltiplas lesões”, disse o delegado Carlos Levergger, responsável pelo caso. O suspeito estava escondido em uma empresa de reciclagem da cidade. Denise foi encaminhada ao Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia, mas morreu no dia 14 de janeiro, em decorrência de traumatismo cranioencefálico. O suspeito foi indiciado por homicídio qualificado. Ele pode pegar até 30 anos de prisão. As informações são do site UOL.



Sesab diz que só receberão mais doses cidades com 75% de vacinação do grupo prioritário

Foto: Divulgação

Após a autorização de vacinação para idosos a partir de 90 anos, o secretario de saúde da Bahia afirmou que só receberão doses suplementares os municípios que avançarem além de 75% de vacinação do grupo prioritário. Das dez cidades que receberam mais doses, só Conquista passou de 75%, entre elas a pior porcentagem é Jequié com 26%. Segundo a Sesab, 214 municípios já estão acima de 75% de doses aplicadas. Ao todo, 38 deles já aplicaram todas as doses que receberam. Ao todo a Bahia já vacinou até sexta-feira (29) 154.720 pessoas.



Criança de três anos é atacada por pitbull e tem rosto desfigurado

Foto: Reprodução

Uma criança de três anos foi atacada por um cão da raça pitbull na noite de quinta-feira (28) e teve o rosto parcialmente desfigurado. A situação aconteceu em Parnamirim, na região metropolitana de Natal. Segundo o pai da menina, o cão é da família e normalmente brincava com a criança. A menina foi atacada na região da boca e ficou com a arcada dentária exposta após o ataque. A criança foi socorrida e levada para o hospital da cidade, onde passou por uma cirurgia plástica já na madrugada de sexta-feira (29). Ela não corre risco de morte. Segundo o pai da menina, ela teria tentado brincar com o cachorro, que a atacou.



Brumado: Prefeitura decreta estado de calamidade pública por conta da Covid-19

Foto: Luciano Santos l 97News

Em Brumado, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) decretou estado de calamidade pública por conta do pandemia do novo coronavírus. No decreto de nº 5.410, o gestor, considerando que o município não dispõe de recursos financeiros e equipamentos suficientes  na estrutura da rede pública de saúde para combater os efeitos da pandemia, baixou o decreto na última quarta-feira (27). De acordo com o último boletim emitido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em Brumado, 235 pessoas ainda estão tratando da doença, outras 4.072 já são consideradas curadas. Desde o início da pandemia, já foram notificadas 12.433 casos, deste total 7.439 foram descartados e 4.356 foram confirmados. 



Polícia Federal abre inquérito para investigar conduta do ministro Pazuello

Foto: Reprodução l Agência Brasil

Por determinação do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), a Polícia Federal abriu, na sexta-feira (29), inquérito para investigar a conduta do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na crise sanitária do Amazonas, onde pacientes morreram pela falta de oxigênio medicinal nos hospitais e muitos foram transferidos para receber atendimento médico em outros Estados. A investigação deve tramitar no Serviço de Inquéritos Especiais (Sinq) porque Pazuello, na condição de ministro, tem foro privilegiado. O pedido de inquérito foi enviado ao Supremo no sábado (23) pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, com base em uma representação do partido Cidadania e em informações apresentadas pelo próprio ministro Pazuello – além de apuração preliminar da própria PGR. A PGR afirma, no documento enviado ao STF na última semana, que o Ministério da Saúde recebeu informações sobre um possível colapso do sistema de saúde na capital do Amazonas ainda em dezembro, mas só enviou representantes ao estado em janeiro deste ano. Além disso, a PGR aponta indícios de atraso para o envio efetivo de oxigênio hospitalar às cidades amazonenses – a falta do insumo levou à morte de dezenas de pacientes com Covid-19 neste mês.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Brumado tem 1 paciente hospitalizado por conta do coronavírus

Foto: Divulgação

Na sexta-feira, 29 de janeiro, o município de Brumado registrou 4.356 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 12.433 Entre os diagnósticos: 1 internação, 49 óbitos, 235 pacientes em tratamento e 4.072 recuperados. No momento, 91 ainda aguardam resultado laboratorial e 7.439 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Bahia: Cientistas investigam possíveis casos de pacientes infectados com variante da Covid-19

Foto: Reprodução

Cientistas investigam dois casos de infecção por nova variante do coronavírus em Feira de Santana. São dois pacientes com idade entre 30 e 40 anos, que estavam internados no Hospital de Campanha. "Diante desse aumento de pacientes chegando com quadro um pouco mais complexo do que o habitual, eu conversei com o prefeito, que é médico epidemiologista, e ele preferiu fazer de fato essa investigação. Algumas variantes novas como as que foram vistas na Inglaterra, África do Sul, em Manaus mostraram que tem uma letalidade maior, ou seja, teremos um número de óbitos maior, mas de fato o tratamento não muda. O que a gente procura fazer hoje é a internação precoce", explicou o diretor do Hospital de Campanha, Francisco Mota. Para saber se uma nova variante do coronavírus está circulando em Feira de Santana, os médicos estão analisando o código genético do vírus, que é como se fosse a identidade dele, mas que tem a capacidade de se transformar a cada vez que o vírus passa de uma pessoa para outra. "Fizemos coletas de sangue para poder fazer uma análise genética desse vírus, dessas pessoas que tiveram o quadro diferente", contou a coordenadora do Comitê de Controle ao Coronavírus, Melissa Falcão. A investigação foi um pedido da direção da unidade depois que os médicos perceberam um aumento dos casos graves de Covid-19. Os dois pacientes que estão tendo amostras de material biológico em análise estiveram internados na UTI do Hospital de Campanha de Feira de Santana. Eles já receberam alta e estão isolados em casa. Para os especialistas, a presença de jovens na UTI preocupa e além de uma possível nova variante do coronavírus, isso pode ser refexo do comportamento deles nas festas de m de ano.



Bolsonaro chama Mourão de 'palpiteiro' e diz que só presidente troca ministros

Foto: Reprodução l Evaristo Sá / AFP

Após o vice-presidente da República Hamilton Mourão ter citado sobre uma possível reorganização no governo e ter dito que o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, pode ser um dos nomes que deixarão o governo, o presidente Bolsonaro afirmou que quem troca ministro é ele. “Se alguém quiser escolher ministro, se candidate em 22 e boa sorte em 23”, disse em conversa com apoiadores nas proximidades do Palácio da Alvorada na quinta-feira (28). A declaração de Bolsonaro vem na semana que Mourão lamentou a falta de diálogo com Bolsonaro e disse que não está certo sobre possível manutenção da chapa em 2022, caso Bolsonaro se candidate à reeleição. “Quem troca ministro é presidente da República, certo? Agora é difícil governar o Brasil. Não é fácil, mas tudo bem. Não vou responder essa pergunta não”, pontuou o presidente. “Eu lamento que gente do próprio governo passe a dar palpites no tocante a troca de ministros. O que nós menos precisamos é de palpiteiro no tocante a formação do meu ministério. Deixo bem claro: todos os 23 ministros eu que escolho e mais ninguém e ponto final”, disse Bolsonaro.



Brumado: Câmara de Vereadores proíbe uso de veículos oficiais em finais de semana, recesso e feriados

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma Portaria (nº 85), publicada no Diário Oficial do Legislativo, dispõe sobre a regulamentação do uso dos veículos oficiais pertencentes à frota da Câmara Municipal de Brumado. Segundo o documento assinado pelo presidente da Casa, vereador José Carlos Marques Pessoa (PSB), o veículo não será utilizado nos finais de semana, recesso parlamentar e feriados, exceto para exercício de atividades meramente administrativas ou em situações devidamente justificadas, após aprovação da presidência. Além disso, os veículos deverão ser utilizados exclusivamente para desempenho de atividades parlamentares e administrativas relacionadas às atribuições legislativas, não podendo, sob nenhuma hipótese, ser utilizados para fins pessoais, nem, tampouco, para transporte de enfermos. 



Após três anos em Brumado, subtenente Edmundo deixa comando do Tiro de Guerra 06/024

A esquerda subtenente Edmundo e a direita subtenente Douglas - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em três anos no comando do Tiro de Guerra 06/024 de Brumado, o subtenente Edmundo de Souza disse que formou jovens para a sociedade e também criou um vínculos com as famílias. "Para nós essa nobre missão de ajudar na formação dos jovens que as vezes não conhece como funciona o serviço militar, e para outros temos a satisfação de receber a notícia que ingressaram na carreira militar", disse o subtenente. De acordo com ele, durante esses três anos na unidade, foi formado um laço de família muito grande. "Nós realizamos aqui também o papel de pai, mãe e professor. Isso é muito gratificante", afirma. Ao site 97NEWS, ele disse ainda que a solenidade de passagem de comando acontecerá nesta sexta-feira (29), às 19h, no auditório da Câmara Municipal de Brumado. “Estou me afastando do comando e farei a apresentação do novo chefe. Nesse evento, obedeceremos as normas de prevenção do novo coronavírus. Será algo rápido, mas com bastante significado", conta. Edmundo concluiu dizendo que estar satisfeito por ter implantado diversas melhorias no TG 06/024. “A unidade pertence à comunidade brumadense. Ampliamos sala de instrução, refeitório, área de lazer. Estamos na terceira etapa de ampliações. As melhorias proporcionaram maior segurança para as famílias”, disse. O subtenente vai comandar uma nova unidade em Cascavel, Paraná. O TG 06/024 será comandado a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de fevereiro pelo subtenente Douglas Paganella Pelissari, no qual atuava em Brasília (DF).



Brumado: Idoso sofre fraturas ao ser atropelado por moto enquanto atravessava Avenida João Paulo I

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um idoso fraturou a perna e teve um corte na testa em um acidente na manhã desta sexta-feira (29), por volta das 08h30, na Avenida João Paulo, bairro Olhos D'água, em Brumado. De acordo com testemunhas, o idoso Vagner de Souza Pires, 70 anos, tentava atravessar a via quando foi atropelado por uma motocicleta. Em entrevista ao site 97NEWS, o filho de Vagner, Amaury de Souza disse que seu pai teve fraturas nas pernas e um corte na testa. "Ele está bem está consciente, mas teve várias fraturas", disse. A vítima foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada para o Hospital Professor Magalhães Neto. O filho da vítima aproveitou pra fazer um alerta as autoridades de trânsito com relação aos perigos naquela via. "Eu tenho uma reclamação a fazer porque está via tem um trânsito muito intenso, não tem faixa de pedestre, já deveria ter semáforos aqui. Eu acho que a prefeitura deveria colocar a SMTT aqui nessa área para coibir alta velocidade, o pessoal não respeita", afirmou Amaury. Ainda de acordo com ele, é de extrema urgência as medidas de segurança do local. "Aqui temos muitas crianças que atravessam nesta via, e no final dela, que é aqui no bairro Olhos D'água, ela fica mais estreita ainda, e é ai que mora o perigo", conta Souza. Conforme o filho, Vagner foi atendido no hospital e passa por exames. O motociclista não sofreu ferimentos e ficou no local aguardando a chegada do SAMU 192.

 



LAB: Manter a imunidade alta combate doenças

Foto: Divulgação

Manter a imunidade elevada é essencial para a prevenção de inúmeras doenças. Faça seu Check-up regularmente e mantenha-se saudável. LAB Laboratório, excelência e qualidade em exames laboratoriais. Faça seus exames no LAB 77 3441-0822 / 98818-4115 ou acesse: www.lablaboratorio.com.br.



Brumado: Bandidos invadem casa, rendem casal e roubam cerca de R$ 10 mil no bairro Santa Tereza

Foto: Luciano Santos l 97News

A polícia civil está buscando por informações que levem até dois suspeitos que roubaram mais de R$ 10 mil de um casal no bairro Santa Tereza, em Brumado. Segundo a Polícia, eles entraram na residência, e renderam as vítimas, que não foram identificadas. Em depoimento à autoridade policial, o casal informou que os indivíduos conduziram o eles até o quarto onde subtraíram cerca de R$10 mil reais em espécie, além de vários objetos e joias. Ainda em depoimento, as vítimas contaram aos investigadores que a ação durou cerca de 30 minutos e descreveram os assaltantes como sendo dois homens, cor parda, trajando capuz, calça comprida e descalços. O fato aconteceu na manhã da última terça-feira (26).



Brumado: Veículo colide contra poste e atinge autoescola na Av. Coronel Santos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um motorista colidiu contra um poste na manhã de quinta-feira (28) na Avenida Coronel Santos, em Brumado. Testemunhas disseram que o condutor tentou fazer a curva em uma rua adjacente e danificou a base da estrutura. A Concessionária de energia foi acionada e substituiu o poste. O acidente aconteceu por volta das 05h e o motorista não foi encontrado no local. Com o impacto da batida, parte da estrutura de uma autoescola foi danificada. Os reparos na rede elétrica foram concluídos por volta das 18h. O fornecimento de energia na região não foi afetado.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Clínica Mais Vida traz para Brumado o que há de mais moderno em Ultrassonografia de qualidade e alta definição

A Clínica Mais Vida, que trabalha sempre na busca da oferta da melhor assistência na área médica, mais uma vez dá um passo à frente na aquisição de um novo aparelho de ultrassom de excepcional qualidade de imagem, recursos avançados, contribuindo para que decisões importantes sejam tomadas com confiança. Este equipamento de ultrassonografia, possui as mais sofisticadas tecnologias na saúde como Doppler colorido e imagens 3D/4D em alta resolução. Sua capacidade de gerar Imagens de alta qualidade e de alta definição permite o melhor diagnóstico e detecção inicial das patologias. Tecnologia como a Eslastografia, que estuda a rigidez do tecido, sendo um grande aliado para detecção de estruturas sadias ou um risco de malignidade. Garantindo um cuidado mais rápido e levando a tranquilidade a nossos pacientes. A gravidez é um momento especial e é quando se inicia para as futuras o laço com seu bebê. Com as imagens 3D/4D realísticas de alta definição da face fetal, esse momento pode ser registrado eternamente por toda família. Você sabia que a imagem 3D e 4D podem ser usadas para outros diagnósticos? A avaliação da fertilidade feminina para futuras mamães ou para pacientes em acompanhamento da fertilidade, já é possível com a tecnologia 3D que avalia a reserva ovariana. Se planejar para o futuro ficou mais fácil. A Ecordiografia fetal é capaz de analisar pequenos problemas no coração fetal. Ter um equipamento de alta tecnologia permite estudar a anatomia com maior detalhe das estruturas, visualizar o fluxo sanguíneo com Doppler colorido e complementar esse exame com lindas imagens 3D/4D, realística e por inteligência artificial garante que esse órgão tão importante seja estudado por completo. Tecnologia 3D de Imagens tomográficas geradas por ultrassonografia permite estudar e visualizar com maior precisão estruturas que antes não eram vistas pelo ultrassom convencional. Portanto, toda essa excelência de qualidade de imagens que proporcionarão a tranquilidade do diagnóstico preciso você só encontrará na Clínica Mais Vida. Sempre um passo à frente na busca do seu bem-estar! A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Itabuna: Mulher morre e outras três pessoas ficam feridas após acidente BR-415

Foto: Reprodução l TV Bahia

Uma mulher de 48 anos morreu e outras três pessoas ficaram feridas após batida entre caminhonete e carro de passeio, na tarde de quarta-feira (27), na BR-415, entre Itabuna e Ibicaraí, no sul da Bahia. A caminhonete teria invadido a pista contrária e atingido a lateral do carro de passeio, que capotou. A mulher, identificada como Maria Cilene Moreira Guimarães, estava no carro de passeio. Das três pessoas que ficaram feridas, uma teve lesões leves e foi atendida no local; Uma adolescente de 13 anos foi encaminhada para o Hospital Manoel Novaes, em Itabuna; e um homem foi levado para o Hospital de Base, também em Itabuna. Não há informações sobre o estado de saúde deles. Os motoristas compareceram à delegacia de Ibicaraí, para prestar depoimento. As causas do acidente estão sendo investigadas.



Brumado registra mais de 4 mil curados da Covid-19

Foto: Divulgação

Na quinta-feira, 28 de janeiro, o município de Brumado registrou 4.345 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 12.399. Entre os diagnósticos: 1 internação, 49 óbitos, 275 pacientes em tratamento e 4.021 recuperados. No momento, 99 ainda aguardam resultado laboratorial e 7.419 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

 



Brumado: Mudança de velocidade confunde motoristas da rodovia BA-262

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

As placas que informam a velocidade máxima permitida na BA-262, que liga Brumado até Vitória da Conquista, têm deixado os motoristas confusos. A mudança da sinalização em apenas poucos metros do Posto Rodoviário da 2ª CIPRv e do Radar da comunidade dos Pebas, apesar de ser no mesmo trecho, faz com que os condutores se confundam no limite de velocidade e sejam multados quando, na verdade, pensam está dirigindo com a aceleração correta. No sentido comunidade Pebas à cidade de Brumado, por exemplo, a placa que determina 50 Km/h por conta do Radar está somente a cerca de 90 metros de distância de outra que sinaliza 60 Km/h. O fato das placas estarem localizadas logo após o dispositivo dificulta ainda mais a vida dos motoristas. O vendedor Caio Souza utiliza a rodovia algumas vezes para ir a comunidade. Todas as vezes, ele fica com medo de voltar para casa e encontrar uma multa. "Considero a sinalização confusa. Então, nunca sei dizer se estou na velocidade certa ou acima dela", explicou o vendedor. A solução encontrada por ele foi trafegar a maior parte do tempo, no máximo, a 50 Km/h. Dessa forma, ele terá certeza que não passou do limite permitido. "Fica complicado pra a gente porque esse radar foi instalado agora. E a placa aqui sinaliza 50 Km/h, mas logo mais a frente indica 60 Km/h. Sinceramente não sei o que fazer", disse. Apesar de trabalhar bem próximo do local, o chapista Antônio disse que a placa com a velocidade de 60 Km/h já existia. "Essa placa já estava ai quando instalaram o radar, mas a empresa que veio ai [rodovia] deve ter esquecido de remover a outra", detalhou.



Brumado: Bancários do BB paralisam nesta sexta-feira (29)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os funcionários do Banco do Brasil vão paralisar suas atividades, nesta sexta-feira (29), em protesto contra a reestruturação anunciada pela diretoria do banco. A mobilização acontece em todo país, buscando também o esclarecimento da população sobre os riscos do sucateamento desta instituição pública. No dia 11, o BB anunciou a demissão de mais de cinco mil funcionários, o fechamento de 361 agências, transferências compulsórias e o fim de funções, como a de caixa. O movimento sindical e os trabalhadores preveem que a redução do número de bancários vai precarizar o atendimento, aumentar o tempo de espera nas filas e sobrecarregar os demais funcionários, o que aumenta as chances de adoecimento físico e mental. Na região, foi anunciado o fechamento das agências de Abaíra, Encruzilhada e Tremedal. A falta destas unidades bancárias resultará na fuga de capital para os outros municípios, agravando a crise econômica, o desemprego, além de dificultar o acesso de aposentados e demais usuários dos serviços. Vale salientar que o BB sempre figura como um dos mais lucrativos do Brasil. Somente nos três primeiros trimestres de 2019, o banco lucrou mais de R$ 10 bilhões, o que demonstra que não existem justificativas para penalizar a sociedade.