ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Familiares cobram de Rui Costa inauguração do presídio de Brumado, prevista para o fim de julho

Brasil: Bolsonaro afirma que extrapolou durante discursos nas manifestações de 7 de Setembro

Azeite da Chapada Diamantina conquista medalha de ouro durante concurso em Paris

Vitória da Conquista: Mulher é presa com maconha, cocaína e lança-perfume em ônibus

Brumado: Avenida Lindolfo Azevedo Brito será duplicação de 1 km e meio e terá ciclovia

Brumado: Busca pela 3ª dose da vacina contra a Covid tem sido satisfatória

Infectologista da Clínica Mais Vida destaca a importância de acompanhamento médico para síndrome pós Covid 19

Com queda de internações, Brumado poderá encerrar atividades da UPA Covid

Brumado: Boletim aponta 49 pessoas em tratamento por conta da Covid-19

Na Semana Nacional de Trânsito, SMTT realiza blitz educativa no centro de Brumado

Moradores registram vazamento de água no centro de Brumado; veja vídeo

Pediatra é assassinado dentro de consultório no oeste da Bahia

Brumado: Dois foragidos da operação 'Apópeira' se entregam à Polícia

Colisão entre ônibus que seguia para Abaíra e veículo de passeio deixa mortos e feridos

Brumado: Um homem foi preso durante operação das Polícias Civil e Militar; dois ainda são procurados

Bahia: Governo nomeia 39 investigadores da Polícia Civil e anuncia convocação de mais 171 professores

Brumado: Casos ativos da Covid-19 continuam em queda no município

Brumado: Com baixa adesão, Prefeitura realiza coleta itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos

Brumado: Homem é preso por tentativa de feminicídio contra a companheira no residencial Brisas II

Brumado: Major PM Leila Silva realiza sua primeira visita institucional à 20ª Coorpin



BUSCA PELO ARQUIVO "09/2021"

Familiares cobram de Rui Costa inauguração do presídio de Brumado, prevista para o fim de julho

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Familiares de presos que estão custodiados em presídios de Vitória da Conquista, Jequié e Salvador fizeram uma cobrança ao governo da Bahia, Rui Costa (PT) para que cumpra sua palavra com relação a inauguração da unidade prisional construída as margens da BR-030, em Brumado. Em julho deste ano, em ato de inauguração da Policlínica Regional de Brumado, o mandatário estadual chegou a dizer que o presídio seria inaugurado até o fim do mês, e no mais tardar, em agosto. No entanto, isso ainda não aconteceu. Em questionamentos feitos pela imprensa local, Rui Costa chegou a afirmar que a abertura do presídio, dependia no momento, apenas da empresa vencedora da licitação. Em agosto deste ano, nossa equipe foi informada de que técnicos da suposta empresa estaria na unidade prisional de Brumado realizando uma suposta vistoria. Entretanto, nossa equipe não foi autorizada a falar com os funcionários. Enquanto a inauguração do presídio não sai, familiares desses custodiados sofrem para manter o mínimo de contato ou relacionamento com eles, como é o caso das companheiras.

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma das mães que não vamos identificar nessa reportagem, ela conta que desde o início da pandemia da Covid-19, não consegue ver seu filho que está preso em uma unidade de Vitória da Conquista, a 130 km de Brumado. "Se fosse aqui em Brumado, todo dia eu visitava eu filho. Mas já faz três anos que não consigo ir lá, nesse mês que vou ver se já liberou o acesso. As autoridades não sabem, mas é muito difícil pra mim ter um filho preso, e além do mais, sou impedida de ver ele", conta emocionada a mãe de um dos custodiados. E esposa de um dos presos também fala da dificuldade em ver o companheiro. Identificada apenas pelo prenome de Kátia, ela diz que as dificuldades são grande, com custos da passagem e alimentação. "Com o valor do transporte aumentando todo mês a nossa situação fica ruim. Toda vez que vô lá, tem que levar comida, agasalho porque lá é muito frio. Mas, eu também tenho que comprar as coisas pra eu e meu filho aqui em Brumado. E minha renda é som Bolsa Família", disse a jovem. Enquanto não há uma definição por parte do Governo do Estado, essas famílias continuam com a angústia e o sofrimento. Apesar das particularidades de cada família, as vivências são expressas por sentimentos semelhantes.

 



Brasil: Bolsonaro afirma que extrapolou durante discursos nas manifestações de 7 de Setembro

Foto: Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse, em entrevista à revista Veja, que extrapolou durante discursos golpistas nas manifestações de 7 de Setembro e que muitos de seus apoiadores esperavam que ele "chutasse o pau de barraca". Ao explicar o seu recuo com uma carta escrita com a ajuda do ex-presidente Michel Temer (MDB), porém, disse que preferiu "acalmar tudo". Segundo ele, não há chance de "melar a eleição", como já chegou a ameaçar. "Esperavam que eu fosse chutar o pau da barraca. Você imagina o problema que seria chutar o pau da barraca", disse Bolsonaro, que ainda afirmou na entrevista que não convocou as manifestações. Porém, vale lembrar que o presidente incentivou os atos nas semanas anteriores, adotando um tom golpista. Ao dizer que extrapolou em algumas falas em São Paulo, Bolsonaro não explicou quais. "Eu vinha falando que estamos lutando por liberdade e comecei a falar uns quinze dias antes que estaria na Esplanada e em São Paulo. Mas em São Paulo, quando eu falei em negociar, eu senti um bafo na cara. Extrapolei em algumas coisas que falei, mas tudo bem", disse. Questionado se a crise com o Judiciário estava superada, Bolsonaro disse que não é "Jairzinho paz e amor", mas que a "idade dá certa maturidade". "Depois das manifestações de 7 de Setembro, houve a reação do STF. Teve o telefonema do Temer, ele falou para mim: 'O que a gente pode fazer para dar uma acalmada?'. Respondi que o que eu mais queria era acalmar tudo", disse.



Azeite da Chapada Diamantina conquista medalha de ouro durante concurso em Paris

Foto: Divulgação

O azeite de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, conquistou medalha de ouro na terceira edição do Olio Nuovo Days Competition, em Paris, na França. O ‘Bests of the Southern Hemisphere’ reuniu participantes de três continentes, América, África e Oceania. As informações são da Agência Minas. Originado de azeitonas plantadas no Nordeste do Brasil, o azeite da cidade chapadeira teve a primeira extração realizada no último mês de fevereiro no Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Maria da Fé, no Sul de Minas. Logo, para a produção dos 280 litros de azeite foi necessária uma viagem de cerca de 20 horas em caminhão frigorífico, entre o munícipio baiano de Rio de Contas e o Sul de Minas Gerais. O esforço visou garantir a integridade e as características das azeitonas da variedade Arbequina, evitando a oxidação e a fermentação, visto que quando as azeitonas ficam armazenadas em temperaturas entre 4° e 6°C, os efeitos que poderão impactar na qualidade do produto final. Segundo o empresário Christophe Chinchilla, o cultivo de oliveiras na região da Chapada Diamantina começou há 15 anos por iniciativa de seu pai. Sendo natural do sul da França, região de Provence, Didier Chinchilla percebeu na cidade chapadeira condições edafoclimática similar à de sua terra natal, que é famosa pela produção de azeites. Em 2018 ocorreu a primeira colheita. Contudo, não houve produção de azeite. Assim, três anos após algumas correções agronômicas, a nova produção resultou no azeite premiado. No entanto, ele avalia que é preciso entender mais sobre o processo, já que a produção ainda é incipiente. “Temos 100% de convicção de que a Chapada Diamantina é um bom terroir para produzir azeitonas, mas não sabemos o que fazer para dar certo todos os anos. Temos muitas questões a serem respondidas”, salienta.



Vitória da Conquista: Mulher é presa com maconha, cocaína e lança-perfume em ônibus

Foto: Divulgação l PRF

Uma mulher foi presa com drogas quando viajava em um ônibus que passava por Vitória da Conquista, no Sudoeste. A prisão ocorreu na quinta-feira (23) na altura do km 830 da BR-116. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia, agentes pararam o veículo que tinha saído de São Paulo (SP) com destino a Paranaíba, no Piauí. Na fiscalização, os policiais vistoriavam o compartimento de cargas, quando sentiram forte cheiro de droga. Em uma mala de cor preta com detalhes vermelha, os policiais acharam 4,4 Kg de maconha, 3,1 Kg de pasta base de cocaína, 2,2 Kg de cocaína e mais 198 frascos de lança-perfume. Ao checar os tíquetes de bagagens, os PRFs identificaram uma passageira. Aos policiais, ele contou que foi contratada para fazer o transporte até a capital piauiense, Teresina, e que receberia R$ 2,5 mil pelo serviço. Após o flagrante, a mulher e os produtos apreendidos foram apresentados a autoridade de plantão da Delegacia de Polícia Civil de Vitória da Conquista. A acusada vai responder por tráfico de drogas, artigo 33 da Lei 11.343/2006.



Brumado: Avenida Lindolfo Azevedo Brito será duplicação de 1 km e meio e terá ciclovia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Avenida Lindolfo Azevedo Brito, que liga a rodovia BA-148 até o centro de Brumado, terá sua duplicação estendida até o Parque de Exposições Gilson Brito e contará com ciclovia. Em entrevista ao site 97NEWS, o secretário de infraestrutura, o engenheiro André Cardoso, a obra já está em andamento e os trabalhos de terraplanagem segue em fase final. "A continuação da avenida Lindolfo Brito vai continuar até o Parque de Exposições, e nela temos um projeto também para uma ciclovia, uma demanda bastante cobrada pelos ciclistas", disse. De acordo com feres a ampliação da via terá cerca de 1 km e meio. "Essa é uma obra em parceria com o governo do Estado, e após a terraplanagem, o Estado entra com a malha asfáltica e o projeto da ciclovia", diz Cardoso. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Segundo o secretário, até novembro deste ano o processo de terraplanagem será concluído e até o início do ano que vem, a duplicação seja concluída. "Essa é uma obra que vai melhorar o fluxo de veículos naquele local e além disso, vai atender uma demanda muito grande dos nossos ciclistas de Brumado", afirma. A avenida contará com pista dupla, duas faixas por sentido, uma delas exclusiva para a ciclovia e calçadas. Segundo André, a obra marca o início da implantação do futuro anel viário que vai ligar as rodovias BA-148 com a BR-030. 

 



Brumado: Busca pela 3ª dose da vacina contra a Covid tem sido satisfatória

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Brumado iniciou aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 em idosos acima de 80 anos e mais, além de profissionais de saúde com 60 anos e mais (em atividade) que já haviam concluído o esquema vacinal e da dose adicional em pessoas imunossuprimidas que encerraram o ciclo vacinal. A busca pela dose extra tem sido satisfatória. Em entrevista ao site 97NEWS, Francisco Silva Santos, que estava acompanhando a mãe de 90 anos relatou que o reforço é uma garantia de proteção, principalmente aos idosos. "A pessoa tem que vir tomar a dose de reforço, as notícias de que variantes já estão pelo país preocupa, então nada mais justo do que nós nos protegermos e proteger os seus", disse. Atualmente, Brumado conta com 3 locais de vacinação que oferecem a vacina contra a Covid-19. A ambulante Rosimeire Rocha Meira também levou a mãe para o reforço da terceira dose na Escola CMEAS e ressaltou a importância da dose extra. "Quem tem seus pais, avós ou algum parente com um certa idade, é bom que você o auxilie na imunização. Fique atendo ao site que gera as senhas e não perca esta chance, eles precisam de nossa ajuda", relata a filha. Outra que procurou o posto para a terceira dose foi a auxiliar de serviços, Eliana Amorim, 46 anos, possui imunidade baixa e buscou pela dose extra como uma forma de melhorar a sua proteção. "Tem que vir tomar, tem que prevenir porque as variantes já chegaram em nosso estado, e pra mim que tenho baixa imunidade, é necessário essa dose de proteção a mais", diz.

 



Infectologista da Clínica Mais Vida destaca a importância de acompanhamento médico para síndrome pós Covid 19

Foto: Divulgação

Diversos estudos integrados e avaliados pela Organização Mundial de Saúde, chegaram à conclusão de que a síndrome pós Covid 19 tem uma gama ampla de sintomas, dentre eles: fadiga, mal-estar geral pós-esforço, sintomas sensoriais e motores, sensação de neblina cerebral, entre outros. O especialista da Clínica Mais Vida, o infectologista Dr. Augusto Aníbal Nunes destaca que foram associados mais de 150 sintomas diferentes até o momento, assim a atual descrição de uma síndrome em guarda-chuva parece ter ao menos duas construções de doença sobrepostas incluídas na condição pós covid 19. Explica que o primeiro seria as sequelas prolongadas em pacientes que cursaram com doença grave na fase aguda, relacionados ao suporte de UTI e intervenções relacionadas, além das lesões de órgão subjacente que tornou a doença grave na sua fase inicial. O segundo é uma doença pós covid 19 prolongada que surge desproporcionalmente em pacientes cuja doença inicial era assintomática, leve ou mesmo não diagnosticada e envolvendo progressivamente múltiplas manifestações, sendo as mais comuns: fadiga, malestar pós-esforço e disfunções de memória e humor. Dr. Augusto Aníbal Nunes observa que a síndrome pós covid necessita de acompanhamento, de gerenciamento e de atendimento multidisciplinar com especialidades médicas e demais profissionais, como nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas, que são em todos os estudos de fundamental importância nos processos de entendimento da síndrome, monitoramento e reabilitação dos casos. Dr. Augusto Aníbal Nunes – infectologista. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868.



Com queda de internações, Brumado poderá encerrar atividades da UPA Covid

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após queda na internações, a Prefeitura de Brumado poderá encerrar as atividades da UPA Covid-19. Em entrevista ao site 97NEWS, o coordenador da unidade, Anderson Cardoso, afirmou que o atendimento exclusivo de pacientes com Covid-19 teve uma queda muito significante. "Pra nós que passamos por momentos turbulentos entre fevereiro e março, o cenário atual é de tranquilidade", disse. Segundo o coordenador, atualmente a Upa Covid atende entre 15 e 20 pacientes por dia com sintomas gripais. "Hoje não temos mais pacientes com sintomas graves e isso é uma vitória. A vacina contribuiu de mais para esta evolução", diz. Anderson informou que foram realizados 13.828 atendimentos entre exames e testes de Covid-19, sendo registrados também 54 óbitos. "A gente fica sentido com essa perda dos brumadenses, mas foi algo além do que a gente poderia fazer. Mas acredito que vencemos esta grande batalha contra a Covid", relata. Com queda nos atendimentos, Cardoso espera que no próximo mês os atendimentos na Upa Covid sejam encerrados. "A gente espera o encerramento para Covid, mas esperamos que a unidade permaneça seu atendimento à população. E para isso, é necessário que os 21 municípios que também são atendidos aqui, façam um acordo com o Governo do Estado, e mantenham a unidade funcionando", destaca. Conforme o coordenador, a Secretaria Municipal de Saúde vai buscar junto ao Estado, uma solução mais democrática. "O secretário já vem pensando nisso, mas por enquanto a unidade segue funcionando", disse.

 



Brumado: Boletim aponta 49 pessoas em tratamento por conta da Covid-19

Foto: Divulgação

Na quinta-feira, 23 de setembro, o município de Brumado registrou 9.833 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 0 internações, 197 óbitos, 49 pacientes em tratamento e 9.587 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Na Semana Nacional de Trânsito, SMTT realiza blitz educativa no centro de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Dentro das atividades da Semana Nacional de Trânsito 2021, que tem como tema: "No trânsito, sua responsabilidade salva vidas", a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Brumado, iniciou esta semana, uma programação especial, em parceria com órgãos de segurança como 18ª Ciretran, Polícia Militar, Polícia Rodoviária e entre outros. Nesta quinta-feira (23), uma blitz educativa foi realizada pela SMTT na Praça Armindo Azevedo. Segundo o superintendente do órgão, Diego Evangelista, a ação serve para conscientizar a sociedade sobre a importância do respeito à sinalização e às normas de circulação para que se tenha um trânsito realmente seguro. "Afinal estamos falando de vidas, então com o tema deste ano relacionado sobre a responsabilidade de salvar vidas, nada melhor do que educar a população e diminuir os acidentes em nosso município", disse ao site 97NEWS. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com uma programação que se iniciou no último dia 18 e segue até 28 deste mês, o superintendente destaca que serão realizadas diversas atividades educativas em vários pontos da cidade, incluindo os distritos, com o objetivo de sensibilizar pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores de veículos, para o papel que cada um tem na segurança do trânsito e na proteção da vida. "Nossa intenção é orientar as pessoas para que elas adotem sempre a prudência em seus comportamentos, valorizando a vida. Somente com respeito e educação será possível reduzir o elevado número de lesões e de mortes causadas por acidentes de trânsito", disse Evangelista. Adélia Caroline, coordenadora da 18ª Ciretran de Brumado avalia que as blitz são de estrema importância para o trânsito mais seguro. "Essa parceria de todos os anos com a SMTT é muito importante, e principalmente na conscientização do condutor no trânsito", destacou Coroline.



Moradores registram vazamento de água no centro de Brumado; veja vídeo

Foto: Leitor l 97NEWS

Moradores do centro de Brumado, registraram um vazamento de água na Rua Dr. Mário Meira na manhã desta quinta-feira (23). Nas imagens abaixo é possível ver a quantidade de água que jorra após a tubulação apresentar problemas. Segundo os moradores, eles entraram em contato com a Embasa, mas foram informados que a equipe estava em outra ocorrência. "Nós estamos vendo que em algumas cidades do país já começaram o racionamento de água por conta da escassez. Mas em Brumado, o órgão competente não se importa com isso", afirmou um dos moradores que mandou o vídeo. Conforme ele, mesmo a cidade de Brumado sendo uma das poucas beneficiadas com uma barragem de grande vazão, a conscientização do racionamento deveria vir da própria empresa. "É muito triste saber que na zona rural falta água, enquanto que aqui, na zona urbana, ela jorra pela sarjeta", comentou o morador. Até o fim da tarde de hoje (23) o vazamento ainda não havia sido solucionado pela empresa.

 



Pediatra é assassinado dentro de consultório no oeste da Bahia

Foto: Reprodução l Vídeo

Um médico pediatra foi assassinado na manhã desta quinta-feira (23), enquanto realizava atendimentos em sua clínica no município de Barra, no oeste da Bahia. Em vídeo da câmera de segurança da clínica, é possível ver um homem com capacete entrando no estabelecimento e indo direto para a sala de atendimento. Pouco tempo depois, as pessoas na sala de espera se assustam e correm. Ainda após um momento, uma mulher sai da sala carregando uma criança. De acordo com informações do G1, a vítima foi identificada como Júlio César de Queiroz Teixeira, 44 anos. O médico também prestava serviços como clínico geral. Segundo a polícia, um paciente havia saído do consultório quando o suspeito entrou e disparou várias vezes contra o médico. Um dos tiros atingiu a cabeça de Júlio César. 



Brumado: Dois foragidos da operação 'Apópeira' se entregam à Polícia

Foto: Divulgação l 20ª Coorpin

Na manhã desta quinta-feira (23), uma operação denominada de "Apópeira" -- que significa “tentativa” em grego, foi realizada pelas Polícias Civil e Militar de Brumado (veja aqui). Na primeira ação, um indivíduo acusado de ter cometido tentativa de homicídio contra uma vítima em maio de 2019, foi preso quando ainda estava em casa. Durante o mandado de busca e apreensão, dois acusados não foram encontrados nos endereços, mas segundo informou a 20ª Coorpin ao site 97NEWS, após ampla divulgação dos nomes e fotos na imprensa local, os procurados Vanderson e Mateus se apresentaram espontaneamente a Delegacia local. Na companhia de um advogado, Chocolate se apresentou por volta das 10h40 da manhã. Em seguida, às 10h51, Mateus se apresentou também na companhia de um advogado. "Todos os três alvos da operação [Apópeira] tiveram seus mandados de prisão preventiva cumpridos e encontram-se presos à disposição da justiça", afirmou o Delegado Titular da 20ª Coorpin, Paulo Henrique. O trio era procurado por crimes em diversas datas, sendo um no dia 20 de maio de 2019, outro ocorrido no dia 26 de dezembro de 2020, e um no dia 08 de fevereiro de 2021. Todos estão a disposição da Justiça.

 



Colisão entre ônibus que seguia para Abaíra e veículo de passeio deixa mortos e feridos

Foto: Divulgação

Uma colisão frontal entre um ônibus que seguia para a cidade de Abaíra, na Chapada Diamantina e um veículo de passeio deixou quatro mortos e 16 feridos na MGC-122, zona rural de Francisco Sá (MG). O acidente aconteceu na última terça-feira (21). O ônibus havia saído de Osasco (SP) e transportava 41 passageiros. A suspeita da Polícia Rodoviária é de que o condutor do carro perdeu o controle da direção e invadiu a contramão. Conforme o Corpo de Bombeiros, as quatro pessoas que morreram estavam no automóvel e eram de Macaúbas (BA). As vítimas, um homem de 39 anos, o motorista, e três pessoas do sexo feminino, sendo uma de 27, outra 29 e uma idosa de 90 anos. As mulheres foram arremessadas para fora do veículo e o motorista ficou preso às ferragens. Cerca de 16 pessoas foram levadas para hospitais do Norte de Minas Gerais. 

Foto: Divulgação

De acordo com o Samu, o motorista do ônibus e um passageiro, que estavam mais graves, foram socorridos para a Santa Casa de Montes Claros. O primeiro apresentava fraturas, um corte na cabeça e trauma abdominal. Já o segundo teve traumatismo cranioencefálico. As causas do acidente serão investigadas pela Polícia Civil. Após ir no local, o chefe de fiscalização do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) constatou que a empresa de ônibus tinha autorização para fazer o transporte de passageiros. A empresa providenciou um outro veículo e as pessoas que não se feriram seguiram viagem para a região chapadeira.



Brumado: Um homem foi preso durante operação das Polícias Civil e Militar; dois ainda são procurados

Foto: Divulgação l 20ª Coorpin

Nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (23), uma operação das Polícias Civil e Militar, cumpriu um mandado de prisão preventiva e busca e apreensão, contra um acusado de homicídio ocorrido no dia 20 de maio de 2019. O nome do acusado não foi divulgado. O crime ocorreu no bairro do Mercado. Segundo informou a 20ª Coorpin ao site 97NEWS, a operação denominada de "Apópeira" (o que significa “tentativa” em grego), tinha como objetivo cumprir 03 mandados. No entanto, outros dois suspeitos estão foragidos. Os procurados pela Justiça tiveram os nomes divulgados pela Polícia. De acordo com a 20ª Coorpin, Vanderson Aguiar, vulgo "Chocolate" e Mateus Gomes da Silva são considerados foragidos pelo crime ocorrido no dia 26 de dezembro de 2020, no qual a vítima foi Gilson dos Santos Silva FIlho. 

Foto: Divulgação l 20ª Coorpin

Na época, Gilson foi atingido por disparos de arma de fogo no bairro Urbis 3 e sobreviveu. De acordo com a Polícia, a motivação seria pelo tráfico de drogas. Chocolate também é acusado de tentativa de homicídio contra Luiz Gustavo Arcenio Silva, no dia 08 de fevereiro deste ano. O crime ocorreu no bairro Malhada Branca. A vítima foi atingida por dois disparos de arma de fogo e também sobreviveu. Ainda segundo a Polícia Civil, Vanderson Aguiar tentou matar Luiz por conta de uma rixa entre eles. "Tanto Vanderson Aguiar, o [Chocolate], quanto Mateus Gomes estão foragidos da justiça, razão pela qual seus nomes e imagens estão sendo divulgados de forma ampla para que a população denuncie sobre seus paradeiros e os mandados de prisão possam ser cumpridos", disse o Delegado Titular da 20ª Coorpin, Paulo Henrique de Oliveira.

 



Bahia: Governo nomeia 39 investigadores da Polícia Civil e anuncia convocação de mais 171 professores

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governo da Bahia publicou no Diário Oficial de quarta-feira (22) a nomeação de 39 novos investigadores da Polícia Civil baiana. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa na terça-feira (21). Esta é a terceira e última nomeação para a Polícia Civil referente ao último concurso público do órgão.  O decreto poderá ser consultado no Diário Oficial do Estado (DOE) e no Portal do Servidor (veja aqui). O governador também anunciou que serão convocados, ainda esta semana, mais 150 professores da Educação Básica e 21 professores indígenas pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).



Brumado: Casos ativos da Covid-19 continuam em queda no município

Foto: Divulgação

Na quarta-feira, 22 de setembro, o município de Brumado registrou 9.932 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 0 internações, 197 óbitos, 63 pacientes em tratamento e 9.572 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Brumado: Com baixa adesão, Prefeitura realiza coleta itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Brumado, por meio de uma empresa especializada de Recebimento de Embalagens de Defensivos Agrícolas. A coleta itinerante aconteceu nesta quarta-feira (22), das 08h às 15h, mas segundo Tatiane Dutra, que trabalha na empresa especializada em Vitória da Conquista, houve uma baixa adesão na campanha. "Nós agendamos nessa região toda o recolhimento dessas embalagens, em Brumado e mais seis cidades. Mas aqui, a adesão foi bem fraca, esperávamos mais público conforme a perspectiva que temos todos os anos", afirmou Dutra. A coleta foi realizada no Parque de Exposições Gilson Brito, localizado às margens da BA-148. De acordo com Tatiane, uma das medidas que devem ser adotadas pelos agricultores é a tríplice lavagem dos recipientes. "Se o agricultor guarda esta embalagem em sua propriedade sem realizar a tríplice lavagem, uma pessoa desavisada com uma criança pode tentar reaproveitar e isso é perigoso", afirma. Com base em uma Lei Federal, o agricultor é obrigado a devolver qualquer embalagem de agrotóxico. "O órgão fiscalizador já fez a parte de conscientização, e a partir de agora, eles já estão visitando as propriedades para fiscalizar e autuando", disse. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Conforme a gerente da central de embalagens, algumas cidades da região se destacam pela campanha realizada, e dois exemplos na região, segundo ela, acontecem nos municípios de Dom Basílio e Livramento de Nossa Senhora. "Em Dom Basílio, dois meses antes, agentes comunitários visitam às comunidades realizando a conscientização, e no dia do evento, eles realizam o mutirão. Já em Livramento, em termo de volume, por meio de uma associação, eles cobram essa devolução a todos os agricultores, então nessa região existe uma mobilização muito grande e atingimos quase que 100% da meta", relata. Ainda conforme Tatiane Dutra, além dos benefícios ao meio ambiente ao devolver as embalagens de agrotóxicos, a devolução também contribui para um possível benefício do INSS. "Quando o agricultor devolve as embalagens, eles recebem um recibo que comprova o seu papel e sua obrigação. Até em questões futuras, como já aconteceu em várias cidades, o agricultor anexar junto à outros documentos o recibo de devolução das embalagens e conseguiram concluir o seu processo de aposentadoria", afirma a gerente da empresa.

 



Brumado: Homem é preso por tentativa de feminicídio contra a companheira no residencial Brisas II

Foto: Luciano Santos l 97News

Uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), encontrou na tarde desta quarta-feira (22), uma mulher desacordada e com aparente ferimento grave na cabeça após ser agredida pelo companheiro em Brumado. Segundo informou a 34ª CIPM, o fato foi registrado às 13h45, no bairro Brisas II. Os vizinhos preocupados com o estado de saúde da mulher e acionaram a PM. A mulher estava na companhia de seu filho, quando a polícia chegou ao local. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) encaminhou a mulher para o Hospital Professor Magalhães Neto. Ainda de acordo com a PM, em estado grave, a mulher necessita de vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em rondas no município, o acusado do crime foi localizado no Mercado Municipal e preso pela Polícia Miliar. Ele foi conduzido para a Delegacia Territorial de Brumado e está à disposição da justiça.



Brumado: Major PM Leila Silva realiza sua primeira visita institucional à 20ª Coorpin

Foto: Divulgação l 34ª CIPM

Em sua primeira visita oficial como comandante da 34ª Companhia Independente da Polícia Militar (34ª CIPM), a Major PM Leila Silva, realizou uma visita a sede da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (20ª Coorpin), em Brumado, na terça-feira (21). A visita teve por objetivo a aproximação e interação entre as Polícias Militar e Civil, com a finalidade de alcançar a prestação de um serviço de segurança pública eficaz e eficiente com a  garantia da manutenção da integridade e da dignidade da pessoa humana à toda a sociedade Brumadense e da região circunvizinha. Na ocasião a Major foi recebida pelo coordenador da 20ª Coorpin, Dr. Arilano Botelho e pelo delegado titular, Dr. Paulo Henrique de Oliveira.