ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue



BUSCA PELO ARQUIVO "09/2021"

No dia do seu aniversário, homem de 58 anos morre após ser atacado por peixes na zona rural de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um homem de 58 anos morreu após ser atacado por um cardume de peixes no início da tarde desta quinta-feira (30) na região de Covas de Mandioca, zona rural de Brumado. Segundo apurou o site 97NEWS, Augusto Dias dos Santos estava pescando em uma lagoa da comunidade, quando foi atacado por um suposto cardume de 'piranhas' no qual lesionou a sua perna esquerda. De acordo com o seu filho, Ailson de Novais Santos, assim que foi atacado, seu pai saiu do local dirigindo o próprio carro em busca de socorro, mas devido ao sangramento, ele perdeu a consciência e bateu com o veículo em uma cerca de arame farpado. Conforme Ailson, minutos depois seu pai foi socorrido por um homem que passava pelo local. O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) foi acionado e a vítima encaminhada ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Devido a quantidade de sangue que Augusto Dias perdeu, ele veio a óbito antes mesmo de chegar na unidade hospitalar. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado e encaminhou o corpo da vítima ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. A Polícia Civil abriu um inquérito para apurar a morte da vítima. Augusto Dias dos Santos completou 58 anos nesta quinta-feira, 30 de setembro de 2021. Familiares e amigos ficaram chocados com a morte de Dias, que morreu fazendo o que gostava nas horas vagas, pescar.



Concessionária descobre 'Gato' de energia em fazenda de cebola e milho no Oeste da Bahia

Foto: Divulgação

Um furto de energia foi descoberto pela concessionária na região de Lagoa de Estevão, em Ibititá, Oeste da Bahia. Com apoio da Polícia Militar, técnicos da distribuidora identificaram e removeram a ligação clandestina que abastecia uma fazenda produtora de cebola e milho. Com a ação, foram recuperados 100 mil kWh de energia, que seria suficiente para abastecer 670 residências durante um mês, estima a Coelba. Durante o trabalho, foram retirados cabos e um transformador que estava instalado de maneira irregular na unidade consumidora. O valor da energia desviada será cobrado ao proprietário da fazenda, que poderá responder pelo crime de furto de energia. A fazenda já é reincidente na irregularidade, aponta a empresa. No período de aproximadamente um ano, a unidade teve a energia suspensa por débitos com a distribuidora, fazendo a religação irregular por duas vezes. Em ambos os casos, a Neoenergia Coelba identificou as irregularidades e fez a regularização do cliente.



Passageira abre janela de emergência pouco antes da decolagem em voo de Guanambi para BH

Foto: Roberto Oliveira

Um voo de Guanambi para Belo Horizonte na tarde de quarta-feira (29) teve atraso de 1h40 após uma passageira abrir a janela de emergência antes da decolagem. Segundo o site Agência Sertão, por conta do incidente, o comandante optou por retornar ao pátio de manobras. Conforme a reportagem, todos os passageiros tiveram que desembarcar e a equipe da empresa fez a manutenção da janela e os testes de segurança para a decolagem. Previsto para sair pontualmente às 15h30, a aeronave partiu por volta das 17h10. Em nota, a Azul informou que lamenta os eventuais aborrecimentos causados e destaca que ações como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações. Esta foi a sexta viagem feita a partir do Aeroporto Isaac Moura Rocha nos aviões modelo AT-72, com capacidade para 70 passageiros. De acordo com a Prefeitura de Guanambi, a taxa média de ocupação dos voos nos primeiros dias de operação está próxima a 85%. A média é de 59,4 passageiros por voo. O avião também transporta encomendas no compartimento de cargas.



Ecocardiograma fetal - saiba a importância do exame e quando deve ser realizado

Foto: Divulgação

Ao saber da gravidez o casal vive um momento de grande alegria, iniciam-se os planos com relação ao futuro do bebê. Mas, também vêm às preocupações com a saúde. Grandes são as dúvidas. As consultas de pré-natal são essenciais para o acompanhamento do desenvolvimento do bebê e também para a detecção de possíveis patologias. Além do ultrassom morfológico, é indicado fazer o ecocardiograma fetal na suspeita de problemas cardíacos. As principais condições clínicas que aumentam o risco de cardiopatia fetal incluem: doenças maternas crônicas como diabetes, lúpus, fenilcetonuria; uso de algumas medicações durante a gravidez: anticonvulsivantes, lítio, antidepressivos, anticoagulantes, anti-inflamatórios; presença de malformações fetais; translucência nucal aumentada, gestação gemelar, gestação por reprodução assistida; suspeita de cardiopatias no ultrassom obstétrico; infecções maternas como rubéola, toxoplasmose. O ecocardiograma fetal é um exame de triagem e diagnóstico de cardiopatias, realizado no bebê ainda na barriga da mãe. Uma vez diagnosticado problema cardíaco no bebê, este deve ser acompanhado desde a barriga por um cardiologista infantil. A especialista da clínica Mais Vida, Dra. Mellyssa Matos de Castro Lima ressalta que a constatação de sopros em crianças é a causa mais comum de encaminhamento para o cardiologista pediátrico. O exame físico detalhado aliado a exames complementares como raio-x de tórax, eletrocardiograma e ecocardiograma podem confirmar ou afastar diagnósticos. Observa também que o sopro cardíaco em crianças pode ser classificado em dois tipos: o sopro inocente e o sopro patológico. O sopro cardíaco inocente é o achado mais comum em crianças saudáveis e pode variar a sua localização de acordo com a idade em que foi auscultado. O sopro cardíaco patológico geralmente vem associado a outros sinais e sintomas no exame físico, como cianose, palidez, alteração de pulsos ou cansaço e sudorese intensa. Vale lembrar que “sopro no coração” não consiste em uma doença. Após a investigação clínica, se confirmado cardiopatia, pergunte sempre ao médico o nome da doença que causa o sopro. É importante que os pais e pacientes entendam o diagnóstico. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868.



Conquista: Ônibus e carro-forte se envolvem em acidente na BA-262

Foto: Divulgação

Um ônibus e um carro-forte da empresa Prosegur se envolveram em um grave acidente, no início da noite de quarta-feira (29), na BA-262, próximo à Vitória da Conquista. Segundo a Companhia Independente de Políciamento Rodoviária, houve um atropelamento a um animal e uma batida lateral entre os veículos. Apesar do susto, os motoristas dos dois veículos não tiveram ferimentos. O motorista do ônibus foi identificado como Edmundo, de 56 anos, e o do carro forte como Claudinei, de 47 anos. O cavalo atropelado morreu no local. Ambos os veículos foram liberados no mesmo dia.

Foto: Divulgação


Programa prevê R$ 300 milhões em compra de gás para famílias de baixa renda

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Petrobras anunciou nesta quarta-feira (29) que vai destinar R$ 300 milhões para a criação de um programa social de apoio a famílias de baixa renda para compra de insumos essenciais, durante 15 meses, com foco no gás de cozinha. A verba foi aprovada pelo Conselho de Administração da estatal. De acordo com a companhia, o formato do programa está em fase final de estudos, assim como a definição do critério de escolha das famílias em situação de vulnerabilidade e a busca de parceiros para captação de investimentos. Ainda não está claro como se dará esse auxílio e os critérios para as pessoas receberem o benefício. Existe a possibilidade de um fundo ser criado para que outras empresas participem do projeto, informou a Petrobras. Segundo a empresa, "o programa visa alinhar a atuação social da empresa ao praticado por outros players de mercado e se justifica pelos efeitos da situação excepcional e de emergência decorrentes da pandemia da Covid-19". “Somos uma empresa socialmente responsável e comprometida com a melhoria das condições de vida das famílias, particularmente das mais vulneráveis. A pandemia e todas as suas consequências trouxeram mais dificuldades para as pessoas em situação de pobreza. Tal fato alerta a Petrobras para que reforce seu papel social, contribuindo ainda mais com a sociedade”, disse o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, em nota distribuída pela empresa. O anúncio foi realizado no momento em que a estatal é criticada por lideranças políticas, por conta de sua política de preços que segue o mercado internacional.



Hotel de luxo em Porto Seguro pega fogo e chamas destroem parte do imóvel

Foto: Reprodução l Vídeo

Um hotel de luxo de Porto Seguro pegou fogo no fim da tarde de quarta-feira (29). Visitantes afirmam que se trata do hotel Quinta do Porto, localizado em Arraial D'Ajuda, e frequentado pela classe alta. Em vídeos registrados pelos hóspedes, é possível ver o píer tomado pelas chamas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a situação já está controlada no local e o incêndio não se alastrou para além do píer. Ninguém ficou ferido. 



Mais três focos de fogo foram registrados no Parque Nacional da Chapada Diamantina

Foto: Divulgação

Mais três focos de fogo foram registrados no Parque Nacional da Chapada Diamantina. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a brigada nacional está se deslocando para a região para ajudar os brigadistas contratados e os bombeiros militares presentes no local. As chamas no interior do parque se encontram nas localidades Gerais dos Vieira/Calixto, Gerais do Rio Preto/Candombá, e um no limite noroeste da unidade, no Poço dos Patos. Há, no momento, 55 pessoas em campo, entre agentes da  Brigada Voluntária do Capão, os brigadistas voluntários do Guiné, Tejuco e Barriguda e oito bombeiros militares. Estão sendo utilizados viaturas, duas aeronaves, sopradores e bombas costais. Para ajudar no combate, mais equipes estão se mobilizando. Além dos 18 integrantes da Brigada Nacional Wellington Peres do ICMBio, que chegarão ao Parque nesta quinta-feira (30), estão indo em direção à região a brigada voluntária Marchas e Combates de Mucugê e a Brigada Voluntária de Lençóis.



Vereadora 'Verimar do Sindicato' participa de inauguração da nova enfermaria do Hospital de Brumado

Foto: Divulgação

O Hospital Municipal de Brumado recebeu na última quarta-feira (29), novos leitos de enfermaria. Os equipamentos entregues pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde vão ajudar no tratamento e conforto à população. A nova ala de erfermaria recebeu o nome do médico Lívio Cunha de Almeida. O homenageado morreu vítima de Covid-19. Ao todo, 41 leitos estarão a disposição da população. Presente no ato de inauguração, a presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Verimar Meira (PT), a "Verimar do Sindicato" destacou a importância deste novo equipamento entregue a população. "A saúde de Brumado vem dando passos importantes, e com este novo equipamento entregue aos brumadenses, essa administração mostra o cuidado e o carinho com o nosso povo. Parabéns a todos os envolvidos", disse a presidente.



Brumado: Tomada de preços prevê gastos de quase R$ 9 milhões em reforma de escolas

Foto: Luciano Santos l Arquivo 97NEWS

A Prefeitura Municipal de Brumado, publicou no Diário Oficial desta semana tomadas de preços para despesa com ampliação e reforma de escolas públicas. Segundo os valores publicados, serão gastos cerca de R$ 8.814.250,05 para as reformas nas escolas municipais Américo Zizico Nascimento, Antônio Carlos Magalhães, Armida Maria Azevedo, Ayrton Viana Silva, Centro Municipal de Educação Agamenon Santana, Joselita Meira de Carvalho, Leonel Rosendo da Silva, Miguel Mirante, Miriam Azevedo Gondim Meira, Nice Públio da Silva Leite, Oscarlina Oliveira Silva, Scheilla Barreto Spínola Costa e Creches Municipais Alisson Patrick Saraiva de Jesus e Mariany Vitória Pereira Santos. A creche Pequeno Polegar tem uma tomada de preço no valor de R$ 3.298.261,55. Já para a construção da Creche Municipal na Rua Manoel Fernandes dos Santos, nº 333, Bairro Monsenhor Antônio da Silveira Fagundes, R$ 2.298.122,42. A reforma da Escola Maria Iranilde Lobo, na Avenida Rogério Rêgo, nº 19, Bairro Malhada Branca, R$2.196.892,46. A ampliação da Escola Municipal Professor Roberto Santos, na Praça João Romão, nº 286, Bairro Dr. Juracy Pires Gomes, será de R$ 1.020.973,62. 



Com crescimento de 6,5%, proposta orçamentária da Bahia para 2022 prevê R$ 52,6 bilhões

Foto: Divulgação

O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) da Bahia, para 2022, prevê um crescimento de 6,5% em relação ao orçamento executado este ano. O orçamento previsto para o próximo ano é de R$ 52,6 bilhões, enquanto que, para o exercício 2021, foi de R$ 49,3 bilhões. Já a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) baiano para o ano que vem é de 3,3%, maior que a projeção nacional, que é de 2,1%. O orçamento do Estado, desde 2014, cresceu 42,3% e a arrecadação de ICMS 63,9%. De acordo com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Seplan, a recuperação da confiança pelos agentes econômicos e a continuidade de investimentos, sejam públicos, privados ou mesmo nas modalidades de Parcerias Público-Privadas (PPP) e concessões públicas, são determinantes para o desenvolvimento da economia baiana nos próximos anos. A composição do Orçamento proposto para 2022 está representada pelos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social com R$ 51,6 bilhões, ou seja, 98,1% dos recursos, distribuídos entre o Orçamento Fiscal com R$ 34,7 bilhões e o Orçamento da Seguridade Social com R$ 16,9 bilhões, com participação de 66% e 32,1%, respectivamente. Complementando, o Orçamento de Investimento das Empresas, integrado pelas estatais não dependentes, totaliza R$ 1 bilhão e contribui com 1,9% do total orçado.



Equipe do MEC realiza visita técnica final antes da realização do vestibular de medicina em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Nesta terça-feira (28), o secretário de saúde de Brumado, Cláudio Soares Feres, recebeu uma equipe do Ministério da Educação (MEC) para uma visita técnica e de caráter final antes da realização do vestibular de medicina no município. A equipe conheceu a estrutura física e o corpo docente da UniFG, responsável pela execução do curso. O Hospital Municipal Professor Magalhães Neto que vai acolher as atividades de estágio do curso, também foi verificada. Em entrevista ao site 97NEWS, o sócio-proprietário da UniFG, Felipe Duarte, disse que após a visita deve ser emitido pelo MEC um relatório de aprovação. "Com esse relatório, ai teremos que partir para o Ministério da Educação pra que a gente dê celeridade na portaria autorizativa", disse.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Duarte também disse está feliz por ter atuado em estreita parceria com outras forças políticas, no sentido de viabilizar a instalação do curso de medicina no município. Com 90% do processo de implantação da faculdade concluído, Felipe afirma que a UniFG pretende fazer o vestibular até dezembro deste ano. "E a pretensão nossa é que a gente consiga essa portaria de autorização o mais breve possível. Nós pretendemos ainda fazer um vestibular até dezembro deste ano", diz o sócio-proprietário da UniFG.



Brumado: Há 27 dias município não registra mortes por conta da Covid-19

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na terça-feira, 28 de setembro, o município de Brumado registrou 9.836 casos confirmados da Covid-19. Entre os diagnósticos: 197 óbitos, 27 pacientes em tratamento e 9.612 recuperados. Não pacientes internados na UTI. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Foto: Divulgação


PIX: Bancos poderão bloquear recursos de usuários por 72 horas em caso de suspeita de fraude

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Banco Central (BC) divulgou na terça-feira (28) que as instituições financeiras que suspeitarem de fraudes poderão bloquear os recursos suspeitos da conta do usuário recebedor por até 72 horas. A medida passa a valer a partir de 16 de novembro. Segundo o BC, essa medida vai permitir que a instituição financeira faça uma análise "mais robusta" da possivel fraude "aumentando a probabilidade de recuperação dos recursos pelos usuários pagadores que foram vítimas de algum crime". A instituição deverá avisar ao usuário recebedor do bloqueio. Outra medida anunciada pelo BC é a obrigação da notificação de infração, mesmo para transações em que pagador e recebedor tenham conta na mesma instituição. Atualmente, a notificação é facultativa.



Ambev aumento preços de seus produtos

Foto: Reprodução

Depois da carne, do arroz, do feijão e do leite, agora é hora da cerveja subir de preço. A cervejaria Ambev, dona de marcas como Skol, Brahma, Antarctica, Bohemia e Stella Artois, acaba de aumentar o preço da bebida. A partir desta sexta-feira (1º), haverá aumento de 5% a 6% em chope e cervejas, incluindo embalagens descartáveis. Outros comunicados falam de repasses desde esta segunda (27) ou a partir de sábado (2). O reajuste deve vir alinhado com a inflação acumulada nos último 12 meses, em torno de 10%. A Ambev afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que se trata de um aumento natural, que ocorre todo ano. A empresa afirma que houve reajuste no ano passado, mesmo em meio ao período mais crítico da pandemia, com parte dos bares e restaurantes fechados. Mas, neste caso, o aumento não atingiu as embalagens retornáveis, diz a cervejaria. Agora, o aumento é generalizado, para diversas embalagens e marcas. 



Caetité: Juiz suspende licitação de Prefeitura para fornecimento de refeições

Foto: Divulgação

O juiz da Comarca de Caetité, José Eduardo das Neves Brito, suspendeu um contrato de licitação realizado pela gestão executiva do município, alegando indícios de irregularidades. No dia 08 de setembro a Prefeitura de Caetité realizou um Pregão Eletrônico para fazer a seleção da empresa responsável pelo fornecimento de refeições para a Secretaria de Saúde da cidade. As informações são do site Folha do Vale. Segundo a reportagem, na ocasião, a empresa Hugo Fagundes Carneiro – ME e a empresa Sebastiana de Farias – ME, juntas disputavam o direito de fornecer ao menor preço as refeições ao executivo municipal. Naquela modalidade de licitação, possuía o direito do fornecimento das refeições a empresa que apresentasse a melhor proposta. No entanto, o pregoeiro oficial do Município, Fausto José Prisco, desconsiderou a proposta mais barata, alegando, em síntese, que os dados cadastrais da empresa apontavam incompatibilidade na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), cadastro responsável por classificar os sub serviços e subprodutos que podem ser comercializados sob o mesmo Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). “Para fins de habilitação jurídica nas licitações, faz-se necessária compatibilidade entre o objeto do certame e as atividades previstas no contrato social das empresas licitantes”. Ainda em respostas aos questionamentos feitos pelo site, a Diretoria afirmou que não seria possível que a empresa Hugo Fagundes Carneiro – ME realizasse as adequações cadastrais para vencer a licitação, mesmo o empresário conseguindo apresentar o menor preço para entrega das refeições. “O procedimento licitatório não permite a inclusão de documentos posteriores a sua realização, conforme preceitua o art. 43, parágrafo terceiro, de modo que, em nosso entender o vício é insanável”, diz a nota. O representante da empresa Hugo Fagundes Carneiro – ME, indignado com a decisão do pregoeiro apresentou ao judiciário um mandado de segurança, com pedido de liminar, contra o prefeito Valtécio Neves Aguiar (PDT), e o pregoeiro oficial do Município, Fausto José Prisco. O empresário alega que sua empresa comtempla os requisitos estabelecidos pelo Edital de Licitação, e ainda, declara que atua no ramo alimentício há mais de uma década, sendo amplamente reconhecida como apta por várias empresas da cidade. De acordo o entendimento do juiz José Eduardo das Neves Brito, o CNAE’s da empresa são plenamente compatíveis com o objeto da licitação, pois atua no ramo alimentício há mais de uma década, sendo amplamente reconhecida como apta por várias empresas da cidade. O magistrado destacou que, o ato praticado pelo poder executivo é considerado como prática abusiva, pois a ausência de um específico CNAE não deve, sozinho, constituir a eliminação da empresa do processo, considerando a possibilidade de comprovação por outros meios, o que foi devidamente atestado pela empresa. “É desarrazoado que um equívoco formal, que não compromete o processo licitatório, seja causa de inabilitação de uma licitante”, escreveu. Com base nessa justificativa, o magistrado resolveu suspender a contratação da empresa Sebastiana de Farias – ME do Pregão Eletrônico e intimar os representantes do poder executivo para cumprirem a medida liminar pleiteada, sob pena de multa diária no valor de R$ 200,00 (duzentos reais), até o limite de R$ 20.000,00 (vinte mil reais), sem prejuízo das demais cominações previstas para eventual ato de desobediência.

 



Brumado: Município se junta à ANM na fiscalização do recolhimento dos 'royalties'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O município de Brumado, e outras cidades mineradoras da Bahia, se juntaram à Agência Nacional de Mineração (ANM) em um acordo de cooperação técnica com a agência reguladora para monitorar e fiscalizar a atividade mineral no estado. Os termos foram construídos entre a ANM e a Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG), entidade que possui atuação nacional. A agência vai capacitar funcionários das referidas prefeituras para fiscalizar o recolhimento da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM), os chamados “royalties” da mineração. O objetivo é reduzir a sonegação fiscal que ocorre no setor extrativista.  Até agosto deste ano, a Bahia já recolheu R$ 91,6 milhões de CFEM. O valor é 60% maior em relação ao mesmo período do ano passado, quando o estado recolheu R$ 57 milhões. Na Bahia, Brumado encontra-se entre as cidades que se destacam devido à produção mineral. Diretor da Regional Nordeste da AMIG e prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) explicou que a Nova Lei do Royalties e a lei que criou a Agência Nacional de Mineração legalizaram, em âmbito administrativo, a possibilidade da ANM e cidades mineradores formalizarem convênios. “Até então, os municípios não tinham direito de fiscalizar mineradoras. Só quem podia fazê-lo era a União”. Ao enaltecer o acordo de cooperação técnica, o prefeito fez um alerta para que todos os prefeitos da Bahia se debrucem sobre o tema, porque as cidades podem estar perdendo rendimento de CFEM. O município vai fornecer dois servidores concursados com formação na área do Direito e em Mineração para fazer essa fiscalização.



Brincadeira de mal gosto: Ciclista sofre acidente após ter bumbum apalpado

Foto: Reprodução l Vídeo

Uma jovem de 25 anos, caiu da bicicleta após ser vítima de importunação sexual enquanto pedalava, em Palmas (Paraná). O fato foi registrado no último domingo (26). No entanto, as Imagens de câmeras de segurança só foram divulgadas nesta terça-feira (28), dois dias depois. As imagens mostram Andressa Lustosa, sendo apalpada no bumbum pelo carona de um veículo Gol branco. Logo depois, a jovem se desequilibra e cai da bicicleta. Após o ocorrido, a vítima registrou um boletim de ocorrência. “Infelizmente, foi muito pior do que eu imaginava! Nós mulheres não temos um minutos de paz! Sai de casa para andar de bicicleta e volto toda machucada pra casa por uma atitude covarde dessas! Todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas.. estou bem, só quero que paguem pelo o que fizeram”, escreveu a jovem nas redes sociais. Conforme a Polícia Civil, o caso é investigado como importunação sexual e lesão corporal. Até o momento, o motorista do carro e o passageiro ainda não foram identificados. Veja o vídeo:

 



Brumado: Casos de miopia crescem em pacientes durante a pandemia

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

As crianças, especialmente aquelas com idades entre 6 e 10 anos, ficaram mais míopes na pandemia. Segundo oftalmologistas, os períodos mais longos dentro de casa, longe da luz natural e encarando telas pequenas sem descanso, são os principais responsáveis pelo aumento de casos do distúrbio nessa faixa etária. Em entrevista ao site 97NEWS, o oftalmologista Marlúcio Abreu Filho, destacou que, o número de casos de miopia, principalmente nas crianças e adolescentes cresceu muito em comparação com anos anteriores. "O motivo para esse aumento no número de diagnósticos de miopia é a superexposição às telas, acentuada pelo ensino à distância. As crianças passaram a usar mais os celulares, tabletes e notebooks", disse Marlúcio Filho. Outra razão apontada por ele é o fato de os aparelhos terem passado a ser uma forma de entretenimento por conta do distanciamento social. "Essa atual situação exigiu mais a exposição dos jovens aos smartphones e computadores. A orientação é diminuir o tempo diante das telas", afirmou o oftalmologista. Ele acrescenta que nesse período houve uma observação em que os jovens relataram ardência nos olhos e dificuldade para enxergar a distância. "Temos observado um aumento significativo de miopia nas crianças no último ano. Elas se queixam mais da dificuldade para ver coisas que estão longe", afirma Abreu. Conforme o oftalmologista, o esperado era que os atendimentos diminuíssem durante a pandemia, mas isso não aconteceu. "Estou atendendo mais pacientes agora. O olho é a nossa comunicação com o mundo e todos o estão usando ainda mais neste período, crianças e adultos", diz.

 



Brumado receberá 14 câmeras de controle urbano e reconhecimento facial

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Andar nas ruas sabendo que o espaço público é monitorado por câmeras capazes de registrar e identificar criminosos, armas, placas de carros e atitudes suspeitas. O que um dia foi ficção científica já levou à prisão de mais de 200 suspeitos na capital Salvador e agora está sendo ampliado para outros municípios, como é o caso de Brumado. Na última segunda-feira (27), durante vídeo conferência realizada pelo Centro integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), houve a instrução e validação das câmeras de controle urbano e reconhecimento facial que serão implantadas na cidade, nas próximas semanas. Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), os pontos base para implementação das câmeras, foram determinados conforme orientação passada pelo CICCR em 2019. Serão instaladas câmeras do tipo SpeedDome 360° nas avenidas, ruas e praças mais movimentadas de Brumado, totalizando 14 novas unidades.