ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Grandes partidas das quartas de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa

Mulher com bebê no colo é empurrada de carro em movimento na Bahia; ex-companheiro é suspeito

Mãe posta nude em grupo de Whatsapp da escola do filho

Adolescente de Brumado morre afogado em lagoa da zona rural de Tanhaçu

Saúde vai integrar dados sobre acidentes, lesões e violência no país

Receita já recebeu mais de 1,86 milhão de declarações do IRPF 2024

Ministério da Agricultura manda recolher dez marcas de azeite

'Dom Brasílio Folia 2024': Léo Santana e Vitor Fernandes são atrações confirmadas para o evento

Aracatu: PM localiza desmanche de motocicletas e prende 5 pessoas

Ação resgata mulheres de falso centro terapêutico de pastores na Bahia

MP denuncia e Justiça mantém prisão de 4 envolvidos em esquema de venda de CNH no interior da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Agência de publicidade assina contratos com CBF que totalizam quase R$ 1,5 bilhão

Mulher é presa após incendiar casa de ex-companheiro em Jacobina



BUSCA PELO ARQUIVO "05/2022"

Brumado: Igreja Missões do Evangelho Pleno realiza Cruzada no Dia Global de Evangelização

Foto: Divulgação

Depois de dois anos de pandemia da Covid-19, as igrejas voltam a realizar eventos ao ar livre em Brumado. A Igreja Missões do Evangelho Pleno (IMEP), realizou no último sábado (28), a Cruzada de cura, libertação e milagres, no “Dia Global de Evangelização”. O evento ocorreu na rua Antônio Tanajura, no Bairro São Felix. Durante três meses a igreja esteve orando e jejuando em prol da Cruzada. Todas as sextas-feiras ocorria vigílias de oração. Obreiros e um grupo de Evangelismo foi treinado para dá apoio ao evento. 

Foto: Divulgação

O grupo de evangelismo fez um trabalho nos bairros Urbis 4, 3 e 2, além dos bairros Malhada Branca, Jardim de Alah e São Felix. A equipe também realizou evangelismo nos semáforos da cidade. O Ministério de Louvor Jovem, abriu o evento que contou com apresentações do Ministério Infantil (IMEP Kids) e o grupo de Evangelismo da Jocum. O Bispo Júnior Lima foi o preletor da Cruzada. Uma Tenda foi montada e várias pessoas passaram por lá pedindo orações. Após a realização do evento uma equipe realizou uma limpeza no local.



Durante sessão de segunda-feira (30), Legislativo derruba veto do Executivo ao autógrafo do Projeto de Lei nº 016/2022

Foto: Divulgação l CMB

Durante a 17ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, realizada no dia 30 de maio de 2022, foi derrubado o veto municipal ao autógrafo do projeto de lei nº 16/2022, de autoria do vereador Beto Bonelly, que objetiva alterar alguns trechos da lei municipal que trata do Programa de Acesso Estudantil ao Ensino Superior (PAEES). A votação teve participação dos vereadores: Verimar Dias da Silva Meira (Verimar do Sindicato), Lia Teixeira, Harley Lopes, Renato Santos, Vanderlei Bastos Miranda (Boca), Reinaldo de Almeida Brito (Rey de Domingão), Luiz Carlos Caires da Silva (Palito), José Santos (Santinho), Amarildo Bomfim, Beto Bonelly, João Vasconcelos, César Bar, Tiago Amorim e Rubens Araújo. A ausência do vereador Wanderley Amorim da Silva (Wanderley Nem) foi justificada. Foram 10 votos a favor ao veto, 2 abstenções e 2 votos contrários. Vale lembrar que a votação é secreta. Dessa forma, estão mantidas as alterações realizadas na lei municipal do PAEES, dentre as quais podemos citar:

  • Fica vedada a suspensão de pagamento do benefício em casos de fenômenos da natureza, calamidade pública ou outra causa superveniente, impossibilitar o fornecimento regular do curso e a presença do estudante fora do domicílio de Brumado, desde que comprove a necessidade de manter o benefício;
  • Para acessar o benefício, é preciso estar devidamente matriculado em Universidade Pública ou ser aluno beneficiário de bolsa estudantil de valor integral do curso;
  • Podem ser beneficiados os incluídos na modalidade de ensino presencial, semipresencial, remoto ou híbrido.



Familiares reconhecem corpo de jovem encontrado carbonizado após acidente na BR-030, Região de Brumado

Foto: Reprodução l Rede Social

Foi identificado, por familiares, o corpo encontrado parcialmente carbonizado na manhã dessa segunda-feira (30), no Km 344 da BR-030, próximo a Comunidade de Formosa, em Malhada de Pedras. Segundos os parentes, trata-se de Edvando Silva, de 19 anos. Nas redes sociais, amigos e familiares lamentaram, perplexos, a morte do jovem. "É com uma tristeza no coração que recebo esta notícia trágica", escreveu um amigo. Edvando foi vítima de acidente e encontrado ao lado da motocicleta que também estava carbonizada (veja aqui). 

Foto: Leitor l 97NEWS

De acordo com os familiares ao site 97NEWS, o jovem estava desaparecido desde da noite deste último domingo (29), quando fez o último contato com um amigo via aplicativo de mensagens whatsapp, o qual afirmava que estava indo de moto para um "paredão" de som, na região de Malhada de Pedras. Após a mensagem, amigos e familiares não tiveram mais notícias, até a identificação do corpo no IML de Brumado. Após a confirmação da morte do Edvando Silva, professores e amigos prestaram as últimas homenagens nas redes sociais.



Prefeitura de Guanambi volta a exigir uso de máscaras em ambientes fechados após novos casos de Covid-19

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Guanambi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, decretou na segunda-feira (30) no Diário Oficial do Município o uso de máscara em ambientes fechados. Segundo o Decreto nº 902, considerando o atual cenário epidemiológico, com o retorno de casos ativos na cidade, com 20 casos ativos em apenas uma semana, o uso de máscaras de proteção em locais fechados e em eventos com controle de público ou com venda de ingressos, sejam eles shows musicais ou eventos esportivos, religiosos, escolas e faculdades, será obrigatório o uso da proteção facial. Segue facultativo apenas para lugares ao ar livre. Em caso de descumprimento, serão adotadas as medidas de polícia administrativa com suas respectivas sanções, desde advertência, suspensão temporária, interdição de estabelecimento ou mesmo cassação de Alvará, independentemente de acionamento de força policial. Além disso, a Secretaria afirma que a utilização dos serviços de transporte coletivo de passageiros, público e privado, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans, o acesso a quaisquer prédios públicos, nos quais se situem órgãos, entidades e unidades administrativas, a visitação social às unidades de saúde, às unidades prisionais e às unidades policiais fica condicionada à comprovação da vacinação contra a Covid-19, e respeitados os protocolos sanitários estabelecidos e uso de máscara.



Idosa vítima de maus-tratos é encontrada com infestação de larvas na cabeça

Foto: Divulgação l Polícia Civil l GO

Uma idosa de 86 anos, vítima de maus-tratos supostamente cometidos pelo próprio filho, foi encontrada, na segunda-feira (30), desnutrida, desidratada e com uma infestação de larvas devido a ferimentos na cabeça. O caso aconteceu em Goiânia (GO). O homem, que não teve a identidade divulgada, foi preso por suspeita de abandono, maus-tratos e exploração financeira. A idosa foi socorrida por uma equipe médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhada para uma unidade médica para tratar da miíase e dos demais problemas de saúde. Quando chegaram à casa da vítima, os policiais encontraram apenas latas de cervejas e pacotes de macarrão instantâneo. A suspeita é de que o filho passava o dia todo bebendo sem auxiliar a mãe que, por conta da idade, tinha dificuldade em realizar as atividades do dia a dia. Além disso, a polícia afirma que o homem não permitia a entrada de outras pessoas no imóvel para acudir a idosa. Os agentes apuram também o fato da vítima ter sofrido uma queda e passar dias machucada sem receber os cuidados necessários para tratar dos ferimentos -- o que pode ter causado a infestação das larvas.



Brumado: Mãe usa tribuna da Câmara para denunciar negligência médica no Hospital Municipal

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A bacharel em enfermagem, Erica Luz denunciou, em sessão plenária realizada na noite desta segunda-feira (30), uma negligência médica após seu filho de nove meses dar entrada com um quadro de convulsão no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado. Segundo a mãe de Davi Meira Luz, no último dia 19 deste mês, ela deu entrada na unidade hospitalar após a criança sofrer uma crise convulsiva no período da manhã. Ao chegar no Hospital por volta de 11h, Erica disse que foi recebida por estudantes de medicina sem a supervisão de estágio. "Fui recepcionada por estudantes de medicina, ou seja, exercendo de forma ilegal a profissão por que estes estavam dentro do consultório realizando atendimento aos pacientes que ali [hospital] entravam", afirmou. De acordo com a mãe, ela fez questionamentos aos estudantes sobre a supervisão, sendo informada que eles não tinham. "Eu questionei pelo plantonista e fui informada que os estudantes assumiram o pronto-socorro. Assim eu acionei a Polícia, e então, o médico surgiu no pronto-socorro. Ele sugeriu a medicação, um antitérmico, e eu pedi uma avaliação pediátrica. Ele solicitou a avaliação e o pedido de exames laboratorial em caráter de urgência, porém o médico não comparecia no serviço de saúde quando era requisitado", acusou a mãe. Ainda no seu pronunciamento aos vereadores na Câmara Municipal, a mãe denunciou ainda a demora nos procedimentos de laboratório. "O laboratório não descia pra fazer a coleta dos exames, o pediatra não aparecia", diz. Ainda segundo a denúncia, o bebê já estava entrando em um quandro de desidratação por conta da 'morosidade' do atendimento. "Ela já estava entrando em um quadro de desidratação porque ele fez vinte e cinco evacuações no pronto-socorro, e o pediatra não ressurgia para reavaliar Davi". Erica ainda detalhou que foi necessário consultar outra médica via telemedicina, uma alternativa de amenizar sua angústia. "Fiz o contato com outra médica via celular com a pediatra de Davi que não se encontra mais nesse município, para passar o resultado dos exames. E ela me orientou que não removesse o bebê do hospital sem uma reavaliação pediátrica. Durante esse período, foi requisitado incessantemente por uma enfermeira, e constantemente ela ligava, e o médico não aparecida", disse. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Naquela ocasião, Davi teve novamente mais uma crise no corredor do Hospital. "Ele voltou a começar a fazer vômitos em jato, eu pedi a médica que estava no balcão para realizar uma prescrição e ela fez a que já estava no prontuário pra que ele não entrasse numa nova crise convulsiva", diz. Conforme a mãe do bebê, cerca de dez horas depois, o médico pediatra chegou à unidade hospitalar e tratou o caso com "deboche". "Sabendo que meu filho estava com uma infecção bacteriana, os exames laboratoriais comprovam isso, a enfermeira informou pra ele que os resultados estavam alterados, e ele surgiu com [ar] de deboche dizendo que iria manter a medicação via oral por conta da dificuldade do acesso venoso periférico em Davi. E eu questionei se ele não entraria com uma Terapia de Antibiótico, e ele me disse que não, que eu confiasse na colega [médica] de Guanambi, sendo que em momento algum eu questionei sobre o seu atendimento. Eu fiquei ali, esperando a reavaliação, sabendo que fui negligenciada, que meu filho estava sofrendo uma negligência", afirmou. Erica Luz também fez críticas a Secretaria Municipal de Saúde, onde segundo ela, usa as redes sociais para propagar investimentos de milhões de reais em equipamentos, mas esquece dos profissionais. "Infelizmente foi onde eu poderia procurar, porque eu achava que era uma saúde de milhões, como prega na rede social. Só que essa saúde, mães, pais, tios que tem crianças no domicílio, é uma saúde de centavos. Não adianta secretário pregar máquinas, bisturi de última geração, colchões pneumáticos e não ter um quadro de funcionários que estão satisfeitos dentro do ambiente de trabalho", explanou a bacharel de enfermagem. Por fim, a enfermeira denunciou o descaso ao Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (CREMEB), na Delegacia Regional de Brumado, e também levou o caso ao Diretor do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. " Já fiz uma denúncia contro o profissional na CREMEB e também informei ao Diretor do Hospital no qual me ouviu e colheu informações, para segundo ele, levar o caso ao Secretário Municipal de Saúde do Município", finalizou Erica Luz, mãe de Davi Meira Luza, de apenas nove meses.



Mulher fica ferida em acidente com motocicleta da PRF no Oeste da Bahia

Foto: Reprodução l Blog do Braga

Uma mulher ficou ferida em um acidente que envolveu uma motocicleta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Luís Eduardo Magalhães, no Extremo Oeste. O fato ocorreu na tarde desta segunda-feira (30). Segundo a TV Oeste, a vítima estava como passageira em outra motocicleta atingida pelo veículo da PRF. Testemunhas contaram que o acidente aconteceu durante um treinamento dos agentes para a chegada do presidente Jair Bolsonaro. O chefe do Executivo nacional tem chegada prevista para esta terça-feira (31). A PRF, no entanto, não confirmou a informação do treinamento. Logo após o acidente, a mulher foi atendida pelo Samu. Não há mais informações sobre o estado de saúde dela. O presidente da república é aguardado nesta terça para a abertura de um evento do agronegócio. 



Motorista é arremessado de carro em acidente no município de Livramento de Nossa Senhora

Foto: Reprodução l Vídeo

Na manhã desta segunda-feira (30), um homem foi arremessado de um carro em um acidente registrado no município de Livramento de Nossa Senhora, Sudoeste baiano. O fato ocorreu por volta das 10h35, no bairro Beira Rio. Segundo a Polícia Militar, o motorista estava embriagado. Câmeras de segurança conseguiram flagrar o momento em um muro, derruba uma árvore e roda. Logo após é possível ver o homem estirado no chão. Conforme a PM, a vítima foi socorrida por uma equipe do Samu para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. Não há mais informações sobre o estado de saúde dele. Logo após ser liberado, o motorista deve prestar depoimento à polícia já que dirigia sob efeito de álcool. Veja o vídeo:



Brumado: Duas mulheres são flagradas com drogas escondidas em malas durante abordagem em Posto de Fiscalização da BA-262

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Duas mulheres foram presas na noite desta segunda-feira (30), após serem flagradas com pasta base de cocaína, crack e maconha durante abordagem à um ônibus com origem em Mato Grosso e destino ao Estado de Alagoas. A abordagem aconteceu no Posto de Fiscalização da BA-262, em Brumado. De acordo com a Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv), responsável pela prisão, a droga estava escondida em malas que estavam no compartimento de cargas do veículo. A polícia detalhou que além das drogas, uma das mulheres apresentaram identidade falsa. O flagrante aconteceu na noite desta segunda, quando os policiais do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) da CIPRv resolveram abordar o veículo. 

 

Foto: Divulgação l CIPRv

Ao realizarem a abordagem dos ocupantes, os policiais perceberam inconsistências nas informações fornecidas pelas mulheres, o que elevou a suspeita. Desconfiados das atitudes das mulheres, os policiais resolveram fazer uma busca detalhada no veículo. A partir de então, uma das passageiras de 25 anos apresentou um documento falso. Diante da informação, foi dado voz de prisão às duas mulheres, que foram conduzidas juntamente com todo material apreendido à Delegacia de Brumado para a adoção das medidas legais cabíveis. Foram apreendidos: 07 tabletes de pasta base de cocaína; 22 tabletes de maconha e 14 tabletes de crack.



Criança de 8 anos sofre acidente em escola e perde parte dos dedos em Brumado

Foto: Jeânia Carvalho l 97NEWS

Há cerca de quinze dias, uma criança de 8 anos sofreu um acidente durante o horário de intervalo na Escola Municipal Suzana Maria Guimarães, localizada na Vila Presidente Vargas, em Brumado, e acabou perdendo a ponta de dois dedos. Nas redes sociais, a mãe expós o caso devido à falta de assistência da Secretaria Municipal de Educação (Semec). Em entrevista a Rádio Alternativa, Jeânia Carvalho Santana, mãe da criança, relatou que uma trave da quadra da escola teria caído sobre os dedos das mãos do filho após o mesmo se pendurar no equipamento, que deveria estar fixado no chão. A criança teve duas pontas dos dedos arrancadas, necessitando de pontos. Sem resposta da Semec, Jeânia reclamou da falta de posição da Pasta com relação ao caso do seu filho. “Não tive ligação, nem resposta nenhuma até agora. Disseram que iam me ligar no mesmo dia, mas nada. Ficou por isso mesmo. O acidente aconteceu dentro da escola”, reclamou a mãe na qual afirmou ainda que o filho precisará fazer fisioterapia para voltar a escrever e necessita do apoio da secretaria para marcar as sessões.



Brumado: Comissão realiza 1ª assembléia e elege presidente da APEB

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma comissão formada por pais de alunos da rede municipal de ensino, realizou na última sexta-feira (27), em Brumado, a 1ª assembléia que elegeu presidente, vice-presidente e comissão. A Associação de Pais e Alunos do Município de Brumado (APEB) vai defender os interesses da educação no município. Em entrevista ao site 97NEWS, o presidente eleito Albetino Novais, explicou que, o objetivo da associação é defender os interesses dos alunos nas escolas públicas do município. "Essa associação é uma luta de quatro anos atrás, onde os pais já vinham buscando por uma associação. Então por isso, estamos aqui [Câmara Municipal] nesta noite com esta comissão e graças a Deus houve a eleição e temos oito membros na associação", afirmou. Conforme Albetino, o próximo passo é o registro da entidade nos órgãos competentes. "É necessário o registro para que não haja falha perante a Lei. O que a gente busca é prestar um serviço na sociedade", diz. Segundo o presidente, após os tramites legais, serão abertas as filiações. "Vai ser aberto o processo de filiação e esperamos contar com o apoio dos pais", ressalta. Albetino acredita que a associação dará mais legalidade ao processo de fiscalização nas escolas do município. "Vamos cobrar condições das escolas, alimentação, atividades e demais processos dentro da Educação em Brumado", pontua. Ainda segundo o presidente, a expectativa é de 200 a 300 filiados. "Nos grupos de WhatsApp que temos, já são vários os pais que querem se filiar. O que a gente quer é resolver os problemas na educação", finaliza Albetino Novais, presidente da APEB. 

Presidente: Abetino Novais Ribeiro Marinho 
Vice Presidente: Ivonildo Gomes de Souza 
1ª Secretaria: Fabiloa Silva Lima 
2ª Secretária: Beatiz da Cruz Silva 
3ª Secretária: Rosinde de Lima Santos
Tesoureiro: Edvan Leite Gomes

 



Iramaia: Locutor de rádio é preso acusado de estupro

Foto: Reprodução

Um locutor de rádio, de 51 anos, foragido da Justiça e que não teve a identidade revelada, foi preso na tarde de domingo (29) em Milagres, no Vale do Jiquiriçá. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o homem é acusado de cometer um estupro na cidade de Iramaia, na Chapada Diamantina. A ação ocorreu em um trecho da BR-116 quando o homem, que seguia em um Toyota/Corolla, foi abordado pela PRF. Os agentes conferiam os documentos quando perceberam que constava no sistema um mandado de prisão contra o motorista. A ordem tinha sido expedida pela Vara de Execução Plena de Barra da Estiva, também na Chapada Diamantina. Com o flagrante, o motorista foi levado para uma delegacia de Milagres.



Brumado: Motociclista morre carbonizado após acidente na BR-030

Foto: Leitor l 97NEWS

Um motociclista morreu carbonizado depois que a moto em que ele estava pegar fogo em um acidente na rodovia BR-030, próximo à Comunidade de Formosa, zona rural de Brumado, na manhã desta segunda-feira (30). Não há informações do que provocou o acidente. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motociclista seguia pelo quilômetro 344, e a guarnição foi solicitada por populares até o local. O homem que ainda não teve sua identidade revelada morreu carbonizado. Até a publicação desta reportagem, a PRF seguia no local do acidente e não havia divulgado mais informações. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado foi acionado para a realização do levantamento cadavérico. A Polícia Civil abrirá um inquérito para apurar as circunstâncias do acidente.



Secretaria de Saúde da Bahia emite alerta sobre sintomas da varíola dos macacos

Foto: Reprodução l Getty Images

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) emitiu um alerta para os municípios baianos sobre os sintomas da varíola dos macacos. Até a manhã desta segunda-feira (30), nenhum caso da doença havia sido registrado no estado. Apesar de ser trasmitida pelos primatas, a varíola dos macacos também pode ser propagada por outros tipos de animais como, por exemplo, esquilos e roedores. Ela causa um quadro semelhante a varíola humana. Segundo a Pasta, basicamente o que vai chamar atenção é o indivíduo que viajou -- ou vem de fora -- e apresenta o que chamamos de lesões vesiculares pustulosas. Ela começa na cabeça, passa para o tronco e depois tem uma distribuição centrífuga para os membros. É associada sempre a febre, dor de cabeça, dor nas costas e no corpo. Mas o que vai realmente chamar a atenção são as feridas no corpo. Para evitar o contágio, é preciso fazer uso de máscara e higienizar as mão. A SESAB ainda destacou que a varíola dos macacos é altamente transmissível e pode levar ao óbito. Além da Bahia, os estados do Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina também emitiram estado de alerta para a doença, principalmente nos aeroportos.



Universidades estaduais da Bahia realizam paralisação nesta terça-feira por reajuste salarial

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na terça-feira (31), professoras e professores da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e das demais universidades estaduais baianas vão paralisar as suas atividades e realizar atos locais nos portões de cada instituição. Aprovada em assembleias, a paralisação é parte do calendário da campanha salarial da categoria que, atualmente, reivindica a retomada da mesa de negociação permanente com o governador Rui Costa e reajuste salarial acima da inflação. De acordo com as seções sindicais, o objetivo das atividades desse dia de paralisação é chamar a atenção do governo e dialogar com a sociedade. "Os quase 280 cursos de graduação e 180 cursos de pós-graduação ofertados para 50 mil estudantes pela UNEB, UEFS, UESB e UESC precisam de atenção às suas especificidades", diz comunicado.



PMs salvam crianças de casa incendiada por homem que agrediu a mulher

Foto: Divulgação

Cinco crianças, que estavam em uma casa incendiada por um homem com histórico de agressão contra mulheres, foram resgatadas na noite de sábado (28), na localidade de Imbassaí, município de Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador. Uma guarnição da 53ª Companhia Independente da PM (Mata de São João) estava de plantão no posto policial quando foi acionada por uma mulher que pedia ajuda para capturar o companheiro que a agrediu e ameaçou com uma faca. Com o apoio dos militares, a vítima retornou para casa e, chegando no imóvel, percebeu que o homem havia colocado fogo na propriedade.  Nesse momento, a mulher informou para as equipes que havia cinco crianças dormindo no imóvel. Os vizinhos se mobilizaram e, junto com os policiais, jogaram baldes de água para conter as chamas. Quando o Corpo de Bombeiros chegou no local, isolou a área e, devido a proporção do  incêndio, interditou a casa.  “No primeiro momento as guarnições tentaram amenizar as chamas, mas perceberam que estavam perdendo tempo e entraram no imóvel para retirar as crianças”, explicou o comandante da 59ª CIPM, tenente-coronel João Maurício Botelho. Os policiais seguem com patrulhamento e diligências para tentar localizar o suspeito. 



Número de mortes chega a 56 em Pernambuco devido às fortes chuvas

Foto: Divulgação

Subiu para 56 o número de pessoas que morreram em meio às fortes chuvas que atingem Pernambuco, informou o governo pernambucano na tarde de domingo (29). Nove municípios já decretaram situação de emergência, entre eles a capital Recife. Até o começo da tarde, segundo o governo estadual, 56 pessoas seguiam desaparecidas. Além disso, 3.957 estavam desabrigados, principalmente nos municípios da Região Metropolitana e na Mata Norte. As cidades que decretaram situação de emergência, de acordo com o governo do estado, foram Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Moreno e Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana; e São José da Coroa Grande, Nazaré da Mata, Macaparana e São Vicente Ferrer, na Zona da Mata. O decreto de emergência é o primeiro passo para que municípios possam ter acesso a recursos do governo federal, por exemplo.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Forjado no sindicalismo, Rui Costa afirma que cobranças de sindicato da Polícia Civil 'são ilegítimas'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

No mês de maio, vários peritos criminais e delegados entregaram os seus cargos no Estado da Bahia. Esta semana, o presidente da Associação dos Peritos Criminais do Estado da Bahia (Asbac), Leonardo Fernandes, chegou a dizer  que tamanha é a insatisfação da categoria com o Governo do Estado que, das 25 coordenadorias regionais de polícia técnica existentes, em 23 os peritos entregaram seus cargos. Ele ainda comentou sobre a falta de tecnologia e estrutura adequadas para elucidação dos crimes por falta de investimento e o sucateamento das unidades. Questionado sobre as declarações do sindicalista, o Governador Rui Costa (PT), em visita a Brumado na última quarta-feira (25), rebateu as críticas e respondeu que é preciso diferenciar os fatos dos naturais discursos dos sindicalistas. "Fui sindicalista por 16 anos e sei como isso funciona. No caso da Polícia Civil, estamos fazendo o maior investimento já feito", disse. Segundo Rui, o Estado está construindo, no momento, 150 novas delegacias. Com as licitações em andamento, serão 200 unidades no total. "Iremos inaugurar a primeira agora em junho, na cidade de Laje", pontuou. Costa assegurou ainda que não há, na história da Bahia, quem tenha feito mais concurso público para as Polícias Militar e Civil do que o seu Governo e o de Jaques Wagner. "Essa conta também pode ser feita na área de investimento: em viaturas e equipamentos. Muito foi feito, mas, evidente, que não foi feito tudo. Os sindicatos são movidos muitas vezes por sempre querer salário maior, maior, maior. Vamos no limite do que é possível fazer e, graças a Deus, esse limite é o maior que já foi feito na história da Bahia", afirmou.



Malhada de Pedras: Polícia Civil conclui inquérito de médico detido por embriaguez e desobediência

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

No último dia 17 de maio, a Polícia Civil de Malhada de Pedras, por meio da 20ª Coorpin, enviou ao Ministério Público o inquérito policial concluído que apurou as circunstâncias em que um médico conduzia uma motocicleta, com sintomas de embriaguez. O fato foi registrado no dia 24 de abril deste ano, na Praça do Quiosque, tendo sido abordado e preso pela Polícia Militar, oportunidade em que os desobedeceu (veja aqui). Segundo a Polícia Civil, no último dia 22 de maio, o Ministério Público ofereceu denúncia pela prática dos crimes de resistência, desobediência, desacato, condução de veículo automotor com sintomas de embriagues e por participar de exibição ou demonstração de perícia em manobra de veículo automotor, não autorizada pela autoridade competente, gerando situação de risco à incolumidade pública. Além disso, conforme a Polícia, o médico foi denunciado pela contravenção penal de fingir-se funcionário público, respondendo aos delitos em liberdade.