ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Eleições 2024: PT deve ter candidato próprio na disputa pela prefeitura de Brumado

Brumado: Mulher de 52 anos é vítima de dengue hemorrágica

Grandes partidas das quartas de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa

Mulher com bebê no colo é empurrada de carro em movimento na Bahia; ex-companheiro é suspeito

Mãe posta nude em grupo de Whatsapp da escola do filho

Adolescente de Brumado morre afogado em lagoa da zona rural de Tanhaçu

Saúde vai integrar dados sobre acidentes, lesões e violência no país

Receita já recebeu mais de 1,86 milhão de declarações do IRPF 2024

Ministério da Agricultura manda recolher dez marcas de azeite

'Dom Brasílio Folia 2024': Léo Santana e Vitor Fernandes são atrações confirmadas para o evento

Aracatu: PM localiza desmanche de motocicletas e prende 5 pessoas

Ação resgata mulheres de falso centro terapêutico de pastores na Bahia

MP denuncia e Justiça mantém prisão de 4 envolvidos em esquema de venda de CNH no interior da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado



BUSCA PELO ARQUIVO "02/2016"

Empregos à vista: SineBahia já começa a fazer a inscrição para a seleção de funcionários para a empresa de energia eólica

Os candidatos fizeram a inscrição num clima de otimismo (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Com a crise que assolou e continua assolando o Brasil, o fantasma do desemprego se torna cada vez mais real, pois em todo o país, empresas estão “cortando na carne” e demitindo um grande número de funcionários. Brumado vem tendo um impacto negativo nesse sentido, ainda mais com a interrupção dos serviços de construção da Fiol, que empregou um grande número de brumadenses e fez a economia dar um grande salto na cidade. Mas, agora, uma nova esperança surge para quem está sem trabalho, já que o grupo Sowitec está iniciando as inscrições para a seleção de empregados que irão atuar na construção do parque eólico de Cristalândia. As inscrições se iniciaram nesta segunda-feira (29) no SineBahia, um braço do SAC. O clima era de otimismo entre os pretendentes, já que centenas de vagas serão abertas. Com isso a economia local deverá ter um novo aquecimento, o que é uma notícia muito boa para os brumadenses. 



Brumado: Juiz Dr. Genivaldo Guimarães atende solicitação da Guarda Municipal e libera veículo que estava no pátio da 20ª Coorpin

O veículo foi liberado pelo juiz Genivaldo Guimarães nesta segunda-feira 29 (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Os membros da Guarda Municipal estiveram recentemente em Brasília e lá conheceram um projeto de parceria entre a Justiça e as GCMs, na qual eram destinados a essas instituições de segurança do patrimônio público veículos para dinamizar o trabalho. Diante disso, os guardas municipais de Brumado fizeram uma solicitação ao juiz da Vara Crime de Brumado, Dr. Genivaldo Alves Guimarães, para sessão de uso de um dos veículos que está retido no pátio da 20ª Coorpin. Nesta segunda-feira (29), o juiz atendeu ao pedido e liberou um dos veículos para ser utilizado pela Guarda Municipal nas rondas escolares, já que essa é uma das grandes demandas do setor. O veículo foi removido da delegacia e será plotado com a marca da GCM que ficará responsável pela manutenção do mesmo. Os guardas municipais comemoram a ação do juiz e ainda relataram ao 97NEWS que neste próximo sábado (05) será apresentado o Hino Oficial da Guarda Municipal. 



Conquista: Jovem é perseguido e assassinado dentro de pet shop no Bairro Patagônia

Vítima seria parente do dono da loja. Crime ocorreu no início da tarde desta segunda-feira (29). Polícia tenta capturar os assassinos (Fotos: Whatsapp)

Um crime no início da tarde desta segunda-feira (29) apavorou moradores do Bairro Patagônia, nas em um dos cruzamentos com a avenida Frei Benjamim, zona oeste de Vitória da Conquista.Um jovem, identificado como Matheus Vasconcellos (foto), que trabalhava no pet shop, que seria de seu tio, foi abordado por criminosos, recebendo vários tiros. Ainda não está confirmado se o crime foi de execução ou latrocínio. Houve gritaria e corre corre. Socorristas do SAMU 192 foram acionados e constataram o óbito logo que chegaram ao estabelecimento, por volta das 14 horas. Agentes da Polícia Militar fazem rondas em todas as saídas da cidade, e no entorno do local do crime, afim de tentarem localizar os criminosos. O corpo ainda está no local, aguardando a perícia do DPT. Informações: Whatsapp / Rodrigo Ferraz.



Brumado: Enciumado e enfurecido, homem não aceita fim do relacionamento e coloca fogo na casa da sua ex-namorada

A casa ficou bem danificada com o incêndio (Fotos: Marcos Paulo / 97NEWS)

Nos dias atuais os relacionamentos estão cada vez mais difíceis, fazendo com que as separações aconteçam com muito mais frequência. Diante disso algumas ações envolvendo fim de uma união acabam virando caso de polícia. Foi justamente isso que aconteceu no início da noite deste domingo (28), por volta das 18h15m, na Rua São Joaquim, 81, quando um homem enfurecido pelo fim do relacionamento, acabou ateando fogo na casa de sua namorada. A reportagem do 97NEWS esteve no local e falou com Alcione Rosa de Jesus (30), que estava muito assustada, já que todos os seus pertences foram consumidos pelas chamas. Ela que chegou só depois de um tempo do incêndio ter começado e não pode fazer nada. Segundo ela, o relacionamento entre os dois era aberto e já tinha pouco mais de 6 meses, mas, devido a vários atos agressivos, Alcione resolveu colocar um fim na relação, o que causou a atitude insana do homem, que não teve a sua identidade revelada. Ela aproveita para fazer um apelo à população para que sejam doadas roupas, móveis e material escolar, pois seus filhos, um de 3 anos e outra de 2, estão só com a roupa do corpo e irão iniciar as aulas nesta segunda-feira (29). O telefone de contato é: (77) 9 9952-1017. 



Brumado: Polícia Militar desmonta mais uma `rinha´ de galos na cidade

(Foto: Divulgação 34ª CIPM)

Em abordagem próximo ao Parque de Exposições, a Guarnição da 34ª CIPM/PETO, se deparou com um Uno Mille de cor preta, onde o motorista tentou fugir, mas foi retido em seguida. No veículo foram encontrados 6 galos acondicionados em camisas de transporte, 4 embolos de couro, 05 esporas de plástico, 10 bicos de metal. Seguindo os rastros do veículo se chegou em um local murado onde estavam os indivíduos: Kleber Calmeirao da Silva, Wallace Moreira Castro, Luiz Herrique Santos Sales, Marlon de Amorim Andrade, Roberto Silva Junior, Paulo da Silva Ferreira e Maicon dos Santos Ramos. No local foi encontrado uma espécie de domo "ringue", e mais 51 galos acondicionados em gaiolas individuais, 05 pássaros silvestres e vasto material pra medicação e transporte dos animais. Com o jovem Maicon foi encontrado um trouxa de maconha, os galos permaneceram no local por não haver local apropriado para o acondicionamento sem maltratar as aves, as mesmas serão levadas para Vitória da Conquista. Todos os indivíduos  foram conduzidos, e ficando a disposição da autoridade policial. Sergio pelo crime ambiental e Maicon pela posse de entorpecentes. 

Ascom 34ª CIPM



Brumado: Guardas municipais recebem pedradas no Mercado Municipal

Os guardas tiveram que se abrigar para não serem atingidos pelas pedras, que acabaram destruindo vários balcões dos açougues (Foto: Marcos Paulo 97NEWS)

Após a intensificação das ações dos guardas municipais no Mercado Municipal, os atos de violência começaram a diminuir, mas, neste domingo (28), uma retaliação por parte de um menor que vem aterrorizando os barraqueiros, voltou a dar um tom mais sinistro ao local. Tudo começou quando o referido elemento foi receber a “taxa diária” que é cobrada dos comerciantes do local, uma espécie de “pedágio” para não serem roubados. Os guardas percebendo a ação pediram para o menor se ausentar do local, foi quando ele, num ato de revolta, começou a jogar inúmeras pedras nos guardas, fazendo com que os mesmos tivessem que correr do local. Vários estabelecimentos foram atingidos, causando prejuízos aos açougueiros. Segundo os guardas, o fato deles não terem autorização para usar uma arma de fogo faz com que os menores não os respeitem e pratiquem esse tipo de ação.

 



Livramento: Polícia captura assaltantes de posto de combustíveis

(Foto: Divulgação Polícia Militar)

Um posto de combustíveis foi assaltado na tarde deste domingo (28), em Livramento de Nossa Senhora. Segundo a Polícia Militar, dois homens armados levaram uma quantia não revelada do estabelecimento. A PM informou que o posto fica localizado no bairro Piçarrão. Os criminosos teriam chegado de moto ao local, e um deles desceu da motocicleta, sacou uma arma e anunciou o assalto. Um frentista que trabalhava no posto foi rendido. Após pegarem o dinheiro, os bandidos fugiram em direção a Brumado. Trabalho em conjunto entre a 46ª CIPM/Livramento e a 34ª CIPM/Brumado fizeram o cerco e, após identificar os bandidos, a guarnição do PETO de Brumado, sob o comando do Oficial de Operações, conseguiu deter os elementos próximo à localidade de Lagoa Funda (Brumado), após atingir um deles com dois tiros. Foram recuperados o valor subtraído do posto e a moto que era roubada.



Tanhaçu: Filho de ex prefeito Capota veículo, é lançado para fora e morre na BA-407 próximo ao Distrito de Sussuarana

(Foto: Tanhaçu Urgente)

Na madrugada deste domingo (28), por volta das 2 horas, um grave acidente foi registrado, vitimando um senhor identificado como Vicente Fernandes de Souza, 57 anos, que morreu na hora, após capotar seu veículo Montana Sport, de placa policial OZU-7227, e ser lançado para fora, próximo Faz. Lagoa Funda, na BA-407, entre Tanhaçu e o Distrito de Sussuarana. Segundo Informações obtidas pelo site Tanhaçu Urgente, Vicente era filho do ex-prefeito de Tanhaçu, sr. Gerino fernandes de Souza e seguia viagem para o Distrito de Sussuarana, onde havia comprado uma residência recentemente. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado para ser necropsiado.



Saudades: Mabinho recebe homenagem emocionante do Bahia e da sua torcida

A homenagem emocionou o grande público presente ao Gilbertão na tarde deste sábado (27) (Foto: Reprodução

O time do Bahia, juntamente com a sua torcida, prestou, na tarde deste sábad0 (27), antes do confronto com o Vila Esporte Clube, uma homenagem emocionante ao saudoso Mabinho, que foi vítima de um homicídio no dia 27 de dezembro no Bairro São Félix. Jogadores exibiram uma faixa com os dizeres: “Mabinho: 2 meses sem você. Nós família Silva e a torcida do Bahia sentimos pela sua ausência de irmão e amigo”. Muita gente se emocionou ao lembrar o inesquecível Mabinho, um ser humano sempre alegre, que irradiava felicidade, mas que, infelizmente, partiu de forma prematura deixando muitas saudades. 



Encruzilhada: Adolescente de 16 anos é assassinado com facada na Vila do Café

O menor, identificado como sendo Maurício de Souza Lima era morador da localidade (Fotos: Itambé Agora)

Na noite deste sábado (27), por volta das 19:00h, foi encontrado por populares, o corpo de um adolescente, com perfurações pelo corpo, provocadas possivelmente por balas. A vítima estava ainda com uma faca – tipo artesanal, cravada do lado esquerdo da costela. O crime aconteceu no Distrito de Vila do Café, pertencente ao município de Encruzilhada/Ba, nas proximidades do cemitério local. De acordo com informações, ninguém no distrito teria presenciado o homicídio. O menor, identificado como sendo Maurício de Souza Lima, de 16 anos, era morador de Vila do Café e residia no centro do distrito com seus pais. Não se sabe ainda a motivação do crime. O corpo do menor foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), de Vitória da Conquista para procedimentos de autópsia.



Brumadense 2016: Neste domingo (28) tem mais um confronto e a torcida vai acompanhar tudo pela 97FM a partir das 15h

(Foto: Luciano Santos / 97NEWS)

Após um ótimo clássico disputado neste sábado (27) entre as equipes do Vila Esporte Clube e Bahia, onde o Vila venceu e bem pelo placar de 2X0, neste domingo as emoções continuam, desta feita com o confronto entre o Umburanas X Santos. A equipe esportiva da 97FM estará mais uma vez dando um show de transmissão, a partir das 15h, desta feita sob o comando de Marquito Gomes, que estará realizando um grande sonho de sua vida em narrar uma partida de futebol. As reportagens de campo ficarão por conta de Edmilson Leite e Fernanda Brilhante. Na técnica estará o inigualável André Bonfim e completando o time Michael Schyneider e João Igor. Então prepare as suas emoções que a bola vai rolar e você acompanhará todos os detalhes pela transmissão da 97FM, que formou outra equipe esportiva para que os ouvintes não percam nada do Campeonato Brumadense de Futebol 2016. 



Governo estadual nega boatos e garante pagar salários amanhã (29)

Rumores nas redes sociais indicavam parcelamento dos vencimentos. Até a noite desta sexta (26), os contra-cheques ainda não estavam disponíveis no Portal do Servidor

O pagamento integral do salário dos servidores estaduais referente ao mês de fevereiro será feito em lote único na próxima segunda-feira (29), divulgou o governo do Estado. A informação foi confirmada nesta sexta (26), após boatos de que os servidores receberiam o valor parcelado começarem a circular nas redes sociais. As datas de pagamento para o ano de 2016 foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 22 de janeiro.De acordo com o governo do Estado, a medida visa permitir que os trabalhadores tenham maior planejamento das contas. A data de pagamento dos servidores públicos estaduais ativos ou seus dependentes, da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo, dos inativos e pensionistas do Estado ou seus dependentes pode ser consultada no Portal do Servidor (acesse aqui). Apesar do desmentido do governo, os contra-cheques dos servidores ainda não foram disponibilizados no Portal do Servidor, que apenas informa que a folha está em ‘processamento’.



Brumadense de Futebol 2016: Expectativa de quebra de público para o clássico deste sábado (27) entre Vila e Bahia

A equipe esportiva da 97FM já está no Gilbertão que está pronto para receber o clássico desta tarde (Foto: Luciano Santos / 97NEWS)

O Campeonato Brumadense de Futebol 2016 começa a pegar fogo e, neste final de semana, dois jogos prometem muita emoção. Neste sábado (27) acontecerá o clássico entre Vila X Bahia, com a expectativa de novo recorde de público do campeonato. Segundo a equipe da Alternativa FM, que estará mais uma vez realizando a transmissão do espetáculo à partir das 15h, o público pode passar da casa de mil pagantes, o que mostra competência da LBF na realização do torneio que ficou alguns anos sem acontecer, já que o Estádio Gilbertão estava em obras. Ainda segundo informações da equipe esportiva da 97FM, a direção do Vila Esporte Clube, promete trazer vários ônibus lotados da Vila Presidente Vargas com a sua apaixonada torcida. O Bahia, que é do Bairro Dr. Juracy, não deve deixar por menos e uma grande torcida estará presente empurrando o time para a vitória. No domingo também se espera um ótimo público para o confronto entre Santos X Umburana, o qual fecha a primeira rodada e já irá mostrar os possíveis candidatos ao cobiçado título. 



Exemplo de Superação: Jovem que há um ano pediu para ser preso para ficar livre do crack, hoje vende geladinho para sobreviver

O jovem Wallas voltando à delegacia, mas desta feita de forma honrada e mostrando que dá para vencer o vício das drogas (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Existem alguns que acreditam que as drogas é um caminho sem volta, mas, essa tese, apesar de ter sua lógica, não é total, porque existem alguns casos emblemáticos de pessoas que conseguem “dar a volta por cima” e se livrar do vício. Esse é o caso do jovem Wallas Pereira, de 24 anos, que há um ano foi à delegacia pedir para ser preso para se livrar do vício do crack. Após receber a ajuda de algumas pessoas e passar 3 meses no centro de recuperação Metanoia, passado um ano, ele se diz livre do vício e vende geladinho nas ruas de Brumado para sobreviver. Falando ao 97NEWS ele descreveu que “realmente eu fui para a vida errada, cometi coisas que jamais pensaria que iria cometer, perdi a confiança da minha família, ao se misturar com amizades que me levaram para o fundo do poço” e continuou citando que “quando eu vi que estava indo para o abismo, fui até a delegacia para pedir para ser preso, pois o crack estava consumindo a minha vida. Hoje passado um ano disso, estou liberto e vendo geladinho para sobreviver. Estou feliz, pois Cristo me tirou do fundo do poço e me deu uma nova chance de vida”. Ele ainda fez questão de dizer que “eu aconselho aos jovens a, primeiramente, nunca deixarem de ouvir os conselhos dos pais, pois eles só querem o bem. Valorizem a sua família que é o bem maior que temos nessa terra e se desviem daqueles que não tem nada de bom para oferecer. É possível sair do vício, mas tem que ter força de vontade, fé em Deus e ajuda dos amigos e parentes. Eu graças a Deus tive essa oportunidade e hoje me sinto honrado novamente em poder estar no convívio social”. 



Brumado: Idosos e comerciantes dizem que o banheiro do Mercado Municipal está mais seguro após a presença dos guardas municipais

A presença constante de guardas municipais na porta do banheiro inibiu a ação dos marginais (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O banheiro do Mercado Municipal era um dos locais preferidos pelos meliantes que, de forma impiedosa, espancavam idosos, levando dinheiro e pertences dos mesmos, tanto que o equipamento público ficou conhecido como “Banheiro dos Horrores”, já que se tornou cenário de cenas repugnantes e revoltantes. Diante disso, foi buscada várias soluções, mas a que deu mais resultado foi a presença constante de 2 guardas municipais na porta do banheiro, o que inibiu sobremaneira a ação dos meliantes. O aposentado José Gonsalves (foto acima), conhecido como seu Bigode, disse à nossa reportagem que já presenciou muitas cenas de terror no banheiro do mercado, mas que, agora, com a presença dos guardas municipais, as coisas voltaram à normalidade. 



Brumado: Jovem é detido pelo TOR por estar com motocicleta com chassi adulterado

O jovem foi levado para a DP de Brumado (Foto: Divulgação Polícia Militar)

Guarnição do TOR sob o comando do oficial de operações, realizando na noite desta sexta-feira (26) diligência na Vila Presidente Vargas, Distrito de Brumado, fez abordagem a Wesley Santos Pereira (18), onde o mesmo estava conduzindo uma motocicleta Honda CG 125 de cor vermelha ostentando placa JLR-5773 –BRUMADO. Que realizando consulta as características batia com a referida motocicleta, ao verificar o chassi os dígitos finais estavam adulterados  e não batia com a numeração da documentação apresentada, o que fez com que ele fosse conduzido e apresentado na DP de Brumado.



Traficante da Lapa, preso em Jequié que foi o mentor do sequestro do empresário

O momento da apresentação do sequestrador (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A Polícia está avançando nas investigações sobre a quadrilha que sequestrou o empresário de Bom Jesus da Lapa, Osmar Barbosa Rodrigues (44), e, após a prisão de um dos integrantes novos elementos vieram à tona. Segundo informações do chefe do Setor de Investigações, José Guimarães, o sequestro foi encomendando por um traficante de Bom Jesus da Lapa, que teria “contrato” os bandidos de Vitória da Conquista para executar o sequestro. Dois dos sequestradores ainda estão foragidos e, ao que tudo indica, devem ser capturados nas próximas horas, já que uma nova operação já está sendo iniciada nesse sentido. 



Polícia de Brumado apresenta sequestrador de empresário de Bom Jesus da Lapa que foi preso em operação

O sequestrador foi apresentado na 20ª Coorpin (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A Polícia apresentou às 13h desta sexta-feira (26) o sequestrador que foi preso durante operação realizada na zona rural de Malhada de Pedras pelo esquadrão da PETO. Com prenome Cézar Luiz (27) ele está sendo interrogado para dar as primeiras informações sobre o sequestro, as quais podem ser úteis na prisão dos outros elementos da quadrilha. Com o sequestrador foi encontrado arma, chaves, dinheiro e celulares. Ele é de Conquista, o que levanta a hipótese que toda a quadrilha era também. A Polícia espera prender os outros dois elementos integrantes nas próximas horas. 



Sequestrador é morto e outro capturado em nova ação da Polícia Militar

A Polícia Militar continua comprovando a sua efetividade e na manhã desta sexta-feira (26) uma nova operação de enfrentamento aos sequestradores do empresário de Bom Jesus da Lapa foi realizada. A investida aconteceu na zona rural de Jânio Quadros, onde policiais da PETO tiveram nova troca de tiros com os bandidos. Desta feita um dos sequestradores morreu, o outro foi capturado e o terceiro conseguiu fugir para o meio do mato. O bandido morto está sendo trazido para o IML de Brumado e outro irá ser apresentado na 20ª Coorpin. 



Brumado: PM realiza blitz para tirar armas de circulação

Foto: Divulgação

Durante toda está semana a Polícia Militar de Brumado realizou blitz em algumas ruas do centro da cidade. O objetivo da operação é tirar armas de circulação e combater a criminalidade. O tema usado é: "Blitz é bom - Tira armas de circulação. PMBA e a Comunidade na corrente do bem". De acordo com a assessoria da PM, a operação será realizada em outros bairros.

Foto: Divulgação