ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Eleições 2024: PT deve ter candidato próprio na disputa pela prefeitura de Brumado

Brumado: Mulher de 52 anos é vítima de dengue hemorrágica

Grandes partidas das quartas de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa

Mulher com bebê no colo é empurrada de carro em movimento na Bahia; ex-companheiro é suspeito

Mãe posta nude em grupo de Whatsapp da escola do filho

Adolescente de Brumado morre afogado em lagoa da zona rural de Tanhaçu

Saúde vai integrar dados sobre acidentes, lesões e violência no país

Receita já recebeu mais de 1,86 milhão de declarações do IRPF 2024

Ministério da Agricultura manda recolher dez marcas de azeite

'Dom Brasílio Folia 2024': Léo Santana e Vitor Fernandes são atrações confirmadas para o evento

Aracatu: PM localiza desmanche de motocicletas e prende 5 pessoas

Ação resgata mulheres de falso centro terapêutico de pastores na Bahia

MP denuncia e Justiça mantém prisão de 4 envolvidos em esquema de venda de CNH no interior da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado



BUSCA PELO ARQUIVO "11/2017"

Comerciários de Livramento recebem a equipe da Campanha Salarial 2017/2018

Foto: Divulgação

Desde o inicio da Campanha Salarial 2017/2018, na segunda-feira (27), o Sindicato já vem fazendo o trabalho de campo no comércio da cidade de Livramento, mas na manhã desta quarta-feira (29) a equipe da Campanha Salarial 2017/2018 chegou para fortalecer o trabalho do sindicato. Foram muitos comércios visitados e muitos trabalhadores informados sobre as propostas do sindicato para a negociação da convenção coletiva e que aderiram à campanha salarial, que está disponível no nosso site (Clique Aqui). Vale lembrar que no dia 11 de dezembro será realizada na cidade de Poções a nossa Assembleia Geral Extraordinária, onde será discutida e aprovada a pauta de reivindicação, além de ser sorteada uma Moto 0Km. A assembleia será transmitida pelas nossas redes sociais, Facebook e Instagram @comerciarioemacao, acompanhe! Campanha Salarial “Todos em Defesa da Valorização Profissional”



2017: Agressões contra mulher brumadense crescem 130% ao ano, diz coordenadora do Creas

Os casos de violência contra a mulher no país cresceram a cada ano, e em Brumado, a situação infelismente não é diferente. Dados do Centro de Referência Especialização de Assistência Social (Creas) indicam que os casos de violência contra a mulher tiveram aumento de mais de 130%, este ano em Brumado. Os casos mais registrados são: violência física, psicológica e moral. Os dados foram divulgados pela coordenadora do Creas, Janine Caldeira. A também assistente social disse que desde a instalação do Creas em 2009, este ano, que nem terminou, já é considerado o mais violento contra a mulher. Janine considera que o aumento nos números é reflexo da força que as mulheres ganham na sociedade. "Com vários mecanismos governamentais e ação feminista nas ruas e em redes sociais, nós nos sentimos mais seguras e fortalecidas para registrar as ocorrências. Porém ainda há culpabilização da vítima e minimização da agressão durante o relato nas delegacias", afirmou. 

Foto: Luciano Santos l Conteúdo 97NEWS

Outro fator que agrava ainda mais, é que, o fato de não possuir uma Delegacia da Mulher, em Brumado, muitas delas, acabam não registrando, por medo ou vergonha. "Grande parte das agressões físicas está ligada ao alcoolismo e uso de drogas, e a maior incidência é nos finais de semana", declarou. O não registro das ocorrências se devem a ao fato de as vítimas terem medo dos agressores. Ainda segundo a assistente, o que mais preocupa é pelo fato de a grande maioria das ocorrências ocorrem dentro da família. As agressões partem de maridos, companheiros e até filhos e netos das vítimas. Por conta dos dados coletados, o quadro para a mulher na cidade é considerado emergencial. Caldeira disse ainda que os casos de violência se dão tanto em famílias carentes como em pessoas de maior renda financeira. Para se combater a violência contra a mulher a atenção afetiva é fundamental. "O papel da mulher na sociedade, hoje, é de luta pelos seus direitos e para desconstruir o machismo. Falta um caminho tenso e extenso, mas é a única saída para mudar realidade do Brasil", disse.



Cândido Sales: Em grave acidente, motor de caminhão vai parar no meio da rodovia

Fotos: Lagoa Grande em Foco

Um terrível acidente foi registrado no início da tarde desta quinta-feira (30), na rodovia BR-116, próximo ao posto Ômega no trecho entre Cândido Sales e Vitória da Conquista. Primeiras informações indicam uma morte e vários feridos. Fotos que circulam pelo Whatsapp mostram um caminhão atravessado e um motor solto no meio da pista. Um carro com uma família estaria envolvido. Não há identificação das vítimas. Equipes da PRF, DPT, ViaBahia e SAMU estão no local. Sobreviventes foram levados para Conquista. Novas informações estão sob apuração. 



Saúde em risco: 30 farmácias clandestinas são fechadas na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A sua saúde pode estar correndo perigo. Cerca de 30 farmácias clandestinas, que operavam sem alvará da Vigilância Sanitária, certidão de regularidade do Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF-BA) e farmacêutico responsável foram fechadas este ano na Bahia. De acordo com Mário Martinelli Júnior, presidente do CRF-BA, as drogarias clandestinas estão espalhadas por todo o estado, não há uma concentração maior em uma localidade específica baiana. Ele explica que existe uma diferença entre farmácia clandestina e irregular. A primeira opera sem passar pelos requisitos das legislações sanitárias e lei federais, comercializando os medicamentos sem alvará da Vigilância e um farmacêutico como responsável técnico. Já o estabelecimento irregular perante o Conselho “é aquele que contrata um farmacêutico, dá entrada no alvará, depois demite o farmacêutico e não contrata mais, porém, continua funcionando. Então ela só tem o alvará no início, porque o farmacêutico quando é demitido ele tem por obrigação recolher o alvará e entregar na vigilância sanitária”, explica Martinelli, acrescentando que só o profissional graduado em Farmácia pode solicitar as permissões de funcionamento das drogarias junto à Vigilância Sanitária e CRF de cada estado. Conforme Mário Martinelli Júnior, havia uma grande quantidade de farmácias clandestinas na Bahia, mas devido às fiscalizações o número foi reduzido. Contudo, o presidente esclarece que esse número de estabelecimentos operando com irregularidades pode ser transitório, já que no período entre a demissão de um farmacêutico e a contratação de outro, o sistema do CRF-BA automaticamente enquadra a farmácia como irregular, pois está sem o profissional, que deu baixa nas licenças no Conselho e na Vigilância. 

 



Em reunião com o secretário de Saúde, Zé Carlos de Jonas busca avanços para a área de saúde da Vila Presidente Vargas

A reunião foi considerada muito produtiva (Foto: 97NEWS)

Sempre muito atuante, o vereador Zé Carlos de Jonas (PT) vem mantendo a sintonia fina com os anseios dos brumadenses, em especial, dos moradores do meio rural, já que ele representa várias comunidades. Tendo um foco sobre a Vila Presidente Vargas, o vereador conseguiu promover uma reunião muito importante na manhã desta quinta-feira (30), na qual esteve presente o secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, para tratar juntamente com os moradores do Espinheiro, Campo Seco, Arrecifinho, Campo Seco II e agentes comunitários, de alguns problemas que afliguem a comunidade. O primeiro deles seria a permanência da enfermeira Graça, já que há mesma , além de muito querida, vem demonstrando comprovada competência com a Vila e com as 13 comunidades circunvizinhas há quase dez anos. Outro grande anseio é a construção de uma UBS - Unidade Básica de Saúde, pois a atual está em condições precárias. Foi cogitado na reunião a possibilidade de se solicitar junto à empresa Magnesita a doação de um terreno para abrigar a nova unidade. Segundo Zé Carlos de Jonas "a reunião foi muito produtiva, onde foram discutidos pontos muito importantes" e emendou dizendo que "o secretário foi muito receptivo e demonstrou boa vontade para resolver as pendências, o que nos deixou otimistas". Confira abaixo vídeo, onde foram registrados momentos importantes da reunião: 



Solteiros têm 42% mais chance de desenvolver demência do que casados, conclui estudo

Pesquisa sugere que casamento pode ajudar a proteger contra demência Foto: Getty Images / BBCBrasil.com

Pesquisas anteriores já mostraram que, entre os fatores que contribuem para o aumento do risco de demência, estão: falta de atividade física, hipertensão, obesidade, isolamento social, baixo grau de educação, entre outros. Segundo o novo estudo, há evidências de que pessoas casadas também são mais propensas a interagir socialmente. De acordo com a pesquisa, a interação social ajuda a construir uma reserva cognitiva e a reduzir o risco de desenvolver demência ao longo da vida. "O estudo sugere que a interação social pode ajudar a construir uma reserva cognitiva - uma resiliência mental que permite que as pessoas vivam por mais tempo com uma doença como o Alzheimer antes de apresentar os sintomas", explica Phipps. Os pesquisadores também indicam que o luto pode ter relação direta com o aumento do risco de demência - o estresse provocado pela perda tem um efeito prejudicial sobre os neurônios do hipocampo do cérebro (considerado a sede da memória em nosso cérebro), o que explicaria a incidência maior da doença entre os viúvos. Outra possível explicação é que o surgimento da demência esteja relacionado a aspectos cognitivos - que influenciam o comportamento de cada indivíduo - e traços da personalidade. Segundo o estudo, pessoas com dificuldade de flexibilidade de pensamento ou comunicação - e consequentemente menor reserva cognitiva - podem ser menos propensas a se casar, em sociedades na qual o casamento é considerado norma social. Logo, haveria apenas uma correlação entre os fatores: pessoas que desenvolvem demência também costumam ser solteiras, e as duas condições seriam resultantes de um terceiro fator. Neste sentido, a pesquisa sugere que o risco de pessoas solteiras desenvolverem demência vem possivelmente diminuindo nas novas gerações. "Ficar solteiro tornou-se mais comum. Pode ser que pessoas solteiras nascidas na segunda metade do século 20 tenham menos características cognitivas e de personalidade incomuns", diz trecho do estudo. Já entre os viúvos a incidência se mantém estável ao longo do tempo.



Prorrogada: A Black Week das Óticas Sol

Foto: Divulgação

A Black Week das Óticas Sol não acabaou! E você ainda pode comprar óculos incríveis pela metade do preço! As Óticas Sol prorrogou a Black Week 2017 até o dia 30 de novembro, com descontos especiais em todas as marcas e grifes de óculos nas linhas, adulto e infantíl. Promoção válida somente até quinta-feira, dia 30/11. Tudo pela metade do preço com (50%  de Desconto) ou em até 06 vezes sem juros no cartão. Aproveite! Black Week Óticas Sol - Impossível perder! Na Rua Euclídes da Cunha, 81 - Centro, Brumado-BA. Telefone: (77) 3441-1396.



Brumado: Otimismo no comércio projeta que Natal de 2017 poderá ser um dos melhores dos últimos anos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Crises severas na economia e na política, que criaram um clima de incertezas e provocaram um série desconfiança nos investidores e na população em geral, que preferiu "segurar" o dinheiro, fizeram com que o Natal dos últimos anos tivessem um volume de vendas abaixo da normalidade. Considerada a data mais representativa do comércio, o Natal cria inúmeros postos de trabalho, mesmo que temporários, dão oportunidade a jovens ingressarem no mercado e poderem adquirir experiência que muitas vezes culmina na contratação definitiva. Com a melhoria do setor econômico, as expectativas para o Natal de 2017 são positivas e, em Brumado, essa atmosfera já começa a ser observada na área comercial, onde a movimentação de clientes já é maior do que nos anos anteriores, o que vem deixando os comerciantes muito otimistas, tanto que várias lojas capricharam na decoração, buscando atrair a clientela. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O 13º salário, somado as liberações do PIS e do FGTS também são outros vertentes positivas que corroboram para que o Natal deste ano seja bem melhor do que nos anos anteriores. A equipe do 97NEWS fez um tour pelo centro comercial que ainda respira o ar da Black Friday e comprovou essa tendência, onde vários comerciantes expressaram o seu otimismo de que as vendas serão muito melhores do que nos anos anteriores.



Moradores de zona rural podem ter autorização para posse de arma de fogo

(Foto: Reprodução)

Moradores da zona rural poderão ser autorizados a adquirir uma arma de fogo para utilizar na segurança de sua família e propriedade. Essa permissão está no PLS 224/2017, do senador Wilder Morais (PP-GO), aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), nesta quarta-feira (29). A proposta modifica o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003), e o relatório é do senador Sérgio Petecão (PSD-AC), que recebeu 11 votos a favor e cinco contrários. Houve uma abstenção. Se não for apresentado recurso para votação pelo Plenário do Senado, o PLS 224/2017 será enviado, diretamente à Câmara dos Deputados.

 

Exigências

A proposição impõe algumas condições para os residentes na zona rural conquistarem o direito. Além de serem maiores de 21 anos, os interessados precisarão apresentar documento de identificação pessoal, comprovante de moradia e atestado de bons antecedentes. Essas três exigências já são feitas para quem mora na zona rural e atua como caçador para prover a subsistência de sua família. Mas, nesse caso, o Estatuto do Desarmamento estipula a idade mínima de 25 anos para o caçador de subsistência ter o porte de arma concedido pela Polícia Federal. “Propomos este projeto visando a assegurar aos residentes em áreas rurais o direito de adquirir uma arma de fogo de uso permitido para utilização em suas propriedades, as quais, não raro, encontram-se a centenas de quilômetros de um posto policial, o que coloca inúmeras famílias à mercê do ataque de criminosos ou, até mesmo, de animais silvestres, não assistindo a elas quaisquer meios de defesa de sua vida e de sua propriedade”, explicou Wilder na justificação do projeto. Apesar de o PLS 224/2017 fixar uma idade menor que a exigida do caçador de subsistência para o morador da zona rural obter a posse da arma, Petecão avaliou que essa distinção deve ser mantida. “Como não se trata do porte da arma de fogo, mas de mera possibilidade de aquisição, entendemos que o requisito de idade mínima pode ser reduzido para as pessoas com mais de 21 anos”, argumentou o relator. Por meio de sua emenda, Petecão tratou apenas de ajustar o texto do Estatuto do Desarmamento para permitir que os residentes em áreas rurais possam conseguir o direito à posse de arma de fogo com menos idade. O parecer foi aprovado após longo debate. Os defensores da iniciativa alegaram que moradores rurais não dispõem de qualquer meio de defesa diante de ataques de criminosos. Além disso, o projeto autoriza apenas a posse e não o porte da arma. — Sou contra a arma e trabalhei pelo Estatuto do Desarmamento, mas o Brasil chegou a nível de violência que não dá para calcular. É algo surreal — alegou Magno Malta (PR-ES). Os parlamentares contrários à iniciativa temem pelo aumento da violência no campo. Além disso, alegam que colocar mais armas nas mãos do povo não vai reduzir a criminalidade. — Vocês não estão pensando nos efeitos colaterais dessa medida e estão desestruturando uma política correta, prevista no Estatuto do Desarmamento — protestou Lindbergh Farias (PT-RJ).

CONTINUE LENDO


Brumado: Mercado Imobiliário começa a reagir e volta a ser uma boa opção de investimento

O mercado imobiliário já dá sinais de uma retomada dos bons negócios (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Fortemente prejudicado pela crise econômica, o mercado imobiliário em Brumado sofreu, principalmente nos 3 últimos anos, grandes prejuízos, com uma queda vertiginosa nas vendas, que ficou evidenciada no grande número de placas de vende-se ou aluga-se que eram facilmente observadas na cidade. Com a desvalorização, os prejuízos foram grandes para o setor, mas uma boa-nova começa a ser proclamada neste final de 2017, com a retomada sistemática do mercado. Vale ressaltar que o setor de aluguel ainda não apresenta melhoras, pois, com o "boom" da Fiol, os preços praticados em Brumado chegaram às raias do absurdo e, até hoje, existem muitos proprietários que teimam em manter os preços fora da realidade, o que está fazendo com que muitos imóveis fiquem desabitados. Mas, na outra extremidade, a das vendas, as previsões são otimistas, pois o mercado começa a se movimentar cada vez mais, sendo esse, inclusive, um grande momento para se investir, já que, inevitavelmente, com a lei da oferta e da procura e melhoria da economia do país, os preços dos imóveis devem começar a subir em 2018. Então, para quem está procurando um bom investimento, o mercado imobiliário é uma grande opção, pois se encontram imóveis modernos e de qualidade, principalmente nos novos empreendimentos que vêm sendo desenvolvidos em vários locais da cidade.

Vários empreendimentos imobiliários vêm sendo executados na cidade (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Identificado adolescente que morreu afogado ao nadar em barragem de Jequié

Daniel Senhorinho dos Santos, de 17 anos, foi encontrado morto na Barragem do Cajueiro. Ele estava sozinho e familiares perceberam seu desaparecimento (Foto: Reprodução)

Mais um jovem morreu afogado na barragem do cajueiro, em Jequié. A vítima dessa vez foi Daniel Senhorinho dos Santos, 17 anos de idade, e morava no Loteamento Água Branca, no bairro Jequiezinho. Ele saiu na tarde de quarta feira para tomar banho no lago do Criciúma (Barragem do Cajueiro) e acabou se afogando. A vítima estava sozinha e a localização de seu corpo coincidiu com os familiares perceberem seu desaparecimento. Já é a segunda morte registrada nos últimos dois meses e nenhuma providência foi tomada para impedir o acesso de banhistas neste local. O corpo foi levado para o IML de Jequié. 



Próximos dias podem ser de fortes chuvas em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ás reas de instabilidade estão ganhando força e vão persistir sobre a Bahia e Minas Gerais nos próximos dias. A presença de uma frente fria na região sudoeste estimula a formação de nuvens carregadas. O fim de novembro e o início de dezembro pode ser de chuva em Brumado, a partir desta quinta-feira (30) até o dia 09 de dezembro, conforme previsão do Climatempo. Neste período, as temperaturas devem variar entre 20ºC e 30ºC, com Sol e aumento de nuvens pela manhã e pancadas de chuva à tarde e à noite em alguns dias e outros com tempo chuvoso durante todo o dia e a noite. Há possibilidade ainda de chuvas fortes.





Comunidade Católica do Esconso realiza festa em honra e louvor à Imaculada Conceição; participe

(Fotocomposição: 97NEWS)

A Comunidade de Nossa Senhora da Conceição, localizada na Praça Homero da Costa Ataíde, Bairro Esconso, convidar a toda a população brumadense para a festa em honra e louvor à Padroeira Nossa Senhora Imaculada da Conceição, que será realizada entre os dias 07 e 10 de dezembro. Na programação irão constar Missas, Louvor, Orações, Circuito Bíblico, Alvorada Festiva, Procissão, Atrações Musicais e Barracas Típicas. É um evento tradicional e que, neste ano de 2017, vem ser muito representativo, já que é integrada às comemorações dos 300 anos de encontro da Imagem da Imaculada Conceição Aparecida, nas águas do Rio Paraíba do Sul.



Brumado: Autor de homicídio em 2012 é absolvido pelo Conselho de Sentença

(Foto: 97NEWS)

Gilmar Alves dos Santos foi pronunciado pela prática de homicídio simples (art. 121, caput, do Código Penal), o qual ocorreu no dia 18 de março de 2012, por volta de 19h30min, na Rua Virgílio Ataíde, 627, em Brumado, sendo que o denunciado, agindo com animus necandi, ou seja, de forma intencional, efetuou disparos de arma de fogo contra Carlos André Santiago dos Santos, causando-lhe as lesões descritas no laudo cadavérico de fls. 20/21.  Ainda de acordo com os depoimentos, naquela data o acusado encontrou-se com a vítima Carlos André, que supostamente queria brigar com Jorge Marcos Alves de Oliveira, irmão do acusado. Ao adentrar na residência da genitora o acusado teria tido sua blusa segura pela vítima, que, segundo informações daquele, pretendia causar confusão. O acusado não lhe deu muita atenção; porém, a vítima não soltou a blusa do denunciado, este a empurrou e teria recebido tapa no rosto, razão pela qual ambos entraram em luta corporal, momento em que o réu pegou uma arma de fogo que, segundo ele, teria caído da cintura da vítima,  e efetuou disparos em Carlos André, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Após todos os procedimentos inerentes ao rito judicial, foi realizado nesta terça-feira (28) o Tribunal do Júri no Fórum Duarte Moniz, onde foi reconhecido a materialidade delitiva, o nexo causal entre as lesões e a morte da vítima, bem como a autoria, mas com a resposta ao quarto quesito, o Conselho de Sentença respondeu afirmativamente, absolvendo o acusado, sendo o processo arquivado. 



Tiro de Guerra 06/024 recebe visita de Orientação Técnica

Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (29), o Tiro de Guerra 06/024 e a 18ª Junta de Serviço Militar (18ª JSM) de Brumado recebeu a visita do 1° Ten Dielson dos Santos, Chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização (PRM), 18ª Circunscrição de Serviço Militar. A visita teve por objetivo tratar de assuntos de interesse da 18ª JSM e do Tiro de Guerra de Brumado, divulgar as diretrizes do Comando, transmitir orientações ao secretário da Junta do Serviço Militar e ao instrutor do Tiro de Guerra, retirar dúvidas quanto à nova sistemática de alistamento militar e comissão de seleção.  Na oportunidade o 1º Ten Dielson, Chefe do PRM orientou sobre os procedimentos a serem adotados no alistamento on line, na emissão de Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), além de procedimentos na comissão de seleção e operação do novo formato do Sistema Eletrônico de Recrutamento Militar (SERMIL).

 



Recomendação da Anvisa diz que vacina da dengue não deve ser tomada por quem nunca teve a doença

Foto: Reprodução

A Vigilância Sanitária (Anvisa) passou a recomendar nesta quarta-feira (29) que a vacina da dengue, vendida na rede privada na maior parte do Brasil, não seja tomada por quem nunca teve a doença. A partir de agora, a imunização é considerada segura apenas para aqueles que já foram infectados pelo vírus. A "Dengvaxia", fabricada pelo laboratório francês Sanofi Pasteur, passou por testes de segurança. De acordo com informações preliminares, que precisam de uma análise mais completa dos estudos, alguns indivíduos apresentaram formas mais graves da doença após a aplicação – isso ocorreu em pessoas que não haviam tido um contato prévio com o vírus. Por enquanto, a bula será atualizada. A Anvisa disse que irá analisar os resultados completos para se posicionar novamente. Todas as diretrizes para vacina de dengue, recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), dizem que é necessário um acompanhamento dos pacientes dos testes iniciais por mais quatro anos. A Anvisa passou a recomendar, portanto, que pessoas que não tenham apresentado a doença não se vacinem. O órgão esclarece que o risco não havia sido identificado nos estudos apresentados para o registro.



PMDB realiza convenção municipal para eleger novo diretório em Brumado

Foto: Reprodução

Acontece nesta quinta-feira (30) a convenção partidária do PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) do município de Brumado, eleição para o diretório do biênio 2018-2019. O presidente do diretório municipal, Emanoel Araújo Lima, "Manelão", convida os filiados do partido e simpatizantes do PMDB para participarem convenção Partidária que será realizada na área de eventos do restaurante Fornália, situado na Praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura), com inicio a partir das 14hs horas e término as 19hrs. O atual presidente, usou as redes sociais para convidar os filiados, “reforço o convite a todos os simpatizantes do PMDB, que compareçam e prestigie a nossa eleição municipal, pois o PMDB que é um partido que tem história em nosso país e no nosso município, sendo o maior partido do Brasil e é aquele que representa, verdadeiramente, a vontade do povo brasileiro e do povo brumadense”, comentou Manelão.



Soy loco por tri, América! Grêmio vence Lanús de novo e é campeão da Libertadores

Foto: Reprodução

Pela terceira vez, a América do Sul é preto, azul e branca. Depois de 22 anos, o Grêmio volta ao topo do continente, e de forma incontestável. Segura, sofrendo poucos riscos e com golaços, a equipe tricolor confirmou o título da Libertadores ao bater o Lanús por 2 a 1 no Estádio Ciudad de Lanús - Néstor Díaz Pérez, nesta quarta-feira (29). No confronto de ida da final, os brasileiros já tinham triunfado por 1 a 0 em Porto Alegre. Fernandinho e Luan marcaram ainda no primeiro tempo para os visitantes. Sand, de pênalti, descontou na etapa final, mas nada que ameaçasse a vitória e o título do adversário. Com a conquista, o Grêmio iguala-se a São Paulo (1992, 1993 e 2005) e Santos (1962, 1963 e 2011) como time brasileiro com mais títulos da Libertadores. Somente quatro clubes possuem mais taças: Independiente (7), Boca Juniors (6), Peñarol (5) e Estudiantes (4). Os gaúchos tinham ficado no lugar mais alto do continente em 1983 e 1995. A última vez que um brasileiro havia levantado o troféu do principal torneio de clubes da América do Sul tinha sido em 2013, quando o Atlético-MG superou o Olímpia na decisão. Além disso, o título faz de Renato Gaúcho o primeiro brasileiro a erguer o troféu da competição na condição de jogador e técnico. Já o Lanús, fundado em 1915, é frustrado em sua primeira final de Libertadores na história.



Homem sob surto psicótico agride idoso a pauladas até a morte, em Urandi

Tragédia ocorreu no final desta manhã (29). Vítima foi identificada. Agressor tem 25 anos e sofre de problemas mentais (Fotos: Reprodução)

Nesta quarta-feira (29), um idoso identificado como Termicio Nunes Cerqueira, 65 anos , foi morto a pauladas na Rua Bahia em Urandi. De acordo com informações apuradas, o autor do homicídio foi Adeilson Cerqueira Morais, de 25 anos que segundo informações sofre de problemas mentais e teria surtado levando resultando na morte do ancião. Adeilson foi preso em flagrante pela polícia Militar e conduzido a Delegacia. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) compareceu ao local, entretanto, seu Termicio já estava morto. O corpo do idoso foi removido para o IML (Instituto Médico Legal) de Guanambi, onde passará por necropsia. A Polícia Civil já está investigando o caso.