ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória



BUSCA PELO ARQUIVO "05/2023"

Brumado: Polícia Civil prende homem por receptação e posse de drogas

Foto: Divulgação l 20ª Coorpin

Na tarde desta quarta-feira (31), a Polícia Civil de Brumado cumpriu mandado de busca e apreensão contra um homem suspeito de ter envolvimento na prática de furtos ocorridos recentemente na cidade. Durante a diligência ocorrida em uma residência do bairro do Mercado, foram encontrados e recuperados 02 furadeiras da marca BOSCH e 01 retífica da marca Makita que tinham sido furtadas no último dia 29 deste mês no Bairro Rodoviário. Também foi apreendido uma pequena quantidade de substância de maconha e o suspeito foi preso em flagrante delito pela prática do crime de receptação e posse de drogas para consumo pessoal. As investigações continuarão para identificar se ele também possui envolvimento na prática do crime de furto das ferramentas.



Brumado: Suspeito é preso com peças de moto furtada no bairro Dr. Juracy

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um homem foi preso na manhã desta quarta-feira (31) em uma casa no bairro Dr. Juracy, em Brumado, Sudoeste baiano, com peças que teriam sido retiradas de uma motocicleta furtada dias atrás. A ocorrência teve início quando policiais da 34ª CIPM com a apoio da Rondesp Sudoeste receberam denúncias de que havia peças de uma moto em uma casa localizada na Rua Presidente Costa e Silva, quando por volta das 08h, os policiais ingressaram no terreno da casa e se depararam com o indivíduo, que ao perceber a presença da guarnição, tentou fugir mas foi detido pelos policiais. Dentro dessa residência, os militares acabaram encontrando várias peças de uma motocicleta Honda Biz branca com placa GAY0E67, furtada em Brumado, a qual provavelmente deveria ser vendida no mercado paralelo. O motor da moto não foi encontrado. O suspeito, juntamente com as peças, foram conduzidos a Delegacia de Brumado.



Bancários protestam contra o fechamento da única agência bancária do Itaú em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região realizaram na manhã desta quarta-feira (31) em Brumado, uma manifestação contra o fechamento da única agência bancária do Itaú no município. Mesmo antes da Pandemia da Covid-19, o fechamento de agências bancárias para privilegiar o atendimento virtual, por meio de aplicativos e o uso de caixas eletrônicos, já deixou mais de 40% dos municípios brasileiros sem atendimento, segundo dados do Banco Central. E o processo acelerado durante a Pandemia continua. Uma prova disso foi o anúncio do Itaú de encerrar as atividades em Brumado no próximo dia 12 de junho (veja aqui). A manifestação do Sindicato dos Bancários nesta manhã resume a indignação dos moradores de Brumado e da categoria. A medida vai afetar uma grande fatia da população. Para o presidente do Sindicato dos Bancários, Leonardo Viana, a decisão do banco não condiz com a realidade financeira da instituição. "No ano de 2022 o Itaú teve um recorde histórico de lucro de R$30 bilhões no primeiro trimestre do ano", disse ao site 97NEWS. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Segundo Viana, o banco não informa o real motivo do fechamento da agência, mas ele acredita que seja para contenção de custos operacionais. "Essa é uma política do banco de minimizar os seus custos e ofertas de serviços para a população, uma vez que ele [banco] já capitou uma grande quantidade de clientes e os endividou com empréstimos a longo prazo, e agora na nossa visão, está buscando diminuir a oferta de serviços e aumentar a receita", comentou. Conforme Leonardo, é inexplicável a saída da agência na cidade, uma vez que possui clientes na área do comércio, funcionários de mineradora e prefeitura, além do atendimento aos aposentados e pensionistas. "O Itaú atua em setores importantes do município com postos de atendimento em mineradoras, folha de pagamento de setores do município, parte do comércio e aposentados de Brumado e região. Então, o resultado do banco é positivo em Brumado, o que não justifica o fechamento da agência e a transferência para Guanambi", afirmou o Presidente do Sindicato dos Bancários.



Brumado: 60% dos MEIs ainda não fizeram a declaração do Imposto de Renda

Foto: Divulgação

O prazo para microempreendedores entregarem a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), se encerra nesta quarta-feira, 31 de maio. A declaração  é um registro de todo o faturamento bruto do microempreendedor durante o período de 1° de janeiro a 31 de dezembro do ano anterior, neste caso, o ano de 2022. Também é preciso que o MEI informe se houve a contratação de um funcionário durante o período. O envio da declaração é muito simples e feito de forma online, pelo site do Portal do Microempreendedor. Vale lembrar que o DASN-SIMEI é obrigatório e depois do prazo haverá a cobrança de multa e juros pelo atraso. Faça a sua Declaração pelo site (veja aqui).



Foco de praga na palma nos municípios de Dom Basílio e Livramento de Nossa Senhora alerta agricultores

Foto: Divulgação l ADAB

A Cochonilha do Carmim não causa danos aos animais, muito menos ao ser humano, porém pode casar sérios prejuízos ao plantio, segundo o coordenador estadual do Programa Prevenção e Controle da Cochonilha do Carmim e fiscal agropecuário da ADAB, Albany Lopes. Na região Sudoeste, os municípios de Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio lidam com o problema. Lopes explicou que a praga ataca a palma forrageira, a mais comum em nossa região, e a agência vem tomando as devidas providências para que a Cochonilha não se alastre. Em Livramento de Nossa Senhora, na última semana, um caso foi registrado nas imediações da comunidade de Tabuleiro, porém, segundo Albany, os produtores e criadores da localidade já foram devidamente orientados e convencidos a erradicar o plantio infectado. “Ela chega a matar a palma. O inseto suga a seiva, a planta vai murchando e acaba indo à morte”, afirmou em entrevista a Rádio Portal FM. O coordenador informou ainda que a praga se espalha com facilidade e o produtor precisa ficar em alerta e observar. Qualquer suspeita deve ser comunicada à Adab.  



Workshop na UNEB encerra programação do Maio Amarelo em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O encerramento do Maio Amarelo no município de Brumado aconteceu nesta terça-feira (30), no auditório da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Campus XX. Por meio de workshop, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) promoveu a conscientização dos cuidados no trânsito e como o avanço da tecnologia e ações simples de motoristas e passageiros, é possível reduzir o número e a gravidades de acidentes no trânsito. A campanha Maio Amarelo foi realizada em parceria com a Secretarias de Saúde, Educação, Infraestruturar, SAMU 192, Polícia Rodoviária Estadual e Federal, Polícia Militar, CICOM, Detran e outros órgãos. Em entrevista ao site 97NEWS, Murilo Lemos, coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Brumado ressaltou que a campanha tem uma grande importância no mês de maio, mas que deve ser estendida para os outros 11 meses do ano. "É uma campanha intensificada no mês de maio, mas deve ser algo perene durante todo ano. A gente tem uma taxa muito grande de acidentes, na Bahia no ano passado foram mais de nove mil acidentes com vítimas, sendo que três mil e quinhentos acidentes foram fatais", afirmou. Lemos também destacou que a maioria das vítimas são motociclistas jovens. "O que a gente observa é que na maioria dos acidentes são com motociclistas do sexo masculino e idade entre 20 e 25 anos. Além disso, podemos observar que os acidentes são causados por excesso de velocidade e o não uso ou inadequado do capacete", disse.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito, que ocorre em diversos países. O tema deste ano é “No Trânsito, escolha a vida”, que busca incentivar às pessoas a serem responsáveis pelas suas próprias escolhas no trânsito, respeitando a vida e a segurança de todos. O coordenador do CICOM/Brumado, Major Valmari Júnior, ressalta o engajamento da população durante às campanhas. "Todos os anos, é notório a participação e preocupação da população com relação a campanha, que visa não só reduzir os acidentes, mas como a conscientização de todos", destacou. Este ano, a campanha também recebeu a participação do Tiro de Guerra 06-024, o qual no comando do Subtenente Lexsandro Garcia Borges, afirmou que compactua com a educação no trânsito. "Foi muito importante a participação nossa nas atividades de campo, que tem impacto direto com a população por meio de blitz educativa", diz. Por fim, Diego Evangelista, superintendente da SMTT classificou a campanha do Maio Amarelo 2023, como mais uma ferramenta de salvar vidas no trânsito. "O nosso trabalho de conscientização vai durar o ano todo, vamos dar continuidade a várias ações como as blitz, as palestras, os diálogos diário de segurança, conscientizando e orientando toda população, principalmente aos motociclistas que devem usar o capacete e diminuir a velocidade nas vias", disse.



Procon-BA realiza mutirão de renegociação de dívidas nesta quinta e sexta-feira em Brumado

Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira, 1º de junho e sexta-feira (2), consumidores brumadenses podem renegociar suas dívidas no Mutirão de Negociação de Dívidas. A negociação estará aberta tanto com instituições financeiras, quanto com prestadoras de serviços essenciais como Embasa e Neoenergia (Coelba). O atendimento será na Câmara Municipal de Vereadores, localizada na Praça Abias Azevedo, bairro Hospital, em Brumado.



Arraiá do Bairro Dr. Juracy 2023 é tradição e alegria; confira os detalhes

Foto: Divulgação

Já está confirmada a realização do Arraiá do Bairro Dr. Juracy 2023, em Brumado. O evento acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de junho na Praça João Romão. Um dos pontos altos do evento será a retomada das tradições juninas, com lindas quadrilhas, quebra pote, barracas com comidas e bebidas típicas e pau de sebo. Além disso, haverá a apresentações musicais, como a Banda Magnatas, Cigano Cantador, Serginho Cardoso, Edy Ribeiro, Robério Rocha, Lírio Barbosa, Ícaro Lôbo, Márcio Simpatia, Tata e Walas e Lene e Júlia. A organização do evento está sob responsabilidade da Trupe dos Bons Amigos do Bairro Dr Juracy, com apoio do Governo do Estado da Bahia, Guilherme Bonfim, vereador Beto Bonelly e deputado estadual Vitor Bonfim. Leve toda a sua família e divirta-se com a tradição das festas juninas.



Decreto aumenta ICMS sobre litro de combustível em R$ 0,09 na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O preço do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis vai aumentar em nove centavos na Bahia a partir de quinta-feira (1º). A medida foi anunciada nesta terça (30), no Diário Oficial, após o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) decidir que o valor deve ser o mesmo em todos os estados do Brasil. Ainda não detalhes do valor que vai impactar o consumidor final. Até maio, a carga tributária cobrada na Bahia era de R$ 1,13. O novo valor do imposto será de R$ 1,22 por litro e foi estabelecido de acordo com a Lei Complementar 192, de iniciativa do Governo Federal em 2022. Segundo o governo da Bahia, a alíquota nacional deverá ser revista pelos estados a cada seis meses e ainda não há informações sobre como esse novo preço chegará nos consumidores. Além disso, durante o mês de julho está prevista a volta da tributação com alíquota cheia do imposto federal PIS/Cofins, sobre gasolina e etanol. A expectativa, com isso, é que o preço suba cerca de R$ 0,22 por litro no caso dos dois combustíveis, segundo cálculos do governo. No entanto, ainda não há informações sobre quando essa medida será aplicada.



Com uma dívida de R$ 2,5 milhões, trabalhadores e fornecedores cobram atrasos nos pagamentos de terceirizada do Parque Eólico de Igaporã

Foto: Reprodução l Rádio Igaporã

Trabalhadores e fornecedores bloquearam a garagem da empresa Sepco1, no Bairro Alto da Usina, em Igaporã, como forma de forçar negociações com a empresa para o pagamento dos salários e a quitação das dívidas com estabelecimentos comerciais do município e região. A empresa atua na construção do Parque Eólico na cidade. Caminhões foram estacionados no portão de acesso à garagem desde o dia 13 de maio, impedindo a saída de veículos e materiais da empresa. Segundo a Web Rádio Igaporã, várias pessoas mantém uma vigília no local para garantir a manutenção do bloqueio. 

Foto: Reprodução l Rádio Igaporã

A reportagem diz ainda que a empresa estaria com um atraso de 4 meses no pagamento de fornecedores e prestadores de serviços, além de dois meses sem pagar salários a uma parte dos trabalhadores. O débito em torno de R$ 2,5 milhões. Uma reunião foi realizada na segunda-feira (29), com representantes do Sindicato dos Trabalhadores, da empresa e do Ministério Público. Os representantes da Sepco1 pediram mais duas semanas para ofereceram uma resposta às reivindicações.



Brumado: Polícia Civil indicia homem por racismo religioso dentro de empresa

Foto: Luciano Santos l 97News

Nesta terça-feira (30), a Polícia Civil de Brumado indiciou um homem de 48 anos pela prática de racismo religioso contra um colega de 27 anos, crime tipificado no art. 20 da Lei 7.716/89 – Lei de Racismo, por fato ocorrido na manhã do dia 25 de julho de 2022, dentro da empresa onde as partes trabalham, logo após um Diálogo Diário de Segurança (DDS). Na ocasião, o autor disse à vítima, adepta de religião de matriz africana, que esta estaria no caminho errado. Isso foi dito segurando uma bíblia e com dedo apontado em riste para a vítima. Após a conclusão da investigação, apurou-se que as circunstâncias do fato se deram em questões de racismo religioso, fato contido como crime em nosso ordenamento jurídico.



Brumado: SEMEC promove formação para profissionais visando a inclusão de crianças com necessidades especiais

Foto: Divulgação

Na última semana, a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) de Brumado realizou a 1ª Formação destinada aos profissionais do apoio escolar, por meio do Núcleo de Atendimento Especializado. O evento teve como objetivo capacitar os monitores responsáveis por acompanhar crianças com necessidades especiais nas escolas, seguindo o Plano de Gestão da Educação Especial do município. Durante a Formação, foram abordados diversos temas relevantes para a inclusão escolar, como a importância da inclusão, o combate ao capacitismo, as diferenças entre transtornos e deficiências, bem como as maneiras pelas quais os monitores podem contribuir para a eliminação de barreiras no processo de inclusão dos estudantes. O evento contou com a presença do Secretário de Educação, João Nolasco, que ressaltou a importância das ações promovidas pelo governo municipal com o intuito de proporcionar um ensino inclusivo e de qualidade. A participação do Secretário demonstra o compromisso da Secretaria Municipal de Educação com a valorização da educação especial e o apoio aos profissionais envolvidos nesse processo.



Brumado: Polícia Civil cumpre mandado contra suspeito de praticar crimes contra o patrimônio

Foto: Divulgação l 20ª Coorpin

A Polícia Civil realizou na manhã desta terça-feira (30) o cumprimento de um mandado de busca e apreensão no Bairro das Flores, em Brumado. Segundo informou a 20ª Coorpin ao site 97NEWS, um homem suspeito de envolvimento com crimes contra o patrimônio foi preso em sua residência onde também foram encontrados diversos itens relacionados ao tráfico de drogas. Durante o cumprimento do mandado espedido pela Justiça de Brumado, foram apreendidos três balanças de precisão, aproximadamente 60 buchas de maconha prontas para a venda, um tablete de aproximadamente 370g de maconha, um caderno com anotações relacionadas ao tráfico e dois aparelhos celulares. Além disso, foi localizada uma motocicleta utilizada no transporte e comercialização de entorpecentes. O homem foi preso em flagrante delito pela prática do crime de tráfico de drogas e conduzido para a Delegacia local, onde ficará à disposição da Justiça. A ação foi coordenada pelo Delegado Titular Paulo Henrique de Oliveira.



Livramento de Nossa Senhora: Homem é detido por importunação sexual

Foto: Divulgação

A Polícia Militar atendeu uma ocorrência no último sábado (27), na Avenida Doutor Nelson Leal, em Livramento de Nossa Senhora, onde um homem foi detido acusado de ter tocado nas partes intimas de uma adolescente. No local, a vítima disse aos policiais que o suspeito teria tocado inapropriadamente em partes íntimas do seu corpo e a incomodava desde o início do dia. A vítima registrou a Boletim de Ocorrência. O suspeito foi conduzido pela PM até a Delegacia de Polícia Civil, onde o delegado plantonista lavrou o flagrante.



Rio de Contas: Motociclista morre após cair em canaleta na BA-148

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Um motociclista de 27 anos morreu após acidente ocorrido na manhã do último domingo (28). A colisão ocorreu na BA-148, nas proximidades da entrada do Povoado da Várzea, em Rio de Contas. Segundo a Polícia, o condutor perdeu a direção da motocicleta numa curva e acabou caindo na canaleta ao lado da pista. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), foi acionado, mas quando chegou, a vítima já estava morta. O Departamento de Polícia Tecnica (DPT) realizou a perícia no local. O corpo da vítima identificado como Marcos Silva foi removido para o Instituto Médico Legal de (IML) Brumado. 



Capitão Valmari é promovido ao posto de Major da Polícia Militar

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O coordenador do Centro Integrado de Comunicações – Cicom/Brumado, Capitão PM Valmari Santos Nogueira Júnior foi promovido no último sábado (27) ao posto de Major da Polícia Militar do Estado da Bahia. A promoção foi publicada na edição do Diário Oficial. Valmari entrou na corporação da Polícia Militar em 1999. Já em 2003, como tenente da Polícia Militar, veio para 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (34ª CIPM) de Brumado, onde demonstrou habilidades de liderança. Compromissado com o bem-estar da comunidade local, aqui ele foi promovido a capitão e chegou a ser Subcomandante da (34ª CIPM). Em março desse ano, Valmari Júnior foi nomeado pela Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), como novo coordenador do CICOM, onde vem atuando e contribuindo para uma segurança cada vez mais eficaz. Parabéns ao então Major Valmari Santos Nogueira Júnior pela conquista.



Em assembleia, sócios proíbem venda de novos títulos no Clube Social de Brumado

Foto: Divulgação

Uma assembeia realizada na tarde do último domingo (28), sócios do Clube Social de Brumado, decidiu sobre a venda de 200 novos títulos de propriedade na entidade. Votaram 329 sócios proprietários. Destes, 224 foram contra a venda de novos títulos, 104 a favor e um voto em Branco. Com o resultado, a diretoria fica impedida de realizar venda de novos títulos de propriedades do Clube. A votação ocorreu de forma tranquila, os associados expressavam suas opiniões e decisões de forma democrática. A proposta de venda de novos títulos foi parar na justiça a qual decidiu provisoriamente a suspenção das vendas de novos títulos. Com a assembleia, fica definido a proibição da venda de novos títulos.



Procuradora-geral de justiça visita sede do Ministério Público em Brumado

Foto: Divulgação

A Procuradoria-Geral de Justiça realizou, no último dia 24, visitas institucionais às Promotorias Regionais de Brumado e Vitória da Conquista, onde discutiu demandas das Promotorias locais. O objetivo foi alinhar medidas de aperfeiçoamento da atuação do Ministério Público no interior da Bahia e aproximar mais a Administração da Instituição à realidade da região, membros, servidores e população. Durante a semana, a procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti; o procurador-geral de Justiça Adjunto Paulo Marcelo Costa; o chefe de Gabinete, promotor de Justiça Pedro Maia; e o secretário-geral, promotor de Justiça Alexandre Cruz, visitaram cinco escritórios regionais. Além de Brumado e Conquista, foram visitadas, no início da semana, Santa Maria da Vitória, Bom Jesus da Lapa e Guanambi. Eles foram recebidos por promotores e servidores de cada Regional. Em Brumado, a reunião ocorreu com os promotores de Justiça Daniela de Almeida, coordenadora da Regional; e com os promotores de Justiça Antônio Pereira Netto e Victor Teixeira Santana.  



Homens armados tomam moto de assalto na zona rural de Aracatu

Foto: Divulgação

Uma moto foi roubada durante um assalto na zona rural de Aracatu. O crime ocorreu no último sábado (27) na comunidade da Salina, e segundo a vítima, dois indivíduos armados abordaram ele, exigindo dinheiro e seu aparelho celular. Como a vítima não estava portando esses itens no momento, os criminosos levaram sua motocicleta. De acordo com o relato da vítima, eles exigiram que ele entregasse dinheiro e o celular, mas, infelizmente, a vítima não possuía esses objetos consigo naquele momento. Diante disso, os criminosos decidiram levar a motocicleta. A vítima foi orientada e registrar o Boletim de Ocorrência.



Brumado: Comércio funciona em horário especial no São João e São Pedro

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O comércio de Brumado funciona em horário especial até o São Pedro. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a decisão visa atender a convenção coletiva 2021/2022 do Sindicato dos Comerciários. O acordo permitiu o acréscimo de uma hora entre os dias 05 e 16 de junho, com fechamento às 19h, e de duas horas entre os dias 19 a 22 de junho (festejos de São João). Uma ressalva é para o dia 18/06, no qual alguns estabelecimentos vão poder abrir no domingo entre 08h às 13h. O acordo também definiu os horários para o feriado de São Pedro. Entre os dias 25 a 30 de junho, o comércio local funcionará entre 08h às 19h. 

Foto: Divulgação