ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Grandes partidas das quartas de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa

Mulher com bebê no colo é empurrada de carro em movimento na Bahia; ex-companheiro é suspeito

Mãe posta nude em grupo de Whatsapp da escola do filho

Adolescente de Brumado morre afogado em lagoa da zona rural de Tanhaçu

Saúde vai integrar dados sobre acidentes, lesões e violência no país

Receita já recebeu mais de 1,86 milhão de declarações do IRPF 2024

Ministério da Agricultura manda recolher dez marcas de azeite

'Dom Brasílio Folia 2024': Léo Santana e Vitor Fernandes são atrações confirmadas para o evento

Aracatu: PM localiza desmanche de motocicletas e prende 5 pessoas

Ação resgata mulheres de falso centro terapêutico de pastores na Bahia

MP denuncia e Justiça mantém prisão de 4 envolvidos em esquema de venda de CNH no interior da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Agência de publicidade assina contratos com CBF que totalizam quase R$ 1,5 bilhão

Mulher é presa após incendiar casa de ex-companheiro em Jacobina



BUSCA PELO ARQUIVO "08/2019"

'Se depender de nós, ninguém vai morrer', diz Associação de Cornos que ajuda pessoas traídas

Foto: Reprodução l G1

Uma associação de Lauro de Freitas, ajuda pessoas traídas a lidar com a dor da infidelidade para evitar qualquer tipo de violência e até mesmo o suicídio. De forma leve e descontraída, a Associação dos Cornos de Lauro de Freitas surgiu há cerca de oito anos como uma brincadeira, agora, os integrantes da associação querem mostrar que traição é um assunto sério e a infidelidade não pode custar a vida do outro, nem a própria vida. Ao G1, o funcionário público e fundador da associação, Reginaldo Sales de Oliveira, mais conhecido como Malhado, conta que o grupo faz trabalho social e prega o fim da violência, principalmente contra a mulher. "A gente faz uma brincadeira mas tem o lado social também. A gente conversa com o 'corno', se reúne e se precisar vamos até a casa da pessoa para tentar entender a situação e ajudar", diz Reginaldo. Reginaldo conta que algumas pessoas mudam a forma negativa de ver a traição e levam o caso na "brincadeira", sem dar muita importância ao que passou. Outras, não. "Tem muita mulher sendo agredida porque os homens acham que houve traição, ou até mesmo por ser corno. Nossa associação quer poder conversar com os homens para que isso não ocorra, as pessoas precisam aprender a tocar suas vidas independentemente do que tenha ocorrido no relacionamento", disse. Reginaldo contou ao G1 que em alguns casos a pessoa traída fica em depressão ou tenta cometer o suicídio. "Depois que meu amigo Toinho [Antônio Fernando - presidente da associação] quis se jogar de uma passarela, se matar por causa de uma mulher, começamos a enxergar a questão de forma mais séria e pensamos como poderíamos ajudar as pessoas traídas. A gente quer todos os cornos vivos", ressaltou Reginaldo, em tom de brincadeira. A associação também conta com a participação de mulheres. "Tem gente que nem levou corno. As meninas tiram fotos, levam as coisas na brincadeira e agitam a conversa. Elas estão aqui para dar apoio nas ações do grupo, para divulgar e até para mostrar que tem coisas que devemos deixar para trás na vida, como é o caso do corno tomado", conta Amarílio. 



Bahia: Resultado de concurso da Polícia Civil é publicado no Diário Oficial

Foto: Divulgação

Os 331 aprovados no concurso da Polícia Civil da Bahia serão homologados neste sábado (31), com a publicação do resultado final do processo seletivo no Diário Oficial do Estado (DOE). Os selecionados são 308 investigadores, 10 escrivães e 13 delegados, que serão encaminhados para o curso de formação da Academia da Polícia Civil (Acadepol), que vai iniciar no dia 23 de setembro, de acordo com a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb). O concurso da Polícia Civil começou em abril de 2018, e teve sete etapas eliminatórias. Mais de 48 mil pessoas se inscreveram: 35.036 mil para o cargo de investigador; 2.436 pretendentes para escrivão e 10.678 para o cargo de delegado. Os candidatos fizeram provas objetivas e discursiva, passaram por exames biomédicos, teste de aptidão física, exame psicotécnico, prova de títulos e investigação social. (Veja)



14 casais se casam em cerimônia no Conjunto Penal de Vitoria da Conquista

Foto: Reprodução l TV Sudoeste

Detentos do Conjunto Penal de Vitoria da Conquista, participaram de um casamento coletivo na sexta-feira (30). 14 casais participaram do projeto que transformou o pátio do conjunto penal em um salão de cerimônia. O projeto foi pensado e organizado durante dois anos. Segundo o G1, no início deste ano, em fevereiro, a documentação foi liberada e no mês de maio foi iniciado o processo de escolha dos casais. A cerimônia contou com buquê de flores, vestido de noiva, dama de honra e presença de familiares. Idealizadora do projeto, a psicóloga Mércia Lima destacou à reportagem a importância de ações como estas e da presença da família no processo de ressocialização de internos. "A família a gente sabe que é a base e é importante. Tem uma importância singular no processo de ressocialização e reintegração do reeducando na sociedade", afirmou. O projeto também teve o apoio do diretor do Conjunto, Gilberto Jose da Silva Filho.



Brumado: Homem de 43 anos é preso por prática de caça ilegal de animais em área ambiental da RHI Magnesita

Foto: Divulgação l PM/BA

Um homem de 43 anos, foi preso por porte ilegal de arma de fogo na última sexta-feira (30), em Brumado. Segundo informou a Polícia Militar ao 97NEWS, o Centro Integrado de Comunicações (Cicom), foi acionado pela equipe de segurança da RHI Magnesita, após o flagrante em uma área ambiental da empresa. De acordo com a polícia, uma espingarda calibre .32, 18 cartuchos, sendo 4 de metal e os demais de plástico marca CBC, uma faca, um celular, uma rede e uma lanterna foram apreendidos na ação. Conforme a polícia, o indivíduo estaria praticando caça ilegal de animais em área de preservação ambiental. O homem já havia sido conduzido em outra ocasião pela mesma prática criminosa. O suspeito e todo o material apreendido foram conduzidos para a apresentados na Delegacia de Brumado.



Mulher chamava homens de “cornos” no WhatsApp e morre na Paraíba

Foto: Reprodução

Uma mulher que costumava enviar áudios para grupos de WhatsApp relatando supostas traições de mulheres da cidade de Brejo do Cruz, no Sertão da Paraíba, e chamando homens de “cornos” foi morta a tiros na Paraíba. Rosália Maia tinha 32 anos e foi assassinada na segunda-feira (26) quando chegava em casa. Ela estava de moto na rua onde morava quando foi atingida pelos disparos. Testemunhas relataram ter ouvido seis tiros. Por conta dos muitos desafetos de Rosália motivados pelos áudios que ela disseminava na cidade, a polícia trabalha com a hipótese de vingança. “Pelo fato de ela ter difamado muita gente nas redes sociais, pode ser que uma pessoa tenha se sentido ofendida a ponto de encomendar a morte”, afirma uma fonte da polícia. Nas várias mensagens compartilhadas por Rosália, ela cita nomes de homens supostamente traídos e dá detalhes de como os adultérios ocorriam. Por causa dos áudios, ela era alvo de cinco inquéritos policiais pelos crimes de injúria e de difamação. 



Brumado: PM apreende drogas em residência do Brisa I

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Na tarde da última quinta-feira (29), após denúncias de populares que na rua C do Conjunto Residencial Brisa I, estaria instalado um ponto de tráfico de entorpecentes, as guarnições do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) e a radiopatrulha se deslocaram para o endereço citado para averiguar a procedência da denúncia, quando visualizaram indivíduos em atitude suspeita. Diante disso, foi feita a aproximação das guarnições, onde uma mulher acabou se evadindo do local adentrando à uma residência, sendo a mesma perdida de vista. Os policiais identificaram a casa, na qual foi feita uma busca e, em um dos quartos, foram encontradas 7 porções de cocaína e 2 Porções de maconha. O material foi apresentado na Delegacia ficando à disposição da justiça. A suspeita conseguiu escapar.



Brumado: Servidores do CICOM realizam confraternização em comemoração ao primeiro ano de atendimento na região

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Nesta sexta-feira (30), o Centro Integrado de Comunicação (CICOM), completa um ano de operacionalidade em Brumado. Inaugurado desde 2018, o Centro de Comunicação atende todas as chamadas de solicitações e denúncias dos números de urgência e emergência da Polícia Militar (190) e Polícia Civil (197), nos 23 municípios que compõem a sua área de competência e atendimento nas solicitações da população de toda essa região. A unidade de Brumado é composta por 14 profissionais, entre coordenação, e operacionalidade, que trabalham 24 horas por dia, ininterruptamente. A coordenadora, Major PM Leila Souza Gonçalves, disse que neste período de um ano, o CICOM conseguiu atender milhares de atendimentos durante os doze meses de atuação, entre solicitações, denúncias, e infelizmente, incluindo os trotes. “O maior objetivo do CICOM é facilitar e fazer com que a população tenha uma resposta mais rápida, e decisiva nas solicitações ou nas informações que são feitas na Central de Atendimento”, disse. 

Foto: Reprodução l L12 Sudoeste

A Major também destacou a importância da integração das forças policiais através do Centro, no qual as informações são compartilhadas entre as duas forças policiais, o que facilita o trabalho das instituições no combate ao crime. Para o Tenente Coronel Magalhães, Superintendente da Stelecom, saber que o CICOM em Brumado deu certo, foi graças ao trabalho e esforço dos servidores da unidade. Vocês têm feito a diferença e esse momento é mais de agradecimento. Gostaria de agradecer a cada um de vocês servidores, a cada de vocês que colaboram de alguma forma para esse CICOM está sempre em evidência e evidência positiva. Muito obrigado à cada um de vocês e contem com o CICOM, que estará sempre à disposição de vocês para fazer o melhor e dar o melhor de si, para que a sociedade possa crescer no que diz respeito a segurança”, disse o Tenente. Para celebrar a data, servidores e convidados se deliciaram com um jantar preparado pela coordenação na noite da última quinta-feira (29) na Fazenda Lamarão. Fotos: L12 Sudoeste.



Comerciantes de Brumado comparecem em massa na sessão da Câmara pedindo readequação da Área Azul

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Cerca de 600 pessoas entre empresários e funcionários do centro comercial da cidade compareceram, na manhã desta sexta-feira (30) no auditório da Câmara de Vereadores de Brumado, para manifestarem sobre a maneira que vem sendo gerenciada o estacionamento rotativo da cidade. Na sessão especial desta manhã, se pronunciou o empresário e o diretor de relações institucionais da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado, Orlando Gomes. Em seu discurso, representando a categoria, ele fez questão de destacar que a manifestação não era política, e que apenas uma conclamação por parte dos comerciantes e comerciários. "Não viemos aqui com cunho político, não tem ninguém com viés político, é um movimento do sociedade organizada", disse no plenário. Ainda em seu discurso, o membro da CDL pediu o empenho de todos os vereadores para debater as mudanças no estacionamento rotativo, que segundo ele, tem afetado e muito as vendas. "A gente trouxe números e dados comprovados pela CDL, é preocupante, estamos perdendo de trinta a cinquenta porcento nas vendas e, se não houver uma solução de forma adequada para todo mundo, poderá haver demissões e o comércio desacelerar", afirmou. Sendo um dos municípios com o maior número de vagas, com cerca de 37 ruas zoneadas, a categoria solicita que a demarcação seja feita em apenas 12 ruas do centro comercial. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Além disso, a categoria solicita a retirada total da área azul nas imediações do mercado municipal. "A feira livre é o ponto de ligação entre cidade e zona rural. Uma interferência drástica na atividade comercial dessa área poderá trazer impactos ainda maiores para o comércio da região", relatou Orlando Gomes na sessão de hoje. Ainda no plenário, o empresário pediu outras readequações como, a retirada do estacionamento rotativo de frente das residências na área do centro; redução dos valores cobrados pelo menos em 50% do que é aplicado hoje; aplicação de tolerância mínima de 15 minutos para os usuários; extensão do período de rotatividade para quatro horas; isenção da cobrança no período de 12h às 14h, que segundo eles, é desnecessário essa cobrança no intervalo de almoço; aumentar o número de vagas para motocicletas, e além disso, que seja informado ao órgão CDL, qualquer futuras mudanças feitas na Área Azul. Na semana passada a categoria chegou a participa de uma rodada de negociações com a prefeitura e a empresa administradora da área azul solicitando mudanças no setor. A empresa chegou a lançar uma nota à imprensa local, na qual informa que quaisquer mudanças que possam ocorrer no estacionamento rotativo da cidade, tem que ser avaliada e estudada junto ao corpo jurídico para que não haja prejuízos a ambas as partes. Com a adesão do comércio, o plenário do legislativo ficou completamente lotado na manhã de hoje, e isso é público e notório que, apesar de benéfica, da forma que foi implantada, a zona azul precisa de melhorias urgentes a fim de que a população pare de ter grandes prejuízos.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Comerciantes de Brumado fecham as portas nesta sexta (30) em protesto contra a Área Azul

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em protesto pacífico, empresários da área central de Brumado fecharam as portas nesta sexta-feira (30), entre 08h e 10h da manhã, e foram se manifestar contra o estacionamento rotativo, exigindo tolerância no tempo da vaga, diminuição na área demarcada e nos valores cobrados por parte do poder público. A concentração aconteceu na Câmara de Vereadores, onde o diretor de relações institucionais da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Orlando Gomes, que representou a categoria, manifestou a insatisfação com a perda de clientes e no faturamento do comércio local. “Esse boicote da população gerou um prejuízo muito grande no comércio. Talvez, as pessoas não tenha a dimensão desse prejuízo”, afirma Gomes diretor de relações da CDL. Nos últimos dois meses, os comerciantes perderam de 30 a 50% nas vendas, e muitos ameaçam colocar funcionários para fora. Segundo a categoria, com a perda dos clientes, não será possível gerar tributos, empregos e economia para a cidade. “Se a Zona Azul veio mesmo para resolver o problema de vagas, que seja feita da forma correta", alerta Orlando. A entidade também convidou para o protesto a população brumadense e os comerciários.



Brumado: Vindo de uma família de músicos, cantor Sandro Júnior conta como começou a paixão pela música

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Sandro Júnior é um garoto de apenas sete anos, mas apesar da pouca idade o garoto começou cedo a caminhada. Sandro começou sua trajetória musical vendo os ensaios do pai e do tio na casa da família, sempre ligado no que eles faziam. "Meu pai marcava os ensaios aqui em casa com os colegas dele e meu tio, e nisso eu comecei a cantar e desenvolver e, passei a fazer parte dos ensaios", conta o garoto. Apesar de ser apaixonado pela música, o cantor mirim conta que a paixão não atrapalha os estudos. "Todos os dias vou a escola, faço minhas atividades, e quando chego em casa, vô direto para os ensaios", relata Sandro. Para o pai Sandro Santos, a dedicação do filho é muito grande, e a paixão veio muito cedo. "Desde os três anos de idade ele acompanha a gente. Mas antes de cantar, eu procurei ajuda profissional, conversei com psicólogos, com professores, direção da escola, e todos eles me orientaram que não tinha problemas, porque sabem que a prioridade dele é o estudo e ele é um bom aluno", disse ao 97NEWS. Sendo a quarta geração da música, o pai conta que sempre orienta o filho sobre os estudos, porque não é fácil viver só de música. "Muitos não conseguem viver da música, e a minha orientação com ele é, faça o que gosta mas continue com os estudos". O garoto encanta o público com todo seu carisma desde pequenino, e o cantor já lançou até um videoclipe nas redes sociais intitulado “Pode me chamar de Bebê” e, recentemente participou do seu primeiro programa de TV. O clipe que tem a composição do tio Xavier da Bahia, mostra uma canção bem romântica em um ritmo que mistura o arrocha e sertanejo universitário. Ainda segundo o pai, após a apresentação no programa da Eliane Camargo no Canal do Boi, a aceitação foi enorme. "Nós tivemos muitas ligações de pessoas nos apoiando, vários comentários nas redes sociais incentivando ele, enfim, eu tô feliz e honrado, toda família está pelo grande talento que é esse garotinho de apenas sete anos", comenta o pai emocionado. Junior vem para mostrar que o garoto talentoso que a Bahia conheceu no palco da Eliane Camargo está crescendo e será capaz de conquistar o Brasil com respeito e carisma. A família relata ainda que são julgados pela pouca idade do garoto e já realizar shows. "Sandro começou a pronunciar as palavras cantando, e o que ela faz hoje é algo extraordinário. Então é uma paixão dele desde pequeno, ele aprendeu a falar cantando", conta Sandro Santos pai do garoto que é orgulho da família. Veja o videoclipe.



Gás de cozinha deixará de ter preço diferenciado no Brasil em 2020

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) decidiu, na quinta-feira (29), revogar uma resolução de 2005 que permite a prática de preços diferenciados do gás liquefeito de petróleo (GLP), o gás de cozinha, a partir de 1º de março de 2020. Na prática, o gás de cozinha deixará de ter preço diferenciado no Brasil. A medida será aplicada na venda de botijões de até 13 quilos (kg), entre o comercializado e o vendido a granel. De acordo com o CNPE, a iniciativa “corrige distorções no mercado e incentiva a entrada de outros agentes nas etapas de produção e importação de GLP, ambas concentradas no agente de posição dominante”. O CNPE considerou ainda que a decisão deve corrigir uma distorção nos preços do mercado brasileiro de gás de cozinha, considerados acima das cotações internacionais. Enquanto no país o GLP é distribuído por, aproximadamente, R$ 24, a cotação internacional varia entre R$ 10,60 e R$ 16,56. Para o consumidor brasileiro, o preço médio do gás de cozinha é de R$ 65, chegando a R$ 80 em algumas cidades. Caberá à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) reforçar as ações de monitoramento dos preços praticados pelos agentes econômicos. 

 



Homem mata criança de 7 anos após ser atingido por bola

Foto: Divulgação

Na última quarta-feira (28), uma criança de 7 anos foi assassinada com três facadas na zona rural de América Dourada, centro norte baiano. Segundo a Polícia, o garoto foi morto após atingir um homem, identificado como Ilgleison Santana, com uma bola. O crime aconteceu no povoado de Soares, e teria sido motivado por um surto psicótico do autor. Segundo o G1, a vítima, Ítalo Andrade Cardoso, foi golpeada por duas facadas de peixeira nas costas e uma na coxa direita. A criança morreu no caminho para o hospital. Conforme a polícia, Ilgleison foi até a casa onde o menino morava para procurar o padrasto, que não estava. De acordo com a Polícia Civil, o menino jogava bola com outros colegas e acabou dando uma bolada no autor do crime, que ficou nervoso e o matou com as facadas. O autor do crime foi agredido e só não foi linchado porque a Polícia Militar chegou ao local e prendeu o suspeito em flagrante. O caso deve ser investigado pela polícia de Irecê. 



TCE estabelece novos critérios para contratos de gestão do estado

Foto: Divulgação

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE), aprovou a Resolução Normativa que estabelece normas e procedimentos para o controle externo de Contratos de Gestão celebrados entre o Governo do Estado da Bahia e as Organizações Sociais. O texto, aprovado na sessão desta quinta-feira (29), fará com que o órgão, além das auditorias anuais, olhe com mais critério os contratos de gestão. Somente em 2018, um montante estimado em R$ 2,1 bilhões foi alocado principalmente na descentralização de serviços na área de saúde. Dentre outros aspectos, e com base na legislação federal e estadual aplicáveis, o Tribunal de Contas regulamentou, dentre outros, os requisitos para a formalização dos contratos de gestão, as qualificações a serem exigidas das organizações e, principalmente, os controles a serem aplicados pela Administração e pelo Tribunal de Contas.



Clínica Mais Vida: O Otorrinolaringologista, Dr. Anderson Abreu dá dicas essenciais para sua saúde vocal

Foto: Divulgação

A saúde vocal é essencial para qualquer pessoa, independente da atividade que exerça e alguns pequenos cuidados garantem que suas cordas vocais fiquem sempre saudáveis. Veja algumas dicas do otorrinolaringologista para que você possa cuidar bem de sua VOZ:
- Articule bem quando pronunciar as palavras; 
- Beba muito líquido e de preferência em temperatura ambiente.
- Tenha uma alimentação equilibrada: coma maçã, mel, própolis - eles ajudam na saúde da sua voz.
- Evite bebidas alcóolicas e/ou cafeinadas, isso evitará a desidratação de suas “cordas vocais”;
- O cigarro é prejudicial em todos os sentidos e para sua voz pode causar desde lesões benignas que deterioram à qualidade vocal até câncer de laringe; - Não esforce e nem abuse de mais da sua voz - fale de forma confortável;
- O ato de pigarrear em excesso pode irritar e trazer prejuízos maiores à sua saúde vocal;
- Quando estiver gripado ou resfriado evite falar demais, hidrate-se mais que o habitual e descanse sua voz até resolução da doença.
- Cuidar bem da sua voz de forma preventiva irá ajudar a evitar problemas e manter a saúde da garganta e do nariz em dia.
- Caso já apresente algum distúrbio de voz, procure um médico otorrinolaringologista de sua confiança, para um diagnóstico exato e personalizado. “Afine sua saúde, cuide da sua voz.” A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.

 



Brumado: Segunda captação de órgãos é feita com sucesso no Hospital Magalhães Neto e beneficia pacientes

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Foi realizada com sucesso, na tarde de quinta-feira (29), a segunda captação de múltiplos órgãos doados pela família de um jovem de 32 anos, atendido no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, e que teve a morte encefálica confirmada após sofrer um acidente de moto no último domingo (25). Apesar da dor da perda, a família tomou uma decisão que beneficiou várias pessoas. O nome do doador não foi divulgado para preservar a família. O Secretário de Saúde, Claudio Feres, explicou que a definição de quem receberia os órgãos doados foi feita por meio de um sistema on-line do Ministério da Saúde, obedecendo a critérios rígidos estabelecidos pela legislação federal. No caso da captação realizada na quinta-feira em Brumado, o secretário informou que só após o ato que o médico saberia quais órgãos seriam captados. Já os destinos e quais seriam os beneficiados com a captação, Claudio Feres relatou ainda que os dados dos pacientes são preservados pelo Sistema de Saúde. De acordo com o secretário, a equipe de captação veio de táxi aéreo da cidade de Salvador e desembarcou no aeroporto Sócrates Mariani Bittencourt, no início da tarde, e foi encaminhada até o hospital Magalhães Neto onde ocorreu a captação. "É motivo de muita satisfação saber que o município de Brumado, interior da Bahia está podendo colaborar com tantas outras pessoas pelo país com a doação de órgãos", destacou. Em todo Estado, até o mês de junho deste ano, a lista de espera era assim; 1138 pessoas aguardam por uma doação de rim, 4 esperam por um fígado e 663 por córneas. 



Guanambiense e preso pela PF acusado de pertencer à organização internacional de tráfico de drogas

Foto: Divulgação l PF

Uma operação da Polícia Federal na última terça-feira (27), prendeu um guanambiense e outras 11 pessoas na operação denominada "Alba Vírus". Segundo a PF, André Luiz Gonçalves foi acusado de atuar na parte logística e financeira de um grupo criminoso, que foi desarticulado durante a operação, que apreendeu mais de R$ 28 milhões em espécie, 10 carros de luxo, 26 caminhões e R$ 23 milhões em imóveis de alto padrão. Ainda segundo a Polícia Federal, outras cinco pessoas permanecem foragidas, entre elas, o empresário do ramo portuário, Eduardo Oliveira Cardoso, de 43 anos. Ele é procurado pela PF por suspeita de participar do envio de pelo menos seis toneladas de cocaína à Europa por carregamentos no Porto de Santos (SP) e outros complexos brasileiros. O guanambiense  estava trabalhando em São Paulo como assessor parlamentar de um vereador, mas também atua no ramo de vendas de celulares pela internet. O delegado Ciro Tadeu Moraes, chefe da PF em Santos, explicou que os criminosos identificados tinham “organização recente”. Segundo ele, toda a quantia apreendida na operação, assim como os bens, são decorrentes da venda do entorpecente a narcotraficantes europeus. A Operação Alba Vírus, que significa veneno branco em latim, cumpriu 42 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Bahia.



18ª edição da 'corrida de jegue' acontece entre 7 e 9 de setembro em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os jumentos, também conhecidos como jegues, são figuras importantes e muito conhecidas no Nordeste. Em Brumado, mesmo não sendo utilizados com muita frequência como animais de carga, eles são verdadeiras estrelas. Há mais de 18 anos acontece a Corrida de Jegue, evento que atrai competidores de várias localidades da nossa Zona Rural. A competição dos jumentos acontece desde 2001, sempre no mês de setembro. O organizador do evento, Sebastião Oliveira, explica que para se inscrever só é preciso dar o nome do jegue, do competidor e do sítio que está participando. “Estou pensando em procurar a prefeitura e os órgãos competentes para colocar a competição no calendário de eventos da cidade”, completou. Centenas de pessoas se reúnem em torno da pista de corrida, mais conhecida como jegódromo, para assistir à competição. Oliveira diz que o importante é manter a tradição, trazer as raízes do Seridó, destacar a cultura do povo. A competição esportiva acontece nos dias 7, 8 e 9 de setembro na comunidade de Lapinha. No dia 7, será realizado um culto religioso com apresentações folclóricas; no dia 8, um animado forró com Juninho Vocal e Xavier da Bahia; e, no dia 9, a tradicional corrida de jegue. Após o evento, a Banda Maré encerrará a programação. 



Polícia Civil deflagra 'Operação Jogo do Bicho' no Oeste da Bahia

Foto: Divulgação l Polícia Civil

A Polícia Civil de Bom Jesus da Lapa, Oeste do Estado, a 240 km de Brumado, deflagrou no final da manhã de quarta-feira (28), a "Operação Jogo do Bicho" que resultou na apreensão de objetos e na condução de cinco suspeitos para a Delegacia local, onde prestaram esclarecimentos. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em um imóvel localizado na Avenida Manoel Novaes, no centro da cidade. Os policiais recolheram objetos e aparelhos como, máquinas de cartão de crédito, livros de anotações contábeis, máquinas caça-niqueis e material gráfico para apostadores. Todo o material foi apresentado ao delegado de plantão.

 



Paramirim: PM prende mulher acusada de praticar estelionato em agência bancaria

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na manhã desta quinta-feira (29), uma mulher foi presa e seu comparsa conseguiu fugir após tentarem aplicar golpes em clientes de uma agência bancária no centro de Paramirim. Segundo a Polícia, por volta das 07h da manhã, o casal entrou na agência e se aproximaram dos caixas eletrônicos onde clientes -- na sua maioria aposentados --, com o objetivo de trocar ou furtar os cartões das vítimas. Ainda segundo a PM, ao perceber a ação do casal, o gerente da agência do Bradesco se aproximou para questionar a ação. De acordo com o funcionário em depoimento a Polícia, o casal tentou sair correndo, sendo a mulher detida pelo segurança e o homem conseguindo fugir. Com a suspeita foram encontrados vários cartões, senhas e códigos de segurança. Já na Delegacia, a suposta estelionatária identificada como Judith Dias da Silva Mota, foi presa em flagrante. A mulher foi transferida para a Delegacia de Livramento de Nossa Senhora onde foi autuada pelo crime de estelionato. A PM orienta aos idosos que, não aceitem ajuda de estranhos na hora do saque em caixas eletrônicos.

 



Ministério Público denuncia esquema fraudulento na 18ª Ciretran que movimentou mais de R$ 2 milhões com carros de luxo em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Dois ex-coordenadores do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba) de Brumado e Livramento de Nossa Senhora, foram denunciados pelo Ministério Público (MP) da Bahia. Os dois são acusados de associação criminosa por inserir, de forma continuada, dados falsos em sistema informatizado da administração pública. O objetivo seria “esquentar” os dados dando “aparência de legalidade” a veículos de luxo roubados. No curso da operação Hot Doc (documento esquentado), realizada em dezembro do ano passado e fevereiro deste ano foram presos os ex-coordenadores Kléber Leal, da 18ª Circunscrição Regional de Trânsito (18ª Ciretran) de Brumado (Veja aqui) e Edelson Castro da 2ª Circunscrição Regional de Trânsito (2ª Retran) de Livramento de Nossa Senhora (Veja aqui). A suposta fraude teria movimentado mais de R$ 2,5 milhões. O MP ainda denunciou os acusados por oferecer vantagem indevida a funcionário público. Na ação, o promotor de Justiça Ruano Fernando da Silva Leite pede a indisponibilidade de bens dos envolvidos no esquema no valor de R$ 911,8 mil. Os supostos crimes ocorreram entre novembro e dezembro de 2018. Os ex-coordenadores são acusados de facilitarem a inserção de dados falsos no sistema informatizado do Detran, aprovando o primeiro emplacamento “fraudulento” de, pelo menos, cinco veículos. Conforme o Ministério Público, dois dos veículos teriam sido emplacados após o pagamento de suborno efetuado pelos dois outros denunciados.