Clínica Mais Vida: O Otorrinolaringologista, Dr. Anderson Abreu dá dicas essenciais para sua saúde vocal

Foto: Divulgação

A saúde vocal é essencial para qualquer pessoa, independente da atividade que exerça e alguns pequenos cuidados garantem que suas cordas vocais fiquem sempre saudáveis. Veja algumas dicas do otorrinolaringologista para que você possa cuidar bem de sua VOZ:
- Articule bem quando pronunciar as palavras; 
- Beba muito líquido e de preferência em temperatura ambiente.
- Tenha uma alimentação equilibrada: coma maçã, mel, própolis - eles ajudam na saúde da sua voz.
- Evite bebidas alcóolicas e/ou cafeinadas, isso evitará a desidratação de suas “cordas vocais”;
- O cigarro é prejudicial em todos os sentidos e para sua voz pode causar desde lesões benignas que deterioram à qualidade vocal até câncer de laringe; - Não esforce e nem abuse de mais da sua voz - fale de forma confortável;
- O ato de pigarrear em excesso pode irritar e trazer prejuízos maiores à sua saúde vocal;
- Quando estiver gripado ou resfriado evite falar demais, hidrate-se mais que o habitual e descanse sua voz até resolução da doença.
- Cuidar bem da sua voz de forma preventiva irá ajudar a evitar problemas e manter a saúde da garganta e do nariz em dia.
- Caso já apresente algum distúrbio de voz, procure um médico otorrinolaringologista de sua confiança, para um diagnóstico exato e personalizado. “Afine sua saúde, cuide da sua voz.” A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.