ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil não deve 'depender eternamente' de Bolsa Família, diz Governo

Motorista evita acidente após ônibus perder freios em avenida de Guanambi

Acidente grave entre carro e carretas deixa dois feridos em Vitória da Conquista

Perícia em local de crime na cidade de Guanambi é tema de artigo em Revista Científica Internacional

Unidade móvel do TRE-BA inicia atendimento em Malhada de Pedras

Câmera escondida em casa alugada registrava banhos dos moradores

Gusttavo Lima leva cavalo ao palco durante show e divide opiniões nas redes sociais

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Novo tratamento para gordura no fígado 'avançada'

Caravana Bahia Sem Fogo realiza semana intensa de prevenção e educação ambiental na Chapada Diamantina

Ciclista morre após acidente envolvendo motocicleta na BA-938 em Guanambi

Campanha usa título de eleitor gigante para chamar jovens para votar

Brasil atinge 1,6 mil mortes confirmadas por dengue

Belo chora em show após anunciar fim de casamento com Gracyanne

Brasil registra primeiro caso local de cólera em 18 anos; paciente é da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado



BUSCA PELO ARQUIVO "09/2022"

Eleições 2022: Confira tudo o que precisa saber para votar no domingo, dia 2

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O primeiro turno das eleições para presidente, governador, deputados e senador acontece neste domingo (2) em todo o país. Este ano serão mais de 156 milhões de eleitoras e eleitores, quase 1,8 milhão de mesárias e mesários e mais de 29,2 mil candidatas e candidatos. O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com 16 e 17 anos. Todas as seções eleitorais funcionarão das 8h às 17h do horário de Brasília. Veja as principais dúvidas sobre o que pode ou não ser feito no dia da votação.

O que é o E-Título? 

O e-Título é um aplicativo que disponibiliza a versão digital do título de eleitor. Com o aplicativo, o eleitor acessa rapidamente dados como o número de inscrição do título de eleitor, a situação eleitoral e local de votação, com número da zona eleitoral e seção, além de um QR Code que serve para validar as informações. Todos os eleitores podem baixar o aplicativo sem pagar nada e quem cadastrou a biometria não precisa apresentar documento impresso com foto para votar.

Quais documentos devo levar?

Para quem não tem a biometria registrada, é necessário apresentar apenas um documento de identificação oficial com foto. Entre as opções, estão carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou outro documento de valor legal com foto. A apresentação do título de eleitor não é obrigatória. Também não serão exigidos o comprovante de vacinação e o uso de máscara. É permitido ter consigo uma “cola” com os números dos candidatos nas urnas. Na urna, eles aparecem na seguinte ordem: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente.

Celular é proibido?

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu, na semana passada, que o eleitor precisará entregar o celular para o mesário antes de entrar na cabine de votação. Na verdade, a proibição do aparelho já existia, agora só foram estabelecidas medidas para evitar que ela seja burlada. A regra existe para garantir a segurança do voto secreto no Brasil, evitando possíveis pressões e coações a eleitores. O registro e a divulgação do próprio voto, no entanto, não pode ser considerado crime eleitoral.

Voto nulo e em branco: qual a diferença?

O comparecimento às eleições no Brasil é obrigatório, mas o eleitor tem a opção de não escolher um candidato: pode votar nulo ou em branco. O voto nulo é registrado quando o eleitor digita um número que não pertence a nenhum candidato ou partido e aperta o botão confirma da urna eletrônica. Já o em branco, quando o eleitor pressiona o botão branco na urna e confirma o voto. No resultado, ambos não são contabilizados -- servem apenas para estatísticas. Ou seja, são considerados apenas os votos válidos: destinados a um candidato ou a um partido.

O que é voto útil?

O voto útil é uma tática para convencer o eleitor a votar em um candidato que, mesmo não sendo a sua primeira opção, tem mais chances de vencer o pleito. Ele é utilizado tanto para adiantar o fim das eleições, quanto para aumentar as chances de eliminar outro candidato do processo.

Voto na legenda?

Nestas eleições, para os cargos de deputado federal e estadual, é possível votar apenas na legenda. Nesse caso, o eleitor precisa apenas digitar os dois números do partido e apertar a tecla “confirma” duas vezes. Assim, o voto será computado para o partido. Quanto mais votos a legenda receber, mais vagas vai ter nas casas legislativas.

Local de votação ainda pode ser alterado?

O local de votação não pode mais ser alterado. Independente da circunstância, o prazo para a mudança é encerrado 60 dias antes do dia das eleições. É possível consultar informações sobre o seu local de votação. Basta inserir seção e zona eleitoral no site do TSE.

Mesário recebe folga ou hora extra?

Trabalhar como membro de mesa receptora no dia das eleições dá direito a folga ou hora extra em dobro.

Não compareci às eleições, e agora?

O eleitor que não comparecer ao seu local de votação no dia das eleições terá que pagar uma multa no valor de R$ 3,51, caso não justifique a sua ausência no prazo de 60 dias após o pleito. A multa pode ser paga através do site do TSE. Se o eleitor não pagar a multa, há uma série de penalidades, como o impedimento de tomar posse em um cargo público e de emitir o passaporte.



Macaúbas: Homem é detido com dinheiro falso

Foto: Divulgação

Um homem foi detido na quinta-feira (29) por uso de moeda falsa na cidade de Macaúbas. De acordo com a 4ª CIPM, responsável pela área, o flagrante aconteceu por volta das 10h30 na Rua Castro Alves. Policiais do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) realizavam patrulhamento quando receberam informações de que no referido endereço havia um indivíduo que estaria portando uma certa quantidade de notas falsificadas. As informações foram confirmas pela equipe que se deslocou ao local. Com o homem foram localizadas, segundo a PM, R$ 1020,00 em notas falsas. O indivíduo e o material foram apresentados na delegacia da cidade.



Padre Kelmon, a 'arma secreta' de Bolsonaro contra Lula no debate da Globo

Foto: Reprodução l TV Globo

O Padre Kelmon, o candidato à Presidência pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) foi o assunto do momento após o debate na TV Globo. Kelmon fez grandes provocações a Lula (PT). O “religioso”, que surgiu no debate virou uma espécie de auxiliar de Jair Bolsonaro e acabou sendo um fenômeno de citações nas redes sociais -- ficando atrás dos líderes das pesquisas --. Durante o embate, subiu o tom contra o petista, e foi reclamado por várias vezes pelo apresentador, Willian Boner. O padre também foi um dos assuntos mais discutidos no twitter, Facebook, Instagram e outras plataformas. Além dos diversos memes. Atrás nas pesquisas e correndo o risco de perder no primeiro turno para Lula, o atual presidente praticamente teve o Padre Kelmon como um cabo eleitoral para bater no petista. A artilharia contra Lula foi pesada, não só nos casos de corrupção.

 



Você sabe quando deve consultar o endocrinologista? Especialista da Clínica Mais Vida orienta sobre principais sintomas

Foto: Divulgação

Responsável por avaliar todo o sistema endócrino, que é o sistema do corpo relacionado com a produção de hormônios, que são importantes para diversas funções no organismo, o endocrinologista é o médico que deve ser consultado caso haja alguma alteração, pois assim é possível que seja feita uma avaliação do estado geral de saúde da pessoa e ser indicada a realização de exames com o objetivo de verificar os níveis de determinados hormônios no sangue. A especialista da Clínica Mais Vida, Dra. Thaís Assis Coelho observa que é recomendado consultar o endocrinologista quando forem percebidos sinais ou sintomas que possam ser indicativos de alteração na produção de hormônios. Assim, algumas das situações em que é indicado procurar o endocrinologista são:

- Presença de sintomas relacionados a diabetes como sede excessiva e aumento de vontade para urinar.

- Dificuldade de perder peso; - Ganho de peso muito rápido; - Cansaço excessivo;

- Alterações no fluxo menstrual;

- Atraso na puberdade ou puberdade precoce;

- Aumento da tireóide;

- Excesso de pelos nas mulheres;

- Crescimento da mama nos meninos;

- Sinais e sintomas da menopausa e andropausa;

O acompanhamento e tratamento com esse especialista irão proporcionar uma melhor qualidade de vida.

Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Faça seus exames na Clínica Mais Vida!

Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 9.9956-6868 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Brumado: 34ª CIPM realiza operação especial durante as eleições 2022

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) vai realizar uma operação especial a partir das 7h de domingo (2), devido às eleições 2022. De acordo com a PM, 29.836 agentes de segurança vão atuar nas proximidades dos 8.749 locais de votação, na escolta das urnas dos colégios eleitorais, entre outros. Além disso, o reforço acontecerá nos locais de comemoração. Após o encerramento da votação, às 17h, a PM vai escoltar o material utilizado no pleito até o encerramento de todas as atividades, previsto para às 22h. Os policiais também vão atuar na prevenção de crimes eleitorais como boca de urna, transporte clandestino de eleitores e tentativa de compra de votos. Em casos de flagrantes, a PM encaminhará os suspeitos e testemunhas para a Polícia Federal ou delegacia local. Em Brumado, 176 policiais estarão a disposição da 34ª CIPM.

 



Apresentador 'Ratinho' diz que vai votar de 'verde e amarelo' no domingo

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Nas redes sociais o apresentador do SBT, Carlos Massa, o "Ratinho" anunciou que votará vestido com uma camisa verde e amarela, cores usadas por Jair Bolsonaro (PL) em sua campanha à reeleição. Em seu perfil no Instagram, Ratinho publicou um vídeo dizendo que “ninguém” o impedirá de vestir a camisa da seleção brasileira no próximo domingo (2). “Olha, gente, eu não sei como é que você vai votar nesse domingo. Eu vou votar com camisa verde e amarela. Ninguém vai me impedir de votar com camisa da seleção nem a camisa que eu quiser”, afirmou. Ratinho ainda ressaltou que não vai fazer nenhuma manifestação política e não citou o nome de Bolsonaro. “Eu não vou fazer nenhuma manifestação política, mas vou votar como sempre votei, com camisa verde e amarela, porque sou brasileiro, amo este país e amo as cores deste país, está me entendendo? Ninguém vai me impedir de colocar minha camisa verde e amarela”, falou o apresentador do SBT. 



Campanha de vacinação nacional contra a poliomielite é prorrogada até esta sexta-feira (30)

Foto: Divulgação

A Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil, foi prorrogada para esta sexta-feira (30). A extensão do período de imunização foi motivada pelo baixo número de adesão do projeto em 2022. Este foi o ano com a menor porcentagem já registrada no território nacional desde 2000, atingindo a marca de apenas 54% de crianças brasileiras vacinadas, apesar da meta originalmente definida pelo Ministério da Saúde (MS) ter sido de 95%. O objetivo da campanha é o de vacinar todas as crianças menores de 5 anos que estão aptas para isso, ou seja, aquelas que ainda não tomaram as doses iniciais, que deveriam ter sido aplicadas durante os seus 2, 4 e 6 meses de idade; assim como aquelas que devem tomar o reforço, com 15 meses e 4 anos de idade.



Bahia: Segurança nas eleições 2022 contará com mais de 34 mil profissionais

Foto: Divulgação

Para garantir o respeito à democracia e o acesso ao voto para os mais de 11 milhões de baianos durante as eleições que ocorrem no próximo domingo (2), a Secretaria da Segurança Pública organizou a 'Operação Eleições 2022', com emprego de mais de 34 mil profissionais da segurança. Serão 29 mil policiais militares, 2 mil civis, e 1,3 mil bombeiros militares. A pasta apoiará a Justiça Eleitoral durante o primeiro turno, no domingo, com reforço do policiamento ostensivo para a garantia do livre direito de voto, escolta de urnas eletrônicas, prevenção e repressão a crimes eleitorais, além do resgate e atendimento de eleitores ou candidatos, caso seja necessário. No Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em operação plena desde a última segunda-feira (26), acontece a interlocução com 23 Centros Integrados de Comunicação (Cicoms) espalhados na Bahia e o monitoramento da operação. 



Brumado: Jovem é preso após espancar namorada utilizando uma mangueira

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um jovem de 18 anos foi detido na noite de terça-feira (27), na Rua Márcia de Souza Brito, no Bairro São José, em Brumado, após agredir a namorada com uma mangueira e um murro no olho. Segundo a Polícia, a mãe da vítima ligou para o 190. A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), durante ronda na região, encontrou a jovem e sua mãe, que contou o que aconteceu. Os militares encaminharam o homem e a mulher para delegacia de Brumado a fim de registrar um boletim de ocorrência. O motivo da agressão ainda é desconhecida.



Apostadores de Guanambi e Vitória da Conquista foram premiados na Mega-Sena

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.524 da Mega-Sena, sorteado na noite de quarta-feira (28), em São Paulo. O prêmio que já estava acumulado em R$ 200 milhões pode chegar a R$ 300 milhões no próximo sábado (1º), um dos maiores prêmios da história da loteria. Com cinco acertos, 404 apostadores foram premiados com o valor de R$ 43.914,62. Na Bahia, 14 apostas ficaram por um dezena do prêmio milionário. Elas foram registradas nas cidades de Araci, Feira de Santana, Guanambi, Ibitita, Olindina, Quixabeira, Salvador (4 apostas), São Gonçalo dos Campos, Seabra, Sento Sé e Vitória da Conquista. A Mega-Sena também premiou 30.194 apostadores com o acerto de quatro dezenas. Cada um terá direito ao prêmio de R$ 839,40. As dezenas sorteadas foram: 03-20-22-37-41-43.



Caetité: Empreendedor com mais de 50 tipos de queijos se torna destaque mundial

Foto: Divulgação

O empreendedor do município de Caetité, Jair Novais viu os negócios deslancharem nos últimos anos com a produção de queijos curados e mofados. Seus produtos foram premiados no Concurso Mundial de Queijos, em São Paulo, e no Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel), em Vitória da Conquista. Novais disse que sua história começou ainda em Minas Gerais, onde ele atuava como açougueiro e aprendeu a fazer queijos com um amigo. Depois de se mudar para Caetité, onde mora com a esposa e as filhas, decidiu começar a investir no negócio de queijos. “Estava difícil fazer o negócio dar certo, não tinha dinheiro pra investir, enfrentei muitas dificuldades. Comecei fazendo um queijo trufado de goiabada e, depois, parti para os queijos curados. Um dia, um cliente meu, advogado, comprou o queijo e postou em um grupo com colegas do estado e do Brasil. Vários clientes foram na feira em busca daquele queijo amarelo e aí a produção do queijo curado disparou. Comecei a agregar valor ao produto. Um queijo que era vendido por apenas R$ 10, foi pra R$ 20, R$ 30 e, hoje, esse produto custa R$ 45 e o pessoal sempre está procurando”, contou. O empresário decidiu então seguir investindo no negócio. Começou a processar 400 litros de leite por dia e abriu uma loja, uma pequena queijaria. Hoje, a Queijaria Tradição é ponto certo em Caetité para quem visita o município. 



Polícia Militar da Bahia desmente aquartelamento no dia da eleição

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Após uma informação falsa ser compartilhada nas redes sociais de que o governador Rui Costa (PT) teria determinado o aquartelamento de toda a tropa da Polícia Militar da Bahia no pleito eleitoral de 2022, a corporação emitiu nota desmentindo. Em um programa de rádio, o deputado estadual Soldado Prisco endossou a fake news sobre o aquartelamento de toda a tropa. Em nota, a Polícia Militar informa que não determinou o aquartelamento em dia de votação e esclarece que é "inverídica a informação de aquartelamento da tropa no pleito eleitoral de 2022". A corporação ressalta que o efetivo policial militar escalado para trabalhar no domingo (2) "vai exercer o direito de voto, bem como garantir a segurança da população durante o exercício da cidadania no sufrágio universal".



Polícia identifica suspeitos de atirarem em adolescente que promoveu ataque a escola em Barreiras

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Dois homens suspeitos de atirarem no adolescente de 14 anos que promoveu um ataque armado no Colégio Municipal Eurides Sant'Anna, em Barreiras, no oeste da Bahia, foram identificados. A ação terminou com a morte de uma estudante de 19 anos, cadeirante na manhã da última segunda-feira (26) (veja aqui). Ele disparou vários tiros, que geraram uma correria no colégio. O corpo de Geane Brito foi enterrado sob forte comoção, após um cortejo que teve a participação de alunos de diversas escolas. As aulas foram suspensas por uma semana. Nesta quinta-feira (29), a Polícia Civil de Barreiras afirmou que os dois homens que atiraram no adolescente são policiais militares e agiram à paisana. Um deles foi chamado por um funcionário do colégio, e o outro é vizinho da unidade. Ele foi ao local após ouvir os disparos. Os nomes dos policiais não foram divulgados, no entanto, o delegado detalhou que eles prestarão depoimento na sexta-feira (30). Algumas crianças também deverão ser ouvidas pela polícia. O adolescente segue internado em um hospital. Ele está apreendido pela polícia, tem estado de saúde estável, e também prestará depoimento. Ainda não há previsão de alta médica. 

 



Fabrício Abrantes realiza caminhada no bairro das Flores nesta quinta-feira (29)

Foto: Divulgação

O líder político Fabrício Abrantes, realiza na noite desta quinta-feira (29), às 18h30, no Bairro das Flores, a terceira caminhada em apoio aos seus candidatos nas eleições de 2022. Muito feliz com o apoio popular, Abrantes não esconde o seu entusiasmo com o crescimento da campanha no município. Nas suas redes sociais o Presidente do União Brasil em Brumado fez o convite à população. "Gente, hoje (29/09) tem caminhada da vitória. Vamos reforçar a força do nosso grupo que sempre pensa e trabalha para um futuro com mais oportunidades, serviços e qualidade de vida para os brumadenses. Aguardo todos vocês às 18h30, na Praça Três Irmãos. De lá seguiremos para o bairro das Flores", escreveu.



Sem segurança, oficiais de justiça estão sofrendo ameaças durante cumprimento de mandados, denuncia associação

Foto: Divulgação

A Associação dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Poder Judiciário do Estado da Bahia (AOJUS-BA) vem buscando medidas para garantir a segurança dos servidores na Comissão de Segurança do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). São pedidos de treinamento para preparar os oficiais de justiça contra situações adversas durante cumprimento de mandados, a exemplo de abordagens por traficantes e reações agressivas das partes. Falta também verba para equipamentos de segurança. Essas ações são recomendadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mas  o Gabinete de Segurança Institucional do TJ-BA alega que aporte financeiro para segurança existe somente para os magistrados, que atuam internamente. Os oficiais de justiça, servidores que vão para as ruas, tiveram pedido de coletes à prova de bala indeferido, sob alegação de ser inviável financeiramente, de acordo com o presidente da entidade classista, Itailson Farias. É válido lembrar que situações pós-traumáticas vem gerando afastamento de servidores. Os riscos já eram constantes, de acordo com Farias, mas, com a pandemia, o número de casos de abordagens a oficiais de justiça por traficantes aumentou consideravelmente. “Estamos vendo casos em que servidores são ameaçados por marginais armados, sendo até agredidos, para impedir sua entrada em alguns logradouros para cumprimento de mandados. E pior, 60% dos oficiais de justiça são mulheres”, revelou. São inúmeros casos de ameaças, que não têm como ser contabilizados.



Confiante, Manelão segue na reta final de campanha almejando uma vaga na AL-BA

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na reta final da campanha, para o pleito estadual da Bahia, o candidato a deputado pelo Republicanos, Emanoel Araújo Lima, "Manelão", tem se movimentado bastante no município de Brumado e Região. Ao site 97NEWS, Emanoel disse que por cada rua e bairro que passa sente o apoio das pessoas, as quais, segundo frisou, desejam um verdadeiro representante para Brumado e região na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). “Não falo só de Brumado não. A cada município que eu passo, onde levamos nossos projetos, o carinho e respeito das pessoas é muito grande. Graças a Deus, nosso nome está bem aceito”, afirmou. O candidato acredita que, nestas eleições, o município e a região circunvizinha terão um legítimo representante para defender e viabilizar os seus pleitos. “Acredito que Brumado e região vão ter um representante dessa vez. Quando a população quer faz diferente. A vitória está próxima”, disse.



Propaganda eleitoral gratuita, comícios e debates terminam nesta quinta (29)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Termina nesta quinta-feira (29) o prazo para a realização de comícios, debates no rádio e na televisão e da propaganda eleitoral gratuita. O TSE, no entanto, informa que, no caso de comícios de encerramento de campanha, eles poderão ser prorrogado por mais duas horas. Hoje é também a data limite para que os tribunais regionais eleitorais divulguem, na internet, os pontos de transmissão de dados. Esses locais devem ser distintos daqueles de funcionamento da junta eleitoral. A partir desta quinta-feira, começa o prazo que permite ao juízo eleitoral ou ao presidente da mesa receptora, expedir salvo-conduto em favor de eleitora ou eleitor que venha a sofrer violência moral ou física na sua liberdade de votar. Amanhã, será o último dia para divulgação paga, na imprensa escrita, de anúncios de propaganda eleitoral. Será também o último dia para a publicação do edital de convocação de representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil e de fiscais e delegados dos partidos políticos, das federações de partidos e das coligações, “para acompanhar a emissão da Zerésima [comprovante de que não há nenhum voto na urna] do Sistema de Gerenciamento da Totalização”.



Vitória da Conquista: Ameaça de ataque em colégio particular assusta alunos

Foto: Reprodução

Uma ameaça de “massacre” fez com que a direção de um dos colégios particulares mais conhecidos de Vitória da Conquista suspendessem as aulas na manhã desta quinta-feira (29). Segundo o blog do Rodrigo Ferraz, supostas ameaças de tiros teriam sido achadas no caderno de um estudante da instituição. Em poucos instantes o boato se espalhou pela comunidade escolar, gerando muita insegurança e medo. A escola foi evacuada e as aulas suspensas. A Polícia Militar foi acionada, mas nada foi encontrado. Em nota a imprensa local, o Colégio Oficina afirmou que o fato não passou de uma brincadeira de extremo mal gosto. "Ao tomar conhecimento do fato, nossa equipe conversou com os estudantes envolvidos no episódio e entendeu, sobretudo pelo modo como a mensagem foi deixada: em um caderno esquecido na escola, que se tratava de uma brincadeira de extremo mau gosto, considerando o mal-estar coletivo que isso gerou", diz parte da nota. O colégio afirmou ainda que vai localizar os responsáveis. "Seguimos apurando com profundidade a ocorrência para localizarmos e orientarmos os responsáveis sobre os desdobramentos de ações como essas, inaceitáveis para nós", afirma.



Licínio de Almeida: Grupo interdita trecho da BA-156 e cobra asfaltamento de via

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Um trecho da BA-156 em Licínio de Almeida, no Sudoeste baiano, foi bloqueado na manhã de terça-feira (27). O protesto foi feitos por moradores. O grupo se queixa da poeira excessiva causada pela passagem de caminhões e cobra pavimentação de asfalto. A estrada dá acesso à cidade de Caetité. Os manifestantes pedem também providências do estado como da prefeitura. “Precisamos do apoio do Governo da Bahia e da prefeitura de Licínio de Almeida para que essa obra seja realizada. Não sairemos daqui sem uma solução”, disse uma moradora.



Bahia paga R$ 1 bilhão em precatórios do Fundef nesta quinta (29)

Foto: Divulgação

O governo da Bahia anunciou que vai pagar nesta quinta-feira (29) o valor de R$ 1,041 bilhão dos precatórios do Fundef a 57 mil profissionais da educação. Neste primeiro crédito, os educadores beneficiados vão receber 90% do valor total a que têm direito. Ao todo, segundo a gestão estadual, 84 mil pessoas têm direito ao abono. Podem receber os precatórios professores, coordenadores pedagógicos, diretores, vice-diretores e secretários escolares que ocuparam cargo público ou que estavam em emprego público, em efetivo exercício na educação básica da rede pública de ensino, no período de janeiro de 1998 a dezembro de 2006. Também serão contemplados aqueles que ocupavam cargos comissionados do quadro do Magistério e professores contratados pelo Reda, que atuavam na educação básica no mesmo período. Estão incluídos servidores ativos e inativos, além de herdeiros daqueles profissionais que se enquadram nos critérios. Os beneficiários que não foram contemplados com o crédito neste momento vão receber a totalidade dos valores após a fase de atualização cadastral e de apresentação de requerimentos. Aqueles que já receberam 90% do total, vão receber os 10% restantes. O montante total a ser destinado aos 84 mil beneficiários será de R$ 1,4 bilhão.