ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Grandes partidas das quartas de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa

Mulher com bebê no colo é empurrada de carro em movimento na Bahia; ex-companheiro é suspeito

Mãe posta nude em grupo de Whatsapp da escola do filho

Adolescente de Brumado morre afogado em lagoa da zona rural de Tanhaçu

Saúde vai integrar dados sobre acidentes, lesões e violência no país

Receita já recebeu mais de 1,86 milhão de declarações do IRPF 2024

Ministério da Agricultura manda recolher dez marcas de azeite

'Dom Brasílio Folia 2024': Léo Santana e Vitor Fernandes são atrações confirmadas para o evento

Aracatu: PM localiza desmanche de motocicletas e prende 5 pessoas

Ação resgata mulheres de falso centro terapêutico de pastores na Bahia

MP denuncia e Justiça mantém prisão de 4 envolvidos em esquema de venda de CNH no interior da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Agência de publicidade assina contratos com CBF que totalizam quase R$ 1,5 bilhão

Mulher é presa após incendiar casa de ex-companheiro em Jacobina



BUSCA PELO ARQUIVO "03/2020"

Sesab confirma quarto caso do covid-19 em Brumado

Foto: Reprodução

Em boletim divulgado no fim da tarde desta terça-feira (31), a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab) confirmou o quarto caso de Covid-19, o novo coronavírus em Brumaso. A última atualização da Secretaria de Saúde do município, apontava a cidade com três casos, o penúltimo foi da médica que atende na UBS do CAIC. Ainda de acordo com a secretaria municipal de Brumado, 237 casos suspeitos foram notificados, sendo oito descartados e seis aguardando resultado. Em entrevista à uma emissora de rádio local, Claudio Feres, secretário de saúde pediu cautela da população e continuou recomendando o isolamento social da população.

Foto: Divulgação


Conquista: Médico de 27 anos é o primeiro caso confirmado de coronavírus no município

Foto: 97News

Após ter liberado, nesta terça-feira (31), o Boletim Epidemiológico diário, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Vitória da Conquista recebeu no início desta noite, novas informações do Laboratório Central (Lacen). O munícipio atesta seu primeiro caso para a Covid-19. Trata-se de um médico, de 27 anos, que estava sob monitoramento. é um médico de 27 anos. Ele veio do Rio de Janeiro, onde fazia residência médica e, segundo informações, já apresentando sintomas da doença. A família disse, que ele evoluiu bem nas últimas horas e que já está curado. Com ele vieram outros dois médicos, sendo um diagnosticado com dengue e o outro ainda aguardando resultado.

Foto: Divulgação


Brumado: Sesau recomenda isolamento dos profissionais e pacientes da UBS do CAIC após caso positivo do Covid-19 em médica

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Secretaria Municipal de Saúde e o Comitê Gestor Emergencial de Enfrentamento à Covid-19 de Brumado, seguindo o protocolo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que prevê todas as medidas protetivas, na qual têm que ser tomadas com o máximo de urgência, em nota ao 97NEWS, informou que foram isolados todos os membros da equipe que atuam na Unidade Básica de Saúde Joaquim de Castro Donato, localizada no CAIC, que tiveram contato com a médica que testou positivo para o Covid-19. Além disso, a Sesau informou que todos os pacientes que foram atendidos pela médica entre os dias 16 a 23 de março, se mantenham no isolamento. Segundo a Secretaria de Saúde, o órgão está fazendo todo o monitoramento e, quaisquer dúvidas podem ser tiradas pela Central de Atendimento pelos números: (77) 99961-0131 / 9.9961-0115 / 9.9961-0131 / 9.9961-0107 / 9.9961-0110 / 9.9961-0128 / 9.9961-0402 e 9.9961-0118. Conforme a Sesau, o isolamento social será mantido pelo município e, por ventura novos casos sejam confirmados, as medidas deverão ser ainda mais rígidas. "Estamos mantendo todos os esforços para conter a proliferação do vírus, então faça a sua parte e permaneça em sua residência, saindo somente quando for estritamente necessário", disse ao 97NEWS Claudio Feres.



Anagé: Sem casos confirmados do Covid-19, população não adere a quarentena

Foto: Reprodução l Rede Social

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, sem o isolamento social, cerca de 70% da população de qualquer cidade terá contato com o coronavírus. No entanto, os decretos adotados pelo Governo da Bahia, mostram resultados na contenção da Covid-19. Entretanto, municípios que ainda não registraram casos da doença continuam sua rotina normalmente, e mesmo com a recomendação da OMS, a população continua se aglomerando em filas de bancos, lotéricas e correspondentes bancários. Um dos exemplos, é a cidade de Anagé, a 85 km de Brumado. Na manhã desta terça-feira (31) uma foto registrada por moradores do município, mostra o comércio da cidade fluindo normalmente. O que chama a atenção, é a quantidade de pessoas próximas umas das outras, indo de encontro com o que recomenda as autoridades de saúde, podendo a transmissão do vírus ser ainda mais rápida. 

 

Foto: Reprodução

Nas redes sociais, boa parte da população de Anagé repudiou a atitude de algumas pessoas. "Em nossa cidade, muitos não estão respeitando o que especialistas e órgãos competentes pedem nesse momento difícil em que uma Pandemia. Órgãos como a Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde, pedem que o isolamento social e a distância mínima de 1 metro e meio da outra pessoa. O que estamos vendo em Anagé, é completamente o contrário", escreveu Neia Santos. Ela ainda escreveu, "filas enormes nas portas dos Bancos e na Lotérica. Onde muitos não respeitam a distância correta. Também estamos vendo estabelecimentos com grandes aglomerações de pessoas. Tem até estabelecimento que não podia tá aberto em respeito ao decreto Municipal", comentou a moradora. Em Anagé, existem 17 casos suspeitos e 02 aguardando resultado. O Boletim foi divulgado na manhã de segunda-feira (30). Assim como Anagé, o município de Vitória da Conquista segue sem nenhum caso confirmado do coronavírus, apenas 160 notificações com suspeita, 42 casos foram descartados laboratorialmente e outros 65 aguardam resultados laboratorial das amostras enviadas ao Lacen, em Salvador.



Brumado tem 237 casos suspeitos do novo coronavírus, diz boletim da Sesau desta terça (31)

Foto: Divulgação

Brumado tem 237 casos suspeitos de novo coronavírus, conforme balanço da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) publicado no fim da tarde desta terça-feira (31). Até o momento, o município contabiliza três casos confirmados para Covid-19, seis aguardando resultado e oito foram descartados. Os casos notificados são aqueles em que a pessoa apresentou sintomas da doença e que podem ser um potencial suspeito. O primeiro caso confirmado foi registrado em uma mulher de 35 anos, que fez um voo de Belo Horizonte a Vitória da Conquista. O segundo paciente é uma criança com idade não revelada. A terceira paciente, é uma médica que atende nos municípios de Brumado e Caetité. 

 



Brumado: Mais dois exames testam 'positivo' para coronavírus no município; sobe para três o número de casos

Foto: 97NEWS

No início da tarde desta terça-feira (31), a Secretaria Municipal de Saúde de Brumado confirmou mais dois casos de coronavírus. Com isso, sobe para três os casos confirmados do Covid-19 no município. Segundo o secretário de saúde, Claudio Feres, trata-se de uma médica que atende na Unidade Básica de Saúde (UBS), do Caic. Nos exames feitos no Lacen de Salvador, ela testou positivo. A profissional é a mesma que atende na UPA 24h do município de Caetité. De acordo com o secretário, a médica atendeu na UBS de Brumado nos dias 16, 17, 18, 19 e 23 de março. “Depois do dia 23 a profissional não mais atendeu na unidade básica de saúde, pois ela já estava em isolamento domiciliar”, disse Feres. Conforme o secretário, o momento é de muita calma e respeito. “É uma grande profissional. O vírus está aí e qualquer pessoa pode pegar. É inevitável, todos um dia vai ter contato com o vírus. Ainda não sabemos como ela pegou o vírus e qual local”, disse. O segundo caso, é de um paciente que teve contato com o primeiro caso já confirmado na cidade, outra mulher de 35 anos que esteve em um voo de Belo Horizonte a Vitória da Conquista.



Médica de Brumado que atende na UPA de Caetité testa positivo para o Covid-19

Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde de Caetité, divulgou nesta terça-feira (31), que uma médica plantonista da UPA 24h teve resultado positivo para o novo coronavírus (Covid-19). Residente na cidade de Brumado, a médica realizou plantão médico na UPA de Caetité do dia 20 para 21 de março e a manifestação de sintomas ocorreu no dia 23. Diante do fato a Sesau do município está adotando as medidas emergenciais necessárias de higienização sanitária, monitoramento dos funcionários, identificação e monitoramento dos pacientes atendidos pela médica, dentre outros. Segundo a Secretaria do município, todos os pacientes atendidos entre o 20 e 21 de março, devem permanecer em isolamento para que sejam monitoradas e recebam as informações necessárias. "Reitera-se a importância do isolamento social para conter a proliferação do vírus, e a Prefeitura está adotando todas as medidas recomendadas pelas autoridades em saúde para enfrentamento da crise. Desse modo, é necessário que sejamos mais rígidos ainda com as medidas de contenção da Covid-19", escreve na nota a Prefeitura de Caetité.



RHI Magnesita fará doação de máscaras para o Hospital PMN de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

No comabte ao coronavírus (Covid-19), a mineradora RHI Magnesita em nota, declarou que está preparando a doação de mais de 2.500 máscaras para o Hospital Municipal de Brumado. “Essa pandemia que estamos vivendo atinge todos os indivíduos, nossos funcionários, nossos clientes e nossas comunidades. Por isso, a RHI Magnesita decidiu adaptar o apoio às comunidades, focando seus recursos neste momento no combate ao vírus”, afirmou o presidente na América do Sul, Francisco Carrara ao site 97NEWS. Além das medidas para ajuda externa, segundo a empresa, ela tem adotado uma série de ações internas para minimizar a possibilidade de transmissão entre seus funcionários e familiares. "A empresa criou um Comitê Gestor para a América do Sul que define as medidas que devem ser criadas ou intensificadas, visando minimizar o risco de transmissão do vírus", diz a nota. De acordo com a RHI, a empresa ajustou a operação de suas fábricas às medidas de prevenção comunicadas pelo Ministério da Saúde e orientadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). "Foram implantadas novas rotinas e um protocolo alinhado às orientações dos órgãos de saúde", diz o texto.



Jovem Aprendiz dos Correios: inscrições começam nesta terça-feira (31)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os Correios iniciam, nesta terça-feira (31), as inscrições para o Programa Jovem Aprendiz. São 4.462 vagas, mais a formação de cadastro reserva, disponíveis em todo o território nacional. Para participar, é preciso ter entre 14 e 22 anos de idade completos; cursar, no mínimo, o 6º (sexto) ano do Ensino Fundamental; estar matriculado e frequentando a escola, além de não ter sido contratado anteriormente como jovem aprendiz dos Correios e/ou ter mantido vínculo empregatício com a empresa, dentre outros requisitos. Os jovens selecionados terão uma jornada semanal de 20 horas, receberão o salário mínimo-hora no valor de R$ 490,83, além de vale-transporte, vale-refeição ou alimentação e uniforme. Do total das vagas, 10% serão destinadas aos candidatos na condição de pessoa com deficiência e 20% aos que se declararem negros e pardos. A seleção será simplificada, realizada por meio de comprovação de requisitos referentes à renda familiar, idade na inscrição, tipo de instituição de ensino onde estuda e participação em projetos sociais, a partir de pontuação detalhada no edital. As inscrições estão abertas até o dia 30 de abril. (Clique aqui e saiba mais)



Caetité: Motorista perde controle de carro e capota em trecho urbano da BR-030

Foto: Reprodução l Radar 030

Um motorista que não teve a identidade revelada, percorria o trecho urbano da BR-030 em Caetité, logo na entrada da cidade, quando perdeu o controle de uma picape S-10 que conduzia, vindo a sair da pista e capotar. Segundo o site Radar 030, o acidente aconteceu por volta das 14hs de segunda-feira (30). O condutor do carro não sofreu ferimentos. A Polícia Militar esteve no local e registrou a ocorrência. O carro foi retirado da via com a ajuda de um quincho.

 



Brumado: Hotel têm alvará de funcionamento cassado após descumprir decreto da prefeitura

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um hotel que funcionava em Brumado, foi interditado e teve o alvará de funcionamento cassado, na última segunda-feira (30), após descumprir decreto da prefeitura que suspende o funcionamento desse tipo de estabelecimento, como medida ao novo coronavírus. O caso ocorreu no bairro Novo Brumado. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), essa foi a segunda vez que o estabelecimento foi notificado pelos agentes de fiscalização, quando identificaram que o hotel funcionava normalmente. Desde o dia 21 de março deste ano, todos os estabelecimentos não essenciais, incluindo hotéis, lojas, igrejas e centros religiosos, estão fechados por meio do decreto (Nº 5.246) que endossa as medidas de combate a pandemia da Covid-19. A previsão é que o decreto encerre no dia 18 de abril. 

Foto: ilustrativa

Por isso, como medida a descumprimento, o estabelecimento que descumprir as recomendações perdem a autorização municipal de funcionamento. "O objetivo dos fiscais é orientar, e a maioria está obedecendo o decreto, mas, infelizmente tivemos um alvará cassado pelo fato do dono ser notificado pela segunda vez. Mas não é esse o nosso objetivo, não é essa a intenção da prefeitura. Queremos manter um diálogo e manter uma relação da melhor forma possível com os comerciantes", comenta Claudio Feres que ainda completou que sabe das dificuldades financeiras das empresas neste momento. "Sabemos da dificuldade, mas nós também precisamos preservar vidas", ressalta Feres. Até a manhã desta terça-feira (31), Brumado já havia ultrapassado 219 casos suspeitos de coronavírus. Até o momento, 5 casos foram descartados, 8 aguardam resultado e houve um caso confirmado. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas de segunda-feira (30). 



Defensoria Pública da Bahia lança canal para receber denúncias de falta de água

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Defensoria Pública (DP) da Bahia criou um formulário exclusivo para receber denúncias de falta de água em todo o estado. A Defensoria lembra que o acesso à água é um direito básico para todas as pessoas, ainda mais em tempos de pandemia do coronavírus. No formulário, que pode ser acessado na internet, a população poderá fornecer informações como se o local sofre com problema de desabastecimento frequentemente, se há tubulação para água encanada, o período com ausência de água, dentre outros dados pessoais. De acordo com a DP, o objetivo é mapear quais locais estão passando por falta de abastecimento no estado, e a partir dai, a Defensoria poderá adotar medidas para resguardar de forma mais eficiente o direito da população. Na semana passada, a Defensoria já havia feito recomendação tanto para a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) quanto para a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) a fim de que não suspendam o fornecimento de água e energia para a população no caso de inadimplemento durante a pandemia do coronavírus. A minuta propõe o impedimento de aumento de preços de produtos ou serviços sem justa causa, assim como proíbe o corte do fornecimento de água, tratamento de esgoto, fornecimento de energia elétrica no período de duração do Plano Estadual de Contingência para o Enfrentamento do Novo Coronavírus. (Veja o link)

 



Álcool gel, máscaras e termômetros começam a desaparecer de farmácias em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após a confirmação de um caso de uma mulher de 35 anos infectada com coronavírus em Brumado, as farmácias da cidade começaram a registrar uma corrida por álcool gel e máscaras médicas descartáveis. Muitas das lojas consultadas na Capital do Minério já estão com os itens em falta. O gerente de uma farmácia na Av. Antônio Mourão Guimarães, diz que, desde o dia 20 deste mês não tem mais álcool em gel, e a busca por máscaras subiu 70%, quando o caso foi confirmado. "Acabamos com nosso estoque e ainda não conseguimos repor", diz. Outro item bastante procurado por lá são os termômetros. Em uma semana, foram vendidos várias unidades de equipamentos digitais de medição. Em relação às máscaras, a reportagem consultou cinco farmácias espalhadas pela cidade. Em todas elas o produto já estava esgotado. "Aqui, está em falta há algumas semanas. Tivemos que colocar um aviso na frente informando a falta de álcool e máscaras", afirma um funcionário de uma loja na Rua Coronel Tibério Meira. Em supermercados, os frascos de 1 litro de álcool etílico de 70°, ainda podem ser encontrados pelo valor de R$ 8,00. "A procura subiu muito nestes dias por causa dessa história do coronavírus", disse o dono de um supermercado na Av. Centenário. Algumas farmácias do centro comercial, os clientes encontraram o álcool em gel, mas reclamaram bastante do preço. A unidade de 400g por exemplo, era vendida antes do Covid-19 pelo valor de R$ 11,90. Hoje, nas poucas farmácias que ainda possuem o produto, o valor chega a R$ 17,00. Os donos dos estabelecimentos alegam que o produto subiu nas fábricas, tanto que na comparação entre o mês de março (até o dia 25) com o mesmo período do ano passado, houve uma elevação de 150% nas vendas de álcool gel. Em relação às máscaras, o aumento foi de apenas 10%.



Brumado: Caminhada em alusão ao 'Dia Internacional da Síndrome de Down' foi adiada por conta do coronavírus

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Comemorado sempre no dia 21 de março, o "Dia Internacional da Síndrome de Down" não pode ser realizada este ano em várias partes do Brasil, e em Brumado. Segundo os organizadores, com a pandemia do Covid-19 que assusta o Mundo, o evento teve que ser adiado para uma outra data que ainda será maracada, atendendo as recomendações das autoridades de saúde. A caminhada que é realizada todos os anos na Capital do Minério sai da Rua Aureliano de Carvalho, passa por algumas vias do centro, e termina na Praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura). O evento é uma iniciativa de Janaina Claudia, mãe de Alice Ester, com o apoio de outros familiares que também tem filhos com Down. A síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, ocorre devido à presença parcial ou integral de uma terceira cópia do cromossomo 21, ao invés de duas cópias, como ocorre com os demais indivíduos. Trata-se de uma ocorrência genética que acontece em cerca de um a cada 700 nascimentos.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Brumado: Cesta básica fica mais cara devido a pandemia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O preço da cesta básica aumentou em 13% na Bahia. Contabilizando os três primeiros meses de 2020, o Estado teve o maior aumento do país. Os dados foram divulgados na segunda-feira pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O grupo de produtos básicos estão entre R$ 408,06 e R$ 600,00. Com base na cesta mais cara, o Dieese estima que o valor do salário-mínimo necessário, em março de 2020, deveria ser de R$ 4.483,20 ou 4,29 vezes o mínimo atua, de R$ 1.045. Em fevereiro, deveria ter sido de R$ 4.366,51, correspondente a 4,18 vezes o piso em vigor. Já em março de 2019, o valor era de R$ 4.277,04 ou 4,29 vezes o salário vigente de R$ 998,00. Em Brumado, ainda é possível encontrar uma cesta básica com itens simples como: 500g de café; 02 kg de arroz; 02 kg de feijão; 01 kg de farinha; 02 kg de açúcar; 01 kg de sal; 01 lata de óleo de soja; 500g de macarrão; 01 pc de bolacha e 02 cremes dentais pelo valor de R$ 80,00. Mas, quando essa quantidade passa para uma cesta completa, com produtos de higiene, carnes e frios, a média é de R$ 600,00 no fim do mês. Para a dona de casa, Ângela Augusta que depende da renda do marido que trabalha em uma mineradora da cidade, entre os itens que mais sofreu o reajuste estão o leite, materiais de limpeza e a carne bovina. "No início do ano já sofremos com o preço da carne, e agora com o coronavírus os preços subiram de mais. Os materiais de higiene estão lá em cima. Neste momento só estou comprando o essencial, ninguém sabe até quando vamos viver essa crise na saúde", comentou preocupada a dona de casa. 



Auxílio de R$ 600 a informais poderá ser sacado em lotéricas, Correios e Caixa

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, disse na segunda-feira (30) que o auxílio de R$ 600 que o governo pagará a informais poderá ser sacado nas agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, casas lotéricas e agências dos Correios. A medida faz parte do pacote para reduzir os efeitos da crise do coronavírus. O projeto de lei que autoriza o auxílio emergencial foi votado na segunda-feira pelo Senado, após já ter tido aval da Câmara. Onyx explicou que, após a aprovação do texto, o governo ainda precisa cumprir três etapas: sanção presidencial, decreto para regulamentar os saques e edição de uma medida provisória (MP) para liberar os recursos do Orçamento. Segundo Onyx, o governo criará um sistema para fazer com que o dinheiro chegue a beneficiários que não estão em cadastros públicos. Hoje, de acordo com o ministro, existem 75,1 milhões de pessoas no Cadastro Único (CadÚnico). Desse universo, 60 milhões têm CPF -- número que deve subir para 65 milhões até abril. Onyx afirmou ainda que haverá uma “solução tecnológica” para encontrar os trabalhadores completamente informais, que não têm nenhum tipo de registro. O ministro não detalhou, no entanto, como será esse novo sistema. Em outra frente, o governo ainda terá que definir como será o pagamento dos microempreendedores individuais (MEI), que também serão beneficiados pela medida.



Brumado: Operadora Vivo apresenta falhas e deixa milhares de clientes sem sinal

Foto: Luciano Santos l 97News

Na segunda-feira (30), clientes da operadora de telefonia Vivo em contato com a Redação do 97NEWS reclamou de falhas nos serviços prestados pela empresa em Brumado. Os clientes informaram que ficaram impossibilitados de efetuar ligações ou acessar a internet por meio de aparelhos celulares desde as primeiras horas do dia. A nossa reportagem ficou impossibilitada de efetuar ligações para órgãos, porque simplesmente dava ocupado e não completa a ligação. A Vivo é a operadora com maior número de clientes cadastrados no município. Usurários da Claro, Oi e Tim não relataram problemas.



Brumado: Com medo do coronavírus, homem mantem esposa em carcere privado no 'Arrecifinho'

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Após denúncia anônima, policiais da 34ª CIPM se deslocaram até a comunidade de Arrecifinho, zona rural de Brumado, onde um homem armado estaria mantendo uma mulher em cárcere. Segundo a PM, na localidade, a guarnição foi levada até a residência por familiares da vítima. Ao se aproximarem da residência, os militares foram recebidos pelo acusado, que tentou atirar contra a guarnição, mas a arma falhou, e o mesmo teve de ser contido pelos policiais. Conforme a Polícia, a arma foi apreendida e o acusado conduzido para a Delegacia de Brumado, onde o fato foi registrado.

 



Brumado: Após declarações de secretária e cobrança da população, Câmara repassa R$ 100 mil para compra de cestas básicas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após o episódio em que a Secretária de Educação, Edineia Ataide, usando as redes sociais, comunicou a redução de 50% nos salários dos secretários e do próprio gestor municipal, Eduardo Vasconcelos (PSB), na qual ela fez críticas aos vereadores, por não adotarem a mesma medida. Na postagem, feita no dia 25 deste mês, Edneia provocou o poder legislativo a se manifestar acerca do caso. “Aos nobres vereadores, que tanto cobram atitudes da nossa parte, chegou a hora de seguir o nosso exemplo”, publicou. Ela também questionou o que os parlamentares da capital do minério irão fazer para a população. “Mas surge a pergunta: E os vereadores? O que farão pela população brumadense?”. finalizou a publicação. No dia seguinte, o presidente da Câmara, o vereador Leonardo Vasconcelos rebateu as declarações da secretária e classificou como “irresponsável”. “A quem interessa esse discurso? Num momento crítico em que estamos passando por conta da pandemia do coronavírus, a secretária de educação vem com uma declaração irresponsável, de provocação, de politicagem baixa entre o poder legislativo e executivo”, disse o presidente da casa. 

Foto: Divulgação

Seis dias depois, as declarações da secretária surtiu efeito, isso porque nesta segunda-feira (30), a Câmara resolveu repassar um cheque no valor de R$ 100 mil ao poder executivo para o combate ao novo coronavírus (Covid-19). O valor será usado para a compra de cestas básicas, especialmente para os que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O cheque foi entregue ao secretário municipal de administração e finanças, João Nolasco. Calculando o valor atual de uma cesta básica na Bahia, que é de R$ 65,00, com o montante, é possível comprar cerca de 1.500 cestas básicas. A medida vai amenizar as necessidades daqueles que neste momento não tem o que comer, devido o fechamento do comércio local. E muitas dessas famílias, dependem do comércio informal para ter um valor mensal na renda familiar.



Novo boletim, aponta Brumado com 219 casos suspeitos de Covid-19

Foto: Divulgação

Um novo boletim divulgado no final da tarde desta segunda-feira (30) pela secretaria de saúde do município, aponta Brumado com 219 casos suspeitos de Covid-19, o novo coronavírus. De acordo com o boletim, 01 caso já foi confirmado, 05 descartados e 08 estão aguardando resultado do Laboratório Central (Lacen) de Salvador. A secretaria pede a participação popular para conter o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar. A Bahia registra 176 casos confirmados de Covid-19, o que representa 4,3% do total de casos notificados. Até o momento, 1.393 casos foram descartados e houve um óbito confirmado no último sábado (28). Trata-se de paciente do sexo masculino, 74 anos, residente em Salvador, que estava internado em hospital da rede privada, com comorbidades associadas. Ao todo, 17 pessoas estão curadas e 18 encontram-se internadas, sendo 8 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).