ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Grandes partidas das quartas de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa

Mulher com bebê no colo é empurrada de carro em movimento na Bahia; ex-companheiro é suspeito

Mãe posta nude em grupo de Whatsapp da escola do filho

Adolescente de Brumado morre afogado em lagoa da zona rural de Tanhaçu

Saúde vai integrar dados sobre acidentes, lesões e violência no país

Receita já recebeu mais de 1,86 milhão de declarações do IRPF 2024

Ministério da Agricultura manda recolher dez marcas de azeite

'Dom Brasílio Folia 2024': Léo Santana e Vitor Fernandes são atrações confirmadas para o evento

Aracatu: PM localiza desmanche de motocicletas e prende 5 pessoas

Ação resgata mulheres de falso centro terapêutico de pastores na Bahia

MP denuncia e Justiça mantém prisão de 4 envolvidos em esquema de venda de CNH no interior da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Agência de publicidade assina contratos com CBF que totalizam quase R$ 1,5 bilhão

Mulher é presa após incendiar casa de ex-companheiro em Jacobina



BUSCA PELO ARQUIVO "08/2020"

Moradores do bairro Irmã Dulce reformam quadra por conta própria e lançam Projeto Social para afastar jovens das drogas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Cansados de esperar pelo Poder Público, moradores do bairro Irmã Dulce, em Brumado, restauraram por conta própria, a quadra de esportes. A reforma foi feita para evitar que um projeto de capoeira e futsal que atende cerca de 60 crianças da comunidade deixasse de funcionar por falta de espaço adequado. A iniciativa partiu da própria população, com a colaboração de comerciantes e membros religiosos. Para o capoeirista Rafael Almeida, que ministra aulas no projeto social Viva +, o objetivo é afastar os jovens da periferia do mundo das drogas. “O projeto nasceu no coração de três jovens por causa da grande taxa de mortes no município. A maioria por envolvimento com o tráfico. A gente perdeu muitos amigos para essa vida errada. Nesses bairros mais afastados a gente vê muitas crianças na rua, sem nenhuma atividade. A gente usa o esporte como uma forma de levar cultura, educação e lazer para as crianças”, destacou. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Segundo ele, a receptividade dos moradores do bairro tem sido alta, bem como os resultados têm sido significativos. “Não tivemos nenhum apoio da iniciativa pública. É difícil conseguir apoio dos empresários porque se trata de um bairro de periferia. Nosso apoio maior é dos moradores”, pontuou. Os moradores da quadra contribuíram da maneira que podiam. Alguns participaram da 'vaquinha' para a compra de tintas e pincéis, outros colaboram com mão de obra e com a limpeza do local. Além da capoeira, campeonatos de futebol fazem parte do projeto social que está retornando aos poucos devido a pandemia.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Motociclista quase tem pescoço cortado por linha com cerol na zona rural de Brumado

Foto: Leitor l 97NEWS

Uma motociclista ficou ferida após quase ter o pescoço cortado por uma linha com cerol, na comunidade de Umburanas, zona rural de Brumado, na última sexta-feira (28). Em entrevista ao 97NEWS, Adriele Teixeira, que sofreu o acidente disse que trafegava pela estrada vicinal próximo à um campo de futebol, quando teve o pescoço arranhado pela linha. "E sai da Fazenda Caldeirãozinho, local onde eu moro por volta 17 horas para buscar minha mãe de moto, que estava na casa da minha avó, quando na estrada perto do campo, que fica no povoado de Umburanas, senti uma linha de pipa no meu pescoço e freei bruscamente, vindo a cair no solo. Como não estava correndo, por sorte não aconteceu o pior comigo", afirma Adriele. Segundo ela, no local há uma grande concentração de jovens soltando pipa. "Estão achando que é férias, mas não é. Ficam colocando a vida de outras pessoas em risco por pipa", diz a moradora. Ela mandou uma foto a nossa Redação. Na imagem é possível ver onde a linha atingiu o pescoço dela. "Olha que um linha de pipa faz. Vamos se conscientizar. Todos que soltam suas pipas e aqueles que andam de moto, sempre é bom a vareta na moto. Salva vidas. Nesta foi Deus que me salvou", relatou a motociclista que ainda completou dizendo, "deixo aqui um alerta para o que aconteceu comigo, que sirva de alerta e, não aconteça mais com outras pessoas", disse Adriele Teixeira.



Conquista: Quase 4 mil casos de dengue foram registrados no município

Foto: Divulgação

Desde o mês de janeiro até o dia 28 de agosto, o Centro de Controle de Endemias notificou 7.853 casos suspeitos de uma das arboviroses -- Dengue, Zika e Chikungunya. Até o momento, 3.916 pessoas tiveram diagnóstico positivo para uma dessas doenças no município. O boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (31), mostra que o pico de casos no município ocorreu entre os meses de abril e maio, e a partir do mês de junho, o número de notificações vem diminuindo gradativamente. Neste mês de agosto, foram registradas 107 notificações de casos suspeitos de dengue, 23 de chikungunya e cinco de zika. O município reforça que o aumento dos números de notificações e confirmações dos casos nos últimos boletins epidemiológicos, está relacionado à constante atualização dos dados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) com notificações feitas nos meses anteriores e não representa a realidade do cenário epidemiológico atual do município. Além disso, as amostras dos pacientes notificados são enviadas para análise laboratorial ao Lacen Estadual e os resultados estão sendo recebidos em um prazo de, em média, 60 dias, justificado pelo cenário de pandemia da Covid-19 e também um aumento expressivo de casos de arboviroses em toda Bahia, o que acaba sobrecarregando o trabalho de análises. 

Foto: Divulgação

Com isso, os casos notificados em Conquista nos meses anteriores estão sendo concluídos agora com o desfecho laboratorial desses pacientes que já aguardavam resultado. Conforme a administração municipal, até o momento, foram notificados no município 6.188 casos suspeitos de dengue, sendo 3.835 confirmados e 1.564 descartados. Outros 584 casos apresentaram resultado inconclusivo em relação à doença, 203 aguardam resultado de exame laboratorial e dois pacientes foram a óbitos por dengue grave hemorrágica. Com relação a Zika, já são 950 notificações de casos suspeitos, sendo que 32 tiveram confirmação laboratorial e 117 descartados. Ainda aguardam resultado laboratorial 87 pacientes notificados e 714 apresentaram diagnóstico inconclusivo para a doença. Os casos de Chikungunia, 715 pessoas foram notificadas com suspeita da doença. 49 delas apresentaram resultado laboratorial positivo para a doença e outros 666 seguem aguardando o resultado laboratorial.



Bahia registra 665 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Foto: 97NEWS

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 665 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,3%) e 1.230 curados (+0,5%). Dos 256.727 casos confirmados desde o início da pandemia, 240.697 já são considerados curados e 10.633 encontram-se ativos. Os casos confirmados ocorreram em 415 municípios baianos. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 477.174 casos descartados e 83.499 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira (31). Na Bahia, 22.676 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 53 óbitos que ocorreram em diversas datas. 



Papa Francisco doa equipamentos ao Brasil para tratar a covid-19

Foto: Reprodução

O papa Francisco doou 18 respiradores e seis aparelhos de ultrassom portáteis a unidades hospitalares do Brasil, para o tratamento e terapia intensiva de pacientes e contaminados pela covid-19. No Rio de Janeiro, o Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF), recebeu quatro ventiladores e um ecógrafo, um tipo de ultrassom portátil. Os equipamentos foram enviados ao Brasil pelo papa Francisco por meio de uma parceria da Santa Sé com a empresa Hope Onlus Association, especializada no setor. O Hospital São Francisco na Providência de Deus, o único a receber a doação dos aparelhos no Rio de Janeiro, já era conhecido do papa, que, em 2013, durante a Jornada Mundial da Juventude, visitou a unidade. Atualmente, 15 pacientes diagnósticos com a doença estão em tratamento no HSF, sendo nove no CTI e os outros em leitos de internação.



RotSat recupera mais um veículo furtado

Foto: Divulgação

Com a excelente experiência de suporte e qualidade na área de rastreamento e monitoramento veicular e a crescente frota de clientes, a RotSat vem acumulando vários veículos recuperados de forma precisa após roubos e furtos. Desta feita, na noite da última segunda-feira (30), foi recuperado mais um veículo com rastreamento RotSat. Uma picape Strada Freedon na cor branca, que havia sido furtada na região de Gandú (BA). Após o crime, os indivíduos seguiram para a cidade de Ibirapitanga (BA), a polícia foi acionada e posteriormente o veículo rastreado foi localizado e já se encontra a serviço do proprietário. Mostrando assim, a eficiência da Central de Monitoramento 24 horas da RotSat aos clientes de Vitória da Conquista, Brumado e Região. "A recuperação e pronta resposta aconteceu graças ao bom relacionamento com as companhias da Polícia Militar. Com isso, deixamos o cliente muito satisfeito", afirmou a empresa. Informações pelo 77 9.9990-3048 ou acesse o site e conheça mais: www.rotsat.com.br

 



Eleições 2020: Votação começará mais cedo e terá horário preferencial para idosos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O intuito é garantir mais tempo para que eleitores votem com segurança, além de reduzir a possibilidade de aglomeração nos locais de votação. O horário nas eleições municipais de 2020 foi ampliado em uma hora, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por causa da pandemia da Covid-19. O intuito é garantir mais tempo para que eleitores votem com segurança, além de reduzir a possibilidade de aglomeração nos locais de votação. Agora, o horário será das 7h às 17h no primeiro turno, marcado para o dia 15 de novembro. Onde for necessário, o horário também vai valer para o segundo turno, no dia 29 de novembro. Das 7h às 10h será preferencial para pessoas acima de 60 anos, que fazem parte do grupo de risco para o coronavírus. 



PRF apreende 66 filhotes de cachorro em porta-malas de carro

Foto: Divulgação l PRF

A polícia rodoviária federal (PRF) apreendeu 66 filhotes de cachorro, na tarde da última sexta-feira (29), após receber uma denúncia de que um homem havia descartado 03 filhotes na região do município de Itaberaba. Imediatamente, a equipe saiu em busca do veículo, um GM/Prisma, localizado no KM 250 da BR-242. No veículo, conduzido por um homem de 56 anos, os agentes federais encontraram 63 filhotes de cachorro da raça Shih Tzu, amontoados em 13 caixas plásticas e uma de papelão. As caixas com os filhotes estavam distribuídas no banco dianteiro, banco traseiro e porta-malas do veículos. Eles estavam debilitados, aparentando desidratação e fraqueza, segundo a PRF. O condutor confirmou que havia descartado 03 animais no percurso, e apresentou algumas cadernetas de vacinação, alegando serem dos animais que transportava. Ainda, entregou aos policiais uma cópia de um “Atestado Sanitário para o Trânsito de Cães e Gatos”, mas não soube informar onde se encontrava o documento original. Ele informou que vinha com os animais desde Goiânia(GO) e comercializaria em Petshops em Salvador (BA), Recife e Petrolina (PE). A situação degradante em que se encontravam os animais se enquadrava no crime de em maus tratos de animal doméstico, previsto na Lei Ambiental. Foi lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência, e os animais foram encaminhados para o órgão ambiental competente para cuidados e demais providências cabíveis.



Brumado: Boletim de domingo (30) aponta queda nos casos ativos de coronavírus

Foto: Divulgação

No boletim de domingo (30), o município de Brumado registrou uma queda nos casos ativos da Covid-19, o novo coronavírus. Nas últimas 24 horas, 15 pessoas foram curadas da doença. No total, a cidade registra 867 casos confirmados da Covid-19. O número representa 23,11% do total de 3753 notificações. Entre os diagnósticos: 9 internações, 9 óbitos, 63 pacientes em tratamento e 795 recuperados. No momento, 55 ainda aguardam resultado laboratorial e 1417 já foram descartados. 



Intermunicipal 2020 pode não acontecer por causa da pandemia

Foto: Arquivo l 97NEWS

Uma das principais competições de futebol amador do Brasil, o Intermunicipal pode não acontecer nesta temporada por causa da pandemia do coronavírus. Segundo o site Bahia Notícias, algumas Ligas já desistiram de disputar o certame. Uma reunião entre a Federação Bahiana de Futebol (FBF) e representantes das Ligas deve ocorrer nos próximos dias para definir a situação do Intermunicipal. A FBF já tem um protocolo definido, caso as Ligas optem pela realização da competição. A medida inclui testagem no elenco, comissão técnica e funcionários. Assim como no futebol profissional, os jogos não contarão com a presença da torcida. O Intermunicipal foi criado em 1946 e contribuiu para a profissionalização de vários atletas como Bobô, Júnior Nagata, Edílson Capetinha, Neto Berola e Liedson.



Bahia: Moradores relatam susto com tremores no interior; veja os vídeos

Foto: Reprodução l Vídeo

Moradores da cidade de Mutuípe, relataram "susto" ao sentir uma sequência de tremores que atingiram a região na manhã de domingo (30). Os tremores foram registrados pelo Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo) e atingiram magnitudes de 4.2 e 3.7 na escala Richter, na cidade de Amargosa. Não há registro de feridos. Os tremores de domingo foram sentidos em ao menos 19 cidades como, Santo Antônio de Jesus; Nazaré das farinhas; São Miguel das Matas; Amargosa; Laje; Valença; Mutuípe; Itatim; Elísio Medrado; Jaguaripe; Cruz das almas; Camamu; Jequiriça; Cachoeira; Conceição do Almeida; Gandú; Wenceslau Guimarães; Varzedo e Dom Macedo. Geofísicos apontam que provavelmente foi uma falha geológica em atividade, um alimento de pressão e os esforços nessa região que provocaram isso. Na geologia, isso ocorre com natureza, o grande problema é saber onde e quando isso pode ocorrer. Imagens divulgadas até o momento mostram que o município de São Miguel das Matas foi um dos que sentiu os tremores de terra registrados no domingo (30) de maneira mais intensa. A gestão, que está fazendo o levantamento das residências afetadas pelo abalo sísmico, aponta que mais de 50 casas na zona rural apresentaram rachaduras após o fenômeno.

 



Nas últimas 24 horas, Brumado registrou 27 novos casos da Covid-19; 9 pacientes estão hospitalizados

Foto: Divulgação

No sábado (29), o município de Brumado registrou 867 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 23,31% do total de 3721 notificações. Entre os diagnósticos: 9 internações, 9 óbitos, 78 pacientes em tratamento e 780 recuperados. No momento, 55 ainda aguardam resultado laboratorial e 1417 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Brumado: Justiça nega suspender processo de impeachment contra prefeito Eduardo Vasconcelos

Foto: Luciano Santos l 97News

Na última sexta-feira (28), o juiz Antônio Carlos do Espírito Santo Filho negou um pedido do prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), para suspender o processo de impeachment que tramita na Câmara de Vereadores. O prefeito queria a suspensão do processo alegando que “considerando o atual cenário pandêmico em que se encontra o país e esta comarca e o fato de serem físicos os autos, fatos capazes de ocasionar o cerceamento de sua defesa. Informa que é integrante do grupo de risco para o coronavírus, o que lhe impossibilita de participar das audiências presenciais”. Em sua defesa, a Câmara Municipal pontuou ser contraditório o pedido do prefeito, tendo em vista que ele mesmo expediu diversos decretos sobre a continuidade das atividades administrativas na prefeitura (nº 5.294/2020), bem como sobre a reabertura e funcionamento de diversos tipos de comércio (nºs 5.259/2020, 5.262/2020 e 5266/2020), sob a justificativa de que o alastramento do vírus estaria controlado em Brumado. “Ficou evidenciado que o prefeito Eduardo se utiliza da situação de pandemia vivenciada para se esquivar de ser investigado, fugir do enfrentamento de legítimo processo político-jurídico de autoria da Câmara Municipal”. O magistrado comungou da mesma decisão o Ministério Público Estadual (MPE) que opinou pela denegação do pedido, por vislumbrar, na hipótese, que não ficou demonstrada ilegalidade no processo de cassação de mandato vergastado, aduzindo que não se pode condicionar a tramitação do processo, inclusive a realização de audiências, por tempo indeterminado, qual seja, até o fim da pandemia causada pela Covid-19. Com esta decisão o processo segue normalmente e já nesta segunda-feira (31), durante a sessão legislativa, às 18h30, haverá leitura do voto do relator e prosseguimento das investigações.



Rio de Contas: Incêndio destrói 118 hectares de vegetação; brigadistas debelam o fogo

Foto: Divulgação

Um incêndio atingiu parte de uma área de vegetação do município de Rio de Contas. A área fica perto de um dos pontos turísticos da região: o Pico do Itobira. Segundo Dilsileia Anjos, gestora da Área de Proteção Ambiental (APA) que foi tomada pelas chamas, o fogo destruiu cerca de 118 hectares, o equivalente a 1,18 milhão de metros quadrados ou 240 campos de futebol. As informações são do portal G1. O incêndio foi notado na quarta-feira (26). Brigadistas voluntários, com apoio da gestão da APA e da Secretaria do Meio Ambiente, combateram o fogo que só foi debelado no final da manhã de quinta-feira. Não há detalhes do que tenha provocado as chamas. Na quarta, a ação de combate às chamas ocorreu em uma linha de cerca de 2 km de fogo próximo ao Caiambola, povoado do município. As ações possibilitaram a preservação de áreas importantes do ponto de vista hídrico e ecológico. O combate evitou que os incêndios tomassem proporções maiores e consequências ao meio ambiente. Além disso, a área incendiada fica perto de um dos pontos turísticos da região: o Pico do Itobira. Dilsineia revelou ainda que nos dias 21 e 22 de agosto, ocorreu outro incêndio na área de proteção, mas que não se alastrou e nem foi necessária a atuação dos brigadistas. "Esse outro incêndio foi na área da Serra do Itobira, mas não no pico. A gente não precisou subir, porque houve uma neblina por lá e o fogo se extinguiu", conta a gestora da APA, que explica que 50% da Área de Proteção Ambiental fica em Rio de Contas, e o restante em outros cinco municípios da região: Rio do Pires, Piatã, Abaíra, Jussiape e Érico Cardoso. Segundo Dilsineia, os brigadistas seguem atentos aos possíveis incêndios florestais já que o período é de diminuição das chuvas.



Bahia prorroga até 13 de setembro decreto que proíbe aulas, eventos e aglomerações

Foto: Divulgação

Aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada e eventos com mais de 50 pessoas seguem proibidos em toda a Bahia. O decreto estadual n° 19.586, que determina a proibição das atividades e venceria neste domingo (30), ficará em vigor até o dia 13 de setembro. A prorrogação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (29). O decreto proíbe as atividades que envolvem aglomeração de pessoas, como shows, feiras, apresentações circenses, eventos científicos, passeatas, bem como abertura e funcionamento de zoológicos, museus, teatros, dentre outros. A prorrogação envolve ainda a suspensão do transporte coletivo intermunicipal em diversas cidades baianas com registros recentes (menos de 14 dias) de casos da Covid-19. Continuam suspensas nesses municípios a circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.



SMTT de Brumado busca parceria com Agerba no intuito de fiscalizar transporte clandestino de passageiros

Foto: Luciano Santos l 97News

Com um fluxo alto de passageiros que utilizam do transporte clandestino para entrar na cidade durante a pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Brumado buscou na última semana uma parceria junto a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), no intuito de apertar o cerco e aumentar a  fiscalização nesse tipo de transporte. Algumas ações vem sendo feitas pela SMTT, inclusive com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), mas segundo a superintendência, essa ação acaba que não tendo muito efeito por conta da notificação ao condutor do veículo, que é feito pela a Agerba. O superintendente da SMTT, João Paulo, criticou a falta de diálogo com a Agerba. “Há uma carência muito grande dessa fiscalização por parte da Agerba aqui no nosso município. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e a Polícia Militar (PM) sempre nos dão apoio, mas o contato com a Agerba é quase inexistente e tem coisas que são atribuições da agência. A gente fica refém dessa situação”, criticou. Segundo ele, as denúncias com relação ao transporte clandestino de passageiros são quase diárias na SMTT e o departamento precisa do apoio da agência fiscalizadora para combater a prática ilegal. “Essa parceria entre a SMTT, a Agerba, a PRE e a PM é muito importante para alcançarmos a excelência no serviço”, completou. 

 



Bahia é o 4º estado com mais registros de denúncias de violência contra crianças

Foto: Reprodução

A Bahia foi o quarto estado em número de denúncias de violência contra crianças e adolescentes em 2019 feitas pelo Disque 100. Segundo o Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente, Feira de Santana, está entre as 20 cidades do país com maior número de internações por causa de aborto e violência sexual. De acordo com o conselho, na Bahia, seis crianças ou adolescentes sofreram por dia, entre 2011 e o primeiro semestre de 2018, algum tipo de violência sexual. O estado registrou 16.175 casos no Dique 100. Segundo o G1, só no primeiro semestre deste ano, o estado já registrou 454 denúncias, o que faz com que o estado ocupe o quarto lugar com maior o número absoluto de denúncias feitas pelo disque 100, ficando atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Entre as 20 cidades que mais registraram internações em decorrência de aborto e violência sexual, 17 são capitais e, entre as outras três cidades, está Feira de Santana.



Brumado: 8 pacientes estão hospitalizados com a Covid-19; boletim registra 72 casos ativos

Foto: Divulgação

Na sexta-feira (28), o município de Brumado registrou 840 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 22,73% do total de 3698 notificações. Entre os diagnósticos: 8 internações, 9 óbitos, 72 pacientes em tratamento e 759 recuperados. No momento, 105 ainda aguardam resultado laboratorial e 1379 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Brumado: Famílias apostam em cooperativa e transformam lixo em renda

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Boa parte do lixo que produzimos é reciclável, e quando os recipientes utilizados para o armazenamento estão cheios, logo providenciamos o descarte. A rotina já é tão habitual que o brumadense nem chega a despertar curiosidade sobre o destino daquilo que aparentemente não tem mais utilidade. Mas esse material que jogamos fora todos os dias é o meio de sustento de muitas famílias em Brumado. Reunidos em uma cooperativa, catadores de lixo da "Capital do Minério" recolhem o material reciclável nas residências e também no centro comercial da cidade, como supermercados, lojas e outros estabelecimentos. Criada há quatro anos, os cooperados da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Brumado (Catamarb), trabalham com a seleção do material recolhido. Conseguir renda a partir do lixo é rotina para muitos dos catadores da cidade. “Eu acordo as seis horas da manhã e vou pra rua, separar latinha, garrafa peti e papelão. Aqui consigo receber até R$ 1.200 por mês”, revela Vera Lúcia, de 49 anos. “Aqui é assim, um grupo fica na seleção e outro vai pra rua, cada um tem sua área de atuação”, diz Celiane, outra cooperada. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ela fala do trabalho com muita humildade e orgulho, e conta que dez pessoas trabalham na Catamarb e tiram o sustento do mês na cooperativa. "Aqui nós trabalhamos por produção, quanto mais você produz, mais você recebe. Também tem a carga horária", disse Celiane. De acordo com Vera Lúcia, graças à seleção de material reciclável consegue criar os filhos e pagar as contas. "Pago todo mês as minhas contas, faço as compras no mercado e ainda sobra um troco para guardar", conta sorridente a cooperada. A rotina de trabalho vai de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, com pausa para almoço. A equipe se divide entre a ida às ruas, para recolher o material, e a seleção. “A gente utiliza um carro e os equipamentos cedido pela prefeitura para pegar o lixo nas casas e nos outros locais. Quando chega aqui, descarregamos e separamos papelão, alumínio, vidro, plástico, entre outros”, explica Lúcia.