ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória



BUSCA PELO ARQUIVO "10/2022"

Globo comenta vídeo de jornalistas comemorando vitória de Lula

Foto: Reprodução l Rede Social

A Globo divulgou um comunicado na tarde desta segunda-feira (31) se pronunciando sobre o vídeo em que a redação da emissora aparece comemorando a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo tudo das eleições presidenciais. Em nota, a empresa lamentou que os profissionais tenham se exaltado no ambiente de trabalho. "A Globo lamenta que, no ambiente de trabalho, um pequeno grupo tenha, por alguns instantes, esquecido a necessária e habitual prática de autocontenção, em respeito à norma e aos nossos princípios editoriais", diz comunicado. Em outro trecho, a Globo ressalta que não realiza qualquer intervenção no posicionamento político de seus colaboradores. "A Globo tem cerca de 15 mil colaboradores, entre os quais 1500 profissionais que atuam no jornalismo. A empresa evidentemente não tem nem pretende ter qualquer controle sobre escolhas eleitorais de cada um desses profissionais, nem sobre como manifestam essa preferência em caráter privado", afirma. "É exatamente por meio desses princípios, compartilhados em nossas plataformas, que os brasileiros puderam testemunhar a isenção da cobertura jornalística da Globo ao longo de toda essa campanha”, conclui documento. As informações são do site Bahia Notícias.



Estudantes de direito e advogados visitam instalações do presídio de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na última sexta-feira (28), alunos do curso de Direito e advogados conheceram as instalações do presídio localizado próximo a rodovia BR-030, em Brumado. A visita teve início às 9h, tendo sido concluída às 12h. Eles foram recepcionados pelo diretor do Grupo PAM (Presídio de Administração Moderna), Edmundo Memeri Dumet, que por sua vez realizou palestra explicando acerca das características da cogestão, Estado e Empresa na administração do presídio. "Aqui o interno terá todo os sistema de ressocialização. No nosso sistema, o interno não entra para sair pior do que antes, teremos aulas do ensino fundamental e médio. Além dos cursos de capacitação em parcerias com empresas da cidade", disse o diretor. Ele ainda concluiu dizendo que o "presídio contará com consultório médico e odontológico, farmácia e enfermaria para assistência aos detentos". Os alunos conheceram toda a unidade, ocasião em que visitaram as duas alas do presídio. A visita a unidade prisional foi requisitada pelos discentes, como parte da carga horária da disciplina. Além dos 48 módulos, os alunos também conheceram os setores da cozinha, refeitório, lavanderia, enfermaria, sala de aula, sala da Defensoria Pública e cela intima. Também foi apresentado todo o sistema de segurança que engloba câmeras de última geração e bloqueadores de celular. A visita foi de extrema importância acadêmica uma vez que o debate acerca do tema Sistema Penitenciário é constante entre os discentes. Major Mário Cabral, diretor da unidade prisional destacou que a unidade é uma das mais seguras do Brasil. "A estrutura da unidade conta com guaritas, sentinelas e um canil onde serão abrigados os cães de guarda especialmente treinados para atuar auxiliando os policiais na segurança do local, bem como em eventuais fugas. Além das câmeras que identificam o rosto das pessoas", disse Cabral. O diretor informou ainda que o presídio possui capacidade máxima de 531 presos.

 



Confusão e violência é registrado durante ato em apoio ao PT em Brumado

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Imagens de agressões durante às comemorações aos candidatos Luiz Inácio Lula da Silva e Jerônimo, ambos do Partido dos Trabalhadores, que ocorreu na noite de domingo (30) na Praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura), em Brumado, foram registradas durante a celebração da vitória de Lula e Jerônimo. Grupo de agressores foram flagrados se juntando para bater em alvos que aparentemente estavam sozinhos, em ato de linchamento. Além das brigas que ocorreram. O ato ocorreu depois das 20h e contou ainda com um "paredão de som". Pessoas que estiveram no local presenciaram um jovem sendo agredido próximo à uma grade de ferro. "Foi um empurra empurra, muita gente bêbada. Eles batiam em quem estivesse com a camisa na cor amarela, tive muito medo", relatou uma leitora ao site 97NEWS que preferiu manter sua identidade em sigilo. Outro jovem também foi encontrado caído e com o rosto coberto de sangue próximo ao evento. A Polícia Militar ainda não divulgou o balanço final das ocorrências do final de semana.



Brumado: Prefeitura derruba parte de construção irregular na Av. João Paulo

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na manhã da última sexta-feira (28), equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura, com o uso de uma retroescavadeira, servidores e apoio da Polícia Militar e Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), demoliram parte de uma construção irregular, que estava sendo erguida em cima da calçada pública entre a Avenida João Paulo I e a Travessa Edésio J. da Silva, no bairro Nobre. Segundo o proprietário que não quis se identificar, ele  garantiu que está construindo em seu terreno, estritamente dentro da legalidade. O proprietário estima que o seu prejuízo está em cerca de R$ 10 mil. Engenheiro da prefeitura, Gilton Lélis informou que o proprietário, que não possui alvará, está construindo em cima da calçada. "Ele foi notificado para regularizar sua situação junto à prefeitura e não apresentou nenhuma justificativa. A prefeitura está cumprindo a ordem de demolição por conta de uma invasão feita por ele ao que é público", explicou.



incêndio atinge garagem de empresa de ônibus em Vitória da Conquista

Foto: Reprodução l Rede Social

Um incêndio atingiu veículos estacionados em uma área que pertence a empresa Novo Horizonte, em Vitória da Conquista. As chamas começaram no início da tarde de domingo (30), e equipes de combate a incêndio do 7º GBM de Vitória da Conquista foram acionadas para debela um incêndio. Segundo informações de populares, o incêndio teve início na vegetação do terreno onde ficam alguns caminhões estacionados, se alastrando, em seguida, para a área dos ônibus. Cerca de 85 ônibus foram queimados e 25 preservados. A prefeitura cedeu 7 caminhões pipa para auxiliar no combate às chamas. Após cinco horas, as guarnições conseguiram extinguir o incêndio. 



Na Bahia, Lula vence com 72% dos votos

Foto: Divulgação

Eleito com 50,9% dos votos, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), venceu na Bahia com 72,12% dos votos válidos durante o segundo turno das eleições no Brasil. O resultado foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), às 22h17, com 100% das urnas apuradas. Ao todo, o petista obteve 6.097.815 de votos válidos. O segundo colocado, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), teve 27,88% dos votos, com 2.357.028 votos, segundo o TSE. O desempenho de Lula na Bahia foi o segundo melhor de todo o país, atrás apenas do estado do Piauí, que teve 76,84%. Lula venceu em 415 dos 417 municípios baianos. Ele perdeu em apenas duas cidades, as mesmas onde havia perdido no primeiro turno, em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, e em Buerarema, no baixo sul do estado. Também no segundo turno, a Bahia teve um abstenção geral de 20,49%, com 2 milhões e 310 mil eleitores que deixaram de votar. Votos brancos totalizaram 1,26% (113.101) e nulos 4,06% (363.656).



Promotoria de Barcelona retira acusação contra Neymar

Foto: Reprodução l Getty Images

A Promotoria de Barcelona retirou na última sexta-feira (28) todas as acusações contra Neymar por corrupção e fraude nas supostas irregularidades da transferência para o clube catalão. O jogador havia sido comprado pelo Barcelona junto ao Santos em 2013. Inicialmente, a Promotoria espanhola havia pedido dois anos de prisão e uma multa de 10 milhões de euros contra o atacante brasileiro, que atualmente joga pelo francês PSG. O procurador do caso retirou as acusações "contra todos os réus e por todos os fatos" que estavam sendo processados. Revelado pelo Santos, Neymar jogou no Barcelona entre 2013 e 2017. O atacante disputou 186 partidas e marcou 105 gols. Ele deixou o clube Catalão contratado pelo PSG.



Livramento de Nossa Senhora: Homem é preso após realizar disparos com arma em apoiadores do PT

Foto: Divulgação l 46ª CIPM

Um homem foi preso no município de Livramento de Nossa Senhora após atirar contra apoiadores do Partido dos Trabalhadores (PT), na noite deste domingo (30). Segundo a 46ª CIPM, durante uma carreata que ocorrida na Avenida Deputado Leônidas Cardoso, centro da cidade, o acusado teria efetuado disparos contra os apoiadores. Conforme a PM, durante a ação, uma guarnição se deparou com um indivíduo conduzindo uma pickup Hilux de cor preta, e ao avistar a aproximação da viatura da PM, o suspeito evadiu do local em alta velocidade, onde foi feito o acompanhamento, até a chegada na sua residência, onde o indivíduo abandonou o veículo e entrou na casa, deixando o portão aberto. Ainda segundo a PM, foi feita a incursão no interior do imóvel, e no momento da busca pessoal foi localizado em sua cintura uma pistola taurus.40 municiada. Ainda na residência foi encontrado mais uma espingarda utilizada para caça, e munições. De imediato foi dado voz de prisão, e o indivíduo acompanhou a busca feita no interior do seu veículo, onde foram localizadas mais uma espingarda e uma arma de Airsoft, do tipo simulacro. Todo o material foi recolhido e encaminhado à Delegacia de Polícia de Livramento, para adoção de medidas cabíveis. A arma apreendida pertencente à Polícia Civil do estado de Sergipe, com restrição de furto.

 



Flamengo bate o Atlético-PR e é tri da Libertadores

Foto: Reprodução l Gilvan de Souza l Flamengo

Depois das lágrimas de frustração da derrota em Montevidéu no ano passado, o rubro-negro chorou de felicidade em Guayaquil. Na final contra o Athletico-PR, Gabigol, de novo, decidiu: 1 a 0, com gol marcado, de novo, nos acréscimos - desta vez no primeiro tempo. E a América do Sul é do Flamengo pela terceira vez. O Flamengo se junta a São Paulo, Santos. No primeiro tempo o jogo foi até equilibrado -- até a expulsão de Pedro Henrique --, no fim do primeiro tempo. Quatro minutos depois, aos 49, Gabriel Barbosa completou ótima jogada de Everton Ribeiro, que tabelou com Rodinei. Com um a menos, o Furacão se jogou para frente no meio da segunda etapa e só ameaçou em finalizações de longa distâncias - duas vezes. O fim de jogo premiou a equipe mais forte do futebol brasileiro nos últimos anos. Contra um Athletico que surpreendeu, igualou forças, mas não conseguiu ameaçar depois de jogar com um homem a menos em campo.



Caetité: PRF apreende 50 kg de cocaína e prende dois na BR-330

Foto: Divulgação l PRF

Dois homens foram presos em uma operação que apreendeu 50 quilos de cocaína na manhã de sábado (29) em Caetité. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), policiais fiscalizavam na altura do km 265 da BR-330 quando deram ordem de parada a uma caminhonete, que tinha saído de Anápolis (GO) e tinha como destino Jequié. Os agentes perceberam contradições e nervosismo por parte do motorista e do passageiro e resolveram fazer uma varredura no veículo. Momentos depois, eles encontraram um fundo falso sob a carroceria. Depois do uso de ferramentas, os policiais encontraram cerca de 50 kg de cocaína, o que representou um prejuízo ao narcotráfico superior a R$ 8 milhões, informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia. Os ocupantes, o veículo e a carga foram levados para a delegacia de Guanambi, na mesma região de Caetité.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868 (77) 99956-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



90ª Zona Eleitoral disponibiliza transporte para eleitores com deficiência em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A  90ª Zona Eleitoral, em Brumado, vai disponibilizar transporte para eleitores com deficiência ou com mobilidade reduzida neste domingo (30) para o 2º turno das eleições 2022. De acordo com a justiça eleitoral, neste sentido, os eleitores que se enquadrem em tal condição, e que não disponham de transporte próprio para deslocamento até a sua seção eleitoral, poderão contatar o Cartório Eleitoral através dos telefones (77) 3441-5027 e 99174-0131, das 8 às 16 horas e solicitar o apoio. Ainda de acordo com a justiça eleitoral, os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida possuem prioridade para votar, nos termos da Resolução TSE n° 23.669/2021, de modo que este serviço busca dar efetividade aos direitos de cidadania e participação.



Em novembro, conta de luz vai ter bandeira verde, sem aumento de taxa

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira verde em novembro para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Com a decisão, não haverá cobrança extra na conta de luz pelo sétimo mês seguido. A conta de luz está sem essas taxas desde o fim da bandeira de escassez hídrica, que durou de setembro de 2021 até meados de abril deste ano. Segundo a Aneel, na ocasião, a bandeira verde foi escolhida devido às condições favoráveis de geração de energia. Caso houvesse a instituição das outras bandeiras, a conta de luz refletiria o reajuste de até 64% das bandeiras tarifárias aprovado no fim de junho pela Aneel. Segundo a agência, os aumentos refletiram a inflação e o maior custo das usinas termelétricas neste ano, decorrente do encarecimento do petróleo e do gás natural nos últimos meses.



Fabricante de carros elétricos vai instalar três fábricas na Bahia

Foto: Reprodução

A fabricante de carros elétricos BYD vai instalar três fábricas na Bahia. A empresa irá investir R$ 3 bilhões e gerará 1.200 empregos diretos durante o período de implantação das unidades. As unidades vão produzir chassis de ônibus e caminhões elétricos e veículos de passeio elétricos e híbridos, além de processar lítio e ferro fosfato. O acordo foi assinado pelo Governo do Estado, representado pelo governador Rui Costa e os secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico, José Nunes Soares, e da Fazenda, Manoel Vitório. Já o Diretor Presidente da BYD do Brasil, Tie Li, assinou o protocolo de intenções em nome da empresa.  De acordo com o cronograma, todas as unidades começam a ser implantadas em junho de 2023. Duas delas devem estar concluídas em setembro de 2024, com início da operação em outubro. A terceira tem conclusão prevista para dezembro do mesmo ano, com início de operação em janeiro de 2025.  A contribuição do Estado da Bahia para viabilização do empreendimento inclui a concessão de incentivos fiscais até 31 de dezembro de 2032, de acordo com a legislação tributária estadual. Os benefícios baseiam-se na Lei nº 7.537/99, que institui o Programa Especial de Incentivo ao Setor Automotivo da Bahia (Proauto), e na Lei nº 7.980/2001 e Decreto n.º 8.205/2002, estaduais, que instituem o Programa de Desenvolvimento Industrial e de Integração Econômica (Desenvolve).



Contra Reumatismo Dr. Felipe Leão alerta sobre importância do diagnóstico precoce

Foto: Divulgação

No próximo dia 30 de outubro celebra-se o Dia Nacional da Luta Contra o Reumatismo, que tem como objetivo principal alertar a população em relação a necessidade do seu diagnóstico precoce e tratamento adequado Dr. Felipe Leão, médico da Clínica Mais Vida, ressalta que o reumatismo não é uma doença em si, mas o nome popular que se dá ao conjunto de diferentes doenças que acometem ossos, articulações (“juntas”), cartilagens, músculos, tendões, ligamentos, além de algumas doenças do sistema imunológico. Entre elas artrose, tendinite, bursite, lombalgia, gota, artrite reumatoide, lúpus, osteoartrite e fibromialgia

Os principais sintomas são:

? dores nas articulações, principalmente por mais de seis semanas ? vermelhidão, calor e inchaço nas articulações

? dificuldade para movimentar as articulações ao acordar

? dores ao esticar os braços sobre a cabeça

? dores ao elevar os ombros até tocar o pescoço Identificar a doença precocemente é fundamental para prevenir o seu impacto na qualidade de vida e perda de movimento. No Brasil, mais de 15 milhões de brasileiros sofrem de algum tipo de Reumatismo. Dr. Felipe alerta que as doenças reumáticas têm tratamento. Se tratada de maneira adequada, o paciente reumático pode levar uma vida normal e sem dores, minimizando o risco de incapacidade física. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 9.9956-6868 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Estado da Bahia decreta gratuidade de transporte intermunicipal para eleições

Foto: Luciano Santos l 97News

O Estado da Bahia estabeleceu gratuidade do transporte coletivo intermunicipal rodoviário a entre as 18h deste sábado (29) e as 23h59 do domingo (30). A medida, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado é direcionada ao cidadão que precise se deslocar entre os municípios baianos para ir ao seu domicílio eleitoral votar e dele retornar. De acordo com as regras estabelecidas pelo decreto, para que o eleitor possa utilizar de forma gratuita o serviço público de transporte intermunicipal para a ida ao município onde tem domicílio eleitoral, é necessário apresentar o título de eleitor, o e-título, ou outro documento que comprove o local de votação do usuário, acompanhado de documento que comprove sua identidade. Durante o período estabelecido no decreto, o serviço público de transporte coletivo intermunicipal rodoviário deve operar com toda a frota regularmente disponibilizada em dias úteis. Caberá à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur) e à Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) avaliar a necessidade de linhas especiais para regiões mais distantes dos locais de votação, sendo possível também a utilização, para os mesmos fins, de ônibus escolares e outros veículos públicos.



Faltam 2 dias: tudo o que você precisa saber para votar domingo

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Mais de 156 milhões de eleitores retornam às urnas neste domingo (30) para decidir as Eleições 2022 para decidir quem será o presidente. Na Bahia e em outros onze estados, os eleitores também decidem o novo governador. A votação acontece em 5.570 cidades do país e em 181 localidades no exterior. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) organizou todas as informações necessárias para quem vai votar neste segundo turno: 

Quem vota?

O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com 16 e 17 anos.

Qual o horário de votação?

O horário de votação nas Eleições 2022 foi unificado e, no segundo turno, valem as mesmas regras: é de 8h às 17h do horário de Brasília. Isso significa que cidades em fusos diferentes devem se adequar ao horário da capital federal. Eleitoras e eleitores que estiverem na fila para votar antes das 17h terão seu direito garantido mesmo com o encerramento do horário.

Quais os documentos necessários?

Para votar, é necessário apresentar apenas um documento de identificação oficial com foto. A apresentação do título de eleitor não é obrigatória. Antes de sair de casa, veja se você está levando um dos documentos aceitos. Entre as opções, estão: carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou outro documento de valor legal com foto. Se você está querendo saber se a CNH digital é válida, sim, vale. Também é possível votar com a versão digital do título, obtida no e-Título, aplicativo gratuito da Justiça Eleitoral, caso a sua foto já apareça por lá.

Não votei no primeiro turno. Posso votar no segundo?

Pode. Os eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições deste ano podem votar no segundo turno, mesmo que ainda não tenham justificado a ausência. Isso porque cada turno de votação é uma eleição independente, e o não comparecimento ao primeiro não impede a participação no segundo.

Qual a ordem de votação?

A ordem de votação na urna será: governador, com dois dígitos (onde houver segundo turno para governador); presidente, com dois dígitos (em todo o país) e prefeito, também com dois dígitos (onde houver eleição suplementar).

Como justificar?

Se, no dia do segundo turno, você estiver fora de seu município de votação, deve justificar a ausência às urnas. Lembre-se que isso deve ser feito para todos os turnos a que você não comparecer. A justificativa feita no dia da eleição precisa ocorrer no horário da votação e pode ser solicitada por meio do aplicativo e-Título, ou, excepcionalmente, nos locais de votação, com a entrega do Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE). O formulário pode ser baixado inclusive no site do TSE.



Brumado: Prefeitura e Senai capacitam alunos para o mercado de trabalho

Foto: Divulgação

Em parceria com o Senai, a Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria de Educação, realizou na noite da última segunda-feira (24) a cerimônia de entrega dos diplomas do curso de Refrigeração e Climatização aos alunos concluintes. Na oportunidade, também foi promovida a aula inaugural do curso de Administração. As aulas são ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho. Segundo a prefeitura, o projeto já capacitou várias turmas. 



Brumado: Novo furto de fios de energia é registrado no campo da Vila Presidente Vargas

Foto: Divulgação

Mais um furto de fios de energia foi registrado em equipamento público do município de Brumado. Desta vez, bandidos furtaram os fios de energia do campo da Vila Presidente Vargas, na zona rural, deixando o local às escuras. Segundo a administração municipal, esta já é a terceira ocorrência dessa natureza registrada no local. Há menos de uma semana, criminosos também agiram no Cemitério Municipal Jardim Santa Inês (veja aqui), onde furtaram toda a fiação de energia. Esse tipo de ação danifica os equipamentos públicos e prejudica a comunidade. O crime de roubo ou furto de fios de telecomunicações e energia elétrica prevê pena de reclusão e multa. Conforme a prefeitura, o setor jurídico da administração já está tomando todas as providências necessárias para investigação do crime. Um Boletim de Ocorrência foi registrado na Delegacia local.



28 de outubro - Dia do Servidor Público

Foto: Divulgação l CMB

O Dia do Servidor Público é comemorado no dia 28 de outubro. A data celebra o profissional que atua nos mais diversos setores do Poder Público. O Dia do Servidor Público não é considerado um feriado nacional. No entanto, estados e municípios brasileiros costumam considerar a data como ponto facultativo para os funcionários públicos. São três os principais tipos de serviço público: municipal, estadual e federal. Para ser um servidor público, é preciso participar de um concurso público (processo seletivo) e ser aprovado. Além disso, o servidor público pode ser temporário, a partir de uma nomeação. A celebração tem origem na criação das leis que regem os direitos e deveres dos servidores públicos - Decreto Lei nº 1.713, de 28 de outubro de 1939. A Câmara Municipal de Vereadores de Brumado parabeniza a todos por esse dia importante.