ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória



BUSCA PELO ARQUIVO "10/2023"

Lei que transforma acarajé em patrimônio cultural do Rio de Janeiro revolta baianos

Foto: Divulgação

O governo do Rio de Janeiro divulgou na última semana, que o acarajé se tornaria patrimônio histórico e cultural do estado. Conhecido por ser uma comida típica associada a Bahia, a decisão teve repercussão nas redes sociais, onde baianos questionaram o motivo pelo qual o bolinho de feijão se tornaria "carioca". "Que palhaçada é essa? Acarajé é da Bahia!" e "A produção e a comercialização do acarajé agora são patrimônios de valor histórico e cultural do Estado do Rio de Janeiro. Daqui a pouco o ‘oxe’ vira sudestino", foram algumas das mensagens publicadas por internautas. A criação de uma lei que torna a produção e a comercialização do acarajé patrimônios de valor histórico e cultural do Estado do Rio de Janeiro, na semana passada, não agradou os baianos e tradicionalistas. No domingo (29), a Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares (Abam) publicou uma nota em seu perfil no Instagram. "Embora a associação direta e legítima seja baiana, o acarajé está presente há muito tempo na paisagem do Rio, é uma invenção do povo negro, africano, que está em toda parte do Brasil, tendo grande importância, sobretudo para a população negra local de cada região". A comida típica chegou ao Brasil através dos africanos escravizados e se consolidou no estado mais negro do Brasil, a Bahia. Segundo o site G1, após diversos estudos, em 2004 o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) entendeu que o acarajé é "o alimento emblemático do universo dos saberes e modos de fazer das baianas do tabuleiro". Por isso, o instituto decidiu tornar o ofício das baianas de acarajé em Salvador como patrimônio cultural brasileiro.

 



Homem é preso por desmatar área de 3 hectares na Chapada Diamantina

Foto: Divulgação l PM

Um homem foi preso na segunda-feira (30) em Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, acusado de desmatamento. Segundo a Polícia Militar, foram identificadas quase três hectares de área desmatada em um local a 500 metros de um espaço onde houve uma infração anterior. Com o homem, os policiais apreenderam uma motosserra, um motor a diesel e uma bancada de beneficiamento de madeira. A ação foi feita por uma equipe da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) Lençóis. O homem e o material apreendido foram apresentados na delegacia de Morro do Chapéu. 



Brumado: Bairros Dr. Juracy e Centro recebem recuperação de ruas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Prefeitura Municipal de Brumado por meio de repasses do Governo Federal começou nesta terça-feira, 31 de outubro, a recuperação e pavimentação dos pontos mais afetados pela tempestade ocorrida em 31 de agosto. O repasse do Governo Federal foi no valor de R$1.128.300,55 para financiar as obras. As ações estão focadas, inicialmente, nos bairros Dr. Juracy e o Centro. "Esse esforço conjunto visa a restauração da infraestrutura danificada e oferecer maior segurança e conforto para os moradores", disse em nota a Administração. Segundo a Prefeitura, o repasse do Governo Federal é de apenas 60%, sendo que a gestão municipal está comprometida em completar todos os serviços com recursos próprios. "Nos próximos dias e semanas, a operação Tapa Buraco se estenderá a outras ruas afetadas pela tempestade, garantindo que a cidade de Brumado seja restaurada após esse episódio e continue a prosperar", disse.



Brumado: Por meio de nota, empresa de café diz que novo laudo atende os padrões de qualidade

Foto: Reprodução

Na última sexta-feira (27), o Ministério Público Estadual (MPE) havia ajuizado uma ação civil pública contra a empresa Café Catolés por conta de irregularidades na produção e comercialização de café em Brumado (veja aqui). Segundo o MP, o relatório desenvolvido pelo Instituto Técnico de Análises de Alimentos (ITAAL) constava que havia cerca de 8,8% de impurezas no produto, incluindo cascas e paus, o que estaria em desconformidade com o regulamento do Selo de Pureza Abic, visto que a Instrução Normativa 16/2010 prevê que o percentual máximo em conjunto de impurezas, sedimentos e matérias estranhas permitido no café torrado em grão e no café torrado e moído deve ser de 1,0%. Em nota enviada ao site 97NEWS nesta segunda-feira (30), a empresa Catolés afirmou que realizou um novo laudo no mesmo laboratório, o qual apresentou outro resultado. Segundo o documento que foi emitido nesta segunda-feira, 30 de outubro, a "conclusão das amostras analisadas atende aos padrões de qualidade microscópicas para café torrado e moído, segundo os parâmetros acima (Portaria SDA n° 570/2022 MAPA)". Esses parâmetros mostram que, em novo ensaio foi analisado o seguinte:

L.Q.: Limite de Quantificação N.A.: Não Aplicável VMP: Valor Máximo Permitido

Em outro ensaio, o Instituto Técnico de Análises de Alimentos mostra ausência de "Matérias estranhas" na amostra do café. Por fim, a conclusão da amostra analisada, segundo o laboratório, "atende aos padrões de qualidade microscópicas para café torrado e moído". O lote analisado foi o de nº 064 fabricado no dia 17/10/2023 com validade até 17 de fevereiro de 2024. A análise (veja aqui) foi assinada pelo químico José Simão Pessoa. Na nota a empresa ainda esclarece que: "Desse modo, a Café Catolés reforça o compromisso e respeito aos milhares de clientes-consumidores mantendo sempre a transparência com seu público e trabalhando constantemente para oferecer um produto de máxima qualidade".



PRF prende falso policial com pistola e munições em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação l PRF

Um homem de 37 anos foi preso durante uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) à um ônibus na região de Vitória da Conquista que fazia o itinerário Rio de Janeiro x Salvador. Segundo a PRF, a prisão aconteceu na tarde do último sábado (28). Durante a fiscalização no interior do veículo, os policiais encontraram uma mochila, onde em seu interior havia uma pistola cal. 380, dois carregadores e mais 5 munições. Conforme a PRF, o responsável pela bagagem se identificou como Policial Militar do Rio de Janeiro. Aos alguns minutos de conversa, o homem deu várias versões e informações desencontradas sobre a profissão e identificação pessoal. Ao realizar consultas e contato com a PM do Rio de Janeiro, os policiais descobriram que ele não pertencia ao quadro da corporação. Em seguida, a equipe prendeu o homem que reside na cidade de Catu (BA) e apresentou a ocorrência com todo material apreendido na Polícia Civil para os demais procedimentos. 



Na Turquia, arqueólogos procuram as ruínas da 'Arca de Noé'

Foto: Divulgação

Arqueólogos da Turquia procuram vestígios no que seria o verdadeiro local de descanso da Arca de Noé, um importante navio da narrativa bíblica. Pesquisadores apontam para uma formação geológica em meio ao monte Ararate que conteria materiais argilosos, marinhos e frutos-do-mar, além de atividade humana entre os anos entre 5.500 e 3.000 a.C. De acordo com o jornal The New York Post, escavações comprovaram que o interior desse “barco” tem material de 5 mil anos atrás. A possível arca está localizada a menos de 3 km da fronteira entre o Irã e a Turquia, no distrito de Dogubayazit, em Ar. O local também é simbólico por ficar 29 km ao sul do cume do Grande Monte Ararat, que o livro de Gênesis afirma ser o local onde a arca descansou alguns dias. Agora, em nova fase da pesquisa divulgada neste mês, cerca de 30 amostras de rochas e do solo da área recolhidas foram analisadas na Universidade Técnica de Istambul. Nas amostras foram encontrados “materiais argilosos, materiais marinhos e frutos do mar” que estavam presentes na área.



Cinco PMs são presos na segunda fase da 'Operação Salobro'

Foto: Divulgação l MP-BA

Cinco policiais militares foram presos na manhã desta terça-feira (31), durante a segunda fase da ‘Operação Salobro’, deflagrada conjuntamente pelo Ministério Público Estadual, por meio dos Grupos de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp) e de Combate ao Crime Organizado (Gaeco); pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio da Força Correcional Especial Integrada (Force); pela Corregedoria da Polícia Militar (Correg) e pela Polícia Federal, através da Superintendência Regional da PF na Bahia. Além dos mandados de prisão temporária, foram cumpridos oito de busca e apreensão nos municípios baianos de Santo Estevão, Feira de Santana e Antônio Cardoso, dois deles em unidades policiais. Foram apreendidos computadores, quatro armas de fogo, 238 munições, sete aparelhos celulares e documentos. Os policiais militares são investigados pelo homicídio de André Barbosa da Silva, ocorrido no dia 13 de setembro de 2022, por fraude processual e delitos contra o patrimônio. Todos os crimes ocorreram em Santo Estêvão. Segundo as investigações, André Barbosa foi assassinado pelos policiais na zona rural do município, diferentemente da ocorrência registrada pelos PMs na Delegacia relatando que a morte teria decorrido de confronto. As apurações revelaram ainda que os policiais invadiram a casa da vítima e furtaram valores e objetos da residência. Conforme as investigações, os PMs integram grupo de milicianos, responsável pela prática de diversos crimes na região. A ação visa coletar indícios que comprovem o envolvimento dos policiais em atos ilícitos, utilizando-se da estrutura do Estado, especificamente da Polícia Militar. Os mandados foram expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Santo estevão. Todo o material apreendido será submetido a conferência e análise pelos integrantes da Force, Geosp e Gaeco e, posteriormente, encaminhado aos órgãos competentes para a adoção das medidas cabíveis.



Mais um jovem de 16 anos morre após mal súbito na Região Sudoeste

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Mais uma fatalidade é registrada na Região Sudoeste da Bahia com a morte de um jovem de 16 anos ocorrida na tarde desta segunda-feira (30) no município de Malhada de Pedras. Segundo as informações, Rafael Augusto da Silva Ferreira morreu após sofrer um mal súbito quando se preparava para uma partida de vôlei no Estádio Municipal da cidade. Colegas que estavam no estádio acionaram o o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) que encaminhou o jovem para o Centro de Saúde de Malhada de Pedras, no entanto, confirmou-se o óbito. O Colégio Estadual  onde Rafael estudava suspendeu as aulas por dois dias. O corpo de Rafael foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para ser necropsiado. 



Velório de mulher é interrompido na Bahia e corpo é removido para o DPT

Foto: Reprodução

Uma situação inusitada chamou a atenção da população de Irará, cidade baiana que fica a cerca de 140 km de Salvador, durante o velório de Marilene Carla Martins dos Santos, de 53 anos, que foi interrompido por uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT). De acordo com informações do site Bahia Notícias, Marilene morreu no último sábado (28), no hospital municipal da cidade. O filho dela registrou um boletim de ocorrência na Delegacia Territorial de Irará, alegou que a mãe saiu com o namorado e que depois ficou sabendo que ela deu entrada na unidade hospitalar onde tinha morrido. Ele disse também que o médico atestou a causa da morte como acidente vascular cerebral. Kauã Martins foi à delegacia depois que viu o corpo da mãe, e relatou que ela apresentava lesão na cabeça, nariz, lábio superior e além disso, havia manchas de sangue. Ele também informou que o namorado bloqueou o celular da mãe e não deu satisfação à família dela. No entanto, o corpo da mulher foi velado normalmente, até o velório ser interrompido para que o corpo fosse removido para o DPT em Feira de Santana para ser submetido a exame pericial.



Operação da Polícia Civil cumpre mandados contra criminosos no interior da Bahia

Foto: Divulgação

A Polícia Civil da Bahia, por meio do Departamento de Polícia do Interior (Depin), deflagra, nesta terça-feira (31), a 10ª fase da Operação Unum Corpus, em municípios das 26 Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins). Nesta edição, centenas de policiais civis das unidades, com o apoio da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (Cati) do Depin, cumprem mandados judiciais. A operação tem como alvos pessoas envolvidas com tráfico de drogas, homicídios e associação criminosa. As nove edições da Unum Corpus já foram responsáveis por prender 1.170 acusados de diversos crimes, cumpriram 1.445 mandados de busca e apreensão, apreenderam 227 armas de fogo e recuperaram 63 veículos roubados. 



Bombeiros trabalham para debelar incêndio no município de Ituaçu

Foto: Reprodução

Uma grande área de vegetação foi destruída por um incêndio em Ituaçu, cidade da Chapada Diamantina. A dimensão da área chegou a 900 hectares. O fogo começou na última quinta-feira (26) e até segunda-feira (30) os bombeiros faziam o rescaldo da área afetada. Ninguém ficou ferido. Cerca de quinze bombeiros trabalham para controlar o fogo na vegetação que está extremamente seca. A baixa umidade, sol forte e vento constante contribuem para que as chamas se alastrem. Inclusive o fogo chegou a se aproximar de plantações de café. Ainda segundo os bombeiros, duas aeronaves devem chegar nesta terça-feira (31) para ajudar no combate ao fogo.



Brumado: Comissão realiza visita técnica a Casa de Acolhimento a menores e MP faz ressalvas a Prefeitura

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma Comissão formada pela Vara da Infância e Juventude do Ministério Público Estadual (MPE), do Conselho Tutelar e Vereadores, esteve na tarde desta segunda-feira (30) visitando a estrutura da recém construída Casa de Acolhimento para menores no município de Brumado, no Sudoeste baiano. O objetivo da visita técnica foi acompanhar o andamento final da obra e garantir o cumprimento de medidas socioeducativas de internação na defesa do direito fundamental à convivência comunitária de crianças e adolescentes em acolhimento e cumprimento das medidas socioeducativas, aplicadas à adolescentes em decorrência da prática de ato infracional. Em entrevista ao site 97NEWS, a promotora Daniela Almeida ressaltou que se a Casa tiver todas as condições necessárias, as atividades poderão ser iniciadas, no entanto, ela fez algumas ressalvas. "O Ministério Público compreende urgente a inauguração da casa, mas por outro lado faz algumas ressalvas, nós nos preocupamos com a segurança das crianças e adolescentes. Porque é justamente por uma situação de negligência e de insegurança que essas crianças e esses adolescentes precisam de acolhimento. Por tanto, é necessário que a casa e o poder público municipal forneçam todo o equipamento necessário com segurança para um acolhimento", disse.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A promotora pública chamou a atenção ainda para outros itens que não foram inseridos no projeto da Casa. "Compreendemos aqui nesta visita em conjunto com o Conselho Tutelar, com a comissão da Câmara de Vereadores e servidores públicos, que houve um grande avanço, porque em janeiro estávamos discutindo a necessidade desta casa e hoje estamos ao final de outubro com o prédio em fase de conclusão, mas nos preocupamos com alguns detalhes, como, a falta de uma área externa para brincadeiras, lazer, parquinho, ainda não há a instalação de ar condicionado visto que a climatização é importante em Brumado. Outra situação que nos preocupa é o projeto do corpo de bombeiros, objetivando o alvará que é uma casa que visa a segurança das crianças e pretende evitar fugas e outras evasões, mas ao mesmo tempo é preciso uma saída de emergência e seja estruturada com extintores de incêndio e todos os equipamentos de segurança que o corpo de bombeiros venha apontar", afirmou Almeida.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Durante a visita, os futuros servidores da Casa de Acolhimento questionaram a Comissão sobre o Projeto de Lei (nº 038/2023) o qual em um dos seus artigos “vedava o acolhimento de criança e/ou adolescente em razão da prática de atos infracionais, bem como, em caso de comprovado envolvimento com substâncias psicoativas (SPA)”, artigo este, derrubado por meio de uma Emenda aprovada na Câmara de Vereadores. A promotora Daniela Almeida afirmou que o entendimento do Município não é adequado ao que diz a Lei. “Respeitamos a decisão do prefeito, mas entendemos que não é adequada porque não vai atender a realidade do município de Brumado. Hoje nós vivemos a luz do ECA [Estatuto da Criança e do Adolescente] na doutrina da proteção integral e devemos tratar todos com igualdade, não podemos excluir uma criança e um adolescente porque praticou um ato infracional ou porque teve envolvimento com drogas. O poder público ele é obrigado a acolher, principalmente seus munícipes. E esses é a nossa realidade, cada vez mais nós verificamos no dia a dia da nossa atuação, crianças estão cada vez mais cedo sendo cooptados por traficantes e infelizmente caindo na dependência das drogas”, destacou. Por fim, ficou definido que a Comissão se reúna novamente com a Administração Municipal para que as alterações no projeto da Casa de Acolhimento sejam feitas. Não ficou definida a data deste encontro.



Tema Livre Podcast: 'Especial Outubro Rosa' debate a saúde da mulher e a prevenção do câncer de mama,; confira

Foto: Divulgação

O Tema Livre Podcast - Especial Outubro Rosa recebeu esta semana a enfermeira Lucinéia Guimarães e a consultora de bem-estar Fernanda Trindade. A temporada tem como tema central a saúde da mulher e prevenção do câncer de mama, que é o tumor maligno que mais mata mulheres. Com uma abordagem leve, o bate papo vem mostrando como o autocuidado com o corpo e emoções são extremamente importantes para a prevenção do câncer e muitas outras doenças. As profissionais citaram a importância do prazer, da autonomia sexual, uso de óleos essenciais, terapias e muitas outras ferramentas que podem ser usados no nosso dia a dia para uma vida mais saudável. A apresentadora Luiza Rocha encerra esse Especial com o quarto vídeo que saiu ontem no canal do YouTube Tema Livre Podcast. Vale a pena assistir e tirar suas dúvidas. Aproveite para se inscrever no canal e receber nossos vídeos semanais. Que seja bendito e protegido o seios que simboliza a vida. Assista abaixo:



Vitória da Conquista: Estudantes de Livramento de Nossa Senhora denunciam condições e abandono de residência estudantil

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Em contato com a Redação do site 97NEWS, estudantes do município de Livramento de Nossa Senhora que moram na Residência Estudantil em Vitória da Conquista, denunciaram esta semana, as péssimas condições em que se encontra do local. Nos vídeos é possível ver que a casa não passa por uma reforma a um bom tempo. Nas imagens, várias partes da residência estão com um grande acúmulo de mofo, infiltrações e avarias na estrutura da casa. Conforme os estudantes, com as infiltrações, eles estão tendo que dormir na garagem porque tem quarto alagado. Em nota, o prefeito de Livramento, Ricardo Ribeiro (REDE), prometeu realizar os reparos necessários. 



Jovem livramentense de 16 anos morre após sofrer mal súbito em Vitória da Conquista

Foto: Reprodução l Redes Sociais

O jovem Guilherme Tanajura Matias Aguiar, de 16 anos, natural de Livramento de Nossa Senhora, faleceu após sofrer um mal súbito na tarde de domingo (29), em Vitória da Conquista. Tanajura estava participando de uma trilha de motocross quando começou a passar mal. Ele foi socorrido e levado para o Hospital, mas infelizmente, não resistiu e veio a óbito. Filho da professora Mariluze Tanajura Matias Aguiar, Guilherme residia e estudava em Conquista. A Secretaria Municipal de Educação de Livramento decretou três dias de luto pela morte do jovem. O velório aconteceu nesta segunda-feira (30), na cidade de Livramento de Nossa Senhora.



Revisão gratuita para o Enem será realizada em Brumado; entrada 1kg de alimento

Foto: Divulgação

As revisões gratuitas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão realizadas no próximo sábado, dia 04, e também no dia 11 de novembro, em Brumado. A ação é promovida pelo Curso Elite, e as inscrições podem ser feitas pela 'bio' do Instagram do curso (veja aqui). O "Aulão Solidário" acontecerá no auditório da SEMAC, das 08h às 12h nas duas datas citadas. Conforme a instituição, esta é a 9ª edição do evento, e a entrada será 1kg de alimento que serão doados à instituições do município.



Estudantes de colégio baiano criam sabonete natural para combater dermatite

Foto: Divulgação

Alunos de um colégio de Candiba, no Sudoeste baiano, desenvolveram um sabonete para combater a dermatite, que causa inflamação, coceira intensa e erupções cutâneas. Com orientação do professor William Oliveira, a pesquisa foi feita por Bruna Hellen, Evelyn Fernandes, Ranielle Matos, que estudam no Colégio Estadual Antônio Batista. O sabonete é feito com base nas folhas de pitanga, pó de aroeira e própolis, produzido pelas abelhas. “Não conhecemos nenhuma outra proposta natural especificada para o tratamento exclusivo da dermatite. Nosso sabonete pretende tratar as erupções cutâneas da dermatite, se adaptar aos demais tipos de dermatite, mesmo com as suas diferentes causas, limpar a pele ressecada e descamada, sem agredir, e atuar como anti-inflamatório, ou seja, cuidar dos ferimentos causados pelo ressecamento”, diz Bruna Hellen.

Foto: Divulgação

Segundo a jovem, a proposta surgiu quando a equipe precisou criar um projeto para uma feira de ciência e identificou que uma de suas integrantes sofria de dermatite. Conforme a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o projeto participou da Tenda da Ciência, feira promovida pelo Instituto Federal Baiano (IFBaiano), Campus Guanambi, e foi premiado com uma bolsa de quatro meses do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia aponta que a doença genética afeta de 15% a 25% das crianças e cerca de 7% dos adultos no Brasil. 



30 de outubro Dia Nacional da Luta contra o Reumatismo Dr. Felipe Leão alerta sobre a importância do diagnóstico precoce

Foto: Divulgação

No próximo dia 30 de outubro celebra-se o Dia Nacional da Luta Contra o Reumatismo, que tem como objetivo principal alertar a população em relação a necessidade do seu diagnóstico precoce e tratamento adequado Dr. Felipe Leão, médico da Clínica Mais Vida, ressalta que o reumatismo não é uma doença em si, mas o nome popular que se dá ao conjunto de diferentes doenças que acometem ossos, articulações (“juntas”), cartilagens, músculos, tendões, ligamentos, além de algumas doenças do sistema imunológico. Entre elas artrose, tendinite, bursite, lombalgia, gota, artrite reumatoide, lúpus, osteoartrite e fibromialgia

Os principais sintomas são:

? dores nas articulações, principalmente por mais de seis semanas

? vermelhidão, calor e inchaço nas articulações

? dificuldade para movimentar as articulações ao acordar

? dores ao esticar os braços sobre a cabeça

? dores ao elevar os ombros até tocar o pescoço Identificar a doença precocemente é fundamental para prevenir o seu impacto na qualidade de vida e perda de movimento. No Brasil, mais de 15 milhões de brasileiros sofrem de algum tipo de Reumatismo. Dr. Felipe alerta que as doenças reumáticas têm tratamento. Se tratada de maneira adequada, o paciente reumático pode levar uma vida normal e sem dores, minimizando o risco de incapacidade física. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 9.9956-6868 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Brumado poderá ser núcleo de polo têxtil de Vitória da Conquista

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A cidade de Vitória da Conquista receberá em dois anos um dos maiores polos têxtil da Bahia, em uma área que vai reunir no mesmo espaço mais de 300 lojas de confecções, 13 grandes indústrias e um outlet com cerca de 700 lojas e 2.800 boxes, além de estacionamento para ônibus e automóveis. A iniciativa foi dada em agosto desde ano pela Prefeita Sheila Lemos. Com foco em criar núcleos na Região, uma comissão está visitando cidades do Sudoeste e do Sertão Produtivo com o objetivo de criar núcleos como foco nas pequenas indústrias que já existem e nos pequenos ateliês de costura. Na última sexta-feira (27) aconteceu uma reunião no Espaço Colaborar a qual esteve presente o professor José Afonso, o idealizador do Polo Têxtil de Vitória da Conquista. Em Brumado, ele discutiu a possibilidade do município fazer parte do polo com um núcleo. "A região sudoeste está sendo contemplada com um grande projeto desse seguimento. E Brumado possui um amplo potencial para instalação de pequenas, médias e grandes indústrias e irá agregar bastante à proposta, que está em fase inicial de implantação em Conquista", disse ao site 97NEWS. Afonso destacou ainda que a criação de geração de emprego para toda a região sudoeste. “A gente quer despertar no empresário de Brumado, tanto aqueles que já têm a sua confecção quanto aqueles que estão pensando em iniciar algum negócio. É realmente uma grande oportunidade de geração de emprego”, afirmou.



Afastamento de bancários por doenças psicológicas salta de 30% para 57%

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma pesquisa realizada no Brasil mostra que 57,1%  dos afastamentos de bancários, em 2022, ocorreu por problemas de saúde mental e comportamental. Em 2012, esse índice representava 30% dos casos. Em entrevista ao site 97NEWS, o Presidente do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, Leonardo Viana, afirmou que essa vem sendo uma realidade da categoria, inclusive no interior. "Essa é uma situação que a gente vem constatando aqui na região. A gente tem observado que toda vez que passamos por uma agência ta faltando um colega que se afastou para realizar tratamento de saúde, seja na questão psicológica ou emocional", disse. Outro dado importante mostra que em 2012, 48% dos afastamentos eram questões osteomusculares: tendinite, bursite, doenças relacionadas ao fato de digitar muito e rápido. Em 2022, as doenças são síndrome do pânico, depressão e ansiedade, uma série de questões ligadas a forma como o trabalho está organizado e como as metas são cobradas. "Nós somos 1% da população economicamente ativa do país, somos em torno de 400 mil bancários no Brasil. E nosso índice de afastamento era em torno de 30%, e agora subindo para 57%. São conseqüências que a gente vem denunciando por contra do cumprimento de metas, demissões em massa, aumento na demanda de trabalho e outras situações que trazem conseqüências graves para o bancário", afirma. Uma situação muito comum vem sendo registrado entre a categoria que o uso de medicamentos. "Uma pesquisa anterior a essa que a gente participou, revela que quase a totalidade dos bancários está usando ou conhece algum colega que usa medicamentos para tratamento psicológico", diz. Por fim, Viana pediu que "as instituições financeiras cumpram seu papel social e que tenhamos políticas públicas para enfrentar esse grave problema, que atinge toda a sociedade, isso inclui maior investimento na saúde, diminuição da jornada e atendimento adequado para os trabalhadores".