ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Grandes partidas das quartas de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa

Mulher com bebê no colo é empurrada de carro em movimento na Bahia; ex-companheiro é suspeito

Mãe posta nude em grupo de Whatsapp da escola do filho

Adolescente de Brumado morre afogado em lagoa da zona rural de Tanhaçu

Saúde vai integrar dados sobre acidentes, lesões e violência no país

Receita já recebeu mais de 1,86 milhão de declarações do IRPF 2024

Ministério da Agricultura manda recolher dez marcas de azeite

'Dom Brasílio Folia 2024': Léo Santana e Vitor Fernandes são atrações confirmadas para o evento

Aracatu: PM localiza desmanche de motocicletas e prende 5 pessoas

Ação resgata mulheres de falso centro terapêutico de pastores na Bahia

MP denuncia e Justiça mantém prisão de 4 envolvidos em esquema de venda de CNH no interior da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Agência de publicidade assina contratos com CBF que totalizam quase R$ 1,5 bilhão

Mulher é presa após incendiar casa de ex-companheiro em Jacobina



BUSCA PELO ARQUIVO "05/2021"

Projeto de retorno do PAEES é rejeitado na Câmara de Brumado

Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira, 31 de maio, foi colocado em votação o requerimento, de autoria do vereador Beto Bonelly (PSB), que permitiria a retomada do Programa de Acesso Estudantil ao Ensino Superior (PAAES), suspenso pela Secretaria Municipal de Educação durante a pandemia da Covid-19. No entanto, por sete votos contra e mais o voto de minerva da presidente da Câmara, Verimar Dias da Silva Meira (PT), o requrimento foi negado. Segundo Bonelly, aos parlamentares que foram contrários à proposta fizeram questão de dizer “não aos estudantes”. “Fico muito triste e indignado com essa postura em um momento tão difícil em nossas vidas, principalmente para esses estudantes que precisam de apoio”, destacou. Beto voltou a defender que os estudantes que eram beneficiados com o auxílio têm outros gastos diante da pandemia e que foram pegos de surpresa com a suspensão do pagamento do valor mensal de R$ 500. “Acho isso um absurdo! Isso porque temos uma gestão cujo slogan é “Educar para libertar”. Infelizmente perdemos hoje, mas não vou desistir”, garantiu.



Caetité: Homem tem 95% do corpo queimado em incêndio

Foto: Reprodução l Rede Social

No último domingo (30), um homem de 43 anos se feriu gravemente durante um incêndio no Bairro da Chácara, em Caetité (BA). Ele teve 95% do corpo queimado. Segundo informou a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), por volta da 4h da manhã, a guarnição foi acionada para vericar um incêndio e, no local, os policiais encontraram Ernandes Oliveira Silva com graves queimaduras. A vítima foi atendida pelo Samu 192 e encaminhada até a UPA 24h de Caetité, de onde seguiu para o Hospital Geral de Guanambi (HGG) com queimaduras de 1º e 2º grau. A polícia ainda não tem informações se o incêndio foi criminoso. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

 



Governador critica aglomerações e dispara: 'é preciso que as pessoas respondam a processos'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governador Rui Costa (PT) disse que tem solicitado ao comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Paulo Coutinho, “o máximo de rigor e a condução das pessoas à delegacia para que seja aberto inquérito criminal” contra aqueles que promovem aglomerações. Em entrevista à imprensa baiana nesta segunda-feira (31), ele disse que acredita que esse posicionamento pode acabar com a impunidade e disparou que “não basta apenas acabar com as festas, é preciso que as pessoas respondam a processos para que sejam julgadas pelo risco e pela contaminação que elas estão provocando”.



Conquista: PRF apreende 125 mil litros de álcool transportados de forma irregular

Foto: Divulgação l PRF

Três carretas que transportavam 125.139 litros de álcool foram apreendidas em um trecho da BR-116 de Vitória da Conquista. O material estava sem nota fiscal. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia, o flagrante ocorreu na altura do km 830 durante fiscalização. Após avistarem os veículos, os agentes resolveram fazer a abordagem e pediram os documentos aos condutores. Na documentação fiscal apresentada, havia a informação de que o produto tinha saído de Santa Vitória, no interior de Minas Gerais, e seguiria para o estado de São Paulo. No entanto, a trajetória dos veículos era incompatível com o destino. Ainda segundo a PRF, os agentes descobriram que o álcool seria entregue no Ceará. As notas fiscais tinham indícios de não recolhimento dos tributos, o que se enquadra no crime de sonegação fiscal. A PRF informou que motoristas, veículos e documentações foram levados para o Posto de Controle Fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz), para apuração das irregularidades.



Polícia apreende três armas em 24 horas na Chapada Diamantina

Foto: Divulgação l PM

A Polícia Militar apreendeu três armas em 24 horas, no último sábado (29), na região da Chapada Diamantina. As ocorrências foram registradas nos municípios de Baixa Grande e Xique-Xique. Em Baixa Grande, as equipes da 98ª Companhia Independente da PM localizaram um homem portando uma pistola calibre 9mm durante uma ação de fiscalização do cumprimento das medidas restritivas, quando abordaram um grupo que se aglomerava em um bar. A ocorrência foi registrada na Delegacia Territorial (DT) de Ruy Barbosa. Já na cidade de Xique-Xique, as guarnições do 7° Batalhão da Polícia Militar (BPM) receberam uma denúncia sobre dois homens armados. Quando chegaram ao local, a dupla foi flagrada com dois revólveres calibre 38 e munições. Eles foram apresentados na Delegacia Territorial (DT) do município.



Brasil vai receber 2,4 milhões de doses da vacina da Pfizer nesta semana

Foto: Reprodução

O Brasil vai receber 2,4 milhões de doses da vacina da Pfizer entre terça-feira (1º) e quinta (3). São três dias de entrega, sendo 936 mil doses nos dias 1 e 2 de junho e 527 mil doses no dia 3. Os lotes vão desembarcar no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). A chegada dessas doses integra o acordo firmado no dia 19 de março, que contempla a disponibilização de 100 milhões de vacinas ao país até o final do terceiro trimestre de 2021. Somadas aos lotes anteriores, mais de 5,8 milhões de doses terão sido entregues.



Brumado: Moradores denunciam aterro de represa na Lagoa do Arroz; 'tenho toda documentação', afirma empresário

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Moradores da comunidade de Lagoa do Arroz, zona rural de Brumado procuraram a reportagem do site 97NEWS para reivindicar a paralisação do aterro de uma lagoa na comunidade. Além de julgar um crime contra o meio ambiente, a comunidade alega que o serviço realizado por um empresário da cidade contribui para que os problemas naturais se tornem mais presentes no dia-a-dia dos moradores. Entre eles, está a ausência de escoamento das águas da chuva, e, consequentemente, a possível inundação de casas da comunidade. "Essa lagoa foi a prefeitura que fez para os moradores da comunidade utilizar a água para fins de higiene pessoal, porque na época, nós não tínhamos água tratada. Depois veio a água da Embasa", afirma Maria Elena que mora há 40 anos na comunidade. De acordo com a moradora, toda vez que chove eles enfrentam problemas de inundação por conta dos riachos que também foram aterrados ao longo dos anos. "Esse fato da lagoa não é exclusivo, já enfrentamos problemas com às chuvas porque aterraram os córregos que descem da serra e passa pela comunidade", diz Elena. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Conforme ela, a preocupação maior é com a lagoa da comunidade que margeia a BA-148. "Pedimos ao empresário que não faça esse aterro porque nós vamos ser prejudicados no futuro. Essa lagoa recebe um fluxo de água muito grande e, com o bloqueio ela nãao vai ter por onde sair", disse a moradora. De acordo com ela, os órgão de Meio Ambiente e Infraestrutura foram alertados sobre o assunto, mas a comunidade não obteve respostas. "O secretário de Meio Ambiente veio aqui, mas afirmou que o problema seria de responsabilidade da infraestrutura", afirma. O site 97NEWS falou com o dono do terreno o qual esclareceu a obra obedece todos os requisitos da Lei e que não há risco de alagamentos. "Essa obra eu iniciei em dezembro do ano passado, e segue todos os protocolos do Meio Ambiente, tanto que eu tenho uma licença que permite e demarca um limite até onde eu possa está aterrando a lagoa. Os moradores podem ficar tranquilos, que não tingimos nem 15% da lagoa, não há risco de alagamento. Aqui os fiscais acompanham todos os dias essa obra, está tudo dentro da Lei", esclarece o empresário José Luis Santos de Amorim.

 



Polícia Civil cumpre mandado de prisão contra homem de 48 anos em Brumado

Foto: Divulgação l 20ª Coorpin

No último sábado (29), a Polícia Civil cumpriu mandado de prisão definitivo contra um homem de 48 anos que praticou roubo a mão armada na cidade de Serrinha em 2010. Segundo a Polícia, Nelson Alexandre dos Santos Filho foi preso no bairro Parque Alvorada, em Brumado. No dia 05 de março de 2010, na ocasião, Nelson portando uma revólver,  surpreendeu um motorista de caminhão que descansava em sua cabine, estourando o vidro da janela. A vítima foi rendida e colocada no piso da cabine, teve suas mãos e pés amarrados e ficou em poder dos dois bandidos por cerca de sete horas. A vítima foi abandonada na estrada. Conforme a Justiça de Serinha, o réu foi condenado na sentença proferida no dia 25 de maio de 2016, onde foi dado o direito dele recorrer em liberdade e após recurso da defesa, a sentença foi mantida. "Daí foi necessária a expedição deste mandado de prisão, para após a mesma, expedir a guia para cumprimento." 



Nesta segunda-feira continua a vacinação para profissionais da segurança pública e pessoas com doenças crônicas

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Brumado anunciou neste fim de semana a continuação da campanha de vacinação contra a Covid. A imunização acontece nesta segunda-feira (31) para:

- 35 anos e mais - Profissionais da segurança pública (Policiais Militares, Civis, Rodoviários, Guarda Municipal e Agentes de Trânsito)

- 43 e mais (Pacientes com doenças crônicas)

Para os Profissionais da segurança (35 anos e mais) a vacinação acontece no CMEAS no horário das 08h00 às 11h30 e das 14h ás 16h30. Os pacientes com doenças crônicas (43 anos e mais) serão imunizados nas Escolas Zilda Neves e Idalina Azevedo no horário das 08h00 às 11h30 e das 14h ás 16h30. Para esses pacientes, é necessário apresentar comprovante mediante relatório médico. Para vacinar, é preciso levar o cartão de vacinação, documento de identidade, CPF ou CNS.



Passagens intermunicipais sofrem aumento a partir desta terça-feira (1º)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um reajuste de 6,8% vai atingir o valor da passagem em ônibus intermunicipais na Bahia a partir da próxima terça-feira (1º). A informação foi divulgada no domingo (30) pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transporte e Comunicações da Bahia (Agerba). De acordo com o órgão, o reajuste é anual e será concedido com base na correção de uma “cesta de índices”, como o diesel, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e Índice Geral de Preços (IGPM). A Agerba alega, ainda, que “a margem é determinada através de pesquisas que analisam o gasto das empresas com os funcionários, peças dos ônibus, combustível, entre outros insumos”. O último reajuste ocorreu em março de 2020.



Sistema de monitoramento de casos da Covid-19 na Bahia apresenta falhas

Foto: Divulgação

A Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) identificou na tarde de domingo (30), uma falha pontual no sistema de leitura e processamento das bases de dados da Covid-19, dos governos federal, estadual e municipais. A falha ocorreu após a atualização no sistema do Ministério da Saúde na última sexta-feira (28). O erro teria causado o acréscimo equivocado de 3.094 casos no boletim deste sábado (29), abrangendo 77 municípios. Técnicos da instituição trabalham para corrigir a falha, garantindo assim, que a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) continue a apresentar dados confiáveis e precisos no monitoramento dos casos suspeitos e positivos da Covid-19 no estado. 



Prefeitura de Brumado quer autorização para novo empréstimo de R$ 23 milhões junto na Caixa Econômica

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Quinze meses após a aprovação da autorização de um empréstimo de R$ 20 milhões dada pela Câmara Municipal, o Poder Executivo brumadense enviou nova solicitação para contrair mais dívida para o município. Agora, por meio do PL nº 033/2021, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) quer nova anuência dos veredores para contratar mais uma operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal no valor de R$ 23 milhões para melhoramento da mobilidade urbana, através da pavimentação e adequação de vias públicas. Esse é o terceiro pedido de empréstimos que a gestão Vasconcelos faz à Câmara. O dois primeiros, que somam R$ 25 milhões foram em 2018 e 2019 (veja aqui). Em mensagem aos vereadores, o chefe do Executivo destacou que a proposta do empréstimo proporcionará a pavimentação, com paralelepípedos, de vários logradouros públicos, construção de galerias pluviais e asfalto, favorecendo o empreendimento de políticas públicas de infraestrutura de importante significado para o desenvolvimento do município. O PL será colocado em pauta nesta segunda-feira (31) para apreciação dos vereadores.



Brumado chega a quase 20 mil notificações; 12 estão hospitalizados

Foto: Divulgação

No domingo, 30 de maio, o município de Brumado registrou 8.578 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 19.705. Entre os diagnósticos: 12 internações, 173 óbitos, 226 pacientes em tratamento e 8.179 recuperados. No momento, 103 ainda aguardam resultado laboratorial e 10.654 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Bravo! Somos 9k no YouTube

Foto: Divulgação

Somos 9K de Desbravadores no youtube!! Obrigada a todos que compartilham conosco este momento. E se você ainda não é inscrito venha fazer parte da nossa família de Desbravadores. Clique aqui e aiba mais.



Motorista compra todas as trufas que menino vendia no sinal com nota de R$ 100 falsa

Foto: Reprodução

Um adolescente de 13 anos vendeu a uma mulher todas as trufas que tinha e depois descobriu que ela fez o pagamento com uma nota falsa de R$ 100 reais. Ele vendia os doces em um semáforo na cidade de Jundiaí, em São Paulo. De acordo com o G1, o caso ocorreu no fim de semana, mas só nesta quinta-feira (27) o garoto percebeu que o dinheiro era falso. Ele foi surpreendido com a notícia ruim quando ia repor a mercadoria. À reportagem, a mãe do menino contou que o filho costuma comprar doces para revender e ter uma renda extra própria. A nota falsa foi identificada por funcionários de um supermercado. "Tenho certeza que meu filho não quis passar nota falsa para ninguém. Ele já pegou algumas outras vezes e rasgamos quando percebemos que tinha algo errado. Também não posso afirmar que a motorista tenha feito isso de maldade, porque ela também pode não ter percebido", disse a mãe.



Mega-Sena: duas apostas dividem prêmio e levam R$ 47,3 milhões cada

Foto: Luciano Santos l 97News

Duas apostas acertaram as seis dezenas do concurso 2.376 da Mega-Sena sorteadas neste sábado (29), em São Paulo, e levaram, cada uma, o valor de R$ 47.341.439,63. A sequência sorteada foi: 12 - 14 - 17 - 18 - 19 - 22. A Quina teve 433 apostas ganhadoras e cada uma leva R$ 18.922,04. A Quadra teve 19.908 apostas ganhadoras e cada uma leva R$ 587,93. O próximo sorteio será nesta quarta-feira (2) e o prêmio previsto é de R$ 2,5 milhões. As apostas podem ser feitas até as 19h do dia do concurso, por meio do site Loterias Caixa ou em qualquer lotérica do país. 



Brumado: Município registra mais uma morte nas últimas 24h por conta da Covid-19

No sábado, 29 de maio, o município de Brumado registrou 8.577 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 19.705. Entre os diagnósticos: 12 internações, 173 óbitos, 225 pacientes em tratamento e 8.179 recuperados. No momento, 105 ainda aguardam resultado laboratorial e 10.654 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Rio do Antônio: Carro pega fogo após capotar na BR-030; condutora de 29 anos teve ferimentos graves

Foto: Divulgação l PRE

Na tarde do último sábado (29), um veículo de passeio capotou e pegou fogo na BR-030, próximo ao distrito de Ibitira, em Rio do Antônio. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) a causa do acidente ainda é desconhecida. De acordo com a PRE, a condutora do carro identificada como Mayara Luz, 29 anos, teve ferimentos graves e foi encaminhada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para a Unidade Básica de Saúde (UBS) em Ibitira. Não há mais informações sobre o estado de saúde.  



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Brumado: Projeto social Ações do Reino está arrecadando alimentos para atender famílias carentes

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Desenvolvido por um grupo de amigos no ano de 2019, o Projeto Social Ação do Reino visa arrecadar alimentos para atender famílias carentes na cidade de Brumado. Em entrevista ao 97NEWS, o presidente do projeto, Fabrício Matos disse que a ideia é ajudar os mais necessitados nesse momento de crise provocado pela pandemia. “No final do ano de 2020, fizemos algumas ações para assistência a algumas famílias, entre elas, foram doações de brinquedos e distribuição de cestas básicas. Agora, estamos novamente fazendo essas arrecadações para doar às famílias que estão passando por necessidade nesse momento de pandemia”, disse. 

Foto: Divulgação

Segundo Matos, a mobilização tem ganhado a adesão da comunidade e algumas doações já foram feitas. “O povo de Brumado é muito acolhedor. Queria aproveitar o espaço para pedir aos comerciantes e empresários da cidade que olhassem com mais atenção para os projetos sociais, não só o nosso. Que venham a assistir o nosso projeto para que possamos ajudar mais pessoas”, acrescentou. O projeto conta a participação de voluntários, sem ligação com nenhuma denominação religiosa. Para fazer sua doação é só entrar em contato pelo telefone (77) 99978-7786.