ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Grandes partidas das quartas de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa

Mulher com bebê no colo é empurrada de carro em movimento na Bahia; ex-companheiro é suspeito

Mãe posta nude em grupo de Whatsapp da escola do filho

Adolescente de Brumado morre afogado em lagoa da zona rural de Tanhaçu

Saúde vai integrar dados sobre acidentes, lesões e violência no país

Receita já recebeu mais de 1,86 milhão de declarações do IRPF 2024

Ministério da Agricultura manda recolher dez marcas de azeite

'Dom Brasílio Folia 2024': Léo Santana e Vitor Fernandes são atrações confirmadas para o evento

Aracatu: PM localiza desmanche de motocicletas e prende 5 pessoas

Ação resgata mulheres de falso centro terapêutico de pastores na Bahia

MP denuncia e Justiça mantém prisão de 4 envolvidos em esquema de venda de CNH no interior da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Agência de publicidade assina contratos com CBF que totalizam quase R$ 1,5 bilhão

Mulher é presa após incendiar casa de ex-companheiro em Jacobina



BUSCA PELO ARQUIVO "06/2021"

2ª Vara Cível é instalada na comarca de Brumado com a presença do presidente do TJ-BA

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A solenidade de instalação da 2ª Vara Cível da comarca de Brumado foi presidida pelo desembargador Lourival Almeida Trindade, presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), na manhã de terça-feira (29). O diretor da comarca, juiz Genivaldo Alves Guimarães falou da importância da segunda vara para dar celeridade ao andamento dos 8.500 processos que tramitam somente na primeira vara, agilizando a prestação jurisdicional à comunidade dos municípios de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras, que na oportunidade também enalteceu o trabalho do presidente da 21ª Subseção da OAB, Kléber Lima Dias, para a criação da 2ª Vara Cível na cidade. O desembargador Lourival Almeida Trindade destacou que o avanço do Poder Juciário. "Essa vara é extremamente necessária porque as relações de consumo, via de regra, deságuam no poder judiciário e é preciso que haja uma justiça rápida e eficiente. É preciso que o jurisdicionário tenha uma resposta imediata", afirmou. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após o descerramento da placa alusiva à instalação da 2ª Vara Cível da comarca de Brumado, o desembargador comentou as ações da Justiça baiana. Quanto à nomeação do juiz titular da segunda vara, Trindade respondeu que o trâmite obedecerá o devido processo legal e que ainda não há um nome previsto. Também estiveram presentes no evento o juiz do Juizado Especial de Brumado, Rodrigo Britto, o juiz da 1ª Vara Cível de Brumado, Antônio Carlos Espírito Santo Filho, o comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major Mário Cabral, vereadores, advogados, servidores em geral e demais autoridades civis.

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Com 3.200 metros quadrados de área construída Policlínica Regional de Brumado será entregue na sexta-feira (2)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Policlínica de Saúde de Brumado irá reforçar o sistema de atendimento na Região nos próximos dias. Na sexta-feira, dia 2 de julho, será inaugurada a unidade da região de Brumado, a 18ª entregue pelo Governo do Estado desde 2017. Nesta quarta-feira (30), em entrevista à imprensa local, Rui Costa (PT) anunciou a entrega dos equipamentos. "São equipamentos importantíssimos que completam a estrutura de que nós estamos fazendo ao longo desses anos. O objetivo é dar suporte às pessoas que vão no posto de saúde e depois precisam fazer o exame para dar continuidade ao diagnóstico. Lá, como nas outras policlínicas já implantadas, a população será atendida com o que há de melhor e mais moderno para diagnóstico, com equipamentos de alta qualidade, encontrados nos melhores hospitais particulares", afirmou Rui ao site 97NEWS. O governador explicou que o Governo do Estado construiu as policlínicas e irá arcar com 40% dos custos de manutenção. "Os outros 60% são divididos entre os municípios consorciados, proporcionalmente à população de cada um deles. Sendo que cada município pagará de forma proporcional a sua população". Para evitar aglomerações, por conta da pandemia, a entrega será restritas à imprensa, aos prefeitos das regiões e autoridades. "Gostaríamos muito de convidar a população inteira para fazer um grande ato, como foram as inaugurações antes, mas o momento não permite. A população poderá acompanhar as entregas de casa. Nós vamos transmitir nas nossas redes sociais", concluiu Rui. Com 3.200 metros quadrados de área construída, a policlínica em Brumado ofertará atendimento ambulatorial, apoio diagnóstico e terapia, por meio de exames como raio-X, ultrassonografia, tomografia, mamografia, ressonância magnética, endoscopia, ergometria, eletrocardiograma, ecocardiograma e eletroencefalograma. Ainda há espaços destinados ao tratamento do pé diabético, coletas laboratoriais e procedimentos ambulatoriais.

 



Vereador Beto Bonelly comemora retirada do Projeto de Lei n° 041/2021 na sessão de hoje (30)

Foto: Divulgação

Durante a sessão virtual da Câmara Municipal desta quarta-feira (30), o vereador Beto Bonelly (PSB) comemorou mais uma de suas conquistas junto a população brumadense e demais vereadores que lhe acompanham. A comemoração se deu por conta da retirada do Projeto de Lei (nº 041/2021) de autoria do Poder Executivo o qual visava alterar a Lei que institui o Código de Obras e Urbanismo de Brumado. Beto Bonelly além de tecer elogios a Presidente da Casa, a vereadora Verimar Meira (PT) quanto a sua sensatez pela retirada do Projeto, agradeceu e fez menção honrosa aos questionamentos da população, pois, segundo ele, foi uma conquista conjunta, através da voz e desejo do povo e o trabalho do vereador para faze-los ouvidos. "Mais uma vitória em prol do povo de Brumado a ser comemorada", disse Bonelly.



Bahia avaliará retomada de aulas presenciais nos próximos 15 dias, diz Rui Costa

Foto: Divulgação

O governador Rui Costa já começa a traçar planos para que as aulas da rede pública estadual de ensino possam ser retomadas. A expectativa é que os alunos possam voltar a frequentar as escolas em modelo híbrido, o que será avaliado nos próximos dias. “Nós estávamos com 75% (de ocupação de leitos de UTI) e, se esse número se mantiver nesse patamar, ou inferior a esse, nos próximos 10, 15 dias, nós vamos voltar às aulas presenciais. Essa segunda etapa, chamada de modelo híbrido, terá alguns dias presenciais e alguns remotos, para garantir que apenas metade dos alunos compareça a escola”, explicou. O Governo do Estado avaliará os números das próximas duas semanas para, então, organizar a data de retornos dos alunos à sala de aula. Ainda de acordo com o governador, caso a taxa de contaminação e ocupação continue caindo, haverá migração para a fase três, que é 100% presencial. As aulas presenciais estão suspensas desde março de 2020.



Brumado: Jovem de 23 anos agride irmã no bairro Apertado do Morro

Foto: Divulgação l PM

A agressão aconteceu na manhã desta quarta-feira (30), por volta das 10h30 na casa da família, no bairro Apertado do Morro. De acordo com a polícia, o jovem de 23 anos teve uma discussão com a irmã, de 21 anos, o que motivou a agressão. A vítima acionou uma guarnição e foi até a delegacia e denunciou o irmão. A polícia foi até a residência e conseguiu localizar e prender o jovem. Com o agressor a PM encontrou uma faca, munição calibre .38 e um cano de revólver. Ele vai responder por crime de lesão corporal e ameaça.

 



Caminhão tomba na BA-148 entre Marcolino Moura e Rio de Contas

Foto: Divulgação l PRE

Na última terça-feira (29), por volta das 08h30, um acidente foi registrado na BA-148, entre o Distrito de Marcolino Moura, na cidade de Rio de Contas. Segundo informou a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), no local, um caminhão tombou e o motorista do veículo, identificado como Marivaldo da Silva Lopes, de 48 anos, e o passageiro Paulo Souza Carvalho, de 48 anos, sofreram apenas ferimentos leves. Ambos foram encaminhados para o Hospital Municipal de Rio de Contas para atendimento. Não há mais informações sobre o estado de saúde das vítimas.



Brumado: Projeto que pode dificultar ligações de água e energia foi retirado de pauta na sessão de hoje (30)

Foto: Reprodução l Youtube

A Câmara Municipal de Brumado retirou de pauta o projeto de Lei complementar (nº 041/2021), que altera a Lei que instituiu o Código de Obras e Urbanismo de Brumado. O projeto foi encaminhado ao Legislativo pela segunda vez pelo Executivo Municipal para ser votado na última seguda-feira (28), no entanto, a sessão foi transferida para esta quarta-feira (30), sendo retirado de pauta pela presidente da Câmara, a vereadora Verimar Meira (PT). “Brumado agradece”, foi assim que os vereadores definiram a retirada do projeto que visava alterar a Lei que instituiu o Código de Obras e Urbanismo. De autoria do Poder Executivo, em seu artigo 457 diz que toda a ligação de água e energia a ser realizada pelas concessionarias em qualquer imóvel do município, deve ser precedida de consulta feita diretamente pelo contribuinte à Secretaria Municipal de Infraestrutura. Outra parte plêmica do projeto é com relação ao artigo que trata das construções com mais de uma unidade autônoma, que devem preservar pelo menos uma vaga de garagem por unidade e em qualquer cruzamento a concordância entre os alinhamentos devendo suportar um raio maior ou igual a 7 metros, em relação ao meio-fio. Ou seja, quem tem uma casa no cruzamento ou um terreno e você for fazer uma nova construção, além dos 2 metros já exigidos no passeio, com a nova proposta do Executivo, o proprietário deverá deixar 5 metros para se fazer o cruzamento. A oposição foi até o Ministério Público Estadual (MPE) para denunciar os prejuízos que o projeto poderia causar para a comunidade. Entretanto, a bancada de situação defende a Lei complementar, mas entende que mudanças devem ser feitas no projeto apresentado pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB).



Brumado registra 1º bebê nascido com anticorpos contra Covid-19

Foto: Reprodução l Rede Social

Nasceu no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, o primeiro bebê com anticorpos contra a Covid-19, após a mãe dele ter contraído a doença durante a gestação. A informação foi confirmada na última terça-feira (29) pela equipe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Não foi divulgado se a mãe da criança, Michele Silva Correia, tomou a vacina contra o novo coronavírus. O bebê foi testado e comprovado a presença de anticorpos aos sete dias de vida.



Músico de 39 anos é mais uma vítima da Covid-19 em Brumado

Foto: Reprodução l Rede Social

Amigos e familiares usaram as redes sociais para comunicar a morte do músico Klériston Gomes Cosme Ribeiro Silva, aos 39 anos, vítima de covid-19. O músico trabalhava no administrativo da Maxxnet e era muito querido na cidade de Brumado. Carinhosamente chamado de 'Keu Ribeiro' pelos amigos, o guitarrista estava em tratamento em uma unidade hospitalar na cidade de Vitória da Conquista, mas não resistiu e veio a óbito. Ele deixa esposa e três filhos. Na manhã desta quarta-feira (30), na Sessão virtual da Câmara Municipal, os parlamentares pediram um minuto de silêncio pelo falecimento do músico. Nas redes sociais, amigos prestam a última homenagem ao brumadense. "Você partiu meu amigo, cumpriu sua missão aqui na terra. Agora está nos braços de Deus. É isso que nos conforta. Estamos aqui de luto e o que fica é a saudade. Vai com Deus", escreveu Luciano, um dos diretores da empresa Maxxnet.



Brumado: Mulher é atropelada durante caminha de fim de tarde; motorista fugiu sem prestar socorro

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma mulher de 43 anos ficou ferida, na tarde da última segunda-feira (28), após ser atropelada por um carro, na rotatória entre as rodovias BR-030 e BA-262, em Brumado. De acordo com a 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária (2ª CIPRv) de Brumado, o condutor do veículo seguia na rodovia BR-030 quando atropelou Maria de Lourdes Pereira dos Santos. A mulher ficou ferida e foi atendida por uma equipe do SAMU 192. Ainda segundo a 2ª CIPRv, o motorista responsável pelo atropelamento fugiu do local logo em seguida. A CIPRv também informou que o motorista ainda não foi identificado nem localizado. Uma ocorrência foi registrada na Delegacia. Não há informações sobre o estado de saúde da vítima.



Caculé: Aparelhos de som e motocicletas são apreendidos em operação contra poluição sonora

Foto: Divulgação l PM

Vinte e cinco veículos irregulares foram abordados, até a última segunda-feira (28), durante operação de combate à poluição sonora na cidade e zona rural de Caculé. A operação realizada pela Polícia Militar em apoio à Vigilância Sanitária Municipal apreendeu aparelhos sonoros irregulares e motocicletas. De acordo com a PM, os flagrantes ocorreram no distrito de Várzea Grande e na cidade de Caculé. De acordo com o comandante da unidade, major Osvaldo Veloso Vidal, denúncias de poluição sonora levaram os policiais até os locais, onde automóveis com aparelhos sonoros irregulares e motocicletas adulteradas foram achados.  Quatorze motocicletas e 16 aparelhos sonoros  foram apreendidos. “Além de desrespeitarem o decreto estadual, os automóveis emitem níveis sonoros altos e causam desconforto a idosos, doentes e população em geral”, argumentou o oficial.



Justiça Federal dá prazo para Cofen explicar afastamento de presidente do Coren-BA

Foto: Divulgação

A Justiça Federal expediu uma liminar na terça-feira (29) determinando que o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) explique em até 10 dias o motivo do afastamento do então presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-BA) Jimi Hendrex Medeiros de Souza. Ele foi afastado na última sexta-feira (25) por 90 dias, após indícios de participação em um esquema de “rachadinha”. A primeira-tesoureira da instituição, Rosane Santiago Alves da Silva, e o servidor Gabriel Ramos Daltro também foram afastados. Segundo Jimi Hendrex, foi ele quem apresentou a denúncia de um suposto esquema de “rachadinha” ao Cofen, mas acabou sendo afastado juntamente com os servidores denunciados. “Eu encaminhei a denúncia e acabei sendo afastado pelo Cofen sem nenhuma prova contra mim. Fui arrolado de forma caluniosa nesse processo administrativo”, afirma o ex-presidente do Coren-BA.



Investigação aponta que corpo encontrado dentro de rio é do jovem Natal, desaparecido há 7 dias em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um relatório preliminar da Polícia Civil de Brumado aponta que o corpo de um jovem de aproximadamente 26 anos encontrado no Rio do Antônio na cidade de Brumado na terça-feira (29), seja de Natal Batista Lima. Ele estava desaparecido há cerca de ste dias e, segundo os familiares, após ter saído com amigos. A família chegou a divulgar a foto de Batista nas redes sociais na tentativa de encontrá-lo. No entanto, na tarde de terça, por volta das 15h (veja aqui), o corpo de um jovem com as mesmas características de Batista foi encontrado por populares dentro do rio, próximo ao residencial Brisas 4. A vítima estava apenas de sunga e com pedras amarradas nos pés e nas mãos. Ação esta na qual dificultou que o corpo fosse encontrado. Segundo acompanhou o site 97NEWS, o corpo já estava em estado de decomposição e foi removido para Instituto Médico Legal (IML) para o necropsia. A polícia civil abriu uma linha de investigação para apurar o crime. No IML, a família reconheceu os brincos e o cabelo da vítima como sendo os de Natal Batista. Ainda no relatório preliminar perícia o o documento cita: "Salienta-se que em pesquisa no sistema de informações do Sigip, consta uma ocorrência de desaparecimento (BO-21-1779) registrada em 28/06/2021, relacionada com o desaparecimento do nacional Natal Batista Lima, desaparecido desde o dia 23/06/2021 e com registro efetuado pela genitora. Entretanto, aguarda identificação através do IML para uma conclusão mais acertiva", diz o relatório. Já na manhã desta quarta-feira (30), o site 97NEWS recebeu informações de peritos da Polícia Civil, que través das digitais, confirmou que o corpo encontrado é de Natal Batista Lima. 

 



Brumado registra mais dois óbitos nas últimas 24h por conta da Covid-19

Foto: Divulgação

Na terça-feira, 29 de junho, o município de Brumado registrou 9.085 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 15 internações, 183 óbitos, 259 pacientes em tratamento e 8.643 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Bahia: Vacina Janssen serão destinadas para todos os municípios baianos, diz Sesab

Foto: Divulgação

As próximas doses das vacinas contra Covid-19 fabricadas pelo laboratório Janssen que chegarem à Bahia serão destinadas aos 417 municípios baianos. A decisão foi aprovada em reunião da Comissão Intergestores Bipartite realizada na manhã desta terça-feira (29). A primeira remessa havia sido distribuída apenas para os municípios da Região Metropolitana de Salvador, Conde, Saubara e Santo Amaro. O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, garantiu que o Governo do Estado continuará garantindo que as vacinas sejam enviadas ao interior no menor tempo possível. “Vamos usar toda a infraestrutura do Estado para entregar as vacinas rapidamente”, afirma Fábio Vilas-Boas.

 

Foto: Reprodução l Rede Social

Ficou definido também, durante a reunião da CIB, que será destinado o mínimo de 10% das doses para os grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 e também em resolução CIB. Os municípios que já concluíram os grupos prioritários poderão utilizar 100% das doses de forma escalonada, por idade.



Brumado: Jovem é encontrado morto dentro de rio com mãos e pés amarrados próximo ao residencial Brisas 4

Pedras foram amarradas ao corpo - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na tarde desta terça-feira (29), por volta das 15h30, um jovem de aproximadamente 26 anos foi encontrado morto no Rio do Antônio, em Brumado. A vítima que ainda não foi identificada, foi encontrada por moradores do residencial Brisas 4, nos fundos de uma creche. Segundo apurou o site 97NEWS, o jovem foi encontrado com pedras amarradas nos pés e nas mãos, provavelmente para dificultar que o corpo fosse encontrado. Outra situação observada pelos populares foi que o jovem estava apenas de sunga.

Populares ajudaram no resgate do corpo - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Polícia Militar foi chamada e acionou a Polícia Técnica, na qual contou com a ajuda de populares para remover o corpo do Rio. Nossa equipe acompanhou de perto a remoção do corpo e o jovem já estava em estado avançado de decomposição. Há cerca de cinco dias atrás, um jovem desapareceu na cidade, mas segundo a Polícia Civil, só um laudo técnico pode identificar a vítima. Familiares já se deslocaram até a Delegacia local para identificar se é ou não, o jovem que se encontra desaparecido. O corpo da vítima foi conduzido ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado.



Aneel aprova aumento de 52% na conta de energia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (29) o reajuste na bandeira tarifária vermelha patamar 2 - cobrança adicional aplicada às contas de luz realizada quando aumenta o custo de produção de energia. A cobrança extra passou de R$ 6,24 para R$ 9,49 a cada 100 kWh consumidos – ou seja, alta de 52%. O novo valor entra em vigor a partir de julho (mês que começa esta semana). O reajuste contrariou a área técnica da própria Aneel. A agência havia recomendado uma alta de R$ 11,50 a cada 100 kWh consumidos. O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, fez um pronunciamento na televisão na última segunda-feira (28) e pediu ao país uso "consciente e responsável" de água e energia. A última crise de energia elétrica no país foi em 2001, com racionamento durante o segundo mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso. 
 



Feriado de 2 de julho não terá venda de bebidas alcoólicas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A venda de bebida alcoólica estará proibida durante o feriado de 2 de julho, inclusive por sistema de delivery, em toda a Bahia. De acordo com medida publicada nesta terça-feira (29) no Diário Oficial do Estado, a proibição passa a valer desde às 18h de quinta-feira (1º) até às 5h da segunda-feira (5). A exceção abrange regiões cuja taxa de ocupação de UTI alcancem a taxa de 75% ou menos, durante cinco dias consecutivos. Em todo o estado, o toque de recolher, que prevê a restrição da locomoção noturna de pessoas, passará a ser das 22h às 5h, a partir desta terça-feira (29) até o dia 8 de julho. Os eventos e atividades que envolvam aglomeração de pessoas continuam proibidos, em todo o território da Bahia, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados. Segue suspensa ainda a realização de shows, festas, públicas ou privadas, e afins, independentemente do número de participantes, além de atividades esportivas amadoras em todos os municípios baianos, até 8 de julho. O decreto mantém a permissão de eventos profissionais e científicos com até 50 pessoas; além de atos religiosos litúrgicos desde que esses ocorram com 25% da ocupação dos espaços. Academias também podem manter o funcionamento, desde que limitem a 50% da capacidade.



Inauguração da Policlínica Regional de Saúde de Brumado será na sexta-feira, dia 02 de julho

Foto: Divulgação

A inauguração da Policlínica Regional de Saúde de Brumado, será na próxima sexta-feira, 02 de julho. No local estão sendo feitos os últimos ajustes para a cerimônia de inauguração e a previsão é que no dia 5 de julho, a policlínica esteja em pleno funcionamento. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde ao site 97NEWS. Através do Consórcio Regional de Saúde, que tem como presidente o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos,  a Policlínica é uma Unidade Especializada de Apoio Diagnóstico com serviços de consultas clínicas especializadas em exames gráficos e de imagem, que potencializa o cuidado e atenção à saúde da população de forma humanizada. No total, 32 especialidades médicas serão ofertadas. Quanto à equipe selecionada para atuar no equipamento de saúde, os profissionais já estão passando pelo devido treinamento. Uma frota de 8 ônibus já está na unidade aguardando a inauguração. A Policlínica Regional será 40% custeada pelo Governo do Estado e 60% pelos municípios que fazem parte do Consórcio. O governador Rui Costa deve participar da cerimônia de inauguração.



Seca tem potencial para ser nova 'pandemia' após Covid-19, alerta a ONU

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Organização das Nações Unidas (ONU) acredita que “a escassez de água pode ser a nova pandemia e não existe vacina para curá-la”, em referência à Covid-19. Um dado divulgado pela organização em novembro de 2020 aponta que os recursos de água doce disponíveis por pessoa baixaram mais de 20% em duas décadas. No Brasil, no ano passado, a Agência Nacional de Águas (ANA) declarou que grandes bacias com potencial hidrelétrico viviam “situação crítica de escassez de recursos hídricos”. No fim de maio, o governo federal emitiu pela primeira vez um alerta de "risco hídrico" e abriu caminho para que sejam tomadas medidas que evitem um racionamento de energia até outubro, período de poucas chuvas e de seca mais severa na região sudeste e centro-oeste. Em junho, a Agência declarou situação crítica de escassez dos recursos hídricos na Região Hidrográfica do Paraná, que abrange parte dos territórios de cinco estados (GO, MG, MS, PR e SP). Trata-se da maior seca no Brasil em quase um século. Projeções da ONU mostram que ao menos 130 países devem enfrentar maior risco de seca neste século.