ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Grandes partidas das quartas de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa

Mulher com bebê no colo é empurrada de carro em movimento na Bahia; ex-companheiro é suspeito

Mãe posta nude em grupo de Whatsapp da escola do filho

Adolescente de Brumado morre afogado em lagoa da zona rural de Tanhaçu

Saúde vai integrar dados sobre acidentes, lesões e violência no país

Receita já recebeu mais de 1,86 milhão de declarações do IRPF 2024

Ministério da Agricultura manda recolher dez marcas de azeite

'Dom Brasílio Folia 2024': Léo Santana e Vitor Fernandes são atrações confirmadas para o evento

Aracatu: PM localiza desmanche de motocicletas e prende 5 pessoas

Ação resgata mulheres de falso centro terapêutico de pastores na Bahia

MP denuncia e Justiça mantém prisão de 4 envolvidos em esquema de venda de CNH no interior da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Agência de publicidade assina contratos com CBF que totalizam quase R$ 1,5 bilhão

Mulher é presa após incendiar casa de ex-companheiro em Jacobina



BUSCA PELO ARQUIVO "11/2020"

Brumado: 196 pacientes aguardam resultado de exame da Covid-19

Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (30), o município de Brumado registra 2.985 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 9.313. Entre os diagnósticos: 04 internações, 40 óbitos, 221 pacientes em tratamento e 2.724 recuperados. No momento, 196 ainda aguardam resultado laboratorial e 5.146 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Mãe tem Covid na gravidez e bebê nasce com anticorpos contra doença em Singapura

Foto: Reprodução

Um bebê nasceu em Singapura com anticorpos contra a Covid-19, após a mãe ser infectada pelo novo coronavírus na gestação. O nascimento aconteceu esse mês, e a mãe, Celine Ng-Chan, de 31 anos, testou positivo no mês de março, no início da gestação. A informação foi publicada no jornal "Straits Times" neste domingo (29). Na época em que testou positivo Celine apresentou sintomas leves e recebeu alta do hospital após duas semanas e meia, traz reportagem do G1. Sobre a possibilidade de uma grávida passar anticorpos para o filho, a Organização Mundial de Saúde (OMS) fez uma declaração em que afirma que ainda não se sabe. Até o momento, o vírus ativo não foi encontrado em amostras do fluido que fica ao redor dos bebês durante a gestação, bem como no leite durante a gestação.



Sargento Valfredo entra para a reserva remunerada da 34ª CIPM de Brumado

Foto: Arquivo Pessoal

Um dos policiais militares mais atuantes da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), sargento Valfredo Silva, assinou seu ingresso na reserva remunerada na última sexta-feira (27), ao completar 30 anos de efetivo trabalho na PM baiana. Silva entrou para as fileiras da instituição em 24 de junho de 1992 na cidade de Guanambi. Natural da cidade de Contendas do Sincorá, Valfredo fixou residência em Brumado em 1993. Filho de Alfredo Silva, um dos ferroviários mais queridos da região, e Zenaide Vale Barreto, Valfredo é o primogênito de 4 irmãos. O Casado com Silvana Vasconcelos Dantas, é pai de dois filhos, a advogada Estefani Monique Vasconcelos e o estudante Gabriel Vasconcelos Silva. Em dezembro de 2019, recebeu da Câmara de Vereadores, o título de cidadão brumadense. Ao longo dos anos, trabalhou em alguns municípios como: Livramento de Nossa Senhora; Presidente Jânio Quadros e Aracatu. Além disso, comandou os destacamentos de Ituacu e Barra da Estiva, na Chapada Diamantina. Em destaque, trabalhou por cerca de 19 anos no município de Guajeru e, nos últimos 2 anos, atuou no Centro Integrado De Comunicação (Cicom) de Brumado.

 

Foto: Arquivo Pessoal

Coragem e determinação marcaram a carreira do sargento, que diz guardar em suas lembranças momentos incríveis. “Não media esforços para servir a sociedade da melhor forma possível”, definiu Valfredo, sobre sua carreira. Ele ainda se manifestou ao site 97NEWS sobre o seu dever cumprido. “Todos os policiais quando formados declaram que colocam suas vidas em defesa das pessoas e do patrimônio das pessoas, encho os olhos de emoção porque fiz valer meu juramento. Esse é o jeito de ser da Polícia Militar”, declarou. 

 



Bahia: Apresentador Raimundo Varela completa 73 anos

Foto: Divulgação

O apresentador Raimundo Varela, uma das maiores personalidades da televisão baiana, completa 73 anos nesta segunda-feira (30). Natural de Itabuna, o baiano se destacou profissionalmente por sempre possuir comentários incisivos e ser dono de famosos bordões. Em 1977 estreou na TV. Há 43 anos está conectado ao povo baiano. No entanto, foi à frente do programa Balança Geral, transmitido na Record TV e na Rádio Sociedade, que o apresentador se consolidou. Durante a programação, a trajetória profissional, que começou com a apresentação do programa “Papo de Bola”, na TV Itapoan, foi relembrada. Apesar do período pandêmico, o comunicador se apresenta todas as manhãs trazendo todas as informações destaque do dia, diretamente de sua residência. Emocionado, o comunicólogo agradeceu a homenagem. “Assim vocês não querem que eu encerre o programa, me emocionando desse jeito. Eu não faço nada disso sem vocês eu não sou nada, não sou ninguém”, disse em agradecimento à toda equipe do programa.



Brumado: PETO apreende drogas no bairro São Félix;

Foto: Divulgação l PM

Uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) recebeu informações de tráfico de drogas na Rua Benjamin Santos, no bairro São Félix, em Brumado. Segundo a 34ªCIPM, diante das informações, foram feitas rondas pelo referido bairro a fim de confirmar a veracidade da denúncia. De acordo com a PM, foi encontrado com um indivíduo pequenas porções de maconha. Já na residência, os policiais encontraram 83 porções de maconha. Ainda na mesma ocorrência, em outro endereço, conforme a PM, foram encontradas 30 petecas de cocaína, 09 cocadas de maconha e uma balança de precisão. Todo o material apreendido e os indivíduos foram encaminhados para a delegacia. O fato aconteceu na última sexta-feira (27).



Motorista de 38 anos natural de Livramento de Nossa Senhora morre em acidente no Estado de Minas Gerais

Foto: Divulgação

Dois motoristas morreram em uma colisão frontal entre uma carreta e um caminhão na BR-135, em Curvelo, Norte de Minas Gerais. Segundo a Polícia Militar, o motorista da carreta seguia sentido Montes Claros, quando invadiu a contramão e bateu de frente com o caminhão. Os dois condutores morreram no local. O acidente aconteceu no último sábado (28). O motorista que provocou o acidente tinha 38 anos e era da cidade de Livramento de Nossa Senhora. A outra vítima não foi identificada. A perícia foi acionada e os corpos foram removidos para o Instituto Médico Legal (IML) de Curvelo. Ainda de acordo com a PM, foram encontrados 24 comprimidos de nobésio extra forte no caminhão, que é um tipo de droga usada por caminhoneiros. A carreta transportava uma carga de manga que ficou espalhada na pista. O trânsito ficou completamente interditado por cerca de 4 horas e provocou um congestionamento de aproximadamente 3 km. 



Tanhaçu: Motociclista morre e carro pega fogo em grave colisão na BA-026, próximo ao distrito de Sussuarana

Foto: Divulgação l 2ª CIPRv/Brumado

Na noite de domingo (29), por volta das 23h30, uma colisão frontal entre uma motocicleta e um veículo de passeio tirou a vida de um motociclista de 33 anos na BA-026, na altura do km 44, próximo ao distrito de Sussuarana, em Tanhaçu. Segundo informou a 2ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv) de Brumado ao site 97NEWS, a motocicleta CG 125 com placas de Londrina (PR), era conduzida por Fabrício Silva Lima, que veio a óbito no local. O outro veículo envolvido no acidente, um Chevrolet Onix, pegou fogo logo após a colisão. Não há informações sobre o estado de saúde do condutor. Uma equipe do SAMU 192 foi acionada. Conforme a 2ª CIPRv, a perícia foi realizada no local e o corpo de Fabrício foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Vitória da Conquista. 



Promotoria prorroga apuração sobre venda de carnes em abatedouro de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Ministério Público, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Brumado, prorrogou, através de uma medida nesta segunda-feira (30), por mais um ano um inquérito para apurar possíveis irregularidades na venda de carnes no abatedouro da cidade. Segundo o promotor Millen Castro, a prorrogação se deve ao fato de já passar de um ano da instauração do inquérito. Além disso, segundo o promotor, há diligências a serem cumpridas pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e pela Vigilância Sanitária Municipal. Da Adab, o promotor solicitou as últimas autuações sobre abate clandestino. Já da Vigilância, Millen Castro pediu informações a respeito dos boxes de carne do Mercado Municipal de Brumado, no caso se eles já têm licença sanitária para funcionamento. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O promotor também cobrou à vigilância o último relatório de inspeção nos estabelecimentos que vendem carne em Brumado. Em setembro de 2015, uma inspeção feita pela Adab e Vigilância Sanitária apontou problemas em estabelecimentos comerciais de armazenamento e venda de carnes. Segundo documento da Promotoria, em um açougue, foram apreendidos produtos com prazos de validade expirados, havendo inclusive características de contaminação de capim e terra, com aspectos de carne de origem de abate clandestino.



Mesário é afastado por postagem a favor de candidato durante votação em Conquista

Foto: Ilustrativa

Um mesário que atuava no município de Vitória da Conquista foi afastado porque publicou foto na rede social com apoio a um candidato, enquanto trabalhava em uma seção durante votação no segundo turno das eleições de domingo (29). Segundo o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), o caso ocorreu na Escola Municipal Frei Serafim do Amparo, na Vila Serrana II, e pode ser enquadrado como crime eleitoral. Pela norma eleitoral, no dia da votação, é proibido divulgar qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de candidatos. Nas seções eleitorais e juntas apuradoras, é proibido aos servidores da Justiça Eleitoral, aos mesários e aos fiscais o uso de roupas ou objetos com qualquer propaganda de partido, coligação ou candidato. Aos fiscais partidários, somente é permitido uso de crachá com o nome e a sigla do partido político ou da coligação a que sirvam.

 



Amigo fiel: Cão salva criança de 12 anos de picada de cobra

Foto: Divulgação

Um cachorrinho salvou uma adolescente de 12 anos do ataque de uma jararaca em Bertioga, no litoral de São Paulo. Na defesa, ele acabou sendo picado ao menos quatro vezes pela serpente e está internado há mais de 24 horas. Apesar do susto, está sendo acompanhado e se recupera bem. O caso ocorreu na rua em que a menina mora, no bairro Guaratuba, área rural da cidade. Na ocasião, a mãe das duas pediu para a garota ir até o imóvel vizinho para abrir o portão, pois a proprietária havia solicitado. Quando ela estava voltando, viu a jararaca e gritou. “Os quatro cachorros foram atrás, mas só o Tufão enfrentou a cobra. Acho que no desespero dele de atacar a jararaca, ele foi picado algumas vezes”, conta Andressa, irmã da criança. A cobra tinha aproximadamente dois metros e atacou o cachorro quatro vezes.



Hérzem Gusmão é reeleito em Vitória da Conquista com 55% dos votos

Foto: Divulgação

O prefeito de Vitória da Conquista, Hérzem Gusmão (MDB), foi reeleito no domingo (29) com 55% dos votos. Ele disputou o segundo turno com Zé Raimundo (PT), ex-prefeito da cidade, que terminou com 45% dos votos válidos. Hérzem foi eleito em 2016 e interrompeu um domínio petista que já durava 24 anos em Conquista. Mesmo prometendo que não disputaria a reeleição, ele decidiu tentar um segundo mandato e fez uma disputa acirrada com o ex-prefeito, mas conseguiu boa vantagem de votos neste segundo turno. O governador Rui Costa, (PT), participou ativamente da eleição em Conquista, 



Brumado: Justiça eleitoral nega pedido de quebra de sigilo telefônico de ex-candidatos

Foto: Luciano Santos l 97News

A Justiça Eleitoral, através da 90ª Zona Eleitoral, negou um pedido de liminar para cumprimento de mandados de busca e apreensão, quebra dos sigilos telefônicos, fiscais e bancários, de candidatos em Brumado. Os pedidos foram feitos através de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) protocolada pela coligação “Brumado Acima de Tudo”, formada pelos candidatos a prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e vice Édio da Silva Pereira (PCdoB). Na ação, eles pedem a aplicação de multa e inelegibilidade por oito anos de Abrantes e Rocha por abuso de poder econômico, caixa 2 e compra de votos dos candidatos, Fabrício Abrantes Pires de Souza Oliveira (DEM), Aurino Rocha Silva Filho (Podemos), além do empresário Roberto Alcebiades Gama. Em sua decisão, o juiz Genivaldo Alves Guimarães, disse que a coligação “Brumado Acima de Tudo” limitou-se a solicitar a interceptação telefônica, sem fundamentar o pedido ou demonstrar a real necessidade da medida cautelar. “Também não demonstrou que finalidade teria devassar os sigilos fiscal e bancário dos investigados, bem protegidos constitucionalmente”, disse. Para ele, o “deferimento da liminar haveria de ser embasado em dados concretos, indicativos da real necessidade; do contrário serviria apenas para expor os investigados a situação vexatória, pois certamente haveria pessoas de plantão, aguardando em frente a suas residências ou empresas para fotografar e divulgar. Enfim, indefiro o pedido de liminar e, com fundamento no art. 22, I, “a”, da LC 64/90, determino a notificação dos investigados para que apresentem defesa em até cinco dias”.



Brumado: Município registra 40 óbitos por conta do novo coronavírus

Foto: Divulgação

No domingo (29), o município de Brumado registrou 2.965 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 9.157. Entre os diagnósticos: 04 internações, 40 óbitos, 237 pacientes em tratamento e 2.688 recuperados. No momento, 193 ainda aguardam resultado laboratorial e 5.094 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



MG: Mãe é presa por tortura após ser filmada agredindo filha de sete anos com fios

Foto: Reprodução l Vídeo

Uma mulher de 25 anos foi presa após ser filmada agredindo a filha, de 7 anos, com um fio de extensão em Montes Claros, no Norte de Minas. As imagens foram feitas pelo ex-marido dela que também foi preso. Segundo o site G1, no vídeo, a mulher aparece bastante agressiva e questiona a filha sobre algo que ela teria pegado sem a permissão dela. A criança se recusa a responder e é agredida com os fios e com tapas. Segundo a Polícia, a mulher se referia a camisinhas que a filha encontrou na casa e usou para brincar. A defesa da mulher disse que as agressões foram incitadas pelo ex-companheiro da mulher. De acordo com a PM, o vídeo foi gravado na segunda-feira dia 13 de novembro, e o homem usou as imagens para pressionar a mulher a reatar o relacionamento. Os dois se divorciaram há um ano e a Justiça expediu uma medida protetiva que o impedia de se aproximar da ex. De acordo com a PM, os dois foram presos em flagrante e a menina foi encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) para exame de corpo delito, e depois ficou sob a responsabilidade de um tia. A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar o caso e a delegada, Mônica Paiva, informou que o homem foi autuado por tentativa de extorsão e a mulher por tortura. A advogada da mãe da criança esclareceu que as agressões foram incitadas pelo ex-companheiro da mulher. “Ele já estava fazendo perturbação psicológica com ela e ao perceber que estava corrigindo a criança, passou a incitar as agressões. Ele fez isso para usar as imagens com o intuito de chantageá-la para que eles reatassem o relacionamento ”, explicou a advogada, Edna Maria Oliveira Gomes ao G1.

 



Viralizou! Vídeo de Garota da Bahia que comprou 'bode' na feira diverte a internet

Foto: Reprodução l Vídeo

Uma garota do município de Senhor do Bonfim, interior da Bahia está sendo o maior sucesso na internet com um vídeo divertido que mostra o bode que ela comprou escondido dos pais. Açucena Guirra diz que o melhor amigo é o bode, comprado numa feira local. "O jovem de hoje em dia pega dinheiro e compra droga, eu pego dinheiro e compro um bode", diz Açucena. No vídeo publicado no Instagram, ela diz que levou pra casa o bode, chamado o "Bento", e ele não foi bem recebido. O pai mandou devolver o animal. Nem o cachorrinho dela gostou do novo companheiro e rosnou pra ele. Mas chegando na feira, o comerciante não quis desfazer o negócio porque já tinha gastado o dinheiro. A garota conta que até apareceu um interessado em comprar o bode na feira, mas ela diz que não aceitou vender ele por R$ 25.



Os próximos 10 anos serão piores que 2020, estima cientista russo

Foto: Ilustrativa

Quem acredita que 2020 foi e será o pior ano dos últimos tempos, engana-se, segundo o cientista russo Peter Turchin. Em entrevista à revista americana The Atlantic, Turchin previu que o pior ainda está por vir. “Temos praticamente garantidos mais cinco ou dez anos infernais”, disse o cientista, que usa modelos matemáticos para prever tendencias sociais. Vale lembrar que este foi o mesmo cientista que afirmou, em 2010, uma “era da discórdia” e um período de pertubação social que seria impulsionado em 2020. Biólogo por formação, Turchin passou a analisar dados históricos e arqueológicos dos últimos 10 mil anos e encontrou padrões de comportamentos e acontecimentos que se repetem com frequencia. O cientista não previu o que ocorreria, mas se baseou em três critérios para garantir que os próximos anos serão piores: elite em expansão desenfreada, disputa no topo da pirâmide social, e classe trabalhadora com qualidade de vida cada vez pior.



Mulheres são mais impactadas pela pandemia do que os homens, diz ONU

Foto: Reprodução l Agência Brasil

Mulheres em todo o mundo relataram que a pandemia causou o retrocesso da igualdade de gênero em alguns anos, com diversas tarefas domésticas extras surgindo. Os dados são de um relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU). No relatório, chamado de “De quem é a vez de cuidar?” (Whoose time to care), mostrou que tanto homens quanto as mulheres tiveram aumento não remunerado de atividades. Segundo o levantamento, mulheres estão assumindo mais atividades domésticas do que os homens e ainda estão mais suscetíveis a deixar o mercado de trabalho. Tanto homens quanto mulheres relataram que gastaram mais tempo com atividades domésticas desde o início da pandemia. Entretanto, mulheres tiverem intensidade maior das tarefas extras e por período mais longo que os homens. Enquanto eles afirmam que tiveram acréscimo de 3,5 horas de trabalho doméstico em média, elas estimam que a função cresceu 5,2 horas por semana.



Operação contra milícia cumpre 11 mandados de prisão na Bahia

Foto: Reprodução

A Operação Alcateia cumpriu na sexta-feira (27) onze mandados de prisão preventiva contra policiais milirares na Bahia. A ação foi deflagrada nas cidades de Paulo Afonso, Lauro de Freitas, Camaçari e Salvador. O trabalho visa desarticular uma organização criminosa que praticava diversos crimes de homicídio, tráfico de drogas, tortura e extorsão. A Operação Alcateia é coordenada pelo Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Grupo Especial para o Controle Externo da Atividade Policial (Gacep), com o apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Combate a Grupos de Extermínio e Extorsões.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Brumado confirma a 39ª morte em decorrência do novo coronavírus

Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (27), o município de Brumado registra 2.934 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 9.157. Entre os diagnósticos: 02 internações, 39 óbitos, 207 pacientes em tratamento e 2.688 recuperados. No momento, 235 ainda aguardam resultado laboratorial e 5.094 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.