Núcleo de Oncologia da Bahia cria calculadora virtual que mostra o que fumante compraria se poupasse dinheiro que gasta em cigarros

Foto: Reprodução

O Núcleo de Oncologia em parceria com Oncoclínicas da Bahia, criaram uma calculadora virtual, para conscientização de fumantes, e o que ele poderia comprar, caso poupasse o dinheiro que gasta com cigarros diariamente. Para fazer o teste gratuitamente basta acessar o site "Se eu parar de fumar", o serviço foi lançado nesta terça-feira (29) para o Dia Nacional de Combate ao Fumo. No endereço eletrônico é possível receber informações sobre os benefícios do abandono do vício e realizar o cálculo, o resultado é rápido. Se uma pessoa for fumante há dez anos e consumir dois maços por dia, por exemplo, é possível comprar um carro de luxo com o dinheiro que é gasto em cigarros. Estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que a Bahia alcançou o menor percentual de tabagistas entre os estados brasileiras, com uma incidência de 5,2% da população acima de 18 anos com a prática.

 

Se você é fumante há dez anos e consumir dois maços por dia, é possível comprar um carro de luxo com o dinheiro que é gasto em cigarros.

De acordo com o Núcleo de Oncologia da Bahia (NOB), é possível encontrar mais de 4.700 substâncias tóxicas na fumaça do cigarro. Destas, 43 são cancerígenas. Fumantes e quem convive com eles, os chamados fumantes passivos, estão sujeitos aos efeitos tóxicos do cigarro. Segundo a OMS, a cada ano mais de 5 milhões de pessoas morrem em todo mundo em consequência do consumo de cigarro. No brasil, 200 mil morrem por ano, atribuídos ao hábito de fumar. Cerca de cinquenta doenças estão associadas ao tabagismo, como o câncer (de lábio, língua, laringe, esôfago, pulmão, bexiga, mama e outros), o infarto agudo do miocárdio, o enfisema pulmonar e a bronquite crônica, avc ou derrame cerebral, a hipertensão e a impotência sexual. Os estudos apontam que é preciso 15 anos para que os ex-fumantes passem a ter os mesmo riscos de desenvolver doenças daquelas pessoas que nunca fumaram.