Brumado: Incêndio destrói vegetação ao lado do aeroporto; chamas quase atingiram aeronaves

O incêndio avançou rapidamente e quase atingiu o hangar onde ficam as aeronaves. O bom trabalho dos brigadistas impediu o prejuízo (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A forte estiagem provoca o clima árido, que, por sua vez, deixa a vegetação muito seca e, com isso, a combustão fica facilitada. Esse talvez tenha sido os motivos que geraram um incêndio que quase atingiu um dos hangares do Aeroporto particular Sócrates Mariani Bittencourt que pertence a RHI Magnesita, em Brumado. De acordo com informações colhidas pela equipe do 97NEWS, por volta do meio dia desta segunda-feira (27), o fogo começou na parte externa do aeroporto, e, em apenas uma hora, as chamas invadiram a parte interna, chegando muito próximo a dois aviões de pequeno porte que estavam no local. A brigada de incêndio da própria empresa foi acionada e os funcionários conseguiram controlar o fogo após uns 50 minutos. Informações ainda deram conta que o incêndio pode ser sido causado por uma butuca de cigarro jogada da janela de um veículo.

A vegetação seca acabou facilitando a propagação das chamas (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Os brigadistas estimam que 12 mil litros de água foram utilizados no combate às chamas, que foi efetuado por 2 funcionários da empresa. Não conseguimos contato com a empresa em Brumado, mas de acordo com informações, a empresa RHI Magnesita vai abrir um processo interno para tentar descobrir as causas do incêndio. Com este acontecimento, abre-se mais uma vez a discussão para que uma brigada de incêndio do Corpo de Bombeiros venha ser implantada com urgência em Brumado. Vale ressaltar que o presidente da Câmara de Vereadores, Léo Vasconcelos, juntamente com o prefeito Eduardo Vasconcelos, tiveram uma reunião recente no Comando Geral do Corpo de Bombeiros da Bahia, com major Valdir Ferreira Júnior, que agendou uma visita a Brumado para conhecer as condições do município e também escolher o local para abrigar as futuras instalações de brigada. Então, a previsão é que, no máximo em 2019, mais essa demanda do município venha a ser atendida.