ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

'Brumadinho de açúcar': Buracos em ruas causam prejuízos e acidentes de trânsito

Brumado: Mais uma terceirizada da Coelba é acusada de atrasar salários de colaboradores

Variante Ômicron representa risco global muito alto, alerta OMS

Prefeito de Brumado anuncia antecipação da 2ª parcela do 13º salário

Campanha 'Natal solidário - Convida 20 Sem Fome' arrecada alimentos para famílias carentes

Brumado: Aluga-se galpão de 466 m² no bairro Malhada Branca

Chuvas deixam 50 pessoas desabrigadas e causam transtornos em Anagé

Carro é danificado e motorista por pouco não é linchado em Brumado

Tem novidade na Gel Sol, sua representante Intelbras na Bahia

Brumado: Sem pneus, carro é incendiado no bairro Dr. Juracy

Os melhores aromatizantes para ambientes você encontra na Império Utilidades

Após tentar por 27 vezes, vendedor ambulante passa em concurso da Polícia Militar da Bahia

Após fortes chuvas, lama invade casas em Itacaré

RotSat: Conheça o nosso site com 'Menu' de acesso rápido

Brumado: Modelo de escolas em Tempo Integral chamam a atenção de municípios da Região

Homem é condenado a mais de 20 anos por feminicídio de servidora do Detran-BA

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Palmeiras vence Flamengo na prorrogação e conquista 3º título da Libertadores

Caso Ariane: Acusado de feminicídio em 2019 é absolvido pelo júri e tem pena de 1 ano e meio

Brumado: Calçamento cede e caminhão fica com a roda presa no buraco no bairro Baraúnas



BUSCA PELO ARQUIVO "07/2021"

Brumado: Município Decreta disciplina para retorno às aulas semipresenciais

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na última quinta-feira (22), o município de Brumado publicou no Diário Oficial (DO) o Decreto (nº 5.540) que dispõe de disciplinas acerca da volta às aulas, de natureza semipresencial, nas escolas públicas e privadas de Brumado. Segundo o decreto, fica autorizado o retorno às salas de aula para a próxima segunda-feira (26), de forma escalonada, com ensino híbrido e facultativo. Todas as escolas deverão seguir os critérios de segurança observados em documento orientador que será publicado pela Secretaria Municipal de Educação. Cada sala de aula será composta por 50% dos alunos da turma, com distanciamento de 1,5 m entre as carteiras. Haverá alternância semanal entre dois grupos de alunos – enquanto um grupo estará presencialmente em sala de aula, o outro será assistido de modo virtual. Fica ainda estabelecido que, no caso da rede pública de ensino, as duas primeiras semanas de retorno às aulas se darão de forma parcial e não integral, de 07h às 11h30, com exceção das creches municipais, que funcionarão em período integral. O decreto leva em consideração estudo técnico emitido pela Sesau/Vigep/Visa, que avaliou todos os científicos publicados pela Sociedade Brasileira de Pediatria, bem como o protocolo de biossegurança elaborado pelo Município. Além disso, considera que ao menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19 foi disponibilizada para a totalidade dos profissionais da educação e a taxa de ocupação de leitos UTI/Covid adulto, no âmbito estadual, é de 57%.



Brumado: 'Retorno às aulas deverá ser gradual e em meio período', diz secretário de Educação

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com cerca de 9.500 alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino, a Secretaria Municipal de Educação de Brumado espera o retorno gradual dos alunos a partir da próxima segunda-feira (26). Com aulas paralisadas desde março de 2020, escolas públicas e particulares ainda não têm clareza sobre o que fazer para garantir que o ano letivo seja completado. Parecer preliminar do Conselho Nacional de Educação (CNE), órgão normativo ligado ao Ministério da Educação (MEC), recomenda que a volta à normalidade, quando ocorrer, seja gradativa. Além disso, a sugestão é que os professores avaliem o quanto a aprendizagem dos alunos ficou atrasada neste período. Em entrevista ao site 97NEWS, o secretário municipal de educação de Brumado, João Nolasco, disse que nas duas primeiras semanas as aulas serão em meio período. "Nós vamos avaliar a confiança da comunidade. Não vai ser obrigatório mandar os filhos para as escolas a partir de segunda-feira, se assim o pai entender. Mas se vier, vai ser bem recebido", diz Nolasco. De acordo com o secretário, a partir da terceira semana, as aulas serão em Tempo Integral com todos os protocolos já apresentados. "Nós teremos protocolos rígidos. As escolas terão tapetes sanitizantes. Todas as escolas possuem secadores de mão, refil de sabonete. Vamos ser rigorosos no distanciamento social, então tudo aquilo que traz segurança aos nossos alunos nós vamos cobrar", afirma. Conforme João Nolasco, a expectativa é de um retorno de até 50% da classe municipal. "Se chegar a 50% nós vamos escalonar, uma turma vai ter aula presencial de segunda à sexta, e na outra semana, eles ficam em casa, fazendo um rodízio das turmas", destacou o secretário. 



Bahia: Avô é acusado de estuprar neta de 6 anos; mãe da criança também era abusada

Foto: Divulgação l SSP-BA

Um homem, suspeito de estuprar a neta de seis anos, teve o mandado de prisão cumprido, na quinta-feira (22), na cidade de Nazaré. Ele deve responder por estupro de vulnerável e poderá ser condenado a uma pena de até 15 anos de reclusão. De acordo com a Polícia Civil, o abusador, de 43 anos, vinha sendo investigado após denúncia. As apurações também indicaram que o criminoso já havia estuprado a filha, quando ela era adolescente. No caso da neta, ele fazia constantes ameaças para que menina não revelasse os abusos. De acordo com o delegado Adilson Freitas, responsável pela investigação do caso, é importante que todos estejam atentos aos sinais apresentados pelas crianças, como mudança de comportamento diante de uma determinada pessoa. “Aqueles que convivem com a criança precisam perceber as atitudes delas e dialogar, para identificar as situações de abuso”, disse. Para elucidar o crime cometido pelo avô da vítima, foi disponibilizado o atendimento de um profissional, que realizou uma escuta especializada e coletou as informações pertinentes à apuração. O caso também teve o acompanhamento do Conselho Tutelar, que encaminhou a garota a uma rede de apoio. As equipes envolvidas no caso também destacaram a importância da denúncia. “A Polícia Civil da Bahia dispõe de canais, como o 181, no qual as pessoas podem denunciar anonimamente. Além disso, crimes como esse podem ser registrados em qualquer unidade territorial”, informou Freitas.



Vacinação de grupos avança e pessoas com 30 anos ou mais recebem imunização nesta sexta (23)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A vacinação contra Covid-19 segue avançando em Brumado. Nesta sexta-feira (23), das 08h às 16h30, a prefeitura realiza mais uma estratégia que passa a contemplar as pessoas com 30 anos ou mais nos seguintes grupos: Trabalhadores de transporte coletivo; Trabalhadores da limpeza urbana; Caminhoneiros; Trabalhadores industriais; Bancários; Ferroviários e Agentes dos Correios. O local de vacinaçãao será na Escola CMEAS. Levar documentos necessários como Cartão de vacina, documento com foto, comprovante de residência.



Bancários promovem ação solidária para doação de alimentos, itens de higiene e produtos de limpeza

Foto: Arquivo l 97NEWS

O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região lançou, na quarta-feira (21), a Ação Solidária da Categoria Bancária. A campanha tem o objetivo de arrecadar e promover a doação de alimentos, itens de higiene e produtos de limpeza para famílias em situação de vulnerabilidade. A campanha terá como locais de arrecadação as agências do Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Itaú e Santander. Inicialmente, a ação acontece em Brumado, Itapetinga, Livramento de Nossa Senhora, Poções e Vitória da Conquista. Este é o segundo ano da Ação Solidária. Em 2020, com a disseminação do coronavírus e o aumento do desemprego, a categoria aprovou a destinação de R$ 20.000 do orçamento anual do Sindicato, distribuindo 412 cestas, no total de 4,5 toneladas de alimentos e produtos de higiene, para 10 instituições sociais da região. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego atingiu pela primeira vez a marca recorde de 14,7%, com o total de 14,8 milhões de desocupados. Segundo o relatório mais recente da Organização da ONU para Agricultura e Alimentação (FAO, em inglês), estima que 23,5% da população brasileira tenha vivenciado insegurança alimentar moderada ou severa. Isso significa que 49,6 milhões de pessoas deixaram de comer ou tiveram uma redução significativa na qualidade e na quantidade de alimentos ingeridos.



Bebê de 2 meses morre vítima do coronavírus em Itapetinga

Foto: Divulgação

Na última quarta-feira (21), um recém-nascido de apenas dois meses de idade faleceu na cidade de Itapetinga, em razão da Covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde do município registrou registrou a morte de. Sem comorbidades, a criança do sexo feminino foi internada no Hospital Cristo Redentor na última terça-feira (20) e testou positivo para a doença. O município contabiliza 130 mortes, com 137 casos monitorados. 89 casos ativos, 4.867 recuperados, 137 recuperados e 5.086 confirmados.



Brumado: 196 pacientes se recuperam do novo coronavírus

Foto: Divulgação

Na quinta-feira, 22 de julho, o município de Brumado registrou 9.441 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 9 internações, 189 óbitos, 196 pacientes em tratamento e 9.056 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Brumado: 'Caso a denúncia de uso indevido de veículo oficial seja verídica, a Câmara abrirá processo administrativo', diz presidente da Casa

Foto: Reprodução l Vídeo

Na manhã de quinta-feira (22), um veículo oficial da Câmara Municipal de Brumado foi flagrado transportando membros de uma empresa para participar de uma licitação na cidade de Caetité, a 100 km da Capital do Minério. Um vídeo publicado nas redes sociais mostra pessoas desconhecidas entrando no veículo. De acordo com o denunciante, as pessoas flagradas fazem parte de uma empresa brumadense sediada na Rua Amâncio Leite, 87, Sala 101, no Bairro do Tanque. A empresa foi aberta em 06 de janeiro de 2021 e tem um capital social de R$ 200 mil. Essa não é a primeira vez que um carro oficial da Câmara de Brumado é visto em ouros municípios para fins que não sejam do Legislativo. No último dia 15 deste mês, um outro veículo também foi usado para levar representantes da mesma empresa em outro processo licitatório. Desta feita, no município de Dom Basílio. Na oportunidade, o carro foi usado para se deslocar para um processo público na cidade de Dom Basílio pelo vereador Wanderley Amorim da Silva (DEM) e, que ele esperou os representantes durante todo o dia. Em nota, a presidente da Câmara, a vereadora Verimar Dias da Silva Meira (PT), informou que recebeu a solicitação de um vereador para utilização do carro oficial em viagem até a prefeitura da cidade de Caetité, mas não mencionou o nome do parlamentar, porém frisou que, caso a denúncia de uso indevido seja verídica, a Câmara abrirá um processo administrativo para investigar o fato. "Já estou buscando informações para saber realmente o que está acontecendo. Não queremos dificultar o trabalho dos vereadores. A gente confia no ofício que eles entregam solicitando para fazer um trabalho a bem do município e o que nós exigimos é a comprovação de participação nas atividades. Já estamos tomando as devidas providências", disse em entrevista à Rádio Alternativa FM. Recentemente esta mesma empresa  ganhou uma licitação na cidade de Brumado através da carta convite 008/2021 promovida pela prefeitura de Brumado, no valor de R$: 243.013,12 para ampliação do prédio situado na avenida Ana Lídia Cardoso. Carta Convite é quando o poder público convida três empresas no mínimo para participarem do processo. Essa modalidade é bastante investigada em inquéritos da Polícia Federal por apresentar uma facilidade para  direcionar os procedimentos licitatórios. 

 



Vereadores de Brumado acionam Ministério Público após serem impedidos de fiscalizar ginásio

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Dois vereadores de Brumado protocolaram uma representação no Ministério Público (MP) nesta quarta-feira (21) após a prefeitura impedir a entrada dos parlamentares no Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro, localizado na Avenida Centenário. Na última terça-feira (20) eles foram até o equipamento esportivo, mas foram impedidos de entrar no local por um guarda civil, que recebeu ordens do "Alto Escalão", na qual proibia o acesso dos parlamentares ao ginásio. Em entrevista ao site 97NEWS, os vereadores Vanderlei Bastos Miranda (PDT), o "Boca" e Harley Lopes (Republicanos) disseram que chegou a conversar com o secretário de administração, Carlos Magno, o "Maguinho", mas a negativa continuava. Já na quarta, em mais uma tentativa, os parlamentares foram novamente barrados na portaria e os dois levaram o caso ao conhecimento da Polícia Militar que, por sua vez, orientou os parlamentares a procurarem o Ministério Público. "Só em Brumado que a gente vê esse tipo de coisa. Não vamos baixar a cabeça para o prefeito. É nosso papel de vereador eleito pelo povo fiscalizar o equipamento público", cobrou Boca. Harley disse que levou a denúncia ao Ministério Público e espera que o órgão tome as medidas cabíveis e garanta o direito do vereador de fiscalizar. "A Câmara é independente. O prefeito estava acostumado a ter uma Câmara submissa", disse. Em nota ao site 97NEWS, o secretário de administração, Carlos Magno afirmou que todas as repartições públicas estão fechadas devido à Decretos Estaduais e Municipais, mas que assim que as aulas retornassem, os parlamentares teriam acesso ao local desejado. Ainda nesta quarta-feira, a Prefeitura por meio da secretaria municipal de educação anunciou o retorno das aulas presenciais para a próxima segunda-feira (26). 



Sortudo: Cinco anos depois, contador recupera moto furtada em Brumado

Foto: Divulgação l 34ª CIPM

Em 29 de julho de 2016, o técnico em contabilidade, Denisvaldo Silva de Araújo teve sua motocicleta furtada nas imediações da Feira Livre, em Brumado. Na época, sua moto, uma CG 1999 na cor verde. O veículo foi comprado em uma loja da Honda pelo próprio contador. No dia do furto, Denisvaldo conta que ele parou em um bar da Feira, para tomar cerveja com amigos e, uma hora depois, ao retornar ao local, não encontrou mais a motocicleta. "Era um feriado de São Pedro, lembro muito bem. Estava de folga e fui tomar umas com uns amigos, deixei minha moto estacionada e no retorno não encontrei mais. No mesmo dia busquei por imagens de câmeras, mas não havia", conta. Ainda no mesmo dia, ele compareceu à Delegacia de Brumado e comunicou o furto da sua CG com placa JMU-1778. De lá para cá, se passaram cinco anos, e por ironia do destino, numa manhã de 2021, mas desta vez em uma quarta-feira, 21 de julho, por volta das 10h40, quando ele andava pelas ruas do centro, passou em frente à uma oficina mecânica e se deparou com um veículo com as mesmas características que o seu, inclusive com a mesma placa. "Eu iria ao SAC e passei de frente a esta oficina, lá dentro eu percebi que tinha uma moto idêntica com a minha. Me aproximei, vi a placa igual, olhei mais, vi as características, chamei o dono da oficina e disse a ele: 'essa moto é minha'", conta Araújo. Em seguida conforme o contador, o proprietário da loja acionou o 'suposto dono', no qual o mesmo compareceu minutos depois e afirmou que comprou a moto no município de Aracatu pelo valor de R$ 3.500. "Nós fomos todos pra delegacia, e lá ele [suposto dono] disse que tinha o documento da moto. Mas como eu tinha os originais e o boletim de ocorrência, a Polícia confirmou que era a minha moto. E hoje estou com ela", afirmou. De acordo com Denisvaldo, em depoimento à Polícia, o suposto dono não soube afirmar em qual cidade foi que ele comprou a moto. "Ele disse ao delegado que comprou a moto em Aracatu, depois falou que foi em Barra da Estiva. Também disse que já veio à Brumado por três vezes e afirmou que já estava com a moto a cerca de um ano", detalhou Araújo. Ainda conforme o contador, a Polícia Civil abriu um inquérito e apreendeu os documentos falsos que estavam com o suposto comprador. Feliz da vida com o resultado, Denisvaldo contou ainda que esse não foi o primeiro prêmio com a moto. "Essa placa inclusive já meu deu prêmios em dinheiro, porque eu sempre jogava os números no Jogo do Bicho, e já ganhei", disse o contador.



Especialista da Clínica Mais Vida explica o que é medicina de precisão (ou personalizada)

Foto: Divulgação

Na era da Medicina Baseada em Evidências, tem-se cuidado dos pacientes a partir de recomendações que surgem (desejavelmente) de grandes estudos clínicos randomizados e controlados, a partir de grandes grupos de indivíduos estudados (heterogêneos, ainda que não a olho nu, certamente). O termo "Precision Medicine" ou "Medicina de precisão" vem na contramão da generalização de condutas, e começou a ser utilizado de forma ampla a partir de janeiro de 2015, com o lançamento da "Precision Medicine Initiative" pelo então presidente norte-americano Barack Obama. A especialista da Clínica Mais Vida, Dra. Nathale Prates explica que a Medicina de Precisão é uma modalidade de medicina mais personalizada e assertiva. Exemplificando: sabemos que um mesmo medicamento pode deflagrar efeitos completamente distintos (ou ausência de efeito) em diferentes pacientes; importante então se faz saber que medicamento se aplica melhor ao paciente em questão na consulta médica. Para isso, utiliza-se de análise do perfil genético do paciente, associada a informações sobre o estilo de vida e comorbidades do indivíduo em questão. Neste contexto, a soma dessas informações permite que o médico indique um tratamento mais personalizado e eficaz para cada paciente. Continua dizendo que no Brasil, a medicina de precisão está engatinhando desde a criação da Rede Nacional de Farmacogenética em 2013, responsável por gerar dados acerca deste tema sobre e para a população brasileira. Em 2015 a Fapesp aprovou a criação da Brasilian Initiative on Precision Medicine (BIPMed), que reúne instituições de pesquisa e ensino público do estado de São Paulo, para criar uma plataforma de estoque de dados genéticos provenientes de 5 centros sediados nas instituições. Em 2017 foi criada a Associação Brasileira de Medicina Personalizada e de Precisão. A Medicina de Precisão se utiliza das ditas ômicas (genômica, transcriptômica, proteômica e mirnômica), através de testes genéticos ainda não amplamente disponíveis. Portanto, ainda não estamos falando de uma realidade clínica amplamente acessível nos dias atuais, mas certamente trata-se de um vislumbre do que há por vir. Dra. Nathale ressalta que em Endocrinologia, os testes moleculares já são realidade para melhor seguimento dos pacientes com nódulos tireoidianos de citologia indeterminada (categorias Bethesda III e IV), embora ainda para um seleto grupo de pacientes que tem poder aquisitivo para custeá-lo, infelizmente. O mir-THYpe (um dos testes moleculares mais utilizados, desenvolvido em parceria que envolveu o Hospital do Câncer de Barretos), por exemplo, analisa a expressão de 11 microRNAs por PCR em tempo real e pode evitar cirurgias desnecessárias em até 84% nos nódulos indeterminados de tireoide. Um resultado negativo neste teste funciona como um resultado benigno (categoria Bethesda II) na citologia (exame microscópico que se segue à punção de tireoide com agulha fina), e indica que o paciente não precisará se submeter à cirurgia de retirada da tireoide (sem o teste, estes pacientes seriam operados e descobririam na biopsia que seu nódulo que levou à cirurgia é, na verdade, benigno (o que significa exposição a um risco desnecessário de complicações cirúrgicas). *Nathale Prates é médica endocrinologista graduada pela UESC, com Residência em Clínica Médica pelo Hospital Santo Antônio e em Endocrinologia pelo HGRS. Já atuou como professora concursada efetiva do curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe.. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868.



Brumado: Com saudades do público, músicos vivem a expectativa de voltar aos palcos

Foto: Reprodução l Rede Social

Representantes de um dos segmentos de maior destaque da cultura em Brumado e afetados pela paralisação das atividades artísticas, em razão da pandemia desde 2020, os músicos convivem com um paradoxo. Embora necessitem urgentemente voltar a fazer shows, principal fonte de renda, sentem-se cautelosos, por ainda temerem o vírus da Covid-19. Embora busquem alternativas para driblar a crise, o que obtêm de renda é insuficiente para saldar compromissos do dia a dia. Muitos fazem lives e outros têm recebido auxílio de familiares para se manter. Saudosos dos aplausos do público, todos vivem a expectativa do retorno ao palco, e isso voltou a acontecer após Decretos que permitem até 200 pessoas em eventos. Em entrevista ao site 97NEWS, o cantor Lázaro Jacarine guarda boas recordações dos eventos. Antes da Covid-19, cumpria agenda em Brumado e Região. 

Mesmo com a retomada, o músico continua vendendo queijo - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com a retomada dos eventos em todo o Estado, ele prevê a chegada do "Novo Normal". "Graças a Deus está voltando aos poucos. Eu já fiz um som em Rio de Contas no sábado, toquei domingo em um espaço aqui de Brumado e, essa semana já tem de novo música ao vivo em restaurantes e até aniversários", comenta. Em um ano e quatro meses de pandemia, o músico teve que buscar outros meios para sobreviver. Jacarine encontrou no queijo e nos doce uma nova alternativa de renda, na qual segundo ele, mesmo com a paixão pela música, ela vai continuar. "O queijo e o doce me ajudou pagar as contas. E o negócio vai continuar mesmo com o retorno dos shows, então a intenção é agregar", disse. Sobre o retorno aos palcos, o cantor destacou que o sentimento foi de quando ele ainda era iniciante. "Quando você faz uma Live ou ensaia em casa é uma coisa. Mas quando você pega um instrumento e vai para o meio do povão e da galera pra fazer um som ao vivo, ai é completamente diferente. E o retorno da um frio na barriga, foi isso que senti", afirma. Para o artista o retorno é necessário, mas é preciso ter cautela. "Se todo mundo fizer a sua parte, nós vamos vencer esse vírus", diz Lázaro Jacarine.



Brumado: Trabalhador encontra jiboia com mais de 2 metros no bairro Esconso

Foto: Reprodução l Rede Social

Um gari de Brumado, encontrou uma jiboia com mais de dois metros enquanto seguia para o trabalho na Avenida Cleobulo Meira Leite, no bairro Esconso, nesta quarta-feira (21). Segundo os moradores do bairro, a aparição de cobras no bairro é comum, porém, o tamanho da jiboia impressionou populares. "Eu vinha do trabalho e vi ela rastejando pelo asfalto. Vi que os carros iriam passar por cima dela, então resolvi resgatá-la e levar para o terreno ao lado da empresa que eu trabalho, porque lá é próximo ao rio", explica o gari Eudálio. Segundo ele, outra jiboia de tamanho menor já foi solta no bairro Olhos D'água por ele. "Eu já resgatei outra cobra dessa mesma espécie no bairro Olhos D'água e soltei na Serra da Éguas", disse. O animal pertence a espécie Boa constrictor, popularmente conhecida como jiboia, é muito comum na região e tem função ecológica importante para controle das populações de roedores, contribuindo para a saúde pública. Em Brumado, é bem comum encontrar essa classe sauropsida. A recomendação é nunca matar o animal e soltar em uma área de mata para garantir a segurança da serpente.



Brumado: Homem com mandado de prisão em aberto é preso no bairro São Felix

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

No tarde de quarta-feira (21), por volta das 13h, uma guarnição da 34ª CIPM de Brumado, ao  realizar o patrulhamento ostensivo pela Avenida Coronel Santos, bairro São Felix,  avistou um indivíduo de 28 anos que possuía em seu desfavor, um mandado de prisão em aberto, expedido pelo juiz de direito da comarca de Brumado. Conforme a PM, a guarnição deu voz de prisão ao foragido e procedeu com a sua condução para a Delegacia para que as medidas cabíveis sejam adotadas.

 



Brumado: Aulas presenciais na rede municipal de ensino retornam na próxima segunda (26), diz Prefeitura

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em Decreto publicado no Diário Oficial (DO) do município de Brumado, a prefeitura decretou o retorno das aulas presenciais na rede municipal para a próxima segunda-feira (26). O anúncio do retorno presencial veio seguindo o anúncio do Governo do Estado que também na próxima segunda retoma as aulas presenciais na rede Estadual de ensino. O Decreto do Governo ainda inclui: Universidades, Faculdades e escolas particulares. Em Brumado, esta não é a primeira vez que o município tenta o retorno presencial das aulas. Na maioria das tentativas, encontrou barreiras judiciais e Decretos Estaduais. O retorno das aulas na Capital do Minério vai seguir alguns protocolos, segundo o secretário de Educação, João Nolasco. "A gente vem procurando corrigir os erros do passado e, hoje, estamos com todo protocolo de segurança pronto, dando apenas a última revisada para retomarmos as aulas na segunda-feira. Essa data já está definida", disse. 



Brumado: Covid faz mais uma vítima na cidade; boletim registra 189 óbitos

Foto: Divulgação

Na quarta-feira, 21 de julho, o município de Brumado registrou 9.423 casos confirmados da Covid-19. Entre os diagnósticos: 8 internações, 189 óbitos, 193 pacientes em tratamento e 9.041 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Polícia Federal incinera mais de 200 kg de cocaína em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação l PF

A Polícia Federal de Vitória da Conquista realizou na tarde desta quarta-feira (21) a incineração de aproximadamente 226kg de cocaína, decorrente de prisão em flagrante. Essa foi a maior apreensão de cocaína da história da Delegacia de Polícia Federal no município. A Operação para destruição da droga é precedida de autorização judicial e realizada com a presença das Autoridades Ministerial e Sanitária, em observância a Lei de Drogas nº 11.343/2006. Foram utilizados fornos industriais para incineração, sendo o produto totalmente consumido pelas chamas e pelo calor provocado. Segundo a PF, , o processo químico é devidamente seguro e em consonância com a legislação de preservação ao meio ambiente. O órgão ressalta ainda que, em cumprimento às medidas de combate à pandemia do coronavírus, "todas as regras de segurança sanitárias foram respeitadas, tendo em vista a continuidade desta atividade essencial da Polícia Federal e a preservação da saúde do efetivo envolvido".



Exército vacinou agentes da Abin secretamente e sem aval do programa de imunização

Foto: Reprodução

O Exército atuou diretamente na vacinação secreta de 130 servidores da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), que foram imunizados contra a Covid-19 sem o aval de técnicos do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. O Ministério Público Federal constatou que uma lista de nomes sigilosa foi enviada diretamente ao Exército para que os funcionários da Abin fossem vacinados com todos os militares da ativa, imunizados de forma privilegiada em Brasília. As informações são da Folha de S. Paulo. A vacinação ocorreu, conforme documentos reunidos pelo MPF em inquérito civil público instaurado em 25 de junho, que investiga o privilégio dado aos militares das Forças Armadas, a forças de segurança e aos agentes da Abin em Brasília. Os integrantes desses grupos são suspeitos de furar a fila de vacinação, desrespeitando as normas técnicas editadas pela equipe do PNI para organizar um fluxo de imunização de grupos prioritários diante da falta de doses em todo o país. A procuradora da República Ana Carolina Roman questinou, em reunião virtual no dia 1º de julho, duas técnicas do PNI, Thaís Minuzzi e Caroline Gava, assim como Laurício Monteiro Cruz, então diretor do Departamento de Imunização do Ministério da Saúde. Cruz foi demitido do ministério uma semana depois, suspeito de participação em um mercado paralelo de vacinas junto à pasta, investigado pela CPI da Covid no Senado. Gava disse que não foi contestada pelo diretor do Departamento de Imunização na época. A técnica também disse que tiveram esclarecimentos do governo do Distrito Federal sobre a vacinação, além de confirmar que esses profissionais por não estariam contemplados, mas não soube informar se houve a vacinação prioritária dos mesmos. Em ofício ao MPF duas semanas antes, o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, apontou as explicações do comitê gestor da vacinação contra a Covid-19 para a imunização de agentes da Abin, afirmando que foi considerado o critério de exposição de risco epidemiológico decorrente do trabalho dos servidores. O documento confirma que a vacinação ocorreu, na Praça dos Cristais em Brasília, em uma parceria entre a secretaria e o Comando Militar do Planalto, do Exército. Para a procuradora Ana Roman, a vacinação dos agentes desrespeitou normas técnicas do Ministério da Saúde que estabelecem que são grupos prioritários militares das Forças Armadas e forças de segurança que estão na linha de frente do combate à pandemia. Em uma reunião virtual feita em 29 de junho, Roman questionou a enfermeira Christiane Braga de Brito, subsecretária de Planejamento em Saúde do DF, sobre as razões para servidores da Abin serem incluídos como forças de segurança. A subsecretária disse que a decisão havia sido corroborada pelo Ministério da Saúde, o que não foi confirmado pela equipe técnica do PNI dois dias depois. Ao MPF, após um pedido de explicações, o diretor-geral da Abin, Alexandre Ramagem, afirmou que a vacinação dos agentes atendeu a uma "iniciativa exclusiva" da Associação Nacional dos Oficiais de Inteligência. Ramagen, assim como os servidores da Abin, justificaram a vacinação afirmando essencialidade da atividade de inteligência.



Brumado: Por falta de espaço, cemitério Senhor do Bonfim é desativado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O cemitério Senhor do Bonfim, no centro da cidade, o primeiro de Brumado, suspendeu nesta terça-feira (20) todas as atividades de sepultamento. O Decreto (nº 5.537) cita que: "Considerando a atual estrutura física, onde se apresenta localizado o Cemitério Senhor do Bonfim, está inadequada para realizações de sepultamento e serviços funerários". Além disso o documento cita "que não há mais capacidade para a realização de novos sepultamentos no referido Cemitério". Por fim o documento diz ainda que "fica desativado o Cemitério Senhor do Bonfim, localizado na Rua Dr. Guilherme Dias, nº 90, Centro, estando proibida a realização de novos sepultamentos no local." No momento, os serviço funerário da cidade só será permitido no Cemitério Jardim Santa Inês, localizado às margens da BA-148 (saída para Livramento de Nossa Senhora).

 



Com três lotes em um dia, Bahia recebeu mais de 600 mil vacinas na terça-feira (20)

Foto: Divulgação

Em apenas um dia a Bahia recebeu 607.700 doses de vacina contra Covid-19. A última das três remessas, com imunizantes da Pfizer, desembarcou no estado por volta das 20h30 da última terça-feira (20). O governador Rui Costa (PT) chegou a fazer um post em suas redes sociais para comemorar a marca. Mais cedo na terça, já haviam desembarcado em Salvador outros dois lotes de vacina. Ainda de madrugada, às 0h40 chegaram  211.800 doses (79.400 doses do imunizante da Astrazeneca/Covax e 132.400 doses da Coronavac/Butantan). Por volta das 19h pousou o segundo lote com 314.000 (AstraZeneca/Oxford/Fiocruz). Segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab), as vacinas serão distribuídas por via terrestre e também em aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador, após conferência da equipe da Coordenação de Imunização do Estado. As novas doses serão remetidas, exclusivamente, aos municípios que aplicaram 85% ou mais das doses anteriores. Esta foi uma decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é uma instância deliberativa do SUS e reúne representantes dos 417 municípios baianos e o Estado. Com esta nova remessa, a Bahia chegará ao total de 10.222.380 doses de vacinas recebidas, sendo 3.554.400 da Coronavac, 5.373.050 da Oxford/AstraZeneca, 1.040.130 da Pfizer e 254.800 da Janssen.