ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória


Sindicatos protestam e anunciam paralisação contra pacote econômico de Rui

Foto: Reprodução l Bahia Notícias

Sindicatos representando diferentes categorias de trabalhadores marcam uma paralisação para a próxima quinta-feira (6) em razão do pacote econômico encaminhado à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) pelo governador Rui Costa. A mobilização foi motivada pelo aumento da contribuição para previdência e a extinção das empresas, a exemplo da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). Segundo o Bahia Notícia, sindicatos como a APLB e o Sindae, além de trabalhadores da Conder devem participar do protesto. Na quinta-feira. os representantes vão estar  na Assembleia Legislativa porque o governo promete aprovar o projeto. Na avaliação dos sindicatos, o governador Rui Costa enganou a população ao promover o pacote de medidas econômicas logo depois da eleição. 



Três pessoas em carro morrem no sul da Bahia após veículo ser arrastado por água de chuva

Três corpos foram encontrados após carro ser arrastado por 40m pela chuva na cidade de Coaraci (Foto: Whatsapp 97NEWS)

Três pessoas que estavam dentro de um carro morreram no distrito de Itamotinga, município de Coaraci, no sul da Bahia, após o veículo ser arrastado ao longo de 40 metros, por conta das chuvas que caem na região, e cair em córrego. Segundo informações da Polícia Civil, o caso ocorreu na noite de segunda-feira (3), entretanto os corpos só foram achados na manhã desta terça (4). De acordo com o G1, as três vítimas são do sexo masculino e foram identificadas como Roniele Silva dos Santos, Josemilton de Jesus Martins e Edvan Oliveira de Carvalho. A idade deles não foi divulgada. Ainda segundo o site G1, uma quarta pessoa, que não teve a identidade revelada, estava no carro e conseguiu se salvar. Ela se encontra em estado de choque e ainda não prestou depoimento. Ao G1, a polícia informou que o Corpo de Bombeiros foi acionado por populares na noite de segunda, para resgatar três vítimas que estavam desaparecidas, mas, por causa da escuridão, o resgate começou nesta manhã. Os corpos foram encontrados por populares. Um deles boiando e os outros presos em troncos de árvores e pedras. Não há informações sobre o velório e sepultamento das vítimas.



Brumado: Dizendo está com a paciência ‘esgotada’, prefeito intensifica críticas e ações contra a Embasa

Todos os anos no período das chuvas a imagens dos estragos das vias públicas de Brumado se repetem (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Somente o recurso da figuram de linguagem pleonástica para poder expressar uma situação que parece “surreal” em Brumado, pois, além de ser um “filme triste e repetido”, confirma uma falta de representatividade política da cidade, que vem amargando e sorvendo os “venenos da indiferença”. Que nos perdoem, mas a redundância é inevitável, pois o “esgoto esgotou a paciência do gestor”, o que pode ser somado a um ditado popular muito pertinente para esse momento de que “água mole em pedra dura tanto bate que até fura”. Depois desta introdução ilustrativa, vamos ao solo frio da realidade, que mostra uma indiferença por parte do governo do estado diante de uma das principais urgências do município, o saneamento básico. Brumado é uma das poucas cidades da Bahia que ainda não possui um sistema de esgotamento sanitário, o que seria o principal motivo desta cantilena interminável que todos os anos na época das chuvas causa transtornos e indignação da população. O prefeito Eduardo Vasconcelos que vem abrindo “fogo” contra a Embasa que seria na opinião do mesmo o “inimigo público número 1” da população brumadense. Ele vem deixando isso cada vez mais claro em suas recentes declarações e ações, tanto que primeiramente enviou um projeto de lei para o executivo buscando uma regulação dos serviços, mas não parou por aí não, agora devido ao vencimento do contrato da exploração dos serviços de água e esgoto na cidade, irá abrir uma licitação para que novas empresas possam vir operar o setor, o que não exclui a própria Embasa, mas que agora terá que competir com outros pretendentes. Vale ressaltar que há cerca de um ano o governador estadual garantiu a execução dos serviços de construção do esgotamento sanitário de Brumado, voltando-o a fazer em nova visita durante o decorrer do ano, mas, com a situação de forte crise financeira que atingiu o estado, essa garantia pode ir para “água abaixo”. Então, diante destas incertezas, Brumado deve continuar assistindo as suas vias públicas estourarem devido ao fato de que o atual esgotamento pluvial é deficitário e obsoleto, o volume de águas não suporta e a rede se rompe causando os estragos que acabam substanciando o discurso “raivoso” do gestor municipal e também de setores da oposição.



Sudoeste: Homem é preso acusado de estuprar 6 crianças de uma mesma família

(Foto: Reprodução)

Um homem de 29 anos foi preso suspeito de estuprar seis crianças da própria família, com idades entre 6 e 9 anos, no município de Maiquinique, localizado na região sudoeste da Bahia. O suspeito estava com mandado de prisão preventiva em aberto e foi localizado, na segunda-feira (3), por equipes da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), de Itapetinga. De acordo com o delegado Irineu Andrade, titular da Delegacia Territorial de Maiquinique, o homem foi preso na casa onde mora, no bairro Alto da Colina. A Polícia Civil não detalhou como e quando os crimes ocorreram e nem especificou qual o grau de parentesco do suspeito com as vítimas. O homem está custodiado na delegacia, mas deverá ser encaminhado para o sistema prisional nos próximos dias, informou a polícia.



Ambulância capota na BA-142 transportando pacientes de Barra da Estiva

Foto: Whatsapp l 97News

Uma ambulância capotou enquanto transportava pacientes da cidade de Barra da Estiva. O acidente aconteceu na manhã de segunda-feira (3), na BA-142 entre Ituaçu e Tanhaçu, região Sudoeste. Seis pessoas estavam no carro. Ninguém sofreu ferimentos graves. De acordo com a Polícia, o carro capotou em uma parte reta da pista. O motorista teria perdido o controle do veículo, capotou e ficou com as rodas para cima. Segundo a Polícia, no momento do acidente a pista estava molhada e isto pode ter sido a causa do acidente. Tanto motorista como passageiros não sofreram lesões graves em decorrência do acidente. O veículo é da Prefeitura de Barra da Estiva e levava pacientes para hemodiálise em Vitória da Conquista. A Secretária de Saúde do município ainda não se manifestou sobre o acidente.



Chuvas causam muitos estragos em Jequié; veja vídeo

Jequié foi uma das cidades mais afetadas pela chuva na região (Foto: Marcos Frham)

As fortes chuvas que caíram em Jequié nesta segunda-feira (3) provocaram diversos prejuízos à população, com casas alagadas, ruas danificadas e muito transtorno.  Duas casas caíram no bairro do KM3, Loteamento Santa Luz e as vias tiveram que ser interditadas, comércios foram atingidos pelas águas. Uma obra de intervenção da rede de esgoto da EMBASA sofreu um afundamento e cedeu, na Avenida Castelo Branco e árvores caíram. A chuva persistiu durante toda a madrugada e há previsão de mais chuvas para essa semana. O Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (INEMA) publicou nesta segunda-feira (3) o Boletim de Alerta nº 006/2018, informando que nos municípios localizados dentro da faixa centro-leste do Estado há possibilidade de ocorrer eventos precipitações muito volumosas. Confira vídeo abaixo:



Livramento: Motorista embriagado é preso em flagrante após causar acidente

Foto: Whatsapp l 97News

Um motorista foi preso por embriaguez ao volante após causar um acidente na tarde desta segunda-feira (3), na Avenida Presidente Vargas, no centro de Livramento de Nossa Senhora. Ninguém ficou ferido. Segundo a Polícia Militar foi constatado que o condutor do veículo Fiat Elba, identificado por Valdemir Santos Marques se encontrava em visível estado de embriaguez alcoólica. A condutora do veículo Corolla que não teve o nome divulgado ficou bastante assustada com o acidente. Com o impacto, o Fiat responsável pelas colisões destruiu a lateral do Corolla. O motorista passou por teste de bafômetro, que indicou embriaguez, e foi preso em flagrante. Ele estava sozinho no carro. O trânsito foi desviado pelas até a conclusão dos trabalhos da Polícia Militar e retirada dos veículos. 



Divulgados os números da AIDS na região sudoeste; prevenção é o melhor remédio

(Foto: Reprodução)

Os casos de Aids continuam chamando a atenção na região Sudoeste. Do ano de 2016 até então foram registrados ao menos 502 novos casos, desses 143 foram somente neste ano, sendo eu 19 são gestantes. Os dados são do Centro de Atenção e Apoio à Vida – CAAV. O primeiro caso de AIDS em Vitória da Conquista foi notificado em 1985 e até novembro de 2018, 1231 pacientes estão em tratamento com o uso de Anti-retroviral. Durante esses dois últimos anos, o CAAV realizou mais de 11 mil sorologias e mais de 9.000 Testes Rápidos Diagnósticos para detecção do vírus HIV. Faz Acompanhamento de gestantes com consultas Obstétrica e orientação para o pós-parto e a não amamentação dessas crianças, distribuindo Fórmula Láctea para crianças com idade entre 01 (um) e 02 (dois) anos. Com atendimento integral e humanizado, o CAAV garante a qualidade de vida dos portadores e atua na prevenção de novos casos, principalmente junto às populações vulneráveis, aos adolescentes e jovens. O CAAV é referência para atendimentos à vítima de violência sexual e ABO, fazendo parte da rede de atenção em Conquista. O órgão conta com uma equipe multidisciplinar formada por profissionais com médico infectologista, obstetra, ginecologista, urologista, psicólogos, assistentes sociais, bioquímico, farmacêutico, enfermeiros, dentistas e equipes técnicas e administrativas. Distribui insumos de prevenção (preservativos masculinos e feminino) mais de 633 mil (nos últimos dois anos 2017 /2018).



Chuva causa estragos em 40 minutos de temporal na cidade de Milagres

Foto: Reprodução l Youtube

As chuvas que caíram em Milagres na segunda-feira (3) causaram estragos em várias ruas da cidade. As precipitações ainda continuam nesta terça-feira (4). Segundo as autoridades locais, o temporal de segunda começou por volta das 16h e após 40 minutos várias ruas já estavam alagadas. Trechos como a entrada da cidade, na BR-116, a Cascalheira e a avenida do hospital ficaram deterioradas. Ainda segundo as autoridades, em uma hora de chuva estradas e ruas ficaram totalmente destruídas. Nesta terça, a Defesa Civil do Município fez um relatório para averiguar o estado das vias locais. Um decreto de emergência devido às chuvas pode ser homologado nos próximos dias. “Seria cômico se não fosse trágico, mas eu estava preparado para um decreto de emergência pela seca, e vou acabar fazendo um pelos estragos da chuva”, lamentou o prefeito da cidade Cézar Rotondando Machado. 



Governo do Estado da Bahia divulga balanço positivo de ações na área de saúde

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Entre janeiro de 2015 e julho de 2018, foram implantados 1.524 novos leitos hospitalares na Bahia, distribuídos em forma de rede direta, indireta e por meio de contratos. Com a ampliação de serviços e descentralização, a assistência à saúde se torna cada vez mais especializada, célere e aprimorada. São exemplos disto, em Salvador, a ampliação do Hospital Geral Roberto Santos, onde foram criados 118 novos leitos, a implantação do Hospital Geral do Estado 2, com 161 leitos, o Hospital da Mulher, com 136 vagas, e Hospital Couto Maia, com 120 novos leitos. O Governo do Estado está realizando obras no Norte do Estado, em Juazeiro, no Oeste, em Barreiras, no Sudoeste, em Guanambi e em Vitória da Conquista, e no Sul, em Itabuna, Porto Seguro e também em Teixeira de Freitas, onde há um projeto de construção do Hospital Regional da Costa das Baleias, com 300 leitos. 

O secretário também fala sobre a importância da ‘desospitalização’ de pacientes crônicos como estratégia para que se disponibilizem mais leitos para a população baiana. “Paralelamente, nós criamos também um serviço de desospitalização, com a implantação de leitos para a internação em domicílio. Já retiramos 500 pacientes dos hospitais, nossa meta é retirar mais mil pacientes. São pacientes em estado crônico que viviam em unidades hospitalares e, ao retirá-los dos hospitais, nós disponibilizamos novos leitos”.

Novos projetos

Vilas-Boas diz que os próximos quatro anos serão de mais desafios e investimentos. “Em meados de 2019 vamos inaugurar o Hospital Metropolitano, com 265 leitos, temos a inauguração da maternidade de Camaçari, com mais 100 leitos, temos a Unacon, de oncologia, em Juazeiro, a ampliação do hospital de Irecê, com implantação de cirurgia cardíaca e oncologia e mais 100 leitos hospitalares, em Barreiras vamos implantar mais cem leitos e unidades de oncologia e cardiologia. Em Vitória da Conquista, o hospital vai receber uma nova enfermaria e uma UTI pediátrica, o hospital de Guanambi terá uma nova UTI neonatal, Porto Seguro vai receber os serviços de cardiologia e oncologia, e aqui em Feira de Santana temos o novo Clériston Andrade, que terá as obras iniciadas em dezembro e dentro de 10 meses teremos um novo hospital com prontuários digitais, sem utilização de papéis, um dos mais modernos do País”.

Hospital Geral Roberto Santos

O diretor-geral do HGRS, José Admirço Filho, diz que em 40 anos de história, a unidade nunca recebeu tantos investimentos como tem recebido nos últimos dois anos. “Tivemos uma requalificação muito interessante, principalmente nos leitos de terapia intensiva, hoje temos dez leitos específicos para pacientes de neurologia. O HGRS era responsável por 82% das cirurgias neurológicas no Estado, hoje realiza 94%. São 30 leitos para pacientes de procedimentos cardiovasculares, que também foram ampliados, temos agora oito leitos para os pacientes de hemodinâmica, o que possibilita a realização de aproximadamente 300 procedimentos por mês apenas nessa especialidade.

O diretor-geral avalia que o HGRS tem hoje o parque de bioimagem mais moderno de Salvador, tanto da rede pública como privada. “E também temos estrutura para atender a pequena e a média complexidade, no Hospital Dia do HGRS, que conta com três salas e 16 leitos, onde são realizadas 600 cirurgias por mês, às quais não precisam de UTI nem internamento”.

Aumento no número de atendimentos

“Nessa engrenagem toda, a gente percebe que o impacto é muito positivo, o número de atendimentos tem aumentado em torno de 20% ao ano”, contabiliza o diretor José Admirço. “E estamos com o hospital cheio de obras para os próximos dois anos – temos obras na cozinha, na subestação, na hemodiálise e outras programadas, para que o hospital possa viver os próximos 40 anos como o maior do Nordeste”. Com as novas medidas, informa Admirço, os resultados incluem o fim da espera de vagas em algumas áreas. “O HGRS atende todos os pacientes de hemodinâmica da rede. Com a mudança da estrutura e da filosofia de trabalho, a fila da regulação foi zerada em três meses. O outro modelo é o do Hospital Dia. Tínhamos pacientes que aguardavam até sete meses, hoje a fila do hospital, que era de 150 pacientes, foi zerada e estamos ajudando a reduzir ou zerar as filas de outros hospitais”.

 

CONTINUE LENDO


Mais um veículo é recuperado em mais uma ação da 34ª CIPM

O veículo recuperado foi levado para o pátio da 20ª Coorpin (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

Os roubos e furtos de veículos vêm crescendo neste final de ano em Brumado, fazendo com que esse tipo de delito volte à página policial. Mas a boa notícia é que a resposta da Polícia vem sendo muito positiva, onde estão sendo recuperados com muita rapidez os carros e motocicletas que vêm sendo levado de seus proprietários. Na tarde deste segunda-feira (03) por volta de 15h20min, uma guarnição do radiopatrulhamento, após uma denúncia feita ao Cicom, deslocou-se à rua Lupércio Francisco de Lima, Mercado, onde encontrou o veículo de placa policial GPU 6690, modelo FIAT/UNO, que havia sido furtado no dia 02 de dezembro. O carro então foi conduzido e apresentado na sede da 20ª COORPIN, onde o fato foi registrado.



Polícia Militar realiza mega operação de combate ao tráfico em Belo Campo, Encruzilhada e Cândido Sales

(Foto: Divulgação Polícia Militar)

A 80ª Companhia Independente de Policiamento Militar (CIPM) Cândido Sales concluiu, neste domingo (2), a Operação Divisa Segura, realizada na região Sudoeste da Bahia. Iniciada sexta-feira passada (30) e deflagrada nas cidades de Cândido Sales, Belo Campo e Encruzilhada, a ação, que visa a combater o tráfico de drogas e diminuir os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) na divisa com Minas Gerais, contou com o apoio da Polícia Militar daquele estado. Marcos Moreira, 32 anos, foi preso no sábado (1°), em Encruzilhada, após a guarnição receber informações de que uma residência estava sendo utilizada para o comércio de drogas. Foram apreendidas 19 petecas de maconha, R$ 349 e um aparelho celular. Já com passagem por tráfico de drogas, ele foi encaminhado para o Distrito Integrado de Segurança Pública de Vitória da Conquista.



Em meio à chuva, muro de estádio cai na Bahia

(Foto: Leitor M1)

Parte do muro do Estádio Municipal Gerino de Souza Filho, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, cedeu às fortes chuvas e caiu no fim da manhã de hoje (3). O estádio fica localizado na Avenida Brigadeiro Mário Epinghaus, no Centro de Lauro de Freitas.  Parte dos escombros atingiu o asfalto e prejudicaram o trânsito. Não há informações se a situação resultou em alguma vítima.



Jovens da Igreja Missões do Evangelho Pleno lançam projeto social em Brumado

(Divulgação)

A juventude vem sendo um braço muito atuante das igrejas evangélicas, promovendo uma série de ações que propagam os ideais e a fé cristã. Neste contexto os jovens da Igreja Missões do Evangelho Pleno (IMEP), em Brumado, lançaram  o “Projeto O Bom Samaritano”, que tem objetivo de arrecadar alimentos e materiais de limpeza para ajudar instituições e famílias carentes do município. Você que queira contribuir com o projeto pode entrar em contato pelos telefones (77) 99839-6560 ou (77) 99903-3314.



Mais de 550 animais silvestres são resgatados durante operação da PRF na região sudoeste

Mais de 550 animais silvestres foram resgatados no último sábado (1º) durante operação da Polícia Rodoviária Federal, realizada em sete cidades do oeste da Bahia. Entre os animais, 15 foram encontrados abatidos e alguns estavam em cativeiro. Ao todo, 541 eram aves, sete mamíferos e sete répteis. Os bichos foram resgatados nas cidades de Bom Jesus da Lapa, Carinhanha, Malhada, Matina, Serra do Ramalho, Riacho de Santana e Iuiú.  De acordo com o G1, a PRF informou que os animais foram avaliados e cuidados por equipes de veterinários e biólogos. Depois, parte deles foi solta na natureza e os que não estavam em condição foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres, onde vão passar por processo de reabilitação antes de voltarem ao habitat natural. Ainda segundo a PRF, diversas responsáveis pelos animais em cativeiro entregaram voluntariamente os bichos aos agentes. Nos locais com características de tráfico de animais ou maus-tratos, foi registrado Termos Circunstanciados de Ocorrência e autos de infração do Ibama. Ninguém foi preso.



Inscrições para o vestibular 2019 da Uesb são prorrogadas até o dia 9 de dezembro

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

As inscrições para o  vestibular 2019 da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), que terminariam no último domingo (2), foram prorrogadas para até o dia 9 de dezembro, informou a instituição de ensino. Os candidatos interessados poderão se inscrever, exclusivamente, pela internet e optar por uma das 47 opções de cursos de graduação, disponíveis nos campi de Itapetinga, Jequié ou Vitória da Conquista. Ao todo, o processo seletivo disponibiliza 1.186 vagas, sendo 727 para o primeiro período letivo de 2019 e 459 para o segundo período. As provas serão aplicadas nos dias 20 e 21 de janeiro, nas três cidades onde a Uesb possui campus: Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. Os candidatos irão fazer provas objetivas e uma redação. As provas objetivas serão divididas em Português (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira), Língua Estrangeira, Matemática, Ciências Humanas (História, Geografia e Conhecimentos Contemporâneos) e Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia). No ato de inscrição, o candidato deve escolher a opção de língua estrangeira: Inglês, Francês ou Espanhol. Metade das vagas são disputadas em ampla concorrência, e a outra metade é destinada aos candidatos cotistas. Além disso, a universidade disponibiliza três vagas adicionais por curso para quilombolas, índios ou pessoa com deficiência (uma por categoria). Entre as opções de curso, são 22 licenciaturas e 25 bacharelados, distribuídos nos três campi. A lista completa de graduações disponíveis por campus pode ser conferida no site da Uesb. Mais informações sobre os conteúdos das provas, quantitativo de reserva de vagas, sistema de cotas, entre outras questões podem ser conferidas no Edital 198/2018, que rege o processo seletivo, e no Manual do Candidato, disponível no site do Vestibular.

 

 

 



Clima tenso, desrespeito aos idosos e deficientes em longas filas na agência do Bradesco de Brumado na manhã desta segunda-feira (03)

Longas filas e um clima de muita tensão e insatisfação era evidente (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Já não bastasse o descumprimento da Lei dos 15 Minutos, outra situação recorrente nas agências bancárias de Brumado, especialmente nos primeiros dias do mês, são as enormes filas, caixas desabastecidos de dinheiro e muita irritação. O filme voltou a se repetir desde as primeiras horas da manhã desta segunda-feira (03), primeiro dia útil do mês, na agência do Banco Bradesco, só que uma forma ainda mais aguda, pois por ser final de ano as pessoas estão muito ansiosas para retirar a parcela do 13º salário, o que faz com que o ambiente fique até de rivalidade, tendo, inclusive, algumas discussões por desrespeito à ordem na fila. A nossa equipe esteve no local e pode comprovar o clima de tensão das pessoas que não escondiam a indignação do que eles classificaram como “total desrespeito”. O que mais chamou a atenção foi a situação da longa fila exclusiva dos idosos que se acotovelavam na busca de tirar a sua aposentadoria, já que somente um caixa eletrônico estava abastecido. Segundo um representante comercial que falou com a nossa equipe estaria sendo promovido um total desrespeito, tendo a agravante de que “não estão respeitando nem mudo, nem surto e nem deficiente, os idosos nem se fala, isso é uma total desumanidade e não existe um órgão ou autoridade que venha resolver essa situação de descaso”.  



Moradores da Rua Armindo Meira Leite apelam para que a rua seja recuperada

A situação da via é cada vez mais precária (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Com cerca de 50% das vias públicas sem pavimentação, Brumado tem esse grande desafio na área de infraestrutura urbana. Diante disso, vários apelos vêm sendo feitos ao poder público municipal para que as obras venham a ser realizadas. Mas existem vias que já foram pavimentadas e que estão em situação muito precária, como ó caso da rua Armindo Meira Leite, que fica no Bairro Centenário. Segundo os moradores a via, que tem uma grande parte em ladeira, foi pavimentada há cerca de 10 anos, mas, de lá para cá, não foi feita nem sequer serviços de manutenção e com o desgaste do tempo a situação ficou praticamente insustentável, tanto que a trafegabilidade está muito comprometida. Eles também reclamam que uma empresa que tem a sede na rua, lava seus caminhões constantemente, provocando um aguaceiro que incomoda demais, além de jogar garrafas quebradas na via, causando um aspecto muito negativo. Eles informaram que já procuraram a prefeitura municipal por diversas vezes, mas até o momento não tiveram a sua solicitação atendida. “Eles garantem que o projeto irá sair do papel, mas até agora isso não aconteceu”, afirmou o morador Gleison da Silva Santos.



Com 12km já realizados, recuperação da BA-148 deve ser concluída em fevereiro de 2019

A qualidade das obras vem sendo aprovada pelos condutores (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Iniciada há cerca de 15 dias, os serviços de recuperação da BA-148 que liga Brumado ao município de Livramento de Nossa Senhora estão sendo realizados pela Construtora Jurema. Segundo o engenheiro responsável da empresa, Lúcio Flávio, já foram recuperados 12 quilômetros dos 64 km totais da rodovia. Pelas informações passadas ao 97NEWS a obra deverá ser concluída em fevereiro de 2019, isso se o período chuvoso não for muito intenso, já que a parte final é justamente a drenagem da pista de rolamento. Outra preocupação da construtora é a prudência dos condutores nos trechos em que as obras estão sendo realizadas, tanto que, nesse sentido, vários pronunciamentos vêm sendo feitos, para que se preste bastante atenção na sinalização das obras e dos operários na pista. A obra está gerando 300 empregos, sendo 180 diretos e 120 das terceirizadas e fornecedores, o que dará um incremento da economia local.

Máquinas e operários na pista faz com que os condutores reduzam a velocidade nos trechos dos serviços (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


SMTT intensifica ações de recolhimento de animais das vias públicas e das áreas próximas às rodovias de Brumado

Nas áreas das rodovias o recolhimento é feito em parceria com a Polícia Rodoviária Estadual (Foto: PRE)

Visando a preservação da vida, a SMTT – Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes Públicos iniciou em abril de 2017 as ações de recolhimento de animais,  - leia-se gados e equinos -, das vias públicas e da área pertencentes às rodovias que cortam Brumado. Até então eram registrados vários acidentes, inclusive em vias de alto fluxo na cidade devido a esses animais soltos, o que, agora, teve uma forte diminuição. Na área das rodovias o recolhimento é feito em parceria com a Polícia Rodoviária Estadual, o que também teve um resultado positivo, pois na região das entradas das mesmas os acidentes tiveram uma forte diminuição. Segundo o superintendente do SMTT, André Cardoso, o trabalho continua intenso e qualquer pessoa que tiver conhecimento ou avistar um animal solto na cidade pode entrar em contato com o setor por meio dos números: (77) 3441-4151 ou 156, e também pelo celular da empresa responsável 9.9992-3494. Os animais são levados para um local apropriado que fica ao lado do posto da PRE, na BA-262, esperando serem resgatados pelos proprietários o que, caso não aconteça, faz com que eles sejam enviados para o pátio da PRE em Vitória da Conquista. Vale salientar que, na primeira vez, o proprietário paga uma taxa de R$ 42,00. Se houver reincidência essa taxa dobra e, na terceira vez, ele perde a posse, já que está colocando em risco à vida dos condutores.

Na cidade os serviços já são realizados pela empresa responsável (Foto: 97NEWS Conteúdo)