ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Festa clandestina com cerca de mil pessoas é encerrada em Vitória da Conquista; um Policial Militar também foi detido

Brumado: Mercado Municipal do bairro São Felix será restaurado e transformado em Feira da Agricultura

Livramento de Nossa Senhora: Três pessoas morrem e outras três ficam feridas em grave acidente na BA-152

Idosos e professores já podem ser vacinados contra gripe em Brumado

Sesab suspende vacina da AstraZeneca em grávidas na Bahia; o município de Brumado foi informado nesta terça (11)

Ao invés de buscar soluções junto ao governo do Estado, Prefeitura gasta dinheiro público com placas sinalizando responsabilidade de esgoto

Em tom de agradecimento, vereador Santinho fala sobre sobre o seu retorno à Câmara de Brumado

Especialista da Clínica Mais Vida fala sobre os linfonodos: o que são e qual sua função

Brumado: Sem a presença de vereadores da oposição, Câmara elege Paulo César como vice-presidente da Mesa

Brumado confirma um óbito de coronavírus nas últimas 24h

Três suspeitos de assaltos a bancos são presos no interior da Bahia

Brumado: Em meio à criticas da oposição, vereadora Verimar diz está seguindo e Regimento e a Lei Orgânica da Câmara Municipal

Ex-BBB acusa moradora de Tanhaçu de ataque racista na redes sociais

Homem usa verba de auxílio a empresas na pandemia para comprar um Lamborghini

Em cerimônia antecipada, suplente Santinho toma posse na Câmara Municipal de Brumado

Campanha da PRE, 'Pista não é pasto' chega a Brumado

Bahia: Governo prorroga toque de recolher até 17 de maio em Brumado e mais 226 municípios

Ministério da Saúde distribui 1,12 milhão de vacinas da Pfizer a partir desta segunda

Pax Nacional sempre ao seu lado

Rio de Contas: PM usa bombas de efeito moral para dispersar aglomeração em bar no distrito de Mato Grosso


Festa clandestina com cerca de mil pessoas é encerrada em Vitória da Conquista; um Policial Militar também foi detido

Foto: Divulgação

Uma festa clandestina, que reuniu cerca de 1.000 pessoas na zona rural de Vitória da Conquista, foi encerrada pela Polícia Militar na madrugada de domingo (9). A operação só foi possível graças à denúncias anônimas. De acordo com a PM, por volta de 01h da madrugada, as equipes da 92ª Companhia Independente da Polícia Militar (92ª CIPM) foram acionadas através de denúncias  sobre um evento ilegal, com som alto, em um haras, e deram início a averiguação. De acordo com o tenente-coronel Eduardo Viana Moreira Júnior, assim que receberam as denúncias, as equipes se deslocaram. “Prontamente acionei os policiais de nossa inteligência que, descaracterizados, foram acompanhar de perto a movimentação da festa. Após confirmação, fomos até o local”, disse. No local, equipes da Ronda Rural e das Rondas Especiais (Rondesp) Sudoeste identificaram o dono do evento e solicitaram que o público presente, sem máscara e desrespeitando o decreto estadual para evitar a disseminação do novo Coronavirus, se retirasse. “Fico impressionado como essas festas ainda acontecem em meio a pandemia. Estamos preparados para encerrar qualquer tipo de evento que coloque em risco a vida”, concluiu o oficial. A festa foi finalizada e o responsável pelo evento, acompanhado de um policial militar que também participava da festa, foi encaminhado ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) de Conquista.



Brumado: Mercado Municipal do bairro São Felix será restaurado e transformado em Feira da Agricultura

Mercado Público do São Felix - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Mercado Municipal do bairro São Felix, um dos pontos mais tradicionais da cidade, deve passar por uma reforma. O projeto ainda está na fase de elaboração e as obras devem ser iniciadas nos próximos dias. A intenção da administração municipal é de fazer um projeto de restauração, que deve mudar a rotina do local. Segundo o secretário de administração, Carlos Magno de Souza Novais, o mercado foi ocupado há cerca de 30 anos por uma mesma família, mas o atual comerciante do local já foi notificado e terá o prazo de quinze dias para deixar o Mercado. "Foi detectado por esta administração que o mercado do bairro São Felix vem sendo administrado por uma só família há anos, e sabemos que 'privado é de alguns e público é de todos'. Então, ele está lá de forma irregular sem contrato e concessão do município, e como a gente preza pelo interesse coletivo, vamos dar uma destinação aquele local e, que atenda ao interesse de todos", afirmou. 

Carlos Magno - Secretário de Administração - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Conforme Magno, haverá uma organização dos boxes para que o local receba uma Feira de Agricultura Familiar. "O secretário de agricultura que é o Márcio já está providenciando toda a equipe pra começar o projeto e o mais rápido possível darmos início as obras", disse. Sobre o comerciante que ainda está no local, o secretário de administração afirmou que o mesmo recebeu um prazo de cinco dias, sendo prorrogado para mais quinze sem mais acréscimo. "Infelizmente esse prazo não vai ser prorrogado, nós chamamos ele aqui falamos da situação e ele recebeu o prazo necessário para deixar o local", afirmou.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Livramento de Nossa Senhora: Três pessoas morrem e outras três ficam feridas em grave acidente na BA-152

Foto: Reprodução l Rede Social

Na manhã desta terça-feira (11), três pessoas morreram em um grave acidente na rodovia BA-152, no município de Livramento de Nossa Senhora. Segundo apurou o site 97NEWS, outras três pessoas tiveram ferimentos e foram encaminhadas à hospitais da Região. O acidente envolvendo um caminhão, uma picape e um veículo oficial da Prefeitura de Livramento aconteceu por volta das 08h da manhã, próximo a um posto de combustível. No carro da Prefeitura estavam três funcionários, sendo o condutor e mais duas mulheres, que foram socorridos e encaminhados a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Livramento. 

Foto: Livramento Hoje

Já na picape Strada, ocupado por três pessoas da mesma família que moram no distrito de Iguatemi, zona rural da cidade, dois faleceram no local. Já o condutor foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para a UPA 24h, mas não resistiu e veio a óbito em seguida. Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. As causas do acidente ainda serão investigadas pela perícia técnica. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) registrou a ocorrência.

 



Idosos e professores já podem ser vacinados contra gripe em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A segunda etapa da vacinação contra a gripe em Brumado começou na manhã desta terça-feira (11). A campanha abrange idosos com idade igual ou superior a 60 anos e os professores das redes pública e privada lotados na Capital do Minério. Essa nova fase seguirá até o dia 8 de junho. As Unidades de Saúde da Família (USF) são: Liziane dos Santos Alves (Centro); Ivaneide das Neves (Olhos D'água); Wilson Tibo (Vila Presidente Vargas); Paulo Vargas (Dr. Juracy) e Arlindo Stanchi (São Felix). Na primeira etapa, que iniciou no dia 12 de abril e finalizou na segunda-feira (10), foram imunizadas crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas e trabalhadores de saúde. A última fase ocorrerá entre os dias 9 de junho a 9 de julho, quando serão vacinados grupos de comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte público, portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do Sistema Prisional, população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas.

Foto: Divulgação


Sesab suspende vacina da AstraZeneca em grávidas na Bahia; o município de Brumado foi informado nesta terça (11)

Foto: Reprodução

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) da Bahia acatou a recomendação da Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) e pediu a suspensão imediata da aplicação da vacina Astrazeneca em gestantes. A solicitação da Anvisa aconteceu na noite da última segunda-feira (10), após a confirmação que uma grávida morreu no Rio de Janeiro, com trombose, após a aplicação do imunizante. A vacinação em grávidas com os imunizantes Coronavac e Pfizer continuam liberados. Em Brumado, a vacinação em gestantes começou há quatro dias. Em comunicado, a Secretaria Municipal de Saúde de Brumado disse que já acatou a medida e não vai aplicar o imunizante nas gestantes e puérperas. Também informou que apenas recebeu a informação na manhã desta terça-feira (11).

Foto: Divulgação


Ao invés de buscar soluções junto ao governo do Estado, Prefeitura gasta dinheiro público com placas sinalizando responsabilidade de esgoto

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na última sexta-feira (7), em uma ação conjunta entre o setor de Infraestrutura e a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) chamou a atenção da população brumadense. Nossa equipe flagrou placas sendo usadas para sinalizar trechos de esgotamento sanitário da cidade na qual em sua escrita informava a seguinte informação: "Povo de Brumado! O esgotamento sanitário de nossa cidade é de responsabilidade da Embasa, conforme Lei nº 475 de 26/10/1971 e concessão de 01/10/97. Há meio século que ela fatura contra o povo e deixa as despesas para o contribuinte de Brumado. Portanto, cobrem a reparação deste esgoto à mesma, através dos telefones 3441-3991 e/ou 0800 0555 195", assina a administração municipal. No entanto, a ação que teve como cunho alertar a população sobre de quem seria a responsabilidade da manutenção do esgotamento sanitário de Brumado, também gerou discussões sobre os valores pagos para confeccionar as placas. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O site 97NEWS verificou que foram usados na confecção das placas: tonéis, concreto, cimento, areia, vergalhões, acrílico e adesivos com as impressões. Cerca de dez placas foram fixadas nas ruas da cidade. "Chama a atenção a atitude da prefeitura, sabemos que a responsabilidade é da Embasa. Mas porque o gestor não vai buscar a solução junto ao governador Rui Costa? Essas placas custaram dinheiro, o nosso dinheiro, então ele tá dando um [tiro no pé]", disse o motorista Victor Luan. Em recente entrevista à imprensa brumadense, o governador Rui Costa (PT) chegou a afirmar que já dispõe de R$ 60 milhões no caixa da Embasa para a realização do projeto de esgotamento sanitário de Brumado, mas que precisaria se reunir mais uma vez o com o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) para colocar o projeto em prática. "Já que o governo sinalizou que possui o valor em caixa, tá na hora do prefeito buscar a solução. Agora se ficar daqui só colocando placas na cidade e apontando o dedo para quem é o culpado, nunca teremos o esgotamento sanitário", afirmou o lojista Cleiton Nunes.

 



Em tom de agradecimento, vereador Santinho fala sobre sobre o seu retorno à Câmara de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Agradecimentos aos votos dos eleitores e ao apoio de familiares e da comunidade permearam o discurso do vereador José da Silva Santos, "Santinho" na tribuna livre na noite de segunda-feira (10), quando foi realizada a sessão na qual elegeu o vice-presidente da Mesa Diretora, Paulo César de Souza Ferreira (PCdoB), o "César Bar". Os trabalhos foram coordenados pela presidente da Casa Legislativa, Verimar Meira (PT). Santinho destacou a gratidão por estar retornando à Casa Legislativa após oito anos de mandato. "Eu acredito e creio que os planos de Deus é incompreensível, eu tinha a convicção de que retornaria à esta casa, não desta forma, mas de forma legal juridicamente falando. Nessa pandemia, algumas lições ficam para as nossas vidas, perdemos alguns amigos e um deles foi o nosso amigo de bancada onde eu passei oito anos trabalhando em prol a nossa cidade. Na sua simplicidade, mas com nobreza, Zé Carlos de Jonas cumpriu o seu papel por esta cidade", destacou o vereador Santinho. Emocionado, ele ainda destacou que o ex-presidente da Câmara sempre foi humilde e gostava de lutar pelos mais vulneráveis. "Mesmo quando era confrontado, ele mostrava um posicionamento diferente e invejável, ou seja, aqui estou eu na condição de dar continuidade ao trabalho e fazer diferença e mostrar ao nosso povo que ainda estaremos na guerra batalhando para fazer o nosso papel", discursou Santos que por fim pediu uma salva de palmas em homenagem ao ex-presidente da Casa, Zé Carlos de Jonas.



Especialista da Clínica Mais Vida fala sobre os linfonodos: o que são e qual sua função

Foto: Divulgação

Os linfonodos, também conhecidos como ínguas, caroços ou gânglios linfáticos, são pequenas glândulas em forma de 'feijão', que estão distribuídas por todo o corpo, e que ajudam o sistema imune a funcionar corretamente, uma vez que filtram a linfa para remover vírus e bactérias que podem ser um risco para o organismo. Estes linfonodos podem ser encontrados isolados pelo corpo, mas, maioritariamente, estão presentes em grupos em locais como o pescoço, axilas e virilhas. Cada grupo geralmente é responsável por ajudar a combater infecções que se desenvolvem por perto, ficando inchados quando isso acontece. A Dra. Luanna Nunes, especialista da Clínica Mais Vida observa que realiza muitos atendimentos de pacientes com a preocupação de algum linfonodo aumentado, às vezes por percepção do próprio paciente ou visto através de exame como ultrassom ou tomografia. Explica que geralmente é um sinal de que nosso sistema imunológico está trabalhando para combater alguma infecção, como: Amigdalite e Otite; Mononucleose e Rubéola; Hepatite; Tuberculose; HIV. Entretanto, doenças mais raras e não infecciosas também podem ser a causa desse aumento, tais como: Lúpus; Sarcoidose; Linfomas; Leucemias; metástase de outros tumores (mama, cabeça e pescoço, próstata, etc). Por isso, Dra. Luanna Nunes destaca a importância da avaliação médica para conseguir diferenciar entre os possíveis diagnósticos. Faça seus exames na Clínica Mais Vida! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Brumado: Sem a presença de vereadores da oposição, Câmara elege Paulo César como vice-presidente da Mesa

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em uma sessão atípica na qual rendeu homenagens ao então vereador José Carlos Marques Pessoas, "Zé Carlos de Jonas" que faleceu em decorrência da Covid-19, no último dia 04 deste mês. Apenas a base aliada do prefeito se fez presente no Legislativo na noite de segunda-feira (10). Os oito vereadores da base aliada do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), explanaram seus sentimentos de luto ao ex-presidente da Casa e chamou a atenção para as mortes em decorrência da pandemia em Brumado. Zé Carlos foi lembrado como um homem integro e desbravador, que sempre buscou ações nas políticas públicas para os brumadenses. Além das homenagens, a sessão de segunda elegeu e empossou o vereador Paulo César de Souza Ferreira (PCdoB), o César Bar como vice-presidente da Mesa Diretora. Seis dos sete vereadores da base de oposição não compareceram a sessão. Segundo a Câmara, em comunicado a Mesa Diretora foi informado que eles tiveram contato com o vereador Rubens Araújo (Podemos) que testou positivo para a Covid-19. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em sua primeira sessão oficializada como Presidente do Legislativo, Verimar Meira ressaltou que compõe a Mesa seguindo o Regimento e a Lei Orgânica da Câmara e não possui interesse em ocupar um cargo por vaidade ou obsessão. "Eu Verimar, a primeira mulher agricultora eleita vereadora estou aqui para enfrentar um desafio. Desafio este que não usurpar o lugar de ninguém como é dito nas redes sociais. Quem me conhece sabe, que eu jamais estaria tomando um lugar por ambição, pelo poder. Porque se tem uma coisa que eu tenho neste mundo na minha vida, é honestidade", argumentou Meira no fim da sessão.



Brumado confirma um óbito de coronavírus nas últimas 24h

Foto: Divulgação

Na segunda-feira, 10 de maio, o município de Brumado registrou 8.273 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 19.106. Entre os diagnósticos: 22 internações, 167 óbitos, 269 pacientes em tratamento e 7.837 recuperados. No momento, 53 ainda aguardam resultado laboratorial e 10.429 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Três suspeitos de assaltos a bancos são presos no interior da Bahia

Foto: Divulgação

Três suspeitos de assaltos a bancos no interior da Bahia foram presos na última sexta-feira (7) em operação policial na cidade de Maracás. As ações criminosas contra instituições financeiras estão aumentando na Bahia. Só neste ano já foram mais de vinte ataques a banco em todo o estado. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), os policiais militares da 93ª CIPM apreenderam três veículos, R$89.260,00 em dinheiro, um carregador de pistola, um alongador de carregador, 15 munições calibre 9mm, 22 munições de fuzil calibre 5.56 mm e uma sacola com notas de dinheiro rasgadas e telefones celulares. Durante a abordagem, outros suspeitos conseguiram fugir em um veículo Corola, sentido Pé de Serra. Outras guarnições deslocaram no mesmo sentido, localizando o veículo capotado às margens da estrada sem nenhum ocupante.



Brumado: Em meio à criticas da oposição, vereadora Verimar diz está seguindo e Regimento e a Lei Orgânica da Câmara Municipal

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Mesmo sem uma solenidade aberta ao público ou até mesmo a imprensa local, a vereadora Verimar Meira (PT) assumiu a posição de presidente da Câmara Municipal de Brumado. A parlamentar tomou posse logo após a morte do vereador Zé Carlos de Jonas por complicações da Covid-19. Em entrevista ao 97NEWS, a vereadora afirmou que apenas cumpre o que está no Regimento e na Lei Orgânica da Câmara. "Em falta do presidente, o vice assume automaticamente abrindo a vacância para o cargo de vice-presidente. Então estamos ai para dar continuidade nos trabalhos da Casa", afirmou Meira. Sobre as críticas em torno da presidência da Câmara, Verimar afirmou que está tranquila e que não queria ocupar o cargo da maneira em que as coisas aconteceram, mas que vai fazer tudo de maneira transparente. "Quem me conhece sabe que não estou aqui por ambição, não estou aqui pelo poder, estou aqui cumprindo o regimento interno que deixa bem claro, na ausência do presidente, o vice assume automaticamente", disse a vereadora.

 



Ex-BBB acusa moradora de Tanhaçu de ataque racista na redes sociais

Foto: Reprodução l Rede Social

Um assunto foi bastante compartilhado no último final de semana nas redes sociais. A polêmica começou quando o ex-BBB (Big Brother Brasil), o humorista Nego Di, resolveu expor uma série de ataques racistas que recebeu em seu perfil no Instagram, na noite da última sexta-feira (7). Em vídeos que circular nas redes sociais, o humorista acusa o perfil de uma suposta servidora pública do município de Tanhaçu. A Prefeitura Municipal da cidade já se pronunciou sobre o assunto. Em seus comentários, o ex-BBB cobra uma a atitude das autoridades e do gestor municipal. "É muito pior do que eu imaginava. A racista, porque eu já não chamo mais de pessoa, trabalha na prefeitura de Tanhaçu, uma cidade na Bahia. Achei o Facebook dela. Alô, meu querido prefeito de Tanhaçu, como que deixa uma pessoa racista trabalhar para ti?", questionou Nego Diu. Conforme o humorista, se encontrasse a suposta servidora pública pessoalmente lhe daria a "mão na cara". "Eu não choro e não falo nada, mas se eu encontrar pessoalmente é mão na cara. Estou aguardando as cenas dos próximos capítulos. Me mantenham informado, meus seguidores da Bahia", disse. No entanto, o assunto acabou gerando mais polêmica ainda após a Prefeitura de Tanhaçu emitir uma nota informando que o perfil citado não faz mais parte do quadro de servidores da atual administração. "A pessoa citada nas publicações postadas nas redes sociais pelo artista Nego Di não faz parte do atual quadro de servidores, contratados ou concursados, do município haja vista sua exoneração ter ocorrido com a troca de gestão", diz a nota que ainda repudia a ação citada pelo humorista. "Ao tempo, repudiamos profundamente qualquer ato de racismo emitido por qualquer cidadão, sendo inadmissível que em pleno século XXI ainda existam pessoas que façam ataques de ódio de qualquer ordem contra seres humanos devendo ser firmemente combatido em qualquer parte do mundo. Racismo é crime e esperamos por justiça", finaliza a nota. A pessoa citada por Nego Di ainda não se manifestou publicamente.



Homem usa verba de auxílio a empresas na pandemia para comprar um Lamborghini

Foto: Divulgação

O Ministério Público do estado da Califórnia, nos Estados Unidos, entrou com um pedido de processo na Justiça contra Mustafa Qadiri, de 38 anos, que usou mais de US$ 5 milhões que ele tinha recebido do governo do país para auxílio durante a pandemia para comprar um carro da Lamborghini e outros veículos de luxo. Qadiri que foi preso na última sexta-feira (7), segundo o site G1, foi indiciado na Justiça com quatro acusações diferentes de fraudes, roubo de indentidade e lavagem de dinheiro. Qadiri recebeu verbas do governo entre maio e junho de 2020. Ele usou o dinheiro para comprar um carro da Ferrari, um da Lamborghini e um da Bentley. Além disso, gastou com viagens. Ele pediu dinheiro de auxílio durante a pandemia em três bancos. Os valores seriam usados em quatro empresas na Califórnia -- na verdade, nenhuma delas era de fato uma empresa operante. Os dados que ele usou para conseguir o dinheiro eram falsos. Ele ainda usou nomes diferentes, dados de cadastro de terceiros e falsificou assinaturas. Alguns dos carros já foram tomados pela Justiça. Se Mustafa for considerado culpado, ele pode ser condenado a até 302 anos de prisão. Houve outros casos de pessoas que desviaram dinheiro que deveria ser usado como auxílio para empresas durante a pandemia. 



Em cerimônia antecipada, suplente Santinho toma posse na Câmara Municipal de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O suplente José da Silva Santos (PSB), "Santinho", tomou posse como vereador, na manhã desta segunda-feira (10), em solenidade antecipada na Câmara Municipal de Brumado. Primeiro suplente do Partido Socialista Brasileiro (PSB), ocupa vaga aberta em função do falecimento do vereador José Carlos Marques Pessoas (PSB), Zé Carlos Jonas, no último dia 04 de maio, e cumprirá o mandato que vai até 2024. Após ser declarado empossado pela presidente do Legislativo, Verimar Dias da Silva Meira (PT), que conduziu a cerimônia, Santinho enfatizou que tinha e esperança de retornar a Casa, mas não dessa maneira tão trágica com o falecimento do então presidente da Câmara, Zé Carlos de Jonas. "Esperávamos voltar de uma forma judicial, mas infelizmente foi dessa forma. Nós estamos hoje assumindo uma vaga por convocação da presidente da Câmara para preencher a vaga. Alguns podem dizer que de maneira precoce, mas aqui tem um regimento interno e, é preciso cumpri-lo. Isso dentro dos prazos legais para que até a oposição venha contestar", afirmou.

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

José Santos disse que na sessão de hoje (10) a noite programada para as 18h, de modo presencial, vai participar da votação na qual elege o vice-presidente para compor a Mesa Diretora. "Estarei a disposição do grupo e a cidade é quem vai ganhar com isso. Nossa campanha na sessão de hoje [10] é para eleger como vice da Mesa, o vereador 'Paulo César' em comum acordo", ponderou durante entrevista ao 97NEWS. Na entrevista, ele disse ainda que este momento exige iniciativas voltadas para o cuidado com a saúde pública de Brumado, que está sendo fortemente impactada com a situação da pandemia da Covid-19.

 



Campanha da PRE, 'Pista não é pasto' chega a Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Deixar animais soltos nas rodovias é crime. Apenas em 2020 ocorreram 60 acidentes de trânsito ocasionados pela presença de animais na pista, sendo a segunda maior causa envolvendo acidentes. A 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv) de Brumado está realizando a campanha "Pista Não é Pasto" na região em que ela atende. O objetivo é identificar e sinalizar os animais soltos localizados às margens das rodovias gerando risco de ocasionar acidentes graves. A ação é realizada em diversas cidades e, em Brumado aconteceu na última sexta-feira (7) na área do Parque de Exposições Gilson Brito. Em entrevista ao site 97NEWS, o Tenente Marcos Farias, ressaltou que a presença de animais soltos nas rodovias é uma preocupação constante da PRE. "Nós levamos a comunidade, a importância da prevenção. Estreitar esse laço com a comunidade criadora que utiliza os animais para poder trabalhar, dando à eles a opção de segurança, que é a utilização da fita refletiva, para que não se envolva em acidentes", destacou. Conforme Farias, muitos acidentes graves registrados possuem como causa principal a presença de animais na pista. "O motorista, na tentativa de desviar do animal, perde o controle do veículo e acaba capotando o carro, colidindo em outros veículos ou em outros casos o atropelando o animal", disse o Tenente. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Conforme Marcos, para que o criador tenha acesso a fita refletiva, é preciso que entre em contato com a PRE e, através dai, uma empresa vende o material. "Nós temos o contato dessa empresa que vende o material ao criador. Ele tendo interesse, o criador pode falar direto com a empresa para adquirir a fita com o valor de baixo custo, ou seja, no valor de R$ 2,50. É bom ressaltar que não temos nenhuma ação de lucratividade com essa fita, apenas apresentamos ao criador que esse material pode ser adquirido por esta empresa", comenta. A campanha Pista Não é Pasto é realizada de forma itinerante em toda Região como forma de reduzir a presença de animais soltos nas rodovias. O eletricista e criador de animais, Marcos de Andrade, participou da palestra realizada na última sexta-feira em Brumado e classificou a Campanha como uma ação que deve ser compartilhada. "Eu tenho dois cavalos, sou criador desde minha infância e essa palestra de hoje é muito importante para nós. Essa fita, além de trazer mais segurança, vai salvar vidas. Sabemos que animais na pista é um perigo, e campanhas como essas devem ser compartilhadas aos nosso colegas criadores", afirmou.



Bahia: Governo prorroga toque de recolher até 17 de maio em Brumado e mais 226 municípios

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governo da Bahia decidiu prorrogar o toque de recolher das 21h às 5h, em toda a Bahia, até o dia 17 de maio. A medida, que tem como objetivo conter a disseminação do novo coronavírus, foi publicada neste domingo (9) na versão on-line do Diário Oficial do Estado (DOE). De acordo com o governo, em 227 municípios, o toque de recolher vale das 20h às 5h. Já nos municípios integrantes de região de saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI vier a se manter igual ou inferior a 75%, por cinco dias consecutivos, a restrição na locomoção será válida das 22h às 5h. Por ter alcançado esta meta, o toque de recolher em Salvador está em vigor das 22h às 5h. Fica proibida, em toda a Bahia, a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery), das 18h de 14 maio até as 5h de 17 de maio. Para a venda de bebida alcoólica aos finais de semana, continua a valer a determinação de que as regiões de saúde precisam alcançar a taxa de 75% ou menos de ocupação de leitos de UTI por cinco dias consecutivos. Por isso, em Salvador, segue permitida a venda de bebidas alcoólicas durante o final de semana. A realização de shows e festas, independentemente do número de participantes, também continua proibida até 17 de maio. Segundo o governo, esta medida vale para toda a Bahia sem exceção, nem mesmo para Salvador.



Ministério da Saúde distribui 1,12 milhão de vacinas da Pfizer a partir desta segunda

Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde vai distribuir, a partir desta segunda-feira (10), mais um lote da vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech. Serão 1,12 milhão de doses destinadas à primeira aplicação em pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, além de pessoas com deficiência permanente. Na última semana, o governo distribuiu o primeiro lote de vacinas da Pfizer, com 1 milhão de doses. A Bahia recebeu 26.910 doses, que ficaram apenas em Salvador. Segundo o Ministério da Saúde, todos os estados e Distrito Federal receberão o imunizante de forma proporcional e igualitária.



Pax Nacional sempre ao seu lado

Foto: Divulgação

A Pax Nacional é sinônimo de excelência nos serviços que presta,. Ao longo de décadas, a qualidade tem feito com que a empresa se tornasse o que é hoje,  uma empresa reconhecida em toda região. Sempre oferecendo os melhores serviços em ambulâncias, parcerias e assistência funerária nos momentos de perda de um ente querido, a Pax Nacional se destaca. Em Brumado a empresa fica localizada na Av. Antônio Mourão Guimarães, 341, Centro. Saiba mais em: www.grupopaxnacionalbrumado.com.br.



Rio de Contas: PM usa bombas de efeito moral para dispersar aglomeração em bar no distrito de Mato Grosso

Foto: Reprodução l Rede Social

A Polícia Militar dispersou uma aglomeração em um bar no distrito de Mato Grosso, na cidade de Rio de Contas, Chapada Diamantina. O evento acontecia na Praça Santo Antônio na tarde de domingo (09), onde centenas de pessoas se aglomeravam. A PM foi acionada pelo CICOM para atender uma ocorrência de agressão e aglomeração de pessoas com uso de bebida alcoólica e som automotivo. Segundo a corporação, ao chegar no local, os policiais foram hostilizados pelo grupo. A vítima de agressão foi localizada e apontou o autor do fato, conforme a PM, este por sua vez, resistiu a abordagem e iniciou-se um tumulto resultando em agressões aos policiais em serviço. Ainda conforme a Polícia Militar, quatro indivíduos e o proprietário do Bar, participaram dos ataques aos militares em serviço. Todos os envolvidos, incluindo o proprietário do som automotivo, foram conduzidos a Delegacia de Livramento de Nossa Senhora para adoção das medidas cabíveis.