ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Chuvas abaixo da média na Bahia previstas para junho podem afetar safra de milho, aponta Inmet

Centro Espírita promove feijoada beneficente em Brumado neste domingo (26)

Tudo pronto para o Forró do Sítio Novo 2024 as 17h

PF fecha empresas de segurança que atuavam de forma ilegal em Vitória da Conquista e em mais 16 cidades da Bahia

Prefeitura de Brumado confirma realização de eventos juninos na cidade

Anagé: Policial denunciado pelo MP por estupro de vulnerável é preso no sul baiano

CDL de Brumado solicita instalação de semáforos em vias do centro comercial

Embasa e Bahiagás firmam protocolo de intenção para geração de bioenergia

Policiais de São Paulo poderão parar gravação de nova câmera corporal quando quiserem

Cidade do norte da Bahia registra 88 tremores de terra em um dia

Cem quilos de maconha são apreendidos pela Polícia em Guanambi

Brasil poderá dobrar produção de gás natural em 4 anos

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits


Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os dados de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868 (77) 99956 -6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Chuvas abaixo da média na Bahia previstas para junho podem afetar safra de milho, aponta Inmet

Foto: Divulgação

A Bahia terá chuvas abaixo da média neste mês de junho, o que poderá reduzir os níveis de umidade no solo e, consequentemente, a produção na safra de grãos 2023/24, em especial, o milho. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que o cenário de baixas chuvas deve se repetir em diversos estados da região Nordeste e parte do Norte, em especial, as áreas do sistema produtivo Matopiba (região que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Considerando o prognóstico climático do Inmet para junho de 2024 e seu possível impacto na safra de grãos 2023/24, essa falta de chuva deve ser ainda mais severa em áreas dos estados do Piauí e Bahia, “ocasionando restrição hídrica para o milho segunda safra”. De acordo com a previsão do Inmet, além do interior do Nordeste brasileiro, as regiões Centro-Oeste e Sudeste, bem como o sul da Região Norte, e oeste da Região Sul, têm previsão de chuvas próximas e abaixo da média climatológica. No entanto, o Instituto ressalta que, nesta época do ano, há uma tendência de redução das chuvas na parte central do Brasil. Por outro lado, o mês de junho deve ter chuvas acima da média na faixa norte da Região Norte, leste da Região Nordeste, além de áreas pontuais do Maranhão, Piauí e Ceará, associadas ao aquecimento do Atlântico Tropical. Ainda de acordo com o prognóstico climático do Inmet para junho de 2024, a previsão é de chuvas acima da média na faixa norte e leste da Região Nordeste - diferente do cenário de Piauí e Bahia. Isso deve gerar bons índices de umidade no solo e, consequentemente, deve beneficiar a semeadura e o início do desenvolvimento do milho e feijão terceira safras.



Centro Espírita promove feijoada beneficente em Brumado neste domingo (26)

Foto: Divulgação

O Centro Espírita Viveiro de Luz (Cevil) promove neste domingo (26) mais uma edição da sua tradicional feijoada beneficente, em Brumado. A "Feijoada Solidária será no sistema de retirada, na sede da entidade, localizada na Rua Zelita Pereira, nº 92, bairro São Felix. O vale feijoada custa R$ 30. De acordo com a organização, o prato serve duas pessoas. É uma ótima oportunidade para desfrutar de uma deliciosa refeição. Super bem servido. Vale um marmitex só com feijoada e outra com acompanhamentos (arroz, farofa de couve e vinagrete). A nossa chave PIX: Celular 77 999373185.



Tudo pronto para o Forró do Sítio Novo 2024 as 17h

Foto: Divulgação

Preparado para uma noite de muita animação e música boa no Forró do Sítio Novo! Com uma grade de atrações imperdível, este evento promete ser o destaque da temporada de forró na região. Confira as estrelas que vão agitar a festa neste sábado, 25 de maio: Iguinho e Lulinha; Cícero Dantas; Eric Land; Edigar Mão Branca; Lucas Love e Forró Capim Santo. As vendas de ingressos ainda estão a todo vapor no Contêiner Point do Ingresso e também online através do site www.bilheteriadigital.com. Garanta já o seu lugar nessa festa inesquecível! E o melhor de tudo: o Forró do Sítio Novo é All Inclusive! Isso mesmo, você terá acesso a uma variedade de comidas e bebidas deliciosas, incluindo milho, cerveja gelada, amendoim, churrasco e muito mais. É diversão garantida do início ao fim! Anote na agenda: Hoje no Sítio Novo. Não perca essa oportunidade de se divertir ao som do melhor forró da região!



PF fecha empresas de segurança que atuavam de forma ilegal em Vitória da Conquista e em mais 16 cidades da Bahia

Foto: Divulgação l PF

A Polícia Federal (PF) fechou 17 empresas na Bahia por fazer segurança privada sem autorização. Intitulada de Segurança Legal, a operação também ocorre em todo país com fiscalização em cerca de 500 estabelecimentos, entre casas noturnas, comércios, condomínios, entre outros. Na Bahia, os mandados foram cumpridos em Salvador e Região Metropolitana, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Juazeiro, Porto Seguro, Barreiras e Ilhéus. As ações de fiscalização foram iniciadas no início deste mês, culminando com a deflagração.

Foto: Divulgação l PF

Além disso, as empresas que atuam na clandestinidade não observam os requisitos mínimos de funcionamento previstos na legislação. No Brasil, somente empresas de segurança privada autorizadas pela PF podem prestar serviços e contratar vigilantes. Desde 2017, a PF realiza essa operação de âmbito nacional, coordenada pela Divisão de Controle e Fiscalização de Segurança Privada, em Brasília (DF), e deflagrada pelas Delegacias de Controle de Segurança Privada – Delesp nas capitais e pelas Unidades de Controle e Vistoria.



Prefeitura de Brumado confirma realização de eventos juninos na cidade

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Prefeitura Municipal de Brumado confirmou a realização dos tradicionais eventos festivos que acontecem no mês de junho no município. Segundo o prefeito Eduardo Vasconcelos serão realizados o aniversário da cidade, festa gospel, forró da CDL e São Pedro dos Olhos D'água. Ainda de acordo com o Prefeito, as festividades públicas só serão possíveis devido a uma devolução de recursos feito pela Câmara de Vereadores, que será usado exclusivamente para a realização dos eventos.  Em breve as atrações devem ser confirmadas por meio das redes sociais da Prefeitura.



Anagé: Policial denunciado pelo MP por estupro de vulnerável é preso no sul baiano

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um policial militar, denunciado pelo Ministério Público estadual (MP-BA), por estuprar duas crianças no município de Anagé, no centro sul baiano, foi preso na quarta-feira (22), na cidade de Itajuípe, no sul da Bahia. Segundo a denúncia, o militar efetuou os crimes com a namorada e já responde por um processo criminal por estupro. Conforme o exposto pelo promotor de Justiça, Marco Aurélio Rubick da Silva, o casal praticou diversas conjunções carnais e outros atos libidinosos com as vítimas que, há época dos fatos, tinham 10 e 11 anos de idade. O MP-BA solicitou a prisão preventiva, que foi acatada pela Justiça. O processo corre sob segredo judicial na Comarca de Anagé. Segundo as investigações, os estupros aconteceram ao longo dos anos de 2018 e 2021, tanto na casa da namorada do policial, como em motéis em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. As crianças eram aliciadas pela mulher para praticar sexo com ela e o namorado. O policial já responde a processo criminal por estupro de vulnerável que corre em segredo de Justiça na Comarca de Itajuípe. As vítimas estão sendo atendidas e acompanhadas pela rede de proteção.



CDL de Brumado solicita instalação de semáforos em vias do centro comercial

Foto: Divulgação

Por meio de ofício, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado solicitou à Prefeitura Municipal a instalação de sinalização semafórica na Rua Exupério Pinheiro Cangussu, no cruzamento com a Rua Ernesto Carneiro, nas proximidades do Sac; na Rua Aureliano de Carvalho, nas proximidades do Supermercado Serve Bem; e na Avenida Coronel Santos, próximo à Padaria Pérola. Para o Presidente da CDL, Orlando Gomes, a sinalização busca melhorar segurança e fluidez do trânsito no município, principalmente em áreas comerciais em franco desenvolvimento. 

Foto: Divulgação

A solicitação se justifica pelo aumento significativo do fluxo de veículos e pedestres nos pontos, o que tem causado transtornos e aumentado o risco de acidentes. Em ofício enviado ao prefeito, Gomes ressaltou que a instalação de semáforos contribuirá para a ordenação do trânsito, proporcionando maior segurança e comodidade para todos os usuários das vias.



Embasa e Bahiagás firmam protocolo de intenção para geração de bioenergia

Foto: Divulgação

A Embasa e a Bahiagás firmaram protocolo de intenção para investimento em projetos pilotos para a geração de bioenergia por meio de aproveitamento dos resíduos gerados nas estações de tratamento de esgoto. A assinatura ocorreu nesta quinta-feira (23) ao final da plenária “Transição Energética na Bahia”, durante a Feira Bahia Oil & Gas Energy, realizada no Centro de Convenções de Salvador. O documento foi assinado pelos diretores Técnico e de Planejamento da Embasa, Clécio Cruz, e Técnica e Comercial da Bahiagás, Larisse Steliano. Esta parceria, segundo Clécio Cruz, será fundamental para trazer a sinergia necessária para o desenvolvimento de estudos de reaproveitamento do gás biometano produzido nas estações de tratamento de esgoto operadas pela empresa. “Entraremos com as nossas estruturas e equipes que já operam e monitoram o efluente tratado para, juntamente, com a Bahiagás prospectar as tecnologias necessárias para transformar o biometano em energia limpa”, explica. Neste primeiro momento, o estudo será realizado em uma estação de tratamento modelo para os devidos ajustes operacionais para monitoramento do processo de tratamento, do efluente tratado e do logo gerado, para avançar nos estudos de transformação destes resíduos em bioenergia em estruturas maiores. Segundo Clécio, o protocolo já é um resultado do inventário das emissões de efeito estufa desenvolvido pela Embasa na política ESG (Ambiental, Social e Governança), que mapeia os impactos ambientais com a prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Para Larisse Steliano, o protocolo de intenções será a oportunidade de reunir os esforços das equipes técnicas das empresas, cada em seu modelo de negócio e área de atuação, buscando uma solução única que proporcionará maior sustentabilidade ambiental, e futura geração de renda com o consumo de energia limpa e renovável. “A Bahiagás é uma companhia indutora do desenvolvimento do gás canalizado, em especial o gás natural, que é a vanguarda da transição energética para uma economia de baixo carbono”, afirma. Por meio dos convidados, a plenária “Transição Energética na Bahia”, organizada pela Bahiagás, contextualizou as oportunidades atuais da transição energética para fontes renováveis, amparado no tripé: segurança energética, sustentabilidade ambiental e equidade energética. Além dos representantes da Bahiagás e Embasa, participaram do debate o superintendente de Energia e Comunicações da Seinfra, Celso Rodrigues, diretora geral do Departamento e Pesquisas Socioeconômicas da Agerba, Tahis Flores Soares; o assessor especial da Sema, Roberto Carneiro; e o superintendente de Planejamento e Gestão Territorial da Sedur, Gustavo Campos.



Policiais de São Paulo poderão parar gravação de nova câmera corporal quando quiserem

Foto: Reprodução

O novo edital  lançado pelo governo de São Paulo, na quarta-feira (22) para substituir e ampliar o número de câmeras corporais da polícia do estado, prevê a possibiidade dos agentes iniciarem e finalizarem a gravação no momento em que decidir. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP), o edital analisou estudos técnicos e problemas em relação a autonomia das baterias dos novos equipamentos. As informações são do Estadão. Na seção de requisito, o edital informa que a câmera operacional portátil (COP) deverá "permitir iniciar e finalizar a gravação de forma remota" e "permitir iniciar e finalizar a gravação de forma local". E ainda aponta que "a COP irá gravar o vídeo intencional (ou vídeo de ocorrência) [...] do policial militar, local ou remotamente". O governo do estado anunciou a pretensão de adquirir 12 mil câmeras para substituir as 10,1 mil que estão em funcionamento, o que representa a ampliação em mais 18% no programa destinados aos agentes.



Cidade do norte da Bahia registra 88 tremores de terra em um dia

Foto: Reprodução l TV São Francisco

O município de Jaguarari, cidade localizada no norte da Bahia, registrou 88 tremores de terra na terça-feira (21). O tremor mais forte atingiu 2.7 na escala Richter (mR), que classifica a intensidade dos abalos e vai de um a nove. As informações sobre os tremores de Jaguarari foram divulgadas pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis - UFRN). O primeiro tremor ocorreu às 9h37, com magnitude preliminar de 2.2 mR. Os dois seguintes foram registrados às 10h57, com magnitudes respectivas de 2.4 mR e 2.3 mR. Ao longo do dia outros abalos foram registrados e chegaram a ser sentidos pelas moradores da cidade. Segundo informações relatadas pela população local, a sequência de tremores pôde ser sentida por quem esteve mais próximo do epicentro do abalo. A última atividade sísmica divulgada pelo LabSis/UFRN no município de Jaguarari havia sido registrada no dia 27 de abril, quando um tremor de magnitude 1.7 mR abalou a região às 17h54.



Cem quilos de maconha são apreendidos pela Polícia em Guanambi

Foto: Divulgação

Investigadores da Delegacia Territorial (DT) de Guanambi apreenderam 100 quilos de maconha, transportados dentro de um ônibus coletivo. O flagrante ocorreu durante uma abordagem realizada pelas equipes policiais, na quarta-feira (22), em um trecho da BR 122. Duas mulheres foram presas. Durante as inspeções, foram encontradas quatro malas contendo 152 tabletes de maconha e os policiais identificaram as proprietárias da bagagem. O material apreendido foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). As suspeitas foram conduzidas à unidade, passaram por exames de corpo de delito e onde seguem custodiadas à disposição do Poder Judiciário.



Brasil poderá dobrar produção de gás natural em 4 anos

Foto: Reprodução

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou nesta quinta-feira (23) que há possibilidade de o Brasil dobrar a produção de gás natural no país em quatro anos. “Nós podemos dobrar em quatro anos a produção de gás natural no Brasil”, afirmou Alckmin em evento no Rio de Janeiro, citando a conclusão do gasoduto rota 3, em Itaboraí (RJ), e o projeto Sergipe Águas Profundas. Alckmin disse que está trabalhando com Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, e que falará com a Petrobras sobre preços. "O gás para a indústria precisa de um custo menor da molécula para incrementar o desenvolvimento industrial." Ainda, Alckmin afirmou esperar que a Câmara dos Deputados aprove no começo da próxima semana o programa Mover, que concede créditos tributários a empresa do setor automotivo que investir para a descarbonização da frota de carros, ônibus e caminhões.



Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Foto: Divulgação

Hoje é sexta-feira, e se você quer qualidade de vida com produtos fresquinhos que vem direto do campo, então conheça a Bete Fruits. O maior hortifruti da região, estrutura completa, frutas e verduras sempre frescas todos os dias mais perto de você. A Bete Fruits oferece aos clientes saúde e bem estar, juntamente com atendimento diferenciado e preços justos, mantendo sempre a preocupação com o cliente em primeiro lugar. Para que sair de casa? Se você pode ter os nossos produtos no aconchego do seu lar! Faca seu pedido por aqui: 77 99973-4328, a entrega é de graça em toda cidade. Aceitamos todas as plataformas de pagamento. Bete Fruits, sua vida mais saudável começa aqui: 77 99973-4328.



Brumado: Polícia Civil e MP-BA cumprem mandados no Conjunto Penal

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Vinte suspeitos já foram alcançados durante as diligências da Operação Premium Mandatum, deflagrada pela Polícia Civil e o Ministério Público da Bahia. As prisões ocorreram na manhã desta quinta-feira (23), nas cidades de Gandu, Brumado, Sento Sé e Petrolina. Treze mandados foram cumpridos no sistema penitenciário. Dezenas de celulares já foram apreendidos no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas. Os aparelhos eram usados por internos para ordenar crimes praticados fora do sistema prisional. Mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em presídios das cidades de Juazeiro, Paulo Afonso, Vitória da Conquista e Brumado. Mais de 200 policiais estão atuando em 15 cidades do interior da Bahia e Região Metropolitana de Salvador (RMS), em conjunto com equipes do Grupo de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco/Norte), Grupo Especial de Execução Penal (Gaep), Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), Polícia Militar da Bahia e da Polícia Civil de Pernambuco.



Câmara segue TCM e rejeita contas de ex-prefeita de Malhada de Pedras

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Câmara de Vereadores de Malhada de Pedras, Sudoeste baiano, rejeitou as contas da ex-prefeita Terezinha Baleeiro Alves Santos (PP). Em sessão desta quarta-feira (22), os legisladores seguiram parecer do Tribunal de Contas dos Municípios, que havia se posicionado pela desaprovação das contas da ex-gestora referente a 2019. Terezinha governou a cidade entre 2016 e 2020 e não se reelegeu quando disputou a última eleição local. Sete dos nove vereadores votaram pela rejeição das contas de 2019. Entre os pontos negativos da gestão em 2019, o TCM apontou que a gestora extrapolou o limite de 54% da receita com gastos com pessoal; insignificante cobrança da dívida ativa tributária; e falha na transparência pública. A decisão pode implicar em restrições futuras para a ex-prefeita.



Dupla é denunciada por homicídio de paciente no Hospital Municipal de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Ministério Público estadual (MP-BA) denunciou, na terça-feira (21), dois homens pelo homicídio de um paciente internado no Hospital Municipal Magalhães Neto, em Brumado, em abril deste ano. Wanderson Oliveira e um homem ainda não identificado, efetuaram, ao menos, 22 disparos de arma de fogo contra a vítima, Filipe Batista Lobo, que não resistiu aos ferimentos. Conforme a denúncia, de autoria da promotora de Justiça Daniela de Almeida, o crime ocorreu no dia 28 de abril, nas dependências do hospital. Os suspeitos contaram com o auxílio de Caio Felipe Queiroz, porteiro do hospital, que teria deixado propositalmente a porta aberta para facilitar a fuga dos comparsas. Wanderson Oliveira e Caio Felipe foram denunciados por homicídio qualificado por motivo torpe e dissimulação e recurso que dificultou a defesa da vítima. A apuração do MP consta que, após entrarem no hospital, o denunciado Wanderson e seu comparsa se comunicaram com Caio Felipe, para saber a exata localização da vítima. Após ameaçar uma enfermeira apontando-lhe uma arma de fogo, o homem ainda não identificado passou uma outra arma de fogo ao denunciado Wanderson, conhecido como “Papito”, e dirigiram-se à sala de raio-X, local onde estava a vítima Filipe. Segundo a promotora de Justiça, o crime foi praticado por motivo torpe, relacionado à guerra de facções e à disputa por pontos de tráfico de drogas. Segundo a denúncia, a vítima respondia a processo por associação criminosa armada e porte de arma de fogo, suspeita de integrar uma facção criminosa, além de ser investigada por participação em dois homicídios ocorridos na região.



Maio vermelho - mês da conscientização sobre a hepatite

Foto: Divulgação

No Brasil existem alguns tipos de vírus que podem causar hepatite, sendo o vírus B um deles. Normalmente a hepatite B não apresenta sintomas logo no momento da contaminação e muitas vezes só é diagnosticada ao se realizar as sorologias de rotina ou se os sinais/ sintomas relacionados doenças do fígado estiverem presentes, como: cansaço, tontura, enjoo/vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados. Entretanto esses sintomas acima costumam se manifestar somente nos estágios mais avançados da doença. Com a finalidade de alertar e chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce são desenvolvidas campanhas, sendo o mês de maio designado para a conscientização sobre a Hepatite B, conhecido como “Maio Vermelho”. Especialistas pontuam que a principal forma de prevenção da Hepatite B é a vacina, que está disponível nos postos de saúde, de forma gratuita, para todas as pessoas não vacinadas, independente da idade. Destacam a fundamental necessidade do uso de camisinha nas relações sexuais, pois é uma forma de contágio da doença, assim como o não compartilhamento de objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, material de manicure e pedicure, equipamentos para uso de drogas, confecção de tatuagem e colocação de piercings. A Hepatite B também pode ser transmitida da mãe para o filho durante a gestação ou durante o parto. Esse tipo de transmissão, caso não seja evitada, pode implicar em uma evolução desfavorável para o bebê, que apresenta maior chance de desenvolver a hepatite B crônica. O diagnóstico e o tratamento precoces podem evitar a evolução da doença para cirrose ou câncer de fígado. Por isso, é importante realizar os exames. Cuide de sua saúde. Proteja-se. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 9.9956-6868 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Hacker é preso em MG por divulgar dados de 2 milhões de pessoas após invadir sistema do SUS

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um hacker em Nanuque, município de Minas Gerais, foi alvo de um mandado de busca e apreensão pela Polícia Federal suspeito de invadir sistemas do Ministério da Saúde e roubar dados do CadSus. O suspeito fez publicações nas redes sociais afirmando ter cometido o crime e chegou a vender informações e divulgar dados de 2 milhões de brasileiros na DeepWeb. Além disso, o investigado é conhecido por realizar invasões a sistemas e ataques de pichação de sites de órgãos governamentais. Ele ainda mantinha contato com outros hackers brasileiros. Sem detalhes sobre sua identidade, o hacker responderá pelos crimes de invasão de dispositivo eletrônico e receptação de dados pessoais.



Homem é preso com notas falsas de dinheiro em Riacho de Santana

Foto: Divulgação

Um homem foi preso com R$ 1,2 mil em cédulas falsas de dinheiro em Riacho de Santana, no Sudoeste baiano. Segundo a Polícia Militar (PM-BA), o acusado confessou o crime e contou que havia adquirido o dinheiro falsificado com um homem de outro estado cuja origem não foi informada. O flagrante ocorreu após uma denúncia de havia um homem com dinheiro falso no município. Após receber voz de prisão, o homem foi levado para a delegacia da cidade, onde a ocorrência foi registrada. A ação foi feita por agentes da 38ª CIPM.