ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Comprovante de vacinação passa a ser exigido em delegacias da Bahia

Piloto morre após queda de avião em Luís Eduardo Magalhães

Vitória da Conquista: Terreiros de religiões de matriz africana ganham imunidade tributária

Brumado registrou 178 casos ativos de Covid-19 na sexta-feira

Família é feita refém e torturada durante assalto na zona rural de Brumado

Morre aos 94 anos, a mãe do presidente Jair Bolsonaro

Suspeito de tráfico de drogas é preso em Guanambi

Na Bahia, 283 servidores que não comprovaram vacinação serão afastados por 90 dias

Criança que teve parada cardíaca horas após se vacinar tem doença rara, diz investigação

Brumado: Ambulância atropela e mata cavalo na BA-262

36 agências bancárias da Bahia fecham temporariamente após surto de Covid-19

Ataque hacker ultrapassa 24 horas e sites do governo ainda estão fora do ar

Dr. Igor Malaquias foi o entrevistado do Tema Livre Podcast desta semana

Bahia: Governador anuncia redução de 3 mil para 1,5 mil pessoas em eventos

Brumado: Presidente da Câmara testa positivo para Covid pela 3ª vez

Policiais civis aprovam estado de greve na Bahia

Site da Secretaria de Segurança Pública da Bahia é hackeado

Prefeitura de Brumado vai iniciar reformas em casas atingidas pelas chuvas

Brasil registra 6 vezes mais casos diários de covid-19 que em dezembro

Brumado registra 36 novos casos de coronavírus em 24h


Comprovante de vacinação passa a ser exigido em delegacias da Bahia

Foto: Luciano Santos l 97News

A Polícia Civil da Bahia passa a exigir o comprovante de vacinação para acesso e atendimentos nas Delegacias e demais unidades da Instituição. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), na sexta (21). Segundo informações da Polícia Civil, a medida tem o objetivo de prevenir o aumento de infectados pela Covid-19, gripe H2N3 e demais crises sanitárias. Para comprovar a vacinação e ter o acesso autorizado, a pessoa deverá apresentar a carteira de vacinação ou o certificado do Conect SUS. Para os casos de flagrante delito, violência doméstica e familiar, violência contra a criança e o adolescente ou qualquer outra situação que coloque a pessoa em estado de vulnerabilidade ou risco iminente, fica excepcionalmente autorizada a entrada do cidadão sem a necessidade de comprovação de vacinação.



Piloto morre após queda de avião em Luís Eduardo Magalhães

Foto: Divulgação

O piloto Bruno Gomes de Oliveira morreu após o avião que conduzia cair em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, no final da tarde de quinta-feira (20). Bombeiros militares do 2º SGBM/Luís Eduardo Magalhães, pertencente ao 17°GBM/Barreiras resgataram o corpo da vítima após o acidente aéreo. Os bombeiros foram acionados por volta das 17h40, após a aeronave ter caído próximo às margens da BR-242, à altura do setor industrial. As equipes utilizaram ferramentas de desencarceramento para recortar a fuselagem do avião Air Tractor, modelo AT-602. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também seguiram para o local. Agentes da Polícia Civil foram acionados e iniciaram o acompanhamento do caso. Após a retirada das ferragens, o corpo do piloto foi levado pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) para o Institulo Médico Legal (IML) de Barreiras.



Vitória da Conquista: Terreiros de religiões de matriz africana ganham imunidade tributária

Foto: Divulgação

Mais uma conquista foi garantida para as religiões de matrizes africanas. Ficou oficializado, por decisão judicial liminar, que os terreiros de Candomblé e Umbanda de Vitória da Conquista terão imunidade tributária e não pagarão IPTU e ITR.  A Rede Beneficente, Cultural, Educacional e Religiosa Caminhos dos Búzios, em parceria com o vereador Alexandre Xandó (PT), asseguraram o direito que já é garantido, por lei, a todos os templos religiosos, abrangendo todo o imóvel utilizado para os cultos de qualquer religião. Acontece que as religiões afro-brasileiras continuavam a pagar os impostos na cidade. A equipe jurídica, composta pelos advogados Vamberg Barros, Guilherme Ribeiro e José Nilton Neves, informou que a liminar corrige uma injustiça histórica, e que ainda seguirá em discussão no processo o pedido de devolução de eventuais impostos pagos nos últimos anos e a indenização no valor de R$ 500 mil por danos morais coletivos, a ser revertida ao Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial. Na decisão, que saiu na última quinta-feira (20), o juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública deu o prazo máximo de 15 (quinze) dias, proceda a chamada pública dos representantes destes terreiros para que procedam o devido cadastro dos imóveis destinados aos cultos. “Essa é uma vitória histórica do povo de santo da cidade, pois é uma grande injustiça que a prefeitura de Vitória da Conquista garanta a imunidade tributária de outros templos religiosos, mas continue cobrando impostos de religiões afro-brasileiras. É uma vitória contra o racismo religioso e institucional”, avaliou.



Brumado registrou 178 casos ativos de Covid-19 na sexta-feira

Foto: Divulgação

Na sexta-feira (21), o município de Brumado registrou 10.199 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 0 internações, 197 óbitos, 178 pacientes em tratamento e 9.824 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Família é feita refém e torturada durante assalto na zona rural de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Quatro pessoas foram feitas reféns e torturadas por bandidos durante um assalto em uma fazenda, que fica na região rural de Brumado, Sudoeste da Bahia. Uma das vítimas quase levou um tiro após a arma do assaltante disparar. O assalto ocorreu na manhã desta sexta-feira (21). De acordo com a família dois homens invadiram a fazenda e renderam primeiro um dos filhos, o pai, a mãe, e por último, outro filho. Nenhum dos suspeitos foram presos. Em entrevista ao site 97NEWS, um dos filhos de 59 anos contou que eles tomavam café por volta das 07h40 da manhã quando foram surpreendidos por um dos indivíduos dentro da propriedade. "Ele adentrou e gritou, ai meu irmão prontamente levantou da mesa e foi até ele. Ao meu irmão ele pediu duas chaves, segundo ele [criminoso] seria para consertar o carro que estaria quebrado. Foi quando percebi que eles demoravam muito. Ao sair lá fora, escutei gritos, em seguida um deles veio até a mim e anunciou o assalto", afirmou. Conforme a vítima, a partir dai, começou momentos de tortura. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com o seu irmão já amordaçado na mata, eles renderam o restante da família. "Eles amarraram minhas mãos, meu pescoço e as pernas, em seguida foram até a cozinha e amarraram minha mãe e meu pai que estava nos fundos da casa. Minha mãe foi amarrada na cama de solteiro e, eu e meu pai, fomos amarrados na cama de casal", disse. Sobre a mira de um revolver, a família ficou por mais de três horas com os criminosos que queriam dinheiro. "Eu levei cerca de dez coronhadas na cabeça, e em um desses momentos a arma chegou a disparar. A bala passou de raspão no meu pai. O tiro atingiu uma das janelas da casa", contou. O filho disse que está de férias em Brumado e mora em São Paulo há vários anos. Segundo ele, mesmo trabalhando cerca de 13 anos nas noites da Capital Paulista, nunca passou por momentos de tensão e tortura na mão de criminosos. "Trabalhei vários anos de vigilante em São Paulo e nunca passei por isso, é lamentável essa situação no interior da cidade. É muito revoltante, somos cidadão de bem, já tivemos furtos aqui, mas chegar a este ponto de sermos agredidos, torturados. Nunca passamos por isso", afirmou. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O pai que tem 83 anos, contou que foi para a zona rural do município em busca de paz e segurança, por conta da pandemia da Covid-19, no entanto, já pensa em deixar o campo para voltar a cidade. "Eu vim assim que começou a pandemia, buscando mais segurança por conta da doença, mas vejo que a roça já não é mais a mesma. E apanhei de fio de energia, nunca apanhei de meus pais e apanhei de um vagabundo. Eles colocaram o revolver na minha boca [...] ele queria me matar", afirmou o idoso emocionado. Transtornada, a mãe que tem 77 anos afirmou que teme pela vida. "Não sei o que vamos fazer mais, a zona rural precisa de ajuda dos poderes da justiça", diz. Os assaltantes levaram seis aparelhos de celular, a quantia de R$ 720,00 e uma motocicleta CG Titan vermelha com placa MPE-4746. A Polícia Militar foi acionada e realiza buscas pela região para tentar encontrar os dois envolvidos no assalto.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Morre aos 94 anos, a mãe do presidente Jair Bolsonaro

Foto: Reprodução

A mãe do presidente Jair Bolsonaro, Olinda Bolsonaro, morreu na madrugada desta sexta-feira (21), aos 94 anos. O anúncio foi feito pelo presidente em suas redes sociais. “Com pesar o passamento da minha querida mãe. Que Deus a acolha em sua infinita bondade”, escreveu ele no Twitter. A causa da morte ainda não foi informada. Olinda estava internada no Hospital São João, em Registro, no interior de São Paulo, desde a última segunda-feira (17).  De acordo com o G1, ela morava em Eldorado (SP), que fica a aproximadamente 52 quilômetros de distância de Registro e não conta com hospital de referência. Na mesma publicação Bolsonaro informou que vai voltar ao Brasil viajou na manhã desta quinta-feira (20) para Paramaribo, no Suriname.



Suspeito de tráfico de drogas é preso em Guanambi

Foto: Divulgação l PM

Um homem, 54 anos, foi preso após ter sido flagrado portando drogas na cidade de Guanambi. Ele e mais um suspeito foram vistos entregando um pacote para um transeunte. O colega conseguiu fugir, mas a polícia capturou um suspeito. Com o rapaz, foram encontradas 07 cocadas de substância de maconha embaladas e prontas para comercialização. Prosseguindo com as buscas, foi encontrado um tablete com cerca de 300g da mesma substância. O homem confessou que em sua casa teria mais quantidade do entorpecente. No local, os policiais encontraram aproximadamente 300g da mesma substância.O homem foi preso e aguarda decisão da Justiça.



Na Bahia, 283 servidores que não comprovaram vacinação serão afastados por 90 dias

Foto: Divulgação

As portarias que estabelecem o afastamento de 283 servidores do governo da Bahia foram publicadas na quinta-feira (20). O texto determina o prazo de 90 dias de desligamento, prorrogável por igual período. As faltas serão contabilizadas e, portanto, descontadas. A determinação ocorreu após o descumprimento de instruções e decretos governamentais, ambas da Secretaria da Administração (Saeb). Foram afastados servidores da Secretaria da Educação (38), Uneb (34), Uesb (22), Fundac (8), Irdeb (3), Secretaria de Administração Penitenciária (8), Polícia Civil (8), Polícia Militar (141), Departamento de Polícia Técnica (1), Secretaria da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (1), Secretaria da Saúde (15), Secretaria de Desenvolvimento Econômico (1) e Secretaria da Fazenda (3).



Criança que teve parada cardíaca horas após se vacinar tem doença rara, diz investigação

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A investigação feita pelo Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo concluiu que não há relação entre a parada cardíaca sofrida por uma criança de 10 anos e a vacina contra a Covid-19. O caso aconteceu na última terça-feira (18), na cidade de Lençóis Paulista, quando uma menina recebeu a primeira dose da vacina pediátrica da Pfizer e cerca de 12 horas depois teve uma parada cardíaca. A análise é de que o episódio foi causado por uma doença congênita rara, condição que ainda não era conhecida pela família. Outro fator relevante foi o curto intervalo entre a aplicação e a parada cardíaca. Segundo especialistas ouvidos pela Folha de S. Paulo, esse intervalo descaracteriza a hipótese de uma miocardite causada pela vacina. A campanha de vacinação de crianças segue suspensa na cidade de Lençóis Paulista.  A menina apresenta quadro de saúde estável e está em observação em um hospital de Botucatu, para onde foi transferida. As demais crianças vacinadas no mesmo dia estão sendo monitorada pelo Centro de Vigilância Epidemiológica e nenhuma apresentou reação até o momento.



Brumado: Ambulância atropela e mata cavalo na BA-262

Foto: Divulgação l CIPRv

Um cavalo morreu na madrugada desta sexta-feira (21) após um acidente envolvendo uma ambulância na BA-262, trecho entre Brumado e Aracatu. O veículo colidiu com o animal por volta das 03h. De acordo com a Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv) de Brumado, a ambulância era da cidade de Livramento de Nossa Senhora e seguia com sentido Salvador quando bateu com o animal, que atravessava a pista próximo a um condomínio particular, no KM 443. Estava na ambulância apenas o motorista de 33 anos. Ele sofreu apenas ferimentos leves.

Foto: Divulgação


36 agências bancárias da Bahia fecham temporariamente após surto de Covid-19

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Apenas nesta semana, 36 agências bancárias na Bahia estão fechadas temporariamente, em razão de surtos de Covid-19. Uma delas foi a do Bradesco, na cidade de Brumado, fechada no último dia 13 (veja aqui) depois que um funcionário foi diagnosticado com a doença. A situação é constante desde o início de 2022. Na semana de 10 de janeiro, o Sindicato dos Bancários da Bahia já havia alertado para um possível surto nas unidades. Naquela semana, ao menos 10 agências estavam fechadas. O sindicato afirma estar cobrando aos bancos maior testagem dos funcionários. 



Ataque hacker ultrapassa 24 horas e sites do governo ainda estão fora do ar

Foto: Reprodução

O ataque hacker que tirou do ar mais de 30% das páginas institucionais do governo da Bahia completou 24 horas na madrugada de sexta-feira (21) sem resolução. Ainda na manhã deste sábado (21), os sites atingidos pelo ataque continuavam fora do ar, ao acessar as páginas, o internauta é redirecionado para o portal principal do governo. Oficialmente, o governo baiano reconheceu que o ataque atingiu apenas 21 páginas e informou que todos os sites foram retirados do ar. Em nota, enviada a imprensa, a Compahia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) afirmou que "não houve alteração da estrutura interna dos sites das secretarias, órgãos e empresas estaduais, que permanecem preservados". O comunicado informou, ainda, que os sites retornariam ao ar ainda na quinta, o que não se confirmou. Segundo o texto, "não foi diagnosticado acesso, vazamento ou apagamento de dados públicos". Em declaração, o governador Rui Costa (PT), chamou os ataques de "desespero eleitoral" e afirmou que irá punir os responsáveis.



Dr. Igor Malaquias foi o entrevistado do Tema Livre Podcast desta semana

Foto: Divulgação

O papo entre irmãos agitou a programação do Tema Livre Podcast. Igor Malaquias que também é advogado, é irmão do apresentador Dr. Jorge Malaquias Filho. O bate papo reuniu assuntos jurídicos e curiosidade de ambos. A resenha foi muita boa e vale a pena ser assistida. O jovem advogado também explicou sobre alguns golpes comuns nas redes sociais, deixando dicas importantes de como se proteger desse problema. Falou também sobre as revisionais de FGTS e sobre as taxas de ICMS cobradas nas contas de energia elétrica. A conversa foi muito instrutiva e você pode conferir acessando aqui o link do Tema Livre Podcast que vai ao ar toda quarta-feira às 12h. Aproveita e se inscreve no canal do YouTube.



Bahia: Governador anuncia redução de 3 mil para 1,5 mil pessoas em eventos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governador Rui Costa anunciou nesta quinta-feira (20) a redução do público presente em eventos de 3 mil para 1,5 mil pessoas. De acordo com Rui, a intenção é diminuir o ritmo do contágio pelo coronavírus, que segue em crescimento desde o fim de 2021. "Começa a partir de amanhã, vô assinar hoje [20]. O prazo de validade são 15 dias, agora eu sempre chamo a atenção que essa validade pode ser alterada em menos temo se a situação se agravar", disse. O decreto com a medida vai ser publicado no Diário Oficial do Estado na sexta-feira (21) e deve trazer outras medidas restritivas para frear o avanço da Covid-19 no estado. "Ontem [19] tivemos o registro de 13.262 contaminados, só lembrando que em dezembro eram 2 mil. No ritmo que vai, daqui no máximo uma semana, nós ultrapassaremos o pior número, que foi em março do ano passado, quando chegamos a 22 mil casos. Então, algo precisa ser feito", afirma. 



Brumado: Presidente da Câmara testa positivo para Covid pela 3ª vez

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A presidente da Câmara de Brumado, a vereadora Verimar Dias da Silva Meira (PT), testa positivo para Covid-19 pela terceira vez. A confirmação veio da própria parlamentar em suas redes sociais. "Boa noite, depois que passou os sintomas de dor abdominal e vômito, eu comecei com nariz entupido e sintomas gripal, como sempre tive minha consciência tranquila em me precaver e transmitir esse sentimento para todos, vim fazer o teste para Covid, e mais uma vez me decepcionei com o resultado, testei positivo pela terceira vez", escreveu. A última vez que a petista havia confirmado infecção pela doença foi em agosto do ano passado. Ela ainda escreveu: "só peço a Deus que nos abençoe e proteja, e que vocês me  coloque em suas orações, um forte abraço, a Covid quer me levar a todo custo, mas Deus e minha fé é mais forte que esse vírus maldito”, postou a presidente do legislativo.

 

 



Policiais civis aprovam estado de greve na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (SINDPOC) aprovou o estado de greve da categoria, além de um ato que foi chamado de “Lockdown Semanal”, que deve ser realizado todas as quintas-feiras, a partir da próxima semana, em delegacias do estado. A medida foi tomada após uma assembleia virtual realizada na noite de terça-feira (18). Dentre as pautas de reivindicações estão salário de nível superior para os servidores com formação acadêmica, reestruturação da carreira, além da exigência de apresentação do cartão de vacinação para a população ter acesso às delegacias do Estado. O “Lockdown Semanal” vai funcionar durante 24 horas. Segundo o sindicato, haverá suspensão de todos os serviços como investigações, operações e diligências. De acordo com o Sindpoc, os agentes estarão nas unidades, mas não atenderão o público. Os serviços que serão prestados serão apenas flagrantes e levantamentos cadavéricos. Além do “Lockdown Semanal” e o estado de greve dos servidores da Policia Civil, terá continuidade a “Operação Padrão”, iniciada no dia 1° de janeiro, com atos semanais nas delegacias. Por fim, ficou definida uma Assembleia Geral Presencial, na Praça do Campo Grande, no dia 10 de fevereiro, com caminhada até a Sede da Polícia Civil, para entrega das horas extras e chefias.



Site da Secretaria de Segurança Pública da Bahia é hackeado

Foto: Reprodução

O site da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) da Bahia foi hackeado na madrugada desta quinta-feira (20). Um grupo do Paraná assumiu a autoria do caso. Durante a madrugada, o acesso ao portal exibia uma mensagem que comparava a violência na Bahia ao Rio de Janeiro, além de insultos ao governador Rui Costa e à vacina. Também na publicação, o grupo hacker afirmou ter "máximo respeito aos profissionais de segurança pública". Nesta manhã, o portal segue fora do ar e o endereço está sendo direcionado para o site do governo do estado.



Prefeitura de Brumado vai iniciar reformas em casas atingidas pelas chuvas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Prefeitura Municipal de Brumado inicia na próxima semana a execução dos serviços de recuperação de residências interditados pela Defesa Civil do Município, por representarem riscos para os moradores durantes as chuvas. As casas que serão recuperadas foram atingidas pelas fortes chuvas que caíram sobre Brumado durantes os meses de dezembro de 2021 e janeiro de 2022, na qual deixou muitos moradores desabrigados pela destruição total ou parcial de vários imóveis. Serão recuperados 12 imóveis e as obras ficarão a cargo de uma empresa terceirizada. "Essas casas estão localizadas na sede do município e na zona rural", disse ao site 97NEWS, o secretário de infraestrutura, André Cardoso. Serão executados inicialmente os serviços em 12 casas e em seguida outras serão beneficiadas, e assim sucessivamente, seguindo um cronograma até que todas as residências cadastradas sejam recuperadas. O titular da Pasta explica que além da recuperação dos imóveis danificados, a Prefeitura de Brumado vai dar início a recuperação de barragens e estradas vicinais. "Estamos aguardando os recursos do Estado e da União para fazer o reconhecimento do Decreto de emergência para começar às obras", afirmou.

 



Brasil registra 6 vezes mais casos diários de covid-19 que em dezembro

Foto: Reprodução

Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz divulgado na quarta-feira (19) pela Fundação Oswaldo Cruz revela aumento significativo do número de casos da doença no Brasil, com média de 49 mil registros por dia, seis vezes mais do que o observado no início de dezembro de 2021. O documento destaca, porém, que, graças à eficácia da vacinação, que completou um ano, o número de mortes não acompanhou o aumento do número de casos no país. Referente às semanas epidemiológicas 1 e 2 de 2022, compreendendo o período de 2 a 15 de janeiro, o boletim revela que piorou a situação dos leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) destinados a pacientes com covid-19, em comparação aos dados das duas últimas semanas. 

Cinco estados que estavam fora da zona de alerta ingressaram na zona de alerta intermediário, com taxas iguais ou superiores a 60% e inferiores a 80%, somando-se a seis unidades da federação que já estavam nesta zona na semana anterior. Destacam-se entre as capitais que tiveram taxas divulgadas Cuiabá (100%), Rio de Janeiro (95%), Belo Horizonte (88%), Fortaleza (85%) e Recife (80%), que estão na zona de alerta crítico; e Vitória (78%), Manaus (77%), Campo Grande (77%), Goiânia (77%), Brasília (74%), Palmas (69%), São Luís (68%), Teresina (66%), Porto Velho (66%), Salvador (65%), Curitiba (61%) e Boa Vista (60%), na zona de alerta intermediário. A comparação de dados relativos a 17 de janeiro com os de 10 de janeiro mostra aumento do total de leitos em 12 estados e no Distrito Federal. Os destaques são aumentos superiores a 50 leitos registrados em Pernambuco (105) e Ceará (5). Cinco estados tiveram redução do total de leitos: Roraima, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A média móvel de sete dias, divulgada pela Fiocruz, é calculada somando-se os registros do dia com os dos seis dias anteriores e dividindo o resultado da soma por sete. O número é diferente daquele divulgado pelo Ministério da Saúde, que mostra apenas as ocorrências de um dia específico.

CONTINUE LENDO


Brumado registra 36 novos casos de coronavírus em 24h

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (19), o município de Brumado registrou 10.168 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 0 internações, 197 óbitos, 147 pacientes em tratamento e 9.824 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.