ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue

Brumado: Homem será solto após passar 7 dias preso por suposto homicídio em Camaçari; família diz que lavrador é inocente

Governo vai melhorar proposta a servidores da Educação, diz ministro da Educação

Baiano 'Davi' é o homem mais jovem a vencer o BBB24

Lava Jato atuou de forma irregular para direcionar R$ 2,5 bilhões a uma fundação privada, aponta CNJ

Vigep confirma primeira morte por dengue em Brumado

Número de casos de dengue cresce 667% em relação ao ano passado na Bahia

Cobrando por reajustes, professores de universidades baianas paralisam nesta quinta

Brumado: Filha procura por pai de 45 anos que desapareceu ao sair para visitar parentes

Senado inicia votação de PEC das Drogas nesta terça-feira (16)

Sede da Academia de Letras da Bahia é arrombada e prejuízo ultrapassa R$ 8 mil em roubos

Defasagem no preço da gasolina no Brasil subiu 19% devido a conflito no Oriente Médio



BUSCA PELO ARQUIVO "08/2013"

Acidente com caminhão na "Serra das Almas" próximo a Rio de Contas

O caminhão estava carregado de materiais recicláveis - Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Por volta das 21:30 desta sexta-feira (30) um caminhão Mercedes 1313, com licença de Cândido Sales, carregado de materiais recicláveis, perdeu o controle e caiu em uma ribanceira na BA-148, entre Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas, trecho conhecido por “Serra das almas”. Segundo informações não houve vítimas fatais, o SAMU 192 prestou os primeiros socorros e encaminhou os integrantes do veículo para o Hospital Municipal de Livramento. 



Brumado: Comunicado do Tiro de Guerra

O Tiro de Guerra comunica aos brumadenses que haverá participação da fanfarra e de ex-militares do Tiro de Guerra 006/024 Brumado/Ba., nas comemorações do dia 7 de setembro.

Os ensaios para o desfile começarão no dia 3 de setembro, às 18:00 no Tiro de Guerra e voluntários são convidados a participar.

Em cumprimento a determinação do escalão superior e o previsto no art. 73 da lei 6.880, de 9 de dezembro de 1980 (Estatuto dos Militares) os voluntários desfilarão em trajes civis ou uniforme civil, o uso de uniforme militar é prerrogativa dos militares. Somente os militares ou quem esteja prestando o serviço militar inicial obrigatório desfilará uniformizado. O Código Penal Militar (CPM) em seu artigo 172, prevê imputação de pena pelo “uso indevido de uniforme”, distintivo ou insígnia militar a que não tenha direito”. Outro ponto frisado na nota é que fica vedada a participação de “menor de idade” como integrante de fanfarra e de pelotão mirim nos TG, a fim de evitar situação irregular para o exercito brasileiro, sem previsão legal no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).



Brumado: Fiéis Cristãos lotam três ônibus para assistir culto em Salvador

No início da noite desta sexta-feira (30), fiéis brumadenses lotam três ônibus rumo a capital do estado. Haverá neste sábado, em Salvador, um culto com o Apóstolo Valdemiro Santiago, apóstolo evangélico, líder e fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus,que já é conhecido pelo dom da cura e dos milagres, operados pelo poder de Deus, e também um dos responsáveis pelo fenômeno da multiplicação de fiéis da igreja evangélica. Vários peregrinos da Igreja Mundial do Poder de Deus e de outras denominações que acompanham o culto do apóstolo pela televisão viajam à capital em busca de uma solução espiritual para as mazelas da vida.



Conheça os 8 deputados baianos que contribuiram pela absolvição do condenado Natan Donadon

Uns estiveram ausentes e outros se abstiveram de votar. Todos os casos contribuiram para o resultado favorável ao parlamentar preso -Foto: divulgação

Dos 39 baianos que compõem a bancada do Estado na Câmara dos Deputados, quatro não compareceram á sessão de quarta-feira última, na qual foi votado o processo de cassação do parlamentar presidiário Natan Donadon, que já foi expulso do PMDB. E o pior; outros quatro baianos compareceram à sessão e se abstiveram do voto.

 

Na sessão, houve 233 votos a favor da cassação do mandato, 131 contra e 41 abstenções. Para cassação, eram necessários pelo menos 257 votos. A votação foi secreta. Dos 513 deputados da Câmara, 104 não votaram, apesar de 50 terem registrado presença na Câmara. Os baianos que registraram presença no painel e não votaram: Cláudio Cajado, do DEM, e Sérgio Brito, José Carlos Araújo e Edson Pimenta, todos do PSD (nesta ordem a partir da esquerda no quadro de cima da imagem). Os ausentes foram Alice Portugal (PCdoB), Fernando Torres (PSD) e os petistas Josias Gomes e Luiz Alberto (nesta ordem da esquerda para direita no quadro acima).

Para ser cassado, Natan Donadon, que está preso há dois meses no presídio da Papuda, em Brasília, eram necessários mais 24 votos. Em sendo assim, os oito baianos tiveram papel importante num dos mais tristes episódios protagonizados pelo Congresso em sua história, o de manter o mandato de um presidiário condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a mais de 13 anos de prisão em regime fechado. Vale lembrar ainda que a sentença já é transitada em julgado. Ou seja, sem possibilidade de recurso.

Por: Bahia247



Brumado: Homens armados entram em um bar na Vila Presidente Vargas e mata uma pessoa

Na noite de sexta-feira (30) dois homens foram alvejados a tiros enquanto jogavam baralho em um bar na Rua Gabriel Messias, Vila Presidente Vargas. Segundo dados colhidos pela Polícia Militar, por volta das 19:30, dois indivíduos usando blusa de frio com capuz, chegaram no estabelecimento e deflagraram três tiros, dois deles atingindo Geovane Alves da Silva conhecido como “Tonho  Gatinha” ou “Tonho da Jega”, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local, o outro tiro atingiu o jovem Danilo Queiroz Santos, este foi socorrido pelo SAMU 192 e encaminhado para o Hospital Professor Magalhães Neto. Conforme informações da polícia, já havia registro de ocorrência contra  “Tonho Gatinha” por tentativa de homicídio, quando em fevereiro deste ano ele se envolveu numa briga em um bar na Vila Presidente Vargas, e atirou em uma pessoa. Testemunhas relataram à polícia que “Tonho” era usuário de drogas e estava sendo ameaçado pelo tráfico.



Por conta do apagão, Coelba é notificada pelo Procon-BA

Foto: divulgação

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) foi notificada pelo Procon-BA, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, na manhã desta sexta-feira (30) por conta do apagão ocorrido no último dia 28.

A Coelba tem um prazo de cinco dias para apresentar, no órgão, as devidas informações sobre os motivos que ocasionaram o apagão no estado da Bahia. A companhia também deve expor quais as providências cabíveis que estão sendo proporcionadas para resolver os problemas gerados aos consumidores.

De acordo com o Superintendente do órgão, Ricardo Maurício Freire Soares, “o consumidor tem direito a uma prestação eficiente dos serviços públicos essenciais, como é o caso do fornecimento de energia elétrica, além da possibilidade da reparação dos danos causados pela fornecedor, tendo em vista a sua responsabilidade objetiva, consagrada no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Qualquer consumidor baiano pode dirigir-se ao Procon para orientações ou registro de queixa, caso tenha sofrido qualquer prejuízo decorrente do apagão”,  ressaltou.

Por: Correio da Bahia



Brumado: Homem simulava estar armado para fazer assaltos

Na noite de quarta-feira (28) por volta das 22h00min, a Polícia Militar conduziu Cristiano de Jesus Cangussu, vulgo Baseado, à Delegacia, por ter roubado a bolsa de uma mulher na Av. Exupério Pinheiro Canguçu. Para surpresa de todos que estavam no local, foi descoberto que Contra o rapaz havia um mandado de prisão expedido recentemente pela justiça.

Em conversa com o 97NEWS, “Baseado” diz já ter feito assalto simulando estar armado, usando o dedo por baixo da blusa como se fosse uma arma de fogo.

O chefe do Serviço de Inteligência da Polícia Civil pede que pessoas que já foram assaltadas por ele, façam reconhecimento (identidade da vítima será preservada) e registrem queixa, já que o mesmo é acusado de vários assaltos.



Brumado não aderiu à paralisação dos bancários

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Nesta sexta-feira (30), os bancos em Brumado tiveram funcionamento normal. Como estava prevista uma paralisação dos bancários de Vitória da Conquista e região nesta sexta-feira,muitas pessoas acreditavam que em nossa cidade também haveria tal paralisação. Como explicou Ruidemberg Coqueiro (Sindicato dos Bancários) à Equipe do 97NEWS,” Brumado não estará participando desta manifestação, porém haverá uma mesa de negociações na próxima semana, se nessa rodada não tiver respostas às reivindicações da categoria, é possível sim que haja greve e então os bancários de  Brumado provavelmente vão aderir ao movimento”. 



No Ceará, cabra nasce com rosto “humano”

o animal não sobreviveu - Foto: divulgaçaõ

O proprietário da Fazenda Agropecuária Lima, no Sertão do Ceará, levou um susto na manhã da última terça-feira (27) ao realizar o parto de uma cabra. O fato curioso foi que os dois filhotes da mesma mãe nasceram com problemas, sendo que um deles tinha a cabeça no formato das de seres humanos (com boca e nariz semelhantes às de uma pessoa).

O Sr. Raimundo Pereira, dono da propriedade, disse que estava com dificuldades no parto e chamou uma pessoa para ajuda-lo. O primeiro filhote tinha a cabeça de humano, e já foi retirado sem vida, e o segundo nasceu com uma deficiência, e logo em seguida morreu. 

Entretanto, no mesmo dia ainda nasceram 6 filhotes de outras cabras, sendo que 5 destes tinham anormalidades e morreram. Apenas um nasceu perfeito e ainda sobrevive.

Por: Techmestre



Estudo demonstra que beber água emagrece

Foto: divulgação

Uma equipe de cientistas alemães demonstrou pela primeira vez que, como assegura a tradição popular, beber água emagrece.

Uma pesquisa da clínica universitária Charité de Berlim publicado nesta quinta-feira na revista “American Journal of Clinical Nutrition” assegura que a ingestão de água reforça os efeitos de uma dieta de emagrecimento.

“Apesar de nas dietas normalmente ter sido recomendado beber muita água, até agora não havia nenhuma recomendação com base científica”, disse o responsável da equipe de pesquisa, Rebecca Muckelbauer.

A partir da análise de cerca de 5.000 referências de diferentes bancos de dados de artigos científicos, os especialistas puderam comprovar que beber água efetivamente acelera os processos de emagrecimento quando se está fazendo uma dieta.

Por:(Exame)



Campanha de multivacinação do Ministério da Saúde termina nesta sexta-feira (30). Todas as crianças menores de 5 anos devem ser levadas aos postos de saúde para atualização da caderneta de vacinação.

Na campanha, são oferecidas todas as vacinas do calendário básico infantil: BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche). As vacinas oferecidas são as mesmas de rotina. Além de uma suplementação de vitamina A.



NOS LABIRINTOS DA SAÚDE PÚBLICA

Se se imagina conhecer sobre a saúde no Brasil, favor adentrar-se um hospital público, ao menos a grande maioria deles. Não falo de um Sara Kubtischeck, tampouco de um Hospital das Clínicas em São Paulo. Afora poucos espalhados por este país continental, qualquer um em que se entre dará a medida certa da nossa saúde: filas, corredores lotados, macas pelo chão, leitos superlotados, falta de medicamentos básicos etc.

Aqui, a intenção não é apontar este ou aquele Governo. O foco está no problema em si. Talvez os números expressem tal realidade, ou, no mínimo, a justifiquem. Para não nos atermos a países europeus, ou tidos como de primeiro mundo, tomaremos por base os africanos em que, segundo a Organização mundial da Saúde (OMS), o investimento do Governo, nesta área, chega a uma média de 10,6% do seu orçamento federal. A média mundial, segundo a mesma OMS, é de 11,7%, ao passo que o Brasil se localiza no patamar de 8,7%. Num país em que (dados de 2012) 64% dos leitos hospitalares ficam com a saúde privada contra somente 36% com a pública, já se pode constatar um jogo elitista para o trato com um bem tão precioso como a vida.

 

É fato que a Carta Magna de 1988, também chamada de Constituição Cidadã, trouxe, no seu bojo de conquistas, o Sistema Único de Saúde, um modelo dos mais modernos do mundo que, dentre outros aspectos, contempla a Equidade, Universalidade, Integralidade da Atenção à Saúde, como primordiais na sua estrutura. Entretanto a realidade não condiz com o modelo idealizado.

Assim, não é de se estranhar deparar-se com um quadro perverso se o assunto for saúde. Ultimamente, vive-se uma pseudo-esperança de que o programa Mais Médicos venha reverter tal quadro. Será? Que vão fazer tais profissionais se, no dia a dia, lhes faltam medicamentos básicos para atendimento? Que milagre farão, por mais preparados que sejam, se não há infraestrutura básica em nossos Postos de Atendimento ou mesmo Hospitais? Que milagre fará um profissional de saúde na falta de uma simples dipirona, podendo levar o paciente a convulsionar-se? Que farão se, ante a necessidade de se regular um paciente (transferi-lo para uma unidade mais aparelhada), esbarram numa ambulância sem combustível, numa unidade recebedora lotada?

Há que se repensar a ordem das prioridades no trato com o dinheiro público. Há que se dar à vida o lugar que ela efetivamente merece: as raiais do sagrado.

CONTINUE LENDO


Brumado: Paixão por rubro-negro carioca leva torcedor ao infarto

Foto: divulgação

Um torcedor rubro-negro carioca, de 55 anos, morador na comunidade de Umburanas, Brumado, senhor Fidelcino Lima, morreu de infarto fulminante quando comemorava o gol que classificaria o Flamengo para as quartas de final, da Copa do Brasil. O homem não resistiu à emoção do momento, quando aos 42 minutos do segundo tempo, Elias marca contra o Cruzeiro e coloca o Flamengo na próxima fase. Conforme familiares, o senhor Feliciano nutria verdadeira paixão pelo time. O sepultamento aconteceu nesta tarde de quinta-feira no cemitério da comunidade.



Governo propõe salário mínimo de R$ 722,90

Foto:divulgação

O novo valor do salário mínimo brasileiro deverá ser de R$ 722,90. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (29) pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior. Ela esteve no Congresso para entregar ao presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), a peça orçamentária de 2014. O texto deve ser votado pela Câmara e pelo Senado até o fim do ano. Se confirmado, o reajuste passa a valer em 1º de janeiro de 2014. “O novo valor incorpora a regra de valorização do salário mínimo, que tem sido uma política importante de alavancagem da renda das famílias no Brasil”, disse Miriam. 

Por: Bahia Notícias



Consumidores que tiveram danos com apagão devem ser ressarcidos, diz Procon-BA

Os consumidores que tiveram aparelhos danificados pela queda de energia que atingiu a maioria dos estados do Nordeste nesta quarta-feira (29) devem ser ressarcidos pelos fornecedores do serviço, independentemente da apuração acerca das causas do incidente, de acordo com orientação do Procon-BA. Em comunicado enviado nesta quinta-feira (29), o órgão informa que a responsabilidade pelos danos causados pelo apagão pode ser das companhias de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) ou Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), a depender do caso. Para solicitar a reparação, os consumidores lesados devem se dirigir a qualquer unidade do Procon. 

Por: Bahia Notícias



Padre engravida fiel e abandona batina

Foto: divulgação

Um padre do município de Gavião, anunciou neste último domingo (25) que renunciava o cargo e abandonava a batina após engravidar uma fiel. Em uma carta divulgada no Facebook, Gerônimo Moreira relatou como o casal se conheceu, em 2007, quando ele ainda era seminarista.  Apesar de anunciar a decisão durante uma missa, a proximidade entre o padre e Emília Carneiro, 22 anos, fica evidente em fotos postadas na redes sociais em datas anteriores à revelação. A jovem, que segundo uma moradora de Gavião, mora na zona rural e era bastante conhecida na cidade. “Ninguém desconfiava dos dois, ninguém estranhou a aproximação deles porque a Emília era muito envolvida na igreja – tinha a voz bonita e cantava durante as missas, estava sempre ensaiando por lá“, disse a moradora, que trabalha no fórum da cidade. “Depois do anúncio, muita gente ficou emocionada com a história deles”. 

 

 Na segunda-feira (26), o padre apresentou o pedido de dispensa dos deveres do estado clerical  ao bispo da diocese de Serrinha, Dom Ottorino Assolari. Gerônimo, que entrou para o seminário em 2001, comandava a paróquia de Nossa Senhora da Conceição. ”Tinha consciência que para ser padre era necessário renunciar a vida familiar e viver o celibato. O que procurei fazer durante este tempo, mesmo diante de todas as dificuldades”, relata o pároco. “Com o tempo fui observando que na nossa amizade tinha algo a mais: O AMOR, mas sempre procuramos deixá-lo só no nível da amizade, pois dizia que, se por acaso eu percebesse que, não conseguiria manter o celibato deixaria antes o ministério para não escandalizar a comunidade. Mas por ironia do destino não aconteceu como eu pensava e nos envolvemos concretamente e hoje ela está grávida e eu quero assumir a paternidade”. Na carta de renúncia divulgada, ele pede perdão aos seus superiores e aos fiéis que magoou com esta história. “Reconheço o meu erro de ter deixado acontecer a gravidez antes de me afastar do Sacerdócio, por isso peço perdão a todos vocês e vos peço que não deixem que esta minha postura venha afetar a fé de vocês. Quero lembrar que cometi um pecado e não um crime”, declarou. 

Por: Correio

 



Vitória da Conquista e região : Bancários paralisam nesta sexta-feira (30)

Foto: divulgação

Em comunicado o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e região informa sobre paralisação da categoria nesta sexta-feira (30). A decisão foi adotada em assembleia geral extraordinária realizada nesta quarta-feira (28). A paralisação foi convocada pelas oito principais centrais sindicais brasileiras, que reivindicam redução da Jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução de salários; fim do fator previdenciário; 10% do PIB para Educação; 10% do Orçamento da União para a Saúde; transporte público e de qualidade/mobilidade urbana; valorização das Aposentadorias; reforma agrária; suspensão dos Leilões de Petróleo.

A votação do PL 4330/04 que amplia a terceirização no Brasil está agendada para o próximo dia 3 de setembro. Esse projeto vai afetar toda a classe bancária, tanto nos bancos públicos quanto nos privados.

O presidente do sindicato, Delson Coêlho, disse que a orientação é que os funcionários de todas as agências de Vitória da Conquista e região estejam paralisados. Ainda de acordo com o presidente, todos os trâmites legais para a greve já foram adotados.



Brumado: Moradores da Vila Presidente Vargas fazem manifesto por permanência de duas funcionárias

Funcionárias queridas pela comunidade - Foto: Marcos paulo/97NEWS

Moradores da Vila Presidente Vargas e funcionários do PSF Wilson Tibo,  fizeram uma manifestação na manhã desta quarta-feira, pela permanência de duas funcionárias. Segundo informações obtidas pelo 97NEWS, as enfermeiras Maria das Graças Souza, trabalha na Unidade de Saúde há cinco anos e Eva da Silva Santos que há dezessete anos trabalha na Unidade, estão sendo substituídas por pessoas que passaram no concurso feito pela Prefeitura Municipal. O manifesto aconteceu na manhã de quarta-feira (28) de forma pacífica, com uma caminhada pelas ruas da vila juntamente com a comunidade e em seguida uma palestra. Os moradores disseram que já estão acostumados com o trabalho e carinho que as duas funcionárias têm com todos, além de grande experiência na área. 

Foto: Marcos Paulo/97NEWS


Onze pessoas ficam feridas em capoteamento próximo a cidade de Livramento de Nossa Senhora

Foto: marcos Paulo/97NEWS

Um acidente envolvendo uma F1000, placa BZD -7317, licença de Erico Cardoso, ocorreu no Km 391 da BA-152, a 4 km da cidade de Livramento de Nossa Senhora, na tarde desta quarta-feira.. Segundo informações colhidas pelo 97NEWS, o veículo com destino a cidade de Érico Cardoso, levava irregularmente várias pessoas em cima da carroceria, quando o pneu do veículo estourou, e o condutor perdeu a direção da pickup, saindo fora da pista e veio a capotar. Onze pessoas ficaram feridas, e foram levadas pelo SAMUR 192 ao Hospital Municipal de Livramento. Uma senhora, que não teve o nome revelado, foi transferida para um hospital da cidade de Vitória da Conquista em estado grave. O proprietário do carro dirigia sem habilitação e foi encaminhado à delegacia para ser ouvido.



Brumado: Arma artesanal é encontrada pela Polícia Militar na URBIS IV

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Na manhã desta quinta-feira (29), Uma arma tipo garrucha, de fabricação caseira, foi encontrada em uma casa desabitada na URBIS IV. Em uma ronda de rotina pelo bairro, a guarnição da Polícia Militar, viu dois homens em atitude suspeita, que ao avistar a polícia partiu em fuga, pulando muros de várias casas, e abandonando a arma artesanal em uma casa desabitada. Os homens conseguiram despistar a polícia, que continua na tentativa de deter os suspeitos. Somam-se agora, 09 armas retiradas de circulação neste mês de agosto.