ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Justiça condena ex-prefeito de Caetité a 5 anos de prisão

Servidora da Justiça de Brumado, Idália Pires, morre aos 79 anos

UNEB realiza em maio a Feira de Trabalho, Emprego e Renda, no Campus de Brumado

Brumado: Sesoc, Semec e PM promovem ação contra ‘Bullying’ nas escolas

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia



BUSCA PELO ARQUIVO "07/2018"

Vídeo: Youtuber denuncia idosa por agressão e racismo: 'Olha essa preta nojenta'

Foto: Reprodução l Redes Sociais

A youtuber Alanne França denunciou, na quarta-feira (25), uma idosa por racismo e agressão. Segundo a vítima, o caso aconteceu dentro de um ônibus na cidade de Campo Grande, interior de São Paulo. Em publicações no Twitter, a moça contou que a mulher entrou no coletivo e sentou ao lado dela, mas se certificou que as duas não iriam se encostar. “Já me empurrando com a bolsa, para que eu não encostasse nela”, escreveu.  De acordo com o relato, uma adolescente teria entrado no ônibus um tempo depois e, sem querer, pisou no pé da idosa, que se irritou com a situação e começou a dizer palavras de baixo calão para a garota, que pedia desculpas. Chateada com o caso, Alanne pediu para a mulher se acalmar e, ao tocar nela, começou a ser agredida verbalmente e, logo em seguida, fisicamente. “Eu calma estava e calma continuei. Disse ‘senhora, não precisa xingar assim. Ela já pediu desculpas’. Ela empurrou a minha mão e começou a gritar comigo. Macaca, preta nojenta, desencosta de mim macaca dos infernos. Todos no ônibus começaram dizer que ela era racista, mas ela só respondia ‘olha pra ela, olha essa preta nojenta’”, conta a jovem. Ainda segundo Alanna, a mulher teria a agredido com dois tapas e um arranhão no rosto. “Ela me deu dois tapas na cara e em seguida apertou meu rosto com as unhas, e isso cortou ele. Meu rosto começou sangrar e pra afastar ela eu segurei pelos cabelos e sacudi a cabeça dela já que empurrar e as pessoas tentarem afastar ela de mim não dava jeito”, diz. “Quando a afastaram de mim, ela simplesmente tirou os sapatos que calçava e jogou eles em mim, enquanto disse: “se você gosta tanto de defender, tinha que começar se defendendo nascendo branca”. Eu não consegui mais e só lembro que sentei e chorei enquanto alguém falava pra mim”, lamenta. Antes da chegada da polícia, a mulher teria tentado sair do ônibus, no entanto, o motorista não permitiu e levou o coletivo para a delegacia, onde o caso foi registrado. Na presença da polícia, a idosa teria continuado agredindo a vítima verbalmente e chegou a dizer que a história não iria “dar em nada”. Cinco horas após o crime, a filha da suspeita foi até a delegacia, pagou uma fiança de R$ 1 mil e saiu do local com a mãe. Antes de deixar a delegacia, contudo, a filha afirmou que não poderia provar no momento, mas a mãe dela tem Alzheimer e que, quando a doença fosse comprovada, a vítima seria apenas mais uma “estatística”.



Bahia tem maior número de ataques a carros-fortes do país em 2018, aponta levantamento

Foto: Conteúdo l 97NEWS

A Bahia registrou o maior número de ataques a carros-fortes do país em 2018. Junto com São Paulo, o estado anotou 10 ocorrências nos primeiros seis meses deste ano. Os números foram divulgados pela Associação Brasileira de Transporte de Valores (ABTV) e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores de Segurança Privada (Contrasp). Um dos casos ocorreu em Eunápolis, no sul baiano, em março passado. Um vigilante morreu e outras seis pessoas ficaram feridas. Já em abril, um carro-forte foi explodido na Br-347 próximo a Juazeiro, no Sertão do São Francisco. Os criminosos chegaram a interditar a rodovia, atravessando uma carreta na pista. Segundo a ABTV, um dos pontos que favorecem os ataques são estradas “esburacadas” em regiões inóspitas “praticamente sem fiscalização” e estradas sem muito movimento. Ainda segundo o levantamento, o Nordeste é a região com maior número de ataques nos últimos três anos. Foram 34 registros em 2016, 56 em 2017 e 46 nos primeiros seis meses de 2018. Neste ano, depois da Bahia, Ceará com 9 ataques e Pernambuco com 8 tiveram mais ataques contra carros-fortes.



Vitória vence o Sport no Barradão e fica fora do Z-4

Foto: EC Vitória

O Esporte Clube Vitória e o Sport se enfrentaram na noite desta quinta-feira (26), no estádio Manoel Barradas, o Barradão, em Salvador, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em um jogo morno, o Vitória venceu por 1×0. Com o resultado, o time baiano se mantém fora da zona de rebaixamento. A próxima partida do Vitória pelo Brasileirão será no domingo (29), às 16h, contra o Atlético Paranaense, na Arena da Baixada.



BR 430: Vem a óbito empresário brumadense que capotou SW4 próximo a B.J. Lapa

Luciano Correia Caíres era muito querido por familiares e amigos e sua morte causou uma grande comoção (Foto: Reprodução Facebook)

O acidente ocorrido no início da tarde desta quinta-feira (26), na BR-430, após Bom Jesus da Lapa, que teve como vítimas um casal brumadense causou muita apreensão, já que o veículo em que os dois estavam, uma SW4 de placa PKX-0816, acabou capotando por várias vezes após sair da pista. Inconsciente o empresário brumadense Luciano Correia Caíres (28) foi levado às pressas para a UPA de Bom Jesus da Lapa e, como o quadro se agravou, ele foi transferido para a UTI de Barreiras, mas não resistiu aos ferimentos e chegou a unidade já sem vida. Segundo informações, a sua esposa que fraturou as suas pernas não corre risco de morte. A notícia trouxe muita tristeza na manhã desta sexta-feira (27) com inúmeras mensagens de condolências nas redes sociais. Luciano era um jovem empresário, proprietário da loja de modas Urbana Chic e era muito dedicado ao trabalho e a família, sendo muito querido pelos seus amigos.

O acidente foi muito grave, causando muitos ferimentos no empresário que acabou não resistindo (Fotos: 97NEWS Conteúdo)


Em reunião com secretários de educação do ‘Território Sertão Produtivo’, prefeito de Brumado exalta o Ensino em Tempo Integral

O encontro aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal de Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Tendo a sua germinação num ideal do prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) em implantar em Brumado um uma forma de ensino muito mais ampla, uma revolução no setor educacional começou a brotar. Após uma viagem, feita em 2019, a Belo Horizonte e ter entrando em contato direto com a experiência exitosa feita na capital de Minas Gerais, o chefe do executivo brumadense começou a implantar o sistema de Ensino em Tempo Integral de forma gradual, tendo a Escola Nice Públio como projeto piloto. Passado quase uma década, o ideal se fortaleceu e Brumado hoje tem mais de 50% das escolas municipais funcionando já em tempo integral. Diante deste conceito altamente positivo que foi se espalhando na região, se despertou o desejo dos secretários de educação dos municípios que compõe o território “Sertão Produtivo” para conhecer mais de perto a experiência em Brumado, o que se materializou nesta quinta-feira (26), onde foi realizado, no auditório da Prefeitura Municipal de Brumado um encontro onde foram relatas todos os passos que culminaram no sucesso obtido hoje com o ensino em tempo integral. O encontro foi muito positivo, onde o prefeito Eduardo Vasconcelos pode explanar todo o histórico e ainda fazer a previsão que até o final da sua gestão todas as 30 escolas municipais estarão funcionando em tempo integral. Após a reunião foram feitas visitas a algumas unidades escolares da zona urbana e também do meio rural. Segundo a secretária municipal de Educação, professora Ednéia Ataíde o encontro foi muito especial, onde puderam ser trocadas informações importantes e consolidar um grupo de municípios que venham a valorizar cada vez mais a Educação.

Eduardo exaltou a experiência exitosa em Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Em novo encontro com prefeito de Livramento, Elias Piau busca reatar negociações sobre a parceria para a construção da ponte Itaquaraí/Iguatemi

O vereador Elias Piau juntamente com o prefeito 'Ricardinho" (esquerda) e com o chefe de gabinete Jânio Soares (Foto: Assessoria Parlamentar)

A construção da ponte no local que faz a divisa entre Brumado e Livramento de Nossa Senhora, o qual fica entre os distritos de Itaquaraí e Iguatemi, que estava com as negociações de uma parceria num andamento positivo entre os dois municípios, após as declarações do vereador Santinho (sem partido), acabaram azedando, tendo, inclusive, a possibilidade de não acontecerem mais. A fala de “Santinho” acabou gerando uma grande insatisfação, já que foram feitas acusações contra o prefeito de Livramento, Ricardo Ribeiro (REDE), o popular “Ricardinho”. Diante disso a celebração da parceria entre os municípios para a construção da ponte acabou arrefecendo, então, buscando reverter esse quadro, o vereador brumadense Elias Piau (PV), voltou a ter uma reunião com o chefe do executivo livramentense nesta quinta-feira (26), o qual o recebeu juntamente com o seu chefe de gabinete, Jânio Soares Lima. Segundo o parlamentar “o prefeito Ricardinho, apesar do impedimento criado, o prefeito nos recebeu muito bem e disse estar aberto a resolver o problema que acaba prejudicando os moradores dos dois municípios”, relatou. Piau ainda destacou que “minha grande preocupação é o período chuvoso que está para chegar, então, esse problema tem que ser resolvido o quanto antes, pois se as chuvas vierem, a situação que já é grave ficará caótica, prejudicando os moradores de Itaquaraí e Iguatemi”. E encerrou dizendo que “o prefeito de Brumado já mostrou toda a disposição para a execução das obras em parceria, e, depois da reunião de hoje com o prefeito Ricardinho voltei a ficar otimista. Então creio que tudo será resolvido, pois sei o quanto isso está deixando os moradores de Itaquaraí preocupados e, como representante daquele distrito eu vou continuar lutando de forma incansável até que a ponte seja construída”.



Brumado: Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia faz duras críticas ao Tribunal de Contas e a Coelba

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em evento "Plenária de Governo Participativo (PGP)", realizado na última sexta-feira, dia 20, em um clube particular de Brumado, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e pré-candidato ao senado, Ângelo Coronel (PSD), falou do projeto de lei, aprovado em abril deste ano, que obriga a Coelba a tornar subterrânea toda sua rede elétrica no estado e não poupou críticas ao Tribunal de Constas dos Municípios (TCM) da Bahia. “No passado, a Coelba foi privatizada para melhorar os atendimentos no gerenciamento da energia em nosso estado, mas hoje vem prestando o pior serviço entre as concessionárias do Brasil”, comentou. Apesar de reclamações da empresa, que ameaçou subir a tarifa cobrada dos consumidores, o social-democrata não fez mudanças na proposta e, com isso, o projeto foi votado na forma original. De acordo com o texto, a concessionária terá prazo de cinco anos para concluir o processo em Salvador e de dez no interior do estado. A proposta ainda torna obrigatória a instalação subterrânea para os novos projetos elétricos em toda a Bahia. Para Coronel, a lei trará benefícios para estética e segurança das cidades. “Vamos evitar aquele emaranhado de fios pendurados pela Bahia. Não podemos ficar arraigados a coisas ultrapassadas. Para modernizar, tem que ter coragem”, afirmou. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ainda em entrevista ao 97NEWS, Coronel argumentou outro assunto polêmico, as críticas ao Tribunal de Constas dos Municípios (TCM). Segundo ele, o TCM baiano não segue a mesma linha que os tribunais do país no que diz respeito à apreciação de gastos com pessoal pelas prefeituras, o que resulta em grande número de rejeição de contas pelo estouro do limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (54%). "Empresas terceirizadas, por exemplo, na Bahia são contabilizadas como gastos de pessoal da prefeitura contratante. E também os programas federais. O nosso TCM não está seguindo a linha dos demais", relatou Coronel. Subindo o tom, ele ainda comentou sobre a contrapartida aos municípios. “É inviável governar um município com o governo criando programas sociais sem enviar contrapartida aos municípios. Aí os gestores municipais são obrigados a aumentar suas folhas de pagamento, extrapolando o índice pessoal, tendo suas contas rejeitadas pelo TCM, sendo indiciados pelo Ministério Público e ainda recebem o nome de ladrão. Enfim, o TCM está acatando a nossa indicação de retirar os índices pessoais, os programas federais e os gastos com as terceirizadas”, finalizou. 



3ª idade: 1 em cada 4 brasileiros terá mais de 65 anos em 2060, aponta IBGE

Foto: Reprodução

A população brasileira está em trajetória de envelhecimento e, até 2060, o percentual de pessoas com mais de 65 anos passará dos atuais 9,2% para 25,5%. Ou seja, 1 em cada 4 brasileiros será idoso. É o que aponta projeção divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo a pesquisa, a fatia de pessoas com mais de 65 anos alcançará 15% da população já em 2034, ultrapassando a barreira de 20% em 2046. A pesquisa mostra que em 2039 o número de idosos com mais de 65 anos superará o de crianças de até 14 anos, o que acelerará a trajetória de envelhecimento da população. Atualmente, a população com até 14 anos representa 21,3% dos brasileiros e cairá para 14,7% até 2060, segundo o IBGE. Já a faixa entre 15 e 64 anos, que hoje responde por 69,4% da população, cairá para 59,8% em 2060. Atualmente, a idade mediana da população brasileira é de 32,6 anos. Pelas projeções do IBGE, em 2037 já estará acima de 40 anos, chegando a 45,6 anos em 2060. Hoje, para cada 100 pessoas em idade para trabalhar, há 44 indivíduos menores de 15 anos ou maiores de 64 – patamar maior que o de outros emergentes como China (37,7) e Rússia (43,5), mas ainda bem abaixo ao de países desenvolvidos e com elevado percentual de idosos como Japão (64) e França (59,2). O estudo mostra que também é possível medir o envelhecimento populacional comparando a população com 65 anos de idade ou mais e os menores de 15 anos. Atualmente, são 43,2 crianças de até 14 anos para cada grupo de 100 idosos com 65 anos ou mais. Já em 2022, o índice subirá para 51%, superando os 100% em 2039, o que indicará a o país passará a ter mais idosos do que crianças. 



BR 430: Empresário brumadense sofre grave acidente próximo a Bom Jesus da Lapa

O estado da Hilux mostra a gravidade do acidente (Fotos: Whatsapp 97NEWS)

Um empresário brumadense do ramo de confecções, identificado como Luciano Caíres, o qual é proprietário da loja Urbana Chice, que fica na Av. Antônio Mourão Guimarães, acabou tendo um grave acidente por volta das 14h desta quinta-feira (26). Segundo as informações ele estava acompanhado de sua esposa conduzindo uma Hilux SW4 de placa PKX-0816 – Brumado, na BR- 430, sentido Goiânia, quando nas proximidades de Bom Jesus da Lapa, teria tentando fazer uma ultrapassagem, quando foi tocado por um veículo e jogado para fora da pista. Em decorrência disso ele acabou capotando o veículo 5 vezes, o qual ficou avariado. Ainda segundo informações não oficiais, o empresário ficou desacordado e foi internado às pressas e seu quadro é considerado delicado, tanto que ele está em coma. A sua esposa teria quebrado as duas pernas. Estamos aguardando mais informações.Confira abaixo um vídeo feito no local: 



Cooperativa dos Caminhoneiros convoca cooperados para reunião em Brumado

Foto: Divulgação

A Cooperativa de Trabalho dos Transportadores Autônomos de Brumado e Região (Cooptabr) está convocando todos os cooperados para uma reunião, que será realizada na Avenida Centenário (Antigo Posto Jajá), sede da cooperativa, às 09h do dia 28 de julho (Sábado). Na pauta da reunião serão abordados assuntos referente a Cooperativa.



UPA de Brumado passa pelos últimos ajustes; inauguração deverá ocorrer no máximo em 3 meses

As obras de adequação às modificações feitas no projeto estão em fase final (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A ampliação do setor de Saúde Pública, que se iniciou há cerca de 12 anos atrás, quando o município começou a ser sede da microrregião que compreende 20 municípios, provocou uma sobrecarga dos serviços, já que uma população de cerca de 400 mil habitantes começou a ter Brumado como referência. Os avanços vêm sendo promovidos pelo tripé União, Estado e Município, só que ainda existe um longo caminho ser percorrido. Recentemente com a implantação da UTI no Hospital Municipal Magalhães Neto, os serviços em alta complexidade começaram a serem oferecidos, os quais poderão ser altamente dinamizados com a implantação da Policlínica Regional de Saúde, uma promessa do governo que vem esbarrando na resistência de alguns prefeitos que fazem parte do consórcio. Neste contexto positivo, o atendimento à população nas questões de urgência e emergência deverá também ter um salto muito significativo já que a UPA – Unidade de Pronto Atendimento, está passando pelos últimos ajustes.

Os equipamentos estão chegando e logo serão todos instalados (Fotos: Luciano Santos | 97NEWS)

A equipe do 97NEWS esteve na unidade na manhã desta quinta-feira (26), a qual fica localizada no Bairro Malhada Branca, e pode verificar que as obras de conclusão estão em ritmo acelerado. Segundo informações, o atraso de seu por alguns ajustes feitos no projeto inicial, já que alguns equipamentos adquiridos são de grande porte, os quais não passavam nas portas originais. Outras adequações também estão sendo feitas na estrutura, as quais devem ser concluídas no prazo máximo de 90 dias, quando deverá ser entregue à comunidade. A entrada em operação da UPA deverá desafogar muito o atendimento no Hospital Magalhães Neto que, em alguns dias, fica em forte clima de tensão, onde são registrados tumultos e até tentativas de agressões. A burocracia também foi outro entrave, como também as constantes mudanças no projeto, que, somadas à falta de recursos federais, atravancaram a obra que já deveria ter sido finalizada. Pelo menos Brumado não foi inclusa nas centenas de UPAs espalhadas pelo país estão fechadas por falta de dinheiro.

Se não fossem os entraves burocráticos e os ajustes ao projeto, a unidade já deveria estar em funcionamento (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Brumado e o Dilema dos Cães Errantes: Recolha e castração de machos será iniciada na cidade

O dilema dos cães errantes na cidade de Brumado ainda está distante de ser solucionado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A questão dos cães errantes espalhados pela cidade vem atormentando a população, ainda mais que vários ataques feitos pelos animais vêm acontecendo. O problema que se agravou sobremaneira na última década, se tornou um grande desafio da saúde pública, ainda mais que as autoridades parecem um tanto quanto omissas na busca de uma solução definitiva para o problema. Agora uma nova medida está sendo anunciada, a qual é muito bem-vinda, mas ainda estaria longe do ideal. Segundo informações colhidas pelo 97NEWS, a empresa que já faz a captura de equinos, caprinos e similares nas rodovias que servem Brumado, agora, irá fazer também o recolhimento de cães e gatos machos, os quais serão enviados para o canil/gatil municipal para, primeiramente para ser feita a coleta para se constatar se o animal está com leishmaniose visceral, o que se confirmado após os exames, fará com que a eutanásia seja realizada. Agora o objetivo fazer a castração e, que será realizada por uma veterinária lotada na secretária de saúde, para, em seguida, se devolver os animais para às ruas, o que deverá diminuir o número de animais nas ruas.

 

 

O Canil/Gatil Municipal não tem espaço suficiente para abrigar a grande quantidade de animais soltos nas ruas de Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Em contato com a presidente da ONG AUAU, Marli Oliveira, foi questionado se essa ação irá trazer avanços significativos para o problema. Muito segura ela afirmou que “será apenas um paliativo, pois o ideal seria fazer a castração das fêmeas, mais como o processo é mais complicado e oneroso, decidiu-se fazer a dos machos, que não deixa de ajudar, mas trará os resultados que todos desejam”. Ela aproveitou para relatar que “nós temos dois locais onde abrigamos os animais, mas os mesmos estão com a lotação esgotada, o que está nos deixando preocupados, pois o número de cães soltos pelas ruas ainda é grande”. Marli ainda citou que “na última reunião que tivemos no Ministério Público apresentamos um projeto de castração das fêmeas, o qual foi muito bem elaborado pela veterinária Ariadna Mansano, que é nossa colaboradora, mas, devido aos custos ele até o momento não foi operacionalizado”. Então, mesmo diante desta nova ação, o problema dos cães errantes em Brumado, segundo a AUAU deverá continuar, já que ainda não existe uma mobilização mais ampla e impactante nesse sentido. Na manhã desta quinta-feira (26) o 97NEWS fez um flagrante de uma matilha caminhando tranquilamente nas ruas da cidade, confira abaixo:



Dia da Vovó é hoje (26) e as comemorações ficam muito mais gostosas com as delícias da Padaria Divina

(Publicidade 97NEWS)

Segundo a tradição, o Dia da Vovó, que vai ser comemorado hoje (26). A data foi criada para homenagear Santa Ana e São Joaquim, avós de Jesus Cristo. A comemoração ganhou força e se secularizou, criando uma justa homenagem à essa grande guerreira que sempre é um exemplo de garra e superação. No dia da vovó podemos fazer várias programações para distraí-los, além de se tornar uma diversão para a família, como: fazer um passeio num parque, assistir a um filme do gosto deles, fazer uma reunião de família onde todos possam expressar seu amor e carinho pelos mesmos, então, é nessa hora que a Padaria Divina vai facilitar a sua vida, já que lá você encontra uma grande variedade de produtos de alta qualidade como pães, doces, bolos, tapiocas, produtos típicos que vão deixar a sua comemoração bem mais deliciosa. Então, não pense duas vezes, ligue para (77) 3311-6869 e faça as suas encomendas. Padaria Divina fazendo das suas comemorações momentos inesquecíveis.



Eclipse da Lua desta sexta (27) será o mais longo do século e terá 'participação' de Marte

Será um eclipse lunar muito especial; o maior do século e ainda com a participação de Marte (Foto: Conteúdo 97NEWS)

A próxima sexta-feira (27) será uma ocasião especial para a astronomia. O Brasil e boa parte do mundo devem observar o mais longo eclipse total da Lua do século 21. Do início até o final, o fenômeno terá duração de uma hora e 42 minutos. “Em linhas amplas, significa que Sol, Terra e Lua estarão alinhados. A Lua vai entrar na parte mais escura, no centro da sombra projetada pelo planeta”, explica Josina Nascimento, pesquisadora do Observatório Nacional, instituto vinculado ao MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações). Segundo Josina, para quem estiver no leste do Brasil, da faixa que vai do litoral até a capital federal, a Lua já surgirá totalmente eclipsada no fim da tarde de sexta-feira. “O fenômeno começa às 16h30 (horário de Brasília), mas nesse momento a Lua vai estar abaixo da linha do horizonte e vai ser dia para nós”, diz.

"Lua de sangue"
Quem puder acompanhar, verá a Lua mais escura e com uma cor diferente do que o tradicional branco que ilumina o céu. “A Lua nasce aqui [no leste brasileiro] às 17h26. O efeito é muito bonito, ela adquire uma coloração avermelhada — não à toa, há quem chame de ‘Lua de sangue’. Para observar, o ideal é ir até um local onde seja possível ver o céu perto do horizonte a leste”, completa.

Eclipse parcial
Na região centro-oeste e norte, será possível observar apenas o eclipse parcial, que acontece quando a Lua sai do centro da sombra projetada pela Terra e se move em direção à penumbra — faixa de transição entre luz e a área sombreada. “O eclipse total termina às 18h13. Em Cuiabá, por exemplo, a lua nasce depois disso, então só será visto o fenômeno parcial, que vai até às 19h19”, ressalva Josina.

Marte em brilho máximo
A boa notícia é que, independentemente da região, todos os brasileiros poderão avistar o planeta Marte em brilho máximo. “A olho nu, vai ser possível observar Marte a leste, acima da Lua assim que for acabando o horário do crepúsculo. O planeta vai estar próximo da Terra e deve parecer uma estrela vermelha”, conta a pesquisadora.



Barra da Estiva: Acusado morre em ação que prendeu 3 envolvidos em morte de professor

Foto: Divulgação l SSP/BA

Um homem morreu e outros três foram presos na segunda-feira (23) em Barra da Estiva. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), os quatro estão envolvidos no latrocínio do professor de uma escola do município, ocorrido em março passado. O professor Zemário Luiz Caires foi atingido por tiros e teve a motocicleta levada. O veículo foi recuperado depois por policiais. Na ação de segunda, policiais civis e militares foram até uma casa usada pelos criminosos. Em uma troca de tiros, um homem, identificado como Pirulito, reagiu à abordagem e foi morto. Ainda segundo a SSP-BA, os comparsas identificados como Ítalo Silva Nascimento, Pedro Vitoriano e Jovani Silva Santos tentaram escapar, mas acabaram capturados. Além da morte do professor, a Polícia informou que o quarteto assassinou também Dionei de Oliveira Santos, em junho, e Cristiano Pereira Santos, no mês seguinte. O trabalho de captura foi feito por equipes da 20ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (20ª Coorpin/Brumado), da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Sudoeste e da Delegacia Territorial de Barra da Estiva. Também foram apreendidas munições dos calibres 40 e 45.



Criminoso tenta dar golpe via Whatsapp, é descoberto e questiona: 'onde eu errei?'

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Criminosos tentaram aplicar um golpe em um morador de Teresina através do Whatsapp na terça-feira (24). Os bandidos pediram um depósito de R$ 2,2 mil, afirmando que seria para o conserto de um veículo. Antes de enviar mensagens, os bandidos fizeram contato telefônico com a vítima, afirmando serem um primo. durante a conversa, eles acabaram descobrindo o nome de um dos primos e usou para tentar aplicar o golpe. Na ligação, os criminosos não haviam pedido nenhum valor e pediram para que a vitima entrasse em contato com um certo número. Quando ligou, informaram que era de uma oficina. A vítima teve certeza que se tratava de um golpe quando os criminosos afirmaram em ligação que o suposto primo precisava de dinheiro por quê a oficina não aceitava cartão e ele não como sacar no momento. Quando entraram em contato via whatsapp, a vítima revelou que já sabia que era um golpe, elogiou a ação dos bandidos, e afirmou que não iria transferir nenhum valor. Os criminosos do outro lado agradeceram o elogio e questionaram como foram descobertos. 



Idoso de 89 anos morre após motorista de máquina engatar ré em veículo

Foto: Reprodução l Blog Braga

Um idoso de 89 anos foi atingido por uma máquina pá carregadeira quando o motorista dava ré, em Luís Eduardo Magalhães. De acordo com a Polícia Militar, o caso ocorreu na terça-feira (24). A PM informou que Pedro Pereira de Oliveira foi arrastado por alguns metros e o motorista da máquina, que fazia um serviço de infraestrutura na rua, só percebeu que atingiu uma pessoa após populares chamarem a atenção dele. Assustado, o motorista fugiu do local. À polícia, o homem disse que ficou com medo de ser atacado pelas pessoas que estavam na área onde ocorreu o acidente, mas ele seguiu para delegacia, onde foi ouvido e liberado. Após a máquina atingir o idoso, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ainda foi acionado, mas constatou a morte da vítima. 



Guanambi: Professores entram em greve e mais de 11 mil estudantes ficam sem aulas

Foto: 97NEWS

Os professores da rede municipal de ensino de Guanambi, entraram em greve nesta semana. A categoria reivindica reajuste salarial de 6,81%. A greve começou na segunda-feira (23), após decisão tomada durante assembleia realizada no dia 13 de julho, na Câmara de Vereadores de Guanambi. Na quarta-feira (25), a categoria voltou a se reunir com a prefeitura, mas não houve acordo. Não há previsão para o término da greve. A rede municipal de ensino de Guanambi possui 35 escolas e cerca de 500 professores. No total, 11.665 estudantes estão sem aulas. A prefeitura informou que há intenção de conceder o reajuste, mas que não há como, devido a falta de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb).

 

 



Pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2018-2019 será inciado nesta quinta-feira (26)

Foto: Reprodução

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep começa nesta quinta-feira (26). No caso do PIS, o pagamento será para trabalhadores da iniciativa privada nascidos em julho, e no do Pasep é para servidores públicos com final da inscrição número 0. O valor do abono varia de R$ 80 a R$ 954, dependendo do tempo em que a pessoa trabalhou formalmente em 2017. Tem direito ao abono quem recebeu, em média, até 2 salários mínimos mensais com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias em 2017. É preciso estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Será retomado também nesta quinta o pagamento do abono salarial PIS/Pasep ano-base 2016. O prorrogou o período para saques do abono salarial PIS/Pasep ano-base 2016 até 30 de dezembro.



Livramento: Logo após sair da cadeia homem é assassinado com vários tiros

Foto: Whatsapp/97News

Mais um homicídio é registrado em Livramento de Nossa Senhora. Segundo a polícia, um jovem identificado como Douglas Oliveira Santos, 18 anos, foi morto por disparos de arma de fogo na noite desta quarta-feira (25), por volta das 19:35h, na Rua Sebastião Silva Rego, no bairro Taquari. Ainda segundo informações, dois homens chegaram ao local onde o jovem estava em uma motocicleta Bros e deflagraram pelo menos quatro tiros, vindo atingir a vítima na região da cabeça. Douglas, que era natural de Conquista, teve morte instantânea, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado esteve no local para realizar o levantamento cadavérico. A Polícia Militar registrou a ocorrência. Ainda segundo a PM, a vítima havia acabado de sair da cadeia, porém as causas do homicídio ainda são desconhecidas.