ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

24º BPM registra aumento de 83% nas prisões de foragidos da Justiça em Brumado

TCM multa prefeito de Cândido Sales por propaganda pessoal com recursos públicos

Audiência sobre morte de jovem em Livramento reúne testemunhas e mobiliza familiares por justiça

Irmãos se envolvem em desentendimento e são conduzidos à delegacia em Malhada de Pedras

Polícia Federal realiza operação contra tráfico de drogas, armas e lavagem de dinheiro no oeste da Bahia

Operação Ágora investiga esquema de sonegação de mais de R$ 10 milhões em ICMS na Bahia

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Brumado: Homem é preso por dívida de pensão alimentícia no Bairro São Felix

'Operação Rodovia Segura' avança e Polícia Civil apreende mais três veículos adulterados; total chega a 16 em Livramento

Dez internos do Conjunto Penal de Brumado conquistam vaga em universidades por meio do Sisu e Prouni

Homem com dívida de R$ 30 mil em pensão alimentícia é preso após ser identificado por reconhecimento facial, em Brumado

Motocicleta é furtada durante a madrugada em Livramento de Nossa Senhora; ação foi registrada por câmeras

CIPRv apreende veículo com restrição de furto em Aracatu

SAC Móvel inicia atendimentos em Brumado com emissão da nova carteira de identidade

Órgãos de controle da Bahia publicam diretrizes para contratação de artistas no São João 2026

Educação sexual nas escolas volta ao centro do debate público no Brasil

Venha para a Terça e Quarta Verde da Central das Carnes

Brumado: Motociclista fica ferido após perder controle da moto na rotatória da Avenida Centenário

Senado aprova aumento de penas para furto, roubo e receptação Fonte: Agência Senado

Prefeito de Filadélfia sela parceria com Vitor Bonfim e articulação pode levar gestor à base de Jerônimo


Eclipse da Lua desta sexta (27) será o mais longo do século e terá 'participação' de Marte

Será um eclipse lunar muito especial; o maior do século e ainda com a participação de Marte (Foto: Conteúdo 97NEWS)

A próxima sexta-feira (27) será uma ocasião especial para a astronomia. O Brasil e boa parte do mundo devem observar o mais longo eclipse total da Lua do século 21. Do início até o final, o fenômeno terá duração de uma hora e 42 minutos. “Em linhas amplas, significa que Sol, Terra e Lua estarão alinhados. A Lua vai entrar na parte mais escura, no centro da sombra projetada pelo planeta”, explica Josina Nascimento, pesquisadora do Observatório Nacional, instituto vinculado ao MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações). Segundo Josina, para quem estiver no leste do Brasil, da faixa que vai do litoral até a capital federal, a Lua já surgirá totalmente eclipsada no fim da tarde de sexta-feira. “O fenômeno começa às 16h30 (horário de Brasília), mas nesse momento a Lua vai estar abaixo da linha do horizonte e vai ser dia para nós”, diz.

"Lua de sangue"
Quem puder acompanhar, verá a Lua mais escura e com uma cor diferente do que o tradicional branco que ilumina o céu. “A Lua nasce aqui [no leste brasileiro] às 17h26. O efeito é muito bonito, ela adquire uma coloração avermelhada — não à toa, há quem chame de ‘Lua de sangue’. Para observar, o ideal é ir até um local onde seja possível ver o céu perto do horizonte a leste”, completa.

Eclipse parcial
Na região centro-oeste e norte, será possível observar apenas o eclipse parcial, que acontece quando a Lua sai do centro da sombra projetada pela Terra e se move em direção à penumbra — faixa de transição entre luz e a área sombreada. “O eclipse total termina às 18h13. Em Cuiabá, por exemplo, a lua nasce depois disso, então só será visto o fenômeno parcial, que vai até às 19h19”, ressalva Josina.

Marte em brilho máximo
A boa notícia é que, independentemente da região, todos os brasileiros poderão avistar o planeta Marte em brilho máximo. “A olho nu, vai ser possível observar Marte a leste, acima da Lua assim que for acabando o horário do crepúsculo. O planeta vai estar próximo da Terra e deve parecer uma estrela vermelha”, conta a pesquisadora.



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário