Brumado e o Dilema dos Cães Errantes: Recolha e castração de machos será iniciada na cidade

O dilema dos cães errantes na cidade de Brumado ainda está distante de ser solucionado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A questão dos cães errantes espalhados pela cidade vem atormentando a população, ainda mais que vários ataques feitos pelos animais vêm acontecendo. O problema que se agravou sobremaneira na última década, se tornou um grande desafio da saúde pública, ainda mais que as autoridades parecem um tanto quanto omissas na busca de uma solução definitiva para o problema. Agora uma nova medida está sendo anunciada, a qual é muito bem-vinda, mas ainda estaria longe do ideal. Segundo informações colhidas pelo 97NEWS, a empresa que já faz a captura de equinos, caprinos e similares nas rodovias que servem Brumado, agora, irá fazer também o recolhimento de cães e gatos machos, os quais serão enviados para o canil/gatil municipal para, primeiramente para ser feita a coleta para se constatar se o animal está com leishmaniose visceral, o que se confirmado após os exames, fará com que a eutanásia seja realizada. Agora o objetivo fazer a castração e, que será realizada por uma veterinária lotada na secretária de saúde, para, em seguida, se devolver os animais para às ruas, o que deverá diminuir o número de animais nas ruas.

 

 

O Canil/Gatil Municipal não tem espaço suficiente para abrigar a grande quantidade de animais soltos nas ruas de Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Em contato com a presidente da ONG AUAU, Marli Oliveira, foi questionado se essa ação irá trazer avanços significativos para o problema. Muito segura ela afirmou que “será apenas um paliativo, pois o ideal seria fazer a castração das fêmeas, mais como o processo é mais complicado e oneroso, decidiu-se fazer a dos machos, que não deixa de ajudar, mas trará os resultados que todos desejam”. Ela aproveitou para relatar que “nós temos dois locais onde abrigamos os animais, mas os mesmos estão com a lotação esgotada, o que está nos deixando preocupados, pois o número de cães soltos pelas ruas ainda é grande”. Marli ainda citou que “na última reunião que tivemos no Ministério Público apresentamos um projeto de castração das fêmeas, o qual foi muito bem elaborado pela veterinária Ariadna Mansano, que é nossa colaboradora, mas, devido aos custos ele até o momento não foi operacionalizado”. Então, mesmo diante desta nova ação, o problema dos cães errantes em Brumado, segundo a AUAU deverá continuar, já que ainda não existe uma mobilização mais ampla e impactante nesse sentido. Na manhã desta quinta-feira (26) o 97NEWS fez um flagrante de uma matilha caminhando tranquilamente nas ruas da cidade, confira abaixo: