ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Ovo de Páscoa está 10% mais caro em Brumado mas vendas disparam na cidade

Bahia deve ter clima chuvoso e temperaturas mais baixas ao longo do mês de abril, aponta Inmet

Três pessoas morrem após acidente entre caminhonete e caminhão em Ibotirama

População enfrenta fila para receber doação de peixes em Maetinga

Ônibus do TFD da cidade de Morro do Chapéu solta a roda na BR-324 entre Feira de Santana e Salvador

Fisioterapeuta da Clínica Mais Vida explica o que é esporão do calcâneo

Guilherme Bonfim se reúne com governador para discutir investimentos para Brumado

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria


Brumado e o Dilema dos Cães Errantes: Recolha e castração de machos será iniciada na cidade

O dilema dos cães errantes na cidade de Brumado ainda está distante de ser solucionado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A questão dos cães errantes espalhados pela cidade vem atormentando a população, ainda mais que vários ataques feitos pelos animais vêm acontecendo. O problema que se agravou sobremaneira na última década, se tornou um grande desafio da saúde pública, ainda mais que as autoridades parecem um tanto quanto omissas na busca de uma solução definitiva para o problema. Agora uma nova medida está sendo anunciada, a qual é muito bem-vinda, mas ainda estaria longe do ideal. Segundo informações colhidas pelo 97NEWS, a empresa que já faz a captura de equinos, caprinos e similares nas rodovias que servem Brumado, agora, irá fazer também o recolhimento de cães e gatos machos, os quais serão enviados para o canil/gatil municipal para, primeiramente para ser feita a coleta para se constatar se o animal está com leishmaniose visceral, o que se confirmado após os exames, fará com que a eutanásia seja realizada. Agora o objetivo fazer a castração e, que será realizada por uma veterinária lotada na secretária de saúde, para, em seguida, se devolver os animais para às ruas, o que deverá diminuir o número de animais nas ruas.

 

 

O Canil/Gatil Municipal não tem espaço suficiente para abrigar a grande quantidade de animais soltos nas ruas de Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Em contato com a presidente da ONG AUAU, Marli Oliveira, foi questionado se essa ação irá trazer avanços significativos para o problema. Muito segura ela afirmou que “será apenas um paliativo, pois o ideal seria fazer a castração das fêmeas, mais como o processo é mais complicado e oneroso, decidiu-se fazer a dos machos, que não deixa de ajudar, mas trará os resultados que todos desejam”. Ela aproveitou para relatar que “nós temos dois locais onde abrigamos os animais, mas os mesmos estão com a lotação esgotada, o que está nos deixando preocupados, pois o número de cães soltos pelas ruas ainda é grande”. Marli ainda citou que “na última reunião que tivemos no Ministério Público apresentamos um projeto de castração das fêmeas, o qual foi muito bem elaborado pela veterinária Ariadna Mansano, que é nossa colaboradora, mas, devido aos custos ele até o momento não foi operacionalizado”. Então, mesmo diante desta nova ação, o problema dos cães errantes em Brumado, segundo a AUAU deverá continuar, já que ainda não existe uma mobilização mais ampla e impactante nesse sentido. Na manhã desta quinta-feira (26) o 97NEWS fez um flagrante de uma matilha caminhando tranquilamente nas ruas da cidade, confira abaixo:



Comentários

  • Cláudio Delmondes

    "Acompanho o trabalho da ONG AUAU, esse pessoal é fantástico, lutam praticamente sozinhos, não existem verbas para manutenção dos locais onde abrigam os animais, muito menos quando a ONG tem que prestar socorro a um animal ferido ou abandonado, remédios, material de limpeza, tudo é doado, parabéns AUAU "

Deixe seu comentário