ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas



BUSCA PELO ARQUIVO "01/2020"

Brumado: Samu 192 reforça sua frota e receberá obras de melhorias nas instalações

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com dez anos de atuação em Brumado e Região, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) reforça sua frota com mais duas novas viaturas. Essa é a segunda vez que a frota do Samu de Brumado recebe novas viaturas. A primeira foi em 2014. Para o o coordenador do Samu, Luís Carlos, os dois veículos vão dar um apoio ainda maior no atendimento às vítimas. . “Quem tem a ganhar é a população, que será atendida em veículos de extremo conforto, de última geração e todo equipado”, disse ao 97NEWS. Ainda segundo Carlos, o diferencial dos veículos é a parte tecnológica. "Eles são totalmente informatizados e adequados para facilitar a entrada das macas", diz o coordenador. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Hoje, Brumado conta com duas unidades: uma básica e uma avançada, e segundo ele, as antigas viaturas estão em ótimas condições. “As novas viaturas são para renovação de frota, mas, mesmo assim, vamos manter os antigos em uso porque eles estão funcionando normalmente”, completou. Outra novidade deste ano, será as melhorias nas instalações do Samu. Ao 97NEWS, o secretário de saúde Cláudio Feres destacou que a estrutura passará por uma reforma de ampliação e informatizar o local. "A nossa ação para 2020 é ampliar, reformar e informatizar todas as unidades de saúde do município, incluindo o Samu", afirmou Feres. Em 10 anos de atuação, o Samu 192 de Brumado atende cerca de 400 mil habitantes em suas 21 cidades que estão compactuadas.



Prefeitura de Aracatu rebate acusações da APLB Sindicato

Foto: Divulgação

A prefeitura de Aracatu, em nota encaminhada ao 97NEWS, rebateu as alegações de professores da rede municipal, ligados à APLB/Sindicato (Veja). Os servidores alegaram ao 97NEWS que a gestão municipal, liderada por Sérgio Maia (PSD), tem pago os salários sempre com atraso. “Inicialmente, cumpre dizer que o Município conta com 168 professores em atividade, além de 157 trabalhadores em outras funções vinculados à pasta da educação, totalizando 357 profissionais e, curiosamente, menos de 20 pessoas participaram do movimento", diz o texto. Ainda segundo a administração municipal de Aracatu. "Tal movimento foi programado originariamente para o dia 03/01, não obtendo a adesão esperada pela organizadora, razões óbvias. Isso mostra a fragilidade do movimento, que misteriosamente apenas apareceu justamente em ano eleitoral para trazer pontos que facilmente seriam resolvidos numa simples consulta do servidor ao Setor Pessoal". A nota rebate ainda alguns pontos: "Primeiro há que se falar que não há qualquer atraso salarial dos professores e/ou profissionais da educação. O pagamento é feito impreterivelmente até o quinto dia útil de cada mês. A gestão do Município desconhece a origem das afirmações feitas pela representante da APLB, contudo, coloca-se à disposição de seus servidores para avaliar cada caso, individualmente, esclarecendo eventuais dúvidas. Quanto ao pagamento do terço de férias, bastaria simples pedido de informações no Setor Pessoal para descobrir que está programada sua liberação junto ao salário do mês de janeiro. Sobre o auxílio-transporte, tal benefício foi pago enquanto durou o calendário escolar do município; óbvio que encerrando o período letivo seria encerrado o pagamento. Novamente afirma-se que se houve alguma inconsistência, o servidor que se sentir prejudicado deve procurar o Setor Pessoal, demonstrando efetiva prestação de serviço no período para que seja regularizada a contraprestação. Se houve casos dessa natureza certamente foram situações excepcionais", relata o texto. Por fim, o gestor de Aaracatu disse, "assim, entende por satisfeitos os questionamentos apresentados, colocando-se á disposição para os esclarecimentos que se fizerem necessários.”



Detran-BA implementa reconhecimento facial para habilitação

Foto: Reprodução l Agência Brasil

Quem pretende obter a primeira habilitação, tirar a segunda via do documento, renovar a carteira ou mudar de categoria precisa passar pelo reconhecimento facial. Segundo o site Bahia Notícias, o procedimento implementado pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) é integrado ao sistema do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que utiliza a base do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), e tem o objetivo de aumentar a segurança no processo. Para a validação da habilitação, o índice de semelhança da foto precisa ser igual ou superior a 90%. Caso seja registrado um índice inferior ao mínimo, o documento será bloqueado. "O novo sistema tem sido bem recebido pelos usuários, que entendem a necessidade da tecnologia para coibir fraudes. Ainda não registramos nenhum caso de carteira que não foi liberada pelo reconhecimento facial", ressaltou a coordenadora da Central de Atendimento do Detran-BA, Agnailma da Silva. As carteiras antigas continuam valendo, mas estão sendo atualizadas à medida que o motorista solicita algum serviço relacionado ao documento. Ele também pode optar pela habilitação eletrônica gratuita, baixando no celular o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).



Comando Geral da Polícia Militar da Bahia recomenda a não divulgação de imagens e dados de suspeitos

Foto: Divulgação

Após entrar em vigor no último dia 05 de janeiro, a Lei Federal nº 13.869, de 5 de setembro de 2019, conhecida como “Lei de Abuso de Autoridade”, na qual define os crimes de abuso de autoridade, cometidos por agente público, servidor ou não, no exercício de suas funções ou que a pretexto de exercê-las, abuse do poder que lhe tenha sido atribuído, o Comando Geral da Polícia Militar da Bahia emitiu nota a imprensa informando que não mais compartilhará ou divulgará imagens (fotos ou vídeos) e dados de suspeitos, mesmos os presos em flagrante. "Fica também vedado a exposição dos suspeitos ou presos aos órgãos de imprensa e/ou populares, exibindo-os à curiosidade pública e submetendo-os a situação vexatória ou a constrangimento não autorizado em lei, mas sempre atentos a segurança e a técnica policial militar, além do respeito a liberdade de imprensa", diz parte do texto. A Polícia Militar da Bahia disse ainda que as restrições afetam todos os sujeitos ativos descritos no bojo do diploma jurídico, independente do meio de divulgação dos conteúdos restringidos. "Alertamos para o cuidado individual nas publicações em redes, perfis e mídias sociais pessoais, o que pode compor os tipos penais descritos na citada nova lei, gerando responsabilidade penal e nas demais esferas jurídicas", diz a nota. Por fim, o comando pede ainda para que os comandantes de cada tropa orientem os assessores da cada Ascom, no sentido de continuar estimulando a divulgação das ações positivas da PM, "mas não esquecendo da importância da técnica, responsabilidade e dos limites nesse caminhar, salvaguardando a todos, preservando e fortalecendo a Imagem Institucional", finaliza Coronel Valter Menezes, diretor do Departamento de Comunicação Social (DCS) da Polícia Militar da Bahia.



Abortos caem em Portugal, mas aumentam entre brasileiras que moram no país

Foto: Reprodução

A quantidade de abortos realizados em Portugal caiu 3,8% em 2018, em comparação com o ano anterior. Este foi o sétimo ano consecutivo de redução e também o que apresentou o valor mais baixo desde a descriminalização do procedimento no país, em 2007. O número de brasileiras que interrompem a gravidez em Portugal, no entanto, aumentou 27,7% no mesmo período. Foram 571 abortos em 2018, contra 447 em 2017. Com isso, as brasileiras ultrapassaram as cabo-verdianas e se tornaram a nacionalidade estrangeira que mais aborta em Portugal. As estatísticas da Direção-Geral da Saúde (DGS) não fazem distinção se as brasileiras são residentes ou turistas no país. No Brasil, o aborto é proibido por lei exceto nos casos de estupro, de risco para a vida da mulher e de anencefalia do feto. O Ministério da Saúde estima que sejam feitos no Brasil entre 950 mil e 1,2 milhão de abortos por ano. Enquanto no Brasil o acesso ao aborto mesmo em casos com previsão legal, como estupro e risco de morte, pode ser bastante complicado, Portugal optou por simplificar o processo. A legislação portuguesa garante acesso à interrupção da gravidez a qualquer mulher que esteja em território luso, mesmo turistas e imigrantes em situação irregular. Nas clínicas e hospitais públicos, o aborto é gratuito.

 



Lei contra abuso de autoridade entra em vigor

Foto: Reprodução

No último dia 05 de janeiro entrou em vigência a Lei Federal nº 13.869, de 5 de setembro de 2019, conhecida como “Lei de Abuso de Autoridade”, definindo os crimes de abuso de autoridade, cometidos por agente público, servidor ou não, no exercício de suas funções ou que a pretexto de exercê-las, abuse do poder que lhe tenha sido atribuído. Com a medida, algumas práticas que se tornaram comuns passam a ser passíveis de punição. Entre elas, decretar condução coercitiva de testemunhas ou investigados antes de intimação judicial; realizar interceptação de comunicações telefônicas, informáticas e telemáticas ou quebrar segredo de Justiça, sem autorização judicial. Parte das ações já era considerada proibida, mas de modo genérico e com punição branda. Por exemplo, no artigo 13, incisos I e II, da supracitada norma que tipifica a conduta de: "constranger o preso ou o detento, mediante violência, grave ameaça ou redução de sua capacidade de resistência, a exibir-se ou ter seu corpo ou parte dele exibido à curiosidade pública e submeter-se a situação vexatória ou a constrangimento não autorizado em lei". A lei prevê medidas administrativas (perda ou afastamento do cargo), cíveis (indenização) e penais (detenção, prestação de serviços ou penas restritivas de direitos). As penas podem chegar até quatro anos de reclusão. 



Bahia: Irmãos são sequestrados, esquartejados e incendiados dentro do próprio carro

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Dois irmãos que não tiveram as identidades reveladas foram assassinados e tiveram os corpos esquartejados e queimados no município de Pojuca, próximo a Salvador. As vítimas estavam desaparecidas desde a manhã de terça-feira (7) e foram localizadas durante a noite. Segundo familiares, os irmãos estavam na casa de um deles, quando cinco homens chegaram à residência e levaram os dois. Os criminosos usaram o carro de uma das vítimas. Segundo a Polícia Civil, por volta das 20h30, moradores de uma localidade da zona rural da cidade entraram em contato com a Polícia Militar para comunicar a ocorrência de uma explosão, seguida de um incêndio na região. Ao chegar no local, a polícia encontrou o carro e os corpos das vítimas queimados. Até o momento, não há informações sobre a motivação do duplo homicídio. 



Brumado: PETO apreende mais drogas no bairro Irmã Dulce

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Na manhã da última terça-feira (08), em patrulhamento pelo bairro Irmã Dulce, o Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 34ª CIPM, apreendeu mais entorpecentes em Brumado. Segundo informou a PM ao 97NEWS, por volta das 18h, enquanto a guarnição passava por uma via do bairro, um suspeito ao avista a viatura, dispensou dois volumes na via. Diante da situação, segundo a PM, os policiais fizeram a revista no homem onde foram encontrados dentro de duas carteiras de cigarros: 09 porções de Cocaína; 09 porções de Crack e 03 trouxinhas de Maconha). Todo material e o suspeito foram apresentados na Delegacia, onde foram tomadas as medidas cabíveis.

 



Brumado: Motoristas de Taxi são convocados para renovar licença

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informou nesta semana que os proprietários de taxis de Brumado precisam realizar o recadastramento obrigatório para a emissão do alvará e exercicio da atividade para o ano de 2020. O licenciamento atende o que determina a Lei Federal 12.468/2011. Os taxistas devem ir até a SMTT localizada na Rua Dr. Mário Meira (ao lado do Juizado Especial Cível e Criminal) com os documentos obrigatórios para realizar o recadastramento. É necessário apresentar cópias do RG, do CPF e da Carteira de Habilitação, de um comprovante de residência, certidões negativas das esferas Civil e Criminal, certidão negativa de pontuação junto ao Detran, bem como o CRV e CRLV do veículo que é utilizado na prestação de serviço. Para mais informações, os taxistas devem se dirigir a SMTT ou entrar em contato diretamente por meio do telefones (77) 3441-4151 / 156.



R$ 1,9 milhão de recursos do leilão do pré-sal foi destinado à Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O município de Brumado recebeu R$ 1.908.445,14, recurso proveniente do direito de exploração do excedente da cessão onerosa de duas áreas de produção de petróleo e gás na Bacia de Campos: Búzios e Itapu. O Governo Federal transferiu a quantia de R$ 11,73 bilhões para 5.570 municípios, 27 estados e o Distrito Federal. A parcela a ser transferida compõe o total de R$ 69,96 bilhões resultantes do leilão do pré-sal realizado no mês de novembro. O recurso foi ainda dividido em valores repassados à União (R$ 23,69 bilhões) e à Petrobrás (R$ 34,42 bilhões). O valor deve ser usado exclusivamente para despesas previdenciárias e para a realização de investimentos, como obras de infraestrutura e aquisição de equipamentos. Os recursos não poderão ser destinados a outras finalidades. A partilha foi determinada pela Lei nº 13.885/2019.



Guajeru: Com contas de energia vencidas, mãe pode perder a filha que está no balão de oxigênio

Foto: Arquivo da Família

Cleiana Brito de Souza, de 20 anos, nasceu com uma doença chamada "Mucopolissacaridose" e sua vida depende de aparelhos que funcionam com energia elétrica instalados em sua casa, na comunidade de Olaria, zona rural de Guajeru. Com as contas de energia elétrica vencidas, sua mãe, Diomira Ribeiro Brito de Souza teme que a filha possa morrer. “Se cortar a energia, a minha filha morre”, disse ao 97NEWS. Entre os aparelhos essenciais para a vida de Cleiana estão os três cilindros de oxigênio e um aspirador nasal. O equipamento deve ficar ligado 24 horas para ajudar na respiração. Com quatro contas vencidas, a mãe relata que não consegue pagar e, a cada minuto que passa, o desespero da família aumenta e a esperança diminui. “O benefício que ele recebe de R$ 800, é muito pouco para cobrir as despesas, tem os remédios, a alimentação, então não dá para pagar as contas de luz que chegam em média ao valor mensal de R$ 265 a R$ 300”, desabafa Ribeiro que também sofre com problemas na coluna. Mucopolissacaridose ou MPS é um subgrupo das doenças de depósito lisossômicos (DDL) as quais pertencem ao ainda maior grupo de doenças genéticas do metabolismo, causadas por deficiência de enzimas. Juntas, afetam cerca de 1 em cada 25.000 nascidos vivos por ano. 

Foto: Arquivo da Família

No caso de Cleiana, o que agrava mais ainda a situação, é que, ela precisa de cuidados médicos em casa. Mesmo com 20 anos de idade, a garota tem o corpo de uma criança. Além disso, a menina adquiriu uma infecção nos ouvidos. "Tem um ano que ela começou essa infecção, eu levava ela no hospital quando morávamos na cidade, mas como não tinha mais condições de pagar o aluguel, tive que voltar para a zona rural, e eu mesmo quem faço a limpeza do ouvido dela", conta a mãe. Mas, a preocupação maior de dona Diomira são as contas de energia. Segundo conta a mãe, ela já procurou o poder público de Guajeru, mas ninguém se manifestou à ajudar. "Já fui na prefeitura e na câmara, mas ninguém me ajudou, então meu apelo agora é para a comunidade", diz a mãe. Quem poder ajudar a menina nesta campanha, pode ligar para a dona Diomira Ribeiro pelo telefone 77 98877-8050 / 77 98877-6263.



Preço da gasolina pode baixar por falta de intermediários para álcool; avalia sindicato

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A articulação feita entre o Palácio do Planalto e o Congresso para permitir que usinas e postos de combustível comercializem etanol entre si pode refletir numa diminuição do preço do álcool e da gasolina nos postos de abastecimento. Essa é a avaliação do presidente do Sindcombustíveis Bahia, Walter Tannus.  “Eu acho que na gasolina, sim, porque concorre com o etanol. Acho que na gasolina acaba interferindo. No diesel não deve haver nenhuma interferência”, opina, em entrevista ao Bahia Notícias. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou na terça-feira (7) que conversará  sobre o assunto com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado Davi Alcolumbre (DEM-AP). Na visão do governo, o preço do combustível pode diminuir em cerca de R$ 0,20. Na última segunda-feira (6), o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse ter se reunido com Bolsonaro para tratar sobre o tema. "Temos que criar, talvez, mecanismos compensatórios que compensem esse aumento sem alterar o equilíbrio econômico do país. Que isso não gere inflação, mas também não frustre expectativa de receitas", afirmou o ministro, segundo a Agência Brasil. O presidente voltou a defender nesta terça possibilidade dos estados reduzirem a alíquota do ICMS sobre combustíveis. 



Janeiro Branco - Psicóloga da Clínica Mais Vida destaca importância da campanha

Foto: Divulgação

A proposta da Campanha Janeiro Branco, foi desenvolvida em Uberlândia (MG) por alguns psicólogos, com o objetivo de conscientização, aproveitando a simbologia do início de todo ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas, dos seus relacionamentos e do que andam fazendo para investirem e garantirem Saúde Mental e Saúde Emocional em suas vidas e nas vidas de todos ao seu redor. Quando o ano está prestes a acabar, a grande maioria das pessoas, de maneira consciente ou inconsciente, pensa em como foi o ano que passou. Isto é algo que já está introduzido em nossa cultura, de alguma maneira, quando o réveillon chega, começamos a recordar dos erros e acertos, nos propomos a resgatar os nossos sonhos, traçamos objetivos e metas para o novo ano que se inicia. Ainda nos dias atuais, existe muito preconceito com relação ao fato de buscar ajuda psicológica, precisamos quebrar tabus e a campanha também colabora para essa conscientização. O indivíduo, apesar de sentir a necessidade de um amparo psicológico, acaba, por sua vez, protelando a situação e aumentando a probabilidade de um agravamento dos sintomas. Para tornar o tema conhecido, nós, profissionais da área de saúde utilizamos a mídia e as instituições sociais, públicas e privadas, por meio de debates, reflexões, mini palestras, palestras relâmpago, rodas de conversa, oficinas, caminhadas, corridas, piqueniques, cineclubes, entrevistas à mídia, murais de poesias, distribuição de balões brancos, panfletos, fitas brancas e várias outras formas de ações e intervenções urbanas que tenham como tema central a Saúde Mental, a Saúde Emocional. Somos psicólogos e profissionais da saúde preocupados com o comprometimento da Saúde Mental da humanidade. A partir dos anos 2000, a Organização Mundial de Saúde (OMS) vem, insistentemente, alertando a humanidade quanto ao crescimento vertiginoso das taxas de suicídio, depressão e ansiedade em todo o mundo. A nossa saúde mental reflete em nosso físico, “o que você não resolve em sua mente, o corpo transforma em doença”. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Base militar dos EUA no Iraque é alvo de bombardeio iraniano

Foto: Reprodução l Twitter

Mísseis iranianos foram disparados na terça-feira (7) contra bases norte-americanas no Iraque, segundo informações da TV Globo. Um dos alvos atingidos está a base de Al-Asad, no oeste do Iraque. O local é utilizado de forma conjunta entre iraquianos e americanos. Ainda não há informações sobre possíveis vítimas. Segundo o G1, o Irã lançou "dezenas" de mísseis contra a base. A ação teria sido denominada “Mártir Soleimani”, em referência à morte do general Qasem Suleimani, em Bagdá. Ele foi morto após uma ação autorizada pelo presidente norte-americano Donald Trump, na última semana. O militar era comandante da Força Quds, braço de elite da Guarda Revolucionária do Irã responsável por conduzir operações militares secretas no exterior. Ele era considerado o número dois na hierarquia do Irã, atrás apenas do líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei. Após a ação que culminou com o falecimento do general, lideranças iranianas prometeram uma “severa vingança” contra os Estados Unidos. De acordo com a Folha de S. Paulo, a porta-voz da Casa Branca, Stephanie Grisham, informou que o presidente Donald Trump está a par do ocorrido e monitorando a situação junto a especialistas de segurança do governo.



Professores de Aracatu realizam manifesto e não 'descartam' possível greve no início do ano letivo

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

O Sindicato dos Profissionais da Educação de Aracatu, a 35 km de Brumado, realizou na manhã desta terça-feira (07) um manifesto em frente a Prefeitura Municipal para discutir a situação dos atrasos nos pagamentos dos funcionários da rede pública e uma possível paralisação das atividades nas escolas municipais no início do ano letivo. Em entrevista ao 97NEWS, a professora e membro da APLB/Sindicato, Viviane Meira esclareceu o protesto. Segundo ela, ofícios foram encaminhados a Secretaria Municipal de Educação, e as respostas não foram concretas. "As respostas que obtivemos foi sempre assim, que o recurso que havia entrado no dia 30 de novembro de 2019, não tinha data para fazer o pagamento. Sendo que nós temos um controle de que, 40% dos servidores que estavam com os salários atrasados, estavam recebendo normalmente. Agora a gente não entende o porque que só dava para pagar os funcionários", explica a professora. Em relação ao atraso no pagamento dos educadores, a sindicalista acredita que o município de Aracatu está com a folha "inchada" e, diante disso, tem dificuldades em pagar os vencimentos dos profissionais da educação. O que obrigou a gestão à encurtar o ano letivo de 2019. "Eu acredito que isso possa ter ocorrido, é tanto, que o ano letivo de Aracatu foi suspenso no dia 30 de novembro do ano passado. Justamente com a justificativa que o município não teria condições de pagar o mês de dezembro", relata Viviane membro da APL Sindicato. Com o impasse entre prefeitura e os servidores da educação, os manifestos com a indicativa de greve começam a ser realizados no município. O que pode prejudicar o início do ano letivo em 2020. "Os professores já estão assim, prevendo, teremos que enfrentar uma luta, e a gente já tem uma pauta para os meses de janeiro e fevereiro, inclusive com jornada pedagógica, e a nossa pauta é esta, que a gente continue nos mobilizando durante qualquer ato sobre a educação em Aracatu. Então a greve não está descartada, podemos entrar o ano letivo em greve", ressaltou. Os servidores cobram ainda o Plano de Carreira e o respeito com o Estatuto do Servidor.



Brumado: Édio Pereira diz que valores adquiridos com aluguel do 'Gilbertão' serão aplicados na Secretaria de Esportes

Foto: 97NEWS

Após a divulgação do Decreto de Nº 5.215 de 30 de dezembro de 2019, no qual autoriza a realização de evento festivo no Estádio Municipal Gilberto Cardoso, o "Gilbertão", assinado pelo Prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e pelo vice-prefeito e Secretário de Esportes, Cultura e Lazer, Édio Pereira (PCdoB) autorizando a realização do evento particular no estacionamento do estádio na próxima sexta-feira, dia 10. Evento este denominado "Arena Prime", que será realizado com as atrações: Unha Pintada, Betão e Banda e Rafa Dias a partir das 22 horas, o secretário, Édio Pereira divulgou nota em um grupo de mensagens instantânea, na qual ele faz algumas declarações. No texto, Édio diz, "foi uma decisão da gestão com a nossa participação e anuência. O município terá as taxas  de uso do equipamento publico, alem do ISS, aluguel de barracas etc", escreveu o membro da pasta. Segundo o vice-prefeito, é comum o aluguel de estádios pela Bahia. "É praxe esse tipo de uso. A Fonte Nova ano passado teve 3 shows. A mesma coisa aconteceu no Maracanã", afirma. Pereira também fez questão de esclarecer que "em relação ao Gilbertão, o gramado não sera utilizado, pelo contrario, sera preservado". Ele ainda afirmou, "a festa sera naquele espaço do lado oposto as arquibancadas, que e utilizado para estacionamento de ambulâncias, policia etc", escreveu. Ainda segundo o secretário de esporte, cultura e lazer, o valor dos impostos será destinado a própria secretaria. "A grana que sera arrecadada com a festa sera aplicada nas grandes demandas da Secretaria de Esporte", afirmou Édio Pereira.

Foto: Reprodução


Brumado: Município terá nova equipe de multiprofissionais na atenção domiciliar

Foto: Reprodução

O município de Brumado está entre as cidades baianas que serão beneficiadas com a habilitação de novas equipes de profissionais para atendimento médico domiciliar pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Dos 210 municípios contemplados pelo Ministério da Saúde (MS), 29 são na Bahia. A intenção é reduzir a demanda por atendimento nos hospitais, evitando as internações e reinternações, além de diminuição do tempo de permanência de usuários internados no SUS. Cerca de 178 estão sendo habilitados pela primeira vez na modalidade de atenção à saúde, com atendimento especializado para pacientes domiciliados. Os municípios baianos receberão R$ 15,8 milhões dos R$ 160,4 milhões disponibilizados pelo Ministério para todo o país. A informação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 26 de dezembro.



Nasa anuncia descoberta de planeta do tamanho da Terra

Foto: Divulgação

A Nasa, agência espacial norte-americana, anunciou na segunda-feira (6) a descoberta de um planeta do tamanho da Terra, a orbitar uma estrela a uma distância que torna possível a existência de água, em área identicada como habitável. O planeta é chamado de “TOI 700 d” e está relativamente próximo da Terra, a 100 anos-luz de distância, informou a agência. A descoberta foi feita pelo satélite Tess, “projetado e lançado especicamente para encontrar planetas do tamanho da Terra e a orbitar estrelas próximas”, explicou o diretor da Divisão de Astrofísica da Nasa, Paul Hertz. O Tess descobriu três planetas a orbitarem a estrela, denominados “TOI 700 b”, “c” e “d”. Somente o “d” está na chamada área habitável. É quase do tamanho da Terra (20% a mais), circula a estrela em 37 dias e recebe o correspondente a 86% da energia fornecida pelo Sol à Terra. Os pesquisadores geraram modelos baseados no tamanho e tipo da estrela, a fim de prever a composição da atmosfera e a temperatura da superfície. Uma das simulações, segundo a Nasa, indica um planeta coberto por oceanos, com “uma atmosfera densa dominada por dióxido de carbono, semelhante à aparência de Marte quando jovem, de acordo com as suposições dos cientistas”. Uma face deste planeta está sempre voltada para a sua estrela, como é o caso da Lua com a Terra, um fenômeno chamado de rotação síncrona. Essa face estaria constantemente coberta de nuvens, de acordo com este modelo. Outra simulação prevê uma versão da Terra sem oceanos, onde os ventos soprariam do lado oculto em direção à face iluminada. Vários astrônomos estão agora observando o planeta com outros instrumentos, tentando obter novos dados que possam corresponder a um dos modelos previstos pela Nasa.



Brumado: Pacientes denunciam água escorrendo em teto da sala de procedimentos ortodônticos em PSF do CAIC

Foto: Reprodução l Rede Social

Uma das salas de procedimentos ortodôntico no PSF do Centro de Assistência Integral à Criança (CAIC), ficou inundada por conta de um vazamento no teto, causado pelas fortes chuvas que caíram em Brumado. O problema foi registrado, por meio de um vídeo divulgado, na manhã de segunda-feira (06), por um paciente do bairro Jardim de Aláh nas redes sociais. Na gravação é possível notar um grande volume de água que escorre pela lâmpada que inclusive estava acesa. Ainda no vídeo, é possível ver a quantidade de água que escorre pela parede. 

Foto: Reprodução l Rede Social

Para amenizar a situação, baldes foram colocados embaixo da “cachoeira” que se formou. “Isso é um descaso com o equipamento público. Se um aparelho daquele queima, ou se dá um curto-circuito no local? A administração pública tem que estabelecer uma programação de manutenção nesses prédios, principalmente no CAIC, que há muitos anos foi construído", reclamou o morador na rede social. A Secretaria Municipal de Saúde ainda não se manifestou sobre o assunto. Veja o vídeo:



Brumado: Secretário de infraestrutura garante sanar danos na Rua Aurélio Gama, no bairro Rodoviário

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na última semana, os moradores da Rua Aurélio Gama, no bairro Rodoviário relataram ao 97NEWS a dificuldade vivida por eles após as chuvas que caíram nos últimos dias em Brumado. Segundo os mosradores, o sofrimento já dura cerca de um ano, e após o rebaixamento da via, houve a promessa de pavimentar. "Eles rebaixaram a ruam, colocaram os meio-fio só que alegaram falta de verba e pararam com a construção. Antes da fazerem isso, o sofrimento a gente tinha, só que bem menos porque não era rebaixado a via e a terra era firme, e agora, virou um lamaçal puro e a gente não pode entrar na garagem com os veículos se tiver chovendo", disse o morador Jair Gomes. Em entrevista ao 97NEWS, o novo secretário municipal de infraestrutura, Gilton Lélis, informou que os trabalhos estão paralisados por falta de recursos. Lélis afirmou ainda que o convênio para execução da obra está sem saldo, porém a administração está fazendo todo possível para viabilizar a verba. Apesar disso, o secretário garantiu que a pasta irá trabalhar para minimizar os estragos causadas pela lama que da última chuva. “A gente vai estar com o maquinário da prefeitura lá para dar escoamento a essa água e garantir que não volte a empossar água na rua”, afirmou.