ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol


Dom Basílio: Funcionários da limpeza pública dizem que estão com salários atrasados; empresa esclarece

A população está temendo que a coleta de lixo venha a ser interrompida na cidade (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Os funcionários da empresa Translixo que é responsável pela limpeza pública do município de Dom Basílio, - que fica na entrada da Chapada Diamantina via BA-148 --, entraram em contato com o 97NEWS para comunicar que estão há 2 meses com os salários atrasados. Segundo eles até o mês de maio os salários estavam sendo pagos normalmente, mas, agora já no mês de agosto, vai se completar 60 dias de atraso. Buscando esclarecer os fatos entramos em contato com a direção da empresa que informou que “realmente o salário do mês de junho está atrasado, mas isso não é culpa da prefeita e sim de entraves burocráticos de nossa empresa”. Ainda foi comunicado que “hoje mesmo teremos uma reunião com os funcionários para informar que vamos quitar o mês de junho com recursos próprios da empresa, mas o do mês de julho ainda não está atrasado, pois temos até o próximo dia 10 para pagar, por isso já estamos resolvendo esses entraves para que tudo seja devidamente normalizado”.
 



Vitor Bonfim comunica que aviso da licitação das obras de recuperação da Estrada do Esconso será publicado nesta quarta-feira (08)

O deputado Vitor Bonfim ficou muito satisfeito com o comunicado (Foto: Luciano Santos)

Um dos grandes anseios da Comunidade do Esconso está mais próximo de ser realizado segundo comunicado do deputado estadual Vitor Bonfim (PR) que, por meio do seu Facebook, comunicou que o aviso de licitação das obras de recuperação da estrada que faz a ligação com a BR-030 e com o centro da cidade será publicado no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (08). Segundo o parlamentar ele recebeu o comunicado por parte do Dr. Saulo Pontes, superintendente do SIT – Setor de Infraestrutura e Transportes do Governo do Estado da Bahia. Ele citou que “atendendo a nossa solicitação, reiterada em audiências na SEINFRA E SIT, recebi a informação que o aviso de licitação da obra, que está orçada em R$ 700 mil, será publicado nesta quarta-feira, dia 08 de agosto, o que me deixou muito satisfeito, pois é uma luta de nosso mandato parlamentar”. Ele ainda destacou que “temos trabalhado para promover o desenvolvimento de Brumado, por isso a realização das obras de recuperação da estrada do Esconso será mais uma prova nesse sentido”. O 97NEWS acompanhou a luta e o anseio dos moradores da Comunidade do Esconso, os quais, muitas vezes recuperaram a via com terra. Agora, com a realização da licitação, eles já poderão começar a ver o seu anseio prestes a ser realizado.



Falta de sinalização causa acidente entre motocicleta e veículo no centro de Brumado

Segundo relatos de moradores esse não é o primeiro acidente no local (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

O agente público tem o dever, em se tratando de via pública, de zelar pela segurança do trânsito e pela prevenção de acidentes, incumbindo-lhe o dever de manutenção e sinalização, advertindo os motoristas dos perigos e dos obstáculos que se apresentam. A falta no cumprimento desse dever caracteriza a conduta negligente da administração pública e a torna responsável pelos danos causados por essa omissão. Mas em Brumado essa regra ainda está longe de acontecer, isso pela falta de cobertura em 100%, no que se refere sinalização de trânsito na cidade. E a prova disso, foi mais um acidente registrado pela equipe do 97NEWS na manhã desta terça-feira (7), no centro da cidade. Por volta da 09h40min uma motociclista de 35 anos, que não teve sua identidade revelada, seguia com sua moto pela rua Teodoro Sampaio, sentido a Praça Capitão Francisco de Souza Meira (Praça da Matriz), quando um veiculo Gol desceu pela Rua Antônio Viana, sentido a Rua Exupério Pinheiro Canguçu, atingiu a motociclista na perna direita, em seguida a mesma atingiu o solo. 

A nossa equipe registrou em fotos, que realmente o local não é sinalizado (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

O motorista do veículo Gol que também não quis se identificar disse que não viu nenhuma sinalização informando que o veículo deveria parar para dar preferencia quem vem na outra via, "vim trazer minha esposa que está grávida na clínica aqui próximo, quando desci a rua, como não tinha placa de "Pare" continuei, não vi a motociclista", relatou o homem de 29 anos. No veículo além de sua esposa grávida, estava mais uma passageira --ninguém se feriu. O motorista permaneceu no local até a chegada do SAMU 192, onde foram realizados os primeiros socorros. Segundo um parente da vítima, ela estava consciente, mas reclamava de fortes dores na perna e no peito devido ao forte impacto. A nossa equipe registrou em fotos, que realmente o local não é sinalizado. E isso segundo os especialistas de trânsito é omissão do poder público. Ainda segundo especialistas de trânsito, é omissão culposa, quando não há condições adequadas de uso e segurança no sistema viário público. Dessa forma, "se provado, os elementos caracterizadores da responsabilidade civil, quais sejam o ato ilícito (omissivo), além da culpa, impõe-se ao ente público reparar o dano material sofrido".



Nota de esclarecimento da Secretária de Administração e Planejamento, Erika Oliveira Correia

Foto: Reprodução

Em face da reportagem publicada pelo site 97news, venho a público, esclarecer os fatos ocorridos no dia de ontem, 07 de Agosto de 2018, bem como, esclarecer à sociedade as ações que estão sendo realizadas para a preservação do Meio Ambiente, em torno da Lagoa Miguel Messias, localizada no distrito Ibitira, Município de Rio do Antônio. Após manifestação popular dos moradores, com pedido protocolado na Secretaria Municipal de Administração e Planejamento, solicitando autorização e apoio da Administração Pública para a limpeza da Lagoa Miguel Messias, na condição de Secretária Municipal de Administração, reuni com toda a equipe de obras, meio ambiente, Secretaria de Agricultura e Chefia de Gabinete, e demos início aos trabalhos, apoiando e coordenando as atividades que seriam realizadas pela população e a administração pública. Foram realizadas reuniões com todos os proprietários e possuidores de terrenos às margens da lagoa, com decisões registradas em atas, ficando acordado o limite da Lagoa Miguel Messias com as respectivas faixas de servidão, e a retirada das cercas que invadiam a área pública. No último domingo (terceiro mutirão realizado) fizemos as devidas medições demarcando os limites a serem respeitados, e o local onde seria alinhado pelas máquinas da Prefeitura. Ontem, na Segunda Feira, estávamos todos no local aguardando a chegada dos maquinários quando fomos surpreendidos por contestações realizadas pelo Sr. Antônio Coutinho Souza, proprietário de dois terrenos que fazem margem com a Lagoa, e Vereador do Município, que mantinha cercas com metragens superiores ao dos terrenos, invadindo visivelmente grande parte do terreno público. Quando da confusão, estavam presentes outros prepostos da Prefeitura Municipal e muito dos voluntários, que presenciaram a discussão iniciada pelo fato do Sr. Antônio se recusar a cumprir com o acordo celebrado com a Administração Pública. Após os ânimos se alterarem, vez que o mesmo vinha a todo tempo insultando e ofendendo todos, ligou a câmara do celular iniciando gravações não autorizadas, com o intuito exclusivo de provocar e intimidar. Não aceitando qualquer ato de intimidação, reagi na tentativa de impedir os registros, quando fui agredida com tapa no rosto esquerdo e soco na cabeça. Pelo que, entrei em contato com a Polícia Militar, que chegou de imediato no local conduzindo o agressor à Delegacia de Polícia, colhendo depoimento de todos os envolvidos e testemunhas. Por fim, insto esclarece que o Sr. Antônio Coutinho, atualmente exerce a função de Vereador Municipal, o que, no entanto, não o torna diferente dos demais cidadãos, proprietários e/ou contribuintes deste Município. Eis a verdade dos fatos, o que causa repúdio ao que foi publicado, passando de vítima a agressora. Mas como disse a Sra. Maria da Penha “muitas vezes, o verdadeiro agressor é dócil em público”. 

Erika Oliveira Correia

Secretária de Administração e Planejamento

(Clique aqui e veja a nota)

 

 



Policiais da 34ª CIPM recebem instrução para uso de armas com baixa letalidade

A instrução foi muito positiva (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

Dentro do projeto de ampliação de suas ações de combate à criminalidade, a 34ª CIPM vem realizando uma série de ações que já começam a apresentar resultados muito satisfatórios, aumentando assim o seu índice de resolutividade. Dentro deste dinamismo, foi realizada na manhã desta terça-feira (07) mais uma capacitação dos policias militares que atuam em Brumado, Malhada de Pedras e Aracatu, os quais receberam a instrução para o uso de armas com baixa letalidade, ou seja, armamentos que são utilizados em operações policiais cotidianas de perseguição a suspeitos e revista. Ministrada por um instrutor altamente capacitado, que é credenciado junto à Rondesp Sudoeste, a instrução foi altamente positiva e capacitou ainda mais o aparato policial da companhia. Segundo o major Adriano Souza, “saber lidar de forma correta com as armas de baixa letalidade que são equipamentos utilizados pelas forças de segurança do Estado a fim de dispersar multidões, conter possíveis danos ao patrimônio público e privado, e imobilizar aqueles reconhecidos como ‘infratores’ por meio da dor e do medo”.



FIOL tem aprovação por parte da ANTT dos estudos de viabilidade técnica e econômica

A conclusão das obras da FIOL é muito esperada (Foto: 97NEWS Conteúdo)

A Fiol, que passou a ser chamada Ferrovia Engenheiro Vasco Azevedo Netoestá com as negociações em pleno andamento e rumo à finalização da sua construção da no território baiano. Isso porque, neste dia 07 de agosto, foi publicado na edição 151 do Diário Oficial da União o despacho com a aprovação pela ANTT de todos os estudos técnicos e de viabilidade econômica da ferrovia para fins de abertura de audiências públicas. Essa é a etapa final para que o trecho do Lote 4, do qual Brumado faz parte, possa ser terminado. Já há empresas chinesas interessadas e aguardando a abertura do edital para apresentação de propostas. A previsão é que ainda neste ano de 2018 o impasse esteja resolvido para que as obras possam ser iniciadas.



Absurdo: Jovem pede último abraço a ex-namorada e desfere 13 facadas nela

Foto: Reprodução l Arquivo pessoal

A estudante Whailly Michele Mendes da Silva, de 24 anos, sofreu uma tentativa de homicídio do ex-namorado na noite de sábado (4), em Pitangueiras, interior de São Paulo. Segundo as primeiras informações, o agressor, identificado como Maycon, de 19 anos, pediu um último abraço para a jovem e a agrediu com 13 facadas. Ela foi internada em estado grave e continuava até a noite desta segunda-feira (06). O rapaz teve um relacionamento de seis meses com a estudante, que terminou depois de ter sido maltratada e ameaçada por ele. A testemunha disse que o rapaz esfaqueou a ex seguidamente no peito, braços, cabeça e costas sem dizer uma palavra, enquanto ela gritava. Maycon fugiu e é considerado foragido da Justiça.



Rio do Antônio: Segundo assessoria a secretária não agrediu o vereador e sim ela que foi a vítima da agressão

Segundo a assessoria da prefeitura de Rio do Antônio a vítima da agressão foi a secretária Érica Oliveira (Fotos: 97NEWS)

Como já tínhamos citado, o clima de tensão político em Rio do Antônio vem ficando cada vez mais intenso e com o episódio ocorrido ontem (06), o qual envolveu uma secretária municipal e um vereador da base de situação, a questão ganhou um vulto ainda maior, se tornando, inclusive, caso de polícia. Após a veiculação da matéria na qual o vereador se diz a vítima da agressão, conseguimos contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Rio do Antônio que acabou passando outra versão da história. Segundo o relato passado à redação do 97NEWS, a secretária foi apenas cumprir um acordo feito com os moradores que solicitaram a urbanização da lagoa, já que estavam existindo várias invasões no local. O acordo teria sido feito por todas, tendo apenas o referido vereador, que seria dono de um dos terrenos, como ponto discordante. “Quem foi a vítima da agressão foi a secretária Érica Oliveira, a qual teria somente dado um tapa no celular do vereador e não na face do mesmo”, relatou a assessoria que ainda informou que, “após o celular cair no chão, o vereador Antônio Coutinho (PP) desferiu dois socos na face da secretária que ficou com fortes hematomas e que, em seguida, uma moradora de Ibitira tentou apartar a briga e acabou sendo também agredida pelo edil, o que provocou a fúria de outros moradores que acabaram agredindo o vereador”. Em seguida a secretária acionou a polícia e o parlamentar acabou sendo conduzido pela viatura à DP. A Assessoria de Imprensa diz que está sendo feita uma nota de esclarecimento sobre o fato que será emitida ainda hoje. A questão agora vai para as raias da justiça que definirá quem é o culpado e o inocente na história.



Brumado: Centenas de fiéis renderam graças ao 'Bom Jesus' na missa campal

Confirmemo-nos na fé e tenhamos os olhos fixos em Jesus, pede a igreja (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

A comunidade católica de Brumado encerrou, nesta segunda-feira (6), a festa em louvor ao Bom Jesus, que começou no dia 28 de julho. Antes do amanhecer, uma alvorada com queima de fogos iniciava as homenagens ao padroeiro da cidade, devoção que teve origem ainda na década de 1960. Mais tarde, a Missa Solene, realizada na Praça Capitão Francisco de Souza Meira (Praça da Matriz), contou com a presença de centenas de católicos. A celebração foi presidida pelo padre Cleonídio Alves da Silva. Na homilia, em referência à festividade da Transfiguração do Senhor, o administrador diocesano pediu à comunidade para que, diante do contexto atual, “confirmemo-nos na fé e tenhamos os olhos fixos em Jesus. Não nos dispersemos neste momento e nem fiquemos inimigos em nome da democracia. É em Jesus que nós depositamos nossa confiança e é por causa dele que vamos fazer tudo isso, passando por esse momento em que vivemos, sem perder de vista aquilo que nos é importante”, destacou. 

A procissão percorreu algumas ruas da cidade (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

A tradicional procissão com a imagem do Bom Jesus, antes da celebração, percorreu algumas ruas da cidade. Uma multidão de fieis, movidos pela fé e pela devoção, louvavam ao Santo padroeiro, através de cantos e orações. Ao final da celebração, o padre Cleonídio agradeceu a todos que contribuíram para a realização da festa. “Percebemos um trabalho bem organizado e muito bem planejado, e quando se trabalha assim temos uma participação criativa e de massa como percebemos na novena e na festa”, disse o pároco. “Queremos destacar aqui, o acolhimento aos visitantes, a participação das comunidades e grupos, a divisão dos trabalhos e integração das equipes, as reflexões muito profundas e significativas e a animação do povo de Brumado, que cada ano fortalece a festa do Bom Jesus”, concluiu. A festa deste ano teve como tema “Itinerário da iniciação à vida cristã”. A concretização de uma verdadeira Iniciação à Vida Cristã, é “um processo de inspiração catecumenal”, recuperando a mística que vem da experiência catecumenal da Igreja primitiva, tornando-a inspiração para desencadear um verdadeiro processo de educação da fé nos nossos tempos de mudança de época.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Rio do Antônio: Vereador é agredido por secretária de administração; ele ficou com o olho roxo e registrou BO por lesão corporal

O vereador ficou com um olho roxo e acabou abrindo um BO contra a secretária municipal (Fotos: 97NEWS)

O clima de forte tensão política que vive o município de Rio do Antônio, que fica localizado na região sudoeste da Bahia, teve um novo episódio na manhã desta segunda-feira (06), o qual se tornou caso de polícia e envolveu o vereador Antônio Coutinho Souza (PP) e a secretária municipal de administração, Érica Oliveira. Segundo informações passadas e apuradas pelo 97NEWS, tudo teria se iniciado com uma ação que foi tida como arbitrária, a qual teria sido ordenada pela referida secretária que, ao atender pedidos da comunidade, enviou uma máquina para limpar e urbanizar uma lagoa que fica no Distrito de Ibitira.

Foi feito um exame de corpo de delito do fato (Foto: 97NEWS)

Ainda segundo as informações, ela, que também é advogada, teria autorizado, sem ter uma ordem judicial, a derrubada de uma cerca de um terreno que fica no perímetro da lagoa, o qual pertenceria ao vereador Antônio Coutinho, que, quando avisado, ligou a câmera do celular e foi tirar satisfações com a secretária, que, muito nervosa fez algumas acusações contra o parlamentar citando uma questão do IPTU e, num momento de descontrole, acabou praticando agressão segundo o edil na região facial desferindo um golpe que teria sido um misto de soco e tapa que acabou derrubando o celular. Ele passou por atendimento médico, fez um exame de corpo de delito e abriu um Boletim de Ocorrência por lesão corporal. Veja abaixo o vídeo com o momento exato da agressão: 



Brumado: Guarda Municipal afirma estar sendo perseguido; direção nega e diz ‘ele é que tem um histórico muito complicado’

Segundo o denunciante devido aos seus pés inchados ele não pode usar o coturno (Foto: 97NEWS Conteúdo)

Uma denúncia apresentada ao 97NEWS feita por um guarda municipal lotado no município de Brumado começa a se transformar numa polêmica, já que o mesmo afirma estar sendo perseguido, enquanto a direção do órgão nega as acusações. O autor da denúncia é o GCM Ivanilson dos Santos Muniz (32) que relatou que “estou com meus 2 pés muito inchados, tanto que fui à UBS do Olhos d´Água e fui informado que meu caso era sério e, por isso, me mandaram para o Hospital, chegando lá a médica me atendeu e me passou um remédio, mas se recusou a me dar um atestado médico”. Ele ainda narrou que “busquei o apoio da GCM, mas não há diálogo, então, diante disso eu posso afirmar que está existindo uma grande perseguição, tanto que vou entrar com representação no Ministério Público para que essa minha situação seja resolvida, porque está provado que não posso usar coturno por causa do inchaço nos pés, mas eles me responderam que, por isso, não posso trabalhar no meio de gente e me mandaram para um local isolado”.

O diretor da GCM de Brumado, Jussimar Santos deu a sua versão (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Visando buscar esclarecer a situação, ouvimos o diretor da GCM, Jussimar Santos, o qual, logo de início expressou que “infelizmente esse guarda tem um histórico muito complicado, tanto que temos relatórios e relatórios para provar isso. Ele foi para uma empresa de segurança privada e acabou sendo mandado embora, pois criou vários empecilhos”. Ele ainda argumentou que “como ele tem esse problema permanente de inchaço nos pés, o que é comprovado por um relatório médico, nós reconhecemos isso, mas como ele não poderia usar o coturno enviamos ele para fazer a segurança no Ginásio de Esportes no período noturno, mas mesmo assim continuou dando muito trabalho, e, agora, inventou a história de uma prova que tinha que fazer e vem faltando muito no trabalho, ainda que acabamos comprovando que ele estava indo para casa e não fazer a prova que falou”. E finalizou de forma mais rígida ao dizer que “sabemos que ele tem o amparo da lei, mas não pode usar isso para não trabalhar, então, agora diante do agravamento desta situação teremos que abrir um processo administrativo contra ele”.



Brumado: Endocrinologista Drª Nathale Prates na Clínica Master

Foto: Divulgação

O médico endocrinologista é responsável por cuidar de todo o funcionamento hormonal do nosso corpo e ainda diagnosticar e tratar doenças de distúrbios hormonais. A falta ou o excesso de hormônios provocam várias doenças como, obesidade e complicações como a diabetes; hipotiroidismo; hipertiroidismo; nódulos de tireóide; câncer de tireóide; distúrbios do crescimento e desenvolvimento; menopausa; andropausa; distúrbios do metabolismo do cálcio e fósforo; além de alterações da glândula hipófise, por exemplo, alterações do hormônio do crescimento entre outros. Na CLÍNICA MASTER você encontra a endocrinologista Drª. Nathale Prates. A CLÍNICA MASTER fica situada na rua Donizete Alves Lima, 225, Bairro Nobre (em frente à Dimak Malhas). Na CLÍNICA MASTER, você também encontra ultrassonografia, Doppler, eletrocardiograma, eletroencefalograma, audiometria, RX digital, laboratório de análises clínicas, teste do olhinho, espirometria, procedimentos ortopédicos, procedimentos estéticos (aplicação de botox, peeling), preventivo ginecológico, colposcopia, escleroterapia convencional e com espuma (tratamento de varizes) e muito mais para cuidar bem de sua saúde! Agende já a sua consulta (77) 3441-5396, (77) 9 9991-5396 e (77) 9 9126-1903. CLÍNICA MASTER, PRAZER EM CUIDAR DE VOCÊ!



Brumado encerra com empate a série de jogos preparatórios para o Intermunicipal 2018

O elenco ficou ainda mais unido após o período de preparação (Foto: João de Deus | 97NEWS)

Buscando estar bem preparada e com o objetivo de ter a melhor participação de sua história no Intermunicipal, a Seleção de Brumado realizou uma série de jogos preparatórios com várias equipes. Esse ciclo se encerrou neste domingo (05), num jogo muito movimentado contra a Seleção de Barra da Estiva, o qual terminou com o empate de 2x2. Segundo o técnico Fezinho, o jogo foi avaliado de forma positiva, pois o adversário teve um desempenho muito positivo. Segundo ele “a equipe está bem preparada para a estreia que será no próximo domingo contra Paratinga aqui no Gilbertão. Esperamos uma grande presença de nossa torcida para nos apoiar rumo à vitória”.

Brumado teve um jogo duro contra Barra da Estiva que acabou cedendo o empate no final (Foto: João de Deus | 97NEWS)

O 97NEWS falou com o vice-prefeito Édio Pereira, que é membro da comissão organizadora, o qual expressou que “realmente esta fase preparatória foi muito positiva, onde foram feitos vários testes com esquemas táticos diferenciados e também com vários jogadores”. Ele ainda destacou que “hoje Brumado teve um jogo duro, onde a seleção de Barra da Estiva teve um ótimo desempenho. Então encerramos essa fase muito otimistas. Essa semana iremos realizar mais 2 ou 3 treinos para que possamos iniciar o Intermunicipal com uma grande vitória contra Paratinga no próximo domingo, dia 12”. Questionado sobre as gratificações aos jogadores, ele respondeu que “está tudo certo, pois já nos reunimos com os nossos parceiros para que os jogadores, de forma justa, venham a ser devidamente gratificados pelo seu desempenho. Lembrando que a gratificação virá da iniciativa privada”.   

O vice-prefeito Édio Pereira está muito confiante que Brumado irá ter um grande desempenho no Intermunicipal 2018 (Foto: 97NEWS Conteúdo)


Comércio de diplomas para prefeitos e vereadores vai ser apurado pelo TCM

(Foto: Reprodução)

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia vai lavrar Termos de Ocorrência para apurar a compra de diplomas e medalhas, por parte de prefeitos e vereadores, que são vendidos por empresários espertalhões, a título de honraria, por suposto destaque na administração municipal ou desempenho nas câmaras em cidades do interior do Brasil. O TCM vai instaurar processo para que prefeitos e presidentes de câmaras municipais devolvam aos cofres públicos os recursos gastos com a taxa de inscrição para a “cerimônia de entrega da honraria”, assim como os valores gastos de recursos públicos com diárias, hospedagem e transporte para o local do evento. A decisão de instaurar a investigação para punir os gestores públicos baianos envolvidos foi tomada nesta segunda-feira (06/08) pelo presidente do TCM, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, após reportagem exibida pela Rede Globo de Televisão, no programa “Fantástico”, no último domingo, denunciando a verdadeira indústria de venda de homenagens que existe no país que atrai, e em alguns casos ilude – gestores públicos de municípios de todo o país. A reportagem comprovou a venda de “diploma de mérito e medalha” ao mostrar um jumento, que foi identificado como administrador municipal, sendo homenageado como um dos “Cem melhores prefeitos do país”. Numa apuração preliminar feita pelo TCM, 26 prefeituras e 30 câmaras municipais baianas pagaram pelas distinções negociadas pelas empresas “União Brasileira de Divulgação – UBD” e “Instituto Tiradentes”, nos anos de 2017 e 2018. Os diplomas e medalhas custaram um total R$92.983,00. O “Instituto Tiradentes” foi mais ativo, arrecadou R$80.833,00 nos municípios, 13 prefeituras em 2017 e 26 câmaras no mesmo ano. Em 2018, vendeu prêmios para 12 prefeituras e 10 câmaras. Já o UBD teve como clientes oito prefeitos em 2017 e dois prefeitos em 2018. E ganhou R$12.150,00.



Bolsonaro faz aceno a feministas e diz que homem não deve decidir sobre aborto

Questionado se já viveu tal situação, o parlamentar afirmou que sim | Foto :Wilson Dias/ Agência Brasi

Pré-candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro afirmou que cabe à mulher decidir ou não se aborta uma gravidez em curso. De acordo com ele, "não compete ao outro lado", o do homem, dizer se a mulher deve ou não interromper uma gestação. Questionado se já viveu tal situação, o parlamentar afirmou que sim. “Já. Passei para a companheira. E a decisão dela foi manter. Está ali”, disse, apontando para uma foto do quarto filho, Jair Renan, com um ano e meio. Bolsonaro afirma, 18 anos depois, que “não tinha qualquer ascendência sobre” Ana Cristina Valle, com quem se relacionava à época. “Quando [Renan] nasceu, fiz um exame de DNA e assumi a criança”. Embora diga que a mulher tem o poder da decisão, diz que, como parlamentar, votaria contra legalizar o aborto — e, se eleito chefe do Executivo, exerceria seu poder presidencial e vetaria uma lei pró-aborto eventualmente aprovada pelo Congresso. “Mas se o Congresso derrubar o veto, aí eu não posso fazer nada”, completa.



Empresário é preso por aplicar golpes de mais de R$ 100 mil com ofertas de produtos que seriam adquiridos em leilões

Foto: Polícia Civil / Divulgação

O empresário Rodrigo Soares Gois, proprietário da empresa Sirigueijo Delivery, foi preso por aplicar golpes de mais de R$ 100 mil. Ele foi apresentado pela Polícia Civil na segunda-feira (6) e vai responder por crime de estelionato. De acordo com a Polícia Civil, Rodrigo oferecia a clientes aparelhos eletrônicos, como celulares e computadores, a preços mais baratos que o de mercado. Os produtos, segundo ele, eram arrematados em leilões da Receita Federal. O empresário alegava aos clientes que conhecia um funcionário da Receita que facilitava o acesso aos produtos. Após fechar o negócio, ele recebia o pagamento, no entanto, não entregava os produtos aos compradores. A denúncia foi feita à Delegacia de Repressão a Furtos de Roubos (DRFR) por cinco médicas que depositaram cerca de R$ 10 mil na conta de Rodrigo para a compra de telefones celulares mas, após esperarem cerca de três meses, não receberam os aparelhos. Após a denúncia, a polícia descobriu, por meio de investigações, que o empresário aplicava o mesmo golpe desde 2012 e já havia feito mais de 20 vítimas. Além de equipamentos eletrônicos, ele também chegou a comercializar terrenos, sob a mesma alegação de que seria adquirido em leilões. Ainda segundo a polícia, para escapar dos clientes, Rodrigo mudava constantemente de endereço, de número de telefone e de carro. 



Filho de vereador é preso após matar quatro, em tentativa de fuga de abordagem policial

Foto: Divulgação

Dheiverson Alves, filho do vereador Nelcir do Amorim Alves, do município de Guapimirim, foi preso neste domingo (5) pela Polícia Civil. Ele tentou fugir de uma abordagem policial, perdeu o controle do carro e matou quatro pessoas no Rio de Janeiro. O crime ocorreu na madrugada deste domingo (05). À polícia Dheiverson afirmou que estava “doidão”. Outros dois passageiros que o acompanhavam confirmaram que ele havia ingerido bebida alcoólica. No domingo Dheiverson foi submetido ao teste de alcoolemia, para identificar presença de álcool no sangue, e o exame teve resultado positivo. Ele responderá por homicídio doloso, com dolo eventual, quando não há intenção, mas se assume o risco de matar.



Funcionários dos Correios podem entrar em greve a partir desta terça-feira em todo o Brasil

Foto: Luciano Santos l 97News

Os trabalhadores dos Correios podem entrar em greve em todo o país a partir das 22h da próxima terça-feira (7), segundo federações ligadas à categoria. O motivo é a falta de acordo entre os profissionais e a empresa para fechar a convenção coletiva deste ano. Dentre as principais reivindicações dos funcionários da estatal estão reajuste salarial de 5%, mais R$ 300 de aumento. Eles também querem manter o plano de saúde como está e ainda incluir sete exames obrigatórios. Segundo o sindicato da categoria, até o momento, a empresa não apresentou nem ao menos a reposição da inflação para os salários. De acordo com o sindicato, a proposta dos Correios é dar um reajuste que corresponde a 60% do que foi pedido pelos funcionários, que tem como base o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). No ano passado, os profissionais também fizeram greve. Após a assinatura da convenção, houve mutirão para regularizar as entregas. Em nota, os Correios disseram que “ainda estão em negociação com as representações sindicais”.



1ª Campanha eleitoral moderna do Brasil

(Foto: Arquivo Agência Senado)

É na semana que vem que os candidatos à sucessão do presidente Michel Temer, na eleição de outubro, começam a viajar pelo Brasil pedindo votos. Não era assim nos primórdios da República. Dos quatro primeiros presidentes eleitos pelo voto popular, nenhum se deu ao trabalho de fazer campanha. Prudente de Moraes, Campos Salles, Rodrigues Alves e Affonso Penna não precisaram se esforçar porque seus nomes haviam sido escolhidos previamente pela classe política, num conchavo de bastidores. Foram candidatos únicos e suas vitórias nas urnas, mais do que previsíveis. A situação só mudaria no 20º aniversário da República. Na virada de 1909 para 1910, o Brasil assistiu à primeira corrida presidencial moderna, com um candidato desafiando o presidenciável oficial e se mexendo para conquistar os votantes. Quem chacoalhou o país foi o advogado e senador Ruy Barbosa (BA). Tentando derrotar o marechal Hermes da Fonseca na disputa pelo Palácio do Catete, Ruy fez corpo a corpo com eleitores, participou de passeatas, distribuiu broches com sua foto, discursou em meetings (como se chamavam os comícios), proferiu ataques contra o adversário.

Papéis históricos guardados no Arquivo do Senado, em Brasília, contêm muitos dos discursos feitos tanto pelo senador candidato quanto por seus aliados e oponentes.

— É a primeira vez que, de fato, em uma eleição presidencial existe a contenda, e o escrutínio assume a forma precisa de um pleito — resumiu Ruy na tribuna do Palácio Conde dos Arcos, a primeira sede do Senado, no Rio de Janeiro.

Na pioneira excursão eleitoral do Brasil, o candidato passou por 50 cidades em três meses. Em janeiro de 1910, ele visitou Salvador, sua terra natal. No palco de um teatro, lamentou que a viagem do Rio à capital baiana tivesse sido feita em navio para logo em seguida dizer que, sendo eleito, construiria uma linha de trens entre as duas cidades. 

Diante da multidão no teatro, Ruy continuou com as promessas garantindo que jamais interviria nos tribunais, decretaria estado de sítio ou manipularia o resultado de qualquer eleição.

— Os exemplos indicados sobram para vos definir o espírito de moralidade, legalidade e justiça que, com o auxílio de Deus, caracterizaria a minha administração — assegurou.

De acordo com os jornais, a plateia soteropolitana reagiu com “estrepitosos aplausos e bravos”, as “senhoras dos camarotes” acenaram com lenços e o palco foi “juncado de flores”.

A engrenagem que moveu quase toda a Primeira República (1889-1930) foi a Política dos Governadores. Por meio dela, a escolha do presidente cabia às elites dos estados mais poderosos — São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O candidato oficial entrava sozinho no páreo. Pedir voto era perda de tempo, já que o referendo das urnas viria de qualquer jeito.

O presidente eleito, em retribuição, jamais se intrometia nas brigas políticas locais, permitindo que os governadores e seus aliados reinassem tranquilamente e se perpetuassem no poder.

Em 1909, contudo, as oligarquias estaduais se estranharam, e a Política dos Governadores sofreu um abalo. Minas Gerais e Rio Grande do Sul escolheram para presidente o ministro da Guerra, marechal Hermes da Fonseca. São Paulo recusou-se a encampar a candidatura.

Os caciques paulistas temiam que Hermes, por ser do Exército e não fazer parte do esquema político, em algum momento ordenasse uma intervenção federal em São Paulo e tirasse o protagonismo do estado na Política dos Governadores.

Hermes era sobrinho do marechal Deodoro da Fonseca, o primeiro presidente do Brasil.

A engrenagem que moveu quase toda a Primeira República (1889-1930) foi a Política dos Governadores. Por meio dela, a escolha do presidente cabia às elites dos estados mais poderosos — São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O candidato oficial entrava sozinho no páreo. Pedir voto era perda de tempo, já que o referendo das urnas viria de qualquer jeito.

O presidente eleito, em retribuição, jamais se intrometia nas brigas políticas locais, permitindo que os governadores e seus aliados reinassem tranquilamente e se perpetuassem no poder.

Em 1909, contudo, as oligarquias estaduais se estranharam, e a Política dos Governadores sofreu um abalo. Minas Gerais e Rio Grande do Sul escolheram para presidente o ministro da Guerra, marechal Hermes da Fonseca. São Paulo recusou-se a encampar a candidatura.

Os caciques paulistas temiam que Hermes, por ser do Exército e não fazer parte do esquema político, em algum momento ordenasse uma intervenção federal em São Paulo e tirasse o protagonismo do estado na Política dos Governadores.

Hermes era sobrinho do marechal Deodoro da Fonseca, o primeiro presidente do Brasil.

Os dois lados se enfrentaram na tribuna do Senado em diversas ocasiões. O senador Alfredo Ellis (SP) criticou o marechal:

— Prefiro e preferirei sempre um candidato civil. Os militares são uma classe nobre, não se contesta, mas não têm a educação necessária nem o preparo para a administração de uma grande nação como o Brasil.

Em resposta, o senador Antônio Azeredo (MT) lembrou que foi numa convenção realizada justamente no Senado, meses antes, que deputados e senadores, orientados pelos governadores, escolheram o candidato do establishment:

— Dentro desta Casa, os que aqui estavam e proclamaram a candidatura Hermes não viram um militar fardado. Candidatura militar seria se ela tivesse vindo dos quartéis. E quem poderá negar o prestígio e o republicanismo do marechal?

Ruy tratava de desconstruir a imagem de Hermes. Num dos meetings, chamou-o de bronco:

— O meu competidor tem sido até agora homem exclusivamente de sua classe, militar dado só e só aos misteres da sua profissão. Ninguém sabia que tivesse ideias políticas. Ou, não as tendo revelado nunca, ninguém podia saber quais fossem.

De volta ao Rio após a turnê paulista, o deslocamento do candidato entre a Estação Central do Brasil, no centro, e seu palacete, em Botafogo, acabou se transformando numa festiva carreata. Por três horas, o candidato acenou de dentro da carruagem para as pessoas que pararam nas ruas da capital do país para gritar “viva” ao senador baiano e “morra” ao marechal.

O militar, por sua vez, teve grande apoio da imprensa, que pegou pesado nas caricaturas de Ruy, retratando-o como um aristocrata incapaz de falar a língua do povo e alheio aos reais problemas do país.

— Ele foi criticado por simplesmente fazer campanha. Para os conservadores, era um ato de demagogia e uma vergonha que um político se jogasse nos braços do povo, da “patuleia”, para pedir votos — afirma o cientista político Christian Lynch, da Fundação Casa de Rui Barbosa e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

A dedicação de Ruy à sua Campanha Civilista se torna uma proeza ainda maior quando se leva em conta que, àquela altura, ele tinha 60 anos — um ancião para os padrões do início do século passado.

O historiador Antonio Barbosa, professor da Universidade de Brasília (UnB) e consultor legislativo aposentado do Senado, diz:

— O Brasil começava a se urbanizar, e a classe média que surgia nas cidades foi bastante receptiva ao discurso civilista. Os comícios de Ruy Barbosa empolgavam. Quem via de fora, sem conhecer as engrenagens da Primeira República, achava que ele tinha tudo para vencer.

Apesar de todo o esforço, Ruy foi derrotado. Oficialmente, ele obteve 223 mil votos. Foi um número expressivo, porém insuficiente diante dos 404 mil votos do marechal.

A derrota já era esperada, uma vez que o senador só contava com o apoio de São Paulo e da Bahia. Hermes, por sua vez, era sustentado por todos os demais governadores, que, para garantir-lhe a vitória, abusaram das fraudes nas urnas e da repressão policial ao civilismo. Fiel ao estilo da Primeira República, o marechal nem fez campanha.

— Bem poucas ilusões desde o começo podíamos nutrir — disse Ruy, num discurso no Senado após a derrota. — Apesar de tal ser o destino imediato da nossa causa, não a podemos desamparar. Quando praticamos uma ação boa, não sabemos se é para hoje ou para quando. O caso é que os seus frutos podem ser tardios, mas são certos. Uns plantam a semente da couve para o prato de amanhã. Outros, a semente do carvalho para o abrigo ao futuro. Aqueles cavam para si mesmos. Estes lavram para o seu país, para a felicidade dos seus descendentes, para o benefício do gênero humano.

Tal e qual Ruy profetizara, Hermes foi um presidente violento. Seu governo foi marcado por um implacável estado de sítio, pela execução dos rebeldes da Revolta da Chibata e pela intervenção federal em diversos estados, com a destituição de governadores e o bombardeio de Salvador.

Em 1973, o poeta Carlos Drummond de Andrade escreveria uma crônica lembrando que, menino, acompanhou de longe a quixotesca campanha de Ruy:

“Na derrota, ele cresceu ainda mais. De 1910 a 1914, o Brasil teve dois presidentes: um de fato e outro de consciência, entre seus livros e papéis da Rua São Clemente [onde Ruy vivia], e daí para a tribuna do Senado ou perante o Supremo Tribunal Federal, postulando, verberando, exigindo o cumprimento da lei. Esta a imagem de Ruy guardada por uma criança mineira. Surgirá outra assim, adaptada às condições do nosso tempo?”

CONTINUE LENDO


Tragédia em Pindaí: Jovem que estava desaparecido é encontrado morto com corte no pescoço

O jovem teria ido cobrar uma dívida, o que pode reforçar a possibilidade de homicídio (Fotos: Reprodução Facebook)

A violência continua ceifando a vida de jovens na região sudoeste, os quais acabam sendo vítimas de crimes brutais que causam uma grande comoção. Desta feita o palco de mais uma tragédia envolvendo um jovem de 18 anos foi o município de Pindaí, cidade considerada pacata de cerca de 15 mil habitantes que fica próxima de Sebastião Laranjeiras e Urandi, quase na divisa com o Estado de Minas Gerais. Mateus Ferreira Leão (18), que estava desaparecido há mais de 24h, foi encontrado morto por um grupo de pessoas próximo a um motel na tarde desta segunda-feira (06). Morador da zona rural, ele teria saído de casa, segundo informações de amigos e familiares, para cobrar uma dívida. O veículo que ele conduzia, um Fiat Pálio, tinha sido encontrado no período da manhã em um local distante de onde o seu corpo foi achado. A morte chocou a população, já que a vítima estava com um corte profundo no pescoço, o que pode configurar um homicídio qualificado. Muito assustados com o crescimento da violência, que, quase sempre é acompanhado pela expansão do tráfico de drogas, os moradores esperam que as autoridades venham agir com maior rigor no combate à criminalidade.  A Polícia que já abriu uma investigação sobre o caso. O corpo do jovem foi levado para o Instituto Médico Legal de Guanambi, onde passou por necropsia.