ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Dias das Mães é com a Maxxnet: Para concorrer, siga as nossas regras no Instagram

Segundo suspeito do homicídio no Hospital de Brumado é morto em confronto com a PM de Vitória da Conquista

Trabalhadores da rede estadual de educação da Bahia paralisam atividades por 48 horas

Brumado: Prefeitura Municipal anuncia mais Bolsistas para PAEES

Casa de show desaba e deixa 44 feridos em João Pessoa

Mais de 500 acidentes de trabalho foram registrados em 2024 na Bahia

Hipertiroidismo: O que você precisa saber

Grupo Hacker invade sistema de clínica de cirurgia plástica e divulga imagens íntimas de pacientes

Guilherme Bonfim conquista obra de extensão de água para o Bairro Esconso, em Brumado

Brumado: Polícia Civil prende um dos acusados de invadir hospital e matar paciente

Oeste da Bahia pode sofrer aumento de até 5ºC na temperatura nesta semana

Clínica Santa Clara: Segurança e saúde no trabalho são essenciais para todos

BNDES libera R$ 45,4 milhões para Instituto Butantan desenvolver vacina tetravalente contra gripe

Motociclista é arremessado após colisão com caminhonete em Guanambi

Ex-prefeito de Caculé, Vitor Hugo morre aos 85 anos

Brumado: Homens armados entram em hospital e matam paciente que já havia sido baleado

PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

Cachorro morre após ser esquecido em carro de petshop em Vitória da Conquista

24º Batalhão de Brumado realiza parada comemorativa de promoção a valorização profissional

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado


Campanha nas ruas irá se iniciar no dia 16 de agosto

Encerrado o prazo para realização das convenções, os partidos políticos terão até as 19h, do dia 15 de agosto, para registrar, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a chapa completa – com candidatos a presidente e a vice, bem como as siglas que integram a coligação. Catorze nomes foram aprovados nas convenções partidárias para disputar a Presidência da República em outubro. Somente após o prazo final para registro das candidaturas, os partidos poderão colocar a campanha oficialmente na rua. Segundo a Lei Eleitoral, a partir do dia 16 de agosto, os candidatos, os partidos políticos e as coligações poderão fazer comícios e usar equipamento de som fixo. Também podem fazer campanha em carros de som e usar alto-falantes ou amplificadores de som em suas sedes e comitês. Estão autorizadas, até o dia 6 de outubro, véspera do primeiro turno, a distribuição de material gráfico, a realização de caminhadas, carreatas ou passeatas e o uso de carro de som pelas ruas, divulgando jingles ou mensagens dos candidatos. Até 5 de outubro, são permitidos anúncios pagos, na imprensa escrita, e a reprodução, na internet, limitados a dez por veículo, em datas diversas, para cada candidato, com tamanho máximo de um oitavo de página de jornal padrão e um quarto de página de revista ou tabloide. Na segunda quinzena deste mês, o TSE se reunirá com os partidos políticos para aprovar o plano de mídia do horário eleitoral gratuito, que entrará no ar nas emissoras de rádio e televisão a partir do dia 31 de agosto. No total, serão 35 dias de propaganda eleitoral no rádio e na televisão, em dois blocos diários, além das inserções ao longo da programação. Na mesma reunião, que acontece até o dia 24 de agosto, será sorteada a ordem de apresentação de cada candidato no horário eleitoral gratuito. A campanha presidencial vai ao ar às terças, quintas e aos sábados, em dois blocos de 12 minutos e 30 segundos, às 7h e às 12h, em cadeia nacional de rádio, e às 13h e às 20h30, nas emissoras de TV. O tempo de cada partido varia de acordo com o tamanho da bancada de deputados federais e com as legendas que integram a coligação do presidenciável. Pelo tamanho dos partidos individualmente, os candidatos Geraldo Alckmin (PSDB), Henrique Meirelles (MDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) têm mais tempo no horário gratuito que os demais. Também às terças e quintas e aos sábados será veiculada a propaganda eleitoral dos candidatos a deputado federal. A campanha para governador, senador e deputado estadual/distrital vai ao ar às segundas, quartas e sextas-feiras. No domingo não há horário eleitoral gratuito.



STF retoma hoje debates sobre descriminalização do aborto

(Imagem Ilustrativa)

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma hoje (6) as discussões sobre a descriminalização do aborto até a 12asemana de gestação. Especialistas em diversas áreas foram convidados pelo STF para defender suas posições e apresentar argumentos que pautem a decisão final da Corte. Na última sexta (3), foram ouvidos cientistas e profissionais de saúde. A audiência pública desta segunda-feira (6) será aberta com a participação de representantes religiosos. Dom Ricardo Hoerpers, bispo de Rio Grande (RS), será o primeiro a falar, representando a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que tem um posicionamento claro contra a descriminalização da prática. Mestre e doutor em Bioética e Teologia Moral na Academia Alfonsiana, em Roma, Hoepers defende que o assunto transcende a esfera religiosa e acredita no papel social da CNBB para tentar convencer os magistrados a manter a lei como está. Atualmente, no país, a interrupção da gravidez é considerada legal somente em casos de estupro, de gestação de fetos anencéfalos ou caso a gestante esteja correndo risco de vida. Assim como outras instituições religiosas, a CNBB defende que o embrião é um ser vivo a partir da concepção. Mas nem todos os convidados ligados a instituições religiosas têm a mesma opinião. Entre as instituições que participam dos debates, estão representantes de entidades como Católicas pelo Direito de Decidir e o Instituto de Estudos da Religião, que se posiciona em defesa da descriminalização, conforme Lusmarina Campos Garcia. Pastora da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), teóloga e mestre em direito, Lusmarina explica que sua comunidade orienta o respeito à decisão das mulheres, considerando que nunca é uma escolha leviana e geralmente está pautada em sofrimento. Assim como alguns dos cientistas que apresentaram números no primeiro dia de audiência, Lusmarina se pauta nos dados relacionados à mortalidade materna em decorrência de procedimentos clandestinos. Na reabertura dos trabalhos à tarde, entidades de direitos humanos vão se revezar nas exposições e cada uma terá 20 minutos para apresentar seu posicionamento. Ao todo, a ministra Rosa Weber, que é a relatora da ação que pede a descriminalização do aborto, convidou 53 expositores, entre pessoas físicas e organizações. Desse total, 33 apresentarão argumentos favoráveis ao pedido apresentado pelo PSOL em março do ano passado. Depois da audiência, a expectativa é de que a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, se manifeste sobre o tema em dez dias. Com o parecer, Rosa Weber deve concluir seu voto, que será submetido ao plenário do STF.



Chapada: Armas são apreendidas após perseguição a suspeitos de assaltos; grupo conseguiu escapar

Armas foram apreendidas após suspeitos fugirem (Foto: Divulgação/Polícia Militar)

Quatro espingardas de fabricação caseira e um de revólver foram apreendidos neste final de semana, no distrito de Matinha do Cervo, que fica na zona rural de Iraquara, município da Chapada Diamantina. De acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), as armas estavam com cinco homens suspeitos de praticarem vários assaltos contra comerciantes e moradores da região. Segundo a SSP, os homens estavam em três motocicletas e conseguiram escapar do cerco policial. No entanto, deixaram as armas, em uma estrada vicinal. A polícia informou que várias rondas na região para tentar localizar os suspeitos, mas eles não foram encontrados. Até o momento eles não foram encontrados. 



Após ter sido espancado pela mãe e padrasto por ter pego biscoitos, menino tem morte cerebral

Caso ocorreu dentro do Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro (Foto: Reprodução/TV Santa Cruz)

O menino de 3 anos que foi espancado pela mãe e pelo padrasto por ter pego biscoitos escondido, em Porto Seguro, teve morte cerebral, segundo informações divulgadas neste domingo (5) pela Polícia Civil.  De acordo com o delegado Marcelo Paiva, que investiga o caso, a morte foi confirmada na sexta-feira (3), após testes realizados no Hospital Luís Eduardo Magalhães no município do sul do estado. O menino ficou internado na unidade de saúde, em estado grave, por cinco dias. Não há mais detalhes sobre o sepultamento da criança. Os suspeitos, Jamile Jesus dos Santos e Anderson Avelino dos Santos, confessaram as agressões em depoimento à polícia. Segundo o testemunho, a mulher contou que a surra seria para educar o garoto que pegou os biscoitos escondido. O menino foi agredido com um cipó, levou socos na cabeça e teve queimaduras nas mãos. O casal teve prisão preventiva decretada e segue detido no sul do estado.



Brumado: Vários cães aparecem mortos na região do Bairro São José; suspeita é de envenenamento em série

Animais tiveram os corpos desovados em terrenos baldios (Foto: 97NEWS)

A situação dos cães errantes em Brumado que continua sendo “um filme sem fim” teve um novo episódio neste domingo (05) com uma nova onda de animais mortos. A nossa redação recebeu várias mensagens denunciando que mais de uma dezena de cães apareceram mortos entre os bairros São José e Santa Tereza. Muitos deles foram encontrados em terrenos nas proximidades do campus do IFBA. Uma denunciante que pediu reserva de identidade expressou que “eu vi uma cena terrível, onde um desses cães agonizou até morrer, provavelmente vítima de envenenamento”. Ela ainda chegou a dizer que “existem muitos suspeitas de quem teria sido um dos autores desse crime, que, inclusive dá cadeia hoje em dia. Não podemos tolerar uma perversidade como essa”. Devido a distância entre os casos, existe a probabilidade que duas ou até mais pessoas podem ter sido os autores das mortes dos animais”. A falta de “pulso firme” das autoridades deixaram o problema, que já dura muitos anos, ter ficado crônico, tanto que não existe a projeção de uma solução a curto prazo. A Polícia deverá investigar as mortes e, caso as suspeitas se comprovem, os autores podem ser indiciados pela prática de maltratar animais de qualquer espécie, que é um crime ambiental, segundo prevê o art. 32 da Lei nº 9.605, de1998, com pena de detenção de três meses a um ano e multa.

Pelas informações passadas ao 97NEWS foram mais de 10 animais que apareceram mortos (Foto: 97NEWS)


Adolescente de 17 anos morre afogado após pular em rio sem saber nadar

Adolescente de 17 anos morreu afogado após pular em rio (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Um adolescente de 17 anos morreu afogado no Rio Salgado, localizado na Fazenda Pancada Formosa, na cidade de Ibicaraí, no sul da Bahia. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar, o caso ocorreu na tarde do sábado (4), mas o corpo do garoto só foi localizado na manhã deste domingo (5). A vítima, identificada como João Otávio de Jesus Muniz dos Santos, estava com dois amigos no local, que tem uma cachoeira. Um dos adolescentes contou que o garoto teria pulado de uma pedra, em um ponto fundo do rio, e não conseguiu sair do lugar. Ele não sabia nadar. Conforme os bombeiros, um dos amigos pulou na água e tentou salvar o garoto, mas não conseguiu e quase se afogou também. A situação ocorreu por volta das 16h. Moradores da região tentaram localizar o adolescente após o afogamento, mas não conseguiram. O corpo de João foi retirado da água por volta das 10h30 deste domingo, após dois bombeiros mergulhadores realizarem buscas no rio. Ele foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itabuna, também no sul do estado. Não há detalhes sobre o sepultamento do adolescente. Os bombeiros recomendam que uma pessoa que não possui treinamento não tente resgatar alguém que esteja se afogando, por conta do risco de se afogar também.



General Mourão é o escolhido para ser o vice de Bolsonaro

Jair Bolsonaro, Levy Fidelix e Hamilton Mourão durante convenção do PRTB em SP (Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo)

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) anunciou neste domingo (5) o nome do general da reserva Hamilton Mourão (PRTB) como seu vice na chapa para concorrer à Presidência da República. No início da tarde, o PRTB formalizou a aliança. Pela manhã, Bolsonaro participou da convenção do PSL estadual no Clube Guapira, na Zona Norte de São Paulo. À tarde, ao lado de Mourão e de Levy Fidelix, presidente nacional do PRTB, ele comentou a chapa recém-formada. "No momento, eu deixo de ser capitão, o general Mourão deixa de ser general, nós passamos a ser a partir de agora soldados do nosso Brasil", afirmou ele em seu discurso durante a convenção do PRTB. Hamilton Mourão, por sua vez, defendeu "um governo austero, honesto, sem corrupção, com eficiência gerencial, com relacionamento republicano com os demais poderes, ou seja, sem 'balcão de negócios' nós vamos iniciar a transformar este país". A expressão "balcão de negócios" já havia sido usada por ele em dezembro de 2017, quando Mourão a escolheu para descrever o governo Temer. Dois dias depois, ele foi transferido do cargo que ocupava no Exército, mas as Forças Armadas não anunciaram o motivo da mudança.



Mãe de Wesley Safadão ataca ex-nora após briga por pensão

(Foto: Reprodução Instagram)

A mãe de Wesley Safadão, dona Bill, saiu em defesa do filho e atacou a ex-nora Mileide Mihaile depois da briga judicial por pensão. Ela utilizou as redes sociais para dizer que a ex-mulher do cantor persegue a família e nunca gostou de ninguém. “Ela está usando fakes para fazer todo esse terror. Há três anos eu investigo e no fundo eu acreditava que ela não estivesse envolvida", escreveu. "Na saída dele para as festas, quando ela ia com ele, eu ficava pastoreando os fãs para que ela não os maltratasse. Agora dá uma de inocente e diz que ama os fãs. Ela não gosta de ninguém. Nem dela mesma. Quem já teve o desprazer de conviver com ela sabe que estou falando a verdade. Não estou aqui julgando ou ameaçando, mas vou muito além e tenho como provar”, afirmou. 



Waldenor e Zé Raimundo têm candidaturas homologadas reafirmando compromisso de manter a luta pela região

(Foto: Divulgação)

Os deputados que concentram a atuação parlamentar nas regiões do Sudoeste, Serra Geral, Médio São Francisco, Chapada Diamantina e Vale do Paramirim, Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), tiveram as suas candidaturas à reeleição homologadas na convenção estadual do PT, realizada no último sábado (04). A oficialização das candidaturas ocorreu junto com a da chapa majoritária denominada "Mais Trabalho Por Toda a Bahia" e encabeçada pelo governador Rui Costa, candidato à reeleição junto com o seu vice, João Leão, e os candidatos ao Senado, Jaques Wagner e Ângelo Coronel.  Denominada nas redes sociais como #ConvençãoDaVitória,  o evento demonstrou força, atraindo milhares de pessoas para o amplo espaço do Parque de Exposições de Salvador, onde Lula, que também teve a sua candidatura homologada no mesmo dia na convenção nacional do PT, esteve presente nos discursos da chapa majoritária, nos banneres, faixas, cartazes e nas camisetas que a militância vestiu.Demonstrando muito otimismo e disposição para enfrentar a campanha eleitoral, Zé Raimundo elogiou o discurso do governador, com balanço das principais realizações da gestão atual, pontuando ainda os desafios presentes e a sua esperança de um futuro melhor para o estado e o país. O deputado estadual também  afirmou  que está convicto de que Lula será candidato e reeleito presidente para retomar no país o projeto de inclusão e transformação que começou em 2003,  com o seu primeiro governo. E sobre a sua candidatura e a do deputado federal Waldenor Pereira, Zé Raimundo também tem expectativa de vitória: "Estamos trabalhando com muita articulação política, e agora, com tudo que fizemos, a base que construímos, os compromissos que assumimos e realizamos, com tudo isso, saímos dessa convenção com muito mais força e energia para continuar esse projeto exitoso que implementamos na Bahia e em nossas regiões".  Igualmente entusiasmado, Waldenor Pereira entrou no Parque de Exposições acompanhando os candidatos da chapa majoritária, quando cumprimentou vários correligionários e participantes. Ao final da convenção, declarou-se revigorado e ainda mais disposto para a campanha.  "Sentimos grande energia e muito entusiasmo de toda a militância, temos um trabalho reconhecido, estamos no time de Lula e de Rui, o time da vitória! Vamos com muita garra e disposição porque queremos continuar contribuindo para o estado e, principalmente, para o Sudoeste e  as nossas regiões", afirmou  o deputado federal.



Brasil está em região mais vulnerável a ciberataques do planeta, diz analista

Foto: Reprodução

Governos e empresas da América Latina não investem o suficiente para se proteger de ataques online feitos por outros países e, por isso, a região é a mais vulnerável do planeta a esse tipo de ação. A análise é de Julián Dana, diretor para a região da Mandiant, um braço da americana FireEye, uma das principais empresas de cibersegurança no mundo. Entre os casos em que atuou estão a investigação do roubo por hackers de documentos da Sony em 2014 e do ataque online contra o banco central de Bangladesh dois anos depois. “Para um país, é mais fácil montar e investir em um exército de soldados cibernéticos do que comprar um arsenal”, afirma Dana. Muitos desses ataques na América Latina que estamos vendo, no Chile, no México, no Equador, não são coisas que começaram agora, podem ter acontecido dois anos atrás. Temos casos assim, o banco percebeu agora uma grande transferência, viu que tinha perdido dinheiro. Mas, quando vamos analisar, o agressor esteve lá dentro em 2016 e 2017. Segundo o especialista, o Brasil não está preparado para enfrentar essa guerra cibernética. "Do ponto de vista de espionagem, o Brasil tradicionalmente é mais alvo do que agressor, então governos interessados em políticas de comércio, em eleições, como temos visto, podem roubar dados para fazer propaganda contra uma posição política. É importante que o governo transmita segurança, inclusive para o setor financeiro. Tem uma questão de imagem. Se o sistema de transferência de um país vira alvo, pode levar outros a pensar duas vezes antes de investir" revelou Dana. Ainda segundo Dana, o governo brasileiro precisa ter mais maturidade em segurança, ter mais programa de detecção e resposta, precisa investir mais. "Nós mostramos em diversos países um caso que aconteceu com um governo e perguntamos: vocês têm a capacidade para responder a um ataque assim? A resposta é não. A capacidade de detecção desse tipo de ataque na América Latina está muito atrasada. Os processos são muito velhos, as empresas estatais fazem análises de uma maneira muito antiga. Pode dar certo, mas é muito devagar, não vai pegar o atacante no momento que ele ataca", finalizou.



Brumado enfrentará Paratinga em seu primeiro confronto no Intermunicipal 2018

Brumado estreará em casa no Intermunicipal 2018 (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Considerado um dos torneios mais desafiadores do mundo futebolístico, o Intermunicipal 2018 teve o seu lançamento oficinal ontem (4). O Congresso Técnico contou com a presença de presidentes e representantes de Ligas participantes e convidadas e autoridades políticas e profissionais de imprensa. Realizado no Wish Hotel da Bahia, no Campo Grande, em Salvador, o evento teve plateia cheia, o que é uma confirmação da grandeza do campeonato, que é o maior torneio amador de futebol do Brasil. A Federação Baiana de Futebol (FBF) anunciou os grupos regionais da primeira fase, e também a tabela dos jogos. O presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, abordou, em pronunciamento, os detalhes técnicos da competição. A seleção de Brumado ficou no grupo 11 da competição, e terá Luís Eduardo Magalhães, Paratinga e São Desidério como adversários. A Seleção de Brumado enfrentará a equipe de Paratinga, será no “Gilbertão”, no próximo dia 12 de agosto, Dia dos Pais. Um grande público é esperado e as expectativas da torcida são muito positivas, já que a projeção é que o time tenha um desempenho bem melhor do que nos anos anteriores.



Adolescente é apreendido por receber R$ 500 para matar jovem de 15 anos

Foto: Reprodução

Um adolescente, que não teve a idade divulgada, foi apreendido após confessar ter matado um outro adolescente, de 15 anos, na cidade de Jequié. De acordo com a polícia, os dois garotos tinham envolvimento com o tráfico de drogas. Segundo informações da Polícia Civil, Saulo Santos Cardoso, de 15 anos, foi morto a tiros no dia 21 de julho de 2018. As investigações apontaram que os adolescentes pertenciam a quadrilhas rivais e o jovem apreendido teria recebido R$ 500 para executar Saulo dentro de uma barbearia. Segundo a polícia, o garoto foi apreendido na sexta-feira (3) e será encaminhado ao Ministério Público (MP) para a adoção de medidas socioeducativas.



Campanha nacional de vacinação contra sarampo e a poliomielite começa nesta segunda-feira (06)

(Foto: Reprodução)

Começa amanhã (6) a campanha nacional de vacinação contra o sarampo e a poliomielite. Na Bahia, a meta é vacinar 850 mil pessoas. O publico-alvo é composto por crianças de um ano a menores de cinco. A campanha vai até o dia 31 de agosto. Segundo o Ministério da Saúde, mais de dois milhões de doses foram enviadas ao estado. "No Brasil, temos 822 casos de contaminação por sarampo e não podemos deixar que ocorra uma contaminação maior por essa doença. Já foram confirmados cinco óbitos", disse o ministro Gilberto Occhi. Não devem ser vacinadas crianças que já tenham recebido a imunização nos últimos 30 dias. 



Ninguém acerta dezenas, Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 35 milhões

Foto: Conteúdo l 97News

Mais uma vez, ninguém levou para casa o prêmio ofertado pela Mega-Sena na noite deste sábado (4), às 20h, em Catalão, Goiás. Com isso, o prêmio será acumulado para o próximo sorteio e pode pagar até R$ 35 milhões. O sorteio está previsto para a próxima quarta-feira (8). O concurso de número 2.065 sorteou as seguintes dezenas: 04, 11, 20, 30, 37 e 43. As apostas na Mega-Sena podem ser feitas em qualquer Lotérica, a partir de seis números, no valor de R$3,50.



Digitar senha ao contrário durante sequestro-relâmpago aciona a polícia?

Foto: Conteúdo l 97News

O medo de se tornar uma vítima dos chamados sequestros-relâmpagos parece atingir moradores de cidades brasileiras de todos os portes. Essa modalidade de crime consiste em ser sequestrado temporariamente por criminosos que, em geral, levam suas vítimas a caixas eletrônicos para efetuarem saques em dinheiro. Em meio a esse receio, brasileiros estão usando redes sociais como o Facebook e o WhatsApp para compartilhar uma mensagem que indica um método para acionar a polícia sem que os bandidos possam identificar. A mensagem, popularizada em correntes de e-mail em 2011, voltou com força em grupos de WhatsApp e diz que basta digitar a sua senha numérica invertida no caixa eletrônico para que a polícia seja acionada. O truque parece engenhoso, mas não é verdade. Segundo o texto, atribuído a uma “juíza federal de mediação arbitral” da Anajus (Associação Nacional de Analistas Judiciários e do MPU) e à Polícia Federal, para acionar as autoridades sem que os bandidos percebam, bastaria a vítima digitar sua senha de forma invertida quando fosse realizar o saque. De acordo com a mensagem, se sua senha for 1-2-3-4-5-6, seria necessário digitar 6-5-4-3-2-1 para que o caixa eletrônico liberasse o valor solicitado e, secretamente, acionasse a polícia. 

Foto: Divulgação

O que a mensagem compartilhada classifica como “mecanismo de emergência”, no entanto, simplesmente não funciona. A Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), diz que a mensagem sobre esse suposto truque não tem a menor procedência. “A Febraban esclarece que é improcedente e falsa a lenda urbana divulgada, segundo a qual a digitação invertida da senha do cliente no terminal de autoatendimento envia mensagem à polícia”, diz a entidade. A Polícia Federal, por sua vez, disse que não se posiciona a respeito de notícias que circulam em redes sociais. 



Lula pode concorrer à Presidência mesmo preso em Curitiba? Entenda

O ex-presidente Lula acena para apoiadores da janela do Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo, antes de ir para a prisão, em 7 de abril (Foto: Nelson Antoine/AP)

Depois de ter oficializado neste sábado (4) em convenção nacional o nome de Luiz Inácio Lula da Silva como candidato a presidente, o PT tentará agora registrar a candidatura, embora o ex-presidente esteja preso desde 7 de abril em Curitiba. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) somente analisará a candidatura de Lula após o próximo dia 15, prazo final para registro das chapas na Justiça Eleitoral pelos partidos. O ex-presidente cumpre pena em razão de condenação por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex em Guarujá (SP). A Lei da Ficha Limpa impede a candidatura de condenados por decisão colegiada, ou seja, tomada por mais de um julgador. É o caso de Lula, condenado por uma das turmas de desembargadores do Tribunal Regional da 4ª Região (TRF-4). Na última quarta (1º), o presidente do TSE, ministro Luiz Fux, afirmou que há uma "inelegibilidade chapada" (evidente, notória) na candidatura de Lula. A defesa de Lula tentará obter na Justiça Eleitoral uma autorização para o petista concorrer “sub judice” (com a candidatura pendente de julgamento). Segundo a legislação eleitoral, os partidos têm até 17 de setembro – 20 dias antes do primeiro turno da eleição – para, eventualmente, substituir um candidato.



Bom Jesus da Lapa: Festa tem expectativa de presença de 550 mil romeiros

Foto: Conteúdo l 97News

Conhecida como capital baiana da fé, Bom Jesus da Lapa, a cerca de 250 km de Brumado, tem a expectativa de recebe 550 mil pessoas até segunda-feira (6), último dia da principal festa religiosa do município. De acordo com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur), o número estimado de romeiros é 10% maior do que em 2017. Festa começou no dia 28 de julho. Os hotéis e restaurantes da cidade estão entre os setores econômicos mais beneficiados com a chegada dos visitantes nos 10 dias da tradicional romaria do Bom Jesus, realizada há 327 anos. Durante todo ano, Bom Jesus da Lapa recebe 2,5 milhões de visitantes pelo turismo religioso. A grande movimentação também se reflete no setor de alimentação.



Encceja Nacional 2018 será aplicado neste domingo

Foto: Reprodução

Ministério da Educação aplica neste domingo (5) o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) em 592 municípios de todo o Brasil. As provas serão aplicadas no período da manhã e a tarde. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que coordena a aplicação do exame, nesta edição foram 1.695.607 inscritos, desse total, 356.326 desejam obter o certificado de conclusão do ensino fundamental e 1.339.281, do ensino médio. O exame oferece o certificado de conclusão do ensino médio e fundamental para pessoas que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada. O edital com as regras da prova pode ser consultado no Diário Oficial da União. Jovens e adultos com no mínimo 15 anos completos na data de realização da prova, para o ensino fundamental, e jovens e adultos com no mínimo 18 anos completos na data de realização do exame, para o ensino médio.



Tiago Amorim tem candidatura a deputado estadual homologada pelo PSD

O jovem advogado brumadense, Tiago Amorim ao lado do senador Otto Alencar (Foto: Divulgação)

O Partido Social Democrático (PSD) confirmou neste sábado (04), a homologação da candidatura do jovem advogado brumadense Tiago Amorim, que irá disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia. O anúncio da escolha de seu nome foi feita pelo senador Otto Alencar, que é o presidente estadual da legenda. Segundo o pré-candidato “a homologação de sua candidatura veio confirmar o que muitos duvidavam, já que existiram rumores que isso não iria ocorrer”. Ele ainda destacou que “buscarei representar a minha terra para que ela realmente venha a despontar no cenário estadual do jeito que todos sempre esperamos” e finalizou dizendo que “o progresso é construído por meio de uma política consciente, que tenha compromisso com o coletivo, então, dentro dessa ideologia irei para esse desafio”.



Brumado: Polícia apreende homem que ameaçava moradores no Bairro São Félix com arma branca

Foto: Luciano Santos l 97News

O fim de semana está bastante movimentado para as polícias civil e militar em Brumado. Ocorrências relevantes estão sendo registradas em vários bairros da cidade. Por volta de 20h30min, a Guarnição de Radiopatrulhamento abordou e deteve um indivíduo que se utilizou de faca para ameaçar populares na Rua Itapetininga, no bairro São Félix.  Os policiais militares imobilizaram e desarmaram Silvano Gonçalves de Oliveira, que foi conduzido e apresentado na sede da Delegacia Territorial de Brumado. A vítima também compareceu à delegacia para registrar o fato.