ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

Cachorro morre após ser esquecido em carro de petshop em Vitória da Conquista

24º Batalhão de Brumado realiza parada comemorativa de promoção a valorização profissional

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios


Conquista: Operação conjunta da PRF e Cipe Sudoeste apreende drogas e arma com brasão da polícia Argentina

Foto: Divulgação l Cipe Sudoeste

Uma operação conjunta das Polícias, Rodoviária Federal e Cipe Sudoeste em Vitória da Conquista, com vistas a coibir o tráfico de drogas e armas na região da BR-116, porta de entrada na Bahia, de materiais ilícitos vindo do Sul e Sudeste do país, principalmente do Estado de Minas Gerais. Na abordagem que aconteceu na manhã desta sexta-feira (10), inclusive com a utilização de cães farejadores, prepostos da PRF e da Cipe, acabaram encontrando em um veículo com placas ABF-9946, de Mato Grosso do Sul, modelo Chevy, os seguintes materiais: 60kg maconha; 17.3 Kg Cocaína; 850g Crack; 1122 munições 9mm; 100 munições 38; 100 munições 357; 01 Pistola Thunder 9mm – Bersa com brasão da Polícia Argentina; 01 revolver Magnum 357. Duas pessoas foram presas na operação. A polícia ainda não divulgou o nome dos envolvidos.

Foto: Divulgação l Cipe Sudoeste


Brumado: ‘Casos envolvendo a Lei Maria da Penha aumentaram de forma assustadora’, afirma delegado da PC

O delegado Dr. Claudio Marques afirmou que os casos envolvendo a Lei Maria da Penha em Brumado são assustadores (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Os casos envolvendo a Lei Maria da Penha que está completando 12 anos, com referência ao município de Brumado até o ano de 2015 eram quase inexistentes, mas, devido a uma campanha feita pela imprensa conjuntamente com a Polícia Civil, existiu um aumento gigantesco desses episódios de violência contra a mulher. Buscando maiores informações sobre esse tema tão inquietante o 97NEWS ouviu o delegado plantonista da 20ª Coorpin, Dr. Claudio Marques o qual relatou números extremamente preocupantes. Falando com muito conhecimento de causa, ele explanou que “até 2015 não tínhamos registros de casos referentes à Lei Maria da Penha, mas devido à conscientização que foi feita pela mídia e pela Polícia Civil, posso afirmar que o aumento dos registros vem acontecendo de forma assustadora”. Questionado por números exatos ele respondeu que “eu não posso afirmar o número exato dos inquéritos por são restritos, mas posso adiantar que em 9 dias do mês de agosto já foram remetidos para a Justiça 60 inquéritos policiais que se enquadram na Lei Maria da Penha, por aí dá para se ter uma base, já que o número mensal pode chegar até 200 num único mês, o que para um município de cerca de 80 mil habitantes é considerado um número expressivo”. Sobre a implantação de uma Delegacia da Mulher em Brumado ele citou que “já passou da hora de termos aqui uma delegacia especializada da mulher, mas, mesmo assim a rede de atendimento funciona de forma satisfatória”.



Luis Eduardo Magalhães: Homem invade casa de vizinha e mantém ela refém com arma na cabeça ao tentar fugir da polícia

Foto: Divulgação l PM

Uma mulher foi feita refém pelo vizinho que fugia da polícia, em Luís Eduardo Magalhães. A mulher conseguiu sair ilesa da ação. De acordo com a Polícia Civil, na quinta-feira (9), policiais foram ao bairro Santa Cruz para cumprir um mandado de prisão por homicídio contra José da Conceição Santos. Ao perceber a presença dos policiais, José fugiu, pulou o muro e invadiu a casa da vizinha. Na casa da mulher, José a manteve refém, com uma arma na cabeça. De acordo com a polícia, o homem atirou contra os policiais, que reagiram e o atingiu na perna. Ferido, José foi levado para o Hospital do Oeste. Não há detalhes do estado de saúde dele, nem quando ele será encaminhado para a prisão. O delegado Leonardo Mendes informou que o mandado de prisão do homem é por conta do homicídio contra Leandro dos Santos, no dia 2 de julho deste ano, o qual José é apontado como autor. Ainda segundo o delegado, a Polícia Civil conseguiu localizar José após o mesmo ter sido denunciado pela companheira por agressão. À polícia, a mulher disse que José deu socos e pontapés nela, além de ter a ameaçado de morte. Diante da situação, a mulher compareceu à delegacia para registrar ocorrência e a polícia iniciou as diligências, que resultaram também no cumprimento do mandado de prisão.



‘Vou devolver o dinheiro gasto com a premiação do Instituto Tiradentes’, afirma vereador Elias Piau

O vereador Elias Piau disse que sentiu enganado e garantiu que irá devolver todo o dinheiro gasto com a premiação (Foto: 97NEWS)

Após da polêmica gerada pela reportagem do Fantástico que desmascarou as premiações dadas a prefeitos e vereadores, onde foi dado um certificado ao jumento chamado "Precioso" de figurar entre os melhores prefeitos do país, vários parlamentares que foram “agraciados” com as honrarias vieram a público informar que irão fazer a devolução de todo o dinheiro que foi gasto com a premiação. Em Brumado, o vereador Elias Piau (PV), por meio de suas redes sociais, comunicou que “faço questão de esclarecer toda essa situação aos meus amigos e leitores, pois sempre fui uma pessoa comprometida com ética” e continuou que “não vou usar o termo compra de mérito, pois não foi assim que aconteceu, pois recebi um convite com cronograma e material explicando como foi feita a pesquisa, então eu mais do que qualquer pessoa me sinto enganado, não tenho como esconder isso ou fingir que não aconteceu”. E num tom mais firme acentuou que “já fiz os trâmites legais para a devolução de todo o valor disponibilizado pela Câmara com os gastos com essa premiação. Peço desculpas por não ter me atentado mais ao fato, estou aqui pronto para responder a qualquer investigação”.



Brumado: Tradicional Festa do Campo Seco I, nesta sexta, sábado e domingo

Foto: Divulgação

Acontece neste final de semana a Tradicional Festa do Campo Seco I, em Brumado. Na sexta-feira, noite Cultural com apresentações de quadrilha, dança, leilão e show com Xavier da Bahia. No sábado (11) o público vai curtir shows com; Celino e Banda, O Cigano Cantador e Thalys. No domingo (12) acontecerá o encontro de Cavaleiros, festa durante todo dia e shows com Jorginho e Jhony Padilha. Vale lembrar que os 3 dias de festa não será cobrada a entrada. Este ano o evento traz uma grande estrutura, com parque de diversões e muito mais. O evento é realizado por Iago Santana promoções e Eventos e Jó jó Coquetéis, apoio da Associação Comunitária do Campo Seco I e do 97NEWS.



Luto: Morre aos 80 anos a mãe do vereador Zé Ribeiro

(Fotocomposição: 97NEWS)

Faleceu às 07h desta sexta-feira (10) em Vitória da Conquista Iraci Ribeiro Neves, mãe do vereador Zé Ribeiro. Ela estava internada na UTI do Hospital de Base e acabou não resistindo a um derrame pleural. Natural de Brumado, nascida no dia 28 de outubro de 1937, ela tinha 80 anos e deixa 8 filhos Ilson, Maria, Iraildes, Ivailde, Ideilde, João, Soledade e José Ribeiro; além de 16 netos e 8 bisnetos. Devido ao falecimento a Câmara de Vereadores de Brumado suspendeu a sessão ordinária de hoje, decretando luto oficial. Todos os edis manifestaram os seus sentimentos de pesares ao vereador Zé Ribeiro. O velório acontecerá na Rua Santo Antônio, 12, no Bairro São Félix e não foi divulgado o horário do sepultamento.

O vereador Zé Ribeiro ao lado de sua mãe que era uma mulher que tinha uma forte religiosidade (Foto: 97NEWS)


Bahia registrou aumento de mortes em ações policiais entre 2016 e 2017; cerca de 90% ocorreram em ações da PM

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Dados revelados nesta quinta-feira (9) pelo 12º Anuário Brasileiro de Segurança Pública apontam que a Bahia registrou, entre 2016 e 2017, um aumento de 212 mortes em ações policiais ocorridas no período. De acordo com o levantamento, ocorreram 456 casos no primeiro ano. Já no segundo, foram registradas 668 ocorrências. Com isso, o estado é o terceiro com maior número de mortes em decorrências de ações policiais. Das mortes provocadas por policiais na Bahia, cerca de 90% ocorreram em operações da Polícia Militar. De acordo com as informações do levantamento, em 2016 foram registrados 412 casos. Já em 2017, ocorreram 610, seguindo o aumento entre os dois anos. Em relação a morte de policiais na Bahia, o número total também teve um aumento no período, contudo, a quantidade é cerca de 80% menor que os casos de mortes ocorridas em ações policiais. Segundo os dados, no primeiro ano ocorreram 15 mortes de policiais, contra 18 no segundo. Destas, a maioria é de policiais militares, com 12 mortes nos dois anos. No entanto, em 2017, nenhuma das mortes ocorreu enquanto os policiais estavam em serviço. Em nota, a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) informou que o "policial baiano responderá sempre de maneira enérgica e proporcional a ataques de criminosos, e que a legítima defesa dele e da sociedade é amparada legalmente". No comunicado, a SSP informou, ainda, que, nos casos onde policiais agiram à margem da lei, inquéritos foram instaurados, resultando em prisões e expulsões das respectivas corporações.



Dia do Basta nesta sexta-feira (10) pode ter paralisação parcial das agências bancárias

O movimento nas agências bancárias de Brumado nesta sexta-feira é intenso (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Denomiado como “Dia do Basta”, bancários realizam nesta sexta-feira (10) ato nacional organizado pelas principais centrais sindicais e por movimentos sociais como resposta contra o desemprego e pela manutenção dos direitos conquistados. Neste dia, as agências bancárias de Conquista e região terão a abertura retardada em uma hora, conforme deliberação da maioria dos presentes na assembleia. A ação fará parte também do calendário de luta dos trabalhadores bancários contra as negativas e retiradas dos direitos impostas por banqueiros e governo.Segundo a categoria está existindo descaso por parte da Fenaban, então, diante disso, os bancários devem se posicionar firmemente e participar desta luta que é pela manutenção dos nossos postos de empregos e direitos e contra o desmonte das empresas públicas. Em Brumado, a paralisação quase não está ocorrendo, mas agências estão com forte movimento de pessoas. 



Câmara de Vereadores de Brumado suspende sessão em razão de falecimento da mãe do vereador José Ribeiro

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Brumado foi suspensa na manhã desta sexta-feira, 10 de agosto, logo após a leitura da ata da sessão anterior, em razão do falecimento da mãe do vereador Jose Ribeiro Neves. A senhora Iraci Ribeiro Neves faleceu na cidade de Vitoria da Conquista, onde se encontrava internada, deixando a todos bastante consternados. O presidente da Câmara de Vereadores, vereador Léo Vasconcelos e todos os vereadores que compõem a Casa Legislativa externam suas condolências ao vereador José Ribeiro Neves pela incomensurável perda, rogando a Deus para que conforte a todos da família.



Primeiro debate presidencial tem tom morno e poucos ataques

Foto: Reprodução l TV Band

Em um primeiro debate morno, promovido pela Bandeirantes, os candidatos à Presidência evitaram, com algumas exceções, ataques diretos e trazer temas polêmicos à tona na noite desta quinta (9). Presidenciáveis como Geraldo Alckmin (PSDB) e Ciro Gomes (PDT) não foram confrontados com seus pontos fracos, como o escândalo da Dersa, no caso do ex-governador de São Paulo, ou o temperamento explosivo do ex-governador do Ceará. A ausência de Lula, preso em Curitiba por corrupção e lavagem de dinheiro, contribuiu para um embate menos caloroso. Nesse cenário, Guilherme Boulos, do PSOL, tentou assumir o papel de porta-voz da esquerda e se apresentou como “do partido de Marielle Franco”, vereadora assassinada no Rio de Janeiro em março. Foi ele, inclusive, que protagonizou um dos únicos confrontos em que o tom das acusações se elevou. Boulos questionou Jair Bolsonaro (PSL) sobre a funcionária de seu gabinete Walderice Santos da Conceição, que, segundo mostrou a Folha de S. Paulo, trabalha num comércio de açaí em Angra dos Reis, onde o deputado federal tem uma casa. Além de Boulos, o Cabo Daciolo (Patriota) também destoou do clima mais ameno, atirando sobre praticamente todos os opositores. Segundo a assessoria da Bandeirantes, o debate teve pico de 7,5 pontos de audiência, segundo o Ibope, e média de 6,1 pontos na Grande São Paulo. Cada ponto representa 71.855 casas ou 201.061 telespectadores.



Brumado: Será lançado nesta sexta (10) o projeto 'Escolas Culturais' no CEEP

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A cidade de Brumado será a 16ª a receber o projeto Escolas Culturais, que será lançado, nesta sexta-feira (10), no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão e Meio Ambiente, às 9 horas. Implantado pelo Estado da Bahia, o projeto Escolas Culturais objetiva promover o protagonismo estudantil, além de reconhecer e requalificar a escola como um espaço de circulação e produção da diversidade cultural do Território de Identidade onde está inserida. A iniciativa potencializa as experiências artísticas e culturais já existentes nas unidades escolares e fomenta novas atividades. O projeto, que também já foi lançado em Jequié, Ilhéus, Itabuna, Juazeiro, Gandu, Bom Jesus da Lapa, Feira de Santana, Itaberaba, Teixeira de Freitas, Guanambi, Seabra, Ipiaú, Irecê, Santo Antônio de Jesus e Itapetinga, é resultado de parceria entre as Secretarias da Educação, de Cultura (SECULT), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e Casa Civil.  



Brumado: Jovem é preso acusado de roubar moto que estava apreendida no pátio do Ciretran; comparsa conseguiu fugir

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um jovem foi preso nesta quinta-feira (9), acusado de roubar junto com outro comparsa uma motocicleta do pátio da 18ª Ciretran, em Brumado. Segundo a Polícia, a prisão teve início quando a PM recebeu informações relatando que indivíduos haviam entrado no local e, roubaram uma das motocicletas que estavam apreendidas. Os policiais iniciaram as buscas e localizou os acusados e a moto com placas JQG-4736 na Avenida Coronel Santos, no bairro São Felix, por volta das 19h. Com a aproximação da viatura, eles abandonaram o veículo e fugiram pulando os muros das residências próximas. Um adolescente foi apreendido e o outro rapaz conseguiu fugir. No local, a guarnição encontrou ainda uma porção de maconha e um separador de ervas. Por essas circunstâncias, a substância e a moto foram levadas e entregues na sede da Delegacia Territorial de Brumado, onde o fato foi registrado.

 



Brumado: Policiais civis deixarão de receber

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Policiais civis lotados na 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (20ª Coorpin) de Brumado, receberam nesta quinta-feira (9) uma triste notícia, a empresa RHI Magnesita que fornecia dez marmitex por dia para os servidores, deixará de fornecer gratuitamente a famosa "quentinha" para os agentes e delegados da unidade. Segundo apurou o site 97NEWS, as quentinhas já eram fornecidas há vários anos pela empresa Magnesita S.A, mas com a venda da mineradora, passando inclusive a se chamar RHI Magnesita, a nova diretoria mandou cortar custos, afetando inclusive a doação de marmitex que era feita pela empresa, direto da cozinha industrial, localizada na Vila Catiboaba, as margens da BR-030, no km 9. A nossa equipe tentou falar via e-mail com o setor de RH da empresa, mas não obtivemos sucesso, mas segundo alguns policiais ligadas a 20ª Coorpin, a empresa não informou o motivo do encerramento das doações, apenas deu ordens diretas a coordenadora da cozinha que encerrasse o fornecimento. Alguns agentes da Delegacia de Brumado relataram a nossa equipe que alguns podem até achar que isso não é nada, mas segundo eles, no fim do mês, isso afetará muito o servidor público. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

"Temos o nosso salário, recebemos até vale alimentação, mas se for considerar que muitos aqui moram fora da cidade, o custo é alto", comentou um investigador. Indo além dos questionamentos, outro colega de categoria comentou, "imagine você pagar todo dia um marmitex desse que gira em torno de R$ 12, pra muitos não é nada, mas pra gente é, somando no fim do mês aumenta e muito o custo", relatou outro policial, que fez questão de elogiar a empresa nesses vários anos de parceria. A polícia civil informou ainda que esses marmitex não fazem parte do contrato que o governo do estado tem com outra empresa, fornecedora dos marmitex para os presos. "Ressaltamos que a alimentação dos presos não tem nada a ver com essa doação que era feita pela empresa, os presos continuam recebendo sua alimentação fornecida pelo Estado", disse um investigador.



Prefeitura e SESAB irão realizar exames gratuitos de Mamografia

(Divulgação)

A detecção precoce é considerada a chave para o tratamento bem-sucedido da mamografia, já que descobrir o câncer de mama antes que seja detectável pelo exame clínico é um diagnóstico muito favorável. Embora o autoexame seja importante, ele não ajuda no diagnóstico precoce da doença, como muitas mulheres imaginam. Então diante disso a realização do exame de mamografia a partir das mulheres que estão na faixa etária entre os 50 e 60 anos. Buscando ampliar a oferta deste serviço tão importante para as mulheres, as secretarias de saúde do estado e da prefeitura de Brumado irão realizar a partir do dia 13 de agosto o rastreamento do câncer de mama para as mulheres que estejam na faixa etária supracitada. Os exames serão feitos no Ginásio Municipal Antônio Alves Ribeiro e irão até o dia 29.



Brincadeira de mau gosto: Empresário atira em pé de funcionário e é preso no Ceará

Foto: Reprodução l Vídeo

Uma brincadeira de mau gosto acabou levando a prisão de um empresário de 30 anos na cidade de Juazeiro do Norte (CE). O Promoter identificado como Yuri Bruno Alencar Araújo, de 30 anos, conhecido como Yuri do Paredão, foi preso no início da semana e está na Cadeia Pública da cidade. O empresário foi filmado enquanto “brincava” de atirar contra o chão, próximo aos pés do seu próprio caseiro, em uma chácara na zona rural no município. O vídeo que viralizou na internet, chamou a atenção das autoridades. Yuri, acabou sendo preso à pedido da Justiça. Além disso, o Ministério Público do Ceará certificou que o empresário não possui o registro da arma usada na brincadeira. De acordo com a Polícia Civil, a arma foi apreendida e ele foi autuado por porte ilegal de arma de fogo e disparos de arma de fogo. No vídeo é possível ver que o empresário atirou várias vezes contra os pés do funcionário. A polícia não informou a identidade do caseiro e nem se algum tiro o acertou. Ainda segundo a Polícia, as investigações continuam.



Carro da Secretaria de Educação de Rio do Antônio foi roubado nesta quarta-feira (08); veja vídeo

Imagens de sistema de monitoramento flagraram o momento do furto do veículo (Fotos: 97NEWS)

Apesar do roubo e furto de roubos de veículos terem, segundo as informações da Polícia da região, diminuído, esse tipo de delito ainda continua acontecendo. Dento desta atividade criminal, mais uma ação ocorreu no município de Rio do Antônio na madrugada desta quarta-feira (08), a qual chamou a atenção, já que o veículo roubado foi um carro oficial que pertence à Secretaria Municipal de Educação. O furto aconteceu em frente da casa de um motorista do referido órgão. Segundo as informações passadas pela assessoria da prefeitura municipal, as imagens do furto foram gravadas pelo sistema de monitoramento eletrônico e as pistas já foram seguidas e foi obtido o trajeto que os marginais seguiram que foi em sentido a Caculé. A Polícia está no encalço dos bandidos, mas até o momento o veículo um Gol Vermelho placa OLD 4839 não foi recuperado. Veja o vídeo abaixo que mostra o momento do furto: 



Brumado: TG e PM realizam parceria para instrução de manuseio e manutenção de fuzil FAL

(Foto: Divulgação 34ª CIPM)

Devido ao crescimento da criminalidade as autoridades policiais e militares vêm se reforçando em suas reservas bélicas, já que os bandidos se mostram cada vez mais bem armados. Diante disso várias ações vêm sendo realizadas para capacitar e atualizar as referidas tropas em Brumado, numa nova dinâmica que vem sendo operacionalizada pelo comando da 34ª CIPM e pela direção do TG. Na manhã desta quinta-feira (09) mais uma ação nesse sentido foi realizada com o Tiro de Guerra, onde os integrantes do TG receberam orientação do ST EB Edmundo para instrução e manutenção de primeiro escalão do fuzil automático leve (FAL). É uma parceria entre os dois órgãos, tendo a 34ª CIPM cedido o espaço e o armamento necessário.

A instrução foi realizada pelo ST EB Edmundo (Foto: Divulgação 34ª CIPM)


Brumado: Após oito anos de espera, esgotamento sanitário mudará a realidade do bairro Jardim de Alah

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A universalização dos sistemas de esgotamento é o "Tema" em boa parte das cidades baianas, que ainda no século 21 não é realidade para todos. Em Brumado, apesar de um grande impasse entre a administração pública e a Embasa, a prefeitura vem fazendo o seu papel -- mesmo que essa realidade não chegue a toda população --. Realidade essa como no bairro Jardim de Alah, que agora chega como bom presente para o mês dos pais. Para quem viu o bairro crescer e também acompanhou de perto os problemas, o aposentado Joílson Rodrigues da Silva (48) conversou com o 97NEWS e diz, “quando mudei pra cá, o bairro tinha muitos problemas. Sempre que chovia a rua ficava intransitável, isso sem falar nas casas que não tem fossas. Quando a água da chuva se juntava ao esgoto da rua, o mau cheiro e doenças eram muito comuns”, conta. A obra possibilitará que as famílias do bairro Jardim de Alah tenha sua rede de esgoto, evitando doenças com o acúmulo de dejetos na via. “Depois que a obra for concluída muitas famílias vão ligar suas casas na rede de esgoto e isso vai melhorar muito as coisas”, relatou dona Maria Almeida, outra moradora da localidade.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Quem também ficou feliz com o sistema de esgoto foi Aldenora Lima Delgado, moradora do bairro há 5 anos. “Depois que ligarem minha casa na rede, não terá mau cheiro”. Ela entende a importância da cobrança do esgotamento sanitário, por ser tratar de saúde pública. "Há 5 anos, tinha o sonho de ver minha rua calçada". Ela conta que nos dias de chuva a lama invade a rua, dificultando a limpeza da casa. Já no verão, a poeira invadia tudo e até provocava problemas respiratórios nas crianças, "meu filho de 4 anos sofre com essa poeira, todo mês é remédio, e agente não tem condições de comprar sempre. Mas com essa obra agora, tudo vai mudar", disse alegre sabendo que, além do esgotamento, o bairro vai receber pavimentação. Seu Gonçalo Rodrigues, 64 anos, mora há 9 no bairro, Ele conta que se mudou para o local quando ainda era mato. "Quando cheguei aqui, não era bairro planejado. Em seguida planejaram e hoje a chegada do esgoto e calçamento é um desejo antigo de quem mora aqui”, conclui. Segundo os encarregados da obra, a conclusão é de que até o fim do mês de setembro a obra seja concluída.



Bancários de Conquista e região participarão do Dia do Basta nesta sexta-feira (10)

Foto: Divulgação

Bancários e bancárias rejeitaram em assembleia, realizada na noite desta quarta-feira (8) na sede do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, a contraproposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) na terça-feira (7), que não atendeu as reivindicações dos bancários. Foi oferecido à categoria apenas a reposição de inflação do período para os salários, PLR, vales e demais verbas econômicas e anunciado que irão retirar a cláusula da CCT que possibilita o abono ou compensação dos dias parados de greve e não garantiram que os bancários não serão substituídos por trabalhadores contratados de forma precarizada. Durante a reunião, foi definida a participação da categoria no “Dia do Basta” na próxima sexta-feira (10) – ato nacional organizado pelas principais centrais sindicais e por movimentos sociais como resposta contra o desemprego e pela manutenção dos direitos conquistados. Neste dia, as agências bancárias de Conquista e região terão a abertura retardada em uma hora, conforme deliberação da maioria dos presentes na assembleia. A ação fará parte também do calendário de luta dos trabalhadores bancários contra as negativas e retiradas dos direitos impostas por banqueiros e governo. O presidente do SEEB/VCR, Paulo Barrocas, ressaltou a necessidade da adesão da categoria às mobilizações nesta Campanha Nacional dos Bancários. “Os bancos não estão brincando nas negociações. Diante do descaso da Fenaban, os bancários devem se posicionar firmemente e participar desta luta que é pela manutenção dos nossos postos de empregos e direitos e contra o desmonte das empresas públicas”, afirma Barrocas.



4ª Edição da Habitus Cycle Endurance reuniu mais de 130 ciclistas de Brumado e Região

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A 4ª Edição da Habitus Cycle Endurance foi realizada no último domingo (05), em Brumado, e reuniu mais de 130 ciclistas de Brumado e Região. O percurso de 120 quilômetros exigiu muita habilidade e resistência dos ciclistas, passando por estradas com muita areia, pedra, subidas, descidas e outros desafios. A concentração para a saída aconteceu às 05h na Praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura), onde foi servido um delicioso café da manhã para todos os participantes. A largada ocorreu pontualmente às 06h com trechos na zona rural de Brumado e Malhada de Pedras. Durante o percusso houve parada para hidratação e alimentação. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O desafio com 12 horas de pedal foi intenso e de muito calor, mas mesmo assim, segundo os idealizadores, foi um sucesso. "Não se trata de uma competição, mas um passeio em forma de desafio, pois exige dos participantes muita dedicação", comentou André Luiz. De volta à Brumado, todos os ciclistas percorreram a Avenida Centenário, Av. Dr. Guilherme Dias, com chegada na Praça da Prefeitura, onde foram recebidos com música ao vivo. Todos os participantes receberam troféus de participação. A expectativa para 2019, é que, cerca de 150 participantes se inscrevam para o Habitus Cycle Endurance.