ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas


Padaria oferece pães para quem não pode pagar: 'Se você não tiver dinheiro para comprar pão, pode retirar o seu aqui'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma mesa na porta de uma padaria com o seguinte recado: "Se você não tiver para comprar pão, pode retirar aqui". Essa foi a forma que o empresário Henrique Cruz encontrou para ajudar aqueles que não têm o que comer, principalmente durante a pandemia, quando muitos perderam o emprego. Ele e outro sócio Mailson, são donos de uma panificadora em Brumado e a ideia, segundo ele, surgiu através da esposa do Mailson, Michele ao ver outras iniciativas espalhadas pelo Brasil. "A gente não pensou duas vezes, eu concordei com ela porque, seria muito egoismo de nossa parte a gente jogar dora o que seria sustento do outro. E não é coisa ruim não, são produtos de primeira qualidade que estão ai disponíveis pra quem realmente necessitar", disse o empresário. Em média, a padaria produz cerca de mil pães por dia para comercializar. Mesmo começando as atividades há dois meses e em meio a pandemia, o ato de solidariedade de doar parte dos pães repercutiu. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

As doações ficam o dia todo, em cima desta mesa para alimentar quem passa pelo local. A experiência surpreendeu até o empresário, que ficou emocionado. "Hoje [23] que colocamos esta mesa, e para a nossa surpresa os clientes aproaram a ideia e logo viralizou na internet. E mas uma vez eu falo, quem precisar mesmo pode levar, não é pra ficar aqui na mesa em forma de enfeite", disse o empresário. Para Thamires, que trabalha no administrativo da padaria, a reação das pessoas trás gratidão. "Eu vejo como uma gratidão a Deus, estamos vendo ai pessoas passando necessidades, mas essa fase vai passar com fé em Deus", disse. Para quem realmente precisa, o kit disponível na padaria Pão Delícia que fica localizada na Rua Coronel Paulino Chaves (próximo a Praça do Jurema), vem com seis pães de sal.



Bahia ultrapassa a marca de 1 milhão de baianos vacinados contra a Covid-19

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Nesta terça-feira (23) a Bahia ultrapassou a marca de 1 milhão de baianos vacinados com a primeira dose da vacina contra o coronavírus (Covid-19). A Bahia é o terceiro estado do Brasil em número de doses aplicadas, tendo recebido 2.039.600 doses entre Coronavac e Oxford, desde o dia 18 de janeiro, quando chegou a primeira remessa. Na avaliação do secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “o número de 1.009.958 baianos vacinados representa uma esperança para a sociedade e, em breve, com a chegada da vacina Sputnik V adquirida pelo governador, avançaremos mais rápido na imunização”, ressalta o secretário. O titular da pasta estadual da Saúde afirma que com a chegada de 9,7 milhões de doses da Sputnik V a partir de abril, mediante a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), “será possível imunizar todos os idosos acima de 60 anos e profissionais das áreas de educação e segurança”, afirma Vilas-Boas. 



Hackers invadem site da Sefaz Bahia e página está indisponível

Foto: Reprodução

O site da Secretaria de Estado da Fazenda da Bahia (Sefaz-BA) foi invadido por hackers nesta terça-feira (23). A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) foi acionada para investigar o caso. Na página inicial, a mensagem diz: "Site SEFAZ BA indisponível temporariamente. Por favor retorne mais tarde". Segundo informações, o ataque ocorreu ainda no início da manhã e foi interrompido por volta das 9h. Após a invasão, o acesso ao site foi interrompido para que técnicos realizem intervenções na plataforma digital. De acordo com o que apurou o site 97NEWS o ataque se restringiu ao sistema de apresentação do site e garantiu que os bancos de dados da Sefaz não foram violados. 

 



Brumado: RHI Magnesita bombeia água da mina de Pedra Preta para comunidade de Lagoa dos Algodões

Volume chega a 50.000 litros/hora - Foto: Divulgação

Em Brumado, por meio do projeto “O poder da água para transformar vidas” uma tubulação que bombeia água do fundo da mina de Pedra Preta para um reservatório na comunidade Lagoa dos Algodões. Segundo informou a empresa ao site 97NEWS, nos momentos de bombeamento, o volume chega a 50.000 litros/hora. De acordo com a mineradora, a iniciativa permite que as famílias que vivem em Pedra Petra -- aproximadamente 46 pessoas -- tenham água durante os 12 meses do ano. O recurso é direcionado ao plantio de hortaliças e ao consumo do rebanho animal, contribuindo diretamente para a subsistência e geração de renda da comunidade. 

 

Foto: Divulgação

Confoorme  a RHI Magnesita, ela se comprometeu a mapear as unidades com possíveis escassez de água para estabelecer metas que tenham impactos positivos, tanto para as pessoas, quanto para o meio ambiente e que minimizem ao máximo, o problema da escassez de água. “Em Brumado, especialmente, podemos contribuir de forma direta com o meio ambiente e com a comunidade, a partir da produção de receita e economia para os cidadãos de Pedra Petra”, destaca Lucilla Soledade, especialista de sustentabilidade e comunicação. Este ano, a estimativa da mineradora é de que o bombeamento chegue a 18.000.000 litros/mês, iniciando em abril. A empresa ainda afirmou que somente no Brasil, as unidades de mineração realizam uma recirculação de 92% da água utilizada em seus processos. "Todas as fontes de captações e consumos são acompanhadas por instrumentos de monitoramentos, e essa ação provoca um consumo racional hídrico, diminuindo desperdício e aumentando a eficiência de consumo de água nas plantas", disse em nota.



Eunápolis: Bebê achado em saco de lixo passa bem após ser resgatado por garis

Foto: Reprodução

O recém-nascido encontrado dentro de um saco de lixo em Eunápolis, na Costa do Descobrimento, segue internado no Hospital Regional nesta terça-feira (23). O bebê foi encontrado por dois garis na noite da última sexta-feira (19) quando trabalhavam no bairro Alecrim 2. Os dois trabalhadores perceberam um gemido em um saco e antes de jogá-lo no carro coletor, foram verificar e acabaram descobrindo que era um bebê que estava dentro o recipiente. O recém-nascido ainda tinha o cordão umbilical. Uma ambulância do Samu levou o bebê até o hospital. O bebê, de pouco mais de um quilo e meio, havia nascido há cerca de duas horas. Ele chegou ao hospital com hipotermia, ou seja, com a temperatura do organismo igual ou abaixo de 35 graus, o que inspirava cuidados. Conforme o Hospital, devido ao risco de infecção foi preciso ministrar antibióticos e coletar sangue para exames. O bebê reagiu bem ao tratamento e o estado de saúde dele é considerado estável.



WSouza Sistemas abre sugestões para nova versão do AVA Bravo!: Pais, alunos, professores e coordenadores podem participar

Foto: Divulgação

A WSouza Sistemas irá lançar a versão 2.0 do AVA Bravo! – A ferramenta de aulas remotas do seu município. Participe enviando sugestões de como podemos melhorar ainda mais esta importante ferramenta de ensino a distância. Entre os dias 22 e 26 de março estaremos ouvindo as sugestões de pais, alunos, professores e coordenadores. Para enviar sugestões acesse: www.sistemagestaoescolar.com.br/ava20.



Supermercados de Brumado na mira da ADAB; 'estão rotulando e embalando carne como se fosse industrializada'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O médico veterinário e fiscal da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), Clemente Fernandes Alves, em entrevista ao site 97NEWS, destacou que a ADAB vem realizando fiscalização continua dos estabelecimentos que vendem carne em Brumado. E uma das características que vem sendo flagrada, segundo o fiscal, é a embalagem e rotulação de carnes nos supermercados, como se os produtos fossem de origem industrial. "O que a gente vem observando nos supermercados, além da carne clandestina em alguns estabelecimentos, eles estão embalando e rotulando essa carne como como se fossem industrializadas. E isso é crime, só quem pode rotular e embalar são às indústrias, em procedimento a vaco. Além disso, o fabricante especifica o dia, mês e ano desse produto", disse Fernandes. Ele ressalta que existem as peças industrializadas, no entanto, os estabelecimentos, a partir do momento em que a peça é cortada, ela não pode ser embalada em lotes separados. "A peça original com o selo, mesmo depois de fatiada ou cortada, ele tem obrigação de manter o selo, para quando haver uma fiscalização, nós termos como conferir a origem", diz. Questionado se seriam todos os estabelecimentos, Clemente destacou que 90% dos comerciantes de Brumado seguem as medidas estabelecidas em Lei, mas que cerca de 10% ainda insistem na clandestinidade. "Nós vamos fiscalizar, embalar produto como se fosse rotulado por uma indústria é crime, dá cadeia", afirma o veterinário e fiscal. Fernandes destacou que a ADAB trabalha muito com denuncias e que todos podem estar colaborando para que a apreensão desse tipo seja feito com maior frequência. "Nós estamos funcionando no posto do SAC, situado na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, no número 300, no centro da cidade. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 07h às 13h. Questionado se a população pode ficar tranquila com relação a compra de carne nos supermercados, Clemente disse que sim, embora a fiscalização na venda direta ao consumidor fica a cargo da Vigilância Sanitária. "Essa atribuição é da Vigilância de Brumado, nós damos um apoio, mas podem ficar tranquilos, a maioria dos supermercados funcionam dentro da Lei", pontuou.



Dr. Augusto Nunes, infectologista, estará atuando em Brumado na Clínica Mais Vida

Foto: Divulgação

A pandemia causada pelo coronavírus trouxe ao conhecimento de toda população o trabalho de um profissional com uma especialidade médica pouca conhecida anteriormente: a de um infectologista. Mediante essa necessidade, a Clínica Mais Vida sempre cumprindo com sua missão de servir a toda comunidade brumadense e da região com o que há de melhor na prestação de serviços médicos firmou parceria com o médico infectologista, Dr. Augusto Nunes. O médico infectologista é um profissional de saúde voltado para tratamento de processos/ doenças infecciosas que acometem o corpo humano em seus diversos órgãos. Com o advento da disseminação da COVID- 19 tornou-se o especialista mais preparado com as melhores condutas em relação a orientação das medidas protetivas, prevenção e o adequado monitoramento/acompanhamento da doença, aliado a outros colegas que tem contato com pacientes da COVID 19. Dr. Augusto Nunes ressalta que o infectologista trata das doenças causadas por fungos, bactérias, vírus, sendo importante a conscientização de todos sobre a prevenção dessas patologias com processos simples de higiene, medidas de biossegurança, que aprendemos durante a vida e que tem sido tão importante no combate a COVID 19. Pontua que os maiores desafios dos infectologistas é a conscientização da população, que devem ser mais consistentes na autodeterminação em relação as medidas de proteção, que as pessoas precisam adquirir e absorver essas informações para contenção e redução da disseminação entre os indivíduos do coronavírus. É importante a união entre os poderes e a sociedade, o cuidado com o próximo, a empatia e a vacinação em massa para a redução definitiva do Coronavírus e da mortalidade. Dr. Augusto Nunes atua como médico do corpo clínico do Hospital Geral de Vitória da Conquista, é professor em medicina interna e epidemiologia, atua também na organização dos serviços de saúde durante a pandemia 2020/2021 e iniciará seu trabalho em Brumado, na Clínica Mais Vida no próximo dia 25 de março. Prevenção é fundamental para manter a sua saúde em dia! Não deixe de buscar um especialista sempre que perceber qualquer mudança no seu corpo. Faça seus exames na Clínica Mais Vida! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



3 em cada 10 mortes de covid no Brasil são de jovens e adultos, mostra levantamento

Foto: Reprodução

Um levantamento feito pelo site UOL com base nos números fornecidos no portal da transparência da Arpen (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais) mostra que as mortes de jovens por Covid-19 no Brasil aumentaram consideravelmente. Em março, o percentual de pessoas que morreram sem atingir os 60 anos saltou 35% em relação ao registrado no ano passado. Em 2020, os óbitos entre a faixa etária até 59 anos representavam 22,9% do total pela covid-19. Agora, são 31% do total. Os maiores aumentos ocorreram na faixa de 30 a 39 anos e entre 40 e 49 anos. A quantidade de óbitos entre crianças e adolescentes permanece praticamente estável e não alcança nem 1% dos casos. A tendência é que a morte de jovens continue aumentando no país, principalmente com o avanço da vacinação da população idosa.



Vacinas reservadas só devem ser usadas para 2ª dose, alerta Sesab

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde do Estado alertou municípios da Bahia a um erro cometido pelo Ministério da Saúde no domingo (21). Em nota, a pasta orientou que as prefeituras passassem a usar as vacinas reservadas à segunda dose no calendário vacinal para aumentar o número de imunizados. Em nota, a Sesab afirmou que recebeu a nota com surpresa e a decisão contraria o acordo firmado em reunião técnica com estados e municípios no dia 19 de março. “A orientação correta a ser observada é a seguinte: somente as vacinas Coronavac/Butantan entregues nos dias 17 e 20 de março (8ª e 9ª pautas de distribuição) devem ser integralmente utilizadas como primeira dose, conforme acordado”. A pasta elucida que não é possível a utilização de todo o estoque existente, pois as doses distribuídas em etapas anteriores já estão sendo utilizadas como segunda dose, garantindo assim, a imunização em 28 dias, conforme previsto no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, pela fabricante da vacina. 



Idosos com 73 anos começam a ser vacinados nesta terça-feira (23) em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os idosos com 73 anos ou mais que residem em Brumado terão acesso a primeira dose da vacina contra Covid-19 a partir desta terça-feira (23). Na parte da manhã, o horário será das 09 às 11h30. No período da tarde, o atendimento é das 14h às 16h30. Os profissionais de saúde continuam sendo imunizados. Os postos de vacinação são: CMEAS; Escola Graça de Assis e Escola Zilda Neves. Os pacientes devem levar o cartão de vacinação, documento de identidade, CPF ou CNS.

Foto: Divulgação


Brumado totaliza 104 óbitos por conta da Covid-19 e número de casos ativos chega a 743

Foto: Divulgação

Na segunda-feira (22), o município de Brumado registrou 6.451 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 16.347. Entre os diagnósticos: 57 internações, 104 óbitos, 743 pacientes em tratamento e 5.604 recuperados. No momento, 164 ainda aguardam resultado laboratorial e 8.433 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Mulher bate em carro e deixa bilhete para dono pedindo 'desculpas'

Foto: Reprodução l Rede Social

Uma mulher bateu no carro de um homem dentro de um supermercado e deixou um bilhete se desculpando antes de ir embora, no último sábado (20), em Aparecida de Goiânia (GO). A motorista Raissa Carolina da Silva não tem como hábito estacionar o veículo no estacionamento do mercado. Quando o fez, colidiu com o carro de um homem, mas deixou um bilhete mostrando arrependimento e informando o número do seu telefone. "Bati no seu carro. Fiquei aguardando, porém não chegou ninguém. Desculpas", escreveu a mulher no bilhete que foi fotografado por Otávio Augusto Reis, proprietário do veículo batido. "Eu fui fazer compra. Inventei de estacionar o carro dentro do estacionamento do supermercado, e eu não tenho esse costume, e aí sem querer eu esbarrei no carro do rapaz. Quando eu olhei o estrago no meu carro e do moço... Nossa! Aí eu fiquei mais chorona". contou.

 

Foto: Divulgação

A vítima reparou nos danos na dianteira na lataria do veículo somente depois de ler o bilhete e se surpreendeu com a ação de Raissa. Ele lembra que o mesmo aconteceu com seu carro no mês passado, mas o infrator não assumiu o débito. "No mês passado bateram no meu carro, amassou a porta, a pessoa que bateu no carro foi embora e eu tive que arcar com o conserto de R$ 1 mil. Ela não, ela veio até mim, passou o bilhete e deu na hora o dinheiro do conserto", reconheceu Otávio. O reparo nos veículos ficou em R$ 900. "Estou até em paz comigo mesma. É uma coisa que tenho: a minha honestidade. Independente se estou certa ou errada, eu sempre vou estar assumindo meus erros. Mesmo que eu estivesse sem dinheiro para pagar eu não ia deixar ele no prejuízo", explicou Raissa.



Internados com casos graves da Covid-19 superam 1.200 pela primeira vez na Bahia

Foto: Reprodução

O número de pacientes internados com casos graves da Covid-19 subiu mais uma vez, na segunda-feira (22), e chegou a 1.225 pessoas, sendo 1.203 em leitos de terapia intensiva para adultos e 22 em UTIs pediátricas, conforme dados publicados no boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). A ocupação das UTIs para adultos chegou a 87%, enquanto os leitos de terapia intensiva para crianças tem taxa de 61%. Na enfermaria regular, 68% das vagas estão ocupadas, enquanto a enfermaria pediátrica registra 72%. Nas últimas 24 horas, a Sesab notificou 1.598 novas contaminações e 125 mortes por Covid-19. Com isso, a Bahia acumula agora, desde o início da pandemia, 770.430 casos confirmados e 14.224 óbitos em decorrência da doença. Por outro lado, os casos ativos da Covid-19 caíram pelo terceiro dia consecutivo. Depois da Sesab registrar 18.154 na sexta-feira (19), oscilar para 17.953 no sábado (20) e cair para 16.766 no domingo (21), o número de contaminados chegou a 15.772 na segunda-feira (22). 



Renato Santos é expulso do partido PODEMOS por infidelidade; partido irá pedir mandato do vereador

Foto: Divulgação

Por unanimidade, o Conselho de Ética e Comissão do partido PODEMOS de Brumado decidiu pela expulsão do vereador Renato Santos Teixeira. Em ofício encaminhado ao presidente da Câmara de Vereadores, José Carlos Marques Pessoa (PSB) nesta segunda-feira (22), o presidente do partido, Aurino Rocha Silva Filho comunicou ao Legislativo sobre seu afastamento da legenda. O ato da Comissão de Ética foi referendado pelo Diretório Municipal, por cinco membros integrantes no última dia 16 de março, ato registrado em Ata de nº 02/2021. Assinaram no documento, Jarbas Barbosa Caíres, Secretário do partido, Aurino Rocha Silva, presidente, Doralice Cardoso Marques, vice presidente, Paulo Esdras Oliveira da Silva Júnior, tesoureiro e Cícero Vieira Júnior, vogal do PODEMOS. O partido afirma ainda que o mandato pertence ao PODEMOS e o político Renato Santos não possui votos suficientes para ter uma cadeira na Câmara sem contar com a votação da legenda. A expulsão por infidelidade partidária deveu-se pela divulgação de um vídeo ainda na campanha eleitoral de 2020 no qual o candidato Renato Santos divulgou apoio ao candidato Dr. Geraldo Azevedo (PP), sendo que o candidato a vice-prefeito Dr. Aurino estava em campanha pelo PODEMOS. O processo de expulsão seguiu para o Conselho de Ética do partido, que segundo a legenda, deu direito a ampla defesa ao acusado antes da expulsão. "Toda ação tem consequências e Renato agiu imaginando que a divulgação do vídeo publicado em suas redes sociais e nas redes de Dr. Geraldo só traria muitos votos e nada aconteceria posteriormente devido à impunidade", disse em nota o partido. Caso o mandato do vereador Renato Santos (agora sem partido) seja cassado, o primeiro suplente é Agno Meira, ex-vereador de Brumado.



Brumado: Administrador de cemitérios relata filas de enterros no mês de março

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em entrevista ao site 97NEWS, o administrador de cemitérios de Brumado, Américo Brito, o seu "Beco" relatou filas de enterros de vítimas da Covid-19 no mês de março. Segundo ele, a falta de equipe pela Prefeitura atrasa o trabalho em um momento de alta demanda pelo aumento do número de óbitos na pandemia. No último dia 15 de março, a cidade registrou 7 óbitos em 24 horas (veja aqui). No sábado, três dias antes, a Capital do Minério já havia registrado quatro óbitos em 24 horas. Já no dia 18 de março foram três óbitos em 24 horas (veja aqui). Com o aumento de mortes na cidade, seu Beco chegou a afirmar que faltaram covas durante sepultamentos. "Muitos não querem enterrar na terra, eles [parentes das vítimas] querem na gaveta, mas não temos funcionários pra essa demanda", disse Américo durante o pico de mortes na última semana. Já neste final de semana, os óbitos caíram em Brumado. Entre sexta-feira (19) e domingo (21), a cidade registrou um óbito no sábado, dia 20. Nesse mesmo dia, os casos ativos saltaram de 649 na sexta para 704 no sábado, ou seja, 55 pacientes testaram positivo para a doença em 24 horas. Ainda sobre os sepultamentos nos cemitérios de Brumado, o administrador chamou a atenção da população e pediu para que todos se cuidem. "Essa doença não é brincadeira, se vocês não se cuidarem a morte vem, e o final será sempre o mesmo, embaixo da terra sem distinção de cor, raça ou condição financeira", disse Américo Brito, o seu Beco de 84 anos.



Criminosos roubam vacinas contra Covid-19 em unidade de saúde de Natal

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ampolas da vacina contra a Covid-19 foram roubadas numa UBS (Unidade Básica de Saúde) de Natal na manhã desta segunda-feira (23). Assaltantes armados invadiram o local, renderam os funcionários e levaram duas ampolas da vacina, que equivalem a 20 doses. Natal está entre as 18 capitais brasileiras em estado crítico na pandemia de Covid-19, com mais de 90% de lotação de UTIs. O crime ocorreu na UBS da Vila de Ponta Negra, comunidade localizada na zona sul de Natal, próximo ao Morro do Careca, principal cartão postal da cidade. Após o assalto, a aplicação de doses da vacina foi suspensa na UBS, que é um dos 31 pontos de vacinação contra a Covid-19 em Natal. A Secretaria Municipal de Saúde e a Guarda Municipal não se pronunciaram sobre o caso até o momento.

 



Conquista: Prefeita toma posse em definitivo e lembra Herzem Gusmão

Foto: Reprodução

A prefeita em exercício de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (DEM), tomou posse na manhã desta segunda-feira (22) em definitivo como chefe do Executivo Municipal. A cerimônia ocorreu na Câmara de Vereadores da cidade e foi dirigida pelo presidente da Casa, Luis Carlos Dudé. Lemos – que se elegeu como vice de Herzem Gusmão, falecido na última quinta-feira (18) – fez juramento, lamentou a ocasião de ter de substituir o prefeito na condição que faz e prometeu levar adiante projetos da chapa que venceu às eleições no segundo turno em 2020. “Reforço meu compromisso de fazer o meu melhor à frente da prefeitura municipal juntamente com os mais de nove mil servidores e a nossa valoriza equipe de governo a fim de ampliar e consolidar o legado de nosso prefeito. Obrigado, Herzem, pelos ensinamentos e pelo exemplo”, discursou. Herzem Gusmão foi sepultado na noite do último sábado (20). A solenidade terminou por volta das 11h17. Sheila Lemos tem 48 anos e é empresária. Ela é filha de Irma Lemos, que foi também vice-prefeita no primeiro mandato de Herzem Gusmão, até o final de dezembro passado. 



Brumado: Bandidos invadem propriedade e levam gerador de energia na comunidade do Jacaré

Foto: Ilustrativa

O agricultor Antonio Silva Lima, 73 anos, registrou nesta segunda-feira (22) um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Brumado. No fim de semana bandidos invadiram a propriedade sua localizada na comunidade de Jacaré para furtar um gerador de energia utilizado para irrigação. A filha do agricultor, Gerusa de Amorim Lima, 46 anos, disse ao 97NEWS que o equipamento foi um presente de um outro filho há três anos atrás. "Esse gerador foi presente de meu irmão, e lá meu pai furou um poço. Por ser em um local mais distante, lá não tem acesso a energia por isso ele utilizava o gerador no poço para molhar a horta e frutas", disse. Segundo Gerusa, o pai percebeu o furto quando na manhã desta segunda-feira (22) percebeu que a propriedade havia sido invadida. "Hoje de manhã, ao chegar na propriedade ele percebeu que haviam cortado o arame da cerca. Ao chegar na casa, ele verificou que havia marcas de pneus no local e a casa havia sido arrombada. Ao revistar a casa, meu pai percebeu que o gerador não estava mais lá", contou. Ela ainda conta que por seu um equipamento pesado, eles acreditam que não foi uma só pessoas. "Provavelmente foi mais pessoas, porque é muito pesado, inclusive eles usaram um carro no furto", afirmou. A polícia civil agora investiga o caso. 



Brumado: Motociclista fica ferido na BR-030 após perder o controle de moto próximo ao aeroporto

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um motociclista ficou ferido na manhã de domingo (21) após perder o controle do veículo ao passar em um trecho defeituoso da BR-030, em Brumado. De acordo com o que apurou o site 97NEWS, era por volta de 09h, e a vítima, pilotava uma CB 300 quando passava próximo ao Aeroporto Sócrates Mariane Bitencourt e perdeu o controle em saliências que existem naquele trecho da rodovia. Segundo testemunhas, o motociclista pilotava com apenas uma das mãos quando caiu e ficou desacordado. Uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) foi acionada por motoristas que passavam pelo local. O motorista Charles de Souza, viu quando o acidente aconteceu. "Eu vinha sentido Malhada de Pedras à frente dele, quando ouvimos um barulho e olhei pelo retrovisor do meu carro e vi que um motociclista havia caído logo atrás. Parei e retornei, foi quando encontramos o motociclista desacordado na pista", comentou. De acordo com ele, esse trecho da rodovia é muito perigoso, por conter ondulações na pista. "Esse trecho aqui perto do aeroporto já foi reformado por várias vezes, e em nenhuma das reformas as empresas removeram essa ondulação. Então quem não conhece esse pedaço [rodovia] sofre acidente. Outro dia um carro com placa de Brasília foi parar do outro lado quando passou por aqui", disse o motorista. A vítima que não teve o nome revelado, foi encaminhada ao Hospital Professor Magalhães Neto. Não há mais informações sobre o seu estado de saúde.