ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Dias das Mães é com a Maxxnet: Para concorrer, siga as nossas regras no Instagram

Segundo suspeito do homicídio no Hospital de Brumado é morto em confronto com a PM de Vitória da Conquista

Trabalhadores da rede estadual de educação da Bahia paralisam atividades por 48 horas

Brumado: Prefeitura Municipal anuncia mais Bolsistas para PAEES

Casa de show desaba e deixa 44 feridos em João Pessoa

Mais de 500 acidentes de trabalho foram registrados em 2024 na Bahia

Hipertiroidismo: O que você precisa saber

Grupo Hacker invade sistema de clínica de cirurgia plástica e divulga imagens íntimas de pacientes

Guilherme Bonfim conquista obra de extensão de água para o Bairro Esconso, em Brumado

Brumado: Polícia Civil prende um dos acusados de invadir hospital e matar paciente

Oeste da Bahia pode sofrer aumento de até 5ºC na temperatura nesta semana

Clínica Santa Clara: Segurança e saúde no trabalho são essenciais para todos

BNDES libera R$ 45,4 milhões para Instituto Butantan desenvolver vacina tetravalente contra gripe

Motociclista é arremessado após colisão com caminhonete em Guanambi

Ex-prefeito de Caculé, Vitor Hugo morre aos 85 anos

Brumado: Homens armados entram em hospital e matam paciente que já havia sido baleado

PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

Cachorro morre após ser esquecido em carro de petshop em Vitória da Conquista

24º Batalhão de Brumado realiza parada comemorativa de promoção a valorização profissional

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado


Brumado: Superintendente e mais dois agentes são afastados da SMTT por conta da Covid-19; falta de EPIs pode ter colaborado na contaminação

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Brumado afastou esta semana, o recém chegado superintendente, José Santos Santinho, e mais dois agentes que foram infectados pelo novo coronavírus. A curva de contaminação dos agentes vem acontecendo de modo negativo. No ano passado, o Coordenador de Educação da SMTT, Jansen Ricardo, também se afastou por cerca de 15 dias ao ser contaminado pelo vírus. Vale ressaltar que cada agente afastado pode ficar semanas longe do trabalho se a doença se agravar. O site 97NEWS apurou que os agentes se negaram ir à campo esta semana, por falta de Equipamento de Proteção Individual (EPI). Nesse caso, segundo informações, os agentes não estão recebendo luvas descartáveis que são fornecidas pela Secretaria Municipal de Saúde. Esta não é a primeira vez que os agentes da SMTT se negam à sair nas ruas por falta de EPIs. No ano passado, no meio da pandemia, os agentes ficaram sem máscaras. O que os impediam de ir para as ruas. Segundo um agente que pediu reserva de identidade, muitos servidores do órgão possuem comorbidades. "Não só por conta da comorbidade, mas estamos na linha de frente, assim como os profissionais de saúde, estamos nas ruas, somos suscetíveis a pegar o vírus nas ruas", conta o agente. Ainda sobre os Equipamentos de Proteção Individual, nossa equipe também foi informada que a Guarda Civil Municipal (GCM), também deixou de prestar auxílio a Pasta de saúde por falta de EPIs. "A GCM fazia a coleta de exames na UPA Covid sempre a noite, uma forma de ajudar o município no combate ao coronavírus, no entanto, a secretaria de saúde deixou de nos fornecer os equipamentos de proteção. Foi então que decidimos não mais ajudar a Pasta para que os nossos servidores não se contaminem", comentou um GCM que também preferiu se manter no anonimato.



Brumado: Idoso se emociona ao tomar 1ª dose da vacina contra a Covid-19 e homenageia profissionais de saúde

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O idoso Mario Brasil de Cerqueira Trindade, 71 anos, chegou cedo à Escola Zilda Neves, no centro de Brumado, para tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A ansiedade teve um bom motivo: Uma homenagem aos profissionais de saúde. "A gente vê tanta notícia na TV e no rádio sobre a doença que mata todos os dias milhares de pessoas", disse ao site 97NEWS. O idoso é um dos mais de 5 mil que já tomaram a 1ª dose da vacina contra a Covid-19 com a chegada do nono lote do imunizante. Emocionado, o idoso falou do momento difícil que o país está passando com o crescimento dos casos de Covid-19 e pediu que as pessoas cumpram as medidas sanitárias. "Já é um começo. Vamos nos vacinar para tentar escapar dessa doença, porque está difícil. Estamos vendo como estão as coisas e o pessoal não está respeitando. Peço que o povo respeite, use máscara e faça as coisas direitinho para amenizar", lamentou. 

A filha Marilena Trindade postou o vídeo nas redes sociais - Foto: Reprodução l Rede Social

Trindade contou que tem uma filha que atua na área de enfermagem, e assim como ele, os dois já se infectaram com o coronavírus. "Eu sei que não é fácil, milha filha já pegou, eu já peguei [...] e sabemos o quanto é difícil para esses profissionais de saúde que atuam na linha de frente da doença. Por isso, não só porque minha filha é enfermeira, mas porque eu admiro muito o trabalho de todos os profissionais médicos que atuam no combate ao coronavírus", celebrou Mário ao prestar uma homenagem aos profissionais na manhã desta quarta-feira (24) ao receber a primeira dose. "Fiz questão de levar uma máscara gigante com a frase: 'Deus abençoe e proteja os heróis da saúde. Vacina sim'. Eles merecem muito mias", disse o aposentado. Para Mário, os profissionais de saúde deveriam ser mais valorizados. "Esses profissionais deixam sua família em casa para enfrentar a doença, muitos ficam há vários meses sem ver os seus pais e filhos [...] é muito triste isso", conta emocionado. A esposa de seu Brasil disse que ficou feliz com a homenagem da marido e que também se emocionou com a atitude dele. "Eu achei uma atitude muito bonita, se todo mundo fizesse como ele, agradece-se os profissionais de saúde que arriscam a vida para proteger o próximo", disse dona Neide Lessa Trindade, de 63 anos, que aguarda ansiosa seu dia chegar para ser imunizada. "Eu não vejo a hora de ser vacinada, não só a mim, mas à todos que precisam tando dessa vacina", conta.



Brumado: Moradores do bairro do Mercado pedem providências para limpeza de terreno particular

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após às chuvas no início do ano, o matagal tende a crescer na cidade. As equipes de uma terceirizada da Prefeitura de Brumado atuam em ruas e praças para manter a limpeza urbana. No entanto, os terrenos particulares seguem sem um controle da administração municipal e viram locais de acúmulos de lixo, entulho e animais peçonhentos. Morando na Rua Coronel Antigo há mais de 30 anos, a moradora Eliana Moura Santos chama a atenção para que a Prefeitura multe o proprietário de um terreno da localidade com mato alto. Ela questiona por que a Prefeitura não fiscaliza os terrenos particulares da cidade. Eliana disse que ao lado da casa onde mora há um terreno “tomado pelo mato e infestado de animais”. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A moradora também afirma que já fez vários pedidos a secretaria de Infraestrutura para solucionar o caso, mas nenhuma equipe do município vai até o lugar. Mateus Azevedo, morador do bairro, tem dúvidas quanto à sujeira e ao estado de abandono em um terreno particular. Segundo ele, já houve diversas tentativas de contato com o proprietário do terreno, mas sem sucesso. "Aqui tem formigas, cobras, mosquitos, carrapatos e aranhas entram na casa", disse. O morador ainda se queixa de que efetuou um pedido de providência na Prefeitura, mas mesmo assim nada foi feito. "A prefeitura fala que vai multar, mas acho que isso não acontece, porque se não, o dono já teria vindo aqui", comenta.



Em carta aberta, municípios cobram atitude do presidente frente à pandemia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em carta aberta enviada  ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na terça-feira (23), a Confederação Nacional de Municípios (CNM) pediu que o chefe do executivo nacional assumisse a condução no enfrentamento a pandemia da  Covid-19 no Brasil, para que haja maior alinhamento entre as esferas de poder e que sejam dadas respostas efetivas para a situação nacional, além do uso da evidência científica na tomada de decisões. No documento, a entidade ressalta que o país vive a pior fase da pandemia, afetando diretamente o país tanto na dimensão social quanto  econômica. "O movimento municipalista reitera que a soma de esforços representa o único e inadiável caminho, no qual o papel de coordenação da União faz-se indispensável", diz a carta.

Foto: Divulgação

Ainda de acordo com a entidade, "o presidente da República deve estar pessoalmente empenhado na execução de campanha de comunicação em prol da eficácia e da segurança das vacinas, além da defesa das medidas não farmacológicas, como o distanciamento social, o uso de máscaras e álcool gel, que vêm sendo adotadas em todo o país por Estados e Municípios. Faz-se urgente também a implementação de medidas pela União nas atividades de âmbito nacional, dando maior efetividade às ações dos demais Entes federados". Defendendo que no momento não cabe a transferência de responsabilidades, mas sim a resolução da pandemia, o documento ressalta a urgência  de ações emergenciais para o fomento à produção e à importação de neurobloqueadores e oxigênio, além de uma operação logística nacional para o monitoramento e o remanejamento desses insumos no território. "Uma nação não pode aceitar cidadãos morrendo sufocados ou tendo que suportar dores indescritíveis decorrentes de intubação sem anestesia. O Brasil está em guerra contra o vírus e, na guerra, todos têm responsabilidades. A União precisa reorientar as plantas produtivas à disposição no país e, mais do que nunca, mobilizar a diplomacia internacional a fim de garantir as condições necessárias, para responder a esta batalha", diz a carta.

CONTINUE LENDO


Brumado: Vândalos roubam placa e ponta de ferro pode causar acidentes no centro

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O furto e o vandalismo de placas de sinalização têm gerado transtornos prejuízos à Prefeitura de Brumado. Além de deixar o trânsito confuso, principalmente para quem não é da cidade, ainda há riscos de acidentes. Em uma das ruas da cidade a placa de “contramão” além de ser arrancada, pode provocar um acidente para os pedestres. "Essa placa foi furtada. E alguns dias depois, foram lá e arrancaram o ferro que servia de suporte para a placa", disse Marcos Paulo, que mora próximo a rua Sebastião dos S. Leite onde a sinalização estava instalada. As ações causam prejuízos aos cofres públicos. Geralmente são danificados o poste de sustentação e a placa e a reposição custa, em média, R$ 150, segundo pesquisas feitas pelo site 97NEWS. Para tentar resolver o problema, a SMTT busca parceria com as Polícias Civil e Militar, no intuito de prender e processar vândalos que atuam na cidade. Quem for pego cometendo a infração, pode ser condenado de seis meses a três anos de prisão, além da multa. A SMTT pede que a população denuncie as ações de vandalismo. A PM informou que tem feito operações para coibir esses crimes. Para os moradores da localidade, a situação em que ser resolvida o mais rápido possível para que acidentes não aconteçam. "Todos os dias crianças e idosos passam por esta rua, e as vezes distraídos, eles podem se machucar nessa ponta de ferro", disse Vagner Augusto, morador da Rua Aureliano de Carvalho, centro da cidade. 



Bahia: Governo abre inscrições para cursos profissionalizantes e oferta bolsa de R$ 240

Foto: Divulgação

O governo da Bahia iniciou, nesta terça-feira (23), as inscrições para seis mil vagas de cursos profissionalizantes, disponíveis para as 417 cidades baianas. As aulas ocorrerão integralmente em ambiente online e para garantir acesso à internet, os selecionados irão receber uma bolsa de R$ 240, divididos em duas parcelas de R$ 120. A proposta prevê formação em áreas como redes sociais, inglês, marketing digital, cuidados de idosos, segurança do trabalho. As inscrições podem ser feitas por aqui (clique aqui). Conforme divulgação feita pelo secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Davidson Magalhães, durante edição do programa online Papo Correria, as vagas são destinadas a egressos da rede estadual de ensino, trabalhadoras autônomas, motoristas de ônibus, vans e similares que perderam o vínculo empregatício durante a pandemia. 



Rio de Contas: Filho encontra corpo do pai que estava desaparecido há 26 dias

Foto: Divulgação

Um corpo identificado como sendo de Getúlio Pereira dos Santos, foi encontrado no Rio da Água Suja, na cidade de Rio de Contas, na Chapada Diamantina. O homem estava desaparecido desde o dia 25 de fevereiro. Getúlio Santos foi encontrado pelo próprio filho, na última segunda-feira (22). Vizinhos teriam  o informado sobre um odor estranho na região, resultado do avançado estado de decomposição em que se encontrava o corpo. Câmeras de um circuito de segurança instaladas em frente a uma residência teriam flagrado Getúlio transitando a pé nas imediações, na sexta-feira, 26 de fevereiro. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local e encaminhou o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. A causa da morte está sendo investigada. 



Sesab também condena medicamentos sem eficácia científica e utilizados por médicos da Bahia

Foto: Divulgação

Após a Associação Médica Brasileira (AMB) divulgar boletim na última terça-feira (23) condenando o uso de remédios que fariam parte do chamado "tratamento precoce" contra a covid-19, mas sem comprovação científica de eficácia contra a doença. O secretário estadual de saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, também fez um alerta sobre o risco de usar medicamentos sem eficácia comprovada para o tratamento da Covid-19. Ele citou como exemplo os casos de pessoas que tem tomado Ivermectina e desenvolvido doenças como hepatite, necrose hepática e falência hepática, levando à necessidade de transplante de fígado. “Na dose que vem sendo preconizada para a Covid, a Ivermectina faz mal. Ela tem causado hepatite, necrose hepática e falência ou insuficiência hepática. Algumas pessoas precisaram ser transplantadas de urgência. No Brasil, como não existe transplante de urgência, as pessoas estão morrendo intoxicadas por Ivermectina. Não tem benefício nenhum”, destacou. Para o secretário, o tratamento precoce com essas drogas tem sido um verdadeiro desastre. No município de Brumado, o prefeito municipal, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e por meio de uma carta aberta à população, cerca de 16 médicos também recomendam o tratamento precoce, mesmo sem a comprovação científica.



Novo Decreto restringe comercialização de bebida alcoólica em Brumado e outras cidades da região

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Governo do Estado e prefeituras das regiões de Guanambi e Brumado definiram a restrição da comercialização de bebidas alcoólicas. Em decreto a ser publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (24), fica estabelecida a medida restritiva para a região de Guanambi no período de 23 de março até as 5h de 05 de abril. Na região de Brumado, a medida terá validade de 23 de março até as 5h de 26 de março. Desta forma, fica vedada a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery) nos períodos citados. As ações visam conter aglomerações e avanço da pandemia do coronavírus nas regiões. Os estabelecimentos comerciais deverão isolar seções, corredores e prateleiras nos quais estejam expostas bebidas alcoólicas. As medidas valem para os seguintes municípios da região de Guanambi: Caculé, Caetité, Candiba, Carinhanha, Feira da Mata, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiú, Jacaraci, Lagoa Real, Licínio De Almeida, Malhada, Matina, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi. A região de Brumado inclui os seguintes municípios: Aracatu, Barra da Estiva, Boquira, Botuporã, Brumado, Caturama, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Érico Cardoso, Guajeru, Ibicoara, Ibipitanga, Ituaçu, Jussiape, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Malhada de Pedras, Paramirim, Rio de Contas, Rio do Pires e Tanhaçu.



Brumado registra mais 2 óbitos por conta da Covid-19 nas últimas 24h

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na terça-feira (23), o município de Brumado registrou 6.523 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 16.539. Entre os diagnósticos: 56 internações, 106 óbitos, 724 pacientes em tratamento e 5.693 recuperados. No momento, 215 ainda aguardam resultado laboratorial e 8.484 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Foto: Divulgação


Associação Médica Brasileira condena uso de remédios sem eficácia contra covid-19

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Associação Médica Brasileira (AMB) divulgou um boletim na terça-feira (23) condenando o uso de remédios que fariam parte do chamado "tratamento precoce" contra a covid-19, mas sem comprovação científica de eficácia contra a doença. "Reafirmamos que, infelizmente, medicações como hidroxicloroquina/cloroquina, ivermectina, nitazoxanida, azitromicina e colchicina, entre outras drogas, não possuem eficácia científica comprovada de benefício no tratamento ou prevenção da covid-19, quer seja na prevenção, na fase inicial ou nas fases avançadas dessa doença, sendo que, portanto, a utilização desses fármacos deve ser banida", diz o novo texto da AMB. A entidade cita 13 pontos para enfrentamento da pandemia. Entre eles, o isolamento social, o uso de máscaras, a aceleração da vacinação e a necessidade de ação das autoridades para solucionar a falta de medicamentos no atendimento de pacientes internados com covid-19, principalmente daqueles necessários para a entubação. A associação destaca que, sem esses medicamentos, "não é possível oferecer atendimento adequado para salvar vidas".



Padaria oferece pães para quem não pode pagar: 'Se você não tiver dinheiro para comprar pão, pode retirar o seu aqui'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma mesa na porta de uma padaria com o seguinte recado: "Se você não tiver para comprar pão, pode retirar aqui". Essa foi a forma que o empresário Henrique Cruz encontrou para ajudar aqueles que não têm o que comer, principalmente durante a pandemia, quando muitos perderam o emprego. Ele e outro sócio Mailson, são donos de uma panificadora em Brumado e a ideia, segundo ele, surgiu através da esposa do Mailson, Michele ao ver outras iniciativas espalhadas pelo Brasil. "A gente não pensou duas vezes, eu concordei com ela porque, seria muito egoismo de nossa parte a gente jogar dora o que seria sustento do outro. E não é coisa ruim não, são produtos de primeira qualidade que estão ai disponíveis pra quem realmente necessitar", disse o empresário. Em média, a padaria produz cerca de mil pães por dia para comercializar. Mesmo começando as atividades há dois meses e em meio a pandemia, o ato de solidariedade de doar parte dos pães repercutiu. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

As doações ficam o dia todo, em cima desta mesa para alimentar quem passa pelo local. A experiência surpreendeu até o empresário, que ficou emocionado. "Hoje [23] que colocamos esta mesa, e para a nossa surpresa os clientes aproaram a ideia e logo viralizou na internet. E mas uma vez eu falo, quem precisar mesmo pode levar, não é pra ficar aqui na mesa em forma de enfeite", disse o empresário. Para Thamires, que trabalha no administrativo da padaria, a reação das pessoas trás gratidão. "Eu vejo como uma gratidão a Deus, estamos vendo ai pessoas passando necessidades, mas essa fase vai passar com fé em Deus", disse. Para quem realmente precisa, o kit disponível na padaria Pão Delícia que fica localizada na Rua Coronel Paulino Chaves (próximo a Praça do Jurema), vem com seis pães de sal.



Bahia ultrapassa a marca de 1 milhão de baianos vacinados contra a Covid-19

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Nesta terça-feira (23) a Bahia ultrapassou a marca de 1 milhão de baianos vacinados com a primeira dose da vacina contra o coronavírus (Covid-19). A Bahia é o terceiro estado do Brasil em número de doses aplicadas, tendo recebido 2.039.600 doses entre Coronavac e Oxford, desde o dia 18 de janeiro, quando chegou a primeira remessa. Na avaliação do secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “o número de 1.009.958 baianos vacinados representa uma esperança para a sociedade e, em breve, com a chegada da vacina Sputnik V adquirida pelo governador, avançaremos mais rápido na imunização”, ressalta o secretário. O titular da pasta estadual da Saúde afirma que com a chegada de 9,7 milhões de doses da Sputnik V a partir de abril, mediante a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), “será possível imunizar todos os idosos acima de 60 anos e profissionais das áreas de educação e segurança”, afirma Vilas-Boas. 



Hackers invadem site da Sefaz Bahia e página está indisponível

Foto: Reprodução

O site da Secretaria de Estado da Fazenda da Bahia (Sefaz-BA) foi invadido por hackers nesta terça-feira (23). A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) foi acionada para investigar o caso. Na página inicial, a mensagem diz: "Site SEFAZ BA indisponível temporariamente. Por favor retorne mais tarde". Segundo informações, o ataque ocorreu ainda no início da manhã e foi interrompido por volta das 9h. Após a invasão, o acesso ao site foi interrompido para que técnicos realizem intervenções na plataforma digital. De acordo com o que apurou o site 97NEWS o ataque se restringiu ao sistema de apresentação do site e garantiu que os bancos de dados da Sefaz não foram violados. 

 



Brumado: RHI Magnesita bombeia água da mina de Pedra Preta para comunidade de Lagoa dos Algodões

Volume chega a 50.000 litros/hora - Foto: Divulgação

Em Brumado, por meio do projeto “O poder da água para transformar vidas” uma tubulação que bombeia água do fundo da mina de Pedra Preta para um reservatório na comunidade Lagoa dos Algodões. Segundo informou a empresa ao site 97NEWS, nos momentos de bombeamento, o volume chega a 50.000 litros/hora. De acordo com a mineradora, a iniciativa permite que as famílias que vivem em Pedra Petra -- aproximadamente 46 pessoas -- tenham água durante os 12 meses do ano. O recurso é direcionado ao plantio de hortaliças e ao consumo do rebanho animal, contribuindo diretamente para a subsistência e geração de renda da comunidade. 

 

Foto: Divulgação

Confoorme  a RHI Magnesita, ela se comprometeu a mapear as unidades com possíveis escassez de água para estabelecer metas que tenham impactos positivos, tanto para as pessoas, quanto para o meio ambiente e que minimizem ao máximo, o problema da escassez de água. “Em Brumado, especialmente, podemos contribuir de forma direta com o meio ambiente e com a comunidade, a partir da produção de receita e economia para os cidadãos de Pedra Petra”, destaca Lucilla Soledade, especialista de sustentabilidade e comunicação. Este ano, a estimativa da mineradora é de que o bombeamento chegue a 18.000.000 litros/mês, iniciando em abril. A empresa ainda afirmou que somente no Brasil, as unidades de mineração realizam uma recirculação de 92% da água utilizada em seus processos. "Todas as fontes de captações e consumos são acompanhadas por instrumentos de monitoramentos, e essa ação provoca um consumo racional hídrico, diminuindo desperdício e aumentando a eficiência de consumo de água nas plantas", disse em nota.



Eunápolis: Bebê achado em saco de lixo passa bem após ser resgatado por garis

Foto: Reprodução

O recém-nascido encontrado dentro de um saco de lixo em Eunápolis, na Costa do Descobrimento, segue internado no Hospital Regional nesta terça-feira (23). O bebê foi encontrado por dois garis na noite da última sexta-feira (19) quando trabalhavam no bairro Alecrim 2. Os dois trabalhadores perceberam um gemido em um saco e antes de jogá-lo no carro coletor, foram verificar e acabaram descobrindo que era um bebê que estava dentro o recipiente. O recém-nascido ainda tinha o cordão umbilical. Uma ambulância do Samu levou o bebê até o hospital. O bebê, de pouco mais de um quilo e meio, havia nascido há cerca de duas horas. Ele chegou ao hospital com hipotermia, ou seja, com a temperatura do organismo igual ou abaixo de 35 graus, o que inspirava cuidados. Conforme o Hospital, devido ao risco de infecção foi preciso ministrar antibióticos e coletar sangue para exames. O bebê reagiu bem ao tratamento e o estado de saúde dele é considerado estável.



WSouza Sistemas abre sugestões para nova versão do AVA Bravo!: Pais, alunos, professores e coordenadores podem participar

Foto: Divulgação

A WSouza Sistemas irá lançar a versão 2.0 do AVA Bravo! – A ferramenta de aulas remotas do seu município. Participe enviando sugestões de como podemos melhorar ainda mais esta importante ferramenta de ensino a distância. Entre os dias 22 e 26 de março estaremos ouvindo as sugestões de pais, alunos, professores e coordenadores. Para enviar sugestões acesse: www.sistemagestaoescolar.com.br/ava20.



Supermercados de Brumado na mira da ADAB; 'estão rotulando e embalando carne como se fosse industrializada'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O médico veterinário e fiscal da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), Clemente Fernandes Alves, em entrevista ao site 97NEWS, destacou que a ADAB vem realizando fiscalização continua dos estabelecimentos que vendem carne em Brumado. E uma das características que vem sendo flagrada, segundo o fiscal, é a embalagem e rotulação de carnes nos supermercados, como se os produtos fossem de origem industrial. "O que a gente vem observando nos supermercados, além da carne clandestina em alguns estabelecimentos, eles estão embalando e rotulando essa carne como como se fossem industrializadas. E isso é crime, só quem pode rotular e embalar são às indústrias, em procedimento a vaco. Além disso, o fabricante especifica o dia, mês e ano desse produto", disse Fernandes. Ele ressalta que existem as peças industrializadas, no entanto, os estabelecimentos, a partir do momento em que a peça é cortada, ela não pode ser embalada em lotes separados. "A peça original com o selo, mesmo depois de fatiada ou cortada, ele tem obrigação de manter o selo, para quando haver uma fiscalização, nós termos como conferir a origem", diz. Questionado se seriam todos os estabelecimentos, Clemente destacou que 90% dos comerciantes de Brumado seguem as medidas estabelecidas em Lei, mas que cerca de 10% ainda insistem na clandestinidade. "Nós vamos fiscalizar, embalar produto como se fosse rotulado por uma indústria é crime, dá cadeia", afirma o veterinário e fiscal. Fernandes destacou que a ADAB trabalha muito com denuncias e que todos podem estar colaborando para que a apreensão desse tipo seja feito com maior frequência. "Nós estamos funcionando no posto do SAC, situado na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, no número 300, no centro da cidade. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 07h às 13h. Questionado se a população pode ficar tranquila com relação a compra de carne nos supermercados, Clemente disse que sim, embora a fiscalização na venda direta ao consumidor fica a cargo da Vigilância Sanitária. "Essa atribuição é da Vigilância de Brumado, nós damos um apoio, mas podem ficar tranquilos, a maioria dos supermercados funcionam dentro da Lei", pontuou.



Dr. Augusto Nunes, infectologista, estará atuando em Brumado na Clínica Mais Vida

Foto: Divulgação

A pandemia causada pelo coronavírus trouxe ao conhecimento de toda população o trabalho de um profissional com uma especialidade médica pouca conhecida anteriormente: a de um infectologista. Mediante essa necessidade, a Clínica Mais Vida sempre cumprindo com sua missão de servir a toda comunidade brumadense e da região com o que há de melhor na prestação de serviços médicos firmou parceria com o médico infectologista, Dr. Augusto Nunes. O médico infectologista é um profissional de saúde voltado para tratamento de processos/ doenças infecciosas que acometem o corpo humano em seus diversos órgãos. Com o advento da disseminação da COVID- 19 tornou-se o especialista mais preparado com as melhores condutas em relação a orientação das medidas protetivas, prevenção e o adequado monitoramento/acompanhamento da doença, aliado a outros colegas que tem contato com pacientes da COVID 19. Dr. Augusto Nunes ressalta que o infectologista trata das doenças causadas por fungos, bactérias, vírus, sendo importante a conscientização de todos sobre a prevenção dessas patologias com processos simples de higiene, medidas de biossegurança, que aprendemos durante a vida e que tem sido tão importante no combate a COVID 19. Pontua que os maiores desafios dos infectologistas é a conscientização da população, que devem ser mais consistentes na autodeterminação em relação as medidas de proteção, que as pessoas precisam adquirir e absorver essas informações para contenção e redução da disseminação entre os indivíduos do coronavírus. É importante a união entre os poderes e a sociedade, o cuidado com o próximo, a empatia e a vacinação em massa para a redução definitiva do Coronavírus e da mortalidade. Dr. Augusto Nunes atua como médico do corpo clínico do Hospital Geral de Vitória da Conquista, é professor em medicina interna e epidemiologia, atua também na organização dos serviços de saúde durante a pandemia 2020/2021 e iniciará seu trabalho em Brumado, na Clínica Mais Vida no próximo dia 25 de março. Prevenção é fundamental para manter a sua saúde em dia! Não deixe de buscar um especialista sempre que perceber qualquer mudança no seu corpo. Faça seus exames na Clínica Mais Vida! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



3 em cada 10 mortes de covid no Brasil são de jovens e adultos, mostra levantamento

Foto: Reprodução

Um levantamento feito pelo site UOL com base nos números fornecidos no portal da transparência da Arpen (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais) mostra que as mortes de jovens por Covid-19 no Brasil aumentaram consideravelmente. Em março, o percentual de pessoas que morreram sem atingir os 60 anos saltou 35% em relação ao registrado no ano passado. Em 2020, os óbitos entre a faixa etária até 59 anos representavam 22,9% do total pela covid-19. Agora, são 31% do total. Os maiores aumentos ocorreram na faixa de 30 a 39 anos e entre 40 e 49 anos. A quantidade de óbitos entre crianças e adolescentes permanece praticamente estável e não alcança nem 1% dos casos. A tendência é que a morte de jovens continue aumentando no país, principalmente com o avanço da vacinação da população idosa.