ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu


Com o fim da Copa para o Brasil, política deverá ser a pauta principal

(Fotocomposição: 97NEWS)

A quem diga que a paixão faz a razão se ocultar, então, dentro dessa tendência emocional, poderia estar a explicação para algumas atitudes que seriam difíceis de serem esclarecidas. Diante de uma crise moral jamais vista na história desse país, protagonizada pela sórdida corrupção que se plasmou nos gabinetes do poder, uma onda de ceticismo começou a se formar no inconsciente coletivo dos brasileiros. Diante disso, as redes sociais acabaram se tornando um “espelho vivo” da incerta realidade, onde os cidadãos encontram solo fértil para expor a sua indignação diante de um quadro tão pessimista. Nesse contexto, a paixão pelo futebol mostrou que ainda está com seus alicerces firmes, já que, mesmo com toda uma projeção de que o clima da torcida para a Copa da Rússia seria diferente dos outros anos, com um comportamento mais frio e distante, isso acabou não se confirmando, pois, apesar de estar jogando um futebol pouco convincente, os torcedores invadiram as ruas com o verde e amarelo a cada vitória do Brasil, que acabou sucumbindo diante de uma Bélgica pragmática. Com isso o sonho do hexa foi transferido para 2020, mas, em meio a essa frustração, um comentário chamou a atenção do “reino da razão” que foi “eram 11 milionários correndo atrás de uma bola, enquanto milhões de brasileiros, pobres assalariados, continuam se amontoando nas filas dos hospitais esperando a morte chegar, como dizia o grande Raul Seixas. As malas cheias do dinheiro da corrupção levando embora os sonhos dos jovens, o que mostraria que a derrota não foi no campo da Rússia, mas pode estar nos dedos daqueles que apertarão as teclas da urna eletrônica no momento de escolher os seus representantes para os próximos 4 anos”.  Com a derrota da seleção, os olhares se voltarão para o período eleitoral, com a política ocupando o topo da pauta. Isso ficou evidente já neste domingo (08) com a “guerra de despachos” ocorrida no TRF-4, mostrando que até a “justiça está confusa”, pois foi uma alternância de “Lula solto” e “Lula preso” que beirou o surreal. Então assim como a seleção que se mostrou incapaz de “levar a taça”, essa síndrome da incapacidade de vencer não pode e nem deve se alastrar, ou seja, os eleitores devem “virar o jogo”, não se deixando levar pelos “encantos dos enganadores” que buscam comprar o voto e “calar a consciência”. Será necessária uma análise fria de toda essa situação para que as escolhas sejam as mais coerentes possíveis e que estejam sintonizadas nas mudanças que todos esperam, da construção de um Brasil mais justo, mais igualitário, onde a justiça social não aconteça apenas nas telas frias das televisões, mas sim na realidade do dia-a-dia do brasileiro. Para finalizar que a “síndrome de Neymar, que falha na hora H” não venha sobre os brasileiros mais uma vez.



Hematologia na Clínica Master com Dr. Luiz Andrade

Foto: Divulgação

A Hematologia é a especialidade médica que estuda as doenças que envolvem o sistema hematopoético, ou seja, tecidos e órgãos responsáveis pela proliferação, maturação e destruição das células do sangue (hemácias, leucócitos e plaquetas). A hematologia também estuda os distúrbios de coagulação que envolvem substâncias contidas no plasma. O sangue é, basicamente, formado por uma parte líquida (o plasma) e por células (hemácias, plaquetas e leucócitos). O plasma contém proteínas que entre outras ações atuam na defesa do organismo e ajudam a controlar hemorragias, as hemácias transportam o oxigênio para todo o organismo, as plaquetas controlam sangramentos e os leucócitos combatem infecções. Na CLÍNICA MASTER você encontra o competente médico hematologista Dr. Luiz Andrade. A CLÍNICA MASTER fica situada na rua Donizete Alves Lima, 225, Bairro Nobre (em frente à Dimak Malhas). Na CLÍNICA MASTER, você também encontra ultrassonografia, Doppler, eletrocardiograma, eletroencefalograma, audiometria, RX digital, laboratório de análises clínicas, punção de mama e tireóide por agulha fina, teste do olhinho, espirometria, procedimentos ortopédicos, procedimentos estéticos (aplicação de botox, peeling), preventivo ginecológico, colposcopia, escleroterapia convencional e com espuma (tratamento de varizes) e muito mais para cuidar bem de sua saúde! Agende já a sua avaliação (77) 3441-5396, (77) 9 9991-5396 e (77) 9 9126-1903. CLÍNICA MASTER, PRAZER EM CUIDAR DE VOCÊ!



Aracatu: Homem leva três facadas em festa de São Pedro

Foto: Luciano Santos l 97News

Um homem, de 23 anos, morador do bairro São Felix, em Brumado deu entrada no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto na madrugada de domingo, 08, com três perfurações de faca. De acordo com a Polícia, a vítima identificada como Leonardo Santana estava em uma festa na cidade de Aracatu, cerca de 30 km de Brumado, quando teria se desentendido com outro homem não identificado. Não se sabe o motivo da briga. Segundo relatos, o homem desferiu vários golpes na vítima. Uma facada acertou a barriga, outra atingiu as costas, e outra na mão, na tentativa de defender os golpes. O hospital não informou o estado de saúde da vítima, mas segundo amigos, Leonardo passou por cirurgia e se recupera bem. A polícia civil de Aracatu vai usar as imagens de monitoramento da festa para identificar o autor do crime.



SP: Jovem mata namorada asfixiada e em seguida pula do 16º andar de prédio

Foto: Reprodução Facebook

Um jovem de 28 anos matou a namorada asfixiada na madrugada de domingo (8) e pulou, em seguida, do 16º andar de um prédio em Campinas, São Paulo. De acordo com informações da Polícia Civil, computadores, celulares, documentos e imagens das câmeras do condomínio, que mostraram a movimentação do jovem durante a madrugada, foram recolhidos para análise. O jovem, Rafael Morais, era formado em educação física e a namorada, Marília Camargo, de 27 anos, havia concluído o curso de medicina na última sexta-feira (6). Até o momento, não há informações sobre as circunstâncias do crime.



OAB condena decisões conflitantes e diz que não há Justiça de direita ou de esquerda

(Foto: Reprodução)

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) criticou, em nota, o "quadro convulsionado criado a partir de decisões conflitantes" envolvendo a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) neste domingo (8). A entidade defendeu o resgate do papel moderador da Justiça e disse que "os embates político-partidários, naturais em uma democracia, não podem encontrar eco no Judiciário, e as motivações ideológicas e as paixões não podem contaminar a ação dos julgadores". O comunicado, assinado pela diretoria do conselho federal da OAB e pelo colégio de presidentes de seccionais do órgão, afirmou que a série de decisões do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) foi vista com perplexidade, por trazer "profunda insegurança a todos". Para a entidade, é preciso respeitar o ordenamento jurídico e o devido processo legal. "Ao país não interessa o tumulto processual, a insegurança jurídica, a subversão das regras de hierarquia. É fundamental garantirmos a estabilidade jurídica. A sociedade não pode ser surpreendida a todo instante", afirmou. O texto, por fim, pede a todos os julgadores serenidade e responsabilidade institucional. "Política e Justiça não podem se misturar em hipótese alguma. Não há Justiça de direita ou de esquerda. O justo só tem um lado: o do direito."



Vitória da Conquista: Nove pessoas ficam feridas após batida

Foto: Reprodução / Blog do Anderson

Uma colisão entre dois carros deixou pelo menos nove pessoas ficaram feridas na noite de sábado (7)  no centro de Vitória da Conquista. De acordo com o Blog do Anderson agentes do 7º Grupamento de Bombeiros Militar tiveram que remover as vítimas que ficaram presas nas ferragens de um Cross Fox que tombou ao ser atingido por um Fiat Uno. Três ambulâncias do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) levaram os acidentados ao Hospital Geral de Vitória da Conquista e para outras Unidades de Saúde.



Lauro de Freitas: Mulher é atropelada pelo próprio carro roubado na Estrada do Coco

Foto: Reprodução / AC

Uma mulher foi assaltada e logo depois atropelada com o próprio carro levado dentro do estacionamento de um supermercado na Estrada do Coco, em Lauro de Freitas. A vítima foi encontrada ferida no local após o caso que aconteceu na noite de sábado (7). Durante testemunho, a mulher contou que dois homens armados a abordaram e roubaram o veículo. Ao tentar impedir que os suspeitos fugissem, ela foi atropelada. A vítima foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e, segundo o G1, a PM não soube informar para que unidade foi levada. A guarnição fez rondas na região para localizar os bandidos, mas ninguém foi encontrado.



Tailândia: Após duas semanas, primeiras duas crianças são resgatadas de caverna

Foto: Divulgação

Os primeiros dois garotos foram resgatados de uma caverna na Tailândia onde estavam presos por duas semanas, segundo autoridades. “As duas crianças estão bem. Elas foram encaminhadas para o hospital de campanha montado perto da caverna para passarem por exames”, disseram membros da equipe de resgate. A operação de resgate dos 12 meninos e seu técnico presos em uma caverna imundada na Tailândia está em andamento. ?A ação teve início às 10h da manhã deste domingo, 08 (horário local), e tem previsão de durar de três a quatro dias. A única maneira de retirar o grupo de lá é navegando por passagens escuras e apertadas, cheias de água barrenta e correntes fortes, e também sem muito oxigênio. Um ex-SEAL da marinha tailandesa desmaiou fazendo o mergulho nesta sexta-feira e morreu. Especialistas no trabalho em cavernas consideram a operação como a última saída para o resgate, especialmente com pessoas não treinadas como os meninos. O caminho é particularmente complicado devido a passagens estreitas, cheias de curvas e inundadas. Mas os líderes da equipe de resgate afirmam que as condições favoráveis, com tempo menos instável e nível das águas diminuindo, não deve durar. Tempestades são esperadas para os próximos dias e, além disso, a queda dos níveis de oxigênio dentro da caverna também preocupa a equipe de resgate. Para conseguir chegar até o fim do caminho, os meninos receberam aulas de mergulho e serão acompanhados, cada um, por dois mergulhadores, enquanto são gradualmente resgatados do local. Narongsak Osatanakorn, governador da província, afirmou que 13 mergulhadores estrangeiros e cinco locais participarão da operação de salvamento. 



Polícia espera necrópsia para saber se mulher arrancou órgão genital do marido em motel de Salvador

Foto: Reprodução

Um casal foi encontrado morto neste domingo (8) em um motel no bairro do Costa Azul, em Salvador. Segundo informações da polícia, Sônia Souza Soares, de 74 anos, matou o marido a facadas e depois se matou dentro de um motel, no bairro Costa Azul, em Salvador. O homem, identificado por Alfons Ludwig Boness, de 72 anos, recebeu vários golpes de faca e a polícia conta com a hipótese de retirada dos órgãos genitais do homem, o que indica tortura antes do homicídio. De acordo com a Centro Integrado de Comunicações (Cicom) da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o casal havia entrado no motel no sábado (7) e só foi encontrado no final da manhã deste domingo, após muitas horas no local. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve no local para a realização da perícia e remoção dos corpos. O Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) investigará o caso.



Prazo de 1h venceu e Lula ainda não foi solto

(Foto: Reprodução)

O desembargador plantonista do TRF-4, Rogério Favreto, determinou que o ex-presidente Lula fosse solto em até 1h. Essa é a terceira decisão do jurista em relação ao ex-presidente. Ele reiterou que é o responsável pela Corte durante o plantão e que não é subordinado ao colega, o relator João Pedro Gebran, que havia determinado a permanência do ex-presidente na carceragem da Polícia Federal. "Por fim, reitero o conteúdo das decisões anteriores (Eventos 3 e 10), determinando o imediato cumprimento da medida de soltura no prazo máximo de uma hora, face já estar em posse da autoridade policial desdes as 10:00 h, bem como em contado com o delegado plantonista foi esclarecida a competência e vigência da decisão em curso. Assim, eventuais descumprimentos importarão em desobediência de ordem judicial, nos termos legais. Dê-se ciência aos  impetrantes, demais interessados e autoridade policial", diz a decisão.



Guerra dos Despachos: Relator da Lava Jato em segunda instância determina que Lula seja mantido preso

O desembargador federal João Pedro Gebran Neto revogou a decisão da soltura de Lula (Foto: Reprodução)

O desembargador federal João Pedro Gebran Neto, relator dos processos da Lava Jato em segunda instância, determinou que não seja cumprida a decisão do plantonista Rogério Favreto, que mandou soltar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "DETERMINO que a autoridade coatora e a Polícia Federal do Paraná se abstenham de praticar qualquer ato que modifique a decisão colegiada da 8ª Turma", diz o texto assinado por Gebran. Na manhã neste domingo (8), o desembargador federal plantonista do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), Rogério Favreto, decidiu conceder liberdade a Lula. O petista foi condenado no processo do triplex, no âmbito da Operação Lava Jato, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele está preso desde abril deste ano em Curitiba. Em seguida, o juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal, no Paraná, afirmou que o desembargador não tem competência para mandar soltar Lula. De acordo com o magistrado, caso ele ou a autoridade policial cumpra a decisão, estará "concomitantemente" descumprindo a ordem de prisão do Colegiado da 8ª Turma do TRF-4. No início da tarde, o procurador regional da República plantonista José Osmar Pumes se manifestou. Ele pediu a reconsideração da decisão sobre o pedido de soltura de Lula. "O Ministério Público Federal requer que seja reconsiderada a decisão liminar, para que seja suspensa a determinação contida no evento 3, recolhendo-se o alvará de soltura, até que o pedido de habeas corpus aqui tratado seja submetido ao escrutínio da c. 8ª Turma dessa Corte", apontou o procurador. Lula foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele é o primeiro ex-presidente do Brasil condenado por crime comum.



Após despacho de Moro, desembargador do TRF-4 volta a determinar que Lula seja solto

(Foto: Reprodução)

O desembargador federal Rogério Fraveto, plantonista do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRf-4), com sede em Porto Alegre, reiterou a decisão de mandar soltar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso desde abril deste ano em Curitiba. "Registro ainda, que sem adentrar na funcionalidade interna da Polícia Federal, o cumprimento do Alvará de Soltura não requer maiores dificuldades e deve ser efetivado por qualquer agente federal que estiver na atividade plantonista, não havendo necessidade da presença de Delegado local", diz o novo despacho. Mais cedo, neste domingo (8), o desembargador decidiu conceder liberdade a Lula. Lula foi condenado no processo do triplex, no âmbito da Operação Lava Jato, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Em seguida, o juiz Sérgio Moro afirmou que o desembargador não tem competência para mandar soltar Lula. De acordo com o magistrado, caso ele ou a autoridade policial cumpra a decisão, estará "concomitantemente" descumprindo a ordem de prisão do Colegiado da 8ª Turma do TRF-4. "Pelo exposto, determino o IMEDIATO cumprimento da medida judicial de soltura do Paciente, sob pena de responsabilização por descumprimento de ordem judicial, nos termos da legislação incidente", consta no novo documento. No despacho, o desembargador determina o imediato cumprimento da medida judicial de soltura, "sob pena de responsabilização por descumprimento de ordem judicial, nos termos da legislação incidente". Favreto é desembargador plantonista é já foi filiado ao PT. Ele se desfiliou ao assumir o cargo no tribunal. No início da tarde, o procurador regional da República plantonista José Osmar Pumes se manifestou. Ele pediu a reconsideração da decisão sobre o pedido de soltura de Lula. "O Ministério Público Federal requer que seja reconsiderada a decisão liminar, para que seja suspensa a determinação contida no evento 3, recolhendo-se o alvará de soltura, até que o pedido de habeas corpus aqui tratado seja submetido ao escrutínio da c. 8ª Turma dessa Corte", apontou o procurador.

 

 



Imagem do Domingo: Veículo vai parar dentro das obras de canalização de riacho

Muitos curiosos foram ao local e tentaram desvendar o mistério de como o carro foi parar dentro do riacho (Foto: Whatsapp 97NEWS)

Uma imagem que revelava uma proeza ocorrida na manhã deste domingo (08) em Brumado acabou viralizando nas redes sociais e chamando a atenção de quem passava pelo local. Ainda sem muitas informações, a cena inusitada aconteceu no Bairro São José, mais precisamente nas obras de canalização do Riacho do Bufão. As fotos mostram um veículo que foi parar dentro das referidas obras, despertando assim a curiosidade da população. Não se sabe até o momento os motivos do acidente, mas segundo as primeiras informações ninguém se feriu. Uma das probabilidades que circulam juntamente com as fotos foi que alguém estava ensinando uma pessoa a dirigir e, devido à falta de experiência e habilidade do aprendiz, levou o carro para dentro do riacho. Alguns arriscaram dizer que o motorista, que estaria voltando de uma festa, acabou dormindo e perdendo o controle do veículo. Com o decorrer do dia as informações precisas do que realmente aconteceu devem aparecer.

(Foto: Whatsapp 97NEWS)


Lula continua querendo Wagner como plano B do PT à Presidência, diz coluna

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O ex-presidente Lula continua querendo que o ex-governador Jaques Wagner seja o candidato do PT à Presidência da República. Segundo o colunista Lauro Jardim, de O Globo, a “candidatura” de Lula será mantida, no limite, até setembro. Até porque, de acordo com o raciocínio da cúpula petista, quanto mais tarde o candidato real for apresentado ao eleitor, melhor. Assim, fica por mais tempo preservado de ataques. Ainda segundo o colunista, Fernando Haddad tem trabalhado para isso e, de fato, pode vir a ser o escolhido. Mas quem Lula continua querendo ungir é Jaques Wagner, que continua relutante — é o favorito para a disputa ao Senado na Bahia. Mas também ele, indiciado pela PF no âmbito da Lava-Jato, prefere ficar protegido na sombra nesta pré-campanha, diz Lauro Jardim.



Câmara vai gastar R$ 1,8 milhão com materiais para reforma de salas

(Foto: Reprodução)

A Câmara dos Deputados vai gastar cerca de R$ 1,8 milhão com a compra de material para a reestruturação do seu edifício principal. De acordo com a Coluna Estadão, o projeto inclui uma sala para os líderes partidários se reunirem e a transferência de órgãos de comando da Casa para espaços mais nobres. O Comitê de Imprensa, lugar disputado por ser o único da Casa que dá acesso direto ao plenário, deverá ceder espaço para o gabinete do presidente. “A repaginação vai ser feita durante o recesso, nesse período de eleição, quando a coisa está mais devagar”, afirmou o primeiro-secretário, Giacobo (PR). A justificativa para o projeto seria porque as “atividades não relacionadas ao Parlamento foram instaladas em espaços nobres”. É o caso do BB e da Caixa que serão desalojados para dar lugar as Terceira e Quarta secretarias. Sobre a mudança no gabinete do presidente da Casa, atualmente Rodrigo Maia (DEM), Giacobo não soube dar maiores explicações. O ex-presidente Eduardo Cunha também tentou ocupar o espaço do Comitê de Imprensa, mas não obteve sucesso. 



Ivan Oliveira declara apoio à pré-candidatura de Márcio Moreira

Ivan Oliveira confirmou o seu apoio à pré-candidatura de Márcio Moreira (Foto: Divulgação)

O quadro político para as eleições 2018 já começa a se desenhar de forma mais intensa em Brumado e, com isso, os apoios vão se consolidando. Neste sábado (07), uma das lideranças locais, o ex-candidato a vereador Ivan Oliveira anunciou o seu apoio à pré-candidatura de Márcio Moreira, que disputará as eleições pelo Patriota. Ivan, que conquistou cerca de 800 votos nas eleições municipais de 2008, continua muito atuante no cenário político brumadense e, após várias possibilidades, decidiu apoiar o pré-candidato Márcio Moreira, que continua desenvolvendo a sua agenda positiva na busca de conquistar o maior número de apoios. “Eu conheço o importante trabalho que vem sendo desenvolvido por Márcio Moreira e sei que ele, como legítimo filho de nossa terra, poderá ser a representação que tanto ansiamos na Assembleia Legislativa da Bahia”, destacou Ivan Oliveira. Receptivamente Márcio Moreira declarou que “Ivan é uma liderança importante que temos em Brumado, com um histórico muito positivo de serviços prestados à nossa população, então, receber o seu apoio nos estimula ainda mais para continuarmos a nossa jornada”.



Sampaio confirma título da Copa do Nordeste após segurar empate contra Bahia com Fonte Nova lotada

(Foto: GE/Bahia)

O Sampaio mostrou novamente a força defensiva na Copa do Nordeste e não sofreu nenhum gol na Fonte Nova com mais de 45 mil torcedores do Bahia. Com o placar sem gols, a Bolívia Querida garantiu o título de campeã do Nordestão 2018, pois venceu o primeiro jogo, em São Luís, por 1 a 0, com gol de Uilliam. Este é o primeiro título do Sampaio na competição e também do futebol maranhense. A conquista rendeu ao clube o prêmio de R$ 1.5 milhão e também a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil de 2019. O primeiro tempo foi de domínio do Bahia, mas o resultado continuou sendo favorável ao Sampaio. A iniciativa foi do time maranhense. Logo aos dois minutos, Fernando Sobral cobrou falta e forçou uma defesa difício de Anderson. Depois, só deu Bahia. O primeiro bom lance do time da casa foi aos quatro minutos quando Tiago quase marcou gol de cabeça, após arremesso lateral de Léo. Depois, o Bahia dominou o meio-campo. Pressionou principalmente com jogadas pelas laterais, mas a defesa do Sampaio estava atenta e com a marcação fortalecida. Aos 38 minutos, Zé Rafael teve boa oportunidade, ficou de frente com Andrey e o goleiro do Sampaio evitou o gol baiano. O primeiro tempo foi marcado ainda por faltas duras de ambos os lados. Ao fim, o Sampaio teve três cartões amarelos e o Bahia recebeu um. O segundo tempo não mudou o estilo de jogo. O Bahia tentando de todas as formas, pressionando com levantamentos na área e a defesa do Sampaio conseguiu segurar a 'onda'. Mas com o nervosismo cada vez maior, o Bahia não conseguia mais chegar com tanto perigo e o Sampaio começou a explorar mais o campo de ataque, tanto que por duas vezes o time maranhense teve boa oportunidade de tentar o gol de fato, uma delas foi com Wellington Rato, aos 49 minutos. E a melhor chance do Bahia foi aos 50 minutos quando Brumado recebeu na pequena área e no chute Andrey defendeu e a bola foi pra fora. Foi o último lance do jogo. Depois disso, foi a vez do Sampaio festejar o título.



Caetité: Filho encontra pai pela primeira vez em zona rural após 47 anos

Foto: Whatsapp l 97News

O Caetiteense Paulo Fernandes da Silva encontrou seus familiares paternos após mais de quatro décadas afastado da família, na Comunidade de Palmital, zona rural de Caetité. Órfão de mãe aos sete anos, e sem nunca ter tido oportunidade de conhecer seu pai, Paulo foi embora do município baiano ainda adolescente a procura de trabalho. Segundo os familiares, o jovem chegou a morar no Amazonas, onde passou muitos anos e se casou. Paulo é filho do professor José Espedião Vieira, mais conhecido na região como Zé Leite. A reunião familiar foi marcada pela emoção. Após conhecer o pai, o cartiteense decidiu retornar para o município e fixar residência. 



Contran decide que multas de trânsito poderão ser pagas parceladas no cartão de crédito

Foto: Luciano Santos l 97News

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou o pagamento de multas de trânsito por diversas formas de pagamento, inclusive por meio de cartões de débito e parcelamento pelo cartão de crédito. As novas regras foram publicadas no Diário Oficial de sexta-feira (6). O parcelamento não ficará restrito a apenas uma multa. Ele poderá ser organizado para mais infrações, em parcelas ou no conjunto dos débitos que um motorista tenha em relação ao seu veículo com um departamento de trânsito. Ao parcelar as infrações, o motorista fica liberado de pendências como a do licenciamento do veículo. Com o novo sistema, os departamentos estaduais de trânsito (Detrans) poderão contratar empresas para novos meios de pagamento. Em geral, a quitação de multas era realizada por meio de boletos emitidos pelos departamentos. O proprietário do cartão deverá ser informado previamente das taxas adicionais cobrados ao optar por esta modalidade. Esses custos ficarão a cargo do motorista, e não dos departamentos de trânsito. Os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito que optarem por esse método de pagamento terão que repassar informações mensais ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) sobre a arrecadação. Caso essa prestação de contas não seja feita, a entidade poderá sofrer penalidades.



Solidariedade: Para evitar desperdício, empresários criam prateleira solidária em mercado; 'Tá com fome? pode pegar'

Foto: Reprodução l TV Bahia

Um casal dono de um supermercado na cidade de Luís Eduardo Magalhães, criou uma prateleira solidária que tem dado o que falar na região. A iniciativa foi tomada, conforme os empresários, para evitar o desperdício de alimentos que não seriam aproveitados para venda. Qualquer pessoa pode chegar e levar pra casa. "Tá com fome? Pode pegar, mas pegue o necessário, pois tem mais pessoas com fome também", avisa uma placa na frente da prateleira onde os alimentos foram disponibilizados. "Desde o início a gente já tinha esse projeto de estar passando para as pessoas que precisam, mas, como a gente vê a necessidade delas de entrar no mercado e a vergonha também de chegar até a gente pelo mercado estar cheio, então, a gente falou assim, vamos colocar uma coisa mais fácil, onde elas mesmas peguem", contou o comerciante Alisson Murilo.