ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil não deve 'depender eternamente' de Bolsa Família, diz Governo

Motorista evita acidente após ônibus perder freios em avenida de Guanambi

Acidente grave entre carro e carretas deixa dois feridos em Vitória da Conquista

Perícia em local de crime na cidade de Guanambi é tema de artigo em Revista Científica Internacional

Unidade móvel do TRE-BA inicia atendimento em Malhada de Pedras

Câmera escondida em casa alugada registrava banhos dos moradores

Gusttavo Lima leva cavalo ao palco durante show e divide opiniões nas redes sociais

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Novo tratamento para gordura no fígado 'avançada'

Caravana Bahia Sem Fogo realiza semana intensa de prevenção e educação ambiental na Chapada Diamantina

Ciclista morre após acidente envolvendo motocicleta na BA-938 em Guanambi

Campanha usa título de eleitor gigante para chamar jovens para votar

Brasil atinge 1,6 mil mortes confirmadas por dengue

Belo chora em show após anunciar fim de casamento com Gracyanne

Brasil registra primeiro caso local de cólera em 18 anos; paciente é da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Gasolina chega a R$ 6,29 em Brumado, após reajuste das distribuidoras


Agente de saúde morre em trágico acidente na Conquista-Barra do Choça

Vanusa estava conduzindo um veículo Spacefox, quando tentou desviar de um buraco na pista, perdeu o controle e tombou. Ela foi arremessada para fora do carro (Foto: Reprodução)

Aconteceu na noite desta segunda-feira, 03 de abril, por volta das 23:00 horas, na Rodovia Vitória da Conquista à Barra do Choça, nas proximidades do Povoado Cafezal, um grave acidente automobilístico. Onde vitimou a Agente Comunitária de Saúde de Barra do Choça, Vanusa Pereira, de 38 anos. De acordo informações, Vanusa estava conduzindo um veículo Spacefox preto, quando tentou desviar de um buraco na pista, perdeu o controle e tombou. Ela foi arremessada para fora do carro. Infelizmente não resistiu aos ferimentos e morreu.



Brumado: Filhote de cão é atropelado no Brisa I; moradores acusam motorista de ônibus

O filhote cercado pela mãe (Foto: 97NEWS)

O canal de comunicação do 97NEWS com os seus leitores, , o qual pode ser feito por meio do (77) 9.9994-1066, vem sendo cada vez mais utilizado, onde uma série de denúncias e outras informações de interesse da população, não só de Brumado, como de toda a região sudoeste, são enviadas. No final da tarde desta segunda-feira (03), uma nova denúncia foi apresentada por moradores do Conjunto Residencial Brisa I, na qual eles acusam um motorista da Viação Catarino de ter atropelado de forma impiedosa um filho de cão. Foi enviado juntamente com as denúncias um vídeo, no qual mostra o desespero da mãe que impediu que o seu filhote fosse retirado. “Olha que o ônibus da Catarino fez com um pobre animal, todo mundo aqui ficou revoltado, pois isso é um ato que causa forte indignação”, ressaltaram. Eles ainda apelaram dizendo que “que a Polícia e a Justiça venha a tomar providências contra essa motorista imprudente”. Confira o vídeo enviado pelos moradores: 



Brasil: Lei nacional cria programa de castração de cães e gatos

Foto: Reprodução

O presidente Michel Temer (PMDB) sancionou lei na última sexta-feira (31) que cria uma política de controle de natalidade de cães e gatos por meio de cirurgia de esterilização ou outro procedimento “que garanta eficiência, segurança e bem-estar ao animal”. O programa de castração vai considerar um estudo das localidades que necessitem de atendimento prioritário ou emergencial, seja por superlotação ou por quadros epidemiológicos. Animais que vivam em comunidades carentes terão prioridade para serem atendidos. A Lei nº. 13.426/2017, publicada na edição desta sexta-feira (31) do Diário Oficial da União (DOU), determina também a execução de campanhas educativas sobre a guarda responsável de animais de estimação. “Existe uma série de zoonoses que são transmitidas por esses animais em condições em que eles não têm um controle sanitário efetivo. Como eles são vetores para algumas enfermidades e são hospedeiros intermediários de outras, certamente essa superpopulação acaba afetando a saúde pública”, afirma Julio Barcellos, presidente da Comissão Nacional de Assuntos Políticos do CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária). A lei foi sancionada com dois vetos. Um se refere ao estabelecimento de prazo para a que os municípios que não possuem unidades de controle de zoonoses se adaptem às novas regras. Temer considerou que a obrigação invade a autoridade municipal, e acabaria provocando insegurança jurídica. Outro veto diz respeito ao pagamento das despesas da implementação do programa, que teria origem da seguridade social da União. O presidente avalia que esse dispositivo atrela recursos da seguridade social a um programa que não está vinculado diretamente à saúde.

 

 



SMTT propõe ações de sinalização e adequações na Rua Antônio Pinheiro Canguçu

(Foto: Ascom PMB)

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes - SMTT, através da Coordenação de Engenharia e Sinalização - CES, determinou a realização de estudo de viabilidade técnica na Rua Antônio Pinheiro Canguçu com o objetivo de propor ações de sinalização e adequações no local. Na tarde desta segunda-feira (3), em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura - Seinfra, o órgão dará início à execução de ações de limpeza da calha de captação de águas pluviais e nivelamento da Passagem de Nível - PN que faz cruzamento rodoferroviário com a Rua Ernesto Carneiro. O Superintendente Municipal de Trânsito e Transportes, André Cardoso, destacou que as ações visam prover nas imediações alternativas para deslocamento viário, desafogando a Avenida Coronel Santos e a Rua Exupério Pinheiro Cangucu, que são vias de entrada e saída da cidade. Além disso, a SMTT está avaliando outras soluções técnicas no local a fim de contribuir para um trânsito dinâmico, com mais fluidez e menos engarrafamento e lentidão na cidade. O órgão solicitou à Coordenação de Controle Viário e Estatísticas celeridade nas avaliações.



Presos rompem proteção e fogem do Complexo Penitenciário da Mata Escura

(Foto: G1 Bahia)

Uma nova fuga de presos na Bahia aconteceu no início da hoje (3), na Unidade Especial Disciplinar (UED), que faz parte do Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador.  Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), 25 internos fugiram do presídio durante a visita de familiares.Por mei da nota a Seap comunicou que os internos estavam praticando atividades desportivas no pátio para banho de sol da Galeria C. ,mas, em dado momenot, acabaram rompendo três barreiras perimetrais para conseguir fugir. A direção da unidade já identificou todos os foragidos e contará com a ajuda da Polícia Civil e Militar para recapturá-los.Com capacidade para cerca de 200 presos, a UED recebe presos provisórios e condenados em regime fechado, bem como internos submetidos a Regime Disciplinar Diferenciado (RDD).



Trágico: Bebê de um ano morre em desastre na BA-130

A bebê foi identificada como Beatriz Almeida Bonfim. Outras vítimas foram socorridas para hospital de Itapetinga, onde seguem internadas (Fotos: RGB)

Um acidente por volta das 07:00 horas da manhã desta segunda (3), ocorrido na BA-130, deixou o saldo negativo de um bebê de um ano morto e algumas pessoas feridas, entre elas o condutor de um dos veículos. Ailan Morais, trabalhador rural que mora no município de Macarani, estava vindo de Itati, juntamente com sua esposa, Aline, e familiares para Macarani, quando na localidade conhecida como Três Cruzes, onde ocorrem acidentes com muita frequência, foi atingido na lateral por um veículo Fiat Pálio com placa de Itapetinga. O carro era conduzido por Salvador Francisco da Silva, que se dirigia no sentido Itapetinga. Os ocupantes do Fiat Uno eram: Ailan Morais Silva (30 anos), Aline amaral Almeida Sousa (27 anos), Fernanda Almeida (01 ano e dois meses), Nilzete Amaral Almeida de Sousa (52 anos) Darcira Amaral Almeida de Sousa (30 anos) e Beatriz Almeida Bonfim (01 ano) que acabou falecendo, sendo a única vítima fatal do acidente. Apenas uma das vítimas ficou internada no Hospital São Pedro em Macarani, e as demais foram socorridas pelo SAMU e encaminhadas ao Pronto Socorro do Hospital Cristo Redentor/Fundação José Silveira em Itapetinga. Com informações de Sizinio Neto . 



‘Nossa paciência chegou ao limite’, afirmam moradores da Rua José Alvino Machado

A situação da rua ficou ainda mais precária com as chuvas dos últimos dias (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O Bairro Baraúnas é um dos que mais sofrem com o problema histórico do déficit de infraestrutura urbano, não somente por estar numa posição geográfica favorável, mas também pela falta de ações do poder público. Com as chuvas, todos os anos, os problemas se agravam e isso voltou a se repetir nos últimos dias, já que algumas vias ficaram praticamente intransitáveis. Uma delas é a Rua José Alvino Machado, a qual, segundo os moradores que entrarem em contato com a redação do 97NEWS, passou por um processo de destruição. Pelas declarações, os moradores relatam que isso vem acontecendo há muitos anos e somente medidas paliativas foram realizadas. A falta de um escoamento à altura vazão da água das chuvas contribui para agravar o problema, já que não existe um sistema de esgotamento pluvial no local. No final eles afirmam ter perdido a paciência e esperam que a administração municipal venha resolver o problema, como está acontecendo com outras ruas do bairro. Alguns deles, inclusive, já começaram a agir por conta própria, tapando os buracos com terra (foto abaixo). 

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Após declarações de Lídice, crescem as especulações sobre uma possível candidatura de Eduardo Vasconcelos a deputado federal

A dobradinha entre Eduardo e Lídice pode ter uma nova configuração nas eleições de 2018 (Foto: 97NEWS)

As eleições de 2018 ainda estão longe, mas, apesar disso, a temporada de especulações está cada vez mais intensa e, na manhã desta segunda-feira (03), após as declarações da senadora Lídice da Mata (PSB), nas quais ela descartou completamente a possibilidade de buscar uma vaga na Câmara Federal, garantindo que irá novamente para a disputa visando reconduzir o seu mandato ao Senado, várias possibilidades deram um novo formato ao tabuleiro da disputa, ainda mais que, ao que tudo indicada, a vaga do ex-governador Jaques Wagner ao Senado já parece garantida na chapa de situação, a qual deverá ser encabeçada novamente pelo atual governador Rui Costa na Bahia, sendo que, a nível nacional, já se desenha de forma muito forte a candidatura do ex-presidente Lula, a qual foi fortemente ventilada neste último final de semana em vários encontros do PT baiano. Neste contexto, a afirmação de Lídice, já no âmbito da política brumadense, deu ainda mais musculatura às especulações sobre uma possível candidatura a deputado federal do atual prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), o qual já deixou transparecer, mesmo que de forma subliminar, essa possibilidade. Adepto fervoroso da filosofia de Maquiavel, tanto que isso teria ficado mais que provado neste início de seu mandato pelos PLs polêmicos, que foram classificados como “pacote de maldades”, seguindo assim, à risca, um dos principais ensinamentos do filósofo italiano que pregou em sua obra mundialmente consagrada e venerada, “O Príncipe”, a seguinte frase: “Quando fizer o bem, faça-o aos poucos. Quando for praticar o mal, é fazê-lo de uma vez só”. Então nesse propósito de que “os fins justificam os meios”, Vasconcelos poderia já estar articulando realmente uma candidatura a deputado federal, em “dobradinha” com Lídice da Mata, o que poderia lhe render votos em vários municípios baianos. Dono de uma oratória rebuscada e de um conhecimento amplo em diversas áreas, Eduardo teria como um dos seus grandes sonhos, exercer um mandato na Câmara Federal, ainda mais que ele sempre teceu críticas aos deputados federais que representam Brumado, os quais, segundo ele, não teriam atendido, até hoje, com grande amplitude, os grandes anseios do município. Ainda é muito cedo para qualquer afirmação nesse sentido, mas, caso isso venha a acontecer, algumas conjecturas merecem ser feitas. A primeira é que, caso ele não seja eleito, ele não perde o seu cargo de prefeito, voltando a exercer a função normalmente. A segunda, já no outro sentido, é que, caso ele vença, o atual vice-prefeito, Édio Pereira (PSB) iria assumir o comando do município. E a terceira, ainda no mesmo sentido, é que, seria a primeira vez que Brumado teria um representante na Câmara de Deputados, o que poderia trazer grandes benefícios para o município, já que, Eduardo Vasconcelos, como defensor fervoroso do Municipalismo, poderia, estando no centro nervoso do poder, trabalhar de forma mais intensa a favor do seu torrão natal. A partir do segundo semestre desse ano, as negociações de bastidores ficarão mais fortes, o que pode, confirmar, ou não, essas especulações. 



Lídice rechaça qualquer possibilidade de candidatura à deputada federal nas eleições de 2018

A senadora Lídice da Mata confirmou que quer se manter no Senado Federal (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

A senadora Lídice da Mata (PSB) confirmou à imprensa baiana na manhã desta segunda-feira (3) que continuará a sua agenda no sentido de obter uma vaga no Senado pelo grupo de esquerda da Bahia, já que a primeira seria de Jaques Wagner (PT). Durante a coletiva de imprensa de divulgação dos detalhes da Campus Party Bahia, a senadora afatou completamente as especução de uma possível disputa pela vaga de deputada federal. “Eu aconselho as pessoas a falar com ele [Wagner] pessoalmente que ele confirmará sobre a hipótese dele ser candidato ao Senado. É bom para a Bahia, para ele, para a chapa. Eu acho que é importante que seu nome seja levantado e confirmado. O segundo nome da chapa está em discussão e eu estou na disputa, acho que tenho uma legitimidade porque estou no exercício do cargo. Então, isso mais tarde, será resolvido com a coordenação do governador Rui Costa”, disse. Quando a candidatura a deputada federal, Lídice foi direta: “Não há essa discussão, nós estamos disputando a chapa para compor o Senado”, afirmou.



Casa deve desabar a qualquer momento no São Félix; área já foi isolada

A residência está para ruir a qualquer momento (Foto: 97NEWS)

As sucessivas chuvas que caíram sobre a cidade de Brumado trouxeram transtornos à população, principalmente na área de infraestrutura, com várias vias da cidade ficando em estado muito precário. Outro efeito causado é o aceleramento do processo de degradação de várias residências, principalmente as que estão abandonadas. Esse foi o caso de uma casa localizada no Bairro São Félix, no entroncamento da Padre José Dias com a Travessa Auto Pereira, a qual está prestes a desabar. Segundo contato feito com o superintendente do SMTT, André Cardoso, ele informou que a área já foi isolada, para evitar qualquer tipo de acidente e que a Secretaria de Infraestrutura e a Defesa Civil Municipal já estão tomando as providências necessárias. Todos os anos quando as chuvas são mais intensas na cidade, aparecem casos como esses, de residências que, se não ruírem, tem que ser demolidas. Confira abaixo como a casa era antes na foto abaixo: 

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Disputa acirrada do PT mobiliza plenárias regionais

(Foto: Divulgação)

A uma semana da realização do Processo de Eleições Diretas (PED) para a renovação do comando da sigla petista, deputados federais, estaduais e dirigentes partidários visitaram as diversas regiões da Bahia mobilizando milhares de filiados em plenárias massivas, para debater as teses das chapas que se apresentam para eleger delegados ao congresso estadual da agremiação que será realizado nos dias 04, 05 e 06 de maio, quando será eleito o próximo diretório estadual e a nova presidência. A frente política reunida em torno das ideias do movimento Muda PT e da candidatura do Deputado Federal Waldenor Pereira para a presidência do Partido conseguiu reunir o maior número de militantes em plenárias territoriais realizadas nas cidades de Serrinha, Salvador, Candeias, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Itabuna, Itaberaba, Alagoinhas e Lauro de Freitas. A chapa Muda PT reúne os deputados federais Afonso Florence, Jorge Solla, Nelson Pellegrino, Robinson Almeida e Waldenor Pereira, os deputados estaduais Bira Corôa, Gika Lopes, Joseildo Ramos, José Neto, José Raimundo, Maria Del Carmen, Marcelino Galo e Neusa Cadore, os ex-deputados Amauri Teixeira e Yulo Oiticica, além de metade da direção da executiva estadual do PT da Bahia. Segundo o deputado Waldenor Pereira, “a chapa Muda PT representa os ideais de renovação partidária que são desejados pela ampla maioria dos petistas e necessários para que o PT esteja à altura da tarefa de eleger Lula e reconduzir Rui Costa ao governo da Bahia em 2018”. Pontuou o parlamentar. A expectativa da coordenação da campanha é eleger Gilmar Santiago para a presidência do PT de Salvador já no primeiro turno e ser a chapa mais votada no âmbito estadual. Para assegurar a vitória de Waldenor Pereira já no dia 9 de abril, antecipando a tendência congressual, a chapa Muda PT terá de conseguir mais da metade dos votos o que acirrará mais ainda a disputa pelo comando do partido nesta reta final.

(Foto: Divulgação)


Após atender convocação da população e visitar bairros da cidade, Zé Ribeiro faz novas indicações para melhoria da infraestrutura urbana

O vereador Zé Ribeiro continua cumprindo de forma ampla a sua agenda de trabalho (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

O vereador Zé Ribeiro (PT) continua demonstrando sintonia fina às solicitações da população em suas ações parlamentares. Desta vez, durante o período chuvoso,  ele recebeu nova convocação de moradores dos 4 cantos da cidade para ir “in loco” verificar a situação precária de vários locais da cidade, principalmente dos bairros periféricos. Após essas novas visitas, refletindo os anseios da comunidade, Zé Ribeiro apresentou novas indicações aos Executivo, as quais passam pela implantação de redutores de velocidade nas via que liga a Av. Centenário à BR-030, passando pelo Bairro Esconso, já que é um local de grande fluxo de veículos, onde os riscos de acidentes são constantes; a finalização da construção da Praça Bráulio Araújo Bonfim, que fica localizada no Bairro Maria José Viana; a construção da Praça Cecília Rocha de Souza, que fica no Loteamento São Lourenço, que pertence ao Bairro Santa Tereza; a conclusão das obras de duas Unidade Básicas de Saúde, que ficam na Rua São Joaquim, Bairro São Jorge e na Rua K, Bairro Irmã Dulce e, por última, a construção de Academias de Saúde nos bairros São Félix, Olhos d’Água, Baraúnas, Malhada Branca, Urbis II, como também nos distritos de Vila Presidente Vargas, Itaquaraí, Ubiraçaba, Cristalândia, além das comunidades de Lagoa Funda, Umburanas e Arrecife. Confira as indicações abaixo:



Com Waldenor e Lindbergh, Muda PT recebe mais de 50 municípios em Plenária do Sudoeste

(Foto: Divulgação)

O dia era de forte chuva e frio, clima tão característico da cidade, quando Vitória da Conquista recebeu os candidatos à presidência do Partido dos Trabalhadores na Bahia e no Brasil, o deputado federal Waldenor Pereira e o senador Lindbergh Farias, para a Plenária Regional do Muda PT no Sudoeste baiano, ocorrida na manhã deste sábado (1º).“Quando o Waldenor me convidou para vir à Bahia, ele se esqueceu de me avisar que Conquista faz frio”, brincou o senador Lindbergh, que foi  recepcionado calorosamente pelos militantes que lotavam a quadra da Faculdade Maurício de Nassau em apoio às candidaturas dele, de Waldenor e de Rudival Maturano, que concorre à presidência municipal pela Chapa “Ousar Lutar, Ousar Vencer”.  Waldenor lembrou a todos que “o movimento Muda PT se orgulha muito do Partidos dos Trabalhadores”. Porém, apesar de todo o legado de “conquistas materiais e imateriais” que o projeto político e os governos petistas deixaram ao povo brasileiro, “o partido dos trabalhadores precisa mudar”. 

 

(Foto: Divulgação)


“O PT precisa mudar, em primeiro lugar, companheiros e companheiras, para nos colocar à altura dos desafios que a atual conjuntura política nos apresenta”, discursou o deputado, lembrando o Impeachment da presidente Dilma Rousseff, o qual chamou de “golpe fascista”.  Mas, o senador Lindbergh Farias acredita que a população já começou a perceber o golpe. “Eles diziam, nós vamos tirar a Dilma e a situação vai melhorar. Mas, as pessoas estão percebendo que o Temer está acabando com o país e com os nossos direitos”. Para ele, é preciso que o partido saia em defesa do ex-presidente Lula para que a democracia do país e o direito de voto do povo não seja atingindo mais uma vez. “Nós temos de reconhecer os nossos erros, mas temos que dar os nossos passo à frente e não tem isso de plano B. O Lula é o plano A, B, C, D, F e G”, afirmou o senador. 
 

(Foto: Divulgação)

 

REPRESENTAÇÃO REGIONAL - Mais de 50 municípios participaram da Plenária do Sudoeste, com representações de dirigentes petistas, vereadores, prefeitos e ex-prefeitos, lideranças políticas urbanas e rurais, além das presenças dos deputados Zé Raimundo (estadual) e Afonso Florence (federal), representando os 15 parlamentares baianos que compõem o quadro de apoiadores da Chapa Muda PT e Matheus Maciel, secretário da JPT Bahia. Varias regiões do interior da Bahia estiveram representadas nesta manhã, além do Sudoeste, também estiveram presentes comitivas da Serra Geral, da Bacia do Paramirim, da Chapada Diamantina, do Médio São Francisco e do Médio Rio de Contas.  Estiveram presentes na Plenária os municípios de Anagé Aracatu, Barra do Choça, Belo Campo, Brumado, Caculé, Caetité, Caetanos, Cândido Sales, Candiba, Caraíbas, Condeúba, Cordeiros, Encruzilhada, Guajeru, Ibiassucê, Ibicuí, Itambém, Iuiú, Jacaraci, Jânio Quadros, Lagoa Real, Macaúbas, Malhada, Malhada de Pedras, Mirante, Palmas de Monte Alto, Piripá, Planalto, Poções, Presidente Jânio Quadros, Rio do Antônio, Rio do Pires, Sebastião Laranjeiras, Tanhaçu, Tanque Novo, Vitória da Conquista, Serra do Ramalho, Contendas do Sincorá, Cruz das  Almas, Itarantim, Apuarema, Caatiba, Dom Basílio, Bom Jesus da Serra, Bom Jesus da Lapa, Iguaí, Matina, Riacho de Santana, Livramento de Nossa Senhora, Nova Canaã. 

(Foto: Divulgação)


Brumado tem tempo nublado com chuva nesta segunda (03)

Fotos: Luciano Santos l 97NEWS

O tempo nublado com pancadas de chuva continua em Brumado nesta Segunda (3). Na capital do minério, o dia mais chuvoso foi no Sábado (1). Apesar da chuva, a cidade, não registrou ocorrências graves. No domingo (2) foram registrados pela população estragos em vários bairros de Brumado, com ruas danificadas e córregos que tiveram pontilhões destruídos. Não há registro de feridos. Nesta segunda-feira (3) o tempo segue nublado, com pancadas de chuvas a tarde e a noite. De acordo com o site da SEAGRI, a temperatura em Brumado varia entre 22°C e 29°C. Ainda segundo o SEAGRI, o tempo deve permanecer nublado, com pancadas de chuva, na terça-feira (04), em Brumado.

Fotos: Luciano Santos l 97NEWS


Bahia: Mãe encontra as duas filhas desaparecidas, enterradas em uma mesma cova

Corpos de Jhacy e Nathielly Soares, de 14 e 16 anos, estavam dentro de uma mesma cova, em uma região de difícil acesso, no município de Itabela.

As irmãs que estavam desaparecidas há três dias foram encontradas mortas, na manhã deste domingo (02), em uma área rural no município de Itabela. Os corpos de Jhacy e Nathielly Soares, de 14 e 16 anos, estavam dentro de uma mesma cova, em uma região de difícil acesso entre os bairros Bandeirantes e Ubirajara Brito. Segundo a polícia, os corpos foram encontrados pela mãe das jovens, dona Janete. Ela disse que desde o desaparecimento, na última quinta-feira (30), buscava incansavelmente pelas filhas. A perícia ainda não divulgou o laudo cadavérico que pode indicar as causas das morts e se houve abuso sexual. Os corpos foram removidos para o Departamento de Polícia Técnica em Eunápolis. A Polícia Civil de Itabela investiga o duplo homicídio.



Chuvas evidenciam a falta de infraestrutura do Bairro São José

(Foto: 97NEWS)

As chuvas, apesar de muito ansiadas pelos brumadenses, sempre acabam trazendo consigo alguns transtornos para a população, já que um planejamento eficaz na área de infraestrutura nunca fez parte das administrações municipais. Então, é só despencar dos céus as precipitações com índices mais generosos, que muitos bairros da cidade são muito afetados, especialmente os que ficam próximos aos riachos que correm dentro do perímetro urbano. Dentre esses bairros um dos mais afetados é o Bairro São José, que fica geograficamente num local que agrega um grande volume de água das chuvas. O bairro que vem sendo alvo constante de muitas reclamações por parte dos moradores, que insistem em afirmar que a infraestrutura é muito deficitária e várias obras são urgentes, para que a situação não fique ainda pior, agora, com as últimas chuvas, teve, sobre si, a evidência do anunciado. O secretário municipal de Infraestrutura, Renato Mendonça, que visitou vários locais da cidade para conferir de perto os estragos feitos pelas chuvas, afirmou que irá ser feito um planejamento de recuperação e que o Bairro São José estaria incluso. Ainda segundo os moradores, a situação precária ficou patente e isso pode ser conferido em vídeos que foram enviados para a redação do 97NEWS. Confira:  



O Fenômeno das Notícias Falsas: A mentira como matéria-prima

(Imagem Ilustrativa)

É fácil perceber o desastre resultante da associação entre a incapacidade de distinguir notícia falsa e a proliferação em escala planetária de noticiário mentiroso, criado com a finalidade de alavancar o ganho pessoal dos donos de sites por meio do reforço a convicções ideológicas e/ou religiosas fundamentalistas. Tal fato ocorre de forma vertiginosa e devastadora em toda parte onde chega sinal de internet. A resultante desse coquetel é uma mistura de desinformação, preconceito, intolerância, incompetência para a escolha consciente e incapacidade de autodeterminação. Ou seja, o contrário das bases para o bom funcionamento do sistema democrático. Pesquisa da Universidade de Stanford, realizada com 7.804 estudantes americanos dos ensinos fundamental, médio e superior, concluiu que é “lamentável” a capacidade dos jovens de processar corretamente informações divulgadas nas redes sociais. Sam Wineburg, que conduziu o estudo, afirmou: “Muita gente acredita que os jovens, bem ambientados nas mídias sociais, têm perspicácia para compreender o que leem. Nosso trabalho mostra que o oposto disso é verdadeiro.” Num dos testes, os estudantes deveriam analisar uma publicação com a foto de uma flor supostamente modificada pela radiação da usina de Fukushima, atingida pelo tsunami de 2011. A publicação não trazia fonte ou indício de que a foto havia sido tirada perto da usina nem evidência de que a flor havia sido modificada pela radiação. Ainda assim, 40% acreditaram na veracidade por achar que havia informação suficiente para lhe dar crédito. Matéria do Washington Post revela que Paris Swade e Danny Gold, donos de um site direitista radical de notícias falsas, orgulham-se – sim, orgulham-se!, sem qualquer sinal de remorso – de praticar “imprensa marrom”. Até os nomes que os dois usam são falsos. Para ganhar caminhões de dinheiro precisam de um laptop e de um sofá para escrever e acompanhar a viralização dos posts. Na última eleição, todos os candidatos republicanos investiram grana preta no site deles. O ex-garçom Paris Swade não diz quanto ganha. Mas admite que teria de ralar cinco anos pilotando uma bandeja para conseguir ganhar o que embolsou em apenas seis meses afagando o ego da extrema-direita com notícias inventadas.

Em sua primeira “matéria”, inventou que, segundo uma fonte anônima, um cientista da Coreia do Norte fugira do país com dados sobre experiências com humanos. Na falta de uma imagem mais “real”, achou a foto de uma massa de carne e postou: “Coreia do Norte: experimentos em humanos”. Em dez minutos ganhou U$120,00. Nunca mais parou de mentir. Nem de ganhar carradas de dinheiro. Os dois não são religiosos, mas como isso funciona, pedem que Deus abençoe Trump. E tome notícia falsa como: “Segredos que envolvem o nascimento de Obama revelados. Cartas do pai dele revelam algo de sinistro!” O fenômeno é avassalador e se espalha sem qualquer controle ou contraponto. Afinal, a internet é terra de ninguém. Não se sujeita a qualquer regulação. Antes que os arautos da censura se apresentem, é bom deixar claro que é assim que deve continuar! Com a onda de descrédito que assola a imprensa de mercado (por culpa dela própria e pela falsa noção de que é possível substituir informação confiável por memes irresponsáveis da internet), fica fácil concluir que a situação beira perigosamente o abismo. Tanto o estudo de Stanford quanto a matéria do Washington Post se referem ao público norte-americano. Mas o Brasil poderia ter sido o cenário e o resultado seria o mesmo. Ou pior. Se o leitor chegou até aqui, com certeza vai querer deste articulista alguma sugestão de como se pode sair deste imbróglio. A resposta está na ponta da língua, nem precisa esperar: não sei.

CONTINUE LENDO


Novas regras para rotativo do cartão de crédito valem a partir de amanhã (03)

(Foto: Reprodução)

A partir deste mês, os consumidores que não conseguirem pagar integralmente a tarifa do cartão de crédito só poderão ficar no crédito rotativo por 30 dias. A nova regra, fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em janeiro, entrará em vigor amanhã (3). A medida consta da reforma microeconômica anunciada pelo governo no fim do ano passado. Os bancos tiveram pouco mais de dois meses para se adaptarem à nova regra, que obrigou as instituições financeiras a transferirem para o crédito parcelado, que cobra taxas menores, os clientes que não conseguirem quitar o rotativo do cartão de crédito nos primeiros 30 dias. Durante esse período de quase dois meses, os bancos definiram as novas taxas para o crédito parcelado. De acordo com a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), a medida tem o potencial de reduzir pela metade os gastos com juros em 12 meses. 



Aumento dos remédios será mais amargo para os idosos, diz FGV

O bolso dos idosos deve sentir com mais força o reajuste a partir da segunda quinzena de abril (Foto: Evandro Veiga/ CORREIO)

O aumento de até 4,76% no preço dos remédios anunciado pelo governo deve impactar mais os idosos, de acordo com o pesquisador do Fundação Getúlio Vargas (FGV/Ibre), André Braz. Mesmo em vigor desde a  publicação na edição do Diário Oficial da União (DOU) de ontem (31),  ainda de acordo com o especialista, o reajuste deve ocorrer com mais intensidade, a partir da segunda quinzena de abril. "A terceira idade sentirá mais o reajuste. No entanto, ele veio abaixo da inflação de 2016 – que foi de 6,29% - isso reduzirá o impacto no custo de vida. Algumas farmácias ainda devem praticar preços antigos, enquanto durarem os estoques", afirma Braz.  O pesquisador acrescenta que algumas farmácias ainda devem praticar preços antigos, enquanto durarem os estoques. Segundo Braz, as novas encomendas devem trazer remédios com o reajuste, o que deve ocorrer com mais intensidade a partir da segunda quinzena de abril. "A expectativa era de um reajuste na ordem de 3,5% para todas as classes terapêuticas, à exemplo de 2016, quando o reajuste foi de 12,5% para todos os medicamentos. Os reajustes não devem ser orientados pela inflação passada, mas sim, pela real necessidade de cada setor. Órgãos reguladores avaliam a necessidade de reajuste, equilibrando os interesses da sociedade e dos fabricantes", ressalta o pesquisador.

 



Homem invade Base Naval de Aratu e acaba morto

(Foto: Reprodução)

Um homem morreu na noite deste sábado (1º) após invadir a Base Naval de Aratu, em Simões Filho. A identidade do mesmo não foi divulgada pela Polícia. Ele teria ido até a guarita da base, com atitude muito suspeita, o que fez com que, prontamente o mesmo fosse alvejado por tiros disparados por um militar que estava no plantão. O homem foi socorrido para o Hospital do Subúrbio na ambulância da Base Naval, mas não resistiu.