Brumado: Resultados do monitoramento terceirizado nas escolas já começam a apresentar índices positivos

Guaritas para abrigar as centrais de monitoramento estão sendo construídas nas escolas (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Apesar das resistências às inovações tecnológicas, os resultados obtidos pelos novos aparatos, especialmente na área da eletrônica, vêm transformando a atual sociedade, promovendo uma nova dinâmica em todos os setores. Neste contexto, um dos que mais vem tendo avanços significativos é o da segurança pública, que vem sendo um grande desafio para as autoridades. Sistemas modernos de monitoramento eletrônico começam a ser implantados nas cidades, facilitando o mapeamento das manchas criminais e também realizando flagrantes de delitos que fazem com que os autores possam ser presos ainda durante o ato infracional. Em Brumado, a administração municipal vem se mostrando muito simpática a essas inovações tecnológicas, promovendo, de forma gradual, algumas ações que começam a apresentar resultados muito satisfatórios.

Câmeras já estão sendo instaladas nas escolas (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Um deles se iniciou com a terceirização dos serviços prestados nas escolas municipais, onde foi implantado o sistema de “empresas madrinhas”, ou seja, após vencer o processo licitatório a empresa fica totalmente responsável pela limpeza, conservação, manutenção e pela segurança das escolas da rede pública municipal. Esta medida causou e, ainda vem causando protestos, mas, os resultados apresentados já começam a comprovar um grau muito positivo de resolutividade. Vítimas históricas do vandalismo e de furtos, as escolas hoje possuem segurança particular, feita por equipes capacitadas, que vem garantindo a conservação do patrimônio público.

Com as mudanças no sistema, a ronda escolar deve ser substituída (Foto: 97NEWS Conteúdo)

Essas ações vêm sendo dinamizadas e ampliadas, tanto que em escolas com um grande número de alunos como o CMEAS e o Nice Público, as quais funcionam em tempo integral, o índice de vandalismo e furtos é quase nulo atualmente. Outra questão que vem atormentando os diretores e a violência entre alunos, como aconteceu recentemente na Escola Idalina Azevedo. Esse tipo de episódios também deve diminuir, já que está sendo feita a instalação de câmeras de monitoramento em todo o espaço das escolas, o que fará com que a central de monitoramento tenha uma espécie de onipresença, evitando assim os fatos até mesmo antes deles acontecerem. A administração defende a tese de que, apesar do trabalho positivo realizado pela GCM na ronda escolar, o número de guardas é limitado, o que impossibilitaria uma vigilância completa, já que eles não poderiam estar em vários locais ao mesmo tempo. Essa é mais uma experiência exitosa que está quebrando paradigmas feita pela administração municipal, que deve ser imitada por outros municípios da região, que já vem agenda visitas para conhecer de perto o sistema. É o futuro chegando para dar mais conforto, segurança e comodidade ao setor educacional, defende a gestão “Educar para Libertar”.