ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

Cachorro morre após ser esquecido em carro de petshop em Vitória da Conquista

24º Batalhão de Brumado realiza parada comemorativa de promoção a valorização profissional

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios


Riachão das Neves: Grupo que abriu túmulo de Rosângela responderá por 'violação funerária'

(Fotos: Reprodução)

As pessoas que abriram o túmulo de uma mulher mais de 10 dias após o sepultamento, por acreditarem que ela tinha sido enterrada viva, devem responder por violação de urna funerária, crime que está previsto no artigo 210 do Código Penal, com pena de reclusão de um a três anos. O caso ocorreu no município de Riachão das Neves, no oeste do estado. A informação foi passada na manhã desta quinta-feira (15) pelo delegado Antistenes Benvindo, que atua como plantonista regional da delegacia de Barreiras, também no oeste do estado, e que fez o registro do caso. Ele diz que as investigações preliminares apontam que a situação relatada pelos familiares não se sustenta em nenhum indício plausível. O delegado da cidade de Riachão das Neves, Arnaldo Alves, que assumiu a apuração do caso após registro inicial da delegacia de Barreiras, também contou à reportagem que as informações que levaram familiares a violarem o túmulo não passaram de “boatos”. Rosângela Almeida dos Santos, de 37 anos, estava internada no Hospital do Oeste, em Barreiras, com um quadro de infecção respiratória. No dia 28 de janeiro, ela teve o falecimento atestado pela unidade médica após um quadro de choque séptico, quando a infecção se alastra pelo corpo afetando vários órgãos. No dia seguinte, ela foi sepultada em Riachão das Neves. Onze dias depois do enterro, por acreditar que a mulher tinha sido enterrada viva, um grupo abriu o caixão que tinha sido depositado em uma urna funerária. 

Segundo o delegado Antistenes Benvindo, a mãe da vítima estaria sonhando há dias que a filha estava viva. Após a informação de uma moradora, de que teria ouvido gritos de dentro da sepultura, familiares decidiram violar o caixão. Em entrevista à TV Oeste, afiliada da Rede Bahia, a mãe de Rosângela Almeida disse que o corpo dela foi encontrado revirado no túmulo, com ferimentos nas mãos e testa, como se tivesse tentado sair do caixão. “Até aqueles preguinhos que estavam em cima estavam soltos. A mãozinha tava ferida, como quem estava arrumando, assim, arrumando o caixão para sair”, disse Germana de Almeida. Benvindo, entretanto, disse que as informações não se confirmam. “Ela [a vítma] estava do mesmo jeito, intacta. O irmão dela mesmo disse”. O delegado também contou que as informações sobre ferimentos nas mãos e na testa não são verídicas. Sobre o relato de que o corpo da vítima estava conservado, a polícia disse que informações médicas relatam que o uso de antibióticos durante o internamento e o tempo chuvoso favoreceram uma decomposição mais lenta. O delegado também conta que a mulher foi sepultada mais de 20 horas após o óbito e que, durante todo o processo, que envolveu preparação do corpo para enterro e velório não houve um sinal de vida. Uma perícia foi feita no túmulo, onde o corpo foi recolocado, e um laudo deve esclarecer a situação. O prazo para divulgação do documento não foi divulgado. Segundo o delegado de Riachão das Neves, que assumiu as investigações, todos os envolvidos no caso devem ser ouvidos a partir desta quinta-feira.

CONTINUE LENDO


Inclusão em grupos virtuais deverá ter consentimento prévio de internauta

(Divulgação)

A inclusão em grupos, páginas e comunidades virtuais deverá ser feita apenas com consentimento prévio dos internautas, segundo o Projeto de Lei do Senado (PLS) 347/2016, da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), aprovado nesta quarta-feira (7) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O projeto modifica o Marco Civil da Internet. A proposta recebeu voto favorável, com duas emendas, do relator, senador Romero Jucá (PMDB-RR), e ainda terá que passar por votação final na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). Conforme a proposta, os usuários com contas no Facebook, Whatsapp ou Telegram, por exemplo, teriam de ser consultados antes de serem incluídos em cadastros ou receberem convites para participar de eventos em redes sociais. O PLS 347/2016 determina que essa anuência prévia deverá ser “livre, específica, inequívoca e informada”. O projeto também especifica quem vai responder pelo descumprimento dessa exigência. Em primeiro lugar, o ônus da prova sobre o consentimento do usuário caberá ao provedor da aplicação. Se não tiver havido autorização prévia, o provedor terá a obrigação de reparar os danos decorrentes do uso indevido dos dados do internauta.

Responsabilidade

Vanessa pretendia responsabilizar ainda quem estivesse envolvido nos processos de inscrição, cadastramento ou criação de contas; na inclusão do internauta em rede ou mídia social; ou no envio de convite, em seu nome, para participação em rede ou mídia social. Assim, qualquer usuário nesta situação teria de responder solidariamente pela reparação dos danos junto com o provedor. Entretanto, uma das emendas de Jucá eliminou tal possibilidade.

“A culpa pela ausência de mecanismos que asseguram a coleta do consentimento prévio é da aplicação, e não dos usuários. Se, por exemplo, alguém pretende criar um grupo de interação no Whatsapp e, para isso, passa a indicar os usuários que deveriam integrar esse grupo, é responsabilidade do Whatsapp condicionar o efetivo ingresso do convidado no grupo ao seu prévio consentimento. O usuário que criou o grupo não possui condições técnicas de estabelecer esse mecanismo de coleta de consentimento prévio”, considerou Jucá no parecer.

Dano moral

Por outro lado, o relator teve a preocupação de estabelecer, expressamente, que a violação à intimidade na forma prevista no projeto cria presunção de dano moral ao internauta. Na sua opinião, isso é fundamental para dar efetividade à norma proposta, já que abre a possibilidade de o ofendido reivindicar indenização.

Ao justifica o PLS 347/2016, Vanessa Grazziotin avaliou que o Marco Civil da Internet ainda não regulamenta adequadamente o processo de captação e inclusão de membros pelas redes sociais.

“As empresas provedoras de aplicações de redes e mídias sociais competem agressivamente num mercado globalizado, que conta com milhões de usuários e movimenta bilhões de reais. Ocorre que a voracidade das empresas para conquistar usuários tem dado margem a abusos. É o caso, por exemplo, de algumas redes sociais que, de forma não autorizada, acessam a lista de contatos de seus membros para atrair novos usuários, convidando integrantes dessa lista, em nome dos respectivos membros, a ingressarem na rede. Tais práticas abusivas têm de ser coibidas”, sustentou Vanessa.

CONTINUE LENDO


‘Protesto das Marmitas’ abre novo impasse na SMTT; ‘meritocracia é a palavra de ordem’, afirma superintendente

Como forma de protesto, alguns agentes levaram marmitas e comeram ao ar livre, já que foi vetado eles usarem a sala do setor (Foto: 97NEWS)

Tendo a sua recente história marcada por desavenças e conflitos, a SMTT – Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes de Brumado, volta à cena midiática, desta feita num novo episódio que está sendo conhecido como o “Protesto das Marmitas”, o qual acabou se intensificando logo após o Carnaval. A substância que move o protesto, que tem os agentes de trânsito como protagonistas, foi a mudança na carga horária de trabalho, sendo que a principal delas foi a redução no horário de almoço, que, a partir de agora, é de 60 minutos. A questão tomou corpo, ontem (14), quando alguns agentes, insatisfeitos com a redução, levaram marmitas para almoçar na sala do setor, os quais foram retirados pelo superintendente, que alegou que o local era inapropriado para refeições. Ato contínuo, os agentes “almoçaram” na porta ao ar livre para protestar contra o que eles classificam como “desumanidade”. Ouvidos, eles alegam que “só queremos o mesmo regime que é aplicado para todos os servidores, com 2 horas de almoço, já que em apenas 1 hora, ainda mais para quem mora mais distante, praticamente não dá para fazer uma refeição”. Eles ainda relatam que “não existe diálogo e sim autoritarismo, o que nos deixa indignados, pois cumprimos as nossas funções com o máximo de esforço. Queremos o afastamento do superintende, que, por sinal, é agente também, mas que nos trata como se fôssemos inimigos, então, reconhecemos os nossos direitos e vamos buscá-los, pois nos tempos de hoje, atitudes como essa são inaceitáveis”.

O superintendente Jansen Ricardo garante que será firme na condução dos trabalhos (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Visando o contraponto, também ouvimos o superintendente Jansen Ricardo, o qual, de forma muito segura e serena iniciou explicando que “primeiramente eu fui convidado pelo prefeito para assumir o setor e aceitei. As animosidades já existiam, não fui eu que criei nada, só estou aqui desenvolvendo a minha função, as mudanças foram de ordem administrativa” e subindo o tom disparou que “os agentes, que são servidores concursados, isso tem que ser ressaltado, tinham pleno conhecimento que a carga horária é de 40 horas, já que isso estava expresso no edital, então, eles não têm do que reclamar. Quanto ao regime diferenciado isso é uma coisa normal hoje em dia, já que estão sendo implantadas alterações em todos os setores, não só públicos, como também os privados”. Mostrando uma forte severidade e, num tom de ameaça, ele garantiu que “eu procurei primeiramente promover a união, mas quero deixar claro que o setor terá que cumprir a sua função da melhor forma possível, por isso, a palavra de ordem será a meritocracia, pois a nossa meta é a moralidade nos serviços prestados, então, servidor relapso e mau intencionado terá que rever o seu posicionamento, pois será aberto um processo administrativo pela procuradoria municipal”. No final ele negou que os atritos sejam pessoais, mas que, caso eles existam, isso não impedirá que os trabalhos sejam realizados como o planejado.  



PRE recorre ao TSE contra nulidade de busca e apreensão em investigação envolvendo Marcelo Nilo

O deputado estadual Marcelo Nilo (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) ajuizou recurso especial para garantir a validade das medidas de busca e apreensão executadas em operação deflagrada em setembro passado, dentro da investigação em que o órgão apura crime eleitoral de falsidade ideológica , por meio denominado “Caixa 2”, envolvendo o deputado estadual Marcelo Nilo. Os mandados haviam sido expedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral na Bahia (TRE/BA), a pedido da PRE, mas os atos foram anulados em decisão do mesmo tribunal em dezembro. Quando o TRE autorizou a busca e a apreensão, levou em consideração elementos colhidos em quase dois anos de investigações da PRE, que apuravam a prática do delito de falsidade ideológica eleitoral, caracterizado pelo uso do chamado “Caixa 2”. No curso da investigação, foram ouvidas testemunhas e reunidos documentos, inclusive por meio da quebra do sigilo bancário, fiscal e de telecomunicações dos investigados, material que levou à expedição dos mandados. Os fatos apurados envolvem, dentre outros investigados, Marcelo Nilo, Marcelo Dantas Veiga e sócios da empresa Leiaute Comunicação e Propaganda Ltda, que se valiam da empresa de pesquisa Babesp – administrada por pessoas que mantinham vínculo com o deputado – para captação de recursos a título de supostos pagamentos por pesquisas eleitorais, mas cujos valores tiveram possivelmente outro destino, como a campanha de Nilo ao cargo de deputado estadual nas eleições de 2014. De acordo com o recurso, subscrito pelo procurador Regional Eleitoral Cláudio Gusmão e pelo procurador auxiliar Ovídio Machado, a decisão do TRE que anulou as medidas anteriormente autorizadas frustrou a possibilidade de o Ministério Público, na fase investigativa própria, reunir provas para oferecer a denúncia por crime eleitoral, dando início ao processo judicial que poderia resultar na condenação dos envolvidos. Com o recurso especial, ajuizado em 10 de janeiro, agora é o TSE que deverá julgar a validade das medidas de busca e apreensão.



Jacobina: Grupo armado explode carro-forte

Foto: Whatsaap l 97NEWS

Na manhã desta quinta-feira (15), um carroforte foi explodido por um grupo armado na BR-324, proximo ao povoado de Guabiraba, em Jacobina. Segundo a Polícia Militar, os suspeitos renderam os seguranças e os obrigaram a deixar o veículo. Não há detalhes de quantas pessoas participaram da ação. Depois do ataque, artefatos explosivos não detonados ficaram espalhados na pista. A empresa responsável pelo transporte não informou o valor levado pelos bandidos. Ninguém ficou ferido e nenhum suspeito foi preso ainda.



Caminho Seguro: ‘Obras da passagem elevada da linha férrea visam a valorização da vida’, afirma secretário

A edificação chamada de Caminho Seguro, está em fase final de construção (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

As obras de passagem elevada ao lado da linha férrea, que fica localizada nas proximidades da nova ponte do São Félix, acabaram se arrastando por vários anos, em decorrência de um conflito entre a FCA e a administração municipal, criando uma atmosfera negativa sobre o empreendimento. Após uma “longa batalha”, a atual gestão conseguiu “desembaraçar” a situação e, com isso, as obras puderam ser retomadas, as quais, inclusive estão em fase final, o que vem atraindo a atenção da população, especialmente, por uma edificação diferenciada, que, a princípio, é vista como uma espécie de passarela. Buscando mais esclarecimentos sobre a situação, a equipe do 97NEWS conseguiu falar com o secretário municipal de infraestrutura, engenheiro André Cardoso, o qual iniciou relatando que “as obras estão sendo finalizadas e o conjunto total, que envolve também a nova ponte do São Félix, será entregue à população no próximo mês de março”.

A obra visa evitar acidentes, 'forçando' os pedestres a prestar atenção à passagem do trem (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Questionado sobre a edificação similar à uma passarela, ele explicou que “o nome correto seria caminho seguro, para evitar acidentes com a população, buscando-se assim a total valorização da vida. Como os acidentes com trem em Brumado ainda acontecem, muitas vezes pela distração, resolvemos adotar um sistema que force, no bom sentido, para que os pedestres sejam obrigados a comprovar se está vindo o trem ou não. Talvez, nesse primeiro momento, haja uma interpretação equivocada, mas, tenho certeza que o bom senso irá prevalecer e todos entenderão o nosso objetivo”. Sobre a possibilidade de alguém querer atravessar fora do caminho seguro, ele lembrou que “será por conta e risco da pessoa, mas iremos colocar uma sinalização muito abrangente no local e, por isso, as pessoas entenderão e irão fazer o correto”. Para finalizar foi colocada a situação dos caminhões, já que é uma via de escoamento cada vez mais utilizada pelos caminhoneiros, só que, com as obras, agora, a passagem ficou estreita e, com isso, as obras poderão ser danificadas. Segundo o secretário “está já em execução um planejamento nesse sentido, onde será criada uma via para escoar o tráfico de caminhões, só que isso envolve desapropriações, então o processo é mais amplo, mas já estamos nos empenhando ao máximo nesse sentido também. Esperamos que os caminhoneiros tenham o bom sendo e compreendam isso”. 

As obras darão uma nova dinâmica estrutural para o local (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Goiás: Batida entre ônibus e carreta deixa 7 mortos e 30 feridos

Foto: Whatsaap l 97NEWS

Um ônibus e uma carreta se envolveram em um grave acidente na manhã desta quinta-feira (15), na BR-020, em Formosa, cidade goiana do Entorno do Distrito Federal. Segundo o Corpo de Bombeiros, seis pessoas morreram no local. O Hospital local confirmou que mais uma pessoa, que foi socorrida, também não resistiu aos ferimentos. Além disso, 30 pessoas ficaram feridas e encaminhadas para unidades de saúde da região. O acidente aconteceu por volta das 6h30, no Km 45 da rodovia, entre os povoados de JK e Bezerra. No ônibus viajavam 43 passageiros mais o motorista. A assessoria de imprensa dos bombeiros em Goiás informou que a corporação procura ainda por mais sete pessoas.

 

Foto: Reprodução l TV Globo

Com a pancada, uma das laterais do ônibus ficou completamente destruída. A carreta transportava adubo e toda carga ficou espalhada no local. A proprietária do veículo já está providenciando guincho para retirá-lo da pista. O caminhoneiro sobreviveu. De acordo com a PRF, o trecho onde houve a colisão é de pista simples. A ultrapassagem no local é proibida. Houve engarrafamento de 4 km. Os bombeiros do Distrito Federal também ajudam no atendimento e enviaram um helicóptero e sete ambulâncias para o local. Algumas vítimas foram encaminhadas para hospitais do DF. Em nota, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que já foram encaminhadas 12 vítimas aos hospitais da capital, sendo quatro no Hospital de Planaltina, duas no Hospital do Paranoá, três no Hospital de Sobradinho e três no Instituto Hospital de Base.



Brumado: Moradores do São Jorge preocupados com possível ‘invasão’ de lacraias no bairro

Várias centopeias vêm sendo encontradas pelos moradores, o que aumentou a preocupação (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Ainda existe um mito muito grande sobre as centopeias, ou as populares lacraias, as quais além de seu aspecto “assustador”, causam até pânico pela lenda de que são animais extremamente venenosos. Primeiramente é bom esclarecer que, apesar de serem consideradas peçonhentas, as centopeias não são perigosas aos seres humanos, os quais, caso sejam picados, ficam com incômodos ou inchaços na pele, mas o quadro não se apresenta como grave. No verão, período que sempre é acompanhado de chuvas, as centopeias são mais comuns de serem vistas, inclusive dentro de residências, já que, por ser de hábitos noturnos, elas caçam suas presas como baratas, grilos e outros insetos. A redação do 97NEWS, recebeu na manhã desta quinta-feira (15) alguns comunicados de moradores do Bairro São Jorge, os quais relataram que uma possível infestação de centopeias estava ocorrendo, o que deixou muitos deles preocupados, já que a informação dada é que elas seriam extremamente venenosas. Então, deverá ser feito um comunicado por meio dos órgãos responsáveis visando esclarecer a situação, já que a apreensão dos moradores vem aumentando. Mas, é necessário ressaltar que as lacraias, como são mais conhecidas aqui na região, não oferecem grande perigo aos seres humanos.   

Com uma aparência 'assustadora', as lacraias são mais comuns de aparecerem nas residências durante o verão (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Brumado: Agência dos Correios foi arrombada durante o feriado de Carnaval

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Funcionários da agência dos Correios de Brumado perceberam que o prédio tinha sido arrombando durante o feriado de Carnaval ao chegarem para trabalhar na manhã desta quarta-feira (14).  Segundo informações obtidas pelo 97NEWS, os criminosos destruíram cadeados e invadiram o imóvel localizado no centro da cidade. Na ação, encomendas foram roubadas pelos suspeitos. Com o arrombamento, o atendimento ao público foi interrompido, e só retornou no período da tarde, depois que o prédio foi periciado pela Polícia Civil. As câmeras do circuito interno de segurança devem ajudar na identificação dos suspeitos. A assessoria de comunicação dos Correios em Salvador ainda não se manifestou sobre os possíveis prejuízos. 

 



Brumado: Polícia Civil intensifica investigações sobre atropelamento e morte que ocorreu no sábado de carnaval

A perícia no veículo envolvido no atropelamento pode contribuir para a elucidação do caso (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Um atropelamento que ocorreu no último sábado (10) na Av. Centenário, que acabou tendo um final trágico, vem ganhando cada vez mais repercussão nas mídias sociais. Tendo como vítima fatal um homem de prenome “Damião”, o qual era muito conhecido e querido na cidade, o fato acabou causando uma forte indignação, já que, segundo testemunhas, o motorista não teria parado para dar socorro à vítima, se evadindo do local. Diante disso a reportagem do 97NEWS começou a acompanhar mais de perto o caso e, na manhã desta quinta-feira (15), esteve na sede da 20ª Coorpin para saber novos detalhes. Segundo os delegados ouvidos, que não estavam no plantão do carnaval, tudo está sendo devidamente apurado, tanto que as investigações foram intensificadas, para que tudo fique devidamente esclarecido. O suspeito de ter atropelado a vítima já foi ouvido e depois liberado, mas poderá responder por homicídio culposo, no qual não existe a intenção de matar, mas o fato, caso fique comprovado, de que ele negou socorro à vítima, pode complicar a sua situação. O veículo que estava sendo conduzido pelo acusado foi levado para a DP e foi periciado e pode revelar novos detalhes do fato. Assim que houver um comunicado oficial da coordenadoria da 20ª Coorpin estaremos fazendo a divulgação, já que a cobrança popular é muito grande nesse sentido. 

 



Com ‘Gilbertão’ de cara nova, está tudo pronto para o início do Campeonato Brumadense de Futebol 2018

'Gilbertão' de cara nova para receber o Brumadense de Futebol 2018 (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Buscando um novo tempo para o Futebol em Brumado, a administração municipal desenvolveu um planejamento de resultados, o qual já está sendo colocado em prática. Visando uma dinâmica diferenciada, as ações, que vêm tendo um apoio muito importante do vice-prefeito Édio Pereira (PC do B), que vem participando ativamente do processo de renovação, começam a mostrar uma nova tendência para o futebol de campo, que agora ficará sob a responsabilidade do munícipio. Dentro deste contexto, o Estádio “Gilbertão” passou por uma reformulação, com obras estruturais necessárias, as quais agora foram finalizadas, deixando a praça esportiva de cara nova para receber a primeira e importante competição do ano, o Brumadense de Futebol 2018, que está sendo antecipado devido à Copa do Mundo da Rússia. O torneio terá início neste domingo (18), às 15h30m, com a partida entre as equipes do Umburanas e Vila Presidente Vargas. A competição promete ser muito bem organizada, onde os atletas que se destacarem deverão formar a seleção local, que deverá disputar o Intermunicipal 2018. Na noite desta quinta-feira (15), será realizada uma reunião no auditório da prefeitura, onde serão entregues os uniformes e divulgado o nome do novo treinador do selecionado brumadense. 



Zé Raimundo lamenta morte de Danilinho

(Foto: Reprodução)

O deputado estadual Zé Raimundo lamentou a morte  do meio-campo Danilinho, após sofrer um mal-estar durante um treinamento do Juazeirense na última terça-feira (13), no estádio Paulo Coelho, em Petrolina.  Em mensagem encaminhada  ao presidente do Juazeirense, Roberto Carlos, ele expressou: "Nossos sentimentos e solidariedade pela lamentável perda do atleta Danilinho, tão precocemente retirado dos gramados terrenos. Esperemos que o bom Deus possa consolar os seus familiares, amigos e amantes do Futebol e, quem sabe, lhe escalar na seleção dos que serão sempre lembrados pelos bons atos praticados em vida". O meia Danilinho, de 32 anos,também apelidado de Danilo Caçador,  foi contratado pela Juazeirense em dezembro do ano passado. Paulista de Bauru,  passou por Chapecoense, Figueirense, Atlético Goianiense, Cuiabá, Itumbiara e Icasa, entre outros. No ano passado, jogou a Série C pelo Remo. Ele deixa um filho de 10 anos. 



Brumado: Balanço divulgado pela Vigilância Epidemiológica mostra índices preocupantes de infestação do Aedes

Ainda é muito comum em alguns bairros periféricos de Brumado se encontrar ambientes propícios para a proliferação do aedes aegypetis (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A consciência de que a luta contra o Aedes Aegyptis tem que ser constante ainda parece distante de muitos brumadenses, já que, em todos os anos, principalmente no período chuvoso, a apresentação dos balanços da VIGEP – Vigilância Epidemiológica Municipal revelam índices sempre preocupantes de infestação predial do aedes aegyptis. Desta feita em 2018, não foi diferente, já que o primeiro balanço do primeiro ciclo divulgado ontem (15) confirmou esse prognóstico. Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, o índice tolerável gira em torno do 1%, o que mostraria que os organismos públicos e a população em geral estariam fazendo a sua parte, mas, não foi isso que foi constatado, já que o índice geral foi de 3,07. Agora o mais preocupante é que em alguns bairros periféricos este índice já ultrapassa a casa dos 10%, como no Bairro Dr. Juracy, que registrou 10,85%. Outro bairro que ficou neste patamar foi o São Félix, com 9,42% de índice de infestação predial. A situação ainda pode se agravar, já que o período chuvoso costuma ir até o mês de março, o que pode contribuir para índices ainda mais elevados e, consequentemente, para uma possível epidemia de dengue, chikungunya e zika. Então fica o alerta para que todos revejam o seu posicionamento e não permitam que dentro das residências se formem ambientes propícios para a proliferação do mosquito, não deixando, de forma alguma, água acumulada. 



Carnaval de Salvador: Mais de 200 pessoas são diagnosticadas com DST’s

Foto: Reprodução

Durante o período do carnaval, vários testes de doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) foram realizados  e encontraram mais de 200 pessoas infectadas com alguma doença. O maior número foi de diagnosticados com sífilis (158 pessoas), seguido de HIV (28) e hepatites virais (16). Foram realizados 5.088 testes rápidos. A maioria dos casos confirmados corresponde a foliões do sexo masculino (33%), já que eles realizaram mais testes do que as mulheres. Os testes rápidos feitos com gota de sangue ou com saliva, a partir da qual a pessoa fica sabendo se está contaminado por alguma doença, costumam ser de triagem. Em casos positivos, o paciente é encaminhado para realizar exame confirmatório em uma unidade de saúde. 



Ipiaú: PM apreende cerca de 30 kg de maconha em ônibus; dois suspeitos foram presos

Foto: Divulgação l Polícia Militar

A Polícia Militar apreendeu na noite dessa quarta-feira (14), aproximadamente 30kg de maconha. A droga estava sendo transportada em um ônibus que saiu de Vitória da Conquista com destino à Ipiaú. Após denuncia anônima, o veículo foi interceptado pelos policiais militares na Praça Salvador da Matta, centro de Ipiaú. Parte da droga estava escondida dentro de uma mochila pertencente a jovem Cássia Elen dos Santos, de 20 anos. Ainda no veículo foi encontrada uma mala no bagageiro com mais maconha. Após receber a informação que um homem estaria no Terminal Rodoviário de Ipiaú aguardando a droga, a Guarnição se deslocou até o local e prendeu Tiago da Silva, de 20 anos. Os dois suspeitos e a droga apreendida foram apresentados na delegacia local. Essa foi a maior quantidade de droga apreendida no município de Ipiaú esse ano. Segundo informações da Polícia Civil, a jovem Cássia Élen já possui um histórico no mundo do crime.



Família tem certeza que mulher foi enterrada viva e caso ganha repercussão nacional

Familiares de Rosângela Almeida dos Santos dizem que o corpo dela foi encontrado revirado no túmulo (Foto: Reprodução)

A família de uma mulher de 37 anos que ficou enterrada por mais de dez dias, na cidade de Riachão das Neves, no oeste da Bahia, acredita que ela tenha sido sepultada ainda com vida, após um erro médico. O caso ganhou repercussão nacional nesta quarta-feira (14). Os familiares de Rosângela Almeida dos Santos dizem que o corpo dela foi encontrado revirado no túmulo, com ferimentos nas mãos e testa, como se tivesse tentado sair do caixão após o sepultamento. “Até aqueles preguinhos que estavam em cima estavam soltos. A mãozinha tava ferida, como quem estava arrumando assim… arrumando o caixão para sair”, disse Germana de Almeida, mãe de Rosângela. O túmulo foi violado pela família após moradores de casas vizinhas ao cemitério municipal onde a mulher foi enterrada ouvirem gritos vindos do túmulo. A família diz que o corpo da mulher ainda estava quente. “Quando eu cheguei bem ali em frente, eu ouvi batendo ali dentro. Aí eu pensava que era brincadeira dos meninos, que os meninos só vivem aqui dentro [do cemitério] brincando… Aí gemeu duas vezes, com as duas gemidas ela parou”, falou a dona de casa Natalina Silva. A situação ocorreu na última sexta-feira (9), mas a mulher havia sido enterrada no dia 29 de janeiro. Rosângela estava internada no Hospital do Oeste, em Barreiras, e teve a morte atestada no dia 28. A certidão de óbito aponta um quadro de choque séptico como causa do falecimento. A situação está sob investigação da Polícia Civil de Riachão das Neves. Em nota, a assessoria do Hospital do Oeste informou que está à disposião dos familiares da vítima e autoridades para prestar todas as informações necessárias. Assista a reportagem:



Rio de Contas: O super condomínio parque residencial Pedras do Rio recebeu nesse feriado de Carnaval em sua moderníssima piscina muitos de seus condôminos proprietários

Foto: Divulgação

A assessoria da incorporadora Alcântara Empreendimentos informou que a quantidade de pessoas que procuraram a empresa para adquirir um lote, foi surpresa até para os corretores mais antigos, a ponto de ser necessário à contratação de mais profissionais para responder as inúmeras e mais diversas perguntas sobre o condomínio. A empresa já posicionou os maquinário e material para a construção da segunda etapa, que, contará com três hectares de construção, ou seja, uma segunda piscina, salão de jogos, sala de eventos e cinema, e ainda, uma quadra de tênis, tudo com o mesmo fino acabamento que já se pode notar nas infraestruturas já entregues, num paisagismo inspirado nos bosques inglês. Ainda é possível encontrar lotes no preço de R$ 3 mil de entrada + 60 parcelas de R$ 249, já que as reservas duram apenas 48hs. Ligue para 77 9.9993-3618 (Roberto Rochael) ou 77 9.9700-8497 (Deiseane Neves) e fale direto com a diretoria financeira do empreendimento.



EUA: Tiroteio em escola deixa feridos e um morto na Flórida; suspeito é preso

Foto: WSVN/REUTERS

Um tiroteio dentro da escola de ensino médio Marjory Stoneman Douglas, na Flórida, nos Estados Unidos, na tarde desta quarta-feira (14), deixou ao menos 20 pessoas feridas, segundo o canal “WSVN”. O jornal norte-americano “Miami Herald” ainda alega que uma pessoa morreu, a informação, no entanto, ainda não foi confirmada por nenhuma autoridade. De acordo com a polícia local, o suspeito é um estudante e ele já teria sido identificado e preso. Segundo um aluno da escola, o jovem é uma pessoa “problemática” e já teria até mostrado para os colegas fotos das suas armas. O presidente dos EUA, Donald Trump, se pronunciou sobre o caso em seu perfil do Twitter e prestou solidariedade às famílias das vítimas. “Nenhuma criança, professor ou qualquer pessoa deveria se sentir inseguro em uma escola americana”, diz.



“É um marginal”, diz comandante da PM sobre Kannário

Foto: Reprodução

O Coronel Anselmo Brandão, comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, rebateu a postura do cantor Kannário, que acusou a PM de agredir foliões da Pipoca, durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (14). “Kannário foi muito infeliz naquela colocação. Foi colocada uma imagem de frente, mas ninguém viu o que veio atrás. Quando a PM chegou na frente, a briga já era generalizada. Infelizmente [Kannário] é um marginal, já prendemos ele várias vezes”, disse. Ainda sobre o assunto, o Coronel comparou Kannário com a postura do cantor Léo Santana. “Fico chateado quando vejo dando espaço a ele. Infelizmente ele não pode colocar um capacete [da PM] para ir à rua, pois não reúne as condições. Ele não pede calma, como Léo Santana faz. Ele vai para cima”, acusou. A coletiva dada pelo Comandante foi para apresentar o balanço final da operação da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) no Carnaval de Salvador. Ouça o áudio abaixo:



‘Vi o rapaz com a arma na cabeça’, diz vizinha sobre jequieense que matou as filhas

Maicon também baleou a avó das crianças na perna (Foto: Reprodução)

Moradores do bairro Jardim Nações, em Itatiba (SP), ainda tentam entender o que motivou um homem a matar as duas filhas com tiros na cabeça e, em seguida, cometer suicídio no meio da avenida Estados Unidos. Ele foi identificado como sendo Madsen Maicon, natural de Jequié, cidade no sudoeste da Bahia. A avó das crianças – uma de um ano e outra de três – também foi atingida por um disparo e encaminhada à Santa Casa de Itatiba por conta do ferimento na perna. As meninas que morreram tinham um e três anos. Vizinhos informaram à polícia que o homem não aceitava o término do relacionamento com a mãe das meninas. “Eu até achei que fosse bombinha. Daí saí de casa e vi um rapaz com a arma na cabeça. Entrei correndo para dentro e quando voltei ele estava já caído no chão”, diz a aposentada Tereza de Oliveira.